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Nova marca hoteleira abre hotel na Praça da Figueira

A unidade, com 50 quartos, restaurante, bar, spa e ginásio tem previsão de abertura em Março.

Carina Monteiro
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Nova marca hoteleira abre hotel na Praça da Figueira

A unidade, com 50 quartos, restaurante, bar, spa e ginásio tem previsão de abertura em Março.

Carina Monteiro
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Chama-se The Beautique Hotels e é uma nova marca hoteleira portuguesa de hotéis de charme. A primeira unidade da marca é o The Beautique Hotel Figueira, um hotel design de quatro estrelas, localizado na Praça da Figueira, em Lisboa. A unidade, com 50 quartos, restaurante, bar, spa e ginásio tem previsão de abertura em Março. O projecto de interiores é de Nini Andrade Silva e o restaurante tem a assinatura do chef Olivier.

 

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*Leia o artigo completo na edição da revista Publituris em distribuição na BTL

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Travelance Club chega a Portugal com o seu modelo de fidelização às agências de viagens

O clube de fidelização da Travelance Portugal será estruturado em três níveis e premiará as agências de viagens com vouchers de 75 euros, incentivando a fidelidade às marcas associadas.

O hub turístico Travelance, integrado por operadores independentes como Europamundo, Soltour e Coming2, na qualidade de parceiros principais, além de TUI, Guest Incoming, Dimensiones Club, Itinae e Flexible Autos, como parceiros afiliados, e Intermundial e Jumbo Tours como parceiros associados, anunciou a sua expansão para Portugal após o sucesso alcançado no seu primeiro ano como aliança turística na Espanha.

Dessa forma, a Travelance Portugal pretende replicar o modelo que visa gerar grandes benefícios para as agências de viagens e consolidar a sua presença no mercado português.

Esta rede de colaboração inicia a sua jornada no nosso país com a integração de parceiros como a Soltour Portugal e o grupo Newtour, que inclui marcas como a Soltrópico, Egotravel e Menzel, visando criar uma proposta de valor única para as agências de viagens portuguesas.

Essa decisão de entrar no mercado português deve-se, em parte, à presença dos parceiros atuais da Travelance que já operam nesse mercado, bem como ao crescimento contínuo do programa de fidelização e aos benefícios para as agências de viagens. Além disso, após um ano considerado de conquistas significativas e expansão, o hub turístico consolidou-se como um aliado estratégico para as agências de viagens, oferecendo ferramentas e serviços adaptados às suas necessidades.

O programa de fidelização da Travelance Portugal está disponível desde o dia 1 de janeiro e pronto para que as agências de viagens no nosso país possam começar a cadastrar-se através do site: https://rewards.travelance.club/pt/home.

Assim, as agências de viagens que participarem do Travelance Club serão premiadas com vouchers de 75 euros, incentivando a fidelidade às marcas associadas. Esse esquema não apenas impulsiona as vendas, mas também fortalece as relações comerciais no setor.

Dessa forma, o clube de fidelização da Travelance em Portugal será estruturado em três níveis: Bronze, Silver e Gold, cada um com vantagens específicas para as agências de viagens participantes.

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ET35 vai ser apresenta e submetida a consulta pública no 1.º trimestre de 2025

O Turismo de Portugal conta que a proposta da Estratégia de Turismo 2035 (ET35) deverá estar pronta para apresentar à tutela e submeter a posterior consulta pública no primeiro trimestre de 2025.

O Turismo de Portugal conta que a proposta da Estratégia de Turismo 2035 (ET35) deverá estar pronta para apresentar à tutela e submeter a posterior consulta pública no primeiro trimestre de 2025, avança o instituto, numa nota publicada no seu website.

“Atualmente, estão a ser analisadas as contribuições e sugestões recebidas, com vista à consolidação de uma proposta de estratégia a apresentar à tutela e, posteriormente, a submeter a consulta pública no final do primeiro trimestre de 2025, permitindo, mais uma vez, a participação de cidadãos e organizações”, lê-se na informação divulgada, após ter sido concluída a auscultação de entidades.

