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Residentes e estudantes da Madeira e Açores têm novo regime de Subsídio de Mobilidade Social

Segundo o Ministério das Infraestruturas e Habitação, o decreto-lei que estabelece o novo modelo vem “criar um regime jurídico uniforme e único, tendo em vista objetivos de simplificação, eficiência e tratamento igualitário entre as Regiões Autónomas”.

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Residentes e estudantes da Madeira e Açores têm novo regime de Subsídio de Mobilidade Social

Segundo o Ministério das Infraestruturas e Habitação, o decreto-lei que estabelece o novo modelo vem “criar um regime jurídico uniforme e único, tendo em vista objetivos de simplificação, eficiência e tratamento igualitário entre as Regiões Autónomas”.

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O Governo aprovou sexta-feira, 7 de março, em Conselho de Ministros, o novo regime de Subsídio de Mobilidade Social para residentes, residentes equiparados e estudantes dos Açores e da Madeira, com o objetivo de “reduzir os custos de mobilidade”.

Num comunicado enviado à imprensa após o Conselho de Ministros, o Ministério das Infraestruturas e Habitação explica que este novo regime de Subsídio de Mobilidade Social destina-se aos passageiros residentes ou estudantes que utilizam os “serviços aéreos regulares entre o continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”, complementados por serviços marítimos inter-ilhas.

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“O atual modelo, em vigor desde 2015, oferece um subsídio de valor variável por viagem,
reembolsado após a comprovação de elegibilidade do passageiro pelo que se impunha o
estudo de um novo modelo que promovesse de modo mais justo o desenvolvimento
económico e a coesão territorial e social da Região Autónoma da Madeira (RAM) e da Região Autónoma dos Açores (RAA), visando reduzir os custos de mobilidade aérea dos residentes, residentes equiparados e estudantes deslocados”, explica o Ministério das Infraestruturas e Habitação.

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O decreto-lei que aprova o novo regime vem, acrescenta a mesma informação, “criar um regime jurídico uniforme e único, tendo em vista objetivos de simplificação, eficiência e tratamento igualitário entre as Regiões Autónomas”.

O novo regime teve em conta as recomendações do Grupo de Trabalho criado através de despacho conjunto do Ministro de Estado e das Finanças e do Ministro das Infraestruturas e Habitação, entre as quais se encontrava a “harmonização dos regimes na RAA e na RAM”, bem como a “manutenção do atual modelo de valor máximo suportado pelos passageiros e custo máximo elegível, com eventual revisão dos valores de referência”.

A “desmaterialização do processo com a implementação de uma plataforma eletrónica
que faça a gestão integral do processo de atribuição do subsídio, eliminando a
burocracia, e permitindo a redução do risco de fraude”; a “criação das condições necessárias ao pagamento, por parte dos beneficiários, apenas dos valores líquidos finais, já deduzido o montante do subsídio, aquando da compra do bilhete”; lançamento de “uma parceria com entidade(s) financeira(s) de forma a atribuir a todos os beneficiários, que assim o pretendam, um cartão de débito diferido” e “a supervisão / fiscalização mais abrangente nas transações realizadas por intermediários”, foram as outras recomendação do Grupo de Trabalho.

“Este decreto acolhe e consolida num regime uniforme, aplicável, tanto à RAA
como à RAM, as preocupações manifestadas relativamente à elegibilidade de residentes que não sejam nacionais portugueses, nomeadamente na recente iniciativa da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, que se materializou com a alteração do Decreto-Lei n.º 41/2015, de 24 de março, promovida pela Lei n.º 12/2025, de 19 de fevereiro”, refere ainda o comunicado divulgado.

O Ministério das Infraestruturas e Habitação diz ainda que o Governo vai disponibilizar “no Portal do Governo a publicação do relatório do Grupo de Trabalho, com vista a enquadrar as opções tomadas”.

Para o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, “o Subsídio Social de Mobilidade é, ninguém hoje o nega, um importante marco para a coesão social”, que serve para aproximar as diversas parcelas do território nacional, superando contingências históricas e condicionalismos geográficos”.

O governante lembrando também o impacto na mitigação da insularidade, em específico, entre as gerações mais jovens, que vivem nas ilhas e estudam no continente, ou vice-versa, defendendo que esta é também “uma medida muito relevante para apoiar as novas gerações”.

