PUB
Edição digital
Assine já
PUB
Emprego e Formação

Turismo de Portugal atribui Bolsas Luís Patrão

Estão atribuídas as primeiras 10 Bolsas Luís Patrão pelo Turismo de Portugal. O valor total soma 500 mil euros.

Publituris
Emprego e Formação

Turismo de Portugal atribui Bolsas Luís Patrão

Estão atribuídas as primeiras 10 Bolsas Luís Patrão pelo Turismo de Portugal. O valor total soma 500 mil euros.

Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Turismo do Algarve e Geoparque Algarvensis lançam parceria para realizar iniciativas conjuntas na área do Turismo
Destinos
Depois de ameaçar, Ryanair corta 20% dos voos para Berlim
Transportes
Nova Edição: A “guerra” ao turismo de massas, Europcar e tecnologia no turismo
Destinos

O Turismo de Portugal (TdP) atribuiu, a 10 bolseiros, as primeiras Bolsas Luís Patrão, num apoio à formação no valor global de 500 mil euros.

Esta iniciativa marca a prioridade dado pelo Turismo de Portugal ao processo contínuo de formação e valorização das pessoas e dos profissionais do setor.

Recorde-se que esta bolsa, apresentada a 11 de dezembro de 2023, é destinada a apoiar a vertente académica, técnica e executiva de nível superior para jovens em início de carreira profissional, concretizando o objetivo do Turismo de Portugal em proporcionar a jovens de elevado potencial uma formação de excelência em escolas nacionais e internacionais.

Tendo em vista a formação das futuras gerações de líderes e gestores do turismo nacional, estas 10 bolsas segmentam-se em duas tipologias distintas: cinco bolsas de estudo pós-graduado, mestrado e MBA (categoria A) e cinco bolsas de especialização no estrangeiro (categoria B).

A Bolsa Luís Patrão promove, assim, a criação de uma rede de jovens profissionais do setor, promovendo a formação de gestores de topo com competências em áreas estratégicas para o turismo nacional. Os 10 estudantes selecionados apresentam não só talento, como percursos formativos de excelência e de elevado potencial, tendo assim a oportunidade de desenvolver novas ideias e projetos que façam a diferença no universo do turismo.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, salientou que “a Bolsa concretiza a visão e ambição do Turismo de Portugal de tornar a formação em turismo numa plataforma de criação de projetos com efetivo impacto económico e social. Hoje, o contributo do turismo une-se à preparação dos profissionais que pensam, inovam e lideram o futuro do país.”

Saiba quem são os 10 primeiros bolseiros:

Para as bolsas de estudo pós-graduado, mestrado e MBA, com um valor máximo de 60.000 euros por aluno foram selecionados:

  • António Martins Jerónimo no Excecutive Master in Finance – Universidade Católica Lisbon;
  • Júlia Pires de Campos no Mestrado Ciências Empresariais – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
  • Lucas Firmino Melo no Mestrado em Finanças – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
  • Mafalda Burmester Mello no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova;
  • Miguel Ferreira Cabral no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova.

Relativamente às bolsas de estudo de formação profissional especializada no estrangeiro, com um valor máximo de 40.000 euros por aluno foram selecionados:

  • António Allen Valente – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Marbella;
  • Débora Gomes de Sá – Culinary Arts em Alain Ducasse, Paris;
  • Diogo Tempera Alexandre no GDC-T Gran Diploma Chef – Culinary Institute of Barcelona;
  • Jorge Pina Baptista – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Crans Montana;
  • Marco Soares Ferreira – Culinary Arts em Alain Ducasse, Paris.
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Destinos

Receitas turísticas sobem 9,1% em julho e somam 3.374MM€

No acumulado desde o início do ano, as notícias são igualmente positivas, uma vez que as receitas turísticas já estão perto dos 15 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 19 de setembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

As receitas provenientes da atividade turística registaram um aumento de 9,1% no passado mês de julho, somando 3.374,65 milhões de euros, de acordo com os dados revelados esta quinta-feira, 19 de setembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP indicam que as receitas provenientes da atividade turística, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, apresentaram um aumento de 282,65 milhões de euros comparativamente aos 3.092,00 milhões de euros apurados em julho de 2023.

