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Etihad Airways lança tarifa promocional de 549 euros para reservas até domingo

A oferta da Etihad Airways é válida para reservas até domingo, 12 de janeiro, aplicando-se a viagens desde Lisboa que decorram entre 15 de janeiro e 31 de maio de 2025.

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A Etihad Airways lançou uma tarifa promocional de 549 euros para voos à partida de Lisboa para Abu Dhabi, que é válida para reservas realizadas até domingo, 12 de janeiro, informou a companhia aérea, numa nota enviada à imprensa.

“Reserve a sua aventura ensolarada em Abu Dhabi, com a Etihad Airways, para ter memórias inesquecíveis a partir de 549 euros, partindo de Lisboa”, lê-se na informação divulgada.

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A tarifa promocional da Etihad Airways é válida para viagens que decorram entre 15 de janeiro e 31 de maio de 2025, em classe económica e transportando apenas bagagem de mão.

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A promoção está, contudo, sujeita à disponibilidade de lugares, existindo igualmente alguns período de blackout. Mais detalhes, através dos GDS.

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Vueling aumenta capacidade entre Portugal e Espanha em 19% para o verão

Portugal é um dos destinos europeus que vão contar com aumento de capacidade da Vueling no próximo verão, uma vez que a companhia aérea do Grupo IAG pretende reforçar a sua posição no mercado doméstico e europeu, fortalecendo as rotas de Barcelona

A Vueling vai aumentar em 19% a capacidade dos seus voos entre Portugal e Espanha, avança o jornal espanhol Hosteltur, que diz que a companhia aérea do Grupo IAG vai contar com mais cinco aeronaves, aumentando em mais de um milhão o número de lugares oferecidos para o verão.

O Hosteltur diz que a Vueling pretende reforçar a sua posição no mercado doméstico e europeu, fortalecendo as rotas de Barcelona, o que prevê um reforço da capacidade para vários destinos na Europa.

Além de Portugal, a Vueling vai também aumentar em 16% o número de lugares disponíveis nos voos para o  Reino Unido e em 13% para Itália, assim como em 17% no caso dos Países Baixos.

No total, a Vueling vai disponibilizar, este verão, 27,2 milhões de lugares em toda a sua rede, número que representa um aumento de 6% face a igual período do ano passado, ou seja, mais de um milhão de lugares a mais que no verão de 2024.

A nível doméstico, a companhia aérea vai disponibilizar mais de 250.000 assentos, o que representa um crescimento de 3,2% face ao disponibilizado nos voos da Vueling em Espanha, no verão do ano passado.

A Vueling pretende fortalecer as rotas de Barcelona, onde vai passar a contar com com três das cinco novas aeronaves que são esperadas neste início de ano, o que permite oferecer mais 9,1% de lugares à partida da capital catalã.

No total, a Vueling vai disponibilizar 16 milhões de lugares nas rotas de Barcelona, a partir de onde existem ligações a mais de 90 destinos, dos quais 70 serão internacionais e mais de 20 nacionais.

No verão, a Vueling vai ainda reforçar o número de frequências em 105 rotas domésticas e europeias, estando ainda prevista a abertura de algumas novas rotas em território espanhol, assim como o lançamento de novas operações entre Londres-Heathrow,  Santiago de Compostela e Bilbao, em ambos os casos com sete voos por semana.

O Hosteltur lembra ainda que, no ano passado, a Vueling transportou 33 milhões de passageiros de e para aeroportos espanhóis, 15,25 milhões dos quais no mercado doméstico

 

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Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola reforçam promoção turística transfronteiriça

Entre as principais novidades, está uma apresentação estratégica para o mercado ibérico que vai decorrer durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, assim como várias ações promocionais em Lisboa e Madrid, além de um encontro empresarial em Elvas.

As regiões de turismo do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola apresentaram quinta-feira, 23 de janeiro, as “iniciativas previstas para este ano na sua estratégia conjunta de promoção turística, que visa fortalecer a colaboração transfronteiriça a este nível”.

Num comunicado conjunto enviado à imprensa, as três regiões revelam que a apresentação, que teve lugar na FITUR 2025, contou com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo português, entre várias outras personalidades de relevo das três regiões.