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Transportes

MSC Cruzeiros inaugura MSC World America a 9 de abril com Drew Barrymore como madrinha

O MSC World America é o segundo navio da World Class da MSC Cruzeiros e será o primeiro a contar com sete distritos a bordo, combinando o estilo europeu com o conforto americano.

O MSC World America vai ser inaugurado em Miami, nos EUA, a 9 de abril e vai contar com a atriz norte-americana Drew Barrymore como madrinha, informou a MSC Cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

Na informação divulgada, a companhia de cruzeiros revela que a cerimónia vai decorrer no novo Terminal da MSC Cruzeiros em Miami, que será o maior do mundo, contando também com a presença do ator Orlando Bloom, que contracena com Drew Barrymore na nova campanha da companhia “Let’s Holiday”.

“Como uma companha familiar com mais de 300 anos de herança marítima, estes eventos têm um significado especial e pessoal para nós. Valorizamos a  importante tradição marítima em que a nossa madrinha parte uma garrafa de champanhe no casco e nomeia oficialmente o navio, trazendo boa sorte e proteção”, refere Suzanne Salas, EVP, Marketing, eCommerce & Sales da MSC Cruises USA.

Já Drew Barrymore revela que, quando recebeu o convite da MSC Cruzeiros, para ser madrinha do novo navio, disse “imediatamente que sim”, uma vez que considera que é “simplesmente fantástico” fazer parte “de algo que ajuda as pessoas a embarcarem em aventuras incríveis”.

Além do corte da fita e da garrafa partida contra o casco do navio, a cerimónia de inauguração do MSC World America vai contar também com jantar de gala e um espetáculo de entretenimento, sendo que, após a festa, o navio parte para o seu itinerário inaugural de três noites, até à Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privada da companhia de cruzeiros nas Bahamas, onde vai igualmente decorrer uma cerimónia para inaugurar o novo Centro de Conservação Marinha.

Recorde-se que o MSC World America é o segundo navio da World Class da MSC Cruzeiros e será o primeiro a contar com sete distritos a bordo, combinando o estilo europeu com o conforto americano.

O navio conta com 19 espaços de restauração e 18 bares e lounges, além do The Harbour, um novo espaço ao ar livre para famílias e da World Promenade ao ar livre, sem esquecer também a World Galleria, com três pisos, e o maior MSC Yacht Club nas Caraíbas.

Quando começar a navegar, o MSC World America vai navegar nas Caraíbas, incluindo escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve, tanto em itinerários pelas Caraíbas Ocidentais como Orientais.

Todas as informações sobre o novo navio estão disponíveis aqui.

 

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Marrocos é destino de eleição para investidores no setor do turismo

Marrocos está a consolidar-se como um destino preferencial para investidores no setor de turismo, disse o secretário-geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili.

“Marrocos oferece perspectivas muito atraentes para investidores, graças à sua posição geográfica estratégica, ao seu ambiente económico resiliente e à sua política proativa em favor do investimento estrangeiro direto “, observa Pololikashvili, que comenta o relatório intitulado “Investir em Marrocos.

O Turismo da ONU destaca que a atratividade do país para investidores reflete-se no fluxo de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), que atingiram uma média de 3,5 mil milhões de dólares por ano nos últimos cinco anos, em todos os setores combinados. O turismo beneficiou de um investimento acumulado de 2,2 mil milhões de dólares entre 2014 e 2023, enquanto o desenvolvimento de infraestruturas hoteleiras mobilizou 2,6 mil milhões de dólares entre 2015 e 2024, especifica o relatório.

O Turismo da ONU realça que, em 2024, Marrocos recebeu 17,4 milhões de turistas, registando um aumento de 35% em relação a 2019. Essa dinâmica permitiu que o setor quase dobrasse a sua contribuição para o PIB, passando de 3,7% em 2020 para 7,3% em 2023. Nesse sentido, a Organização enfatiza que Marrocos destacou-se como o destino africano que registou o maior aumento nas receitas do turismo, com um crescimento de 43% face a 2019. Estas atingiram 10,5 mil milhões de dólares em 2023, um aumento de 28% em relação ao ano anterior.

