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Grupo Lufthansa transportou mais de 107 milhões de passageiros em 2015

Grupo atingiu novo recorde com taxa de ocupação a atingir os 80,4%.

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As companhias aéreas do Grupo Lufthansa transportaram 107,7 milhões de passageiros em 2015 , um novo recorde, anuncia o grupo em comunicado.

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O Grupo transportou 1,6 por cento mais passageiros do que no ano passado. No mesmo período realizou mais de um milhão de voos, tendo registado a taxa de ocupação mais alta da sua história: 80,4 por cento, o que corresponde a um aumento na utilização da capacidade de 0,3 por cento em relação a 2014.

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 O Grupo Lufthansa tem investido nos produtos, nos últimos anos. No ano passado, 17 novos aviões entraram ao serviço do Grupo Lufthansa. As frotas das companhias aéreas do Grupo Lufthansa vão ser aumentadas em 251 aviões a jacto nos próximos dez anos. Além disso, o conforto das viagens foi melhorado graças à remodelação das cabinas em todas as classes, melhorias no serviço de bordo e a disponibilidade de FlyNet®, a ligação de internet de banda larga. Com estas melhorias, o Grupo pôde aumentar a procura e convencer mais clientes a voar nas suas companhias aéreas.

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Transportes entre os setores com maior quebra na constituição de novas empresas até fevereiro

Segundo o relatório Informa Business by DATA, da consultora Informa D&B, no setor dos Transportes, a descida na constituição de novas empresas chegou aos -26%, até fevereiro.

Inês de Matos

O setor dos Transportes voltou a ser um dos que apresentaram maior quebra na constituição de novas empresas nos dois primeiros meses do ano, avança o relatório Informa Business by DATA, da consultora Informa D&B, que apurou que, neste setor, a descida na constituição de novas empresas chegou aos -26%.

“As quedas mais acentuadas ocorreram nos setores dos Transportes (-26%; -257 constituições de empresas), Serviços gerais (-14%; -222 constituições de empresas) e Tecnologias da informação e comunicação (-14%; – 100 constituições de empresas)”, lê-se num comunicado enviado à imprensa esta sexta-feira, 7 de março.

Já no setor do Alojamento e Restauração, que também apresentou uma quebra, a descida na constituição de novas empresas foi de 5,7%, com a criação de 940 empresas neste setor, em janeiro e fevereiro.

A Informa D&B diz que, nos dois primeiros meses do ano, foram criadas em Portugal 9.804 novas empresas, o que corresponde a uma descida de 6,4% (-668 constituições de empresas) face aos dois primeiros meses de 2024.

Entre os setores analisados no relatório, apenas três registaram crescimento na constituição de empresas, concretamente Atividades imobiliárias (+16%; +155 constituições de empresas), Agricultura e outros recursos naturais (+27%; +84 constituições de empresas), nomeadamente em atividades como a pecuária ou a olivicultura, e Construção (+0,1%; +1 constituição de empresa).

Transportes também se destaca nos encerramentos e insolvências

O relatório Informa Business by DATA aborda também os encerramentos e insolvências declaradas nos últimos 12 meses, até final de fevereiro, apurando que, no caso dos Transportes, o setor voltou a ficar entre os que mais assistiu ao encerramento de empresas.

“Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atinge os 13.419 encerramentos de empresas, o que corresponde a menos 14% de encerramentos face aos 12 meses anteriores, uma descida que é transversal a quase todos os setores de atividade. Neste período, os Transportes é o único setor a registar mais encerramentos face aos 12 meses anteriores (+7,4%; +59 encerramentos de empresas)”, explica a Informa D&B.

Já as insolvências têm vindo a cair e, até final de fevereiro, 367 empresas tinham iniciado um processo de insolvência, o que corresponde a uma descida de 1,9% (-7 empresas a iniciar processos de insolvência) face ao período homólogo.

