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Com um dezembro igual a 2023, ano 2024 será o melhor de sempre para o turismo português

O ano de 2024 terminou com o Instituto Nacional de Estatística (INE) a dar conta que a atividade turística em Portugal continuou a crescer em novembro. Caso se atinjam os números do último mês de 2023, o ano de 2024 baterá todos os recordes no alojamento turístico em Portugal.

Victor Jorge
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Com um dezembro igual a 2023, ano 2024 será o melhor de sempre para o turismo português

O ano de 2024 terminou com o Instituto Nacional de Estatística (INE) a dar conta que a atividade turística em Portugal continuou a crescer em novembro. Caso se atinjam os números do último mês de 2023, o ano de 2024 baterá todos os recordes no alojamento turístico em Portugal.

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O setor do alojamento turístico registou 2,2 milhões de hóspedes e mais de 5 milhões de dormidas em novembro de 2024, correspondendo a subidas de 14% e 9,8%, respetivamente (+3,7% e +2,5% em outubro de 2024, pela mesma ordem), avançaram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados no último dia de 2024.

Isto faz com que no 11.º mês de 2024 se tenham atingido os 29.733143 hóspedes e 76.143.476 de dormidas. Ou seja, caso se alcancem, em dezembro de 2024, os números de igual mês de 2023, o turismo, em Portugal, terminará o ano com mais de 31 milhões de hóspedes e ultrapassar-se-á a 80 milhões de dormidas.

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Mais 3 milhões dormidas e temos novo recorde
As dormidas de residentes alcançaram, em novembro, um aumento expressivo (+22,2%, após +0,9% em outubro), correspondendo a 1,7 milhões, enquanto as dos não residentes registaram um crescimento mais modesto (+4,6%, após +3,1% em outubro), totalizando 3,4 milhões.

Em novembro, todas as regiões registaram crescimentos nas dormidas, tendo os maiores aumentos ocorrido no Centro (+24,6%), na Península de Setúbal (+19,3%), no Norte (+18,3%) e nos Açores (+16,4%). O Algarve e a Grande Lisboa registaram os crescimentos mais modestos (+3,5% e +4,1%, respetivamente).

Assim, Lisboa alcançou mais de 1,4 milhões de dormidas, seguindo-se o Norte com 960 mil e o Algarve com perto de 850 mil.

As dormidas de residentes registaram aumentos em todas as regiões, tendo sido mais expressivos na Madeira (+46,8%), no Centro (+29,9%), no Alentejo (+24,7%) e no Norte (+24,3%).

Nos residentes, a liderança nas dormidas pertenceu ao Norte com 414 mil, seguindo-se Lisboa com 304 mil e Centro com 267 mil.

As dormidas de não residentes registaram crescimentos em todas as regiões, com exceção do Alentejo (-2,5%). Os aumentos mais expressivos foram observados na Península de Setúbal (+21,9%) e nos Açores (+20,5%).

Em termos de totais, Lisboa alcançou as 1,1 milhões de dormidas de não residentes, seguindo-se o Algarve com 691 mil e o Norte com 543 mil.

No acumulado do ano, é o Algarve que lidera com mais de 20 milhões dormidas, seguido por Lisboa com mais de 18 milhões e o Norte com mais de 13 milhões, sendo estas as únicas regiões a duplo dígito.

Nesta análise das dormidas nos primeiros 11 meses de 2024, o Norte lidera com 4,8 milhões de dormidas de residentes, seguindo-se o Algarve com 4,5 milhões e Centro com 3,2 milhões.

Já nas dormidas de não residentes, no período em análise, a liderança pertence ao Algarve com 15,6 milhões, enquanto o top 3 é fechado com Lisboa com 15 milhões e Norte com 8,5 milhões.

Os 10 principais mercados emissores, em novembro, representaram 71,2% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter-se com o maior peso (14,7% do total das dormidas de não residentes em novembro) e a registar um ligeiro aumento de 0,3% face ao mês homólogo para 497 mil, o que no acumulado do ano totaliza quase 10 milhões de dormidas de não residentes.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor em novembro (12,5% do total), aumentaram 2,1%, totalizando, no 11.º mês de 2024, mais de 422 mil dormidas, e mais de 6 milhões no acumulado do ano. Seguiu-se o mercado norte americano, na 3.ª posição (quota de 9,9%), com um crescimento de 11,2%, o que em novembro perfez quase 334 mil de dormidas, para nos 11 meses totalizar quase 5 milhões, sendo que neste ranking dos 11 meses, Espanha ultrapassa os EUA com 5,1 milhões de dormidas.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em novembro, o mercado polaco foi o que registou o maior crescimento (+15,9%), seguido do canadiano (12,4%) e o dos Países Baixos (+11,9%). Em sentido contrário, o mercado francês registou o maior decréscimo (-3,6%).