Neste relatório, também a diretora Executiva do Turismo da ONU, Natalia Bayona, destaca a dinâmica económica do Marrocos, especificando que o Reino consolidou-se como a quinta potência da África em termos de PIB, com um crescimento médio de 2,5% na última década. Entre 2015 e 2024, Marrocos registou um crescimento médio de 2,5%, com previsões de 4% em 2025 e 3,6% em 2026, lembra o Turismo da ONU, para avançar que o controlo da inflação também fortalece a competitividade do país como um destino de investimento estável e atraente.

Referindo-se aos ativos que fazem do Marrocos um destino de escolha para investidores, o Turismo da ONU cita em particular a sua proximidade geográfica com a Europa, o acesso estratégico a um mercado de 2,5 mil milhões de consumidores, bem como o seu rico património cultural e natural.

Marrocos também tem outros grandes trunfos para o desenvolvimento do turismo: nove locais considerados Património Mundial da UNESCO, 11 parques nacionais, além de infraestrutura de primeira linha, incluindo 19 aeroportos, 27 portos comerciais e 2.000 quilómetros de estradas.

O organismo das Nações Unidas salienta que a capacidade de alojamento de Marrocos aumentou em mais de 60% desde 2012, contribuindo para o crescimento do setor. O investimento em turismo também é apoiado pela Companhia Marroquina de Engenharia de Turismo (SMIT), que apoia os líderes do projeto.

A Organização finalmente relembra o Roteiro para o Turismo 2023-2026, que define nove prioridades estratégicas destinadas a impulsionar o turismo internacional e nacional.

Entretanto, Marrocos confirma a sua atratividade turística no início de 2025, com um aumento notável nas receitas turísticas. De acordo com dados publicados recentemente pela Agência de Câmbio, o setor continua a ser uma importante fonte de divisas para a economia nacional. Em janeiro, as receitas do turismo atingiram 8,78 mil milhões de dirhams (MMDH), registando um aumento de 10,1% em relação ao mesmo período de 2024, representando um ganho adicional de 808 milhões de dirhams.

Essa dinâmica positiva também é acompanhada por um aumento nos gastos com viagens, que aumentaram 23,8% num ano, atingindo 2,55 mil milhões de dirhams.

Este desenvolvimento reflete o dinamismo de um setor-chave para a economia marroquina, apoiado pela recuperação da procura turística e por políticas que visam fortalecer a atratividade do país. O aumento da receita é um indicador encorajador para os agentes do turismo, que veem esse desempenho como um sinal positivo para o resto do ano.

 

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Governo isenta passageiros em trânsito na Madeira e Açores do pagamento de taxas de serviço e de segurança

O decreto-lei aprovado sexta-feira, 7 de março, em Conselho de Ministros, estende “a isenção de pagamento das taxas de serviço e de segurança a todos os passageiros em trânsito nos aeroportos ou aeródromos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”.

O Governo aprovou sexta-feira, 7 de março, em Conselho de Ministros, um decreto-lei que “estende a isenção de pagamento das taxas de serviço e de segurança a todos os passageiros em trânsito nos aeroportos ou aeródromos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”.

Segundo a informação divulgada após o Conselho de Ministros, este decreto-lei visa harmonizar “o regime em todas as ilhas”, introduzindo um “regime proporcional de penalização das companhias aéreas por atrasos na entrega do valor cobrado a título de taxa de segurança”, que permite “o ajuste do valor de taxa de segurança cobrado”.

Além disso, este decreto-lei introduz ainda “um regime jurídico aplicável à remoção de aeronaves abusivamente estacionadas, ou abandonadas, em infraestruturas aeroportuárias”.

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Governo aprova resolução para reduzir impacto do ruído gerado pelo Aeroporto Humberto Delgado

Além da criação do Programa Menos Ruido, o Governo mandatou a ANAC e a NAV para “estudar medidas complementares que incluam restrições aos voos noturnos e a definição de rotas de descolagem alternativas, com o objetivo de minimizar o impacto sobre a população”.

O Governo aprovou sexta-feira, 7 de março, uma resolução do Conselho de Ministros que prevê um “conjunto de medidas destinadas a reduzir o impacto do ruído gerado pelo Aeroporto Humberto Delgado (AHD)”.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, entre as medidas previstas está a criação do Programa Menos Ruído, que vai viabilizar “intervenções em fachadas, janelas e caixilharias de edifícios habitacionais situados em áreas sensíveis ao ruído” em Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira e Almada.

