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Cascais recebe evento mundial de treino em aviação

De 5 a 7 de novembro, Cascais será palco do maior evento a nível mundial de treino em aviação

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Cascais recebe evento mundial de treino em aviação

De 5 a 7 de novembro, Cascais será palco do maior evento a nível mundial de treino em aviação

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Cascais recebe, pela segunda vez, o maior evento a nível mundial de treino em aviação que irá reunir as principais empresas da indústria da aviação. O Centro de Congressos do Estoril vai receber, de 5 a 7 de novembro, mais de 1.200 participantes de 60 nacionalidades, entre eles os líderes executivos de gigantes como a Airbus, Boeing, CAE, Lufthansa ou L3Harris.

Só estas cinco empresas empregam mais de 120.000 pessoas em todo o mundo e têm uma receita superior a 250 mil milhões de euros.

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O European Airline Training Symposium (EATS) vai permitir a realização de várias conferências, e é, também, uma feira comercial e um espaço de networking para os líderes mundiais do treino em aviação.

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Ao longo destes três dias serão divulgadas as mais recentes tecnologias no treino, apresentados os avanços inovadores no setor e discutidas as questões mais urgentes da indústria, bem como o futuro da aviação e conta pela primeira vez com o ramo da manutenção aeronáutica.

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Distribuição

Sabre e TAP expandem acordo de acesso a conteúdo NDC para agentes de viagens

A TAP e a Sabre alargaram o acordo de distribuição de conteúdos, podendo os agentes de viagens, a partir de agora, solicitar a ativação para ofertas NDC.

A Sabre Corporation e a TAP Air Portugal acabam de expandir o acordo de distribuição, possibilitando aos agentes de viagens conectados ao Sabre começar, imediatamente, a solicitar a ativação para ofertas NDC. Uma vez ativados, os agentes de viagens têm a possibilidade de reservar ofertas NDC da TAP Air Portugal, juntamente com o conteúdo EDIFACT tradicional da companhia aérea portuguesa.

Justin Jovignot, diretor de Distribuição e Estratégia Comercial da TAP Air Portugal, refere que “a extensa rede Sabre oferece uma oportunidade valiosa para disponibilizar o nosso conteúdo NDC para agentes de viagens e viajantes em todo o mundo”, reconhecendo “o papel vital que os agentes de viagens desempenham no nosso sucesso”, destacando ainda a “dedicação em equipá-los com as ferramentas necessárias para oferecer um serviço excecional.”

De acordo com o comunicado enviado pela empresa fornecedora de software e tecnologia em viagens, os agentes conectados ao Sabre podem começar a fazer solicitações de ativação para comprar, reservar e emitir as ofertas NDC da TAP Air Portugal. Essas ofertas ficarão lado a lado com o conteúdo tradicional do Sabre, oferecendo aos agentes de viagens “uma gama abrangente de opções para melhor atender seus clientes”, adiantando que “os agentes poderão aceder ao conteúdo por meio das API de ofertas e pedidos do Sabre, da solução de ponto de venda da agência, o Sabre Red 360, e da ferramenta de reservas corporativas, o GetThere”.

“O principal mercado de viagens do Sabre integra perfeitamente uma ampla gama de ofertas de fontes tradicionais e novas, incluindo NDC”, refere Alessandro Ciancimino, vice-presidente de distribuição de companhias aéreas da EMEA da Sabre Travel Solutions.

Segundo o mesmo, o acordo com a TAP demonstra o “compromisso em equipar os agentes de viagens com o conteúdo de várias fontes, disponibilizadas no GDS Sabre, para oferecer experiências de viagem aprimoradas aos clientes e melhorar a eficiência operacional”.

O acordo aponta ainda a evolução da indústria de viagens para um retalho moderno, salientando que o NDC “permite às companhias aéreas personalizarem melhor as ofertas e oferecerem aos viajantes experiências mais satisfatórias”.

