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TAP já liga Lisboa a Floripa

A TAP Air Portugal iniciou, esta terça-feira, a sua nova rota direta entre Lisboa e Florianópolis (Floripa) – capital do estado brasileiro de Santa Catarina, uma operação que conta com três voos semanais.

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TAP já liga Lisboa a Floripa

A TAP Air Portugal iniciou, esta terça-feira, a sua nova rota direta entre Lisboa e Florianópolis (Floripa) – capital do estado brasileiro de Santa Catarina, uma operação que conta com três voos semanais.

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O voo TP109 da TAP aterrou, esta terça-feira, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, Hercílio Luz, pela primeira vez, dando início a uma operação regular que contempla a oferta de três voos por semana à partida de Lisboa.

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Luís Rodrigues, presidente da TAP, foi um dos passageiros do voo inaugural entre Lisboa e a capital do estado de Santa Catarina, afirmando que “convictos de que este voo vai ser muito bem aceite pelos clientes brasileiros e europeus, prova disso é a grande procura que se registou desde o primeiro dia que abrimos as vendas para esta rota”.

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A inclusão de Florianópolis como destino TAP “surge como resposta à crescente procura por voos entre Portugal e o Sul do Brasil, reforçando o compromisso da companhia de continuar a investir para ser a companhia aérea europeia preferida dos brasileiros”, realçou o presidente da transportadora aérea.

A TAP opera para Florianópolis, em Santa Catarina, utilizando a aeronave Airbus A330-200, que transporta 269 passageiros, 244 em classe Económica e 25 em Executiva. O voo tem a duração de cerca de 12 horas.

Os voos são às terças, quintas e sábados, com partida de Lisboa entre as 10:10 e as 10:50 e chegada a Florianópolis entre as 17:15 e as 17:55. No sentido inverso, os voos partem da capital de Santa Catarina entre as 19:35 e as 20:40 e chegam à capital portuguesa entre as 9:50 e as 10:55 do dia seguinte.

Conhecida como Ilha da Magia e carinhosamente apelidada de Floripa, a capital do estado de Santa Catarina é composta por uma ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, e uma pequena porção continental, além de várias pequenas ilhas ao redor. A cidade destaca-se pela sua beleza natural, praias paradisíacas, rica história e cultura, e elevada qualidade de vida, sendo um destino turístico cada vez mais popular para viajantes de todo o mundo.

Refira-se que, ainda este ano, a TAP vai retomar os voos entre Lisboa e Manaus, capital do Estado da Amazónia, numa operação com três ligações semanais, com escala em Belém, que acontecem às segundas, quartas e sextas. O primeiro voo está marcado para o próximo dia 4 de novembro.

A TAP Air Portugal voa diretamente de Lisboa e do Porto para um total, são 13 cidades do Brasil em 15 rotas.

 

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Vasco Translator facilita comunicação para profissionais de turismo

Depois de ter marcado presença na BTL 2025, a Vasco lança no mercado um novo dispositivo: Translator E1, um tradutor auricular de voz que permite aos utilizadores comunicar em mais de 50 línguas.

Num setor onde a comunicação eficiente é essencial, o Vasco Translator E1 surge como uma solução inovadora para profissionais de turismo, como rececionistas de hotel, guias turísticos e operadores de viagens, que diariamente enfrentam o desafio de comunicar com viajantes de múltiplos idiomas. Com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e um design ergonómico, o Vasco Translator E1 – um auricular inovador que traduz automaticamente em tempo real, sem necessidade de toque ou comandos – permite traduzir automaticamente em mais de 50 idiomas.

Desenvolvido a pensar em cenários de contacto multicultural, o Vasco Translator E1 é um auricular sem fios que permite a tradução instantânea, sem necessidade de tocar no dispositivo ou de utilizar comandos por voz. A tecnologia de IA integrada interpreta discurso, traduz e reproduz verbalmente com precisão, filtrando ainda o ruído de fundo para garantir clareza na comunicação.

