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A magia dos Mercados de Natal chega à Europa

Dentro de poucos dias as ruas das cidades europeias estarão engalanadas com luzes festivas, decorações alusivas à data, e árvores de Natal cintilantes. É quando chegam os Mercados de Natal com os seus cheiros a especiarias, biscoitos de mel e vinho quente, mas onde também se junta a tradição mostrada nos souvenirs, e muito entretenimento. Uma excelente ocasião para férias em família. Ficam aqui alguns exemplos de cidades da Europa onde a magia volta a acontecer.

Carolina Morgado

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A magia dos Mercados de Natal chega à Europa

Dentro de poucos dias as ruas das cidades europeias estarão engalanadas com luzes festivas, decorações alusivas à data, e árvores de Natal cintilantes. É quando chegam os Mercados de Natal com os seus cheiros a especiarias, biscoitos de mel e vinho quente, mas onde também se junta a tradição mostrada nos souvenirs, e muito entretenimento. Uma excelente ocasião para férias em família. Ficam aqui alguns exemplos de cidades da Europa onde a magia volta a acontecer.

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Todas as cidades europeias que organizam os Mercados de Natal reivindicam o título dos “mais famosos”. A European Best Destinations (EBD) acaba de apresentar o ranking dos Melhores Mercados de Natal na Europa para 2024, uma classificação baseada em mais de 590 mil votos de viajantes do mundo todo). O Mercado de Natal da Basílica do Advento, em Budapeste é, pela quarta vez eleito o Melhor da Europa, título que já ganhou em 2019, 2021 e 2023, mas os da Alemanha, Reino Unido, França, Polónia, Suíça, Itália, Bélgica, Chéquia, Holanda, Roménia ou Áustria, têm sempre muitas surpresas para os visitantes.

O site não se fica por aqui, e tem uma lista dos melhores para quase tudo: Os mais lindos, os mais ensolarados, as árvores de Natal mais lindas, as melhores luzes de Natal, para famílias, os mais românticos, as melhores pistas de patinagem no gelo, ou os melhores desfiles de Natal.

As cidades da Europa transformam-se num conto de fadas com as seus Mercados de Natal. As praças e os locais mais emblemáticos ficam repletos de barracas decoradas, onde podemos encontrar desde artesanato típico até delícias como chocolate quente, vinho quente ou gastronomia local.  Além disso, o clima festivo é contagiante, com música ao vivo, luzes brilhantes e o clima natalício que encanta a todos.

Difícil escolher o melhor
É difícil escolher os melhores, porque cada Mercado de Natal mercado tem sua própria magia. No entanto, alguns destacam-se pela sua história, tamanho e atrações. Os mais populares atraem entre dois e três milhões de pessoas por ano durante a época festiva anterior ao Natal. Estes Mercados começam normalmente entre meados e finais de novembro, estendendo-se, em alguns casos, até às vésperas de Natal, ou muitas vezes até aos primeiros dias de janeiro.

Quem visitar um dos Mercados durante a época festiva de 2024, não poderá deixar de experimentar algumas das melhores especialidades locais. Em Nuremberga, pode-se experimentar as Rostbratwürste; e que pensar de uma waffle belga, com chocolate, em Bruxelas? Como os mercados são ao ar livre, e porque o tempo pode estar frio em dezembro, os adultos podem aquecer-se com um copo de Glühwein, ou vinho quente com especiarias, e as crianças com um chocolate quente com natas.

Para além dos Mercados de Natal de Berlim, que tiveram direito a caixa à parte, destacamos o Dresdner Striezelmarkt, um dos mais antigos do mundo, e data de 1434. Funciona todos os dias até às 21h, entre 23 de novembro a 24 de dezembro de 2024, e situa-se no Altmarkt. Mais de 250 expositores apresentam artesanato, brinquedos e decorações populares. Entre outras coisas deliciosas como o vinho quente, a não perder o famoso Dresdner Stollen, o Pulsnitzer Pfefferkuchen ou os frutos secos torrados.

Em Munique existem também muitos Mercados de Natal. Digno de nota é o Mercado da Marienplatz, mesmo no centro da cidade de Munique, que data do século XIV, e que acolhe anualmente cerca de três milhões de visitantes. Um pouco mais pequeno é o Christkindlmarkt, na Sendlinger Tor, onde uns meros 40 expositores proporcionam uma experiência algo mais tradicional. Na Wittelsbacher Platz, recomenda-se o Mercado de Natal medieval, que nos transporta àquela época.

O Christkindlmarket de Viena decorre entre 19 de novembro e 26 de dezembro de 2024 na Rathausplatz, e funciona todos os dias até às 21:30h (sextas e sábados até às 22:00h). Combina a tradição com atrações e entretenimento impressionantes, como patinagem no gelo, canto, música e outros programas complementares. Mais de 150 expositores vendem doces, guloseimas e aromáticos vinhos quentes, além de ideias criativas para prendas.

Praga é especialmente encantadora durante a temporada de Natal, e o seu charme ganha vida nos Mercados de Natal (vánoční trhy) em locais como a Praça da Cidade Velha, Praça da República e Praça Venceslau. Os visitantes podem passear por vielas iluminadas e desfrutar de bolos de Natal checos tradicionais, cristais boémios, brinquedos de madeira e outras iguarias festivas. Os mercados estão abertos diariamente das 10h às 22h, funcionando de dezembro até 6 de janeiro, incluindo a véspera de Natal, o dia de Natal e o dia de Ano Novo.

