Foto: David Dyson
Modernização de Heathrow acelera com plano de investimento de 2,8 mil milhões de euros
O aeroporto de Heathrow vai investir 2,8 mil milhões de euros nos próximos dois anos com o objetivo de continuar a progredir e a prestar melhores serviços aos passageiros e às empresas.
Victor Jorge
“A palavra de ordem para 2025 é produtividade”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT
“Temos de ter em conta a instabilidade política e económica em países marcantes na Europa”, Francisco Calheiros, presidente da CTP
Mercado das Viagens reuniu gerentes das lojas para balanço de 2024 e perspectivas para 2025
Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais acelera em novembro
Novo Hotel Royal Horizon Ponta Sino no Sal entra na programação da Soltrópico
Na FITUR: Sabre vai apresentar a sua plataforma multifuente e soluções impulsionadas por IA
Docentes da ESHTE representam Portugal no fórum mundial de gastronomia científica
TAP é a companhia aérea mais segura da Europa segundo a Airline Ratings
Aeroportos de Portugal oferecem mais de 500 oportunidades de emprego
Lusanova25 vai formar agentes de viagens em 12 cidades entre janeiro e fevereiro
O aeroporto de Heathrow anunciou um plano de investimento acelerado de 2,3 mil milhões de libras (cerca de 2,8 mil milhões de euros) para modernizar o aeroporto nos próximos dois anos, com um aumento de quase 250 milhões de libras em relação às estimativas anteriores
Os responsáveis da principal infraestrutura aeroportuário do Reino Unido avançam que este investimento “assegurará que o único aeroporto central e porta de entrada internacional do Reino Unido continua a progredir e a prestar melhores serviços aos passageiros e às empresas”.
Os 2,8 mil milhões de euros serão utilizados para melhorar as capacidades em todos os terminais, incluindo a entrega de bagagens e projetos para apoiar partidas e chegadas pontuais. O programa de investimento “melhorará o serviço, a resiliência, a experiência dos passageiros e a sustentabilidade para todos os passageiros em Heathrow”, referem ainda os responsáveis.
O projeto “Independent Journeys”, por exemplo, irá capacitar os passageiros que necessitem de apoio adicional e dar-lhes a possibilidade de viajar da forma mais independente possível em todo o aeroporto. Os projetos de viagens ativas incentivarão as deslocações de bicicleta e a pé para o aeroporto e entre terminais, prevendo-se a sua conclusão em 2027.
“Para concretizar a estratégia industrial do Reino Unido e apoiar as indústrias que dependem da conectividade global de Heathrow, é fundamental que a porta de entrada internacional do Reino Unido para o comércio e o turismo esteja preparada para o futuro”, salientam os responsáveis da infraestrutura aeroportuária.
Estes investimentos ao longo dos próximos dois anos impulsionarão o crescimento económico em todas as partes do Reino Unido, permitindo simultaneamente que Heathrow – o aeroporto com as melhores ligações do mundo – continue a oferecer serviços aos passageiros e às companhias aéreas.
Thomas Woldbye, diretor-executivo de Heathrow, refere que “Heathrow é a porta de entrada do Reino Unido para o mundo e, em última análise, a porta de entrada do país para o crescimento”. Por isso, frisa que este anunciou “confirma que continuaremos a investir mais de mil milhões de libras de dinheiro do setor privado todos os anos no aeroporto para oferecer as instalações que as nossas companhias aéreas e passageiros desejam, ao mesmo tempo que impulsionamos a economia do Reino Unido e criamos oportunidades para as empresas de todo o país”.
Este anúncio surge no momento em que o Relatório de Impacto do Investimento de Heathrow descreve como o aeroporto efetuou investimentos significativos no aeroporto em 2024, atingindo 1,1 mil milhões de libras (cerca de 1,3 mil milhões de euros) e beneficiando mais de 1 100 parceiros da cadeia de abastecimento no Reino Unido. O investimento de 191 milhões de libras para atualizar as vias de segurança ao longo de 2024, por exemplo, assegurou que Heathrow está preparado para o aumento da procura esperado durante o período de Natal e continua a centrar-se na experiência dos passageiros, tornando o aeroporto mais inteligente e mais fácil para os passageiros e um local de trabalho ainda melhor.
Os investimentos planeados totalizam 1,05 mil milhões de libras na infraestrutura do aeroporto, em 2025, e mais 1,29 mil milhões de libras a investir em 2026.