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Alojamento

Alojamento no Algarve cresce em maio

Segundo dados divulgados pela AHETA, as unidades de alojamento no Algarve registaram um crescimento no mês de maio.

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Alojamento no Algarve cresce em maio

Segundo dados divulgados pela AHETA, as unidades de alojamento no Algarve registaram um crescimento no mês de maio.

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Em maio, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de 3,9 pontos percentuais (p.p) na taxa de ocupação quarto face ao mesmo mês de 2023, informa a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Os dados provisórios indicam ainda que os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o holandês e o irlandês, com +1,5 p.p., e o alemão, com +0,8 p.p..

Já as maiores descidas, face a maio de 2023, foram registadas pelo mercado francês (-1,3 p.p.) e pelo belga (-0,4 p.p.).

A AHETA informa, ainda, que a estadia média foi de 4,4 noites, 0,2 acima da verificada no mês homólogo de 2023, e que as estadias médias mais prolongadas foram do mercado holandês, com 6,9 noites, do alemão com 5,8 e do irlandês 5,4.

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Turismo Porto e Norte apoia recuperação do destino impactado pelos incêndios

O Turismo Porto e Norte garante que está a colaborar com a Secretaria de Estado do Turismo para avaliar os prejuízos provocados pelos incêndios devastadores que têm assonado várias zonas do país e a região em particular.

O Turismo Porto e Norte lamenta profundamente o severo impacto humano e material provocado pelos incêndios devastadores que têm assolado diversas regiões do país e está a colaborar ativamente com a Secretaria de Estado do Turismo para avaliar e superar os desafios colocados pela tragédia.

“O setor do turismo está solidário e unido no apoio às comunidades, às empresas e a todos os trabalhadores afetados, lembrando que estas pessoas, com a sua autenticidade, hospitalidade e dedicação, têm desempenhado um papel essencial na afirmação do Porto e Norte de Portugal como destino de excelência”, sublinha Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte.

Refira-se que, ao longo dos últimos dias foi estabelecida uma linha de comunicação aberta com a Secretaria de Estado do Turismo e as autarquias, para avaliar o impacto dos incêndios nas empresas e nas infraestruturas do setor, num esforço conjunto para elaborar um relatório detalhado da situação e propor soluções para apoiar a recuperação.

Não obstante as adversidades, que estão a ser superadas com assinalável esforço e resiliência, a região, assegura Pedro Martins, “erguer-se-á mais forte, após este momento difícil, com o esforço de todos”, no setor público, privado e comunidades locais.

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Rede Expressos passa a ligar Porto de Mós a Lisboa e Leiria

O novo serviço, que surge na sequência de um pedido formal do vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral, arranca este domingo, 22 de setembro, contando com ligações diretas tanto para Lisboa (Sete Rios) como para Leiria. 

A partir de 22 de setembro, a Rede Expressos vai passar a contar com ligações diretas entre Porto de Mós e as cidades de Lisboa e Leiria, operação que surge na sequência de um pedido formal efetuado pelo vice-presidente da Câmara de Porto de Mós, Eduardo Amaral.

Num comunicado enviado à imprensa, a Rede Expressos explica que a “operação no corredor Lisboa-Leiria vai permitir também viagens entre as paragens intermédias de Alcoentre, Rio Maior e Batalha, facilitando a mobilidade dentro da região”.

As novas linhas surgem na sequência de um pedido de Eduardo Amaral, que, segundo a Rede Expressos, “expressou a preocupação da população, sobretudo dos jovens estudantes obrigados a recorrer a municípios vizinhos para utilizar o serviço da Rede Expressos, a fim de se deslocarem para as várias Universidades e Institutos Politécnicos do país”.

“A passagem dos autocarros da Rede Expressos por Porto de Mós é mais uma aposta na capilaridade da nossa extensa rede e mobilidade dos estudantes no território nacional”, refere Carlos Oliveira, diretor-geral da Rede Expressos.

No comunicado divulgado, a Rede Expressos confirma que “finalizou o processo de autorização à operação do serviço expresso em Porto de Mós” e revela que o serviço arranca este domingo, 22 de setembro, com ligações diretas tanto para Lisboa (Sete Rios) como para Leiria.

“Os passageiros terão a flexibilidade de adquirir bilhetes para viajar entre qualquer uma das paragens ao longo do percurso, como por exemplo Alcoentre – Batalha ou Porto de Mós – Rio Maior”, exemplifica a Rede Expressos.