Com um alcance de 10 metros e tecnologia Bluetooth 5.2, o Vasco Translator E1 permite comunicações naturais e fluídas em interações com clientes, colegas e parceiros internacionais. Basta ligar, emparelhar o dispositivo com a app gratuita Vasco Connect (disponível para Android e iOS) e falar, enquanto o Vasco Translator E1 vai traduzindo diretamente para o ouvido. É possível ligar até 10 dispositivos numa conversa simultânea em línguas diferentes – uma funcionalidade ideal para profissionais de turismo que lidam diariamente com grupos grandes de viajantes de diferentes locais.

Além disso, o dispositivo também é compatível com outro modelo da marca, o Vasco Translator V4, permitindo aceder a mais idiomas e desbloquear funcionalidades adicionais, como a tradução de fotografias, de textos e o modo MultiTalk.

Com dois modos de utilização distintos, o Vasco Translator E1 oferece o modo auricular, ideal para ambientes profissionais e situações de contacto direto com clientes, permitindo que cada utilizador recorra ao seu auricular para ouvir a tradução diretamente. Já o modo altifalante permite interações rápidas, onde apenas um utilizador usa o auricular, enquanto o outro interage através do smartphone.

“O Vasco Translator E1 é um dispositivo essencial para profissionais de turismo que lidam com clientes de diferentes nacionalidades diariamente. Ao facilitar a comunicação, ajuda a oferecer um serviço de excelência e a melhorar a experiência global do cliente. Com os tradutores da Vasco, asseguramos não só funcionalidade e resistência, mas uma tecnologia de ponta, desenvolvida na Europa, que recorre à IA para obter a melhor compreensão e tradução discursiva do mercado”, refere João Fernandes, Country Manager da Vasco Translator em Portugal.

O Vasco Translator E1 está disponível em Portugal por um PVP recomendado de 389 euros. O pack Vasco Translator E1 + Vasco Translator V4, que inclui os dois modelos, está disponível por um PVP recomendado de 649 euros.

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Nova edição: Portugal Trade Awards, Travel Experts, Embratur, VisitPortugal Conference e BTL

A nova edição do Publituris faz capa com os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025, que decorreram a 12 de março. Além dos prémios, há muito mais para ler nesta edição que fica marcada pela última edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

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A nova edição do Publituris faz capa com os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025, que decorreram a 12 de março.  Conheça os 15 vencedores desta edição, que elegeu também Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, como “Personalidade do Ano” 2024.

Mas, além dos prémios, há muito mais para ler nesta edição, que fica marcada pela última edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Na secção Distribuição, o destaque vai para a Capital Travel & Tours, DMC que atua nas Maldivas, e que veio à feira de turismo portuguesa dar a conhecer a sua oferta e estreitar laços com os clientes nacionais que já detém.

Também em Distribuição, publicamos ainda um artigo sobre a Travel Experts, que chegou a Portugal em janeiro de 2025 e que oferece soluções para agentes de viagens independentes, destacando-se pelas ferramentas, ampla rede de parceiros e pelo compromisso com a excelência no serviço, com suporte completo em português.

Em Destinos, contamos como foi a VisitPortugal Conference, que teve lugar no dia anterior à abertura da BTL e que deu protagonismo às delegações internacionais do Turismo de Portugal, assim como à Inteligência Artificial (IA).

Também na secção Destinos, publicamos ainda um artigo sobre a estratégia que está a permitir aos Açores terem turismo ao longo de todo o ano e em todas as ilhas, contribuindo para o “momento de ouro” que, segundo Berta Cabral, secretária Regional de Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, a região está a viver.

A entrevista ao presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, fecha a secção Destinos. Ao Publituris, o responsável, que regressou a Lisboa para participar na BTL, explicou que o Brasil vive um momento histórico depois de atingir um novo recorde de turistas internacionais, numa tendência que abrange também o mercado português e que Marcelo Freixo espera que se mantenha. Para isso, são precisas mais ligações aéreas, sendo possível que, em breve, haja novidades relativas à TAP.

Nesta edição, publicamos também uma foto-reportagem da BTL, assim como um dossier dedicado ao Turismo Religioso. Depois da 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que voltaram a decorrer em Fátima no início de março, ficou a certeza que este segmento turístico continua a ter um vasto potencial. E não é apenas em Fátima, já que, por todo o país, há vários eventos que marcam o calendário do turismo religioso a nível nacional.

