Edição digital
Assine já
PUB

HiJiffy revela nova identidade da marca que reflete a mais avançada IA Conversacional para hotéis

Posicionamento inovador desafia hoteleiros a “Reimaginar a comunicação com os hóspedes.

Brand SHARE

HiJiffy revela nova identidade da marca que reflete a mais avançada IA Conversacional para hotéis

Posicionamento inovador desafia hoteleiros a “Reimaginar a comunicação com os hóspedes.

Brand SHARE
Sobre o autor
Brand SHARE
Artigos relacionados
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
Destinos
IATA: Procura por viagens aéreas cresce 8,1% em novembro à boleia da procura internacional
Aviação
Grupo Cosmos Portugal certificado pela Gestão da Qualidade
Distribuição
Costa Cruzeiros realiza primeiro reabastecimento de um cruzeiros com GNL no Dubai
Transportes
TAP lança promoção para começar “o ano nas nuvens” com preços desde 45 euros
Aviação
Macau é “Destino Preferido” da ECTAA em 2025
Distribuição
Etihad Airways lança tarifa promocional de 549 euros para reservas até domingo
Aviação
Aeroporto de Munique encerra 2024 com 41,6M de passageiros
Aviação
Cabo Verde Airlines cresce 78% em passageiros internacionais em 2024
Aviação
Brasil ultrapassou os 200 mil turistas portugueses em 2024
Destinos

A HiJiffy, hub de comunicação para hotéis alimentado por inteligência artificial, acaba de anunciar o seu novo posicionamento de marca e identidade visual, o qual reflete a missão da empresa de desenvolver a IA Conversacional mais avançada para a hotelaria.

O novo logótipo, que representa a capacidade que a plataforma tem de fornecer respostas instantâneas ao longo de toda a jornada do hóspede, é acompanhado por uma paleta de cores que remete para o universo da tecnologia, cuja adopção vem destacar o ADN inovador da HiJiffy.

Ecoando a aspiração da marca de procurar a conexão perfeita entre os hotéis e os seus hóspedes, o novo slogan da HiJiffy desafia os hoteleiros a “Reimaginar a comunicação com os hóspedes”.

Marcando o início de uma nova era para a empresa, a identidade visual e as diretrizes da marca – desenvolvidas internamente pela equipa de marketing – substituem as originais, inalteradas desde a fundação da HiJiffy em 2016.

“Esta evolução foi inevitável para elevar a HiJiffy a novos patamares. Aliando o nosso ADN inovador com uma marca premium vamos conseguir diferenciar-nos ainda mais, fator essencial para garantir que continuamos a atingir níveis de crescimento superiores a 100%, ano após ano.”
Tiago Araújo, CEO da HiJiffy

Trabalhando atualmente com mais de 1800 hotéis em mais de 50 países, as soluções da HiJiffy ajudam os hoteleiros a aumentar as suas receitas com reservas diretas e upselling, isto ao mesmo tempo que automatizam várias tarefas repetitivas, reduzindo custos operacionais e mitigando a escassez de pessoal.

A sua tecnologia de ponta já valeu à HiJiffy diversos prémios, entre os quais o reconhecimento da Organização Mundial do Turismo enquanto uma das empresas mais inovadoras no setor.

Pioneira em assistentes de voz e GPT-4 na hotelaria

A HiJiffy lançou o primeiro assistente de voz especializado em hotelaria em dezembro de 2022.

Representando um novo paradigma na comunicação com hóspedes por ser capaz de lidar com interações de voz complexas, o assistente virtual multilíngue utiliza frases completas e fornece respostas de voz instantâneas que imitam uma interação de tipo humano.

Mais recentemente, em março de 2023, a HiJiffy lançou o primeiro chatbot para hotéis alimentado por GPT-4, que utiliza o poder da Inteligência Artificial Generativa para lidar com questões e pedidos dos hóspedes com precisão e automatização incomparáveis.

Comunicação facilitada ao longo de toda a jornada do hóspede

A solução da HiJiffy permite que os hoteleiros aumentem a sua receita com reservas diretas e upselling, ao mesmo tempo que automatizam várias tarefas repetitivas de baixo valor acrescentado, reduzindo os custos operacionais e mitigando a escassez de pessoal.