O mercado de Natal na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí) em Praga é o maior do país, situado entre edifícios góticos, renascentistas e barrocos. Apresentações ao vivo e concertos diários aumentam a atmosfera festiva. O mercado está aberto das 10h às 22h, com entrada gratuita.

Os viajantes consideram o Mercado de Natal da Basílica do Advento, em Budapeste, um dos mais encantadores da Europa e percebe-se porquê.

Verdadeiros contos de fadas
Com o lema “Onde o amor te guia”, a bonita festa frente à Basílica de Santo Estevão, situada numa das praças mais impressionantes da capital húngara, regressa para a sua 14.ª edição. Mantendo a tradição, promete uma atmosfera inigualável, com cerca de 100 expositores de artesanato local, delícias gastronómicas com muitos pratos típicos, uma pista de patinagem no gelo, programas musicais e muitas outras surpresas.

Embora os Mercados de Natal de Cracóvia e Wroclaw sejam reconhecidos como os maiores, o da cidade romântica de Gdańsk é considerado o mais da Polónia. Existem mais de 120 bancas a vender joias originais, cerâmica, roupa de moda, como chapéus, malhas e guloseimas, incluindo pratos regionais como “pierogi”. Os gourmets serão tentados por panquecas alsatianas, bugatsa grega e churros espanhóis. Para aquecer: uma caneca de chocolate quente ou vinho aromático.

O inverno é uma das melhores alturas para visitar Copenhaga e principalmente a sua principal atração, os Jardins do Tivoli. No Natal, o histórico parque de diversões no centro da capital dinamarquesa transforma-se num país das maravilhas dos contos de fadas. Da patinagem no gelo ao trenó do Pai Natal, aos mercados de vinho quente e canela, conhecidos como gløgg e æbleskiver em dinamarquês, e aos doces, há tudo o que é preciso para um dia de férias perfeito. Os turistas que aqui ficam por alguns dias podem facilmente atravessar a ponte para Malmö para experienciar também o Natal sueco.

Situado entre as impressionantes montanhas dos Alpes, o Mercado de Natal de Trento (de 22 de novembro a 6 de janeiro), no coração do Trentino, é um dos mais encantadores da Itália. As suas principais praças, Piazza Fiera e Piazza Cesare Battisti, onde dezenas de casinhas de madeira oferecem produtos artesanais, decorações natalícias e delícias gastronómicas típicas da região. O mercado de Trento é conhecido pela sua atmosfera mágica, com luzes cintilantes, músicas festivas e o aroma de vin brulé (vinho quente) e doces tradicionais. Para as crianças, há atividades especiais e um presépio vivo que encanta visitantes de todas as idades.

Uma Alsácia vestida de luz
“Last but not the least”. Nenhum amante dos Mercados de Natal pode deixar de visitar Estrasburgo, capital da Alsácia e do Natal. O “Christkindelsmärik” (Mercado do Menino Jesus), que se realiza desde 1570, está novamente de volta em 2024 com uma programação que promete superar todas as expectativas. Cerca de 300 bancas estarão presentes nas praças centrais da cidade, com muitas belas decorações de Natal em madeira pintadas à mão. Vale a pena provar os enchidos e outras iguarias locais. Destacam-se as bonitas decorações e iluminações, a árvore de Natal gigante na Place Kléber, os coros natalícios e uma grande variedade de vinhos quentes.

Quem vai a Estrasburgo não pode perder o Mercado de Natal de Colmar. É uma pitoresca cidade também na região da Alsácia que parece ter saído diretamente de um conto de fadas. As suas ruas estreitas, fachadas coloridas e arquitetura medieval criam um cenário idílico para o Mercado de Natal que se apresenta todos os anos. Tudo o que se escreve sobre o afamado Marché de Noël de Colmar é real. E é mesmo! Principalmente porque não estamos a falar apenas de um Mercado de Natal, mas de uma cidade que se veste de Natal e Luz.

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Berlim é rainha dos Mercados de Natal