O Turismo de Portugal lembra que o processo de criação da ET35, que vai substituir a Estratégia de Turismo 2027 (ET27), cujos objetivo foram já alcançados, incluiu já um Ciclo de Conferências, sob o tema “Construir o turismo do futuro”, que passou por todas as regiões turísticas do país e que contou com 58 oradores e cerca de 2.500 participantes.

Além desta fase, o processo também passou por um período de recepção de contributos pela comunidade e pela auscultação de entidades, que incluiu  a dinamização de oito workshops, que contaram com 100 representantes de empresas, entidades públicas, associações setoriais, organizações não governamentais e outras instituições, abrangendo diversas áreas temáticas, como tecnologia e digitalização, ambiente, emprego e formação, território e políticas públicas, comunidades, mobilidade, cultura, mercados e internacionalização.

“A metodologia diversificada de recolha de contributos visa assegurar uma visão holística e inclusiva para o futuro do turismo em Portugal, pelo que agradecemos a todos os que contribuíram para a construção da ET35”, explica o Turismo de Portugal, revelando que as “contribuições e sugestões recebidas” estão agora a ser analisadas para que seja apresentada uma proposta, cuja consulta pública deverá decorrer ainda durante o primeiro trimestre do ano.

O Turismo de Portugal diz que esta fase “garantirá que a ET35 reflita as expectativas e os desafios de todos os intervenientes no setor, definindo linhas de ação para um turismo mais sustentável, inovador e resiliente”.​
Recorde-se que a ET27 previa que o país atingisse os 26 mil milhões  de euros de receitas turísticas e 80 milhões de dormidas até 2027, números que, no entanto, foram atingidos já em 2024, adiantando os objetivos traçados no documento em cerca de três anos.
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W Algarve dinamiza “Casting Call” com várias vagas de emprego no hotel

O hotel pretende encontrar colaboradores “que se identifiquem com a marca W”, tendo disponíveis vagas nas áreas de Front Office, Housekeeping, Beverage & Food (B&F), Culinary, Sales, Marketing e recursos humanos.

O W Algarve volta a promover um evento para a captação de talentos, que este ano terá lugar no hotel a 11 de fevereiro, através de um “Casting Call”.

Neste “casting” estão disponíveis vagas para as áreas de Front Office, Housekeeping, Beverage & Food (B&F), Culinary, Sales, Marketing e recursos humanos. No evento, os responsáveis de recursos humanos do hotel vão dar ainda a conhecer as instalações do W Algarve e a identidade da marca aos futuros colaboradores.

Com esta iniciativa, o hotel pretende encontrar perfis de trabalhadores “que se identifiquem com a cultura da marca W”, como refere em nota de imprensa. Como afirma “é fundamental que os futuros talentos entendam o equilíbrio entre exigência e informalidade, que define o atendimento em qualquer um dos W Hotels em todo o mundo”.

As entrevistas decorrem entre as 11h00 e as 19h00 da próxima terça-feira, 11 de fevereiro.

As inscrições já estão abertas e os interessados devem enviar um email para hr.walgarve@whotels.com ou inscrever-se através do website da marca.

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TAAG encerra loja do terminal de voos domésticos no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola encerrou, a 1 de fevereiro, a loja do Terminal de Voos Domésticos, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, uma vez que, a partir dessa data, todos os voos domésticos passaram exclusivamente para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto. 

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola encerrou, a 1 de fevereiro, a loja do Terminal de Voos Domésticos, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, uma vez que, a partir dessa data, todos os voos domésticos passaram a operar exclusivamente no novo aeroporto de Luanda, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

Num comunicado enviado à imprensa, a TAAG indica que, apesar do encerramento desta loja, os clientes da transportadora têm outras à disposição, nomeadamente no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, que funciona diariamente e 24 horas por dia.