Face a julho de 2019, antes da pandemia da COVID-19, o crescimento das receitas turísticas é ainda mais assinalável, uma vez que traduz um aumento de 1.091,09 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 47,8%.

O BdP destaca o contributo das exportações do turismo para o excedente da balança de serviços, que “passou de 3086 milhões de euros para 3423 milhões de euros”, num crescimento que “foi transversal à grande maioria das componentes da balança de serviços” e que contou com “o contributo positivo de 283 milhões de euros das viagens e turismo, que totalizaram 3375 milhões de euros”.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que correspondem aos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, apresentaram um comportamento positivo no passado mês de julho, somando 879,53 milhões de euros, num acréscimo de 70,77 milhões de euros, ou seja, um aumento de 8,7%.

Comparativamente aos resultados de julho de 2019, o crescimento chega aos 46,1%, o que traduz uma subida de 277,46 milhões de euros face aos 602,07 milhões de euros apurados no sétimo mês do último ano antes da pandemia.

A subir esteve ainda o saldo da rubrica Viagens e Turismo, que chegou aos 2.495,11 milhões de euros em julho, o que traduz um aumento de 9,3% ou mais 211,87 milhões de euros face ao mesmo mês do ano passado.

Na comparação com julho de 2019, a subida do saldo das Viagens e Turismo chega aos 48,4%, o que indica mais 813,62 milhões de euros arrecadados neste indicador.

Acumulado até julho já está perto dos 15MM€

No acumulado desde o início do ano, as notícias são igualmente positivas, uma vez que as receitas turísticas já estão perto dos 15 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados pelo BdP.

Até julho, as receitas turísticas somam 14,970,5 milhões de euros, o que traduz um aumento de 11,1% face aos 13.476,22 milhões de euros apurados no mesmo período do ano passado, num aumento que chega aos 1.494.28 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo subiram nos sete primeiros meses de 2024, fixando-se nos 3.685 milhões de euros, valor que fica 7,5% acima do registado no mesmo período do ano passado, o que traduz um acréscimo de 258,06 milhões de euros.

A subir esteve ainda o acumulado do saldo das Viagens e Turismo, que está já nos 11.285,5 milhões de euros, o que traduz uma subida de 12,3%, ou seja, mais 1.236,23 milhões de euros.

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB

Foto: Depositphotos.com

Transportes

ACI World estima tráfego de 9,5 mil milhões passageiros, em 2024

Depois de, em 2023, o tráfego de passageiros ter atingindo os 8,7 mil milhões, a ACI World prevê um crescimento de 10% para 2024, representando 104% do nível de 2019. O tráfego doméstico continuará a ter um peso maior que o tráfego internacional.

O Airports Council International (ACI) World projeta um crescimento de 10% para o tráfego de passageiros em 2024, atingindo os 9,5 mil milhões, no seu mais recente Relatório Anual sobre o Tráfego Aeroportuário Mundial.

Com base em dados de mais de 2.700 aeroportos em mais de 180 países e destinos, o relatório oferece a visão geral mais abrangente da indústria aeroportuária global e dos mercados de aviação para o ano operacional de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Inclui classificações completas para o tráfego de passageiros, carga e aeronaves.

Os dados recolhidos mostram que o tráfego global de passageiros, em 2023, atingiu 8,7 mil milhões em 2023, representando um aumento de 30,6% em relação a 2022 ou uma recuperação de 95% em relação aos resultados pré-pandémicos (2019).

“O ACI World Airport Traffic Forecast 2023-2052, publicado em fevereiro de 2024, estimava que o tráfego global de passageiros atingiria 8,7 mil milhões. O total global real para 2023, confirmado em julho de 2024, correspondeu a esta projeção com 99,99% de precisão”, salienta a organização.

Já para o tráfego global de passageiros em 2024, as projeções atuais estimam que o total de passageiros atingirá aproximadamente 9,5 mil milhões, representando 104% do nível de 2019 e refletindo um crescimento anual de 10% a partir de 2023.

