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Receitas turísticas somam 11,6 MM€ nos primeiros seis meses de 2024

Segundo dados do Banco de Portugal, as receitas turísticas alcançadas no país no mês de junho ficaram 10% acima do mesmo mês de 2023. Contudo, face ao mês de maio deste ano, o crescimento foi menor.

Victor Jorge
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Receitas turísticas somam 11,6 MM€ nos primeiros seis meses de 2024

Segundo dados do Banco de Portugal, as receitas turísticas alcançadas no país no mês de junho ficaram 10% acima do mesmo mês de 2023. Contudo, face ao mês de maio deste ano, o crescimento foi menor.

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De acordo com informação divulgada esta terça-feira, 20 de agosto de 2024, pelo Banco de Portugal (BdP), as receitas turísticas relativas ao mês de junho atingiram os 2,322 mil milhões de euros, representando um aumento homólogo de 10% relativamente ao mesmo mês de 2023, uma subida de 211 milhões de euros

Este valor fica, contudo, abaixo do registado no passado mês de maio, em que as receitas turísticas somaram 2,444 mil milhões de euros.

Analisando o acumulado do ano – janeiro a junho de 2024 – os números mostram receitas de 11,6 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 1.211 milhões de euros (+11,7%) face ao respetivo período homólogo de 2023.

O BdP destaca o papel das Viagens e Turismo para o aumento das exportações de serviços, explicando, no comunicado que acompanha os números, que “o incremento das exportações reflete sobretudo o contributo das viagens e turismo (+211 milhões de euros)”.

Segundo o BdP, a subir estiveram também as importações do turismo, que resultam dos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, que totalizaram 626,2 milhões de euros em junho, o que traduz um aumento de mais de 47 milhões de euros face ao mês de junho de 2023.

Em junho, o saldo da rubrica Viagens e Turismo totalizou 1.696 milhões de euros, traduzindo-se numa subida de 169 milhões de euros face aos 1.530 milhões de euros do mesmo mês de junho de 2023, mas ficando 136 milhões de euros abaixo dos 1.832 milhões de euros obtidos no mês de maio anterior.

Finalmente, o saldo da rubrica Viagens e Turismo ficou, nos primeiros seis meses de 2024, nos 8.790 milhões de euros, o que representa uma subida de 1.024 milhões de euros face a igual período do ano passado, num aumento de 13,2%.

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Air France liga Paris a Manila

Este é o quinto destino a ser introduzido este inverno pela Air France e está acessível a partir de Lisboa e Porto via Paris-CDG.

A Air France vai expandir a sua rede asiática com a introdução, a 7 de dezembro de 2024, da ligação entre Manila (Filipinas) e do seu hub em Paris-Charles de Gaulle (CDG). A Air France vai oferecer três voos diretos semanais às segundas, quartas e sábados (partidas às 23h20 e chegadas às 19h30 do dia seguinte) a partir de Paris-CDG, e terças, quintas e domingos (partidas às 21h50 e chegadas às 05h50 do dia seguinte) a partir de Manila.

Esta nova rota será operada com recurso a um Airbus A350-900, com 34 lugares na classe Business, 24 na Premium e 266 na Economy.

Este e outros destinos na Ásia podem ser alcançados a partir de Lisboa ou do Porto via Paris-CDG.

Manila é um destino servido igualmente pela KLM, que oferece quatro voos semanais a partir do aeroporto Amesterdão-Schiphol às terças, quintas, sextas e domingos. Ao coordenarem os seus respetivos horários de voo, a Air France e a KLM asseguram um serviço diário combinado para Manila.

Além de Manila, a Air France também vai servir os seguintes destinos asiáticos este inverno: Tóquio Haneda (até 15 voos/semana), Osaka (até 3 voos/semana), Pequim (até 7 voos/semana), Xangai (até 7 voos/semana), Hong Kong (até 7 voos/semana), Seul (até 7 voos/semana), Banguecoque (até 13 voos/semana), Singapura (até 10 voos/semana) e a Cidade de Ho Chi Minh (3 voos/semana).

A introdução de Manila assinala a quinta nova rota da Air France na época de inverno de 2024-2025. Durante este período, a companhia aérea vai inaugurar novas rotas para Salvador de Baía (Brasil, 3 voos/semana a 28 de outubro de 2024), Kilimanjaro (Tanzânia, 3 voos/semana a partir de 18 de novembro, como prolongamento de Zanzibar), Malé (Maldivas, até 2 voos/semana a partir de 20 de dezembro) e Kiruna (Suécia, 1 voo/semana a partir de 21 de dezembro).