A TAAG conta ainda com a Loja Marginal, que presta atendimento de segunda a sexta-feira, entre as 07h30 e as 19hoo, bem como aos sábados, das 07h30 às 14h00; assim como com a Loja Dolce Vita, que está aberta de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 15h30. Além destas, há ainda aLoja TVI (Terminal Voo Internacional), que também funciona diariamente e 24 horas por dia.

“Ressalta-se que as lojas estão abertas com várias posições de atendimento simultâneo ao cliente, disponibilizando todos os serviços comerciais tendo como utentes os clientes e passageiros da classe económica & premium. Os espaços oferecem um ambiente moderno e bastante acolhedor, dedicados às necessidades dos clientes, refletindo um atendimento de proximidade por parte da equipa comercial TAAG”, destaca a companhia aérea angolana.

A TAAG recorda ainda que, a partir de 1 de fevereiro, todos voos domésticos passaram para o novo aeroporto, nomeadamente as ligações para Lubango (Huíla), Catumbela (Benguela), Huambo, Cuito (Bié), Menongue (Cubango), Namibe e Ondjiva (Cunene)
bem como os serviços regionais da República do Congo (Brazaville) e República Democrática do Congo (Kinshasa).

“Com esta ação, a companhia compromete-se com a melhoria contínua dos serviços prestados aos passageiros e assegura que a sua operação é transferida de forma sólida, gradual e segura”, lê-se ainda na informação divulgada pela transportadora angolana.

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Lusanova lança catálogo físico ‘Coleção 2025’

O novo catálogo físico ‘Coleção 2025’ da Lusanova contempla uma “ampla oferta da programação do operador turístico”, com validade até março de 2026, e vai ser distribuído pelas agências de viagens ao longo do mês de fevereiro.

A Lusanova lançou o seu novo catálogo físico ‘Coleção 2025’, que contempla uma “ampla oferta da programação do operador turístico” com validade até março de 2026 e que vai ser distribuído pelas agências de viagens ao longo do mês de fevereiro.

Num comunicado enviado à imprensa, a Lusanova explica que este catálogo, composto por 60 páginas, inclui “os principais itinerários e pacotes incluídos nas seções Circuitos Ibéricos, Açores e Madeira, City Breaks, Circuitos Europeus, Grandes Destinos, Safaris, Praias e muito mais”, incluindo “opções adaptadas a diferentes preferências e ritmos de cada viajante, seja a dois, em família ou em grupo”.

Segundo a Lusanova, “o catálogo físico pretende ser uma fonte de inspiração para agentes de viagens e clientes, apresentando destinos que promovem uma verdadeira conexão com patrimónios culturais e históricos, tradições locais e paisagens naturais únicas”.

Além deste catálogo físico, a Lusanova tem vindo a lançar catálogos digitais no seu website, assim como a programação atualizada para os mais variados destinos, que pode ser consultada aqui.

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“Presença da Madeira em Lisboa reforça a proximidade do destino no mercado nacional”

O Posto de Informação Turística (PIT) da Madeira em Lisboa completou o primeiro ano de atividade com um balanço positivo, uma vez que, além de prestar informação turística sobre o destino, o espaço é também palco de várias iniciativas de promoção regional.

O Posto de Informação Turística da Madeira (PIT), em Lisboa, completou o primeiro ano de atividade, período ao longo do qual o espaço recebeu diversas iniciativa e que, segundo Eduardo Jesus, secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, contribuiu para reforçar “a proximidade do destino no mercado nacional”.

“Esta presença da Madeira em Lisboa reforça a proximidade do destino no mercado nacional que é um dos três principais para a Região Autónoma da Madeira e constitui um complemento a todo o trabalho que desenvolvemos junto dos operadores”, afirma o governante regional, que faz um balanço positivo do funcionamento do espaço, citado em comunicado.

O Posto de Informação Turística da Madeira (PIT) apresenta, segundo o responsável, um “novo conceito, para dar a conhecer a Madeira e o Porto Santo através de produtos e experiências que aprofundam a diferença face a outros destinos, recorrendo, também, a outros que funcionam como elementos identitários do Destino”.