Entre as principais novidades, está uma apresentação estratégica para o mercado ibérico que vai decorrer durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, assim como várias ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral.

Previsto está ainda um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.

“A promoção conjunta é um processo que começámos há alguns anos, com o pressuposto de que estes são territórios que têm continuidade de território e de culturas e que estão na maior placa recetora de turistas do mundo, que é Portugal e Espanha. São regiões que têm as suas singularidades mas que, com os seus produtos turísticos, com as suas povoações, a sua gastronomia e vinho, fazem parte de uma combinação perfeita de territórios”, afirmou Pedro Machado, durante a apresentação.

A cooperação transfronteiriça foi ainda destaque no “Encontro Gastronómico – Alentejo e Centro de Portugal com Extremadura”, que, segundo a informação divulgada, “refletiu a riqueza culinária das três regiões”.

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FITUR 2026 já tem país convidado: México

A 46.ª edição da FITUR já tem país convidado. Em 2026 será o México a potenciar o posicionamento internacional, impulsionar o potencial promocional a oferta turística e projetar-se para o mundo turístico.  

tagsFITUR

México será o país convidado da Feira Internacional de Turismo FITUR 2026. A assinatura do acordó, no stand do México, durante o segundo día da feira, e permitirá ao país potenciar o seu posicionamiento internacional, impulsionar o potencial promocional da sua oferta turística e projetar-se para o mundo.

Esta aliança marca um ponto importante na trajetório turística do México que, até novembro de 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografía (INEGI) do país, recebeu mais de 40 milhões de turistas internacionais, fazendo com que “consolide a posição como um dos destinos internacionais mais visitados do mundo”, explicou Josefina Rodríguez Zamora, secretaria de Turismo do Governo do México.

Durante este ano de 2025 e durante a FITUR 2026, o México maximizará a plataforma da FITUR para mostar as riquezas culturais, patrimoniais e gastronómicas dos 32 estados e 177 “Vila Mágicas”, concluindo Josefina Rodríguez Zamora “que o país estará representado na sua plenitude para construir Pontes entre nações irmãs, com o objetivo de gerar riqueza e prosperidade para todos e contribuir para o desenvolvimento das comunidades e gente do México”.

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Presidente senegalês exige reforço da segurança dos locais turísticos

O Chefe de Estado senegalês, Bassirou Diomaye Faye, pediu o reforço urgente da segurança dos locais turísticos, dias após o assalto a um dos maiores hotéis do país, o RIU Baobab em Pointe Sarène, onde se concentra grande parte da operação turística proveniente de Portugal.

Segundo um comunicado de imprensa do Conselho de Ministros do Senegal, enviado à Agence France-Press (AFP), o Presidente da República sublinha “a urgência do reforço das medidas de segurança para todas as zonas e todos os locais e estabelecimentos turísticos do Senegal, reorganizando nomeadamente a polícia turística”, unidade especialmente dedicada à vigilância destes locais. Bassirou Diomaye Faye, que chegou ao poder em 2024, afirma querer fazer do turismo um setor estratégico no plano de desenvolvimento do seu país. Pediu ao seu governo que tomasse todas “as medidas necessárias para consolidar a revitalização do sector e a promoção dos locais e potencial turístico do Senegal”.

Refira-se que homens encapuzados e armados invadiram, durante a noite de sábado para domingo (18/19 de janeiro), o hotel RIU Baobab, levando uma quantia de cerca de 12 milhões de francos CFA (cerca de 18.300 euros). Este acontecimento violento, que não causou mortos nem feridos, é excecional no Senegal, um país conhecido pelas suas belas praias e pela sua estabilidade, onde o turismo constitui um sector chave, um forte fornecedor de empregos, avança a imprensa internacional.

Após o roubo perpetrado em Riu Baobab, a calma voltou. As operações continuam a decorrer normalmente, garantem os responsáveis ​​do cinco estrelas que opera em regime do tudo incluído, através de comunicado de imprensa. Estes falam de “um ato isolado que não reflete a realidade da segurança e da hospitalidade no Senegal”.