Este programa, acrescenta a informação divulgada, prevê um investimento global de 10 milhões de euros e vai ser financiado através do Fundo Ambiental, prevendo que a sua execução decorra em 2025 e 2026.

Além do Programa Menos Ruído, o Governo mandatou ainda a ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil e a NAV – Navegação Aérea para “estudar medidas complementares que incluam restrições aos voos noturnos e a definição de rotas de descolagem alternativas, com o objetivo de minimizar o impacto sobre a população”.

Governo quer período sem voos entre as 01h00 e as 05h00

Posteriormente, o Ministério das Infraestruturas e Habitação veio explicar, em comunicado, que a execução do Programa Menos Ruído vai ficar “a cargo das Câmaras Municipais de Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira e Almada, que terão a responsabilidade de lançar os respetivos concursos para acesso aos apoios”.

“A distribuição do financiamento será feita de forma proporcional ao número de edifícios afetados em cada município, com base no mapeamento dos níveis de ruído a elaborar pela entidade gestora aeroportuária, em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil”, lê-se no comunicado do Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Já quanto às restrições à operação noturna no Aeroporto Humberto Delgado, que foram recomendadas pelo Grupo de Trabalho dos Voos Noturnos, cujo relatório final foi entregue em julho de 2022, o Governo pretende ver operacionalizadas três medidas, com destaque para a “imposição de um período sem slots (hard-curfew) entre a 01h00 e as 05h00”.

Além de um período noturno sem voos, o Governo quer também que existam “restrições à operação de aeronaves mais ruidosas entre as 23h00 e as 07h00”, assim como a “implementação de novos procedimentos aeronáuticos para redução do ruído” e a avaliação de “alternativas às atuais rotas de descolagem para norte no AHD,
com o objetivo de reduzir a população exposta a níveis elevados de ruído”.

“A implementação destas restrições será feita em estrito cumprimento de toda a legislação aplicável, nacional e europeia, e em estreita articulação com a Comissão Europeia”, explica o comunicado, que garante que o objetivo é “minimizar os impactos do ruído decorrentes da localização do Aeroporto Humberto Delgado numa zona de elevada densidade populacional, garantindo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, até à transição para Aeroporto Luís de Camões, no Campo de Tiro de Alcochete”.

 

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Cascais e Sintra promovem “Conversas da Sustentabilidade”

Cascais e Sintra, em pareceria com a consultora Th1nk, recebem no próximo dia 20 de março o evento “Conversas da Sustentabilidade”, encontro que visa discutir a certificação de destinos turísticos e agentes económicos como fator de diferenciação e excelência no setor.

O evento acontecerá no Penha Longa Resort, das 10h30 às 18h30, reunindo especialistas, líderes e decisores do setor para debater desafios e oportunidades do turismo sustentável.

A sessão de abertura contará com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, e Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

“Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades” é tema do primeiro painel cujo debate contará com a participação de Ricardo Rio (presidente da Câmara Municipal de Braga), Susana Grácio (Turismo de Portugal) e Carla Salsinha (residente da Entidade de Turismo de Lisboa). Segue-se o painel “O Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável”, que reunirá Paulo Brehm (consultor em Turismo e Viagens), Camile Maia (Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril) e Carlos Vieira (Penha Longa Resort).

O último painel vai analisar “Gestão de Marca, Inovação e Ferramentas para a Sustentabilidade nos Destinos”, que contará com as contribuições de Carlos Brito (Porto Business School), Cristóvão Monteiro (Head of Place Branding do CH Group) e Maria Vale (diretora de Turismo de Portugal em Espanha).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas através do seguinte link: https://forms.gle/7i3xbsPFVjYLZt1V8.

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UN Tourism inaugura escritório regional no Rio de Janeiro

O novo escritório regional da UN Tourism para as Américas fica localizado no Rio de Janeiro, Brasil, e vai concentrar-se “no fortalecimento da promoção de investimentos”, com destaque para, numa primeira fase, os investimentos verdes.

A UN Tourism inaugurou oficialmente o seu novo escritório regional para as Américas, que fica localizado no Rio de Janeiro, Brasil, e que se vai concentrar “no fortalecimento da promoção de investimentos”.

Segundo uma nova enviada à imprensa pela UN Tourism, numa primeira fase, este novo escritório regional do Rio de Janeiro vai dar prioridade a um “conjunto de diretrizes” quer visam impulsionar “investimentos verdes, reconhecendo a importância da biodiversidade para o turismo nas Américas”.