Já as opiniões desta edição, que conta também com o Check-in, são assinadas por Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Silvana Pombo (diretora-geral do Cascade Wellness Resort), Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP), António Marto (fundador da Bolsa de Empregabilidade) e Amaro Correia (docente e autor do livro “Governação e Smart Cities”).

Leia a edição aqui.

 

 

 

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A nova edição do Publituris faz capa com os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025, que decorreram a 12 de março. Além dos prémios, há muito mais para ler nesta edição que fica marcada pela última edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

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Mas, além dos prémios, há muito mais para ler nesta edição, que fica marcada pela última edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Na secção de Distribuição, o destaque vai para a Capital Travel & Tours, DMC que atua nas Maldivas, e que veio à feira de turismo portuguesa dar a conhecer a sua oferta e estreitar laços com os clientes nacionais que já detém.

Também em Distribuição, publicamos ainda um artigo sobre a Travel Experts, que chegou a Portugal em janeiro de 2025 e que oferece soluções para agentes de viagens independentes, destacando-se pelas ferramentas, ampla rede de parceiros e pelo compromisso com a excelência no serviço, com suporte completo em português.

Em Destinos, contamos como foi a VisitPortugal Conference, que teve lugar no dia anterior à abertura da BTL e que deu protagonismo às delegações internacionais do Turismo de Portugal, assim como à Inteligência Artificial (IA).

Também na secção Destinos, publicamos ainda um artigo sobre a estratégia que está a permitir aos Açores ter turismo ao longo de todo o ano e em todas as ilhas, contribuindo para o “momento de ouro” que, segundo Berta Cabral, secretária Regional de Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, a região está a viver.

A entrevista ao presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, fecha a secção Destinos. Ao Publituris, o responsável, que regressou a Lisboa para participar na BTL, explicou que o Brasil vive um momento histórico depois de atingir um novo recorde de turistas internacionais, numa tendência que abrange também o mercado português e que Marcelo Freixo espera que se mantenha no futuro. Para isso, são precisas mais ligações aéreas, sendo possível que, em breve, haja novidades relativas à TAP.

Nesta edição, publicamos também uma fotorreportagem da BTL, assim como um dossier dedicado ao Turismo Religioso. Depois da 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que voltaram a decorrer em Fátima no início de março, ficou a certeza que este segmento turística continua a ter um vasto potencial. E não é apenas em Fátima, já que, por todo o país, há vários eventos que marcam o calendário do turismo religioso a nível nacional.

Já as opiniões desta edição, que conta também com o Check-in, são assinadas por Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Silvana Pombo (diretora-geral do Cascade Wellness Resort), Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP), António Marto (fundador da Bolsa de Empregabilidade) e Amaro Correia (docente e autor do livro “Governação e Smart Cities”).

 

 

 

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Rui Ventura é o novo presidente da Turismo Centro de Portugal

Num ato eleitoral que contou com o voto de 149 associados, representando 93,7% dos 159 elementos do colégio eleitoral, Rui Ventura foi eleito presidente da Turismo Centro de Portugal com 57,72% dos votos.

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A Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) elegeu esta quinta-feira, 27 de março, Rui Ventura como novo presidente da Comissão Executiva desta entidade, para um mandato que termina em 2028.

O ato eleitoral com os votos de 149 associados, que representaram 93,7% dos 159 elementos do colégio eleitoral.

Apresentaram-se dois candidatos à presidência da Comissão Executiva. Rui Ventura, até agora presidente da Câmara Municipal de Pinhel, obteve 86 votos (57,72%) e Walter Chicharro, deputado na Assembleia da República e anterior presidente da Câmara Municipal da Nazaré, obteve 60 votos (40,27%), registando-se três 3 votos brancos.

Recorde-se que este ato eleitoral teve como único propósito eleger o presidente da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, lugar que se encontrava vago desde dezembro de 2024, pelo falecimento de Raul Almeida. Os restantes órgãos sociais da TCP, eleitos em julho de 2023, mantêm-se inalterados.