“É importante realçar que não pretendemos eliminar o papel humano na hotelaria, mas sim canalizá-lo para atividades que realmente gerem valor acrescentado”, esclarece o CEO da HiJiffy.

• Pré-estadia
Na fase da pré-estadia, a IA da HiJiffy garante respostas instantâneas às questões dos hóspedes com taxas de automatização superiores a 85% em mais de 130 idiomas e nos diferentes canais de comunicação do hotel – desde o webchat no site ao Facebook ou WhatsApp, do Instagram ao Google My Business ou Telegram.

A solução permite que os hóspedes reservem de forma simples, rápida e 100% digital onde quer que estejam, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de interação humana e com total integração com os sistemas de gestão hoteleira.

• Em estadia

Durante a estadia, para além de facilitar a digitalização de processos como o check-in ou o check-out, a solução da HiJiffy permite aos hóspedes obter respostas instantâneas sobre o funcionamento do hotel – por exemplo, hora do pequeno-almoço ou como funciona o acesso ao parque de estacionamento – ou solicitar de forma simples e sem contacto qualquer tipo de serviço que o hotel ofereça: reserva de mesa no restaurante ou um tratamento no spa.

Adicionalmente, também automatiza o Serviço de Quartos, bem como outros tipos de pedidos relacionados com manutenção e limpeza do quarto, desde pedir toalhas novas ou solicitar a reparação do ar condicionado.

Além das campanhas de upselling, com a solução da HiJiffy os hotéis também podem difundir inquéritos de satisfação e desenvolver campanhas de promoção de reviews de forma automatizada.

Para descobrir mais sobre as soluções da HiJiffy, aceda a hijiffy.pt.

Artigos relacionados
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
Destinos
IATA: Procura por viagens aéreas cresce 8,1% em novembro à boleia da procura internacional
Aviação
Grupo Cosmos Portugal certificado pela Gestão da Qualidade
Distribuição
Costa Cruzeiros realiza primeiro reabastecimento de um cruzeiros com GNL no Dubai
Transportes
TAP lança promoção para começar “o ano nas nuvens” com preços desde 45 euros
Aviação
Macau é “Destino Preferido” da ECTAA em 2025
Distribuição
Etihad Airways lança tarifa promocional de 549 euros para reservas até domingo
Aviação
Aeroporto de Munique encerra 2024 com 41,6M de passageiros
Aviação
Cabo Verde Airlines cresce 78% em passageiros internacionais em 2024
Aviação
Brasil ultrapassou os 200 mil turistas portugueses em 2024
Destinos
PUB
Destinos

Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025

Para 2025, o Barómetro do Turismo IPDT revela que o setor se encontra confiante, com previsões otimistas para os principais indicadores, mas também evidencia desafios que exigem respostas estratégicas. No entanto, as estimativas apontam para 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 mil milhões de euros.

Publituris

Depois de um ano que se estima ser o melhor ano de sempre do turismo em Portugal, a 72.ª edição do Barómetro do IPDT revelam uma expectativa otimista para o desempenho do setor em 2025, apontando para um “crescimento sustentado” nos principais indicadores quando comparados aos valores alcançados em 2023.

Assim, no que diz respeito ao número de hóspedes, 56% dos inquiridos para este barómetro antecipam valores entre 30,1 e 33 milhões, superando os 30 milhões registados no ano de 2023 ano de comparação desta análise.

As dormidas, por sua vez, apresentam um cenário igualmente “promissor”, com 78% dos inquiridos a projetarem entre 75,1 e 81 milhões, superando as 77,2 milhões registadas em 2023. Este aumento sugere “não apenas uma maior procura, mas também uma possível extensão na duração média das estadias”.

Já no que respeita aos proveitos globais, 80% dos especialistas esperam valores entre 5,6 e 6,5 mil milhões de euros, ou seja, acima dos 5,7 mil milhões alcançados em 2023.

Os membros do Barómetro (44%) destacam “a melhoria contínua da oferta e dos serviços como o mais relevante, refletindo, assim, “a importância de continuar a investir na qualidade das experiências turísticas, adaptando-as às exigências crescentes dos viajantes”.