“O escritório do Rio também desenvolverá uma estratégia para a formação técnica de jovens, equipando-os com as competências profissionais necessárias para o crescimento do setor em toda a região”, acrescenta o comunicado da UN Tourism.

A nova delegação da UN Tourism no Rio de Janeiro vai apoiar investimentos em toda a região e não apenas no Brasil, colocando também em destaque temas como o empoderamento feminino, no âmbito do qual vai ser promovido um evento especifico ainda durante este ano, mas também o turismo indígena ou a acessibilidade e rotas multidestino na região, como a Rota dos Jesuítas na América do Sul.

“O escritório regional de turismo das Nações Unidas para as Américas apoiará o avanço do setor de turismo não apenas no Brasil, mas em toda a região. O Rio de Janeiro tornar-se-á um verdadeiro centro de liderança e ideias, com foco no crescimento, garantindo investimentos para o setor e aproveitando o poder do turismo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, considera Zurab Pololikashvili, secretário-geral da UN Tourism.

A UN Tourism diz ainda que este novo escritório regional para as Américas fortalece a sua presença na região, aproximando a agência para o turismo da ONU dos seus membros.

Além da sede em Madrid, a UN Tourism agora conta agora com escritórios regionais para o Oriente Médio em Riad, na Arábia Saudita, e Nara, no Japão, estando ainda prevista a abertura de um escritório regional para a África em Marraquexe, Marrocos.

Segundo a UN Tourism, estes escritórios regionais “permitem que a UN Tourism forneça suporte personalizado aos seus membros em todas as regiões do mundo, com foco em prioridades como inovação em turismo, investimento, educação e formação em todo o setor”.

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Wine Tours Madeira lança novos programas na BTL no 10.º aniversário

Ao celebrar 10 anos em 2025, a Wine Tours Madeira escolheu a BTL para lançar os seus novos programas.

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A Wine Tours Madeira, empresa de turismo vinícola na Ilha da Madeira, celebra este ano o seu 10.º aniversário. Para marcar esta ocasião especial, a Wine Tours Madeira anunciará na BTL novos programas exclusivos focados em turismo regenerativo.

Duarte Afonso, especialista de marketing da empresa, antecipa que estes programas são projetados para “envolver os visitantes de uma maneira mais sustentável e consciente, contribuindo positivamente para a preservação do ecossistema da ilha e da sua herança cultural”.

Desde a sua fundação, a empresa tem sido reconhecida pela sua excelência, atraindo mais de 18.000 clientes de 12 nacionalidades e ganhando diversos prêmios internacionais, incluindo o “Specialist Tour Operator of the Year” em 2019 pela Luxury Travel Guide (LTG) e o “Travel Hospitality Award” em 2018.

Ao longo de dez anos, a Wine Tours Madeira tem se destacado por oferecer experiências que combinam o melhor dos vinhos Madeira com a rica cultura e história da ilha, tendo sido pioneira com a introdução de programas inovadores que não apenas encantam, mas também educam seus visitantes sobre a vinicultura e gastronomia local.

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Transportes entre os setores com maior quebra na constituição de novas empresas até fevereiro

Segundo o relatório Informa Business by DATA, da consultora Informa D&B, no setor dos Transportes, a descida na constituição de novas empresas chegou aos -26%, até fevereiro.

Inês de Matos

O setor dos Transportes voltou a ser um dos que apresentaram maior quebra na constituição de novas empresas nos dois primeiros meses do ano, avança o relatório Informa Business by DATA, da consultora Informa D&B, que apurou que, neste setor, a descida na constituição de novas empresas chegou aos -26%.

“As quedas mais acentuadas ocorreram nos setores dos Transportes (-26%; -257 constituições de empresas), Serviços gerais (-14%; -222 constituições de empresas) e Tecnologias da informação e comunicação (-14%; – 100 constituições de empresas)”, lê-se num comunicado enviado à imprensa esta sexta-feira, 7 de março.

Já no setor do Alojamento e Restauração, que também apresentou uma quebra, a descida na constituição de novas empresas foi de 5,7%, com a criação de 940 empresas neste setor, em janeiro e fevereiro.