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Os 15 quartos do edifício remodelado do DUO Lisbon Hotel são adornados com azulejos da Viúva Lamego | Créditos: DR

Hotelaria

Conheça os 27 hotéis em Portugal premiados pelos World Luxury Hotel Awards 2024

O maior número de hotéis em Portugal premiados pelos World Luxury Awards 2024 situa-se na área da Grande Lisboa, que contou com dez hotéis destacados pelo certame. Na capital, destaque para o DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton, que no ano de abertura, e ainda sem ter registado o primeiro ano de atividade, foi premiado em duas categorias.

Os World Luxury Hotel Awards 2024 premiaram 27 hotéis em Portugal na sua 18ª edição, cuja cerimónia de entrega decorreu a 16 de outubro em Bali e a 19 de outubro na Irlanda.

O maior número de hotéis premiados concentrou-se na área da Grande Lisboa, que teve dez hotéis premiados pelos World Luxury Hotel Awards deste ano.

Seguiram-se as regiões do Algarve (seis hotéis premiados), do Centro (cinco hotéis premiados), Porto e Norte (quatro hotéis premiados) e dos Açores, com dois hotéis premiados.

Destaque para as unidades hoteleiras Hotel Verde Mar & SPA***** (Luxury Spa Hotel), Lamego Hotel & Life (Luxury Boutique Retreat), MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro (Luxury New Hotel), One Shot Palácio Cedofeita (Luxury Heritage Hotel), Opus One_Luxury Guest House & Wine (Luxury Guest House) e Verride Palácio de Santa Catarina (Luxury Boutique Hotel), vencedores nas categorias acima listadas a nível global.

Refira-se ainda o caso do DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton, que no ano de abertura, e ainda sem ter registado o DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hiltonprimeiro ano de atividade, foi premiado nas categorias Luxury Boutique Hotel, a nível nacional, e “Luxury New Hotel”, a nível regional.

Veja abaixo a lista completa dos hotéis em Portugal premiados pelos World Luxury Hotel Awards 2024.