Depois de conhecidos os resultados, Rui Ventura enalteceu a participação, salientando que as duas candidaturas “mantiveram a elevação que esta entidade regional sempre teve, com um espírito de união que lhe é reconhecido”.

“É meu propósito que estejamos sempre juntos, quer os municípios, quer os privados, com quem tenho aprendido muito nas últimas semanas”, concluindo que “fui bem recebido, colhi ideias e recolhi o sentimento de cada um dos setores desta entidade. Acredito que esta região de turismo vai ter mais futuro ainda”.

Após a Assembleia Geral Extraordinária, seguiu-se uma Assembleia Geral Ordinária, que teve como principais pontos da ordem de trabalhos a apresentação do Relatório de Atividades e do Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2024, que foram aprovados por unanimidade.

Nascido a 26 de agosto de 1971, em Pinhel, onde reside, o percurso Rui Ventura tem sido maioritariamente marcado pela sua envolvência na política e no associativismo cultural e desportivo.

É funcionário autárquico, tendo assumido o cargo de presidente da Câmara Municipal de Pinhel em 2013, para o qual foi eleito após ter sido Adjunto, vereador e vice-presidente do anterior presidente da Câmara. Foi presidente do Conselho de Administração da Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira (2016-2020) e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (2018-2020). É vice-presidente da Associação Territórios do Côa e presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira.
Os órgãos sociais da TCP, para o período 2023-2028, são:

Comissão Executiva:
Presidente: Rui Ventura
Vice-Presidente: Anabela Freitas
Jorge Sampaio
Elsa Marçal
Luís Albuquerque

Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: Francisco Rolo (TCP – Associação para a Promoção do Turismo na Região Centro de Portugal)
Secretário da Mesa: Vítor Pereira (Câmara Municipal da Covilhã)

Conselho de Marketing:
Presidente: Jorge Almeida “Loureiro” (Hotel Avenida)
Luís Tadeu Marques (ADIRAM – Associação Aldeias de Montanha)
Carlos Ascensão (Aldeias Históricas de Portugal)
Laura Rodrigues (Câmara Municipal de Torres Vedras)
Rodolfo Baldaia de Queirós (Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior)
Jorge Costa (Empreendimentos Turísticos Montebelo)
António Marques Vidal (APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos)

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Lisboa, Roma e Porto lideram preferências dos franceses para férias de primavera

Um estudo realizado pelo KAYAK.fr em parceria com a Ipsos revela os destinos preferidos dos viajantes franceses na primavera. Lisboa, Roma e Porto estão na liderança.

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Com a chegada da primavera, muitos franceses estão a planear as suas viagens para aproveitar o clima agradável. Um estudo realizado pelo KAYAK.fr, em parceria com a Ipsos, empresa de estudos de mercado, destaca as principais tendências em viagens na primavera francesa.

De acordo com dados de comparação de viagens, as capitais e grandes cidades europeias continuam a ser as mais populares. Lisboa, Roma e Porto lideram o ranking, seguidas de perto por três cidades espanholas:  Barcelona, ​​Madrid e Sevilha.

O clima desempenha um papel fundamental na escolha dos destinos: 27% dos franceses preferem o clima ensolarado. Além disso, a facilidade de acesso é um fator determinante: 21% procuram estadias com tempo de viagem de até duas horas para otimizar seu tempo no local.

Os viajantes franceses estão atentos aos seus gastos: 65% planeiam um orçamento inferior a 500 euros por pessoa, enquanto as preferências vão para estadias curtas, mas intensas, com 48% a optar por escapadas de três a quatro dias, e 45% a optar por de uma semana ou mais.

Ainda de acordo com o site de comparação de viagens, os franceses procuram, acima de tudo, reconectar-se com a natureza: a caminhada é a atividade preferida (33%). A gastronomia também desempenha um papel importante, com 48% dos viajantes interessados ​​em especialidades locais. Por fim, a exploração urbana, incluindo visitas a museus e compras, atrai uma parcela significativa de turistas franceses.