A Informa D&B diz que, nos dois primeiros meses do ano, foram criadas em Portugal 9.804 novas empresas, o que corresponde a uma descida de 6,4% (-668 constituições de empresas) face aos dois primeiros meses de 2024.

Entre os setores analisados no relatório, apenas três registaram crescimento na constituição de empresas, concretamente Atividades imobiliárias (+16%; +155 constituições de empresas), Agricultura e outros recursos naturais (+27%; +84 constituições de empresas), nomeadamente em atividades como a pecuária ou a olivicultura, e Construção (+0,1%; +1 constituição de empresa).

Transportes também se destaca nos encerramentos e insolvências

O relatório Informa Business by DATA aborda também os encerramentos e insolvências declaradas nos últimos 12 meses, até final de fevereiro, apurando que, no caso dos Transportes, o setor voltou a ficar entre os que mais assistiu ao encerramento de empresas.

“Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atinge os 13.419 encerramentos de empresas, o que corresponde a menos 14% de encerramentos face aos 12 meses anteriores, uma descida que é transversal a quase todos os setores de atividade. Neste período, os Transportes é o único setor a registar mais encerramentos face aos 12 meses anteriores (+7,4%; +59 encerramentos de empresas)”, explica a Informa D&B.

Já as insolvências têm vindo a cair e, até final de fevereiro, 367 empresas tinham iniciado um processo de insolvência, o que corresponde a uma descida de 1,9% (-7 empresas a iniciar processos de insolvência) face ao período homólogo.

“Para esta descida, que contraria a tendência de subida verificada nos últimos 2 anos, contribuem sobretudo os setores das Indústrias (-34%, – 41 empresas) e da Construção (-27%, – 14 empresas). No entanto, as Indústrias mantêm-se como o setor com mais empresas a iniciar um processo de insolvência (80 novos processos de insolvência)”, indica a consultora.

O setor dos Transportes volta, novamente, a figurar entre os setores que mais assistiram à insolvência de empresas, contabilizando-se um aumento de 131% neste indicador, o que revela que houve mais 17 empresas a declarar insolvência.

 

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Alentejo e Ribatejo apostam em nova campanha ‘outdoor’ em Lisboa

Alentejo ‘Destino com muitos destinos’ e Ribatejo ‘Destino com muito para contar’ é a nova campanha da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo para o período em que decorre a BTL 2025.

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O Alentejo e o Ribatejo reforçam a sua identidade com uma nova campanha promocional que irá marcar presença em pontos estratégicos de Lisboa – Amoreiras, El Corte Inglês, Oriente, Saldanha, Oeiras e Estoril -, através de mupis digitais, de 9 a 16 de março. O Alentejo afirma-se como um ‘Destino com muitos destinos’ e o Ribatejo como um ‘Destino com muito para contar’.

Esta ação é o pontapé de saída para aquela que promete ser uma das participações mais dinâmicas de sempre da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, na qual é este ano o ‘Destino Nacional Convidado’.

Um Alentejo e Ribatejo a descobrir na BTL
No primeiro dia da BTL (12 de março), a comitiva oficial da inauguração será recebida ao som e ao ritmo das tradições regionais, com atuações protagonizadas por jovens talentos: o Grupo Dos Rouxinóis do Alentejo (Beja), com catorze elementos infantis no Cante Alentejano; e o Rancho Folclórico de Vila Nova de Erra (Coruche) com crianças e músicos a recriar o emblemático Fandango do Ribatejo.

Entre 12 e 14 de março, das 14h30 às 18h, o espaço da BTL ganha ainda mais vida com a presença de personagens icónicas que irão interagir com os visitantes e apresentar-lhes algumas das experiências. Um Caminhante da Rota Vicentina, um Observador de Estrelas, um Ciclista do Alentejo, um Campino, o Cavaleiro da Feira da Golegã e um Caminhante dos Caminhos de Santiago do Ribatejo estarão a receber os visitantes daquela que é a maior feira de Turismo realizada em Portugal.

Pela primeira vez, um restaurante vai representar o destino Alentejo. Caberá ao ‘Alecrim’, localizado em Estremoz, trazer para a BTL os sabores mais característicos do Alentejo.

A ERT do Alentejo e do Ribatejo irá patrocinar o jantar com os compradores internacionais, a realizar no dia 12 de março, no espaço BTL Village, que estará decorado com motivos e artesanato regional. Este será um momento estratégico para apresentação das características diferenciadoras do destino a mais de duzentos operadores. Será ainda oportunidade de promover a Candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho. O Welcome Drink será patrocinado pelos Vinhos do Tejo.