  • Art Legacy Hotel: vencedor nas categorias “Luxury Art Boutique Hotel”, a nível continental; “Luxury City Hotel”, à qual chegou apenas como finalista e “Luxury Gourmet Hotel”, vencedor a nível nacional;
  • Bussaco Palace Hotel: vencedor nas categorias “Luxury Castle Hotel”, a nível regional; “Luxury Historical Hotel”, a nível regional e “Luxury Palace Hotel”, a nível nacional;
  • Cascade Wellness Resort: vencedor nas categorias “Luxury Family Resort”; “Luxury Wellbeing Retreat” e Luxury Wellness Retreat, todas a nível regional;
  • Curia Palace Hotel: vencedor nas categorias “Luxury Heritage Hotel” e “Luxury Historical Hotel”, ambas a nível nacional. Finalista na categoria “Luxury Palace Hotel”;
  • Dunas Douradas Beach Club: vencedor nas categorias “Luxury Beach Resort”, a nível regional; “Luxury Family Beach Resort”, a nível nacional e Luxury Villa Resort, a nível continental;
  • DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton: vencedor nas categorias Luxury Boutique Hotel, a nível nacional e “Luxury New Hotel”, a nível regional. Chegou à lista de finalistas na categoria “Luxury Lifestyle Hotel”;
  • Hilton Porto Gaia: vencedor nas categorias “Luxury Business Hotel”, a nível regional e “Luxury Conference & Event Hotel”, a nível nacional;
  • Hotel Cascais Miragem Health & Spa: vencedor nas categorias “Luxury Hotel”, a nível regional, e “Luxury Seaside Hotel”, a nível continental. Finalista na categoria “Luxury Lifestyle Hotel”;
  • Hotel Verde Mar & SPA*****: vencedor nas categorias “Luxury Beachfront Hotel” e Luxury Contemporary Hotel, ambas a nível continental, e “Luxury Spa Hotel”, a nível global;
  • Hyatt Regency Lisbon: vencedor nas categorias “Luxury Riverside Hotel”, a nível continental, e “Luxury Rooftop View Hotel”, a nível nacional. Finalista na categoria “Luxury City Hotel”;
  • Lamego Hotel & Life: vencedor nas categorias “Luxury Boutique Hotel”, a nível continental, e “Luxury Boutique Retreat”, a nível global. Finalista na categoria “Luxury Lifestyle Hotel”;
  • LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show: vencedor nas categorias “Luxury Concept Hotel”, “Luxury Lifestyle Hotel” e “Luxury Urban Hotel”, todos a nível regional;
  • Luz Charming Houses: vencedor nas categorias “Luxury Boutique Retreat”, a nível continental, e “Luxury Eco Hotel”, a nível regional;
  • MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro: Vencedor nas categorias “Luxury New Hotel”, a nível global e “Luxury Small Hotel”, a nível nacional. Finalista na categoria “Luxury City Hotel”;
  • One Shot Palácio Cedofeita: Vencedor nas categorias “Luxury Heritage Hotel”, a nível global e “Luxury Palace Hotel”, a nível continental. Finalista na categoria “Luxury Boutique Hotel”;
  • Opus One_Luxury Guest House & Wine: vencedor na categoria “Luxury Guest House”, a nível global;
  • Pedras do Mar Resort & SPA: vencedor nas categorias “Luxury Country Hotel”, a nível continental; “Luxury Scenic View Hotel”, a nível regional e “Luxury Seaside Hotel”, a nível nacional;
  • Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort: vencedor nas categorias “Luxury Beachfront Resort” e “Luxury Family Resort”, ambas a nível nacional e “Luxury Resort”, a nível continental;
  • Renaissance Porto Lapa Hotel: vencedor nas categorias “Luxury City Hotel” e “Luxury Conference & Event Hotel”, ambas a nível regional. Finalista na categoria “Luxury Lifestyle Hotel”;
  • RM Guest House | The Experience: vencedor na categoria “Luxury Guest House” a nível continental;
  • Sheraton Cascais Resort: vencedor nas categorias “Luxury Lifestyle Resort”, a nível nacional e “Luxury Resort”, a nível regional. Finalista na categoria “Luxury Family Resort”;
  • Sofitel Lisbon Liberdade: vencedor nas categorias “Luxury City Hotel”, “Luxury Hotel” e “Luxury Modern Hotel”, todas a nível nacional;
  • TheVagar: vencedor nas categorias “Luxury Design Boutique Hotel”, a nível continental; “Luxury Mountain Hotel” e “Luxury Small Hotel”, ambas a nível regional;
  • Valverde Lisboa Hotel & Garden: vencedor nas categorias “Luxury Design Hotel”, a nível nacional e “Luxury Small Hotel”, a nível continental. Finalista na categoria “Luxury Boutique Hotel”;
  • Verride Palácio de Santa Catarina: vencedor nas categorias “Luxury Boutique Hotel”, a nível global e “Luxury Palace Hotel”, a nível regional;
  • W Algarve Hotel & Residences: vencedor nas categorias “Luxury Coastal Hotel” e “Luxury LGBTQ-Friendly Hotel”, ambos a nível continental, e “Luxury Lifestyle Hotel”, a nível nacional;
  • Wyndham Grand Algarve: vencedor nas categorias “Luxury All Suite Hotel”, a nível continental; “Luxury Resort” e “Luxury Sustainable Resort”, ambos a nível nacional.
Sobre o autorCarla Nunes

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“Lucy” on short final into YYZ

Aviação

Euroairlines consolida presença no mercado africano com aliança com a Ethiopian Airlines

A partir desta aliança a Ethiopian Airlines poderá aceder aos mais de 60 países onde a Euroairlines está presente.

A Ethiopian Airlines escolheu a Euroairlines para gerir as suas rotas domésticas e internacionais, após a assinatura de um acordo de colaboração entre as duas companhias. Com esta aliança, a companhia aérea africana terá acesso à extensa rede de agentes de viagens, agregadores e consolidadores da empresa espanhola em mais de 60 países através da sua placa IATA Q4-291.