Na verdade, ainda citando o comunicado da unidade hoteleira, o incidente reforçou a determinação deste hotel em manter um ambiente seguro e em oferecer serviços de qualidade de acordo com os seus padrões internacionais, para que os hóspedes possam continuar a desfrutar da sua estadia num ambiente tranquilo e protegido, o auge da sua confiança.

Após o incidente, o ministro do Turismo e Artesanato do Senegal, Mountaga Diao, acompanhado por uma grande delegação governamental, visitou pessoalmente o hotel. Esta visita “permitiu reafirmar o compromisso das autoridades senegalesas em garantir a segurança dos locais turísticos e em manter a reputação do país como destino hospitaleiro e seguro”, notam os gestores do RIU Baobab, para sublinhar, igualmente, que uma equipa de gendarmes está presente 24 horas por dia no estabelecimento. “Estes agentes estão a trabalhar em estreita colaboração com a equipa de segurança da RIU para garantir a tranquilidade e segurança dos hóspedes e funcionários até novo aviso”, acrescenta a administração. Ao mesmo tempo, foram implementadas medidas adicionais, incluindo o aumento do pessoal de segurança nas áreas hoteleiras, bem como durante eventos especiais e conferências.

O hotel RIU Baobab é a menina bonita do turismo na Petite-Côte. Com os seus 522 quartos já operacionais e um programa global que prevê 1.024 quartos para um investimento total de mais de 92 mil milhões de francos CFA, este estabelecimento é uma montra da atratividade turística do país.

 

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Marcelino Gildo Alberto é o novo presidente da LAM

Marcelino Gildo Alberto substitui Américo Muchanga, que liderava a LAM desde julho de 2024 e que foi recentemente empossado ministro das Comunicações e Transformação Digital do novo Governo de Moçambique.

A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique nomeou um novo presidente, passando a ser liderada por Marcelino Gildo Alberto, que substitui Américo Muchanga, que liderava a companhia aérea desde julho de 2024 e transitou para o novo Governo moçambicano.

De acordo com a Lusa, a nomeação de Marcelino Gildo Alberto foi decidida em assembleia-geral extraordinária e entrou em vigor esta quarta-feira, 22 de janeiro, uma vez que o anterior presidente da LAM foi recentemente empossado como ministro das Comunicações e Transformação Digital do novo Governo de Moçambique.

A Lusa lembra que Marcelino Gildo Alberto é o terceiro presidente da LAM em menos de um ano, depois de Américo Muchanga e Theunis Crous, sendo que este último pertencia à Fly Modern Ark (FMA), um empresa sul-africana que tinha sido contratada para recuperar a LAM.

O novo presidente da companhia aérea de bandeira de Moçambique já tinha ocupado o cargo de presidente do conselho de administração da estatal Eletricidade de Moçambique (EDM), tendo sido exonerado em julho de 2024.

Recorde-se que a LAM voa, atualmente, para 12 destinos domésticos e regionais, como Joanesburgo, Dar-Es-Salaam, Harare, Lusaka, e Cidade do Cabo, sendo a rota para Lisboa a única internacional operada pela companhia aérea moçambicana, que tem enfrentado sucessivos problemas operacionais.

 

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Classificação do moliceiro e carpintaria naval como Património Cultural Imaterial dá mais um passo

A decisão final sobre a inscrição do “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” à lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade que Necessita de Salvaguarda Urgente, será conhecida em dezembro deste ano, durante a 20.ª sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO, que decorrerá em Nova Delhi, Índia.

Esta revelação foi feita por José Eduardo de Matos, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que apresentou uma retrospetiva do trabalho desenvolvido desde 2019 em torno desta candidatura à UNESCO, durante o evento “Cuidar e Valorizar o Património Cultural Imaterial em Portugal”, que decorreu na cidade de Aveiro.

O encontro reuniu especialistas, autarcas e entidades nacionais para debater estratégias de preservação e valorização do património cultural imaterial, com especial destaque para a candidatura do “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro”, processo liderado pela CIRA e atualmente em avaliação pela UNESCO.