 

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Turkish Airlines chega a Santiago do Chile a 18 de dezembro

A nova rota da Turkish Airlines para Santiago do Chile arranca a 18 de dezembro e vai contar com quatro voos por semana, via São Paulo, no Brasil.

A Turkish Airlines anunciou esta sexta-feira, 20 de setembro, que vai abrir uma nova rota para Santiago do Chile, capital chilena, a partir de 18 de dezembro de 2024, naquele que será o 10.º país do continente americano a contar com voos da companhia aérea turca.

A nova rota da Turkish Airlines para Santiago do Chile vai contar com quatro voos por semana desde o hub da companhia aérea em Istambul, com uma paragem em São Paulo, Brasil, em ambos os sentidos.

Com a chegada a Santiago do Chile, a Turkish Airlines aumenta para 26 o números de destinos servidos no continente americano, numa operação que, segundo a transportadora turca, vai “solidificar a presença da Turkish Airlines na região”.

“Como companhia aérea que voa para mais países do que qualquer outra, continuamos a unir continentes e culturas. Com o lançamento dos voos para Santiago, o nosso 26º destino nas Américas, reafirmamos nosso compromisso de expandir nossa rede global de voos e oferecer aos viajantes opções de conectividade incomparáveis”, destaca Ahmet Bolat, CEO da Turkish Airlines.

Os voos da Turkish Airlines para Santiago do Chile partem de Istambul aos domingos, terças, quartas e sextas-feiras, pelas 20h35 e chegam a São Paulo pelas 04h15, de onde voltam a sair às 05h50, chegando à capital chilena às 09h45.

Em sentido contrário, os voos decorrem às segundas, quartas, quintas e sábados, partindo de Santiago do Chile às 11h40 e chegando a São Paulo às 15h15. A partida de São Paulo é às 16h50, enquanto a chegada a Istambul está prevista para as 11h20, sempre em horários locais.

As reservas para a nova rota de Santiago do Chile já se encontram disponíveis através dos canais da companhia aérea, nomeadamente website, app e outros canais de vendas, assim como nas agências de viagens.

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Revolut expande presença no aeroporto do Porto

A Revolut quer tornar-se um parceiro estratégico para os principais aeroportos europeus, expandindo a sua presença no aeroporto do Porto, num conjunto de parcerias que está a implementar com vários aeroportos europeus.

A Revolut, um banco licenciado com mais de 35 milhões de clientes na Europa e mais de 1,3 milhões em Portugal, anuncia novas parcerias com importantes aeroportos internacionais para fornecer o seu novo serviço aos passageiros que partem de Roma Ciampino, Milão Malpensa, Porto, Helsínquia e Bruxelas.

Este é um novo passo na estratégia mais ampla da Revolut para se tornar a conta principal dos seus clientes ao mesmo tempo que os acompanha em qualquer lugar – como nos grandes centros de viagens em toda a Europa, com a sua aplicação bancária que torna mais fácil a gestão do dinheiro em qualquer lugar.

Os passageiros prontos para viajar poderão obter cartões de débito Revolut gratuitamente em máquinas de venda automática instaladas em áreas estratégicas dos aeroportos. Os cartões Revolut beneficiam da vasta aceitação da rede Visa e podem ser usados em 200 países e por mais de 100 milhões de comerciantes em todo o mundo. As máquinas de venda automática da Revolut ficaram disponíveis e operacionais em Roma Ciampino e Milão Malpensa em julho, m Helsínquia em agosto, agora em setembro no Porto e em Bruxelas daqui a umas semanas. O objetivo é adicionar mais hubs na Europa nos próximos meses.

A Revolut começou a testar esta forma inovadora de distribuir cartões em Roma Fiumicino em julho de 2023 e, durante o último ano, mais de 100 mil cartões foram retirados pelos passageiros gratuitamente, mesmo antes da descolagem. Um ano depois, e após o sucesso desta iniciativa, a Revolut decidiu alargar esta ativação a outros aeroportos como Roma Ciampino, Milão Malpensa, Helsínquia e Porto, e até ao final do ano, irão juntar-se a outras grandes cidades europeias como Manchester e Bruxelas.