Faltam 300 mil para novo recorde nos hóspedes
Em termos de hóspedes, dos 2,2 milhões no mês de novembro de 2024, Lisboa concentrou 660 mil, seguindo-se o Norte com 528 mil e o Algarve com 245 mil.

No acumulado dos 11 meses de 2024, a liderança pertence a Lisboa com mais de 7,9 milhões de hóspedes, seguindo-se o Porto com perto de 7 milhões e o Algarve que ultrapassou a barreira dos 5 milhões.

Do total de 29,7 milhões de hóspedes recebidos pelo alojamento turístico nacional, 11,3 milhões foram residentes, com o Norte a ficar muito perto dos 3 milhões, seguindo-se o Centro com 1,9 milhões e Lisboa com 1,8 milhões.

Os hóspedes não residentes contabilizaram, por sua vez, 18,4 milhões, sendo que é Lisboa que lidera com 5,7 milhões, seguindo-se o Norte com quase 4 milhões e o Algarve com 3,7 milhões.

Na contabilização dos hóspedes não residentes, o Reino Unido mantém a liderança nos 11 meses de 2024, com perto de 2,4 milhões de britânicos a ficarem alojados em Portugal, seguindo-se a Espanha com mais de 2,2 milhões e os EUA muito perto dos 2,2 milhões.

De resto, somente seis mercados ultrapassaram a fasquia do milhão, além dos já referidos: Alemanha (1,7milhões,) França (1,6 milhões) e Brasil (1 milhão).

Relativamente à estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico, em novembro, esta continuou a diminuir, fixando-se nas 2,32 noites) (-3,6%, após -1,2% em outubro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na

Madeira (4,66 noites) e no Algarve (3,47 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,68 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,69 noites).

Em novembro, a estada média dos residentes (1,75 noites) aumentou 0,3% e a dos não residentes (2,76 noites) decresceu 3,6%.

A estada média dos não residentes foi mais longa do que a dos residentes em todas as regiões. A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (5,13 noites) quer dos residentes (3,16 noites).

Finalmente, relativamente à taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico (37,7%) aumentou em novembro (+1,4 p.p., após -0,2 p.p. em outubro). A taxa líquida de ocupação-quarto (49%) registou um aumento de 2 p.p. (+1,1 p.p. em outubro).

Em novembro, os crescimentos de maior magnitude registaram-se na Península de Setúbal (+5,4 p.p.) e no Centro (+4%). O Algarve foi a única região que apresentou decréscimo neste indicador (-0,8 p.p.). As taxas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se na Madeira (63,5%), seguida da Grande Lisboa (51%), enquanto as mais baixas ocorreram no Alentejo (26,3%) e no Algarve (27,1%).

 

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Visitantes e dormidas continuaram a crescer em Cabo Verde no 3º trimestre

Cabo Verde recebeu mais 6,7% de visitantes e teve mais 6,1% de dormidas no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No terceiro trimestre de 2024, os estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde registaram 247.093 hóspedes, que totalizaram 1.395.397 dormidas, o que “representa um aumento de 6,7% no número de visitantes e de 6,1% nas pernoites, em relação ao mesmo período de 2023”, segundo o INE.

Este crescimento reflete a continuidade da recuperação do setor turístico em Cabo Verde.

Os hotéis continuaram a ser a opção mais popular, representando 81,6% das entradas, e 85,8% das dormidas.

Em termos de distribuição geográfica, a ilha do Sal continua a ser a mais procurada pelos turistas, com 60,3%, seguida pela ilha da Boa Vista, com 24,3%. Santiago recebeu 8,5% dos hóspedes, enquanto São Vicente teve 3,4%. As restantes ilhas corresponderam a 3,5% do total de entradas.

O Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor, com 31,8% das entradas, seguido por Portugal (13,2%) e Países Baixos (7,6%).

O INE destaca que a tendência de crescimento no setor turístico deve continuar a impulsionar a economia cabo-verdiana.