Com 78 anos de experiência, a Ethiopian é atualmente um dos principais grupos de aviação em África, tendo criado redes de conectividade aérea transcontinentais e em toda a África, ligando o seu principal centro de operações, Adis Abeba, ao resto do mundo.

A companhia aérea serve 136 destinos internacionais de passageiros e carga, incluindo 63 cidades africanas, com voos diários e múltiplos com uma escala mínima em Adis Abeba.

Antonio Lopez-Lázaro, diretor-executivo da Euroairlines, considera que este acordo “reforça e consolida a expansão da companhia espanhola”, salientando que este acordo permite à Euroairlines continuar a sua estratégia de crescimento neste continente”.

O acordo agora estabelecido permitirá à Ethiopian Airlines desenvolver a conectividade com a América Central e do Sul através do hub de Madrid”.

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Foto: WSL, Pedro Mestre

Destinos

Impacto económico das etapas do WSL em Peniche e Nazaré estimado em 23 milhões de euros

Etapas do World Surf League em Portugal terão movimentado mais de 20 milhões de euros, em Peniche, e 3 milhões na Nazaré, revela estudo.

As etapas da World Surf League (WSL) realizadas em Portugal, em 2024, terão gerado um impacto económico superior a 23 milhões de euros, revelam os dados de um estudo preparado e desenvolvido por Diogo Melo, resulta de um projeto em curso no âmbito do seu Mestrado em Ciências Empresariais do ISEG, Lisbon School of Economics & Management.

A etapa de Peniche movimentou mais de 20 milhões de euros, dos quais 13 milhões estimam-se em consumo local e estadias, indicando ainda que o evento contou com a presença ou passagem de 120 mil espectadores com maior incidência nos três dias de prova.

Dos 13 milhões de euros gastos em consumo local, o estudo estima que 4,5 milhões foram para alojamento, 2,5 milhões para transporte e 2,8 milhões para alimentação.

Feitas as contas, o evento de Peniche conta com o valor acumulado, desde 2009, de aproximadamente 1,4 milhões de visitantes, dos quais 36% dos visitantes da prova são estrangeiros, com destaque para os visitantes brasileiros.

Já o evento da Nazaré apresentou valores inferiores, que rondam os 3 milhões de euros, dos quais 1,6 milhões em consumos e estadias apenas num único dia de evento que acolheu 25 mil espectadores.

Destes 1,6 milhões de euros, 566 mil euros foram alocados ao alojamento, 671 mil euros ao transporte e quase 600 mil a alimentação.

Desde 2009 estima-se a passagem de 150 mil espetadores pelo evento da Nazaré, dos quais 70% estrangeiros, com destaque para Brasil e EUA.

Quanto à receita fiscal, o estudo aponta para ganhos de 6 milhões de euros em Peniche e 900 mil euros na Nazaré.

Em ambos os casos, destaque ainda para a ocupação hoteleira que, em Peniche, rondou os 95%, e na Nazaré 75%.

De destacar ainda as iniciativas no âmbito da sustentabilidade social que incluíram eventos como licras doadas a instituições de cariz solidário, “drop points” nos eventos para doação de material para instituições, aulas de surf inclusivo e adaptado, criação de zonas de mobilidade reduzida, e visita de escolas locais aos bastidores dos eventos.

De referir ainda que em Peniche registaram-se 80 jornalistas, mais 600 pessoas e 25 empresas estiveram envolvidas no evento. Na Nazaré, os números apontam para mais de 30 jornalistas, mais de 300 pessoas e 18 empresas envolvidas.

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Emprego e Formação

Bolsa de Empregabilidade dinamiza feira TourismON para atrair estudantes para o setor

O evento terá lugar em Lisboa e no Porto em dias distintos, contando com a participação de 20 e 18 empresas, respectivamente. Já se encontram pré-inscritos 200 estudantes individuais e 80 escolas, num certame que conta com a participação de empresas como a Vila Galé, PortoBay, e Glion & Les Roches.

A Bolsa de Empregabilidade dinamiza em novembro uma nova iniciativa, o TourismON, com duas feiras que pretendem “proporcionar experiências interativas que aumentam o interesse dos estudantes pelo setor do Turismo”.