Relativamente ao tráfego de passageiros acumulado no primeiro semestre de 2024 (janeiro-junho), os números apontam para um aumento de 11% em relação ao ano anterior, atingindo 102% do nível de junho de 2019. O mercado internacional, maior impulsionador da recuperação, registou um aumento de 17% em relação ao ano anterior, enquanto o mercado doméstico cresceu 6% em relação ao ano anterior.

Na “luta de forças” entre internacional e doméstico, os dados da ACI World prevê que o tráfego internacional de passageiros, em 2024, atinja 4,1 mil milhões, representando 43% do total de passageiros, enquanto o tráfego doméstico de passageiros atingirá os 5,4 mil milhões, representando 57% do total, no final de 2024

“Apesar da evolução macroeconómica positiva, como o abrandamento das pressões inflacionistas, as perspectivas a médio e longo prazo continuam sujeitas a riscos negativos, como conflitos geopolíticos, estrangulamentos no mercado de trabalho e restrições à entrega de aeronaves. No entanto, a recuperação gradual do número de passageiros internacionais e o regresso à rentabilidade das companhias aéreas assinalam uma dinâmica positiva no setor”, refere o documento da ACI World.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
Emprego e Formação

EHTC lançam nova formação em Gastronomia Histórica

O objetivo desta formação passa por promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a licenciatura em Gastronomia da Escola Superior de Educação de Coimbra lançam uma nova iniciativa formativa gratuita: as Oficinas de Gastronomia Histórica.

Trata-se de um ciclo de sessões teórico-práticas tendo como objetivo promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas, analisar as suas variações ao longo dos séculos e compará-las com as versões contemporâneas mais conhecidas.

As oficinas serão conduzidas pelos formadores Eduardo Vicente, João Pedro Gomes e Luís Gomes e decorrerão na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com quatro sessões já programadas até ao final de 2024.

A primeira sessão terá lugar no dia 23 de setembro, das 15h às 18h, e terá como foco o estudo do doce “Toucinho do Céu”. Durante esta sessão, serão recriadas duas receitas datadas do século XVIII e XIX, onde se dará a conhecer a importância da História da Alimentação como agregador de valor a produtos alimentares, bem como destacar os desafios que a replicação e reinterpretação de receitas antigas apresentam.

A participação nas oficinas é gratuita e confere certificado de participação.

A inscrição na sessão desejada deve ser efetuada na Academia Digital Turismo de Portugal

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected]

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Tecnologia

Start-up Turneo obtém financiamento de 2M€ e abrange Portugal nos planos de expansão

O investimento da Bessemer Venture Partners vai permitir o alargamento dos serviços da Turneo a nível global e Portugal é um dos mercados onde a empresa planeia “investir significativamente”.

A Turneo obteve, recentemente, um investimento de dois milhões de euros da Bessemer Venture Partners que vai permitir o alargamento dos serviços da Turneo a nível global, planeando a start-up investir “significativamente” em Portugal.

Com um crescimento exponencial a nível turístico na última década, Portugal será abrangido pela expansão da Turneo, que reconhece no país “um enorme potencial para o mercado do turismo de experiência”. Com a presença da start-up, o país poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza.

Os Açores foram a porta de entrada para a start-up no país, com a cadeia Azoris Hotels & Leisure, que conta com três unidades de quatro estrelas no arquipélago, a estabelecer uma parceria com a Turneo, passando a oferecer uma gama diversificada de experiências de wellness e atividades ao ar livre. No leque de ofertas disponíveis incluem-se massagens no spa do hotel, picnic boxes para desfrutar enquanto exploram a ilha, partidas de golfe ou passeios de bicicleta pela cidade.

No comunicado que anuncia este investimento, a start-up refere que “o país poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza”.

Fundada em 2022, a start-up faculta aos hóspedes a possibilidade de navegarem e reservarem atividades no site ou na aplicação do estabelecimento. Ao mesmo tempo, fornece, aos hotéis, uma plataforma única onde toda a oferta de atividades internas e de parceiros é gerida. Isto inclui a criação e publicação de novas experiências e de parcerias com fornecedores locais, bem como a análise de dados de atividades, informações e comentários dos seus hóspedes.