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Expedia TAAP leva primeiro Roadshow a quatro cidades portuguesas

Com entrada recente no mercado português, a Expedia TAAP vai realizar um Roadshow na primeira semana de outubro e percorrer quatro cidades em território nacional.

A Expedia TAAP, o Programa de Afiliados para Agentes de Viagens do Grupo Expedia, entrou recentemente no mercado português e irá organizar o seu primeiro Roadshow, com apresentações da marca e sessões de formação para os agentes de viagens.

Os eventos irão decorrer entre os dias 30 setembro e 3 outubro, entre as 10h e as 13h, percorrendo as cidades do Porto, Coimbra, Lisboa e Albufeira.

A marca recente no nosso país pretende que os agentes conheçam melhor a marca, possuindo, igualmente, a oportunidade de verem, em primeira mão, todas as funcionalidades da plataforma de reservas B2B com o maior inventário de alojamento do mundo.

Assim, as datas e locais no 1.º RoadShow da Expedia são:

30 de setembro – Hotel Vila Galé Porto (Porto)
1 de outubro – Hotel Vila Galé Coimbra (Coimbras)
2 de outubro – Hotel PortoBay Liberdade (Lisboa)
3 de outubro – Hotel Grande Muthu Forte do Vale (Albufeira)

Os interessados em participar devem realizar a inscrição através do seguinte link.

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Sebastian Ebel, CEO do TUI Group, e Andrea Pfeiffer, diretor-geral da TUI Portugal e diretor de Vendas e Marketing. de TUI Spain & Portugal

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TUI acelera expansão global com entrada estratégica na América Latina 

O grupo alemão TUI lançou uma plataforma digital para vender férias a clientes de países latino-americanos, reconhecendo que “este movimento estratégico beneficia da expertise da equipa em Espanha e Portugal”.

O TUI Group está a acelerar a sua expansão internacional com a entrada no mercado da América Latina, admitindo que este movimento estratégico “beneficia da tecnologia da TUI e da expertise da equipa em Espanha e Portugal”, posicionando a empresa para um crescimento substancial em toda a região.

A TUI tem colaborado de perto com parceiros de agências de viagens em diversos países, incluindo Argentina, México, Uruguai e Colômbia, para oferecer experiências de férias personalizadas para os clientes do mercado da América Latina. Com o lançamento desta plataforma digital própria, clientes e parceiros poderão reservar passeios e férias, incluindo experiências, diretamente num site TUI, bem como através de parceiros oficiais nos diferentes mercados da América Latina.

“A TUI é uma empresa global com uma presença global, mas atualmente vendemos, principalmente, para clientes europeus. Agora, expandimos a nossa oferta para incluir também os clientes da América Latina”, refere Sebastian Ebel, CEO do TUI Group.

“Temos a expertise, a diversificada oferta de produtos e a infraestrutura tecnológica para oferecer férias excecionais a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo”, avança Ebel, reconhecendo que a América Latina representa “uma oportunidade de crescimento significativa para e através das nossas plataformas digitais estamos prontos para responder à crescente procura da região e escalar rapidamente”. E conclui”: a TUI está preparada para ter um impacto significativo na América Latina.”

De referir que a TUI Spain & Portugal, estabeleceu relações fortes com importantes agências de viagens em toda a América Latina, desenvolvendo produtos para clientes da região, registando um crescimento promissor nos últimos anos.

“Existem claras sinergias entre as nossas operações em Espanha e Portugal e os mercados da América Latina”, salienta Andrea Pfeiffer, diretor-geral da TUI Portugal e diretor de Vendas e Marketing. de TUI Spain & Portugal. “Falamos o mesmo idioma, temos experiência em destinos em todo o mundo e um portfólio de produtos de alta qualidade, além de uma base europeia, o que torna a TUI o parceiro ideal para os agentes de viagens da América Latina e para os seus clientes”.

Pfeiffer refere ainda que a nova plataforma digital é “para todos os países da América Latina e permite-nos oferecer um serviço contínuo, melhorar nossa oferta de produtos e fortalecer as nossas parcerias com as agências de viagens na região.”

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Transportes

TAP incluída no ranking das melhores companhias aéreas para viagens dentro e fora da Europa

O ranking da AirAdvisor faz a classificação a partir de critérios como confiabilidade, avaliação da tripulação, espaços lounge e segurança. A TAP aparece em 12.º lugar, num total de 15.