Um roteiro de experiências
No centro da ação estará um stand com mais de 1.200m², localizado no Pavilhão 1, que reúne os 58 municípios e 29 empresas da região. Ao longo dos cinco dias de feira, vão suceder-se iniciativas que celebram a identidade e os projetos estratégicos do território.

Entre os dias 14 e 16 de março, o desafio passa pela criatividade: todos os visitantes podem habilitar-se a ganhar uma estadia no Alentejo e no Ribatejo ao escreverem a frase mais original sobre os destinos, ao inscreverem-se nos passatempos que irão decorrer no stand. Haverá ainda um miniestúdio Chroma, que permitirá viajar virtualmente por algumas das paisagens mais emblemáticas das regiões.

No dia 12 de março, destacam-se algumas iniciativas como a apresentação do Cartaxo – Tradição, Vinha e Vinho (às 12h); a apresentação dos ‘Vinhos da Serra D’Ossa – Cidade do Vinho 2025’ (15h); a programação da ‘Capital Europeia da Cultura 2027’ (às 16h); e a apresentação da Candidatura do Baixo Alentejo à ‘Cidade Europeia do Vinho 2026’, com a presença dos seus embaixadores, Maria João Almeida, do músico Buba Espinho e do humorista Jorge Serafim (às 17h).

No dia 13 de março, decorrem várias iniciativas, entre as quais a apresentação do III Festival da Biosfera, pelo Município da Golegã (às 11h); apresentação da Feira de São Marcos 2025, pelo Município de Alter do Chão (às 13h) e a ação Tejo e Património: A Chamusca que Inspira (às 15h).

Na sexta-feira irá decorrer a Apresentação da Rede de Percursos pedestres e cicláveis – Passeios Felizes em Serpa (às 11h); da Beja Romana (às 15h) e da Rede de Percursos Pedestres de Reguengos de Monsaraz (às 14h).

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Azul também abre voos diretos para Madrid em junho

Depois de ter anunciado a abertura de novos voos desde Campinas e Recife para o Porto, a Azul apresentou mais uma novidade e, a partir de 9 de junho, passa a voar também para a capital espanhola, numa operação de verão com cinco voos por semana.

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A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras também vai inaugurar, a partir de 9 de junho, uma nova operação para Madrid, passando a ligar o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, Brasil, e o Aeroporto de Barajas, na capital espanhola.

A nova operação da Azul para Madrid vai decorrer “durante a temporada de verão”, contando com cinco frequências semanais, realizadas em aviões A330 Neo, com capacidade para 298 passageiros, incluindo 34 assentos na classe executiva.

“A Azul está expandindo suas operações em Viracopos para oferecer mais opções de viagem aos clientes do interior de São Paulo e de diversas regiões do Brasil. Com a inclusão de Madrid na sua malha aérea, a companhia amplia o acesso dos brasileiros à Europa, facilitando conexões e fortalecendo o fluxo de turistas e negócios entre os dois países”, destacou César Grandolfo, gerente sénior de Relações Institucionais da Azul.

As partidas de Campinas decorrem às segundas, quartas, sextas e sábados, com saída pelas 20h30 e chegada a Madrid às 11h30, enquanto em sentido contrário as partidas de Madrid acontecem às terças, quintas, sábados e domingos, saindo da capital espanhola pelas 13h30, para chegar a Madrid às 18h30.

Além destes voos, a Azul tem ainda uma ligação com partida de Campinas às terças-feiras, pelas 16h20, para chegar a Madrid às 07h20, enquanto em sentido contrário a partida da capital espanhola decorre às quartas-feiras, pelas 10h25, chegando a Campinas às 15h25.

Os bilhetes para os novos voos da Azul já se encontram à venda através dos canais oficiais da companhia aérea.

A nova operação da Azul junta-se às que a companhia aérea brasileira já tinha anunciado nos últimos meses e que incluem também novos voos para o Porto desde Campinas e Recife, ambas com início também em junho, assim como Montevidéu, no Uruguai.

Atualmente, a companhia opera voos regulares saindo do Aeroporto de Viracopos para 72 cidades brasileiras.

 

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