Os dados obtidos na época de verão de 2024 na Europa apresentam resultados interessantes: os hóspedes que reservaram atividades atribuíram aos hotéis, em média, classificações 8% mais elevadas nos sites de avaliação. Nos últimos anos, assistiu-se a um crescimento significativo do mercado do turismo experiencial, prevendo-se que atinja os 463 mil milhões de dólares até 2030. Destes, a Turneo prevê que 172 mil milhões serão gerados através de unidades hoteleiras.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Lusanova: Circuitos Europeus e Grandes Destinos crescem, mas falta o 4º trimestre

A Lusanova, especialista em circuitos e viagens culturais, apesar de ter destinos de praia, não tem, necessariamente, um verão forte. Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico, revelou que, a nível de Circuitos Europeus “continuamos a crescer e com novos destinos face ao ano passado, e nos Grandes Destinos aumentámos significativamente”, mas “agora vamos ver o quarto trimestre”.

Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova, declarou aos jornalistas, à margem da ação que o operador turístico levou a cabo, em Lisboa, de apresentação, a um grupo de agentes de viagens, da sua programação para a Madeira, que “o verão até agora correu-nos bem, vamos a ver agora o quarto trimestre”, revelando que “as reservas estagnaram um pouco, mas o mercado saiu agora do agosto e do setembro, e ainda faltam três meses até ao final do ano”. Acentuou que “o mercado está tão volátil que, há última da hora, pode sempre haver surpresas”

O responsável recorda que o “boom” das Grandes Viagens “é antes do verão e depois nesta altura do ano, com destaque para a Argentina e o Chile que se vende muito a partir de agora e até março, e ainda temos as passagens de ano na Madeira e São Miguel, para além de alguns circuitos e city breaks europeus, bem como os Mercados de Natal, e os circuitos ibéricos que serão lançados nas próximas semanas”.

O diretor operacional da Lusanova está confiante que “vamos atingir os valores do ano passado, uma questão é de saber se superamos ou não”, sublinhando, em relação à Madeira, que este é um destino que sai completamente fora do verão, já que o operador turístico tem circuitos o ano inteiro e ainda o Final do Ano, a Festa da Flor, sem esquecer que a região está a apostar noutros festivais e outros eventos ao longo do ano, ou seja, “o verão já não é tudo e o turismo já não é tão sazonal”, evidenciou.

Por sua vez, Francisco Álvares, coordenador do departamento comercial do operador turístico, anunciou que “vamos ter agora uma campanha que começa dia 23 de setembro e vai até 22 de outubro, para alavancar as vendas dos Grandes Destinos ao longo do ano. É um cliente que não olha a preços, quer qualidade, e um produto diferente e diferenciado, mas é agora que as pessoas marcam e querem viajar em novembro, dezembro, ou seja, na época mais baixa”.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Transportes

Mundomar Cruzeiros apresenta Queen Anne em Lisboa e anuncia nova brochura da Cunard

A Mundomar Cruzeiros deu esta quinta-feira, 19 de setembro, a conhecer a um grupo de agentes de viagens portugueses os itinerários da Cunard para 2025 e 2026, assim como o Queen Anne, novo navio da companhia norte-americana, que vai estar em Lisboa mais quatro vezes até ao final do ano.

Inês de Matos

O Queen Anne, novo navio de cruzeiro que a Cunard inaugurou já este ano, esteve esta quinta-feira, 19 de setembro, em Lisboa, numa escala que motivou a visita de um grupo de agentes de viagens portugueses convidados pela Mundomar Cruzeiros, que representa a companhia norte-americana em Portugal e que deu também a conhecer os itinerários previstos para 2025.

De acordo com António Pinto da Silva, diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros, o navio, que conta com capacidade para 2996 passageiros e 1225 tripulantes, está a realizar um itinerário pelas Canárias e Marrocos, no âmbito do qual vai realizar mais quatro escalas na capital portuguesa até ao final do ano.