“Berlim é a cidade com maior oferta de Mercados de Natal na Alemanha e penso que também na Europa, uma época em que muitos turistas visitam a cidade devido à atmosfera especial que se vive”, declarou ao Publituris, Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, que nos deu conta ainda que existem da capital alemã mais de 60 Mercados de Natal (em alguns anos são mais de 80), “e o que é fantástico é que são todos diferentes, para todos os gostos e até necessidades”.
O responsável esclareceu que as temáticas são tão diversas que, por exemplo, “temos Mercados de Natal para animais de estimação, onde é possível comprar presentes de Natal para os nossos adorados animais de estimação. Temos também Mercados de Natal dedicados à Escandinávia, que têm, por exemplo, opções gastronómicas e bebidas típicas dos países escandinavos, como o vinho quente”.
Essa diversidade não se fica por aqui, segundo Christian Tänzler. “Temos Mercados de Natal para o segmento LGBTI, que costumam ser muito animados, e temos também Mercados de Natal só para artigos em segunda mão ou artesanato”.
A maior parte dos Mercados de Natal de Berlim começa no final de novembro e decorre até ao início de janeiro, mas alguns têm lugar apenas durante um fim-de-semana. Observou ainda que
os maiores oferecem espetáculos musicais e programação especial para as crianças, enquanto os mais pequenos são dedicados a algumas subculturas, em que as pessoas vendem aquilo que produzem, seja roupa, pastelaria, artesanato, doces ou compotas. “Temos, por exemplo, um Mercado de Natal dedicado ao vestuário sustentável”, indicou o porta-voz do visitBerlin.
É, na opinião do responsável, a variedade de Mercados de Natal na Alemanha e o facto de ser considerado algo único na Europa, que ajuda a atrair tantos turistas a Berlim, nesta época do ano.
Christian Tänzler revelou que entre 2002 e 2005, “tivemos mesmo uma campanha de publicidade, no outono, para dar a conhecer os Mercados de Natal, e que pretendia atrair os turistas para Berlim durante o período do Natal e Fim do Ano, porque as festas de passagem do ano também são muito fortes na cidade”, acrescentando que “o que fizemos foi compilar toda a oferta que existia e que não estava organizada, sobre as festas, sobre os restaurantes e os seus menus porque percebemos que esta era uma oferta fantástica. Essa campanha foi um grande sucesso e mostrou que Berlim é realmente a cidade com maior oferta de Mercados de Natal na Alemanha e penso que também na Europa”.
Realçou que a cidade fica toda iluminada, está frio, mas é um frio seco, pelo que basta vestir um casaco para aproveitar esses Mercados, que dão à cidade um ar mais acolhedor, onde se pode beber vinho quente e conviver, ao mesmo tempo que se compram os presentes de Natal e assiste-se a um espetáculo musical”.
Para o porta-voz do visitBerlin, “é uma forma muito germânica de celebrar a época natalícia, é uma tradição que, em Berlim, mistura o tradicional com o moderno e com as novas tecnologias que temos atualmente”.
Não há dúvida que há Mercados de Natal muito tradicionais na Alemanha, como os de Dresden ou Munique, mas em Berlim “são mais contemporâneos, podem, por exemplo, acontecer em antigas fábricas ou armazéns industriais. Temos, por exemplo, um mercado muito conhecido que decorre numa antiga fábrica de comboios, rodeada de um agradável parque verde. É algo muito especial, que só se pode viver em Berlim”, concluiu.

Mercado Medieval de Natal de Provins: Artesanato e animação num cenário intemporal

O Mercado Medieval de Natal de Provins (pequena cidade medieval situada a apenas 90Km de Paris) regressa para a sua 13ᵉ edição nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024. Situado na cidade medieval de Provins, Património Mundial da UNESCO, este evento gratuito e de acesso livre mergulha-nos numa atmosfera de conto de fadas, com demonstrações de artesanato tradicional e entretenimento imersivo, convidando o visitante a viajar no tempo para uma época em que os artesãos recuperavam técnicas quase esquecidas. Podem-se admirar demonstrações de olaria, de ferraria e de tecelagem, realizadas por entusiastas que mantiveram vivas estas tradições. Estas demonstrações dão aos visitantes uma melhor compreensão do trabalho meticuloso por detrás dos objetos de outrora, e talvez até a oportunidade de levar para casa uma peça artesanal única.
Este mercado distingue-se dos outros pelo seu ambiente autêntico e divertido. O inverno em Provins ganha um rosto diferente graças à animação medieval, que nos transporta para o passado. O programa inclui espetáculos de malabarismo, combates de cavaleiros e músicos ambulantes que tocam músicas medievais. À noite, o mercado ilumina-se, criando uma atmosfera mágica e calorosa que encanta miúdos e graúdos.
Para a ocasião, as tabernas instaladas no local servem pratos típicos da época, combinando especiarias e produtos locais, perfeitos para nos transportar para outra era. Vale a pena apreciar os trajes de época usados pelos artesãos e animadores, que dão um toque extra de magia a este evento.

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Autarca de Gouveia perfila-se também como candidato à presidência do Turismo do Centro

Depois de se ter falado no nome de Rui Ventura, presidente do município de Pinhel, que ainda não formalizou a candidatura, Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, anunciou, esta segunda-feira, que é candidato à presidência da comissão executiva da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal.

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A confirmação é avançada à agência Lusa pelo autarca do distrito da Guarda, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela.

“Vou avançar porque vários colegas me incentivaram e me disseram que eu seria a pessoa capaz para assumir este cargo”. Assim, “face aos apoios que me foram manifestados, decidi avançar este fim de semana e estou hoje a formalizar a minha candidatura”, disse Luís Tadeu.

O autarca gouveense vai ter como adversário outro autarca do distrito da Guarda, o também social-democrata Rui Ventura, presidente do município de Pinhel, que ainda não formalizou a candidatura.

“Até podem aparecer mais candidatos, é normal, natural, mas serão os associados com direito de voto que vão ter de escolher porque só estamos a candidatar-nos a um ato eleitoral, nada mais”, afirmou o autarca.

Luís Tadeu lembrou, de resto, que a Assembleia-Geral eletiva da Turismo Centro de Portugal está agendada para 27 de março e “só nessa altura os associados vão expressar a sua opinião e ficaremos a saber qual dos candidatos foi escolhido”.

O presidente da Câmara de Gouveia já não pode recandidatar-se à autarquia por ter atingido o limite de mandatos, tal como Rui Ventura em Pinhel.

Se for eleito na Entidade Regional, o gouveense propõe-se “reforçar e valorizar” o Centro de Portugal como “destino turístico de excelência”, numa região com “cem concelhos, vários núcleos de atratividade turística, uma dinâmica de incremento de captação de fluxos, mercados e investimentos”, lê-se numa nota da Câmara de Gouveia enviada à agência Lusa.