“Para esta descida, que contraria a tendência de subida verificada nos últimos 2 anos, contribuem sobretudo os setores das Indústrias (-34%, – 41 empresas) e da Construção (-27%, – 14 empresas). No entanto, as Indústrias mantêm-se como o setor com mais empresas a iniciar um processo de insolvência (80 novos processos de insolvência)”, indica a consultora.

O setor dos Transportes volta, novamente, a figurar entre os setores que mais assistiram à insolvência de empresas, contabilizando-se um aumento de 131% neste indicador, o que revela que houve mais 17 empresas a declarar insolvência.

 

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Alentejo e Ribatejo apostam em nova campanha ‘outdoor’ em Lisboa

Alentejo ‘Destino com muitos destinos’ e Ribatejo ‘Destino com muito para contar’ é a nova campanha da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo para o período em que decorre a BTL 2025.

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O Alentejo e o Ribatejo reforçam a sua identidade com uma nova campanha promocional que irá marcar presença em pontos estratégicos de Lisboa – Amoreiras, El Corte Inglês, Oriente, Saldanha, Oeiras e Estoril -, através de mupis digitais, de 9 a 16 de março. O Alentejo afirma-se como um ‘Destino com muitos destinos’ e o Ribatejo como um ‘Destino com muito para contar’.

Esta ação é o pontapé de saída para aquela que promete ser uma das participações mais dinâmicas de sempre da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, na qual é este ano o ‘Destino Nacional Convidado’.

Um Alentejo e Ribatejo a descobrir na BTL
No primeiro dia da BTL (12 de março), a comitiva oficial da inauguração será recebida ao som e ao ritmo das tradições regionais, com atuações protagonizadas por jovens talentos: o Grupo Dos Rouxinóis do Alentejo (Beja), com catorze elementos infantis no Cante Alentejano; e o Rancho Folclórico de Vila Nova de Erra (Coruche) com crianças e músicos a recriar o emblemático Fandango do Ribatejo.

Entre 12 e 14 de março, das 14h30 às 18h, o espaço da BTL ganha ainda mais vida com a presença de personagens icónicas que irão interagir com os visitantes e apresentar-lhes algumas das experiências. Um Caminhante da Rota Vicentina, um Observador de Estrelas, um Ciclista do Alentejo, um Campino, o Cavaleiro da Feira da Golegã e um Caminhante dos Caminhos de Santiago do Ribatejo estarão a receber os visitantes daquela que é a maior feira de Turismo realizada em Portugal.

Pela primeira vez, um restaurante vai representar o destino Alentejo. Caberá ao ‘Alecrim’, localizado em Estremoz, trazer para a BTL os sabores mais característicos do Alentejo.

A ERT do Alentejo e do Ribatejo irá patrocinar o jantar com os compradores internacionais, a realizar no dia 12 de março, no espaço BTL Village, que estará decorado com motivos e artesanato regional. Este será um momento estratégico para apresentação das características diferenciadoras do destino a mais de duzentos operadores. Será ainda oportunidade de promover a Candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho. O Welcome Drink será patrocinado pelos Vinhos do Tejo.

Um roteiro de experiências
No centro da ação estará um stand com mais de 1.200m², localizado no Pavilhão 1, que reúne os 58 municípios e 29 empresas da região. Ao longo dos cinco dias de feira, vão suceder-se iniciativas que celebram a identidade e os projetos estratégicos do território.

Entre os dias 14 e 16 de março, o desafio passa pela criatividade: todos os visitantes podem habilitar-se a ganhar uma estadia no Alentejo e no Ribatejo ao escreverem a frase mais original sobre os destinos, ao inscreverem-se nos passatempos que irão decorrer no stand. Haverá ainda um miniestúdio Chroma, que permitirá viajar virtualmente por algumas das paisagens mais emblemáticas das regiões.