A Revolut oferece muitas funcionalidades que tornam a vida das pessoas mais fácil enquanto estão no estrangeiro: os cartões podem ser bloqueados e desbloqueados a qualquer momento com um único toque e, em caso de roubo ou perda do cartão, os clientes podem receber um novo cartão dentro de poucos dias, em qualquer parte do mundo. Os seus clientes também recebem até 10% de cashback (dependendo do seu plano) ao reservar alojamentos e experiências, enquanto os clientes Premium, Metal e Ultra também podem beneficiar de seguro de viagem, com cobertura médica, de atrasos de voos e de bagagem perdida. Além disso, os clientes Premium e Metal podem comprar acesso a lounges de aeroportos a preços reduzidos, enquanto os clientes Ultra têm acesso ilimitado a lounges.

Disponível no nosso país está também o RevPoints, um programa de fidelidade que permite aos clientes transformar os seus gastos diários em recompensas, incluindo milhas aéreas e descontos exclusivos em viagens, alojamentos e experiências.

 

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Summit Go4Travel leva a Porto Santo a sua convenção anual de 18 a 20 de outubro

Com o mote “The Golden Summit, a convenção da Go4Travel 2024 terá lugar no Porto Santo durante os dias 18, 19 e 20 de outubro, regressando assim ao arquipélago da Madeira, após o encontro de 2022.

Este ano, a “ilha dourada” de Porto Santo assumirá protagonismo ao longo dos dias de convenção, que decorrerá sob o mote “The Golden Summit”, através de um conjunto de experiências associadas à cultura local.

O Summit Go4Travel vai reunir profissionais das agências de viagens da rede de gestão, parceiros e fornecedores, criando o ambiente ideal para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e discussão das tendências que moldam o futuro do setor. A adesão regular e significativa dos parceiros da Go4Travel à convenção, que se tem verificado ao longo dos anos, é, de acordo com nota de imprensa, ilustrativa do potencial deste encontro para a promoção de sinergias e para a construção de parcerias. Este é, por isso, “um dos principais eventos da agenda anual da indústria das viagens e do turismo”, refere o grupo.

Para a Go4Travel, a escolha do Porto Santo como destino para a convenção de 2024 sublinha o seu compromisso em promover as diversas regiões de Portugal, destacando as potencialidades turísticas e culturais de cada território ao incorporá-las na programação do evento.

Para João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, “este encontro é fundamental para fortalecer laços no setor das viagens e impulsionar o dinamismo do universo Go4Travel, que conta com 44 agências e 700 profissionais”, para realçar que “acreditamos que esta edição será uma oportunidade única para explorar novas sinergias e continuar a promover a excelência no serviço prestado pelas nossas agências de viagens”.

O grupo Go4Travel é composto por acionistas distribuídos por todo o país, com 100 balcões no continente, Açores e Madeira. Numa clara aposta na inovação tecnológica aplicada à indústria das viagens, tem apresentado um crescimento sustentado. Em 2023, a Go4Travel registou um crescimento de 25% no volume de Billing and Settlement Plan (BSP).

Organizado desde 2017, o Summit Go4Travel é um espaço de discussão da indústria e de promoção de sinergias entre agências e parceiros, bem como a principal plataforma do grupo para oportunidades de networking e team building.

 

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Air France anuncia 169 destinos em 73 países e aumento de oferta de 7% em Portugal para o inverno

Este inverno, a Air France vai voar para 169 destinos em 73 países e abrir várias novas rotas, prevendo-se que, em Portugal, haja um aumento de 7% na oferta desde Lisboa e Porto para Paris.

A Air France anunciou que, este inverno 2024-2025, vai operar voos para 169 destinos em 73 países, numa oferta que conta também com um aumento de 7% em Portugal, informou a companhia aérea, em comunicado.

De acordo com a companhia aérea, a oferta para este inverno, que arranca em novembro de 2024 e termina em março do próximo ano, inclui 85 destinos de longo curso e 84 de curto e médio curso.

No caso de Portugal, está previsto um crescimento de 7% face ao mesmo período do ano passado na oferta disponibilizada, com a Air France a explicar que este aumento recai sobre os “serviços entre Lisboa e Paris-CDG e o Porto e o hub da companhia em França”, num oferta complementada pela KLM, que é parceira da Air France e que vai manter os seus voos desde Lisboa e Porto para o hub da transportadora em Amesterdão-Schiphol.

Quanto aos restantes destinos, a Air France revela que, no longo curso, vão abrir quatro novos destinos exclusivos, concretamente Kilimanjaro (Tanzânia), cujos voos vão decorrer na continuação da rota de Zanzibar, contando com três ligações por semana, a partir de 18 de novembro, num avião A350-900.

Novidade será também a nova rota que a Air France vai abrir para Salvador da Baía (Brasil), que  vai contar também com três ligações por semana, a partir de 28 de outubro de 2024, num avião A350-900.