Outro ponto destacado neste barómetro prende-se com a “segurança e a estabilidade política e social”, em que num contexto global marcado por incertezas, Portugal continua a “beneficiar da perceção de ser um destino seguro e acolhedor, o que se traduz num ativo estratégico para atrair turistas internacionais”.

As infraestruturas, acessibilidades e a mobilidade aérea foram igualmente valorizadas, destacando 36% dos inquiridos “a necessidade de modernizar e melhorar as redes de transporte e promover uma mobilidade eficiente e sustentável”.

As “condições económicas e financeiras favoráveis”, também mencionadas por 36% dos especialistas, refletem “a importância de um contexto macroeconómico estável para a atratividade do setor turístico”.

Os desafios
E embora o cenário turístico nacional seja “encorajador e positivo”, o barómetro refere que o setor enfrenta “desafios” que podem “condicionar o seu desenvolvimento” em 2025. Desde logo, a “escassez de recursos humanos qualificados” destaca-se como o principal desafio, referido por 51% dos inquiridos, além do “aumento dos preços e a inflação” (apontados por 40%) que representam outro obstáculo importante.

A nível global, “a recessão económica e a conjuntura internacional”, os “conflitos internacionais e a instabilidade geopolítica” evidenciam o impacto de fatores externos no desempenho do turismo. Estes desafios são considerados “especialmente críticos” num setor tão dependente da mobilidade e das relações globais.

Por isso, a “segurança e a estabilidade política” são consideradas como uma “força de Portugal” e ganham ainda mais relevância como uma “salvaguarda num ambiente internacional marcado por incertezas”.

As apostas
Entre as prioridades, os inquiridos do barómetro, destacam a “promoção turística segmentada e a consolidação da imagem de Portugal como destino de excelência”, bem como a “diversificação e requalificação da oferta turística, com foco na sustentabilidade”.

Estas apostas refletem a necessidade de continuar a atrair “públicos qualificados”, enquanto se “amplia e melhora” a oferta para responder às tendências globais, como o “interesse em experiências autênticas e responsáveis”.

No capítulo dos recursos humanos, o aspeto transversal que surge entre as prioridades é a “captação e valorização” dos profissionais do setor, apontando-se a necessidade de

“melhorar as condições de trabalho e aumentar a competitividade dos serviços”, além de se defender “a formação e qualificação dos recursos humanos”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Convidados de honra presidem à cerimónia de anúncio da “Cimeira da ECTAA 2025 em Macau” e “Macau: Destino Prefefrido da ECTAA 2025”

Distribuição

Macau é “Destino Preferido” da ECTAA em 2025

A ECTAA e a Direção dos Serviços de Turismo de Macau (DST) lançaram uma campanha conjunta com a duração de um ano, apresentando Macau como um destino de viagem aos membros da ECTAA e à indústria europeia de viagens em geral.

Publituris

A Associação Europeia de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) e a Direção dos Serviços de Turismo de Macau (DST) iniciaram uma cooperação para promover Macau como o “Destino Preferido” da ECTAA para 2025. Esta parceria sublinha a importância estratégica do reforço dos laços comerciais e turísticos entre a Europa e a Ásia, promovendo o crescimento mútuo e a colaboração no sector global das viagens.

“O atrativo de Macau reside na sua capacidade de combinar perfeitamente a tradição com a modernidade, ao mesmo tempo que oferece uma porta de entrada para o mercado asiático em geral”, afirma Eric Drésin, secretário-geral da ECTAA. “A designação de Macau como o nosso ‘Destino Preferido’ para 2025 reflete a importância renovada das relações Europa-Ásia e o nosso compromisso em promover parcerias significativas para as empresas de viagens nestas regiões.”

Ao longo de 2025, a ECTAA e a DST irão aumentar a visibilidade do destino no mercado europeu. Isto inclui a partilha de promoções e informações, e viagens de familiarização com o objetivo de mostrar as diversas ofertas turísticas de Macau e o seu potencial estratégico como destino.

