Disneylândia de Hong Kong regista recorde de entradas e lucros
A Disneylândia de Hong Kong pôs fim a nove anos de prejuízos ao anunciar a maior afluência anual e o maior lucro líquido desde a abertura do parque temático em 2005, graças ao regresso dos turistas chineses.

Publituris
Confirmado o ano de todos os recordes no turismo
Taxa turística de Lisboa vai pagar reabilitação da Tapada das Necessidades
Alentejo regista melhor ano turístico de sempre
Uganda inclui Turismo na estratégia de crescimento e convida empresas portuguesas a investirem no país
O lucro líquido atingiu 838 milhões de dólares de Hong Kong (102 milhões de euros) no último ano fiscal, que terminou em setembro, anunciou a Disneylândia Hong Kong.
As receitas do parque aumentaram 54% para 1,1 mil milhões de dólares norte-americanos (1,04 mil milhões de euros). Além disso, o número de visitantes atingiu um máximo histórico de 7,7 milhões e as despesas por visitante cresceram 28%.
“A Hong Kong Disneyland Resorts alcançou o melhor desempenho comercial de sempre na história do complexo (…). Continua a ser um dos principais motores do turismo”, referiu o diretor executivo da empresa, Michael Moriarty, em comunicado.
O parque temático de Hong Kong, cidade vizinha de Macau, é a mais pequena Disneylândia do mundo e lutou durante anos para se estabelecer antes de atingir a rentabilidade no início da década de 2010.
A empresa enfrentou então concorrência feroz, depois de Xangai ter aberto uma Disneylândia, em 2016. As perdas agravaram-se quando o parque esteve meses encerrado durante a pandemia de covid-19.
A entrada de visitantes locais, chineses do interior do país e turistas internacionais excedeu no ano passado os níveis de 2018, referiu ainda a empresa.
Os habitantes locais representaram cerca de 40% dos visitantes, uma fatia semelhante à dos turistas vindos do interior da China sendo, os restantes provenientes de Taiwan, Filipinas e Tailândia.
A abertura de uma secção baseada no filme de animação de sucesso “A Rainha da Neve”, em novembro de 2023, “constituiu um marco importante”, notou a empresa.
O complexo está a preparar “experiências temáticas da Marvel” e vai organizar eventos para celebrar o 20.º aniversário, em junho, disse ainda a Disneylândia de Hong Kong.