No mesmo documento, Luís Tadeu considera que o turismo é “uma das principais alavancas de desenvolvimento regional que deve ser reforçado com uma aliança estratégica entre os agentes turísticos, autarquias e a captação de mais investimento”, para lembrar que “o Centro de Portugal possui as melhores condições para reforçar o turismo nacional, pois a região oferece diversificação e autenticidade”.

O candidato reforçou ainda que, em complementaridade com os destinos turísticos nacionais consolidados, o Centro de Portugal “possui uma grande margem de crescimento que é necessário potenciar e fomentar”, assumindo-se como “um construtor de pontes capaz de articular vontades, unir parceiros públicos e privados para investir, lançar novos projetos e fomentar operações de ‘incoming’ que reforcem a captação de fluxos turísticos e a abertura de novos mercados”.

Advogado de formação, Luís Manuel Tadeu Marques é presidente da Câmara de Gouveia há 12 anos e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) há seis. É também vice-presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) e vogal do Conselho de Administração da APdSE, EIM S.A. – Águas Públicas da Serra da Estrela.

 

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As qualidades que indicam que seria um dealer ideal para casinos online

Se está a pensar numa mudança de carreira, eis uma coisa que provavelmente e nunca ouviu falar: carreira como dealer em casinos online.

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Se está a pensar numa mudança de carreira, eis uma coisa que provavelmente e nunca ouviu falar: carreira como dealer em casinos online.

Parece uma anedota, mas está longe de o ser. Os casinos online precisam de pessoas que saibam “dar as cartas” e isso é uma realidade. Até o melhor casino online do mundo pode precisar de pessoas que saibam o que é um jogo de casino e saibam como é que efetivamente este jogo funciona.

Mas, a maioria dos dealers passam por ser primeiro jogadores, para saberem de trás para a frente como um jogo funciona.

Assim, vamos olhar neste texto prático e aprofundado, os meandros do casino online, os casinos legais em Portugal, e o que é preciso para aprender a ser um dealer de sucesso ou mesmo ter esta profissão um dia.

Os casinos legais em Portugal

Um casino legal em Portugal significa que o mesmo passou por um rigoroso escrutínio prático e legal e foi adicionado à lista da entidade governamental que faz estas verificações, o Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos, mais conhecido como SRIJ. A lista oficial encontra-se no site do SRIJ e é atualizada sempre que um novo casino ou uma nova casa de apostas é licenciada.

Quando existe este licenciamento, significa que o site em questão tem a qualidade necessária para oferecer aos jogadores um jogo justo, interessante, e com formas de poder fazer uma efetiva gestão de banca, com formas de autoexclusão, e tudo o resto que se encontra explícito na lei.

Em suma, um site de casino legal em Portugal é completamente seguro para qualquer utilizador usar.

Os casinos online: primeiros passos

Para quem pretende ser um dealer de casino online, embora não seja um requisito, é recomendado ter experiência de casinos online como jogador. Porque se não for isso, como pode saber que cartas dar, e quando?

Ora, essa experiência vem como jogador, e é obtida ao longo dos meses ou anos de experiência.

Agora, sabemos que o caminho para se tornar um dealer pode variar, e muitas pessoas entram na carreira sem nunca terem jogado profissionalmente, obtendo algum treino dentro do próprio casino ou em algum local específico onde possa obter essa formação.

Mas é muito mais fácil fazê-lo quando sabe como se joga, do que quando não o sabe.

Dealer de casino: o que precisa de saber

Para ser um dealer e dar as cartas é preciso ter vários tipos de conhecimentos. É preciso também entender que este momento de tanta importância para algumas pessoas. Os jogos de casino, especialmente a parte dom cartas, são vistos como um divertimento mas também como algo sério que requer muito pensamento crítico quase instantâneo. E por isso, quem está lá para jogar, quer divertir-se e também, se possível, ganhar.

Ora, existem algumas características fundamentais para isto acontecer e para ser bem-sucedido nesta profissão:

Comunicação clara e eficiente

Comunicar com os jogadores de forma clara, sem qualquer dúvida ou preocupação, é essencial. Os jogadores estão a depender de si e da confiança do que está a fazer para que o faça de forma legal e sem grandes problemas.

Ser capaz de explicar as regras dos jogos, responder a perguntas e manter uma conversa envolvente contribui para uma experiência positiva.

Conhecimento aprofundado do jogo

Tal como explicado atrás, embora não seja um requisito, é altamente recomendável conhecer os jogos de casino onde está a dar as cartas e também como as suas ações podem influenciar o resultado do jogo. Um dealer competente deve ter um conhecimento sólido das regras e estratégias dos principais jogos de mesa, como blackjack, roleta e baccarat.

Mas acima de tudo, deve estar preparado para lidar com situações inesperadas, e saber resolvê-las sempre que assim for necessário.

Capacidade de trabalhar sob grande pressão

Como o trabalho é realizado em plataformas digitais, um dealer ao vivo precisa de estar confortável com o uso de tecnologia e software de transmissão. O trabalho é efetuado com grande pressão, pois precisa de trabalhar ao segundo para garantir que as regras do jogo se cumprem e que consegue a atenção dos jogadores para as suas instruções ou as cartas que vai dar.