A primeira feira decorre a 12 de novembro em Lisboa, na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). Já o segundo evento terá lugar a 26 de novembro no Porto, no World of Wine (WOW).

Neste evento, os participantes terão a oportunidade de “entrar em contacto com as empresas presentes, assistir a dinâmicas e perceber melhor o dia-a-dia de profissões” em áreas como hotelaria, restauração e agências de viagens. Cada empresa marca presença no evento para representar funções específicas, através da apresentação de vídeos e profissionais fardados.

Até à data, aorganização dá conta de que se encontram pré-inscritos mais de 200 estudantes individuais e 80 escolas.

Em Lisboa, o evento conta com a presença de 20 empresas de diversas áreas, tais como a Vila Galé, PortoBay, Burger King, Glion & Les Roches, Mystic Invest Holding, entre outras. Já no Porto vão estar presentes 18 empresas.

Além dos stands das empresas o evento conta com uma área dedicada a workshops de hotelaria, demonstrações práticas de cozinha e bar, showcookings e jogos interativos.

A 1ª edição do evento conta com o apoio dos parceiros merytu e Travel Generation, bem como das empresas responsáveis pelos espaços destes eventos, a ETIC e a Fladgate Partnership.

As inscrições para a participação de escolas já se encontram encerradas. Contudo, ainda há inscrições disponíveis para estudantes individuais através de um formulário online.

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Meeting Industry

Boost Portugal melhora experiências com integração da Mesaluisa

A Boost Portugal acaba de integrar o espaço e projeto fundados por Luísa Villar, complementando, assim, a oferta de espaços e experiências para clientes empresariais.

A Boost Portugal acaba de integrar da Mesaluisa, um projeto dedicado à cozinha portuguesa criado por Luísa Villar. O espaço manterá o seu conceito e formato de funcionamento, baseados na oferta de uma experiência gastronómica tipicamente portuguesa para pequenos grupos, complementada pela partilha de histórias à mesa.

Possuindo como principal missão criar e oferecer experiências únicas que conectem os seus clientes de forma autêntica entre si e com o mundo esta adição ao portfólio da Boost Portugal (que conta já com 15 marcas) acontece de forma natural e reforça o compromisso com a visão da empresa, incluindo no que toca a experiências gastronómicas de excelência. O conceito exclusivo e intimista é ideal para grupos até 20 pessoas, reforçando o espaço a oferta de refeições temáticas e os programas de team-building, estando já disponível mediante reserva, incluindo para jantares de Natal.

De referir que o espaço Mesaluisa situa-se num pátio tipicamente lisboeta em plena Avenida 24 de Julho e ao lado de um dos mais icónicos mercados portugueses, o Mercado da Ribeira. Luísa Villar converteu um antigo armazém de material de pesca num espaço acolhedor e com um conceito de total dedicação à história da cozinha portuguesa e à comida familiar e de conforto.

A experiência foi pensada para grupos pequenos, começando com uma visita ao mercado e seguindo para o espaço, onde tudo acontece com a participação de todos: a confeção da refeição em conjunto, enquanto há uma partilha descontraída de histórias e dicas de cozinha, seguida pela experiência gastronómica.

João Paiva Mendes, CEO da Boost Portugal, sublinha que “esta é uma evolução muito natural daquilo que é a nossa oferta de jantares temáticos, permitindo-nos integrar um conceito diferenciador e de segmento exclusivo e intimista”, concluindo que “juntos vamos chegar a mais pessoas e continuar a inspirar clientes, celebrando a autenticidade e a riqueza cultural de Portugal como destino”.

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Agenda

APECATE leva 12.º Congresso até Tomar

Nos dias 25 e 26 de novembro, a APECATE realiza o seu 12.º congresso sob o mote “Liberdade e Turismo”.

O 12º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), a realizar nos dias 25 e 26 de novembro, em Tomar, vai promover reflexões sobre o Turismo e a Liberdade.