A TAP Air Portugal aparece em 12.º lugar no ranking realizado pela AirAdvisor e que classifica as melhores companhias aéreas para viagens dentro e fora da Europa. Esta classificação anual foi o resultado da análise de 7.649.976 voos entre 1ºde janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023, tendo a equipa da AirAdvisor também levado em conta 725.334 avaliações de clientes registadas até julho de 2024, 65.471 avaliações específicas de lounges, 37 prémios recebidos pelas companhias ao longo de 2023, 13 políticas das companhias aéreas sobre animais de estimação, viagens em família e conforto, e o valor de milhas por lugar.

A TAP, como já referido, aparece em 12.º lugar com uma pontuação consolidada de 6,0; alcançando ainda 3 pontos no item da “Confiança”; 7 pontos no “Conforto”; 0 na “Segurança”, sendo que neste item a pontuação funcionar ao contrário, ou seja, os melhores aparecem com menos pontos, já que espelha as informações de acidentes recolhidas pela IATA; 12 pontos no “Preço”; 6 pontos na “Reputação do clientes”; 5 pontos na avaliação dos “lounges”, 3 pontos na avaliação dos profissionais; 8 nas “Famílias”; e, finalmente, 10 pontos no que toca aos “Animais de Estimação”.

A companhia grega Aegean Airlines conquistou o primeiro lugar no ranking das 15 melhores aéreas europeias de 2024, sendo reconhecida como a melhor opção para voos dentro e fora da Europa. A companhia destacou-se nos critérios “conforto”, “viagens com animais de estimação” e “reputação de cliente”.

Em segundo lugar, ficou a finlandesa Finnair, oferecendo os melhores lounges segundo os viajantes, além de manter um excelente histórico de segurança, seguida da Lufthansa no terceiro lugar e também obteve êxito na categoria conforto e na avaliação dos espaços lounge.

A Norwegian Air Shuttle ficou em quarto lugar, seguida pela Scandinavian Airlines (SAS). A Iberia caiu cinco posições em relação ao ano passado, perdeu a liderança e agora está em sexto lugar. Entre os motivos para a mudança de classificação da Iberia, o CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, explica que a companhia teve uma queda acentuada nas classificações de preço e segurança, que representou as maiores perdas de posição na lista da AirAdvisor.

Nas posições seguintes aparecem a KLM Royal Dutch Airlines (7.ª), LOT Polish Airlines (8.ª), Air France (9.ª), Air Europa e Vueling empataram na 10ª posição, seguidas pela TAP Air Portugal, em 12.º lugar.

Na lista das três piores companhias aéreas para voar na Europa estão a Ryanair, na 13.ª posição, Wizz Air, em 14.ª, e, em último lugar, a Volotea foi considerada a pior do ranking.

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Boost Portugal convida a um conjunto de atividades para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade

Para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade, a Boost Portugal está a promover um conjunto de atividades com vista a descobrir Lisboa e Porto de forma sustentável e através de experiências únicas: a pé, de tuk elétrico, Spinach, bicicleta ou em Segway.

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Para assinalar esta semana com a Boost Portugal, basta reservar uma das tours e beneficiar de 15% de desconto com o código “MOB”. As partidas são diárias, na Rua dos Douradores, nº16 em Lisboa, e na Rua Alexandre Herculano, 251, no Porto.

Assim, em Lisboa as propostas são: “Baixa-Chiado” da Vox City Walks; “Follow the 28 Tram” da Eco Tuk Tours; “Street Art For All” da Spinach Tours, que  percorre Graça, Alfama, Bairro Alto e Avenidas Novas em carros elétricos de dois lugares, ágeis, fáceis de conduzir e perfeitos para explorar as colinas de Lisboa de uma forma diferente; “Up the Hills” da Bikes and Company, para explorar os recantos mais bonitos dos pitorescos bairros de Alfama e Graça, descobrir o Panteão Nacional, a Sé, a Mouraria e ainda o Miradouro de Nossa Senhora do Monte, com guias; e “Alfama Delicious” da Lisbon by Segway.

Na cidade Invicta as sugestões da Boost Portugal passam por: “The best of Porto Walking Tour” da Blue Dragon; “Right Bank” da Tuk Tour Porto; “Porto Street Art on e-bike” da Blue Dragon; “Best of Porto by Segway” da Blue Dragon.

As marcas Vox City Walks, Eco Tuk Tours, Spinach Tours, Bikes and Company, Lisbon by Segway, Blue Dragon e Tuk Tour Porto pertencem à Boost Portugal e são especializadas em experiências imersivas para descobrir as duas cidades.