No dia 12 de março, destacam-se algumas iniciativas como a apresentação do Cartaxo – Tradição, Vinha e Vinho (às 12h); a apresentação dos ‘Vinhos da Serra D’Ossa – Cidade do Vinho 2025’ (15h); a programação da ‘Capital Europeia da Cultura 2027’ (às 16h); e a apresentação da Candidatura do Baixo Alentejo à ‘Cidade Europeia do Vinho 2026’, com a presença dos seus embaixadores, Maria João Almeida, do músico Buba Espinho e do humorista Jorge Serafim (às 17h).

No dia 13 de março, decorrem várias iniciativas, entre as quais a apresentação do III Festival da Biosfera, pelo Município da Golegã (às 11h); apresentação da Feira de São Marcos 2025, pelo Município de Alter do Chão (às 13h) e a ação Tejo e Património: A Chamusca que Inspira (às 15h).

Na sexta-feira irá decorrer a Apresentação da Rede de Percursos pedestres e cicláveis – Passeios Felizes em Serpa (às 11h); da Beja Romana (às 15h) e da Rede de Percursos Pedestres de Reguengos de Monsaraz (às 14h).

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Azul também abre voos diretos para Madrid em junho

Depois de ter anunciado a abertura de novos voos desde Campinas e Recife para o Porto, a Azul apresentou mais uma novidade e, a partir de 9 de junho, passa a voar também para a capital espanhola, numa operação de verão com cinco voos por semana.

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A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras também vai inaugurar, a partir de 9 de junho, uma nova operação para Madrid, passando a ligar o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, Brasil, e o Aeroporto de Barajas, na capital espanhola.

A nova operação da Azul para Madrid vai decorrer “durante a temporada de verão”, contando com cinco frequências semanais, realizadas em aviões A330 Neo, com capacidade para 298 passageiros, incluindo 34 assentos na classe executiva.

“A Azul está expandindo suas operações em Viracopos para oferecer mais opções de viagem aos clientes do interior de São Paulo e de diversas regiões do Brasil. Com a inclusão de Madrid na sua malha aérea, a companhia amplia o acesso dos brasileiros à Europa, facilitando conexões e fortalecendo o fluxo de turistas e negócios entre os dois países”, destacou César Grandolfo, gerente sénior de Relações Institucionais da Azul.

As partidas de Campinas decorrem às segundas, quartas, sextas e sábados, com saída pelas 20h30 e chegada a Madrid às 11h30, enquanto em sentido contrário as partidas de Madrid acontecem às terças, quintas, sábados e domingos, saindo da capital espanhola pelas 13h30, para chegar a Madrid às 18h30.

Além destes voos, a Azul tem ainda uma ligação com partida de Campinas às terças-feiras, pelas 16h20, para chegar a Madrid às 07h20, enquanto em sentido contrário a partida da capital espanhola decorre às quartas-feiras, pelas 10h25, chegando a Campinas às 15h25.

Os bilhetes para os novos voos da Azul já se encontram à venda através dos canais oficiais da companhia aérea.

A nova operação da Azul junta-se às que a companhia aérea brasileira já tinha anunciado nos últimos meses e que incluem também novos voos para o Porto desde Campinas e Recife, ambas com início também em junho, assim como Montevidéu, no Uruguai.

Atualmente, a companhia opera voos regulares saindo do Aeroporto de Viracopos para 72 cidades brasileiras.

 

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Aeroporto de Munique alerta para redução de voos devido a greve

O Aeroporto de Munique alerta para uma possível “redução significativa” do calendário de voos na próxima segunda-feira, 10 de março, que vai ficar marcada por uma greve que deverá afetar o controlo de segurança e outras áreas dos serviços de terra.

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O Aeroporto de Munique veio esta sexta-feira, 7 de março, alertar os passageiros para uma possível “redução significativa” do calendário de voos na próxima segunda-feira, 10 de março, que vai ficar marcada por uma greve que deverá afetar o controlo de segurança e outras áreas dos serviços de terra.