Além de funcionar como um dos nove espaços de informação turística da RAM (existem atualmente sete postos na Madeira e um no Porto Santo), o PIT foi também “palco de várias semanas temáticas” e de “vários eventos culturais”, bem como de “experiências gastronómicas com representação de chefs madeirenses”, afirmando-se ainda como um “espaço de eleição para exposições de artistas regionais, para ações de formação para o Trade, assim como para eventos com os Embaixadores do Madeira Ocean & Trails”.

Em 2025, acrescenta a Associação de Promoção da Madeira, o PIT vai continuar “a ser uma montra do destino Madeira e Porto Santo na capital portuguesa”, contando apresentar muitas novidades e propiciar “vários momentos de descoberta do destino”.

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Bestavel fecha contratos com 60 DMC em busca de produtos para além do charter

Enquanto Grupo Newtour, as agências de viagens da rede Bestravel conseguem aceder, hoje, a mais de 60 DMC em todo o mundo, que lhes permite fazer a sua própria programação para além do charter disponível no mercado. Objetivo: serem mais dinâmicas e mais competitivas.

A rede de franchising de agências de viagens, a Bestravel, está a desenvolver uma série de projetos em várias vertentes integrados no Grupo Newtours, quer seja no desenvolvimento do produto próprio, tecnológico, quer até no gabinete de apoio à gestão, investimento e competitividade. O objetivo é permitir maior rentabilidade às empresas que os acompanha, e algumas desde a primeira hora.

Carlos Baptista apontou que a parte comercial, o relacionamento com os players do mercado e a compra consolidada é feita numa ótica do grupo, “o que nos permite ser mais robustos e tornar o modelo cada vez mais competitivo”.

É também o que já “nos permitiu fazer alguns novos contratos com operadores, mas principalmente entrar num campo onde até à data não nos tinha sido possível, entrar com esta força e com esta dinâmica, que são o mercado dos DMC, onde também temos vários novos contratos, e que nos possibilita ser cada vez mais competitivos no que é a venda fora do charter”. Assim, neste momento, foram fechados contratos com mais de 60 contratos com DMC, um pouco por todo o mundo, de maneira a dar resposta a algo que já está a acontecer, ou seja, nos pacotes próprios. Portanto “estamos a tornar mais robustos esses contratos, a encontrar parceiros e, obviamente, vamos alinhando, percebendo aqueles que são, que prestam um bom serviço, aquelas geografias que, eventualmente, fazem sentido, acrescentar e alterar a nossa visão de negócio. É um trabalho em desenvolvimento”. E assim “dar uma dinâmica e mais competitividade nossas agências de viagens”, defendeu o administrador da Bestravel, em conferência de imprensa, à margem da XX Convenção da rede, que decorreu este fim de semana da ilha do Faial (Açores) com a participação de mais de 200 pessoas, entre agências de viagens franchisadas e os principais parceiros de negócios, como operadores turísticos, companhias aéreas que operam no nosso país, e outros serviços turísticos.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Bestravel: Vendas estão neste momento acima dos 15% face a 2024

A rede de franchising de agências de viagens revelou aos jornalistas, à margem da sua XX Convenção, que decorreu este fim de semana na Horta (Açores), que “as vendas antecipadas, este ano, estão a voltar a começar muito fortes, com um crescimento à data, de 15% relativamente a 2024.

Ricardo Teles, diretor operacional da Bestravel apontou que os Black Friday, Black Week iniciados no final do ano passado, e as campanhas de vendas antecipadas que o mercado tem neste momento disponível, estão a correr muito bem, refletindo-se já nos destinos que serão as rainhas de vendas, com Cabo Verde em força. “O Portugal mantém-se nos nossos tops, sempre, mas também temos as Caraíbas com uma grande subida, a acrescentar o Dubai, que mantém a mesma tendência do ano anterior”, disse.