A Semana Europeia da Mobilidade celebra-se todos os anos de 16 a 22 de setembro e faz parte de uma campanha de sensibilização da Comissão Europeia sobre mobilidade urbana sustentável. É uma iniciativa que convida vilas e cidades de toda a Europa e fora dela a uma participação ativa.

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Figuras

Nuno Bernardo é o novo secretário-geral da CTP

Nuno Bernardo assume o cargo de secretário-geral da CTP, após validação do Conselho Diretivo da Confederação do Turismo de Portugal, em reunião realizada quinta-feira, 12 de setembro.

O presidente da CTP, assinala que “foi uma escolha natural”, uma vez que Nuno Bernardo tem uma experiência acumulada de vários anos na Confederação, e “é um profundo conhecedor dos dossiers estratégicos que dizem respeito ao Turismo, seja a nível setorial, seja no seio da Concertação Social”.

Francisco Calheiros realça ainda: “Estou certo de que o trabalho de Nuno Bernardo como secretário-geral da CTP será muito importante para a prossecução dos objetivos da Confederação nos próximos anos, tendo em conta os atuais desafios que a atividade turística enfrenta”.

Nuno Bernardo é licenciado em Direito e tem quatro pós-graduações em Direito do Trabalho e da Segurança Social. Frequentou o mestrado em Ciências Jurídicas entre 2006 e 2007 e é atualmente vogal da Comissão Executiva da CTP.  Antes de ingressar na Confederação fez parte dos quadros do Grupo Azinor – SANA Hotels, onde desempenhou o cargo de diretor de Recursos Humanos. Entre 2004 e 2008, assumiu funções no Gabinete Jurídico da CTP, ocupando-se de áreas como o Direito do Trabalho e Assuntos Sociais, e representa a Confederação, em vários organismos nacionais, europeus e internacionais.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Monumentos de Florença vão ser representados em braile

A proposta de Florença, para representar os monumentos mais famosos da cidade em braile, visa democratizar o acesso à arte por deficientes invisuais.

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Os monumentos mais famosos de Florença, considerada a capital da arte e o berço do Renascimento no mundo, serão representados em braile de modo a tornarem-se acessíveis a deficientes visuais.

A proposta, segundo avança a ANSA (agência italiana de notícias) será concretizada após um acordo de pesquisa entre o departamento de arquitetura da Universidade de Florença e a autarquia.

O projeto poligráfico em braile sobre as principais obras florentinas estará disponível em guias, publicações e ferramentas próprias. O objetivo é valorizar o centro histórico da cidade, património da humanidade Unesco, através de um material de utilização sustentável, acessível e inclusivo.

“Com este acordo de pesquisa, renovamos o nosso compromisso com uma cidade inclusiva e acessível, tornando os principais monumentos florentinos totalmente acessíveis através de um projeto e publicações dedicadas [aos deficientes visuais]”, explica o idealizador da proposta, o secretário municipal de Desenvolvimento da Economia e do Turismo, Jacopo Vicini, citado pela mesma fonte.

 

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Encontro em Belém do Pará: As 20 maiores economias mundiais vão discutir turismo

A reunião de ministros do Turismo do G20, grupo das 20 maiores economias mundiais, vai ter lugar na cidade brasileira de Belém (Pará), de 19 a 21 de setembro. Na mesma ocasião, decorrerá também o 4º encontro dos técnicos do GT de Turismo do grupo, além de fóruns internacionais da ONU Turismo e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

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O encontro será presidido pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e contará com a presença dos líderes do setor de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália, Turquia, entre outros. Da agenda de trabalhos consta a aprovação de propostas para o desenvolvimento do turismo sustentável, que será entregue na reunião da Cúpula de Líderes, em novembro, no Rio de Janeiro, lê-se em nota publicada no site oficial do Ministério do Turismo do Brasil.

Antecedendo a reunião de ministros, o dia 19 de setembro será dedicado ao 4º encontro dos técnicos do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, com especialistas e representantes dos países responsáveis por finalizar as discussões sobre qualificação profissional, fortalecimento das instituições multilaterais e ampliação do financiamento internacional a projetos do setor.

Paralelamente, a cidade também sediará fóruns internacionais organizados pela ONU Turismo e pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), proporcionando um espaço de debate e colaboração sobre os desafios e oportunidades no mercado turístico global.

Os três dias prometem atrair a atenção de líderes e especialistas do turismo, reforçando a importância de Belém como um destino relevante no cenário internacional, no ano que antecede a realização da Cop30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), marcada para novembro de 2025.