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Ryanair chega pela primeira vez aos 200M de passageiros transportados num ano

Os 200 milhões de passageiros transportados pela Ryanair em 2024/2025 representam um aumento de 9% face ao total de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no anterior ano fiscal.

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A Ryanair anunciou que, pela primeira vez, chegou aos 200 milhões de passageiros transportados num único ano, atingindo um “novo recorde histórico”, avança a companhia aérea low cost, em comunicado.

“A Ryanair tem orgulho de ter transportado 200 milhões de passageiros em 2024/2025 e estamos satisfeitos”, congratula-se Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, citado no comunicado enviado à imprensa.

A marca foi atingida esta quarta-feira, 26 de março, num voo da Ryanair desde Fuerteventura para Madrid, em Espanha, e Maria Cornelia Vos foi a passageira que permitiu à companhia aérea alcançar a marca dos 200 milhões de passageiros.

Os 200 milhões de passageiros transportados pela Ryanair em 2024/2025 representam um aumento de 9% face ao total de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no anterior ano fiscal.

Depois de alcançada esta marca histórica, a Ryanair conta chegar, em 2025/2026, aos 210 milhões de passageiros, número que vai constituir um novo recorde para a companhia aérea.

 

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Turismo de Portugal lança novos apoios à inovação no setor

O Turismo de Portugal acaba de aprovar dois regulamentos de apoio a programas de inovação no âmbito do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism.

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Um dos regulamentos aprovados tem a ver com o apoio a programas de aceleração que dispõe de 500 mil euros para financiar iniciativas que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes áreas prioritárias: agências de viagens e operadores turísticos, alojamento, experiência seamless, gastronomia, inteligência artificial e transição verde.

Já o de apoio a programas de inovação aberta conta com 600 mil euros para programas focados em aeroportos, agências de viagens e operadores turísticos, alojamento, experiência seamless, mobilidade e transição verde.

O Turismo de Portugal revela que as candidaturas estão abertas até 24 de abril e devem ser submetidas exclusivamente na plataforma eletrónica do SGPI – Si​stema de Gestão de Projetos​ de Investimento, disponível em investimento.turismodeportugal.pt. Podem concorrer entidades que tenham assinado, ou venham a assinar até à data-limite, um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal.

Refira-se que o Programa FIT 2.0, integrado na estratégia do Instituto, é desenvolvido em parceria com uma rede de incubadoras nacionais e visa fortalecer o ecossistema de inovação no turismo, impulsionando a competitividade do setor.

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Reuniões Regionais da Airmet vão chegar a quatro cidades

As Reuniões Regionais da Aimet vão percorrer quatro cidades portuguesas ao longo de quatro dias, começando no Porto, a 31 de março, seguindo depois para Coimbra, a 1 de abril, Lisboa, no dia 2 e Albufeira, a 3 de abril.

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Este evento, dirigido às agências de viagens associadas da Airmet, tem como objetivo reforçar a proximidade com os membros da rede, apresentar novidades e proporcionar um espaço de partilha entre profissionais do setor.

Durante estes encontros, será feito um balanço dos resultados alcançados em 2024 e analisada a evolução e crescimento da rede Airmet. Serão também partilhadas as novidades para 2025, incluindo o investimento em tecnologia e formação, que o agrupamento de gestão de agências de viagens irá realizar com o objetivo de reforçar e melhorar a sua proposta de valor para os seus associados.

O evento contará ainda com a participação de alguns operadores do setor, nomeadamente Citavis, Costa Cruzeiros, Flexible Autos, Grupo W2M, Solférias, Soltrópico/Egotravel e Soltour, que vão apresentar as suas novidades.

Rui Alberto, diretor geral da Airmet, destaca a importância deste ciclo de reuniões regionais, realçando que “estes encontros são uma excelente oportunidade para estarmos próximos das nossas agências e compreendermos as suas necessidades”. O responsável considera ainda que “vamos partilhar os resultados do último ano e apresentar os investimentos que estamos a fazer em tecnologia e formação, sempre com o objetivo de reforçar o apoio que prestamos às nossas agências”, para concluir que “queremos que cada agência sinta que está integrada numa rede forte, dinâmica e focada no crescimento.”