No âmbito desta parceria, a ECTAA irá realizar a sua reunião semestral em Macau, em junho, encontro que irá realçar a posição de Macau como “um centro dinâmico de turismo e negócios, servindo de ponte entre os mercados europeu e asiático”.

No comunicado, a ECTAA realça ainda o papel influente que a APAVT desempenhou nas ações que levaram à confirmação desta reunião bi-anual da ECTAA. Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destaca a “relação absolutamente especial” que a associação tem vindo a desenvolver com Macau, que culminará com a realização do 50.º Congresso nesta região em dezembro deste ano, num ano que a APAVT comemora o seu 75.º aniversário.

Por isso, Pedro Costa Ferreira reconhece que tal facto “inspirou-nos a fazer mais, trabalhando ativamente no reforço dos laços entre o Oriente e a Europa”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

PSP controlou 20,2 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses em 2024

A PSP controlou cerca de 20,2 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses no ano passado, mais 4,8% do que em 2023.

Publituris

Num comunicado de balanço anual da área da segurança aeroportuária e controlo fronteiriço, a Polícia de Segurança Pública (PSP) dá conta que controlou 20.222.469 passageiros nos aeroportos nacionais durante o ano passado, mais 935.110 (4,8%) do que em 2023.

A PSP destaca que só em dezembro de 2024 foram controladas nos aeroportos portugueses 1.215.669 pessoas.

No balanço a PSP apenas faz uma comparação com os passageiros controlados, não fazendo a comparação com os restantes indicadores uma vez que assumiu o controlo das fronteiras aéreas em outubro de 2023, quando o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi extinto.

No ano passado a PSP deteve 257 pessoas, sendo a maioria por fraude documental detetada à saída do país.

Nas fronteiras aéreas, a PSP intercetou 25.714 pessoas, recusou a entrada a 1.889 estrangeiros, recebeu 466 pedidos de proteção internacional (pedido de asilo) e recusou a entrada no país a 110 estrangeiros.

Da atividade operacional desenvolvida no âmbito da segurança aeroportuária e do controlo fronteiriço, a PSP realizou 101 escoltas nacionais e 43 escoltas internacionais, além de ter desenvolvido 100 processos de expulsão judicial e 42 processos de afastamento coercivo de estrangeiros.

No total, a PSP controla as fronteiras aéreas em nove postos de fronteira: Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Terceira, Santa Maria, São Miguel, Porto Santo e Beja.

Embora não sejam considerados postos de fronteira aérea, a PSP exerce ainda funções de controlo fronteiriço no Aeródromo de Tires e no Aeroporto da Horta.

Recorde-se que o SEF foi extinto em 29 de outubro de 2023, passando a PSP a ter as competências de vigiar, fiscalizar e controlar as fronteiras aeroportuárias, bem como a gestão dos centros de instalação temporária existentes nos aeroportos e fiscalização de estrangeiros no país.

Com o fim do SEF foi criada na PSP a Unidade Orgânica de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, que é responsável pelo controlo de entrada e saída de pessoas no país por via aérea e pela segurança nos aeroportos, tendo na sua dependência a esquadra de controlo de fronteira e a esquadra de segurança aeroportuária, que já existia.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Termalistur renova presidência da Associação das Termas de Portugal

As eleições para os órgãos sociais da Associação das Termas de Portugal (ATP) reconduziram a Termalistur – Termas de São Pedro do Sul na presidência da Direção.

Publituris

A Associação das Termas de Portugal (ATP) reconduziu a Termalistur – Termas de São Pedro do Sul na presidência da Direção, para o triénio 2025-2027.

Além da Termalistur – Termas de São Pedro do Sul, como presidente da Direção, a ATP elegeu o Município das Caldas da Rainha e o Município de Chaves como vice-presidentes. Fazem ainda parte do elenco da Direção, a VMPS – Águas e Turismo SA, o Município de Amarante, a Empresa das Águas do Gerês SA e a Termas da Piedade, Lda.