Os hotéis bateram o recorde de um milhão de hóspedes em 2023 e o Governo antecipou para 2024 a meta de 1,2 milhões de turistas, antes estabelecida para 2026.

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Portugal entre os 10 destinos mais pesquisados no Google ao longo de 2024

Portugal, embora tenha diminuído ligeiramente face ao ano passado, continua a ser um dos 10 destinos turísticos mais pesquisados na plataforma Google.

Desde concertos musicais que convidaram milhões de fãs até viagens às grandes cidades para assistir a eventos desportivos internacionais, muitos locais têm conseguido atrair a atenção dos turistas.

O Google, um dos maiores motores de busca do mundo, oferece insights interessantes com dados do Year in Search, que mostram os destinos de viagem mais pesquisados ​​ao longo do ano.

Os 10 destinos que tiveram o maior aumento nas pesquisas do Google em 2024, são a Turquia, classificada como o destino mais pesquisado, a Grécia, com destaque para as ilhas como Mykonos e Santorini, ou as praias de Creta e Corfu, Malta, Itália, com cidades icônicas como Roma, Florença e Milão, além do encanto natural da Toscana e da Costa Amalfitana, e Egito.

Portugal aparece em sexto lugar. O país é destacado pelas cidades históricas como Lisboa e Porto até às belas ilhas dos Açores, destino que “oferece uma variedade de experiências interessantes. Com vistas naturais incríveis, comida deliciosa e cultura rica, Portugal continua a ser a principal escolha dos viajantes”. Segue-se o Chipre, o México, as Maurícias e, finalmente, a Croácia.

 

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Workshop sobre a plataforma do turismo da União Europeia

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Workshop sobre a plataforma do turismo da UE dia 14 em formato online

É já no dia 14 de janeiro, entre 09h00 às 10h30, que a Comissão Europeia promove, via online, a realização do 1.º workshop de integração da plataforma digital dedicada ao setor turístico da UE.

Este evento, conforme anunciado na página oficial do Turismo de Portugal, estará acessível a todos os stakeholders do turismo e acompanha um esforço coordenado da União Europeia para reforçar a cooperação e o acesso a informação estratégica no setor.

A plataforma apresenta-se com um ponto único de contacto e foi concebida para disponibilizar ao setor toda a informação relevante e fomentar a colaboração entre os vários intervenientes, em toda a União Europeia.

Durante o workshop, e ainda segundo notícia avançada pelo Turismo de Portugal, os participantes terão a oportunidade de conhecer a visão e os objetivos desta nova ferramenta, explorar as principais ações previstas e aprender a utilizar as funcionalidades e ferramentas disponibilizadas.

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Turismo

E as 10 mais lidas de 2024 foram?

Terminado mais um ano, recordamos as 10 notícias mais lidas no site do Publituris em 2024.

Muitas foram as notícias publicadas ao longo de 2024 em www.publituris.pt. Recordamos as 10 mais lidas.

1 – Conheça os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2024
No dia 4 de julho, o Publituris entregou os prémios aos 23 vencedores dos Portugal Travel Awards 2024.

Recorde os 23 vencedores da 19.ª edição:
Melhor Companhia de Aviação – TAP Air Portugal
Melhor Companhia de Aviação Lowcost – easyJet
Melhor Rent-a-Car – Europcar
Melhor Operador Turístico – Solférias
Melhor Rede de Agências de Viagens – Agência Abreu
Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira – Vila Galé Hotéis
Melhor Hotel Cinco Estrelas – Torel Avantagarde
Melhor Hotel Quatro Estrelas – Octant Hotels Furnas
Melhor Hotel Resort – Monchique Resort & Spa
Melhor Boutique Hotel – Pestana Fisherman
Melhor Hotel de Cidade – Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel
Melhor Hotel MICE – Meliá Ria Hotel & Spa
Melhor Hotel de Praia – EPIC Sana Algarve Hotel
Melhor Turismo Rural – Herdade da Matinha
Melhor Enoturismo – Torre de Palma Wine Hotel
Melhor Campo de Golfe – Oitavos Dunes – Cascais
Melhor Parque Temático e Diversões – Zoomarine
Melhor Empresa de Animação Turística – Picos de Aventura
Melhor Marina – Marina de Vilamoura
Melhor Destino Internacional – Dubai
Melhor Região de Turismo Nacional – Açores
Prémio “Belmiro Santos” – Raul Martins (*atribuído diretamente pela redação do Publituris)

A notícia completa está em: https://www.publituris.pt/2024/07/05/conheca-os-vencedores-dos-publituris-portugal-travel-awards-2024

2 – MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada a Lisboa no verão 2025
A 5 de setembro de 2024 o Publituris dava conta que a MSC Cruzeiros iria disponibilizar 19 partidas e chegadas à capital portuguesa, entre final de abril e novembro de 2025, além de dois mini-cruzeiros entre Lisboa e Génova, a bordo do MSC Musica.