“Atualmente não é possível prever o nível de participação na greve dos diversos prestadores de serviços”, refere o Aeroporto de Munique, num comunicado enviado à imprensa que informa sobre a greve.

Apesar de admitir que é impossível prever o impacto da paralisação, o Aeroporto de Munique “espera um impacto enorme nas operações de voo”, pelo que os passageiros devem “estar preparados para uma programação de voos bastante reduzida e atrasos”.

“O aeroporto, as companhias aéreas e todos os parceiros já estão em contato próximo para garantir a maior estabilidade possível com planeamento prospectivo e reduzir ao máximo os inconvenientes para os viajantes dentro das circunstâncias”, acrescenta a informação divulgada pela infraestrutura aeroportuária alemã.

A próxima segunda-feira deverá ficar marcada pelo cancelamento da maioria dos 820 voos previstos, ainda que o Aeroporto de Munique garanta que as companhias aéreas estão, atualmente, a trabalhar “em planos de voo especiais”.

“Espera-se que informações atualizadas sobre os voos sejam publicadas nos sites do aeroporto e das companhias aéreas ao longo do fim de semana”, lê-se ainda no comunicado enviado à imprensa.

Se os passageiros tiverem conhecimento de que o seu voo foi cancelado, o Aeroporto de Munique aconselha a que os passageiros não se desloquem até à infraestrutura e optem por contactar a companhia aérea ou os fornecedores da viagem.

As informações atualizadas sobre a greve vão ser publicadas aqui, assim como nos websites das companhias aéreas que operam na infraestrutura.

Além do Aeroporto de Munique, que é um importante hub na Alemanha e um dos maiores aeroportos da Europa, espera-se que a greve venha a afetar outras infraestruturas aeroportuárias na Alemanha, ao longo da próxima segunda-feira.

 

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Paulo Lages é o novo coordenador de Contratação e Produto do Grupo GEA

Paulo Lages assume a coordenação de Contratação e Produto do Grupo GEA Portugal. Esta nomeação vem em sequência de uma reestruturação no departamento, decorrente da cessação de funções de Paulo Mendes no grupo, com efeitos a partir de final do mês de março.

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Paulo Lages, que tem vindo a desempenhar, há mais de um ano, a função de coordenador Comercial da GEA Portugal para a zona sul, traz consigo uma vasta experiência no setor. Ao longo da sua trajetória, destacou-se não apenas pela sua dedicação e competência, mas também pelo profundo conhecimento do mercado e pela capacidade de compreender as necessidades específicas das agências e do mercado. Este conhecimento detalhado da rede de parceiros da GEA, aliado à sua habilidade em construir parcerias produtivas, posiciona-o como a escolha ideal para liderar esta área crucial da empresa.

Carlos Baptista e Pedro Gordon, administradores do Grupo GEA, sublinham que, a experiência e conhecimento profundo do setor, de Paulo Lages, serão fundamentais para os desafios que se avizinham.

Por sua vez, o coordenador de Contratação e Produto do grupo acredita que “a minha experiência no setor do turismo permitirá continuar a criar valor para as agências de viagens e parceiros”, referindo o seu compromisso “em fortalecer ainda mais a nossa rede, ampliar o nosso leque de parcerias e enfrentar os desafios do mercado com inovação e proximidade.”

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Filomena Dias assume chefia da Divisão de Turismo da CM Coimbra

A Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Coimbra passou a ser chefiada, desde o início do mês de março, por Filomena Campos Dias que, de acordo com a autarquia, demonstrou ser detentora do perfil mais adequado ao exercício do cargo, quer pelo percurso académico como profissional.

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Filomena Dias exerce funções na área de turismo, desde 2002, na Câmara Municipal de Coimbra, tendo passado pela empresa municipal de turismo de Coimbra entre 2007 e 2013.