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Alojamento

Proveitos da atividade turística continuaram a crescer em julho mas com abrandamento

Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em julho, “o crescimento dos proveitos totais manteve a trajetória de abrandamento” que já se vinha a verificar, refletindo o abrandamento do crescimento do total de dormidas dos últimos dois meses.

Inês de Matos

Em julho, o setor do alojamento turístico nacional gerou 803,0 milhões de euros de proveitos totais e 640,4 milhões de euros de proveitos de aposento, valores que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), representam crescimentos de 7,2% e 7,7%, respetivamente, mas que traduzem um abrandamento face aos dois meses anteriores.

Os dados do INE, divulgados esta sexta-feira, 13 de setembro, mostram que, no que diz respeito aos proveitos totais, o crescimento passou para 7,2% em julho, quando tinha chegado aos 12,7% em junho e aos 15,3% em maio, enquanto nos proveitos de aposento o crescimento passou para 7,7%, depois de ter sido de 12,7% em junho e 15,5% maio.

“O crescimento dos proveitos totais manteve a trajetória de abrandamento em julho (+7,2%, após +12,7% em junho e +15,3% em maio), atingindo 803,0 milhões de euros, refletindo o abrandamento do crescimento do total de dormidas nos últimos dois meses. O mesmo sucedeu com os proveitos de aposento, que aumentaram 7,7% (+12,7% em junho e +15,5% maio), ascendendo a 640,4 milhões de euros”, explica o INE, no comunicado que acompanha os dados de julho.

Segundo o INE, o Algarve foi “a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos”, representando 34,8% dos proveitos totais e 34,3% dos proveitos de aposento, seguindo-se a Grande Lisboa, que representou 23,5% e 24,6%, e o Norte, com 14,0% e
14,1% dos proveitos totais e de aposento, respetivamente.

“Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem nas Regiões Autónomas dos Açores(+18,8% nos proveitos totais e +21,2% nos de aposento) e da Madeira (+14,8% e +18,9%, respetivamente)”, diz o comunicado do INE.

Por tipologia de alojamento, o INE revela que “o abrandamento do crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos”, uma vez que, na hotelaria, “os proveitos totais e de aposento (pesos de 85,9% e 84,2% no total do alojamento turístico,
respetivamente) aumentaram 7,0% e 7,4%”, enquanto os estabelecimentos de alojamento local registaram aumentos de 8,3% nos proveitos totais e 9,6% nos
proveitos de aposento (quotas de 9,7% e 11,3%, respetivamente). Já no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 4,4% nos proveitos totais e de 4,5% nos relativos a aposento), os aumentos foram de 10,2% e 9,7%, respetivamente.

Ilhas com maiores crescimentos no RevPAR e ADR

Em julho, também o crescimento do RevPAR apresentou uma tendência de abrandamento, uma vez que este valor chegou aos 96,4 euros depois de um aumento de 5,4%, ainda que, no mês anterior, o crescimento deste indicador tivesse sido de 9,3%.

“O valor de RevPAR mais elevado foi registado no Algarve (133,4 euros), seguindo-se a Grande Lisboa com 121,5 euros. Os maiores crescimentos ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores(+16,5%) e da Madeira (+16,3%). O Centro foi a única região onde se registou uma diminuição neste indicador (-0,5%)”, indica o INE.

O RevPAR cresceu 6,3% na hotelaria (+10,2% em junho), enquanto no alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se crescimentos de, respetivamente, 3,2% e 4,8% (+7,0% e +9,3%, em junho, pela mesma ordem).

Já o ADR atingiu, no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, os 144,9 euros, o que representa uma subida de 6,1%, que se segue ao aumento de 7,6% que tinha sido registado em junho.

Segundo o INE, “o Algarve destacou-se com o valor mais elevado de ADR (181,5 euros), seguido da Grande Lisboa (160,8 euros). Este indicador registou crescimento em todas as regiões, com os maiores aumentos a ocorrerem nas Regiões Autónomas da Madeira (+16,8%) e dos Açores (+14,6%)”.

Em julho, o ADR cresceu em todos os segmentos, num aumento de 5,8% na hotelaria (+7,7% em junho), 7,2% no alojamento local (+7,1% em junho) e 9,7% no turismo no espaço rural e de habitação (+9,4% em junho).