Recorde a notícia em: https://www.publituris.pt/2024/09/05/msc-cruzeiros-vai-ter-18-cruzeiros-com-partida-e-chegada-a-lisboa-no-verao-2025

3 – APAVT está fora da BTL 2025. “Não vejo como poderemos regressar”, afirma presidente da associação
Em julho, confirmava-se a não participação da Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025. Na altura, o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, salientava que “as condições financeiras que a BTL nos exigiu não permitem a continuidade da nossa presença”.

Na BTL 2024, o stand da APAVT foi o maior espaço privado, com uma área de 1.200 metros quadrados, contando com a presença de 80 expositores, incluindo nove operadores turísticos, 60 agências de viagens, duas empresas de rent-a-car, companhias aéreas e DMC.

Releia a notícia em: https://www.publituris.pt/2024/07/10/apavt-esta-fora-da-btl-2025

4 – Copenhaga está a oferecer recompensas aos turistas por atividades ecologicamente sustentáveis
Em julho, os turistas que visitaram Copenhaga tiveram a oportunidade de ganhar recompensas nas atrações da cidade, que iam de um almoço, um passeio de caiaque ou até mesmo uma entrada grátis num museu. Tudo o que precisavam de fazer era, por exemplo, andar de bicicleta em vez de carro, ajudar a manter a cidade limpa, trabalhar num jardim urbano ou comprometer-se com um comportamento sustentável.

A notícia completa está em: https://www.publituris.pt/2024/07/25/copenhaga-esta-a-oferecer-recompensas-aos-turistas-por-atividades-ecologicamente-sustentaveis

5 – Ryanair abre quarta base em Marrocos com rotas para Lisboa e Porto
A nova base da Ryanair em Tanger, Marrocos, da Ryanair foi notícia a 9 de julho. A quarta base da companhia aérea low cost naquele país do Norte de África, contaria com duas aeronaves baseadas e um total de 25 rotas, incluindo 13 novas ligações aéreas, uma das quais para Lisboa e outra para o Porto.

Recorde a notícia em: https://www.publituris.pt/2024/07/09/ryanair-abre-quarta-base-em-marrocos

6 – Portugal soma 19 prémios nos World Travel Awards
Depois de ter recebido os “World Golf Awards”, tendo Portugal sido eleito como “Melhor Destino de Golfe do Mundo”, o Funchal voltou a ser palco para a 31.ª edição dos “World Travel Awards”, de onde Portugal saiu com 19 prémios.

Os vencedores portugueses dos World Travel Awards 2024 foram:
World’s Leading Adventure Tourism Destination 2024: Açores
World’s Leading Adventure Tourist Attraction 2024: Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark)
World’s Leading Airline to Africa 2024: TAP Air Portugal
World’s Leading Airline to South America 2024: TAP Air Portugal
World’s Leading Beach Destination 2024: Algarve
World’s Leading Boutique Hotel Operator 2024: Amazing Evolution
World’s Leading City Break Destination 2024: Lisboa
World’s Leading Classic Hotel 2024: Olissippo Lapa Palace Hotel
World’s Leading Emerging Tourism Destination 2024: Braga
World’s Leading Golf & Villa Resort 2024: Dunas Douradas Beach Club
World’s Leading Island Destination 2024: Madeira
World’s Leading Landmark Hotel 2024: Bairro Alto Hotel
World’s Leading Luxury Boutique Hotel 2024: The Reserve
World’s Leading Luxury Hotel 2024: Savoy Palace
World’s Leading Retreat 2024: Saccharum
World’s Leading Seaside Metropolitan Destination 2024: Porto
World’s Responsible Tourism Award 2024: Dark Sky Alqueva
World’s Leading Conservation Company 2024: Parques de Sintra – Monte da Lua

A notícia está em: https://www.publituris.pt/2024/11/25/portugal-soma-19-premios-nos-world-travel-awards

7 – McKinsey & Company indica as cinco principais tendências do setor turístico e hoteleiro
Em julho, o estudo “The state of tourism and hospitality 2024”, da McKinsey & Company, apontava cinco tendências chave que iriam a marcar o setor turístico e hoteleiro.