Ao contrário do próprio entendimento do trade em geral, os hotéis tanto em Portugal continental como em Espanha continental são produtos ainda muito procurados nas agências de viagens, pelo menos as da Bestravel, conforme confirmaram o administrador e o diretor operacional da marca, Carlos Baptista e Ricardo Teles, respetivamente, sem esquecer, que a Madeira e os Açores também continuam a ser destinos estrela, lembrando que o produto Portugal no seu todo rendeu em vendas mais de 13 milhões de euros.

Isto também tem a sua razão de ser. A Bestravel, conforme avançaram, o segmento de hotelaria carregado no portal interno da rede “é cada mais forte, temos cada vez mais contratos e estamos a melhorá-lo para este ano”.

Mas Ricardo Teles observou que “se nos basearmos no que aconteceu o ano passado e se temos uma manutenção de lugares, naturalmente achamos que vai haver campanhas de last minute também em 2025”.

 

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Vendas da rede Bestravel cresceram 7% em 2024

As vendas da rede Bestravel aumentaram 7% o ano passado face a 2023, com apenas duas novas aberturas, “o que leva a que o valor médio por agência de viagens se tenha mantido inalterado, estando aqui demonstrada a continuação da sustentabilidade”, ou seja, “o nível de rentabilidade manteve-se muito aproximado relativamente a 2023”, revelou aos jornalistas, Ricardo Teles, diretor operacional da marca.

A Bestravel tem neste momento 48 agências de viagens, sendo que a última loja abriu este mês em Setúbal, enquanto a de Sacavém ter abertura prevista para os próximos dias. “O objetivo é superar as 50 agências de viagens durante o ano de 2025, e a breve prazo, o que pretendemos é a aproximação aos números da pré-pandemia, que eram 56”, disse.

Neste conjunto, conforme foi revelado, em 2024 mantiveram-se as duas agências com receitas acima dos 3 milhões de euros, tendo passado de 11 para 13 acima dos 2 milhões, e sete com mais de um milhão de euros.

O administrador da rede de franchising de agências de viagens, Carlos Baptista lembrou, no entanto, “que em 2024, com as taxas de inflação elevadas, subidas das taxas de juros, e consequentemente, perda de poder de compra, iniciámos o ano muito apreensivos em relação ao que poderia acontecer, e chegar ao final com um crescimento de 7%, é algo que nos satisfaz”. No entanto, “com o correr do ano, houve muita campanha de last minute que não tínhamos verificado em anos anteriores, devido ao excesso de oferta colocada no mercado, e isso deu um drop considerável no valor, enquanto o nosso número de passageiros cresceu muito aproximadamente ao nível das vendas”.

Em relação aos principais fornecedores da operação turística, os top da rede o ano passado foram a Solférias, a Ávoris, os operadores do Grupo Newtour (Soltrópico e Egotravel), a Newblue e a TUI, e quando se trata de destinos mais vendidos em 2024, no primeiro lugar da lista está Portugal continental, ou seja, sem a Madeira e os Açores que, segundo Ricardo Teles, estão também muito bem colocados no top de vendas da Bestravel, bem como Cabo Verde, a Espanha continental, com predominância muito forte nas costas espanholas, e “começamos a assistir a uma recuperação que também nos satisfaz bastante, de destinos como o Brasil e os Estados Unidos”, disse, avançando que “em termos de grandes viagens, as Maldivas continuam a ser o número um, mas já começamos a ver também o aparecimento de destinos como Tailândia e outros no continente asiático”.

Para o administrador e o diretor operacional da Bestravel, esta questão do last minute adotada pelos operadores turísticos durante o ano passado, preocupa a rede, tendo referido que trouxeram vendas de última hora que acabaram por ajudar aos números totais de produção, mas “é algo que nos preocupa porque já não assistíamos a este fenómeno há alguns anos, e numa visão de médio e longo prazo, sabemos que reeducam o cliente a esperar por um momento de quebra de preço”, apontou Carlos Baptista, ressalvado que “estivemos a educar o mercado durante todo este tempo a comprar em antecipação e este fenómeno de last minute é algo que nos preocupa”.