Portimão foi o município com maior crescimento das dormidas

No sétimo mês do ano, os estabelecimentos de alojamento turístico contabilizaram ainda 3,2 milhões de hóspedes e nove milhões de dormidas, aumentos de 1,5% e 2,1%, respetivamente, com o INE a destacar Portimão como o município que maior crescimento registou nas dormidas em julho.

“Entre os 10 principais municípios, Portimão (4,5% do total) destacou-se com o maior crescimento (+10,9%), para o qual contribuíram as evoluções positivas das dormidas de residentes (+3,0%) e, sobretudo, as de não residentes (+15,5%)”, refere o INE.

Já o município de Lisboa concentrou 16,2% do total de dormidas, atingindo 1,5 milhões (+3,0%, após +4,6% em maio), com as dormidas de residentes a aumentarem 1,0% e as de não residentes a crescerem 3,3%, com o INE a destacar que “este município concentrou 20,0% do total de dormidas de não residentes em julho”.

Albufeira foi o segundo município em que se registaram mais dormidas (1,1 milhões de dormidas, peso de 12,1%), ainda que se verifique um decréscimo de 0,9% (+2,7% em junho), uma vez que as dormidas de residentes diminuíram 5,7% mas as dos não residentes aumentaram 0,7%.

No Porto, as dormidas totalizaram 621,5 mil (6,9% do total), tendo-se observado um crescimento de 8,3% (+6,4% em junho), com o contributo das dormidas dos residentes (+4,1%) e dos não residentes (+9,0%).

O INE diz que o “Porto destacou-se entre os 10 municípios com maior número de dormidas em julho também por ser o único a não registar abrandamento do crescimento”.

Já no Funchal, Madeira, onde foram contabilizadas 586,8 mil dormidas, com um peso de 6,5%, houve um crescimento de 0,2% (+3,4% em junho), para o qual contribuíram as dormidas de não residentes (+2,4%), tendo em conta que as dormidas de residentes
diminuíram 13,9%.

“Em todos os 10 municípios com maior número de dormidas em julho, as dormidas de não residentes superaram as dos residentes”, refere o INE, que destaca os municípios de Portimão, Porto, Ponta Delgada e Loulé “em termos de dormidas de não residentes”, bem como Porto, Portimão, Cascais e Lisboa enquanto únicos municípios que apresentaram “crescimento das dormidas de residentes”.

Crescimento acumulado dos proveitos chega aos 11%

Os dados do INE mostram ainda que, entre janeiro e julho, os proveitos totais estão já nos 3,6 mil milhões de euros, enquanto os relativos a aposento ascenderam a 2,7 mil milhões de euros, valores que traduzem aumentos de 11,1% e 11,0%, respetivamente.

“No período acumulado de janeiro a julho, os proveitos totais cresceram 11,1% e os relativos a aposento aumentaram 11,0%, em resultado do crescimento de 4,1% das dormidas neste período (+0,6% nos residentes e +5,5% nos não residentes)”, explica o INE.

No acumulado dos sete primeiros meses de 2024, o RevPAR atingiu os 64,5 euros (+6,7%) e o ADR chegou aos 115,5 euros (+7,0%)

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Turismo de Cabo Verde compromete-se com a sustentabilidade

O turismo de Cabo Verde, mais concretamente, as ilhas do Sal e da Boavista, comprometem-se com a sustentabilidade económica, social e ambiental, após subscrição de um pacto, por um grupo de 40 entidades públicas, privadas e ONG.

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O chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva, que presidiu à cerimónia da assinatura do pacto, realçou, conforme avança a imprensa cabo-verdiana, que este projeto integrado vem concretizar a “visão de sustentabilidade no setor do turismo”, traduzida em medidas de redução de consumo de energias fósseis, para além do crescimento, do emprego e do consumo de um conjunto de bens, como água, energias, alimentos a produção de resíduos e a pressão sobre o ambiente.

O projeto, refira-se, começa nas ilhas do Sal e da Boa Vista porque 82% do turismo está concentrado nestas duas ilhas, o que quer dizer que “o grosso do consumo e da produção turística” está nestas duas ilhas, considerou, defendendo que a sustentabilidade hoje é “mais do que uma necessidade” porque é preciso crescer, com as margens que o país tem para crescer, mas com sustentabilidade.

O primeiro-ministro cabo-verdiano assegurou ainda que o projeto “está devidamente alinhado com o nosso plano das estratégias de um ambiente sustentável, mais energia renovável, mais eficiência energética, soluções alternativas de produção, distribuição e consumo de água com maior eficiência, mobilidade elétrica e tudo isso significa poupança para todos”.

 

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