Soltour está com crescimento acima dos 50% face ao ano passado
“Desde setembro que começámos a vender o verão de 2025, a verdade é que as vendas estão muito positivas, a campanha Black Friday foi boa, para a BTL temos boas expectativas, as vendas antecipadas de janeiro correram bem, e neste momento temos crescimentos muito interessantes, mas que consideramos antecipação, logo veremos no final”, revelou Luís Santos, diretor da Soltour para Portugal.

Carolina Morgado
“O que vai pagar muito do investimento que está a ser feito hoje no Alentejo é a procura internacional”
Aethos lança campanha publicitária com o mote “The rules are diferente here”
Workshops Internacionais de Turismo Religioso reforçam posição de Portugal e Fátima “no mapa global” do setor
Luís Santos, diretor do operador turístico Soltour para Portugal, que falava esta quarta-feira aos jornalistas, à margem da BTL, que decorre até domingo, disse que “o crescimento que temos à data de hoje, comparando com o mesmo dia do ano passado, está acima dos 50%, mas aí está, uma parte não consideramos crescimento, mas o fator antecipação”.
A nível de destinos, o responsável revelou os destaques até ao momento. “Samaná está muito melhor do que o ano passado, Costa Dourada (Espanha), embora sem histórico, uma vez que é uma operação nova está a correr muito bem, o Almeria, à semelhança do ano passado, é bastante procurado”. No entanto, no geral “em todos os destinos estamos a crescer”, disse, avançando que “o nosso objetivo é sempre antecipar as vendas para se conseguir ter uma rentabilidade maior e, para chegar no final sem ter a necessidade de destruir a margem”, defendeu, para acrescentar que se as vendas continuarem a este ritmo, o que será pouco provável, tendo em conta a experiência do ano passado, haverá pouco produto para as vendas de last minute.
Em jeito de balanço do ano passado “cumprimos o nosso orçamento, vendemos 55 milhões de euros net (a previsão em 2025 é de um aumento de 9%), crescemos, diversificámos muito o produto, subimos 66% na parte só hotel, passámos a vender também combinados, e hoje temos quase 100 combinados disponíveis na nossa página, única alternativa para conseguir crescer com voos já existentes, tendo em conta as dificuldades que hoje existem nos aeroportos. Por isso não podemos basear-nos só em operações charter”.
De referir que, em termos de operações charters, a Soltour oferece este verão as Caraíbas, Ilhas Espanholas, Albânia, Cabo Verde, com maior número de lugares este ano, Saidia, sendo que as novidades são apenas a Costa Dourada e Hamammet à saída de Lisboa, bem como algumas saídas para a Eslovénia. Tudo o resto da programação do operador turístico são produtos baseados em linhas regulares. Por isso é que, apesar de toda a operação charter de verão da Soltour estar já em venda no mercado, Luís Santos “não se espantem se no nosso site aparecer, ao longo do ano, este ou aquele destino em regular, que faz parte desta política de diversificação de produto”, lembrando que há dois ou três anos “éramos um operador de charters e pouco ou nada tínhamos de outras alternativas”.
Nas vendas na BTL, o operador turístico do grupo Piñero, que celebra os 50 anos em Espanha, e com presença em Portugal desde 1997, “estaremos muito agressivos a nível de preço e de comissões aos agentes de viagens, e assim aumentar a rentabilidade dos nossos clientes”, concluiu o diretor da Soltour para Portugal.