O evento, dinamizado no âmbito do 2.º aniversário da inscrição do Barco Moliceiro no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, contou com as presenças, na sessão de abertura de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Joaquim Manuel Baptista, presidente do CIRA, e Maria Antónia Amaral, Chefe de Divisão de Cadastro, Inventário e Classificação do Património Cultural, que reforçaram a importância do trabalho colaborativo para a salvaguarda do património imaterial.

José Eduardo de Matos, secretário executivo da CIRA, apresentou uma retrospetiva do trabalho desenvolvido desde 2019 em torno da candidatura à UNESCO, destacando que a decisão final sobre a inscrição na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade que Necessita de Salvaguarda Urgente, que se espera ser “positiva” será conhecida em dezembro de 2025, durante a 20.ª sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO, que decorrerá em Nova Delhi, Índia. Um dos objetivos, obtendo aquela classificação, é beneficiar da ação da UNESCO em proteger os bens patrimoniais dotados de um valor universal excecional.

O evento incluiu painéis temáticos que abordaram diferentes perspectivas sobre a preservação do património cultural imaterial.

Num dos painéis, Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, partilhou a experiência da preservação da Pesca nas Pesqueiras do Rio Minho. Moderado por António Jorge Costa, presidente do IPDT, o painel destacou como a classificação no Inventário Nacional foi crucial para garantir não só a preservação desta prática, mas também para iniciar um processo interno de reflexão sobre o seu futuro.

Num outro painel Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal, e Maria Manuel Gantes, do Turismo do Alentejo e Ribatejo, debateram o papel do turismo na salvaguarda e valorização do património imaterial. Os intervenientes destacaram que o turismo, quando bem planeado, é um motor fundamental para a preservação cultural, especialmente quando integra tradições locais de forma autêntica, permitindo aos visitantes uma imersão profunda na cultura dos destinos.

Na sessão de encerramento, Joaquim Manuel Baptista, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, reafirmou o compromisso da entidade em liderar projetos que garantam a salvaguarda do património cultural imaterial como um dos recursos mais preciosos da região.

“A salvaguarda do património imaterial não é apenas um dever cultural, mas também uma oportunidade para fortalecer a identidade da região e promover um desenvolvimento sustentável” afirmou.

Todas as intervenções destacaram a necessidade urgente de medidas que garantam a continuidade da construção artesanal do barco moliceiro, fundamental para preservar a autenticidade cultural da região. O barco moliceiro não é apenas um símbolo de Aveiro, mas também uma peça fundamental do património cultural imaterial de Portugal, foi ainda defendido nos discursos.

“A salvaguarda do património cultural imaterial é essencial para a preservação das tradições e identidades culturais que definem as comunidades em Portugal e no mundo. Proteger o património imaterial é garantir que as gerações futuras possam continuar a beneficiar dos saberes e costumes que moldam a identidade de cada comunidade”, informa a CIRA em comunicado.

O evento encerrou com a reafirmação do compromisso das entidades presentes em promover o barco moliceiro como um ícone da cultura portuguesa, projetando-o para o futuro enquanto recurso cultural e turístico de excelência.

Conforme avança o IPDT nas redes sociais, desde 2021, que tem acompanhado e prestado assessoria a este projeto, com o objetivo de valorizar e preservar a arte e o saber-fazer dos mestres construtores e pintores da Região de Aveiro, que, todos os dias, ao longo de gerações, têm criado uma das embarcações mais belas do mundo.

Em 2022, lembra que este foi inscrito no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, com o registo de salvaguarda urgente. Desde o início, a ambição deste projeto tem sido alcançar o reconhecimento como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Após a submissão da candidatura, aguarda-se a decisão da organização, que será anunciada em dezembro de 2025.

 

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CIFFT e ONU Turismo unem esforços para promover publicidade turística mais sustentável

O Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT) e a ONU Turismo formalizaram o compromisso conjunto com a promoção práticas sustentáveis nas indústrias do turismo e da publicidade, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A assinatura do memorando de entendimento decorreu durante a FITUR 2025.

O documento, assinado pelo Secretário-Geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, e pelo diretor do CIFFT, Alexander V. Kammel, reforça o empenho das organizações em promover práticas sustentáveis no turismo e em utilizar o poder do storytelling audiovisual para inspirar mudanças na indústria.