“Ainda vamos ter este navio a passar em Lisboa mais quatro vezes até ao final do ano”, indicou o responsável, explicando que, atualmente, o Queen Anne está “a fazer um itinerário pelas Canárias e Marrocos, vai voltar para Southampton”, estando a próxima escala na capital portuguesa prevista para 8 de outubro.

António Pinto da Silva explicou que, apesar do produto da Cunard ser muito tradicional e, por isso, dirigido a um público específico, “há procura” pelo Queen Anne em Portugal, ainda que este não seja um “produto de massas”, nem exista, a nível nacional, a mesma tradição de cruzeiros que existe, por exemplo, no Reino Unido.

“Temos, efetivamente, algumas reservas no Queen Anne, em função de ser um navio novo e dos novos itinerários que ele vai fazer em 2025 e 2026. Mas, evidentemente, que não é um produto para um mercado de massas, é um produto para meia dúzia de passageiros e, realmente, é isso que temos. É preciso ver que estamos a falar do mercado português, mas há procura”, afirmou o diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros.

Por isso, está previsto, para breve, o lançamento de uma nova brochura dedicada aos itinerários da Cunard para 2025 e 2026, com António Pinto da Silva a mostrar-se confiante de que essa ferramenta venha a “incentivar um pouco mais a procura”.

“A nossa ideia é lançar, em breve, uma brochura. Estamos a terminar a brochura e, em breve, ela vai ser distribuída pelas agências de viagens e esperamos que isso também incentive um pouco mais a procura”, revelou o responsável.

A nova brochura vai dar a conhecer os itinerários dos quatro navios da Cunard – Queen Anne, Queen Mary II, Queen Victoria e Queen Elizabeth – para 2025, incluindo já alguns para 2026, que foram revelados aos agentes de viagens que participaram nesta visita.

Previstas para o próximo ano estão viagens transatlânticas de oito dias no Queen Mary II, entre Southampton e Nova Iorque, além de vários cruzeiros no Mediterrâneo, Norte da Europa, Alasca, Canadá e Nova Inglaterra, Caraíbas, Japão e Ásia, e ainda Austrália, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico Sul.

Revelado foi também que, em 2026, o Queen Anne e o Queen Mary II vão realizar viagens de volta ao mundo de 110 dias, com partida de Southampton, a 11 de janeiro de 2026.

Essa será, aliás, uma das poucas ocasiões em que as Quatro Rainhas da Cunard vão estar reunidas, com António Pinto da Silva a revelar que não sabe quando será possível voltar a ter estes navios em simultâneo em Lisboa.

“Já tivemos no passado as três rainhas em Lisboa, não olhei para o calendário e isso deve estar no segredo dos deuses, mas, em Southampton, sempre que começam as voltas ao mundo, os navios estão todos juntos. Partem todos na mesma data e, por isso, a 10 ou 11 de janeiro, vamos ter as quatro rainhas juntas em Southampton. Em Lisboa, ainda vamos ver”, disse o responsável.

Além de capacidade para transportar 2996 passageiros e 1225 tripulantes, o Queen Anne conta com vários restaurantes, incluindo quatro de especialidade – asiático, japonês, mediterrânico e steakhouse – duas piscinas, Spa, ginásio, casino, teatro, galeria de arte, biblioteca, assim como vários bares e zonas exteriores.

 

 

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
Distribuição

No pós-verão: Madeira de olhos postos nos turistas do continente

O Turismo da Madeira está de olhos postos no mercado do continente neste pós-verão, apoiando campanhas de alguns operadores turísticos e redes de gestão de agências de viagens, como o nosso site tem vindo a noticiar. Isto porque, há coisas a acontecer no destino durante o inverno, com destaque para os festejos de Natal e de Fim de Ano.

Em declarações ao Publituris, Catarina Pereira, técnica da APM, que apresentou, em Lisboa, as mais-valias da Madeira e o conjunto de experiências cada vez mais inovadoras que o destino oferece, numa ação levada com agentes de viagens convidados pelo operador turístico Lusanova,    realçou que, o mercado do continente, é definitivamente, aquele que “queremos continuar a apostar e manter, e esta aposta e parcerias com os vários operadores turísticos e agências de viagens, veem intensificar esta nossa vontade de vender o destino Madeira no continente”.