“50 anos depois: Liberdade e Cidadania”, “Ordenamento: desafios no espaço natural”, “AI – como aplicar na indústria dos eventos e animação turística”, “Fiscalidade: IVA nacional e internacional”, “Ordenamento: desafios da mobilidade”, e “Lobby: sinergias e contextos”, são os temas dos seis painéis que constituem o programa dos dois dias do evento.

Está ainda prevista, durante o congresso, a entrega dos “Prémios APECATE” – galardões que têm como objetivo reconhecer pessoas ou instituições que contribuíram para a melhoria da indústria dos eventos e animação turística.

“Todos os anos, a Direção elege personalidades, projetos ou instituições cuja atuação melhorou a operacionalidade dos nossos associados”, refere António Marques Vidal, presidente da direção da APECATE.

As inscrições estão abertas e António Marques Vidal lança o apelo: “é importante a participação de todos. Vamos abordar temas pertinentes para os operadores, falaremos de algumas situações e soluções e que participar, certamente, terá mais argumentos para desenvolver o seu negócio”.

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Créditos: Enoturismo do Centro de Portugal

Destinos

Torres Vedras já tem Rota do Enoturismo

A Rota do Enoturismo de Torres Vedras tem como objetivo promover o enoturismo no concelho e reúne 14 produtores de vinho que disponibilizam esta oferta.

Torres Vedras apresentou recentemente a Rota do Enoturismo, destacando Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, a importância da criação desta rota, “que congrega os principais produtores de vinho da região”. Laura Rodrigues sublinhou ainda que esta aposta “é fruto de um esforço conjunto em que todos partilham uma visão: valorizar e promover o vasto património vitivinícola de Torres Vedras e afirmar a nossa terra como um destino de excelência para o enoturismo.”

A Rota do Enoturismo de Torres Vedras é, neste momento, composta por 14 produtores aderentes: AdegaMãe, Adega Cooperativa de Carvoeira, Adega Cooperativa de Dois Portos, Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, Adega da Murnalha, Casal da Carrasqueira, Caves Barbosa, Quinta da Almiara, Quinta da Boa Esperança, Quinta da CasaBoa, Quinta da Cidadoura, Quinta da Folgorosa, João Melícias – Fonte das Moças e Património Wines. Estes produtores estão identificados com sinalética rodoviária e turística e integram o guia da Rota do Enoturismo de Torres Vedras.

A adesão de novos produtores à Rota é feita a pedido de cada entidade interessada, desde que sejam cumpridos os seguintes critérios: o aderente deve estar devidamente licenciado e inscrito na Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e o aderente deve estar habilitado a disponibilizar no mínimo uma visita e uma prova de vinhos.

A Rota do Enoturismo visa dar resposta às metas estabelecidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, elaborado pelo IPDT – Turismo e Consultoria e pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Na sua intervenção, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, explicou que o vinho é um dos cinco produtos âncora identificados no referido plano, acrescentando que “este produto tem a capacidade de proporcionar a diminuição da nossa taxa de sazonalidade”.

A vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, destacou, por sua vez, a importância da colaboração entre a Câmara Municipal e os produtores, referindo que “o turismo é economia e os privados é que fazem acontecer, mas quando há uma partilha daquilo que são os objetivos comuns aí sim fazemos avançar os territórios.”

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Aviação

easyJet inaugura voos para o Sal num dia histórico também para Cabo Verde

Durante a cerimónia que assinalou a chegada do primeiro voo da easyJet a Cabo Verde, José Lopes, diretor-geral da companhia aérea em Portugal, revelou que a operação para a ilha do Sal vai passar a anual, contando com 120 mil lugares por ano.

Inês de Matos

A easyJet inaugurou esta terça-feira, 29 de outubro, a sua operação para a ilha do Sal, em Cabo Verde, naquele que foi um dia histórico para a companhia aérea e para o país, que recebeu o primeiro voo operado por uma transportadora low cost.

“É um marco histórico na nossa história, num ano em que vamos completar 30 anos como companhia de aviação”, afirmou José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, numa cerimónia à chegada ao Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, lembrando que este é o destino mais a sul na rede da easyJet e o primeiro na África subsaariana.