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Faturação do alojamento turístico português soma 6,7MM€ em 2024

De acordo com o estudo “Setores DBK da Informa D&B: ‘Estabelecimentos Hoteleiros’”, no ano passado, o alojamento turístico registou uma faturação de 6,7 mil milhões de euros, crescimento de 10,9% face a 2023. Já o total de hóspedes foi de 31,6 milhões e as dormidas chegaram aos 80,3 milhões.

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No ano passado, o alojamento turístico nacional registou uma faturação de 6,7 mil milhões de euros, num crescimento de 10,9% face ao ano anterior, avança a Informa D&B.

De acordo com o estudo “Setores DBK da Informa D&B: ‘Estabelecimentos Hoteleiros’”, os dados incluem hotéis, unidades de alojamento local, aparthotéis, apartamentos turísticos, estabelecimentos de turismo no espaço rural e de habitação e aldeamentos turísticos, assim como as Pousadas e ‘Quintas da Madeira’.

Tal como a faturação, também o número de hóspedes aumentou 5,2% no ano passado, situando-se nos 31,6 milhões, enquanto o total de dormidas chegou aos 80,3 milhões, o que representa mais 4% do que em 2023.

“Os hotéis receberam 20,8 milhões de hóspedes, 66% do total, e registaram aproximadamente 48,8 milhões de dormidas (cerca de 61% do total). Os estabelecimentos de alojamento local foram os que registaram maior crescimento em termos de dormidas”, lê-se na informação divulgada.

Entre o total de dormidas, o estudo da Informa D&B apurou que 23,9 milhões foram realizadas pelos residentes em Portugal, o que traduz um aumento de 2,4% face ao ano anterior, enquanto nos residentes no estrangeiro o crescimento foi de 4,8%.

“Entre os estrangeiros, os britânicos mantiveram-se como os clientes mais importantes, representando 13% das dormidas totais, à frente dos alemães e dos espanhóis. No entanto, são de destacar os aumentos das dormidas realizadas pela população residente nos Estados Unidos da América e dos Países Baixos, com crescimentos de 12% e 9%, respetivamente”, apurou o estudo.

A Informa D&B diz ainda que, no final de 2023, a capacidade hoteleira em Portugal era de cerca de 480 mil camas, mais 4,5% do que no ano anterior, sendo que “pouco mais de metade do número total de camas, ou seja, cerca de 250 mil, correspondia a hotéis, seguindo-se o segmento de alojamento local com 19%”.

Quanto a regiões, o estudo diz que o Algarve foi, no ano passado, a região com maior oferta de camas, com 28% do total, à frente da zona de Grande Lisboa, com 19%, ainda que, se forem considerados apenas os hotéis, o foco vai para a Madeira e também para o Algarve.

“É no arquipélago de Madeira e no Algarve que se localizam os de maior dimensão, sendo de 274 e 259 o número médio de camas por estabelecimento nestas regiões em 2023, um número que na média do país era de 154. Por categoria, os hotéis de 3 e 4 estrelas representavam 66% do número total e equivaliam a cerca de 70% da capacidade total deste tipo de estabelecimentos”, refere ainda o estudo.

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In Sure Broker lança novo seguro para garantia dos incumprimentos das companhias aéreas

A In Sure Broker está a lançar um seguro opcional que complementa a atual oferta de seguros de viagem, trazendo mais segurança para a agência de viagens. Trata-se de uma garantia que visa salvaguardar as agências de viagem face ao incumprimento das companhias aéreas.

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Este novo seguro garante à agência organizadora da viagem por perdas financeiras irrecuperáveis decorrentes de serviços contratados (como hotéis, cruzeiros, transferes, entre outros), caso a companhia aérea cancele ou altere significativamente a viagem com mais de 14 dias de antecedência.

Com mais esta garantia opcional com vista a complementar a atual oferta atual de seguros de viagem, a In Sure Broker assegura que “o nosso compromisso mantem-se: proteger não só os viajantes, mas também as eventuais perdas financeiras das agências de viagem.”

 

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