3º Congresso Mundial de Turismo Desportivo no final de novembro em Madrid
Madrid vai sediar o 3º Congresso Mundial de Turismo Desportivo promovido pelo Turismo da ONU. Nos dias 28 e 29 de novembro estarão reunidos ministros, diversas autoridades e individualidades de renome mundial e lendas desportivas para discutir e trocar ideias inovadoras sobre este segmento do turismo.
Publituris
Pipadouro diversifica oferta Vintage Wine Travel
HolaCamp estreia-se em Portugal com aquisição do Camping Albufeira
DIT leva II Macro Convenção, mas também “esperança” a Cuba
Soltrópico anuncia campanha especial de Réveillon para destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde
APG-IET passa a incluir AnimaWings
FlixBus chega a Pombal e aumenta ligações de Fátima e Coimbra ao Aeroporto de Lisboa
Qatar Airways abre voos para Toronto a 11 de dezembro
Porto é o Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa
Azul reforça operação em 12% durante o pico do verão brasileiro
Filme promocional do Turismo Centro de Portugal é finalista em competição internacional de filmes de turismo
O congresso de Madrid dará ênfase particular ao impacto local, contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e planeamento estratégico para aprimorar o turismo e estimular as economias locais através de eventos desportivos.
Turismo Desportivo nas agendas governamentais; Modelos de parceria entre governos e entidades desportivas; Planeamento de longo prazo no Turismo Desportivo; Tendências de patrocínio; Alinhamento de marca entre destinos e negócios desportivos; Ativação de marca; Envolvimento da comunidade em eventos desportivos, são algumas temáticas que estarão em análise.
O congresso vai debater também questões que têm a ver com inovação em infraestrutura desportiva e experiência turística, novas tecnologias (ou seja, realidade virtual, realidade aumentada, IoT, inteligência artificial), estratégias de sustentabilidade e net-zero, bem como integração ambiental, social e de governança (ESG) no planeamento de destinos.
O Turismo da ONU sublinha, em nota de imprensa, que o Turismo Desportivo é um dos setores de crescimento mais rápido no mundo, tanto em tamanho quanto em volume de mercado. Em 2023, o mercado atingiu um valor aproximado de 609 mil milhões de dólares e está projetado para crescer a uma taxa de crescimento anual composta de cerca de 16% entre 2024 e 2030.
Os setores de turismo e desportos estão ligados e desempenham um papel fundamental no aumento da diversificação económica, crescimento e desenvolvimento social em muitos destinos, criando empregos e apoiando negócios em cidades e comunidades rurais. A crescente popularidade de grandes eventos desportivos atrai cada vez mais visitantes nacionais e internacionais, sustenta a organização.
O Turismo da ONU lembra que os destinos em todo o mundo reconhecem o potencial desse segmento e procuram posicionar-se como destinos de Turismo Desportivo investindo em infraestruturas desportivas, concorrendo para sediar eventos desportivos e implementando estratégias de marketing para promover a sua oferta desportiva.