Para a Assembleia Geral, os associados escolheram a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira (presidente), a XIPU – Gestão e Administração de Activos, Lda. (vice-presidente) e a Empresa das Caldas da Saúde, Lda (vogal). Para o Conselho Fiscal foram eleitas a Sociedade termal de Unhais da Serra, SA (Presidente), o Município de Tondela (Vogal) e a Taipas Turitermas CIPRL (Vogal)

No programa de ação, a lista vencedora propõe um “reforço da representatividade e da proposta de valor da associação”, a “inovação e valorização das termas e do termalismo”, a “dinamização económica, social e financeira do setor”, a “reforço de conhecimento e de competências” e o “reforço da notoriedade, promoção, qualidade e sustentabilidade das termas e do termalismo”, entre outras medidas.

Victor Leal, representante da Termalistur – Termas de São Pedro do Sul, refere que a nova direção irá iniciar uma “ampla reflexão estratégica sobre o futuro do modelo de termalismo em Portugal, alicerçado na inovação e na sustentabilidade”.

Além disso, salienta que o novo mandato promoverá, junto das entidades competentes, “a indispensável mitigação dos constrangimentos e dos custos de contexto”, concluindo ainda que o trabalho incidirá em fazer com que as termas sejam “cada vez mais procuradas para tratamento de patologias crónicas e para experiências de lazer e bem-estar, promovendo dessa forma a sustentabilidade social e económica dos territórios termais”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Alojamento

Taxa de ocupação no Algarve perto dos 35% em dezembro

De acordo com os dados avançados pela AHETA, o último mês de 2024 viu a taxa de ocupação aumentar 3% face a igual mês de 2023.

Publituris

Em dezembro de 2024, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de um ponto percentual (p.p.) na taxa de ocupação quarto face ao mês homólogo de 2023.

Os dados provisórios divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) indicam que a taxa de ocupação quarto foi de 34,9%, 3% acima do valor verificado em igual mês de 2023.

Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o neerlandês (+1,2pp) e o alemão (+0,2pp), enquanto o mercado nacional registou uma descida homóloga de 0,4pp.

Já a estadia média foi de 3,3 noites, valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior, com as estadias médias mais prolongadas a serem do mercado norueguês, com 8,4 noites e do holandês, com 6,9.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Travel And Journey World Map With Point Mark Airplane Route Diagram Infographic Background Design Template

Destinos

As tendências em viagens e turismo para 2025, segundo a Amadeus

Com o início de mais um ano, a Amadeus lança um olhar sobre o futuro do setor do turismo a nível global no relatório “Travel Trends”, elaborado em colaboração com a Globetrender.

Publituris

De acordo com o “Travel Trends 2025” da Amadeus, realizado em colaboração com a Globetrender, são cinco as tendências principais a ter em conta para este ano que se inicia.

Viagens Nostálgicas
A nostalgia alimenta o surgimento de viagens que revivem tempos antigos, nos quais o passado ocupa um lugar central. Do regresso dos filmes e séries dos anos 90, à paixão da Geração Z pelas câmaras digitais, a cultura abraça o retro para onde quer que olhe.

De acordo com um inquérito realizado pela Crystal Ski Holidays, 60% dos britânicos tentaram recriar as suas viagens favoritas de infância com os seus filhos, com 90% a levar os seus filhos aos mesmos sítios que frequentavam quando eram jovens.

Experiências de voo personalizadas
Até 2025, as viagens aéreas atingirão novos patamares de personalização, combinando tecnologia inteligente com experiências de voo personalizadas. Embora muitos passageiros consumam conteúdos nos seus próprios dispositivos, as companhias aéreas estão a aumentar a aposta ao combinar entretenimento algorítmico com sistemas de bordo hiperpersonalizados que oferecem conteúdos atualizados – desde filmes e séries de televisão, a anúncios e artigos de compras personalizados para cada passageiro, nas suas preferências históricas (enquanto membros de programas de fidelização).

Hotéis com personalidade
Em 2025, os hotéis serão notícia por se tornarem cada vez mais destinos por direito próprio e o novo motivo para viajar. A especificidade dos serviços oferecidos e a integração plena nos ambientes e comunidades locais, permitirá a imersão dos hóspedes na cultura local, na história e na beleza natural do seu meio envolvente.