Da sua experiência profissional, destaca-se a participação como interlocutora para as áreas da Cultura e do Turismo, na CIM – Região de Coimbra, no acompanhamento de estratégias de desenvolvimento territorial, elaboração de candidaturas, acompanhamento e execução de projetos financiados na área do turismo e do Património e colaboração na organização de eventos na cidade como Festas da Cidade, Festas de Fim de Ano, concertos e feiras).

Nascida a 18 de abril de 1978, é licenciada em Turismo pela Escola Superior de Educação de Coimbra (2000) e possuiu uma pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (2004), pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, bem como um curso de Especialização em Comunicação Organizacional – Cidadania, Confiança e Responsabilidade Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em 2014.

Tem, ainda, formação profissional diversificada na área do turismo, línguas, tecnologias da informação, proteção de dados, gestão documental, regime geral de prevenção da corrupção, liderança, gestão e motivação de equipas.

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Sentimento por viagens de longo curso para a Europa enfraquece em 2025, alerta ETC

O mais recente relatório da European Travel Commission (ETC) aponta para um enfraquecimento no sentimento de viagens de longo curso para 2025. A segurança mantém-se como fator essencial, com os viajantes a demonstrarem uma preferência crescente por viagens que incluam múltiplos destinos, chamando a ETC a atenção para uma “melhor gestão dos fluxos turísticos” e propõe uma “redução na concentração de visitantes em determinados locais e uma promoção de destinos alternativos”.

Victor Jorge

O sentimento global em relação às viagens de longo curso, incluindo para a Europa, enfraqueceu para 2025, conforme indicado no mais recente “Long-Haul Travel Barometer 2025”, publicado pela European Travel Commission (ETC) e Eurail BV. O barómetro revela intenções de viagem cautelosas, impulsionadas por preocupações com a acessibilidade económica e mudanças nas preferências, mas também destaca oportunidades para reforçar a competitividade global da Europa através de uma melhor gestão dos seus ativos turísticos.

O relatório mostra que 63% dos inquiridos nos principais mercados internacionais – Austrália, Brasil, Canadá, China, Japão, Coreia do Sul e EUA– tencionam viajar para destinos de longo curso este ano. Desses, 44% planeiam visitar a Europa, o que sublinha a forte posição do continente, apesar dos desafios atuais.

No entanto, este valor representa uma queda em relação aos 49% registados em 2024, com um enfraquecimento do sentimento em mercados como a Coreia do Sul, EUA, Brasil e Austrália. Em contrapartida, os viajantes chineses demonstram um interesse crescente, com 61% a manifestarem intenção de visitar a Europa nos próximos doze meses.

A acessibilidade económica continua a ser a maior barreira às viagens internacionais, mencionada por 46% dos inquiridos que não planeiam uma viagem à Europa. Além disso, os viajantes referiram o interesse em visitar outras regiões e a falta de tempo de férias como fatores que influenciam os seus planos.

Segurança influencia a escolha do destino
A segurança mantém-se como o fator mais importante na escolha de um destino, seguida por pontos turísticos icónicos e infraestruturas bem desenvolvidas, com o relatório a explorar, pela primeira vez, a perceção dos viajantes sobre a segurança. De acordo com os viajantes de longo curso, os principais elementos que tornam um destino seguro incluem baixas taxas de criminalidade, estabelecimentos turísticos limpos e bem mantidos, segurança visível, estabilidade política e a hospitalidade dos locais.

Os viajantes de cada mercado tendem a definir segurança de maneira diferente. Enquanto a estabilidade política é vista como essencial por viajantes de países como Japão (57%), Austrália (44%) e Canadá (42%), a presença de segurança visível é prioritária para outros, especialmente na Coreia do Sul (55%), no Brasil (51%) e na China (42%).