Dito isto, é normal existirem imprevistos, e saber lidar com pequenos problemas técnicos e adaptar-se a diferentes interfaces ou regras específicas de cada casino online são competências que fazem toda a diferença quando está a lidar com os jogadores.

É uma profissão onde queira investir?

Como tudo na vida, nem todas as profissões são para todas as pessoas, e acreditamos que qualquer profissão tenha os seus desafios. Também acreditamos que não existe uma falta de dealers profissionais, mas é uma oportunidade que pode ter para reinventar a sua cadeira e dar uma nova vida profissional a si, mudando completamente aquilo que faz e fazendo algo que pouca gente faz, mas que muita gente gostava de fazer.

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Nações Unidas destacam “preparação para enfrentar crises” no Dia Mundial da Resiliência do Turismo

No Dia Mundial da Resiliência do Turismo, as Nações Unidas destacam a prioridade nas pessoas, no planeta e no desenvolvimento turístico.

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Na data em que se assinala o “Dia Mundial da Resiliência do Turismo” (17 de fevereiro), as Nações Unidas destacam a necessidade de promover o desenvolvimento resiliente para melhor lidar com choques, considerando a vulnerabilidade do turismo a emergências.

A data faz um apelo à ação para que os países criem estratégias nacionais de reabilitação após interrupções, inclusive através da cooperação público-privada e da diversificação de atividades e produtos.

O Turismo da ONU ressalta a responsabilidade para acelerar a transformação do setor, colocando as pessoas e o planeta como prioridades do desenvolvimento turístico.

Além de gerar receitas, o turismo promove a entrada de divisas, arrecada impostos e cria empregos em países em desenvolvimento, menos desenvolvidos ou pequenos estados insulares em desenvolvimento, incluindo da África e de rendimento médio.

Como uma atividade que conecta pessoas com a natureza, o turismo sustentável é apontado pela “capacidade única de estimular a responsabilidade ambiental e a conservação”, diz a entidade no seu site.

“Setores como o ecoturismo geram valor para o desenvolvimento sustentável e realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao promoverem o crescimento, aliviarem a pobreza e criarem postos de emprego e trabalho decente”, pode ler-se.

O Turismo da ONE defende ainda o papel do turismo sustentável na aceleração da mudança para padrões de consumo e produção mais sustentáveis e promoção do uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.

“O turismo é valorizado como um setor que traz ganhos à cultura local, à qualidade de vida e poder económico de mulheres e jovens, povos indígenas e comunidades locais”, concluem as Nações Unidas.

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TUI Portugal com três pacotes para descobrir a Tailândia

A pensar em diferentes perfis de viajantes, a TUI Portugal apresenta três pacotes de viagens à Tailândia, que combinam cultura, natureza e momentos de pura tranquilidade. Além dos itinerários, a TUI Musement disponibiliza mais de 400 atividades naquele país.

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Bangkok e Koh Samui, nove dias/seis noites, desde 925€, é um dos pacotes que a TUI Portugal apresenta. O itinerário inclui visitas ao Grande Palácio e ao Templo do Buda Esmeralda, passeios pelos canais do rio Chao Phraya e uma imersão nos mercados noturnos. A viagem termina em Koh Samui, onde praias de areia branca e águas cristalinas convidam a descansar.

Há também o Norte da Tailândia, em oito dias/cinco noites, desde 1.359 €, uma viagem ao coração cultural do país, explorando os templos de Chiang Mai, o icónico Templo Branco (Wat Rong Khun) em Chiang Rai e a autenticidade das comunidades locais.

O operador turístico disponibiliza ainda a Tailândia Clássica, numa viagem de 11 dias/ oito noites, desde 2.009 €. Para quem quer mergulhar na essência da Tailândia, este roteiro abrange desde a histórica Ayutthaya aos templos de Chiang Mai, passando por Sukhothai e Chiang Rai. Uma experiência completa para descobrir a cultura do país.

Além destes itinerários, a TUI Musement disponibiliza mais de 400 atividades na Tailândia. Desde passeios pelos templos de Banguecoque a mercados noturnos em Phuket, visitas a santuários de elefantes em Khao Sok ou rafting com bambu em Khao Lak, são inúmeras as opções. Entre estas, destacam-se as experiências TUI Collection, desenhadas para proporcionar uma imersão na cultura e na natureza tailandesas de forma genuína e autêntica.

O operador turístico lembra que a Tailândia é um destino que continua a conquistar o mundo e os portugueses não são exceção. Assim, a TUI Portugal convida a viver a verdadeira essência deste país, com itinerários pensados para todo o tipo de viajantes.

Refira-se que o fascínio dos portugueses pela Tailândia continua a crescer. Em 2024, o país registou um aumento de 33% no número de turistas provenientes de Portugal, atingindo o recorde de 54.793 visitantes, segundo a Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT). Alguns dos motivos pelos quais este destino desperta o interesse dos portugueses são a sua riqueza cultural, natural e gastronómica.

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Ilha do Sal vai melhorar toda a infraestrutura turística de suporte, garante novo ministro do Turismo e Transportes

A garantia foi dada pelo novo ministro dos Transportes e Turismo de Cabo Verde, José Luís Sá Nogueira, que considerou “muito produtiva” a visita ao Sal, na qual pôde inteirar-se dos projetos e investimentos que estão a decorrer na ilha com vista a melhorar toda a infraestrutura turística de suporte.

