“O WTM tem sido o local para o setor das viagens se relacionar, aprender, fazer negócios e resolver problemas”
Dentro de uma semana, o ExCel London volta a ser o palco do e para o setor das viagens e turismo a nível mundial. Juliette Losardo, Exhibition Director do World Travel Market London, antecipa “o melhor evento de sempre”. De Portugal, confirma a presença de mais de 120 empresas.
Victor Jorge
Londres volta a ser a capital do turismo por três dias (de 5 a 7 de novembro), com a realização do World Travel Market (WTM) London. Em conversa telefónica, Juliette Losardo, Exhibition Director do WTM London, diz que “houve um grande investimento no programa de buyers” e que o evento de 2024 será “o maior de sempre”. Por isso, revela que 2025 será o ano de expansão do WTM, com a abertura de um novo espaço/edifício.
O World Travel Market London é um dos eventos mais esperados do calendário do setor das viagens. Quais são os principais temas e áreas de foco para o WTM London deste ano e de que forma refletem o estado atual da indústria global de viagens e turismo?
O tema da feira deste ano é “TravelPower”, uma evolução do tema do ano passado “Power to Change”. Desde o impacto do turismo no PIB até às comunidades e economias que transforma, vemos em primeira mão o poder que as viagens têm para mudar o mundo e queremos capacitar os profissionais do setor para continuarem a usar a sua força para o bem.
Para além disso, este ano, o WTM apresenta seis temas para as conferências que destacam as principais tendências globais e apoiam o setor a manter-se na vanguarda do que é novo e inspirador.
Pode destacar quais novos recursos ou elementos introduzidos no WTM London para os quais os participantes devem estar particularmente atentos?
Estamos entusiasmados por partilhar que, em 2024, vamos receber mais expositores do que nunca, com mais de 4.000 já confirmados, o que significa que os visitantes terão acesso a destinos emergentes e aos mais recentes fornecedores de todo o mundo. Este ano, houve um grande investimento no programa de buyers, que deverá proporcionar aos participantes uma experiência melhorada. Além disso, temos muitos novos oradores convidados que enriquecem o programa de conferências.
Tendo em conta os desafios do setor nos últimos anos, como é que o WTM London pretende apoiar a recuperação do sector das voagens e turismo?
Durante mais de quatro décadas, o WTM tem sido o local mais popular para o setor das viagens a nível mundial se relacionar, aprender, fazer negócios e resolver problemas. Todos os anos, a WTM compromete-se a fornecer tudo o que um profissional do setor das viagens possa precisar de saber e crescer, tudo num só local, concebido para poupar tempo, dinheiro e esforço. O WTM é o coração da indústria, dividida em seis temas principais. O programa centra-se em ferramentas de aprendizagem essenciais e em conclusões tangíveis para que a indústria prospere nos próximos anos.
Diversidade, Equidade, Acessibilidade e Inclusão (DEAI); Geo-Economia; Marketing; Sustentabilidade; Tendências de Viagens; Tecnologia são os seis temas das conferências do WTM deste ano. Estas são atualmente as principais preocupações do setor das viagens e do turismo?
As conferências do WTM têm como objetivo agrupar as tendências em temas de fácil compreensão que ajudem os participantes a encontrar áreas de interesse. Todos os anos, o programa analisa os principais pontos de pressão do setor, as tendências emergentes e os projetos inovadores, integrando oradores, influenciadores e vozes de marcas líderes do setor, que estamos confiantes que trarão conhecimentos valiosos, inspiração e experiências ao evento.
Relativamente ao programa das conferências, após um aumento de 29% na participação em todas as sessões em 2023, que tipo de crescimento espera este ano?
As conferências têm registado um crescimento e popularidade nos últimos anos, mas o crescimento por si só não é o nosso objetivo. O nosso objetivo é ter os tópicos certos com os melhores oradores – e, em última análise, isso pode levar ao crescimento; mas, em termos simples – preocupamo-nos com sessões de valor acrescentado e com informação válida e relevante para os agentes do setor. Todos os anos, realizamos estudos para orientar a estratégia de conteúdos, assegurando que está de acordo com as necessidades do nosso público global.