José Lopes aproveitou para anunciar que a companhia aérea decidiu tornar a rota entre Lisboa e a ilha do Sal anual, pelo que a companhia aérea vai disponibilizar cerca de 120 mil lugares por ano para o destino.

“Aquilo que podemos já dizer é que iremos estender também ao verão, o que fará com que tenhamos uma oferta anual de cerca de 120 mil lugares”, indicou o responsável, sublinhando que esta é também uma prova do compromisso da companhia aérea com Cabo Verde e que a rota para o Sal é “um primeiro passo”.

José Lopes respondia ao ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos, que marcou presença na cerimónia de recepção do primeiro voo da easyJet para a ilha do Sal e que também considerou que este foi “um grande dia” para o país e para a economia cabo-verdiana.

“É um grande dia para a nossa economia porque este é o setor que responde a nível de emprego, cerca de 20% dos empregos no país dependem desta cadeia de valor, é também um setor que mobiliza e capta divisas”, afirmou o governante.

Carlos Santos defendeu que a chegada a easyJet a Cabo Verde, a primeira companhia aérea low cost a voar para o país, representa “um mar de oportunidades” para o arquipélago, nomeadamente para “a diversificação do turismo e negócios”, mas também porque representa uma nova “tipologia de turista” para o destino.

“Representa o reafirmar do hub aéreo que queremos construir na ilha do Sal. É com estes pequenos passos que estamos a afirmar Cabo Verde como um player a nível dos transportes aéreos”, acrescentou o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde.

O governante lembrou que a atração de transportadoras low cost europeias para o país era um compromisso do governo, até para aumentar a conectividade com as capitais europeias onde existem maior diáspora cabo-verdiana, pelo que agora o desafio passa por aumentar o número de voos da easyJet para Cabo Verde.

“Esperemos que não fique só pela ilha do Sal e possa também escalar para outras ilhas”, pediu Carlos Santos, lembrando que a marca easyJet é conhecida em todo o mundo e que só isso já representa uma “oportunidade de trazer mais investimento” para o país.

Para a ilha do Sal, a easyJet conta com quatro voos por semana desde Lisboa, às terças, quartas, quintas e sábados, aos quais se juntam outros dois voos por semana à partida do Porto, às quartas e sábados.

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Alojamento

Grupo Mercan Properties inaugura Holiday Inn Express Évora

O hotel de 76 quartos é inaugurado após um investimento de 16,8 milhões de euros, constituindo o segundo empreendimento do grupo Mercan Properties a abrir portas em Évora. Este aponta que o hotel vai gerar 35 novos postos de trabalho, sendo que a gestão ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management.

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O grupo Mercan Properties abriu as portas do seu mais recente hotel no Alentejo, o Holiday Inn Express Évora, cuja inauguração decorreu esta terça-feira, 29 de outubro.

Localizado junto às Portas de Avis, o empreendimento representa um investimento de 16,8 milhões de euros e gera 35 novos postos de trabalho na operação, a somar aos 98 já criados durante o período de construção, de acordo com o grupo.

Desta forma, este hotel junta-se a outros projetos do grupo Mercan na região do Alentejo, como é o caso do Hilton Garden Inn Évora e do Holiday Inn Beja.

Durante o evento de inauguração, Jordi Vilanova, presidente do grupo Mercan Properties em Portugal, destacou a importância deste projeto no contexto da expansão do grupo no Alentejo.

“A abertura do Holiday Inn Express Évora representa um novo e importante marco da história do Grupo Mercan Properties em Portugal. Este projeto reflete a nossa visão enquanto promotores de investimentos em projetos de reabilitação urbana, enquanto promove a riqueza cultural e histórica da cidade de Évora”, afirmou Jordi Vilanova.

Com um design contemporâneo, o novo Holiday Inn Express Évora conta com 76 quartos, piscina, restaurante, lounge bar e salas de reuniões. A gestão do hotel ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management, empresa do grupo especializada na gestão de empreendimentos hoteleiros.

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