De acordo com a DataIntelo, o mercado global de Boutique Hotéis foi avaliado em 100 mil milhões de dólares, prevendo-se que atinja os 180 mil milhões de dólares, em 2032.

Ressurgimento da Ásia
Após anos de restrições de viagem, os viajantes estão ansiosos por redescobrir os tesouros culturais da Ásia. A China está a abrir as suas portas a milhões de pessoas ao expandir a isenção de vistos, e a Tailândia, com os seus novos vistos para nómadas digitais e um programa mais amplo de isenção de vistos para 93 países, deverá atrair um público global.

O relatório avança que, em 2025, “as viagens de entrada e saída de e para a da Ásia (e, mais significativamente, da China) deverão finalmente atingir os níveis anteriores a 2019 e abrirão totalmente este mercado ao mundo”.

A agência americana de notação de crédito Fitch Ratings estima ser “provável” que o turismo na Ásia regresse aos níveis pré-Covid durante o primeiro semestre de 2025, graças, em parte, “à desvalorização da moeda, que a torna mais acessível aos para os visitantes estrangeiros”.

A contribuir para este maior fluxo de turismo em direção à Ásia aparecem, por exemplo, a transmissão da segunda temporada da série televisiva sul-coreana “Squid Game”, que deverá aumentar ainda mais o interesse em viagens à Coreia do Sul; enquanto o programa Shōgun 2024 inspirou viagens históricas ao Japão (a segunda e a terceira temporada foram também encomendadas). Já o interesse pelo Japão estará centrado na realização da Expo 2025, que terá lugar em Osaka.

Olhando para o futuro, nos próximos 15 anos, a região Ásia-Pacífico será responsável por 50% do crescimento global de passageiros aéreos (segundo a IATA), impulsionada por um aumento da população de classe média, com oito em cada dez famílias a entrar nesta classe a nível mundial na próxima década.

Redescoberta pessoal
Enfrentando o cansaço digital, os viajantes procuram trocar a sua vida plena de ligações online por novas experiências, designadamente, as viagens para fazer novos amigos e até mesmo encontrar romance na vida real. De acordo com os dados de reservas da Amadeus, as viagens individuais de lazer aumentaram 15,6%, em 2023, em comparação com o ano anterior, com um aumento adicional de 9,2% em 2024.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Alojamento

Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE

Segundo avançam os dados disponibilizados pelo Eurostat, as reservas de alojamento realizadas via plataformas digitais totalizaram mais de 366 milhões de noites no 3.º trimestre do ano. No acumulado dos nove meses, totalizam quase 700 milhões.

Victor Jorge

Durante o 3.º trimestre de 2024, foram reservadas 366,2 milhões de noites através de plataformas digitais – Airbnb, Booking, Expdia ou Tripadvisor, entre outras – na União Europeia (UE), correspondendo a uma subida de 18% face a igual período de 2023, informa o Eurostat.

Os dados disponibilizados recentemente confirmam que os três meses do período em análise registaram aumentos. Em julho, registaram-se 135 milhões de reservas (+16,4%), enquanto em agosto o valor subiu para 152,2 milhões (+21,6%), reduzindo para 79 milhões (+14%).

A liderar este ranking, relativamente ao 3.º trimestre de 2024, aparece a França com 81,6 milhões de reservas, seguindo-se Espanha com 67,3 milhões, e Itália com 55,7 milhões, indicando o Eurostat que Portugal registou 18,9 milhões de reservas.

Já no acumulado dos primeiros nove meses de 2024, a entidade estatística europeia revela que na UE foram realizadas perto de 700 milhões de reservas em alojamento. Também nesta análise, a liderança pertence a França com mais de 157 milhões de reservas. Seguem-se Espanha com mais de 136 milhões e Itália com perto de 105 milhões. Portugal aparece com 37 milhões de reservas feitas via plataformas digitais de janeiro a setembro de 2024.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
Transportes

Grupo Norwegian fecha ano de 2024 com mais de 26 milhões de passageiros

No último mês de 2024, o grupo norueguês transportou 1,8 milhões de passageiros, divididos entre os 1,5 milhões da Norwegian e perto de 300 mil da Widerøe.