A profissional sublinhou que “não esquecer que temos sempre uma panóplia de eventos a acontecer, temos sempre uma grande disponibilidade e abertura para os operadores turísticos e o consumidor final, isto para dizer que só não acolhemos se não conseguirmos mesmo”.

Catarina Pereira apontou há coisas sempre a acontecer na região, mesmo depois do pico do verão. “Tivemos agora o Festival do Vinho, no início de setembro, e temos ainda uma parte muito importante e muito forte que é o Natal e o Fim de Ano, festejos que começam nos primeiros dias de dezembro, ou seja, muita coisa a acontecer na Madeira, espelhado num calendário que colocamos nas nossas redes institucionais e os operadores turísticos sabem disso”.

Por isso, avançou, “tentamos promover o inverno não só para a Madeira, até porque é um destino de ano inteiro, não somos sazonais de todo, como também para o Porto Santo quando existem operadores com interesse nessa parceria”, considerando que “esta proximidade geográfica é muito forte para nós e queremos mimar ao máximo os turistas portugueses”.

Refira-se que só em julho de 2024, segundo dados da Direção Regional de Estatística (DREM), o mercado português para a Madeira, o segundo depois da Alemanha, teve um peso de 16,1%, e uma variação positiva de 4,6% face ao mesmo mês de 2023. O ano passado, o mercado nacional foi o terceiro mais importante, depois do alemão e do britânico, representando 15,6% do total, e produzindo 1,3 milhões de dormidas (-2,7% que em 2022).

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Transportes

Depois do “Aqua”, o “Luna”: Norwegian apresenta novo navio

O navio irmão do Norwegian “Aqua” será lançado em março de 2026 com viagens de sete dias pelo Caribe, partindo Miami. O “Luna marca o 21.º navio da frota da Norwegian Cruise Line.

Victor Jorge

Marcando o 21.º navio da frota da Norwegian Cruise Line (NCL), o Norwegian Luna abriu as vendas para que os hóspedes possam escolher entre uma variedade de cruzeiros sob o sol, partindo de Miami, com viagens de ida e volta a partir de 4 de abril de 2026 até novembro de 2026.

O Norwegian Luna iniciará a temporada inaugural no Caribe com dois itinerários ocidentais para Roatán (Honduras), Costa Maya e Cozumel (México), e Harvest Caye (Belize). O navio também fará cruzeiros de sete dias com escalas em destinos do Caribe Oriental, incluindo Puerto Plata (República Dominicana), Tortola (Ilhas Virgens Britânicas), St. Thomas (Ilhas Virgens Americanas), e Great Stirrup Cay, a ilha privada da NCL nas Bahamas, que contará com um novo píer até o final de 2025.

Com 1.056 pés de comprimento, 156.300 toneladas brutas e capacidade para aproximadamente 3.550 hóspedes em ocupação dupla, o Norwegian Luna terá um aumento geral de 10% em tamanho e capacidade em relação aos navios da classe Prima, Norwegian Prima e Norwegian Viva. O Norwegian Luna será projetado como navio irmão do Norwegian Aqua, a mais recente embarcação da companhia marítima com entrega prevista para março de 2025. Ambos os navios estão a ser construídos no estaleiro italiano Fincantieri, com designs de interiores criados por arquitetos de renome como AD Associates, Piero Lissoni, Rockwell Group, SMC Design e Studio Dado.

“Inspirados pela relação entre a lua e as marés do oceano, estamos entusiasmados em apresentar o Norwegian Luna como o navio que complementa perfeitamente seu irmão, o Norwegian Aqua”; refere David J. Herrera, presidente da Norwegian Cruise Line.

A arte no casco do Norwegian Luna apresentará um vibrante sonho cósmico criado por ELLE, a renomada artista de rua de Napa, Califórnia, que já colaborou com marcas populares como Nike, Reebok e Ralph Lauren.

Intitulada “La Luna”, a obra de arte é uma exploração visual da profunda conexão da humanidade com as forças celestiais no espaço, já que os seres humanos estão intrinsecamente ligados ao fluxo e refluxo da lua. “La Luna” será exibida na proa do navio, conduzindo os hóspedes numa extraordinária viagem e uma épica jornada de descobertas.

