Pipadouro fecha ano de 2024 com aumento de 42% no número de passageiros
Operadora de iates vintage no Douro quebrou recordes em 2024, com um aumento de 42% no número de passageiros, tendo recebido turistas de 26 nacionalidades.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A Pipadouro, operadora duriense de turismo fluvial de luxo, atingiu máximos históricos em 2024, registando um aumento de 42% no número de passageiros ao longo dos últimos 12 meses. Pelo segundo ano consecutivo, a operadora celebra um recorde de ocupação, com mais de dois milhares (2.064) de clientes a bordo dos dois iates vintage dos anos 50 e 60: Friendship I e do Pipadouro II.
Relativamente aos mercados, a Pipadouro continua a distinguir-se nos mercados nacionais e internacionais, recebendo turistas de 26 nacionalidades distintas em 2024. Os clientes internacionais garantem predominância (80%) nas viagens a partir do cais do Pinhão, em rotas que podem ir do Porto a Barca D’Alva, e os turistas norte-americanos reforçam a clara posição de liderança, passando de um terço em 2023 para mais de 40% (43,4%) de ocupação no último ano, nos dois iates da operadora, valorizados pelas agências de viagens que trabalham com o mercado de alto rendimento dos Estados Unidos da América.
Norte-americanos, portugueses (20%) e brasileiros (12,9%) ocuparam o pódio entre os clientes dos programas de Vintage Wine Travel da Pipadouro em 2024, destacando-se igualmente a presença de turistas de Reino Unido, Espanha, México, Suíça, Canadá, Índia, França, África do Sul, Austrália, Polónia, Itália, Equador, Rússia, Bélgica, China, Jordânia, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, República Checa, Noruega e Singapura.
“2024 foi um ano extraordinário”, admite Ana Clara Silva, diretora de Operações da Pipadouro, salientando, ainda que, ao longo dos últimos meses, “garantimos o aumento de lotação do Friendship I e introduzimos novos programas, sempre com a intenção de oferecer experiências personalizadas, associadas a um serviço de alta qualidade”.
Assim, Ana Clara Silva refere que “continuaremos a inovar em 2025, com sentido de responsabilidade e um desejo inabalável de mostrar ao mundo a incomparável beleza e riqueza do Douro Valley”.
De referir que a Pipadouro realizou um total de 415 programas ao longo do último ano, mais 116 que em 2023, apresentando uma variação positiva de 39%. Os programas exclusivos tailor-made, ao gosto e medida de cada cliente (34%), as partidas regulares (27%) e “Um Dia no Douro” (18%), que consiste em duas horas de navegação com visita e almoço harmonizado em quintas emblemáticas, foram os mais procurados pelos clientes em 2024, cumprindo o propósito de divulgação e valorização dos melhores vinhos e produtos regionais.