O aumento da procura por viagens, novos mercados de origem, o desejo de experiências únicas, o crescimento do turismo de luxo e a necessidade de adaptar os destinos turísticos para satisfazer as expectativas dos turistas marcavam as tendências do setor.

Recorde a notícia completa em: https://www.publituris.pt/2024/07/26/mckinsey-company-indica-as-cinco-principais-tendencias-do-setor-turistico-e-hoteleiro

8 – Emirates volta a recrutar em Portugal no arranque de 2024
Logo no início de 2024, a Emirates voltava a promover os seus “Open Days” em Portugal com ações de recrutamento de tripulantes de cabine em Lisboa, Faro, Porto, Coimbra e Braga.

A notícia está em: https://www.publituris.pt/2024/01/04/emirates-volta-a-recrutar-em-portugal-no-arranque-de-2024

9 – Ryanair não reabre base de Ponta Delgada no verão
A Ryanair aparece novamente neste Top 10 das notícias mais lidas, em 2024. Desta feita, Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, afirmava, em conferência de imprensa em Lisboa, que devido à subida de 9% nas taxas aeroportuárias, a companhia aérea não iria reabrir a base de Ponta Delgada, Açores, no verão.

Questionado pelo Publituris, o responsável da Ryanair respondeu: “Os custos em Ponta Delgada cresceram 9%. Porque haveria de reabrir a base se tenho outros aeroportos na Europa com custos mais baixos?”.

Releia a notícia em: https://www.publituris.pt/2024/02/07/ryanair-nao-reabre-base-de-ponta-delgada-no-verao

10 – Pedro Machado é o novo secretário de Estado do Turismo
Após as eleições legislativas de 10 de março, que determinaram a vitória da AD (coligação entre o PSD e o CDS-PP), Pedro Machado assumia a Secretaria de Estado do Turismo do XXIV Governo de Portugal.

A notícia foi publicada a 4 de abril: https://www.publituris.pt/2024/04/04/pedro-machado-e-o-novo-secretario-de-estado-do-turismo

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Em conferência a 9 de janeiro: IPDT debate tendências e propostas para o turismo nacional em 2025

O IPDT promove uma nova edição da sua conferência anual, sob o tema ‘Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025’. O evento, que terá lugar no dia 9 de janeiro, entre as 14h00 e as 18h00, no Hotel Solverde, em São Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia), reúne o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e stakeholders do setor na apresentação do Anuário e Barómetro do Turismo do IPDT.

A IPDT Tourism Conference, sob o tema ‘Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025’, promovida pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, vai debater o estado e as perspectivas do turismo nacional.

A abertura da conferência será presidida por Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, pelas 14h00. Seguem-se intervenções de Manuel Violas, presidente do Grupo Solverde, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Pedro Martins, presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, Jorge Costa, presidente do IPDT, e de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

Às 14h30, Jorge Costa apresenta a edição especial de 2025 do Barómetro do Turismo do IPDT, destacando as principais tendências e propostas para o setor. Acrescente-se que estes temas serão debatidos numa mesa-redonda que contará com Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Cristina Siza Vieira, vice-presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, e Nuno Costa, diretor comercial da ANA – Aeroportos de Portugal.

De acordo com o programa dos trabalhos, pelas 16h00, Mónica Montenegro, diretora executiva do IPDT, partilha o guia prático “Gestão Eficiente de Destinos Turísticos”, uma ferramenta para gestores com ações concretas para criar destinos sustentáveis, equilibrando economia, ambiente e sociedade. Refira-se que o tema será, ainda, debatido entre Berta Cabral, secretária regional do Turismo e Mobilidade do Governo dos Açores, Catarina Santos Cunha, vereadora da Câmara Municipal do Porto, Mafalda Magalhães, diretora do Museu do Futebol Clube do Porto, e Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca.

Antes do encerramento da conferência, Jorge Costa revela a edição 2025 do Anuário do Turismo. A revista do IPDT compila diversos artigos de opinião, entrevistas e outros conteúdos, contando com a visão de especialistas e profissionais do setor para fazer uma retrospectiva de balanço de 2024 e antecipar 2025.