“A estreia do Norwegian Luna realmente mostra nosso compromisso contínuo em oferecer aos hóspedes mais do que eles apreciam e valorizam – um navio novo com as últimas inovações navegando para os belos destinos tropicais do Caribe. É importante proporcionar aos nossos hóspedes muito mais para ver, mais para fazer, mais para aproveitar a bordo e, em última análise, mais na sua viagem de cruzeiro”, conclui Herrera.

O Norwegian Luna contará com luxuosas novas suítes Duplex Haven de três quartos no complexo premium com acesso restrito da marca, o The Haven by Norwegian, que foi anunciado para estrear no navio irmão Norwegian Aqua. Essas amplas suítes de dois andares terão áreas separadas de estar e jantar; três banheiros; uma varanda; e três quartos. Os hóspedes do The Haven continuarão a desfrutar de serviço de mordomo 24 horas e uma equipe de concierge dedicada, além de acesso a um amplo deque privativo; uma piscina infinita com vista para a popa do navio; um spa ao ar livre com sauna de vidro e sala fria; duas jacuzzis; um lounge privado; e um bar exclusivo com bebidas raras e vinhos refinados.

Uma variedade de experiências da NCL também estarão de volta no Norwegian Luna, incluindo o Ocean Boulevard, o passeio ao ar livre de 46.000 pés quadrados que circunda todo o navio, aproximando os hóspedes do mar; o Vibe Beach Club, o lounge ao ar livre exclusivo para adultos; o Infinity Beach, que oferece vistas panorâmicas do oceano; e um amplo deque superior com camas de dia para aproveitar o sol.

Os hóspedes a bordo do Norwegian Luna também poderão desfrutar das novas experiências gastronômicas e de bar da classe Prima Plus, como o Sukhothai, o restaurante especializado em culinária tailandesa da empresa, com um menu eclético de pratos tradicionais e criativos, e o Indulge Food Hall, com 10 diferentes estações de comida, incluindo a Planterie, um local com opções à base de plantas. Entre os restaurantes especializados e de cortesia da NCL que retornam estão o Cagney’s Steakhouse; Le Bistro, o restaurante francês sofisticado; e o Onda by Scarpetta, o refinado restaurante italiano. Além das opções gastronómicas, os hóspedes podem deliciar-se em bares e lounges, como o Whiskey Bar, Belvedere Bar e Metropolitan, o moderno bar de coktails da NCL, que ganhou o prémio Vibe Vista de 2024 por “Melhor Cardápio de Bebidas.”

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
Distribuição

Viagens El Corte Inglés também nas Amoreiras

A nova agência de Viagens El Corte Inglés fica localizada no Amoreiras Shopping Center fazendo parte de um plano de expansão que visa abrir novos 10 pontos de Venda em Portugal até 2026.

Publituris

Viagens El Corte Inglés inaugurou, recentemente, uma nova agência de viagens no Amoreiras Shopping Center, reforçando a sua presença no mercado português com um espaço com um design mais contemporâneo, focado na digitalização e na melhoria da experiência do cliente.

“O ambiente foi cuidadosamente pensado para proporcionar um serviço personalizado e de excelência, com uma equipa de profissionais altamente qualificados, preparados para atender todas as necessidades dos clientes com a qualidade e o rigor que caracteriza a marca”, diz a marca com mais de 30 anos de presença em Portugal e que continua a “apostar em estratégias de crescimento e inovação”.

Com esta nova loja, Viagens El Corte Inglés não só reforça a sua presença em Lisboa, mas também apresenta um novo conceito de agência que pretende implementar em todo o país. Esta abertura faz parte de um Plano de Expansão de Viagens El Corte Inglés que visa abrir novos 10 pontos de Venda em Portugal até 2026. A aposta será por espaços mais modernos e tecnológicos, com localizações Premium, à semelhança da recente mudança de instalações em Ponta Delgada (S. Miguel, Açores) para o coração da cidade.