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José Luís Sá Nogueira fez esse balanço, à imprensa cabo-verdiana, depois da visita e dos encontros que manteve no Sal durante dois dias com as instituições e empresas ligadas aos sectores do turismo e dos transportes.

Conforme o ministro, muitos desses projetos já estão a ser implementados e vão “melhorar” toda a infraestrutura turística de suporte, destacando que os investidores estão a fazer o seu papel, mas o governo com base nesses projetos está a criar todo um ambiente favorável para a melhoria do produto turístico.

“A estrada que liga Espargos a Santa Maria vai ser terminada este ano, toda a parte do paisagismo ao longo da estrada para tornar o percurso mais ameno e mais atrativo para o turismo, o pontão que é outro aspeto que também o governo já tem o financiamento e já tem a aprovação para avançar com esse projeto”, explicou.

Outro assunto que disse que se arrasta há décadas é a gestão da praia de Santa Maria, mas José Luís Sá Nogueira garantiu que os ministros do Turismo, do Mar e das Infraestruturas vão definir qual o sistema mais adequado para o ordenamento daquela que é a mais frequentada praia do país e que já tem financiamento garantido.

“Portanto este é um compromisso que eu vou assumir com os operadores turísticos, com a sociedade salense relativamente ao ordenamento da praia de Santa Maria, que é uma praia muito importante para nós”, assegurou o governante, citado pela imprensa local.

Entretanto, no que diz respeito aos transportes, nesta sua primeira visita de trabalho às empresas e instituições ligadas às áreas dos transportes e turismo, o novo governante encontrou-se com

o CEO da Cabo Verde Airports, Jorge Benchimol, e com o presidente do conselho de administração da ASA, Moisés Monteiro, tendo sublinhado que a Cabo Verde Airports, concessionária dos aeroportos de Cabo Verde, têm uma carteira de investimento “muito importante” para a mundialização dos aeroportos.

“A primeira fase, que nós chamamos da Fase A, já está praticamente concluída com uma taxa de implementação de quase 80% de investimentos em todos os aeroportos de Cabo Verde, que consiste na melhoria das pistas, no investimento em termos de energia renovável, portanto investindo fortemente na sustentabilidade ambiental”, disse, avançando que ainda há muito por fazer, mas que acredita que o governo fez na concessão de aeroportos uma aposta acertada.

Quanto aos desafios que tem pela frente em relação ao Ministério que agora tem sob sua alçada, frisou que a nível do turismo “as coisas estão bem encaminhadas”, mas tem vários instrumentos de intervenção estratégica.

“Desde os ‘masterplan’ a nível de cada uma das ilhas, o plano da operação turística, com um conjunto de projetos para melhoria, em termos de qualificação urbana e em termos de gares marítimas para que os passageiros possam ter melhor conforto, cais, portos, a própria estrada que liga a Santa Maria”, elencou o novo ministro, para reforçar que “há também um conjunto de infraestruturas para suporte de desenvolvimento turístico e melhoria de tudo o entorno de acesso às instâncias turísticas e um paisagismo que dá conforto ao turista (…) portanto tudo está a ser feito, com um conjunto de projetos que nós vamos implementar ainda este ano e outros já estão em execução”, reforçou.

A concluir, afirmou que a estratégia é “acertada”, com os resultados à vista, exemplificando que o país já ultrapassou o recorde de 2019 e já foi mais além da perspectiva programada para 2024, o que tem impulsionado também a conectividade aérea internacional.

Refira-se que José Luís Sá Nogueira assumiu o Ministério do Turismo e Transportes, pasta que estava sob a tutela de Carlos Santos, que pediu a sua saída depois de ter sido constituído arguido num processo de lavagem de capitais.

O novo ministro, formado em Economia lidera, assim, setores que conhece: foi delegado da companhia estatal Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) no Brasil, até ser escolhido, em maio de 2016, para liderar um novo conselho de administração da transportadora, onde manteve funções executivas até 2017.

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Berta Cabral: “A ruralidade dos Açores é um dos maiores ativos identitários da Região”

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, destacou o papel diferenciador do turismo rural no alojamento turístico e que representou cerca de 186.396 dormidas em 2024, ou seja, mais de 25% face a 2023, tendo realçado que “a ruralidade dos Açores é um dos maiores ativos identitários da Região”.

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A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, que falava, este fim de semana, em representação do Presidente do Governo dos Açores, na sessão de encerramento do Encontro das Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural, subordinado ao tema “Não perca o Rumo”, considerou o encontro como “uma oportunidade para se fazer um justo reconhecimento ao papel muito especial do Turismo em Espaço Rural (TER) para o alojamento turístico nos Açores”, que “é uma componente essencial da oferta turística do arquipélago, promovendo um contacto autêntico e sustentável entre os visitantes e a identidade rural das ilhas”, para adiantar que o Turismo em Espaço Rural, fechou o ano com 244 estabelecimentos licenciados, representando um total de 2.003 camas, o que significou um crescimento de 14% no número de camas”.

“É um crescimento significativo, sobretudo de considerarmos a dinâmica que existe em todo o setor do alojamento turístico, particularmente visível no Alojamento Local, cujo crescimento demonstra bem a capacidade competitiva desta tipologia de alojamento e da sua capacidade de criação de valor acrescentado”, disse a governante regional.