Refira-se que a participação na IPDT Tourism Conference requer inscrição prévia, sujeita a confirmação e limitada à lotação disponível.

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Reclamações de transporte aéreo aumentam mas companhias nacionais somam menos queixas

De acordo com a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), no primeiro semestre do ano passado, as reclamações dos passageiros do transporte aéreo aumentaram 1,5%, totalizando 9.493 queixas, ainda que as relativas a companhias aéreas nacionais tenham diminuído.

No primeiro semestre do ano passado, as reclamações dos passageiros do transporte aéreo aumentaram 1,5%, totalizando 9.493 queixas, de acordo com a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que assinala que, apesar de terem estabilizado, estas reclamações têm “diferenças nas suas naturezas”.

No relatório das reclamações relativo ao primeiro semestre do ano passado, a ANAC indica que as 9.493 queixas recebidas representam um aumento de 1,5% face ao mesmo período de 2023, o que foi “consistente com o aumento registado a nível de passageiros (5,5%)”.

Quanto às diferenças face a outros anos, o regulador assinala que as companhias aéreas nacionais registaram uma diminuição de 21,1% no número de reclamações em comparação com os primeiros seis meses de 2023, enquanto as reclamações de companhias aéreas estrangeiras aumentaram 24,5% em termos homólogos.

A ANAC aponta igualmente um crescimento mais acentuado nas reclamações relativas aos gestores aeroportuários e aos prestadores de serviços de assistência em escala, que subiram 95,2% e 208%, respetivamente.

No que diz respeito às companhias aéreas, a TAP liderou no número de reclamações, contabilizando 3.691 queixas, o que traduz uma descida de 36,2% face às 5.781 reclamações apuradas em período homólogo de 2023.

Tal como a TAP, também a Ryanair registou uma diminuição no total de queixas contabilizadas, somando 984 queixas, o que indica uma descida de 15,2% face ao mesmo período do ano anterior.

Em sentido contrário esteve a easyJet, que registou um aumento de 58,6% no número de queixas apresentadas no primeiro semestre de 2024, para um total de 839 reclamações.

Já o Aeroporto de Lisboa motivou 346 reclamações, o que indica um aumento de 64,8% face às 210 queixas apresentadas no mesmo período de 2023, enquanto no Aeroporto do Porto houve um aumento de 180,6%, de 31 para 87 reclamações.

Os serviços de handling foram igualmente responsáveis por várias reclamações, com a Portway e a Groundforce a apresentarem ambas um aumento das queixas, que chegou aos 389,3% no caso da Portway, que contabilizou 504 reclamações, e aos 68,7% na Groundforce, cujo total de queixas foi de 226.

A ANAC destaca ainda que, em termos homólogos, as queixas por cancelamento ou atrasos e perda de ligação de voos e reembolso diminuíram 29,8%, ainda que as reclamações relacionadas com atrasos de voos, problemas com bagagem e recusa de embarque tenham apresentado aumentos entre os 26,8% e os 47,8%.

As reclamações relacionadas com os controlos de segurança, serviço a bordo ou condições de segurança também aumentaram 134,4%, 46,7% e 118,8%, respetivamente, ainda que continuem a ter, segundo a ANAC, um peso reduzido no total de reclamações registadas.

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Turismo do Alentejo denuncia “tratamento desigual” na abolição de portagens

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, denuncia que, em vários territórios da região, não só as portagens continuam a ser cobradas, como até aumentaram.

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, queixa-se que a região está a ser alvo de “tratamento desigual” na abolição das portagens, uma vez que, em vários territórios da região, não só as portagens continuam a ser cobradas, como até aumentaram.

“Não estou contra essa medida [abolição de portagens nas autoestradas do Interior e Algarve conhecidas como ex-Scut]. Estou contra que não se tenha usado a mesma bitola para com uma parte importante do interior do Alentejo”, afirmou o responsável, citado pelo ECO.

José Manuel Santos denuncia em em vários territórios do Alentejo Central e Alto Alentejo, que são atravessados pela A6, houve “um aumento do custo da portagem”, o que contrasta com outras regiões, que viram as portagens das ex-SCUT abolidas a partir de 1 de janeiro.

Por isso, o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo diz ver “com desagrado” o “tratamento desigual” do Alentejo, principalmente porque se trata de uma área que “afeta a competitividade turística dos territórios do interior”.

