TCP volta a distinguir melhores ideias de negócio e investigação académica em turismo
As candidaturas ao X Concurso de Empreendedorismo Turístico e ao IX Concurso de Teses Académicas, promovidas pelo Turismo Centro de Portugal (TCP) estão abertas até ao dia 15 de março.

Publituris
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
A Turismo Centro de Portugal (TCP) continua a apostar no apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na região e na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade. Por isso, volta a lançar este ano mais uma edição dos seus dois concursos: o Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico e o Concurso de Teses Académicas.
O Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, e tem como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal. Ao longo das suas nove edições, já recebeu 430 candidaturas, distinguiu 72 projetos e premiou 26, contribuindo ativamente para o dinamismo do turismo no território.
Para celebrar o 10.º aniversário, segundo o TCP, esta edição traz uma novidade: além dos oito projetos finalistas, que são selecionados pelo júri intermédio, o público terá a oportunidade de eleger um finalista adicional, através da iniciativa “O 9.º Finalista”. Assim, após a nomeação dos oito finalistas, será estipulado um período de tempo em que o público poderá votar e resgatar um projeto adicional para acompanhar os restantes finalistas na reta final do concurso.
Posteriormente, um júri final escolherá os três melhores projetos, que serão premiados com um incentivo financeiro. O grande vencedor receberá o Prémio José Manuel Alves, homenagem ao ex-presidente da Região de Turismo do Centro, figura central na criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.
No Prémio José Manuel Alves, garante o Turismo Centro de Portugal, há um acompanhamento contínuo dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento.
Quanto ao Concurso de Teses Académicas, promovido pela TCP, desde 2017, distingue teses em duas categorias: Mestrado e Doutoramento. Tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas e de todos os interessados em desenvolver projetos neste setor.
Podem concorrer, na categoria Mestrado, dissertações, relatórios de estágio e projetos de mestrado já avaliados e, na categoria Doutoramento, dissertações de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro de Portugal.
Após a submissão das candidaturas, um júri intermédio selecionará cinco finalistas em cada categoria. As duas teses vencedoras serão distinguidas com um prémio financeiro.