Portanto, na opinião do administrador da Bestravel, o ideal “é que este efeito não aconteça, que haja uma correta adequação da oferta à procura e que todos os players do mercado possam ganhar dinheiro, no fundo é isso que nós pretendemos, tanto na distribuição como na tour-operação, porque é sinal de um mercado saudável e podemos estar todos confortáveis dessa maneira, mas é algo que nos foge de controlo”.

No entanto, segundo Ricardo Teles, “o nosso negócio não se resume só ao que são as vendas de operadores e de charters, ou seja, temos muito mais para oferecer nas nossas agências de viagens, por isso temos conseguido manter a nossa rentabilidade”. É por isso que na lista dos destinos mais vendidos constam o Brasil, os Estados Unidos, as Maldivas e o Dubai não só com os stopovers, mas como destino final.

 

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Ponta Delgada:31:01:2025:3 ¼ Encontro do Alojamento Local dos Acores

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Berta Cabral destaca papel relevante do AL na elevação qualitativa da oferta e do produto turístico dos Açores

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, defendeu, em Ponta Delgada, que o Alojamento Local (AL) “teve um papel determinante na rápida resposta à procura e, muito em particular, num processo contínuo de elevação qualitativa da oferta e do produto” regionais.

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A governante, que falava, na sessão de abertura do 3.º Encontro de Alojamento Local dos Açores, referiu que, entre janeiro e novembro de 2024, o AL somou mais de 1,7 milhões de dormidas, representando 37% da procura, e assegurando uma estada media de quase quatro noites, superior à média regional. Já são mais de 23 mil camas disponíveis, ou seja, 58% da oferta total na Região, que atualmente supera as 40 mil camas, revelou, citada em nota publicada na página oficial do Governo Regional, avançando ainda que o número de camas no Alojamento Local cresceu acima de 13% em 2024, representando um incremento de 2.754 camas face a 2023, em ano quem já tinha sido registado um crescimento de 2.761 camas.

Face a estes números, disse ser “inevitável que o setor do Alojamento Local promova uma sistemática autoavaliação dos resultados obtidos e dos equilíbrios dinâmicos entre oferta e procura, sem negligenciar o incremento competitivo que existe em setores com esta pujança de desenvolvimento”, impondo-se que, cada vez mais os empresários e as empresas “fortaleçam os seus níveis de profissionalismo, de mobilização coletiva e de integração na cadeia de valor tradicional do turismo, contribuindo para a consolidação da qualificação do setor e, também, para a sua inovação processual e tecnológica”.

A secretária Regional da tutela defendeu como fundamental “a promoção de uma robusta aproximação entre diversos agentes do mercado, facilitando a interação e o desenvolvimento de projetos conjuntos entre o Alojamento Local e os operadores turísticos”.

O Alojamento Local “ganhou uma voz por direito próprio e, com isso, a responsabilidade de ser um parceiro ativo, construtivo e positivo para o desenvolvimento do turismo e da economia da Região”, prosseguiu, afirmando ainda que “o Governo dos Açores tem bem presente esta importância para o destino e esta necessidade de potenciar, cada vez mais, as boas práticas do setor”.

Recordou também que o Governo dos Açores se manifestou contra a Contribuição Extraordinária sobre o Alojamento Local e desencadeou os mecanismos certos para inviabilizar a sua aplicação nos Açores no ano passado, ainda antes de ter sido eliminada a nível nacional. Além disso, também promoveu “uma auscultação ativa e crítica dos desejos e das observações do setor, encarando-o como um parceiro importante no processo de planeamento e decisão”.

Por isso, Berta Cabral acredita que “esta atuação colaborante com parceiros-chave é a melhor forma de garantirmos um desenvolvimento turístico harmonioso que nos conduza ao objetivo de ter turismo todo o ano em todas as ilhas”, apontou.

 

 

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