José Manuel Santos considera que a abolição das portagens é uma medida que “vai na direção certa”, já que representa “um estímulo e um incentivo à deslocação de pessoas, também turistas, para os territórios do interior, nomeadamente do norte e do centro”.

“Mas, em contrapartida, há um tratamento desigual dado aos territórios do Alentejo Central e um pouco do Alto Alentejo, que são atravessados pela autoestrada A6, em que verificamos, inclusive, que há um aumento do custo da portagem”, acrescentou, denunciando que o preço da portagem para viaturas ligeiras no troço Marateca – Caia da A6 aumentou 35 cêntimos.

Apesar de considerar que se trata de um aumento ligeiro, o responsável defende a subida do preço da portagem “não é um estimulo” à deslocação de turistas para a região, o que é injusto para esta região.

A manutenção da portagem e o seu aumento “não ajudam à competitividade turística do Alentejo, essencialmente para o mercado interno”, uma vez que “o turista nacional é um cliente mais sensível ao fator preço”.

“Queremos que o Alentejo seja um destino de férias para todos aqueles que querem vir usufruir da hospitalidade, qualidade e diversidade dos nossos recursos e produtos turísticos e preocupa-nos haver medidas que vão no sentido de favorecer outras regiões do país”, acrescentou.

Recorde-se que, a partir desta quarta-feira, 1 de janeiro, as portagens foram abolidas na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho, esta última apenas nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

 

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PLAY Airlines entra em 2025 com desconto de 25% em voos para a Islândia e EUA

A promoção da PLAY Airlines é válida para reservas até 10 de janeiro e aplica-se a voos de ida e volta para Reiquiavique, na Islândia, ou Baltimore, Boston e Nova Iorque, nos EUA.

A PLAY Airlines lançou uma nova promoção para assinalar a chegada de 2025, que oferece um desconto de 25% numa vasta seleção de voos para a Islândia e EUA, informou a companhia aérea islandesa, em comunicado.

“De 3 a 10 de janeiro, uma seleção de voos da companhia área low-cost islandesa vão apresentar um desconto direto de 25%”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.

Reiquiavique, capital da Islândia, assim como Baltimore, Boston ou Nova Iorque, nos EUA, via Reiquiavique, são os voos incluídos nesta promoção da PLAY Airlines, que é válida para viagens entre janeiro e maio, assim como de setembro a outubro de 2025.

A promoção da PLAY Airlines aplica-se a reservas online, realizadas através do website da companhia aérea, que está disponível aqui, em voos de ida e volta, excluindo taxas e está sujeita à disponibilidade de lugares.

 

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Meeting Industry

3.ª edição da FITUR Sports analisa futuro do turismo desportivo

A FITUR Sports, organizada em colaboração com a Spain is Sport – AFYDAD, analisará como será o futuro do turismo desportivo, com foco na sustentabilidade e marketing.

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A 3.ª edição da FITUR Sports, uma organização conjunta entre a IFEMA Madrid e a Spain is Sport – AFYDAD, terá três painéis que abordarão o futuro do turismo desportivo.

Assim, o programa para os três dias dedicados aos profissionais (22 a 24 de janeiro, estendendo-se a feira até ao dia 26 de janeiro para o setor B2C), focar-se-á em tópicos como “Desportos Outdoor” e “Desportos de competição, eventos e marketing desportivo”.

A FITUR Sports é completada com a FITUR Sports Zone, uma área para exposições, reuniões de negócios e networking, com faixas horárias dedicadas a networking e reuniões B2B através da secção FITUR Sports e da aplicação FITUR Live Connect.

Já durante o fim de semana, a FITUR Sports Brands & Events centrar-se-á em ativações B2C dos expositores com o público em geral.

A inauguração oficial da FITUR Sports 2025 terá lugar na quinta-feira, 23 de janeiro, no espaço próprio da secção, localizado no pavilhão 4 do Centro de Exposições, na presença da diretora da FITUR, María Valcarce, do Ppesidente da Espanha é Desporto – AFYDAD Andrés de la Dehesa, bem como de representantes do Conselho de Turismo da CEOE, da Turespaña e do Conselho Superior do Desporto.

Além dos principais atores públicos e privados estarão também presentes, durante todo o programa, as diferentes federações e associações profissionais ligadas ao desporto e ao turismo, e os principais patrocinadores envolvidos.

