Montevideu é sede do 1º Observatório de Direito do Turismo
O Turismo da ONU decidiu sediar o seu primeiro Observatório de Direito do Turismo na região das Américas. Foi em Montevideu, no Uruguai.
Foi inaugurada a sede do Observatório de Direito do Turismo para a América Latina e as Caraíbas, na Casa das Nações Unidas em Montevideu, Uruguai. A cerimónia contou com a presença do Presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou.
Publituris
2024: Portugal vai encerrar ano com mais de 27MM€ de receitas, 30 milhões de turistas internacionais e 80 milhões de dormidas
Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL
APAVT lança micro site “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”
Lufthansa abre nova rota para o Brasil
Viagens acessíveis “revolucionam” destinos e empresas, defende a ONU Turismo
As regras do poker para novos jogadores
Turismo Residencial rendeu 15MM€ em receitas fiscais em nove anos
SET confirmado no Congresso Internacional sobre os Caminhos de Santiago
Lufthansa Technik abre fábrica para reparar motores e outras componentes de aviões em Santa Maria da Feira
Regenerative Wine Fest volta à Herdade das Servas para 2.ª edição a 31 de maio de 2025
O observatório com foco questões jurídicas ligadas ao turismo é um projeto desenvolvido em conjunto pela ONU Turismo e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que visa implementar uma ferramenta digital pioneira, que inclui um banco de dados, “TurismoLex”, que compila a legislação turística da região da ALC, bem como uma sala de aula virtual, uma comunidade de práticas e indicadores de qualidade regulatória.
O Observatório representará um fórum interativo onde os setores público, privado e académico poderão trocar melhores práticas e discutir tendências legislativas no turismo na região.
Além disso, o este instrumento, de acordo com o Turismo da ONu, estabelece um marco de colaboração com prestigiosas instituições de ensino superior da área para realizar estudos, relatórios técnicos e criar grupos de trabalho que tratem do Direito do Turismo, respondendo às necessidades que Estados e operadores do setor possam apresentar.
Com este pano de fundo, o Observatório, que iniciará suas operações no início de 2025, terá como principais objetivos a melhoria da qualidade das regulamentações do turismo. Também servirá como um fórum técnico que promove a regulamentação adequada para a área, emitindo relatórios e estudos através dos quais as administrações, principalmente, podem desenvolver legislação adequada aos interesses do setor, facilitando assim a cooperação regulatória regional, melhorando as relações transfronteiriças e o desenvolvimento harmonioso da legislação do turismo.