Em 2024, o TER representou cerca de 186.396 dormidas, ou seja, mais de 25% face a 2023 e superior ao do Alojamento Local (17,3%) e ao da Hotelaria Tradicional (7,9%). Neste caso em particular, Berta Cabral destacou o facto de mais de 83% destas dormidas terem sido de hóspedes estrangeiros.

“É a demonstração inequívoca do forte apelo do Turismo em Espaço Rural no mercado internacional e do potencial latente para cativar mercados com maior poder de compra, criando riqueza e valor acrescentado. Excetuando o Corvo, todas as ilhas do arquipélago oferecem esta tipologia de alojamento, valorizando cada uma das nossas parcelas de território e potenciando a disseminação das receitas geradas”, frisou.

De acordo com Berta Cabral, conforme avança notícia publicada na página oficial do Governo Regional, o TER “é uma oportunidade de negócio, abrindo horizontes a novos empreendedores, a investimentos diferenciadores e à criação de postos de trabalho”, além do que é uma forma de “diversificar as fontes de rendimentos dos agricultores, através do agroturismo, e de alavancar o rendimento da atividade agrícola, para fornecimento das unidades de alojamento”.

Daí ter defendido que “a ruralidade dos Açores é um dos maiores ativos identitários da Região”, encontrando no TER “um veículo único para a sua valorização”, sobretudo pelo atendimento personalizado que cria um ambiente acolhedor e autêntico, representando mesmo “uma oportunidade para valorizar o património natural e cultural, descentralizar o turismo das grandes cidades e proporcionar novas fontes de rendimento para as comunidades locais”.

“Da mesma forma que ligamos o TER ao conceito da ruralidade, com a mesma facilidade o fazemos ligando ao conceito da sustentabilidade. Nos Açores, a sustentabilidade não é apenas um conceito, mas sim um compromisso”, acentuou, apontando que, “ao promover um turismo de menor impacto ambiental e ao incentivar práticas sustentáveis, conseguimos oferecer aos visitantes uma experiência enriquecedora sem comprometer a integridade dos ecossistemas açorianos. É essencial que este crescimento continue a ser planeado e gerido de forma responsável”.

Para a secretária Regional da tutela, “a utilização de energias renováveis nos alojamentos rurais, a redução do desperdício, o uso de produtos locais e a proteção das paisagens naturais são apenas algumas das medidas que se devem continuar a incentivar”.

A governante disse, ainda, ser essencial continuar a investir na qualidade e na especialização da oferta do TER, cuja consolidação passa pela formação de profissionais, implementação de boas práticas ambientais e promoção de experiências diferenciadoras. “Juntos, podemos consolidar os Açores como um destino de referência em Turismo em Espaço Rural, onde a autenticidade, a hospitalidade e o respeito pela natureza sejam os pilares fundamentais da nossa oferta turística”, concluiu.

 

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Prime da eDreams ODIGEO ultrapassa 7 milhões de membros

A empresa está no caminho para atingir o objetivo traçado a longo prazo de 7,25 milhões de subscritores até março de 2025.

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A eDreams ODIGEO ultrapassou os sete milhões de membros no seu programa de subscrição Prime  ficando, assim, mais perto de atingir o objetivo a longo prazo de atingir 7,25 milhões de subscritores até março de 2025.

Este marco representa um aumento de quatro vezes no número de membros em pouco mais de três anos, tornando o “Prime” a sétima maior plataforma de subscrição B2C da Europa, em apenas oito anos.

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, considera que “estamos a fazer história e estamos imensamente orgulhosos de sermos Prime. Os nossos clientes estão cada vez mais envolvidos e satisfeitos, e é a nossa tecnologia inovadora que nos permite proporcionar-lhes experiências hiperpersonalizadas”.

O CEO da empresa, salienta que o próximo marco passa por atingir o objetivo a longo prazo de 7,25 milhões de membros até ao final de março, um objetivo que definimos há três anos e meio e que estamos no bom caminho para atingir, graças à nossa sólida execução e visão clara.”

Lançado em 2017, o Prime oferece, atualmente, uma gama abrangente de produtos e serviços de viagem, concebidos para proporcionar escolha, conveniência e paz de espírito sem igual. Os membros Prime beneficiam de diversas capacidades de flexibilidade, incluindo a de congelar os preços enquanto finalizam os planos de viagem e de cancelar as reservas por qualquer motivo, oferecendo maior flexibilidade do que as políticas habituais de reembolso das companhias aéreas.

O Prime também disponibiliza ofertas personalizadas por IA e exclusivas para membros em voos, hotéis, pacotes de férias e aluguer de viaturas; e ainda vouchers mensais no valor de 300 euros e suporte prioritário 24/7, garantindo uma jornada de cliente harmoniosa. Os membros podem igualmente partilhar vantagens com amigos e familiares, aumentando ainda mais o valor da sua adesão.

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Comissão Executiva do TPNP debate estratégias de desenvolvimento e promoção do turismo na região

A Comissão Executiva do TPNP (Turismo do Porto e Norte de Portugal) reuniu-se em Oliveira de Azeméis, num encontro que visou debater estratégias de desenvolvimento e promoção do turismo na região.

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Os membros da comissão discutiram também iniciativas para potenciar a visibilidade dos destinos menos explorados da região Norte, incentivando a colaboração entre os diversos agentes do setor turístico. Foram ainda abordadas estratégias para melhorar as infraestruturas e serviços, garantindo uma oferta turística de qualidade e sustentável.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, conforme avança notícia publicada na página oficial da autarquia, destacou as diversas potencialidades turísticas do concelho, reforçando a importância do turismo de natureza, religioso, industrial, cultural, arquitetónico e gastronómico. O autarca salientou ainda a riqueza patrimonial e a diversidade de experiências que o concelho oferece, dinâmicas essenciais para atrair visitantes e dinamizar a economia local.