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Aviação

Aeromexico é a companhia mais pontual do mundo

Num ranking estabelecido pela Cirium, a companhia aérea mexicana aparece em primeiro lugar, seguida da Saudi e da Delta Air Lines.

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De acordo com o Cirium On-Time Performance Review 2024, que analisa a atividade das companhias aéreas e aeroportos a nível mundial, o título de campeão da pontualidade vai para a Aeromexico que, dos 196.911 voos, completou 86,70% dentro dos horários estabelecidos.

O ranking da Cirium coloca a Saudi em segundo lugar, com uma taxa de pontualidade de 86,35% – tendo operado 192.560 voos – e em terceiro lugar a Delta Air Lines com 83,46% de pontualidade nos 1.712.529 operados, em 2024.

Do Top 10 do ranking fazem ainda parte, por ordem decrescente, a LATAM Airlines (82,89%), Qatar Airways (82,83%), Azul (82,42%), Avianca (81,80%), Iberia (81,58%), SAS (81,40%) e United Airlines (80,93%).

Este Top 10 das companhias aéreas mais pontuais, em 2024, obtém uma taxa de pontualidade global de 83,04% em 99,42% de voos analisados que somaram perto de 5,5 milhões de voos.

Por regiões, na Europa, a liderança pertence à Iberia Express com 84,69% de taxa de pontualidade, o que lhe dá a “vitória” nas companhias lowcost analisadas. Nos lugares seguintes no continente europeu seguem a também espanhola Iberia (81,58%), SAS (81,40%) e Vueling (81,20%), sendo as únicas a registar taxas de pontualidade acima dos 80%.

Na Ásia-Pacífico, a liderança pertence à JAL (80,90%), seguindo-se a ANA (80,62%), ficando todas as outras companhias com taxas inferiores a 80%.

Na América do Norte, as únicas duas companhias com taxas superiores a 80% de pontualidade foram as já mencionadas Delta Air Lines com 83,46% e United Airlines com 80,93%.

Na América Latina, a Copa Airlines assume o primeiro lugar, com uma taxa de 88,22% com os seus 125 mil voos, não aparecendo no top da classificação global, uma vez tratar-se de uma companhia regional e não global, lugar ocupado pela Aeromexico. Deste ranking latino-americano fazem ainda parte da Carribean Airlines (85,47%), Gol (84,09%), Aerolineas Argentinas (83,06%), LATAM Airlines (82,89%), Azul (82,42%) e Avianca (81,80%).

No Médio Oriente e África, a Cirium dá a liderança a outra companhia com voos regionais, nomeadamente, a FlySafair, com uma taxa de pontualidade de 93,82%, seguindo-se a Oman Air (90,27%) e Royal Jordanian (87,02%). A Saudia aparece neste ranking regional em 5.º lugar, com os já mencionados 86,35%, aparecendo com taxas superiores a 80% ainda a Kuwait Airways (84,63%), Gulf Air (84,11%) e Qatar Airways (82,83%).

Nas companhias lowcosta, a Iberia Express lidera com 84,69%, seguindo-se a Gol (84,09%), Azul (82,42%), Peach Aviation (82,32%) e Vueling (81,20%).

No que diz respeito aos aeroportos, a Cirium dá como vencedor na classificação global ao Riyadh King Khalid International Airport, com uma taxa de pontualidade nas partidas de 86,65%, servindo o aeroporto 115 rotas.

O Top 3 é concluído com o Lima Jorge Chavez International Airport e Mexico City Benito Juarez International Airport com taxas de pontualidade de 84,57% e 84,04%, respetivamente.

Na análise efetuada aos “Grandes Aeroportos”, a liderança pertence à infraestrutura da Arábia Saudita, com o segundo lugar a ser detido pelo Honolulu International Airport, com 85,45%, seguindo-se o Lima Jorge Chavez International Airport.

Nos “Aeroportos Médios”, é o Panama City Tocumen International Airport que lidera com uma taxa de pontualidade de 90,34%, seguindo-se o Brasilia International Airport (88,19%) e Osaka Itami International Airport (88,18%).

Finalmente, nos “Aeroportos Pequenos”, é o Guayaquil Jose Joaquin de Olmedo Intl Airport que ocupa o primeiro lugar, mercê de uma taxa de pontualidade de 91,38%, seguindo-se o Quito Mariscal Sucre International Airport (90,05%) e Cape Town International Airport (89,39%).

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