A Cimeira de Ministros é um dos momentos-chave do WTM. O tema deste ano é “Emerging Technology’s Potential for Good in Tourism”. A par da sustentabilidade, serão as tecnologias emergentes, como a IA, a “grande novidade” a ter em conta?
Os temas da Cimeira dos Ministros no World Travel Market e, em última análise, em todas as etapas do WTM são aqueles que consideramos uma aprendizagem essencial; aqueles aspetos que devem ser postos em prática se quiser manter a sua empresa na vanguarda da mudança.
Na 18.ª Cimeira de Ministros, em 2024, mais de 50 ministros do turismo e líderes do setor privado de todo o mundo debaterão o potencial transformador da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias emergentes. Será o palco onde os principais decisores políticos e inovadores discutirão as plataformas de IA e os seus benefícios para as empresas, as soluções proativas, as implicações éticas e o futuro das viagens, no que será um debate estimulante.
Qual a importância da colaboração entre os diferentes setores da indústria de viagens e como é que a WTM London facilita estas parcerias entre setores?
A maior mudança ocorre quando as partes interessadas trabalham em conjunto, por isso as parcerias inter-setoriais são, obviamente, importantes. Em todo o programa de conferências do WTM, selecionamos propositadamente um leque de oradores de várias origens, para que os nossos painéis não só suscitem conversas inspiradoras, mas também a tão necessária mudança.
Um tema recorrente é a preocupação com o turismo massivo e algum descontentamento de certas comunidades em relação ao turismo. Como atuar?
Com base na experiência dos gestores de destinos e das empresas dos mercados de origem, apresentámos um painel intitulado “How Can We Best Manage the Challenges of Overtourism?” (Como podemos gerir melhor os desafios do excesso de turismo?), que irá explorar formas de a indústria reduzir os impactos negativos e abraçar os positivos. Iremos revelar algumas tendências sobre o tema, seguindo as pegadas do “destination dupe” e do “coolcaytion” deste ano, encorajando os viajantes a saírem dos destinos “mais batidos”.
Que papel desempenham eventos como o WTM London na definição do futuro da indústria global de viagens e turismo?
O WTM é a casa do setor das viagens. Um momento para fazer uma pausa, uma vez por ano, e garantir que tem os conhecimentos, os contatos e as parcerias necessárias para um ano de sucesso. Numa indústria com tantas oportunidades, o WTM está empenhado em proporcionar valor a todos os participantes. Os negócios, as reuniões presenciais e o trabalho em rede são mais eficazes e agradáveis quando são feitos cara a cara – basta andar pelo WTM para ver as vantagens.
Qual será o espaço ocupado pelo evento deste ano e quantos profissionais e expositores estão à espera para no WTM 2024?
No ano passado, vimos quase 44.000 profissionais passarem pelas nossas portas, o que representou um aumento de 22% em relação a 2022. Estamos no bom caminho para realizar o maior evento até à data e esperamos que este número volte a aumentar este ano, não só em termos de volume, mas também da qualidade dos visitantes, compradores e meios de comunicação social.
Em termos de expositores, registámos um incrível crescimento de 7% em 2024, e já enchemos o ExCel London. Estamos entusiasmados por partilhar que, em 2025, iremos expandir-nos para o novo edifício da Fase 3, que o ExCel deverá abrir muito em breve.
E de Portugal, que número de expositores espera o WTM 2024?
O “Visit Portugal” estará novamente presente este ano e conta, atualmente, com a participação de mais de 120 empresas.
Olhando para o futuro, quais são as suas previsões para o setor das viagens nos próximos anos e como devem os profissionais preparar-se para estas mudanças?
Esta é uma questão que terá de vir ao evento para descobrir. O nosso relatório anual sobre as tendências do setor das viagens é apresentado no primeiro dia da feira, revelando uma série de previsões para o setor. Por isso, aconselho a ficarem atentos.