A nova loja situada no Amoreiras Shopping Center tem um horário de funcionamento de segunda a domingo das 10h00 às 23h00.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Impacto económico do turismo de golfe em Espanha atinge os 16MM€, em 2022

De acordo com os dados agora divulgados pela Real Federação Espanhola de Golfe (RFEG) e a Associação Espanhola de Campos de Golfe (AECG), Espanha recebeu 1,4 milhões de turistas de golfe, em 2022, correspondendo a uma subida de 17% face a 2018.

Victor Jorge

A Real Federação Espanhola de Golfe (RFEG) e a Associação Espanhola de Campos de Golfe (AECG) apresentaram, recentemente, as conclusões do “II Estudo sobre o Impacto Económico do Golfe em Espanha”, desenvolvido pela Universidade IE, confirmando, segundo os autores que o golfe “consolidou a sua posição como motor de desenvolvimento económico e crescimento do turismo em Espanha”.

Em 2022, Espanha recebeu 1,4 milhões de turistas de golfe, principalmente da Europa, o que representa um aumento de 17% em relação a 2018, referindo o estudo que os visitantes são atraídos “não só pela qualidade dos campos e pelo clima favorável, mas também pela gama de serviços que complementam a experiência desportiva”.

Quanto ao impacto económico do golfe em Espanha, as gastos diretas dos turistas de golfe atingiram 5.872 milhões de euros em 2022, mais 27,6% do que em 2019, valor que inclui alojamento, restauração, transporte e lazer, gerando, assim, “um efeito multiplicador na economia”.

No total, o impacto económico do turismo de golfe ascendeu a 14.152 milhões de euros, salientando os autores do relatório que, considerando os rendimentos diretos, indiretos e induzidos, as receitas totais geradas pela atividade dos campos de golfe e pelos gastos dos turistas atingiu 15.937 milhões de euros, em 2022.

Para além do seu impacto económico, o estudo faz referência à qualidade do emprego gerado pelo setor do golfe. Em 2022, foram criados 132.994 empregos, o que representa um aumento de 9,6% em relação a 2019. A maioria destes postos de trabalho foram contratos permanentes (93,4%), a tempo inteiro (94,7%), “valores que superam a média nacional e refletem uma aposta na estabilidade e sustentabilidade do emprego”, salienta o estudo.

“Este crescimento na criação de emprego e na qualidade dos postos de trabalho disponíveis não só impulsiona a economia, como também contribui para a mitigação da sazonalidade do turismo, uma vez que a época alta do golfe se distribui pelos meses da primavera e do outono, evitando a sobrelotação típica do verão e apoiando o desenvolvimento económico das comunidades locais ao longo de todo o ano”, destaca ainda o “II Estudo sobre o Impacto Económico do Golfe em Espanha”.

Turismo além do “green”
O estudo realizado pela Universidade IE para a Real Federação Espanhola de Golfe (RFEG) e a Associação Espanhola de Campos de Golfe (AECG) não só evidencia a importância do golfe enquanto atração turística, mas também como gerador de investimento. Desde a primeira edição do relatório, em 2018, o golfe tem demonstrado um progresso significativo em todos os indicadores económicos e turísticos em Espanha. Não só se registou um aumento do número de turistas e das suas despesas totais, como também se verificou um crescimento significativo do investimento imobiliário por parte dos turistas do golfe. Em 2023, os turistas de golfe eram proprietários de 382.755 casas em Espanha, com um valor total de 82.342 milhões de euros. “Este valor reflete a fidelização dos turistas de golfe que escolhem Espanha como destino de férias e desporto, e o seu impacto no setor imobiliário, contribuindo para a estabilidade do mercado e atraindo investimento estrangeiro”.

A Real Federação Espanhola de Golfe e a Associação Espanhola de Golfe instam as administrações públicas e as entidades privadas a “continuar a apoiar e a promover este setor, a fim de maximizar a sua contribuição para o bem-estar e a prosperidade de Espanha”. E concluem que, “através de iniciativas conjuntas e políticas favoráveis, o golfe pode continuar a ser uma referência na oferta turística espanhola e um modelo de sustentabilidade e qualidade”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.