O acordo tem como foco promover práticas de produção sustentável na criação de conteúdos audiovisuais de turismo e fomentar um modelo de promoção turística mais responsável e consciente. O objetivo é também impulsionar a inovação na comunicação turística, apoiando marcas, destinos e serviços no desenvolvimento de estratégias de vídeo marketing que respeitem os princípios de sustentabilidade e turismo responsável.

“A comunicação turística vai além de apresentar destinos. Trata-se de impulsionar ações concretas para um setor mais sustentável. Ao unir forças com o nosso membro afiliado CIFFT, podemos redefinir os padrões de promoção e publicidade audiovisual responsável no turismo,” afirmou Zurab Pololikashvili.

No mesmo dia, o CIFFT assinou um memorando de entendimento com a agência criativa espanhola Normmal, consolidando uma parceria focada em incentivar a sustentabilidade nas indústrias do turismo e da publicidade. Este acordo estabelece a Normmal como um parceiro estratégico na redefinição dos padrões da publicidade turística, com um compromisso com abordagens ambientalmente conscientes e visionárias.

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Cabo Verde: Terminal de Cruzeiros do Mindelo pronto no final de março

A entrega das obras do Terminal de Cruzeiros do Mindelo (São Vicente – Cabo Verde) está prevista para o final do mês de março, ainda no decurso da atual temporada de cruzeiros que se prolonga até maio.

Esta garantia foi transmitida ao ministro cabo-verdiano do Mar, Jorge Santos, que visitou as obras que estão na reta final, pelo presidente do Conselho de Administração da ENAPOR, Ireneu Camacho.

“O Terminal, neste momento, está pronto para atracar navios de cruzeiros”, assegurou o executivo, observando que se está a terminar as obras terrestres – da gare e também os arranjos exteriores da praça, que vai ser uma das praças da cidade do Mindelo, aberta ao público, com o seu anfiteatro, para se ter melhores condições para receber os cruzeiristas que vão chegar à ilha, adiantando que, “em abril teremos todas as condições para receber os navios de cruzeiros”.

O governante está confiante que a economia de São Vicente e do país vão ganhar com a entrada em funcionamento do Terminal de Cruzeiros.

 

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Linha +Interior Turismo vai apoiar novos projetos

O Turismo de Portugal promove, nos dias 30 e 31 de janeiro, em Almodôvar e Viana do Castelo, respetivamente, sessões de assinatura de contratos de projetos aprovados no âmbito da Linha +Interior Turismo, a serem desenvolvidos em territórios de baixa densidade. Ambas as sessões contarão com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que fará os encerramentos.

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A cerimónia, no dia 30 de janeiro, às 16h00, em Almodôvar, decorre no Salão Nobre do Município. A abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Manuel Bota, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, seguindo-se a apresentação dos três projetos a apoiar e a assinatura dos respetivos contratos.

Já a de Viana do Castelo, segundo o Turismo de Portugal, está agendada para as 11h00 do dia 31 de janeiro, na Fortaleza de Santiago da Barra, e contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, antes de serem apresentados os sete ​projetos e da assinatura dos respetivos contratos.

Refira-se que a Linha +Interior Turismo conta com uma dotação de 20 milhões de euros e está direcionada para apoiar entidades públicas, associações e fundações. O programa, conforme avança o Turismo de Portugal, visa fomentar projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior, valorizando recursos e ativos locais, promovendo estratégias inovadoras e gerando novos níveis de atratividade turística, contribuindo para impulsionar a dinamização social e económica das comunidades locais.

 

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Lusanova promove webinar sobre a Madeira dia 27

Em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, o operador turístico Lusanova promove uma formação via online, na próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, pelas 10h30, para apresentar a programação deste ano para a região.

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O operador turístico apresenta uma diversificada oferta de pacotes turísticos para a Madeira e Porto Santo, com duração entre duas a seis noites. Além das opções de ‘Fly and Drive’, “Aventura” ou em circuito, que são válidos para viagens durante todo o ano, a Lusanova disponibiliza também pacotes para a Festa da Flor no Funchal, entre outros.

Os agentes de viagens interessados podem aceder ao webinar aqui.

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