A Air France realça que “a antiga capital brasileira será o 5º destino da Air France no Brasil, depois do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Belém (este último oferecido em continuação de Caiena, na Guiana)”, sendo que a companhia aérea está a planear ainda um aumento de frequências nas rotas do Rio e Fortaleza, que vão passar a até 10 e 5 voos/semana, respetivamente.

“No total, a Air France vai oferecer até 32 voos/semana de/para o Brasil, com oportunidades de ligação a 40 destinos domésticos graças a uma parceria comercial com a companhia brasileira GOL”, acrescenta a companhia aérea.

Outro dos novos destinos que a Air France vai abrir este inverno é Manila (Filipinas), que vai contar igualmente com três voos por semana, a partir de 7 de dezembro de 2024, operados em Airbus A350-900.

“Manila é também servida pela KLM, com 4 voos/semana a partir de Amesterdão-Schiphol. A coordenação de horários entre as duas companhias permitirá oferecer um serviço diário para este destino. A abertura de Manila vai reforçar a rede da Air France na Ásia, onde a companhia serve também Tóquio-Haneda (até 15 voos/semana), Osaka (até 3 voos/semana), Pequim (até 7 voos/semana), Xangai (até 7 voos/semana), Hong Kong (até 7 voos por semana), Seul (até 7 voos/semana), Banguecoque (até 14 voos/semana, contra 7 no inverno de 2023-2024), Singapura (até 10 voos/semana) e Cidade de Ho Chi Minh (3 voos/semana)”, explica a Air France.

Malé (Maldivas) fecha a lista de novos destinos da Air France para este inverno, neste caso, contando com dois voos por semana, entre 20 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025, operados num aparelho Boeing 777-300ER.

A Air France revela ainda que vai também reforçar o seu serviço para Saint-Martin, nas Caraíbas, que a partir de 20 de dezembro de 2024 passa a contar com dois voos diários, operados em Airbus A330-200.

A companhia aérea prevê continuar ainda a reforçar a sua rede na América do Norte, operando 235 voos/semana de/para 23 destinos este inverno, estando previsto que os serviços para Denver (Colorado) e Phoenix (Arizona) a partir de Paris-CDG seja aumentados para três voos por semana, em cada cidade.

A Air France lembra que, no caso destas duas rotas, “a ligação para Denver era oferecida apenas no verão até agora, e a rota Paris-CDG – Phoenix, nova no verão de 2024, foi inaugurada a 23 de maio”.

Curto e médio curso com mais de 630 voos diários no inverno

Além do longo curso, a Air France vai também reforçar a sua oferta no curto e médio curso, que vai contar com mais de 630 voos diários, com destaque para o reforço previsto para a Escandinávia, que vai contar com uma nova rota para para Kiruna (Suécia), que será “o 5º destino da Air France na Lapónia depois de Rovaniemi (Finlândia), Kittilä (Finlândia), Tromsø (Noruega) e Narvik Lofoten (na Noruega; destino servido apenas no verão)”.

“Kiruna será servida uma vez por semana em Airbus A319, de 21 de dezembro de 2024 a 8 de março de 2025”, acrescenta a Air France, na informação divulgada esta sexta-feira, 20 de setembro.

A Air France lembra ainda que, “no âmbito da cooperação comercial com a companhia SAS, em vigor desde 1 de setembro de 2024, os clientes da Air France beneficiam agora de acesso privilegiado a 33 novos destinos no Norte da Europa como Kristiansund (Noruega), Aarhus (Dinamarca), Turku (Finlândia), ou Luleå (Suécia) através dos hubs da SAS em Copenhaga, Oslo e Estocolmo”.

A companhia aérea vai ainda voar para Tânger (em Marrocos) durante o fim do ano, disponibilizando até 3 voos/semana de 22 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025, num destino que, anteriormente, a Air France servia apenas no verão.

A oferta da Air France é também complementada pela da Transavia France, subsidiária low-cost do Grupo Air France-KLM, que vai oferecer 172 ligações para 102 destinos em 20 países este inverno, sendo, uma vez mais, a primeira companhia aérea low-cost a partir dos aeroportos de Paris.