A reunião em Oliveira de Azeméis, ainda segundo a Câmara Municipal, reforçou a relevância do município no panorama turístico da região e evidenciou a aposta do TPNP em promover um turismo diversificado e de qualidade, alinhado com as necessidades e expectativas dos visitantes.

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Transportes

Aer Lingus com voo exclusivo para Faro em agosto através do programa “Avios-Only”

O voo exclusivo da Aer Lingus tem partida de Dublin a 17 de agosto e regressa de Faro uma semana depois.

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A Aer Lingus anunciou o regresso do seu voo exclusivo Avios-Only para Faro, com partida de Dublin a 17 de agosto e regresso a 24 do mesmo mês.

No site da Aer Lingus pode ler-se que, “pela segunda vez, uma aeronave da Aer Lingus será reservada exclusivamente para voos Avios”, sendo que os membros do AerClub podem garantir o seu lugar por apenas 15.000 Avios ida e volta (inclui uma bagagem de 10 kg e outra de 20 kg), estando ainda sujeitas taxas adicionais, encargos e impostos aplicáveis.

O anúncio do voo para Faro surge após o lançamento do primeiro voo exclusivo Avios-Only da Aer Lingus para Tenerife, que descola em abril, indicando a empresa que, “devido à enorme procura, os lugares para esse voo esgotaram-se em menos de três horas”.

Susanne Carberry, diretora de Clientes da Aer Lingus, refere o “entusiasmo por oferecer mais um voo exclusivo Avios-Only. Portugal é um dos nossos destinos mais populares e, após o enorme sucesso dos nossos voos anteriores Avios-Only, que esgotaram em menos de três horas, estamos felizes por trazer novamente esta experiência única, permitindo que os membros transformem as suas recompensas em viagens inesquecíveis.”

De referir que Avios é uma moeda de recompensa que pode ser acumulada pelos membros do AerClub através da compra de voos, estadias em hotéis, aluguer de automóveis ou simplesmente ao fazer compras com centenas de parceiros de retalho através da AerClub eStore, incluindo Life Style Sports, Deliveroo e Brown Thomas. Os Avios podem ser resgatados em voos, hotéis, aluguer de automóveis e experiências, permitindo poupanças aos membros nas suas viagens.

Criado em 2016, o AerClub conta atualmente com mais de três milhões de membros em todo o mundo, possuindo o programa quatro níveis de adesão: Green, Silver, Platinum e Concierge. À medida que progridem nos diferentes níveis, os membros podem acumular Tier Credits e desbloquear benefícios exclusivos de viagem.

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PROVERE vai beneficiar projetos das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias do Xisto

A Aldeia Histórica do Piódão foi o palco da assinatura dos acordos dos planos de ação PROVERE, num evento que reuniu entidades regionais e nacionais empenhadas no desenvolvimento sustentável das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias do Xisto.

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A iniciativa que oficializou dois planos estratégicos fundamentais para a valorização dos territórios rurais, cada um no valor de três milhões de euros, foi organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC, IP), em parceria com a Autoridade de Gestão do Centro 2030, a Câmara Municipal de Arganil, bem como a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) e a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR), os dois projetos que beneficiam dos Planos de Ação PROVERE.

“Rede Aldeias Históricas de Portugal Eficiente e Sustentável”, focado na preservação patrimonial e na promoção de práticas sustentáveis; e “Estratégia de Eficiência Coletiva da Rede Aldeias do Xisto 2030”, que visa impulsionar o desenvolvimento económico e turístico das aldeias através de redes colaborativas, são as beneficiárias deste plano de ação no âmbito do Programa PROVERE, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Sobre a iniciativa, Carlos Ascensão, presidente das Aldeias Históricas de Portugal, disse que “a assinatura destes acordos marca o início de uma nova jornada no âmbito da estratégia de eficiência coletiva PROVERE, um programa que tem demonstrado ser essencial para os territórios de baixa densidade, ao colocar as pessoas no centro do desenvolvimento sustentável” para destacar o papel agregador desta iniciativa, que une diferentes agentes e comunidades em prol de um objetivo comum: criar comunidades rurais mais fortes, interligadas, resilientes e próximas, promovendo um futuro onde tradição e inovação caminham lado a lado”.

Por sua vez, Paulo Fernandes, presidente da Direção da Rede Aldeias do Xisto, comentou que “hoje, podemos olhar para este percurso e reconhecer o imenso capital que construímos – não apenas o físico, mas também o cultural, natural e, sobretudo, humano”, apontando que “se hoje existem os PROVERE neste país, a sua inspiração veio da região Centro, de lugares como o Piódão, que exemplificam um novo paradigma de desenvolvimento e valorização do património”, para reforçar que “a CCDR teve um papel fundamental, ao perceber que o melhor caminho seria entregar ao território a responsabilidade de se organizar, promovendo um modelo de governança que permitisse atrair mais investimento privado”. Assim, “os resultados são evidentes: passámos de uma fase de infraestruturação para um momento em que o investimento privado se tornou um dos principais indicadores de sucesso”, disse.

 

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