Gerir a afluência a locais turísticos populares
Os ícones turísticos da Europa continuam a atrair viajantes internacionais em 2025, o que frequentemente resulta em sobrelotação, sobretudo durante a época alta. Os resultados da pesquisa indicam que os viajantes de longo curso são flexíveis perante estas situações: cerca de um terço ajustaria os seus planos para visitar em períodos menos concorridos, 28% manteriam a visita apesar das longas filas, 25% explorariam áreas menos movimentadas dentro do destino e apenas 5% considerariam mudar completamente de destino.

Estas conclusões evidenciam a necessidade de uma “melhor gestão dos fluxos turísticos na Europa, reduzindo a concentração de visitantes em determinados locais e promovendo destinos alternativos”.

Tendência das viagens multi-destino em alta
Apesar dos desafios económicos, os viajantes demonstram uma preferência crescente por viagens que incluam múltiplos destinos. O relatório revela que 94% dos inquiridos que planeiam visitar a Europa nos primeiros quatro meses de 2025 pretendem explorar mais de um país. Em média, os viajantes de longo curso esperam visitar 3,4 países, com os sul-coreanos a liderar a tendência, com uma média de 5,2 países por viagem. Esta tendência está a crescer em todos os mercados-chave, especialmente entre os australianos, que registaram um aumento de 15% em relação a 2024. “Esta mudança sublinha a atratividade da conectividade europeia e a necessidade de garantir opções de transporte mais eficientes e sustentáveis para os viajantes”, diz a ETC.

Evolução das prioridades orçamentais e de experiência
O relatório também destaca mudanças nos hábitos de consumo. Nos primeiros quatro meses de 2025, 42% dos inquiridos planeiam gastar entre 100 e 200 euros por dia, um aumento de 14% em comparação com o mesmo período do ano passado. Entretanto, a percentagem de viajantes que planeiam gastar mais de 200 euros por dia caiu para 30%, refletindo uma diminuição de 13%.

A alimentação e as bebidas emergem como a principal categoria de despesa para a maioria dos viajantes (67%). No entanto, as prioridades variam consoante o mercado: para os viajantes chineses, as compras representam a maior fatia do orçamento (67%), enquanto para os viajantes dos EUA, o alojamento ocupa o segundo lugar (55%), uma percentagem significativamente superior à de outros mercados (24%). Estes dados evidenciam as diferentes preferências de consumo entre os principais mercados emissores.

Miguel Sanz, presidente da ETC, sublinha que os resultados destacam “os desafios contínuos de manter a competitividade da Europa como destino global num mercado cada vez mais saturado. Para continuar a ser a escolha preferida dos viajantes internacionais, a Europa deve concentrar-se na gestão estratégica da ‘Marca Europa’”.

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Ocupação hoteleira no Algarve em fevereiro aumenta face a 2019 ancorada nos mercados internacionais

A taxa de ocupação por quarto em fevereiro deste ano no Algarve cifrou-se nos 44,8%, um valor acima do verificado no mesmo mês de 2019, mas abaixo do registado no mês homólogo de 2024. Este ano, o mercado nacional protagonizou a maior queda em relação ao ano passado, com os mercados espanhol e alemão a registarem o maior crescimento homólogo.

Carla Nunes

Em fevereiro deste ano, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma taxa de ocupação quarto de 44,8%, de acordo com a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

O valor representa uma subida de 3,6% face ao mês homólogo de 2019, o último ano com data de Carnaval comparável a 2025, num aumento de 1,5 pontos percentuais (p.p.).

Contudo, quando comparada com os valores verificados em fevereiro de 2024, a taxa teve um decréscimo na ordem dos 4,1%, com menos 1,9 pontos percentuais.

Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos face ao ano anterior foram o espanhol (mais 20%) e o alemão (mais 6%). Já o mercado nacional registou uma descida homóloga de 20% face a 2024.

A estadia média em fevereiro deste ano no Algarve foi de 3,9 noites, ou seja, 0,4 abaixo do valor registado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado neerlandês, com 8,8 noites, e do canadiano, com 5,9.