Publituris

O grupo Norwegian transportou, em dezembro de 2024, 1,8 milhões de passageiros, referindo que a capacidade aumentou em 24% face a igual período do ano passado.

Assim, das companhias pertencentes ao grupo norueguês, a Norwegian transporte perto de 1,5 milhões de passageiros, enquanto a Widerøe ficou perto dos 300 mil.

Já no total do ano 2024, o grupo informa que as duas companhias aéreas transportaram 26,4 milhões de passageiros.

Em comunicado, o grupo informa que a capacidade, neste mês de dezembro, foi de 2.491 milhões de assentos-quilómetros, 24% superior ao mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (medido em PKT) foi de 2.049 milhões de assentos-quilómetro, um aumento de 22% em relação a dezembro de 2023. A ocupação média foi de 82,2%, uma ligeira diminuição de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já a receita unitária foi ligeiramente inferior em comparação com o ano passado, principalmente devido a um aumento de 10% na duração média do transporte operado, tendo a Norwegian operador uma média de 73 aeronaves durante o mês de dezembro.

No caso da Widerøe, a capacidade (AKO) em novembro foi de 152 milhões de lugares-quilómetro, mais 2% do que no mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (PKT) foi de 111 milhões de lugares-quilómetro e a ocupação média de 73,3%, mais 2,6% do que em dezembro do ano passado.

A Widerøe estabeleceu um novo recorde de passageiros transportados em 2024, transportando 3,8 milhões de passageiros.

Na nota de imprensa, Geir Karlsen, CEO de Norwegian, reconhece que o mês de dezembro apresentou “uma série de desafios operacionais para a Norwegian, principalmente devido às condições climatéricas e a problemas operacionais em vários aeroportos na Europa e nos países nórdicos”.

Assim, a regularidade, ou seja, a percentagem de voos regulares operados, foi de 98,8%, um decréscimo de 0,7%, com a pontualidade (percentagem de voos que descolam no prazo de 15 minutos após a hora prevista), a registar um ligeiro aumento de 0,3% para 70,7%.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Companhias aéreas pagarão mais 234 milhões de euros pelo uso de SAF em Espanha

De acordo com as contas efetuadas pela Asociación de Líneas Aéreas (ALA) espanhola, as companhias aéreas terão, em 2025, um custo suplementar de 234 milhões de euros devido à utilização de SAF.

Victor Jorge

As companhias aéreas pagarão um custo adicional de 234,2 milhões de euros, em 2025, pela utilização de 2% de combustível de aviação sustentável (SAF), em Espanha, apelando a Asociación de Líneas Aéreas (ALA) a “incentivos à produção para aumentar o seu desenvolvimento e reduzir o seu diferencial de preço em relação ao combustível convencional”.

“Estamos empenhados no SAF como a solução mais eficaz a curto prazo para promover a sustentabilidade no setor da aviação, mas atualmente é um produto subdesenvolvido e o seu preço é elevado, entre 3 e 6 vezes mais caro do que o combustível convencional, pelo que a sua utilização aumentará consideravelmente os custos das companhias aéreas”, afirma o presidente da ALA, Javier Gándara, no site da associação.

Assim, Gándara exige a criação de “incentivos à sua produção [SAF] o mais rapidamente possível” para atenuar este aumento nos preços.

Recorde-se que este ano de 2025 marca o início da implementação do mandato de Bruxelas conhecido como “ReFuelEU Aviation”, que estabelece quotas para a utilização de SAF que variam entre 2%, em 2025, e 70%, em 2050.

Só neste ano de 2025, a fatura total pela utilização de 2% de SAF em Espanha será, pelas contas da ALA, de pouco mais de 332 milhões de euros, um valor que aumentará à medida que a quota deste combustível sustentável for progressivamente aumentada, especialmente quando for introduzida a utilização de SAF sintético ou eSAF, criado a partir de energias renováveis.

E, de acordo com as contas efetuadas pela ALA, o custo adicional para as companhias aéreas da UE, em 2030, quando a quota de SAF aumentar para 6% e for introduzido 1,2% de SAF sintético, ascenderá a cerca de 9,5 mil milhões de euros.