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Receitas turísticas sobem 9,1% em julho e somam 3.374MM€

No acumulado desde o início do ano, as notícias são igualmente positivas, uma vez que as receitas turísticas já estão perto dos 15 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 19 de setembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

As receitas provenientes da atividade turística registaram um aumento de 9,1% no passado mês de julho, somando 3.374,65 milhões de euros, de acordo com os dados revelados esta quinta-feira, 19 de setembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP indicam que as receitas provenientes da atividade turística, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, apresentaram um aumento de 282,65 milhões de euros comparativamente aos 3.092,00 milhões de euros apurados em julho de 2023.

Face a julho de 2019, antes da pandemia da COVID-19, o crescimento das receitas turísticas é ainda mais assinalável, uma vez que traduz um aumento de 1.091,09 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 47,8%.

O BdP destaca o contributo das exportações do turismo para o excedente da balança de serviços, que “passou de 3086 milhões de euros para 3423 milhões de euros”, num crescimento que “foi transversal à grande maioria das componentes da balança de serviços” e que contou com “o contributo positivo de 283 milhões de euros das viagens e turismo, que totalizaram 3375 milhões de euros”.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que correspondem aos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, apresentaram um comportamento positivo no passado mês de julho, somando 879,53 milhões de euros, num acréscimo de 70,77 milhões de euros, ou seja, um aumento de 8,7%.

Comparativamente aos resultados de julho de 2019, o crescimento chega aos 46,1%, o que traduz uma subida de 277,46 milhões de euros face aos 602,07 milhões de euros apurados no sétimo mês do último ano antes da pandemia.

A subir esteve ainda o saldo da rubrica Viagens e Turismo, que chegou aos 2.495,11 milhões de euros em julho, o que traduz um aumento de 9,3% ou mais 211,87 milhões de euros face ao mesmo mês do ano passado.

Na comparação com julho de 2019, a subida do saldo das Viagens e Turismo chega aos 48,4%, o que indica mais 813,62 milhões de euros arrecadados neste indicador.

Acumulado até julho já está perto dos 15MM€

No acumulado desde o início do ano, as notícias são igualmente positivas, uma vez que as receitas turísticas já estão perto dos 15 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados pelo BdP.

Até julho, as receitas turísticas somam 14,970,5 milhões de euros, o que traduz um aumento de 11,1% face aos 13.476,22 milhões de euros apurados no mesmo período do ano passado, num aumento que chega aos 1.494.28 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo subiram nos sete primeiros meses de 2024, fixando-se nos 3.685 milhões de euros, valor que fica 7,5% acima do registado no mesmo período do ano passado, o que traduz um acréscimo de 258,06 milhões de euros.

A subir esteve ainda o acumulado do saldo das Viagens e Turismo, que está já nos 11.285,5 milhões de euros, o que traduz uma subida de 12,3%, ou seja, mais 1.236,23 milhões de euros.

 

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ACI World estima tráfego de 9,5 mil milhões passageiros, em 2024

Depois de, em 2023, o tráfego de passageiros ter atingindo os 8,7 mil milhões, a ACI World prevê um crescimento de 10% para 2024, representando 104% do nível de 2019. O tráfego doméstico continuará a ter um peso maior que o tráfego internacional.

O Airports Council International (ACI) World projeta um crescimento de 10% para o tráfego de passageiros em 2024, atingindo os 9,5 mil milhões, no seu mais recente Relatório Anual sobre o Tráfego Aeroportuário Mundial.

Com base em dados de mais de 2.700 aeroportos em mais de 180 países e destinos, o relatório oferece a visão geral mais abrangente da indústria aeroportuária global e dos mercados de aviação para o ano operacional de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Inclui classificações completas para o tráfego de passageiros, carga e aeronaves.

Os dados recolhidos mostram que o tráfego global de passageiros, em 2023, atingiu 8,7 mil milhões em 2023, representando um aumento de 30,6% em relação a 2022 ou uma recuperação de 95% em relação aos resultados pré-pandémicos (2019).

“O ACI World Airport Traffic Forecast 2023-2052, publicado em fevereiro de 2024, estimava que o tráfego global de passageiros atingiria 8,7 mil milhões. O total global real para 2023, confirmado em julho de 2024, correspondeu a esta projeção com 99,99% de precisão”, salienta a organização.

Já para o tráfego global de passageiros em 2024, as projeções atuais estimam que o total de passageiros atingirá aproximadamente 9,5 mil milhões, representando 104% do nível de 2019 e refletindo um crescimento anual de 10% a partir de 2023.