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Turismo do Algarve vai mostrar diversidade da oferta na BTL

O Turismo do Algarve do Algarve promete que a sua participação na BTL será uma celebração da diversidade turística do destino, com um programa repleto de experiências enogastronómicas, apresentações de produtos estratégicos e iniciativas culturais.

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Localizado no Pavilhão 1 da FIL, o stand do Algarve incorpora elementos como cestos suspensos, representando a cestaria e empreita de palma, um património artesanal do Algarve. Este conceito reforça a identidade regional e valoriza a sustentabilidade e os materiais locais, enquanto, a gastronomia e o enoturismo assumem um papel central na programação, com demonstrações culinárias, provas de vinhos e apresentações de produtos regionais.

Por outro lado, a presença do restaurante “O Algarvio”, na nova área de gastronomia da feira (entre os Pavilhões 2 e 3), permite aos visitantes embarcar numa viagem de sabores, com pratos de peixe e marisco, acompanhados pelas tradicionais sobremesas à base de amêndoa e laranja do Algarve.

O programa do stand inclui apresentações de projetos inovadores e eventos emblemáticos da região, como o Festival MED, a Algarve Walking Season e o Geoparque Algarvensis. Um dos momentos altos da participação do Algarve na feira será a apresentação das principais apostas estratégicas do destino para 2025, que terá lugar no dia 13 de março, às 14h00.

“A BTL é uma oportunidade única para mostrarmos a dinâmica do setor turístico do Algarve, que se reinventa continuamente para oferecer experiências autênticas e sustentáveis aos visitantes”, realça André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, reforçando que a região vai muito além do sol e mar, “é um destino vibrante, repleto de tradição, cultura, gastronomia e vinhos de excelência”.

Num espaço de 700 m2, o stand do Algarve na BTL 2025 acolherá a representação dos 16 municípios da região e 18 empresas do setor turístico, abrangendo diversas áreas como hotelaria, operadores turísticos, atividades marítimo-turísticas e produtos regionais.

 

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Solférias já ostenta certificado de sustentabilidade “Travelife Partner”

O certificado Travelife Partner foi atribuído ao operador turístico Solférias, durante a ITB em Berlim, uma distinção que reconhece os esforços a longo prazo da Solférias em relação à sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

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A Solférias cumpre mais de uma centena de critérios relacionados com a gestão interna do operador, a gama de produtos, os parceiros comerciais internacionais e a informação ao cliente, o que lhe valeu este certificado. O padrão Travelife Partner abrange os temas de responsabilidade social corporativa da ISO 26000, incluindo meio ambiente, biodiversidade, direitos humanos e relações laborais.

“Estamos a dar passos firmes no sentido da sustentabilidade, e este prémio, que nos deixa muito felizes, é o reconhecimento desta primeira parte do nosso percurso rumo a um futuro mais responsável no setor do turismo.”, diz João Cruz, diretor de Produto e Qualidade da Solférias.

Por seu lado, o diretor-geral da Travelife para Operadores Turísticos, Naut Kusters, afirmou estar “muito satisfeito por ver que a sustentabilidade no setor dos operadores turísticos em Portugal está a ganhar força”, avançando que estatuto Partner atribuído à Solférias “irá certamente inspirar outras empresas a seguir o mesmo caminho”

Na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na ITB, coube a Jaime Lopes, diretor operacional da Solférias, subir ao palco para receber o prémio em nome do operador turístico.

Refira-se que a Travelife é a principal certificação internacional de sustentabilidade para o setor de turismo. Reconhecida pela Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), por dezenas de associações nacionais e milhares de empresas em todo o mundo, a Travelife, oferecendo às empresas metas realistas de sustentabilidade, ferramentas e soluções para implementar mudanças positivas nos seus negócios e cadeias de fornecimento.

 

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