“É necessário que o governo apoie o transporte aéreo na sua transição ecológica, uma vez que se trata de um setor difícil de descarbonizar. É por isso que devem ser encorajadas as soluções que tornam possível esta transição, entre as quais a SAF”, refere Gándara.

Além disso, o presidente da ALA conclui que “o desenvolvimento do SAF é uma oportunidade para o país que vai para além do setor do transporte aéreo, uma vez que favorecerá a reindustrialização, a independência energética de Espanha e, se for bem feito, poderá tornar-se um país exportador global”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB

FOTO: VASCO CÉLIO/STILLS

Meeting Industry

Promoção externa do Algarve começa nos Países Baixos e termina na Suíça em janeiro

A Associação Turismo do Algarve (ATA) – agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos -, marcará presença uma dezena de eventos internacionais no primeiro mês de 2025.

Publituris

“Iniciar o ano de forma ambiciosa”. É desta forma que André Gomes, presidente do Turismo do Algarve define o início deste ano de 2025 que levará a Associação Turismo do Algarve (ATA) a participar numa dezena de eventos internacionais em janeiro.

A começar, a ATA participa feira Vakantiebeurs, de 8 a 12 de janeiro, a maior feira de turismo dos Países Baixos, direcionada a viajantes que procuram informações e inspiração para planear as suas férias.

Dos Países Baixos, e coincidindo com a Vakantiebeurs, a ATA, em colaboração com as regiões da Madeira e Açores, volta a participar em mais uma edição do Adventure Travel Show, em Londres, um evento exclusivamente dedicado ao turismo ativo e de aventura. Esta presença será feita na companhia de duas empresas associadas, especializadas neste segmento – BikeTours Portugal e Megasport -, que irão contribuir para promover o Algarve como um destino privilegiado para a prática de atividades ao ar livre e para atrair viajantes que procuram experiências autênticas em contacto com a natureza.

De 16 a 19 de janeiro, é a vez da Matka Nordic Travel, na Finlândia, feira que se destaca como uma montra para o setor de viagens e turismo na região nórdica, e da Ferien-Messe Wien, na Áustria, onde a participação tem como objetivo não só promover a diversidade da oferta do destino junto dos visitantes austríacos, mas também fomentar novas parcerias comerciais relevantes.

Dirigida ao consumidor final e uma das maiores feiras de turismo e lazer do mundo, a CMT, na Alemanha, irá contar com a presença do Algarve, de 18 a 26 de janeiro. E de 22 a 23 do primeiro mês do ano, será a vez da 45.ª FITUR, em Madrid, onde pela proximidade e pelo papel fundamental que desempenha ao nível da conectividade e da colaboração entre profissionais de turismo, a feira é estratégica para o Algarve.

De Madrid, a ATA segue rumo à Irlanda para participar na gala de prémios dos Irish Travel Industry Awards, fazendo-se acompanhar, a 23 de janeiro, de alguns associados, numa oportunidade considerada relevante para reforçar a ligação do Algarve ao mercado irlandês e para proporcionar um importante momento de networking com operadores turísticos e jornalistas especializados.

Também na Irlanda, mas de 24 a 26 de janeiro, será a vez da Holiday World Show receber um espaço dedicado à promoção da diversidade da oferta turística da região do Algarve. E ao mesmo tempo que participa na FESPO & Golfmesse Zürich 2025, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, a ATA marca presença no workshop Break the ICE, em Bruxelas. Se no segundo caso o Break the ICE é um workshop para profissionais do setor que vai reunir fornecedores especializados e potenciais clientes europeus e onde o Turismo do Algarve vai ter a possibilidade de reunir com 25 potenciais clientes de mercados como o Benelux, entre outros, no último evento do mês, a região levará o que de melhor tem para oferecer no golfe, turismo de natureza e nas atividades ao ar livre até Zurique.

“Estas iniciativas, focadas na promoção da diversidade e qualidade da oferta da região, refletem a nossa estratégia e compromisso contínuo de posicionar o Algarve como um destino versátil e atrativo, capaz de superar as expectativas dos viajantes e de atender às exigências dos mercados globais”, destaca André Gomes.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.