Relativamente ao tráfego de passageiros acumulado no primeiro semestre de 2024 (janeiro-junho), os números apontam para um aumento de 11% em relação ao ano anterior, atingindo 102% do nível de junho de 2019. O mercado internacional, maior impulsionador da recuperação, registou um aumento de 17% em relação ao ano anterior, enquanto o mercado doméstico cresceu 6% em relação ao ano anterior.

Na “luta de forças” entre internacional e doméstico, os dados da ACI World prevê que o tráfego internacional de passageiros, em 2024, atinja 4,1 mil milhões, representando 43% do total de passageiros, enquanto o tráfego doméstico de passageiros atingirá os 5,4 mil milhões, representando 57% do total, no final de 2024

“Apesar da evolução macroeconómica positiva, como o abrandamento das pressões inflacionistas, as perspectivas a médio e longo prazo continuam sujeitas a riscos negativos, como conflitos geopolíticos, estrangulamentos no mercado de trabalho e restrições à entrega de aeronaves. No entanto, a recuperação gradual do número de passageiros internacionais e o regresso à rentabilidade das companhias aéreas assinalam uma dinâmica positiva no setor”, refere o documento da ACI World.

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EHTC lançam nova formação em Gastronomia Histórica

O objetivo desta formação passa por promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a licenciatura em Gastronomia da Escola Superior de Educação de Coimbra lançam uma nova iniciativa formativa gratuita: as Oficinas de Gastronomia Histórica.

Trata-se de um ciclo de sessões teórico-práticas tendo como objetivo promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas, analisar as suas variações ao longo dos séculos e compará-las com as versões contemporâneas mais conhecidas.

As oficinas serão conduzidas pelos formadores Eduardo Vicente, João Pedro Gomes e Luís Gomes e decorrerão na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com quatro sessões já programadas até ao final de 2024.

A primeira sessão terá lugar no dia 23 de setembro, das 15h às 18h, e terá como foco o estudo do doce “Toucinho do Céu”. Durante esta sessão, serão recriadas duas receitas datadas do século XVIII e XIX, onde se dará a conhecer a importância da História da Alimentação como agregador de valor a produtos alimentares, bem como destacar os desafios que a replicação e reinterpretação de receitas antigas apresentam.

A participação nas oficinas é gratuita e confere certificado de participação.

A inscrição na sessão desejada deve ser efetuada na Academia Digital Turismo de Portugal

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected]

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Start-up Turneo obtém financiamento de 2M€ e abrange Portugal nos planos de expansão

O investimento da Bessemer Venture Partners vai permitir o alargamento dos serviços da Turneo a nível global e Portugal é um dos mercados onde a empresa planeia “investir significativamente”.

A Turneo obteve, recentemente, um investimento de dois milhões de euros da Bessemer Venture Partners que vai permitir o alargamento dos serviços da Turneo a nível global, planeando a start-up investir “significativamente” em Portugal.

Com um crescimento exponencial a nível turístico na última década, Portugal será abrangido pela expansão da Turneo, que reconhece no país “um enorme potencial para o mercado do turismo de experiência”. Com a presença da start-up, o país poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza.

Os Açores foram a porta de entrada para a start-up no país, com a cadeia Azoris Hotels & Leisure, que conta com três unidades de quatro estrelas no arquipélago, a estabelecer uma parceria com a Turneo, passando a oferecer uma gama diversificada de experiências de wellness e atividades ao ar livre. No leque de ofertas disponíveis incluem-se massagens no spa do hotel, picnic boxes para desfrutar enquanto exploram a ilha, partidas de golfe ou passeios de bicicleta pela cidade.

No comunicado que anuncia este investimento, a start-up refere que “o país poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza”.

Fundada em 2022, a start-up faculta aos hóspedes a possibilidade de navegarem e reservarem atividades no site ou na aplicação do estabelecimento. Ao mesmo tempo, fornece, aos hotéis, uma plataforma única onde toda a oferta de atividades internas e de parceiros é gerida. Isto inclui a criação e publicação de novas experiências e de parcerias com fornecedores locais, bem como a análise de dados de atividades, informações e comentários dos seus hóspedes.

Os dados obtidos na época de verão de 2024 na Europa apresentam resultados interessantes: os hóspedes que reservaram atividades atribuíram aos hotéis, em média, classificações 8% mais elevadas nos sites de avaliação. Nos últimos anos, assistiu-se a um crescimento significativo do mercado do turismo experiencial, prevendo-se que atinja os 463 mil milhões de dólares até 2030. Destes, a Turneo prevê que 172 mil milhões serão gerados através de unidades hoteleiras.

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