DIT Portugal quer chegar às 250 agências de viagens em 2025 após mudança de filosofia
A DIT Portugal quer chegar às 250 agências de viagens no próximo ano, após ter mudado a sua filosofia no nosso país nos últimos meses, confidenciaram aos jornalistas o diretor-geral e o diretor comercial da rede, Jon Arriaga e César Clemente, respetivamente, durante a II Macro Convenção da rede, que decorre em Cuba, mais propriamente, na região Oriental cubana, até ao próximo dia 12 de outubro, e que conta com cerca de 300 agentes de viagens do nosso país e de Espanha.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A mega convenção da DIT Géstion, que reuniu, em 2023, também em Cuba, contou com apenas 35 agências de viagens portuguesas, e este ano, em Holguín, o número subiu para 80, num total de cerca de 300 agências de viagens de Espanha e Portugal.
A DIT Portugal, segundo afirmaram os dois responsáveis – diretor-geral e o diretor comercial da rede, Jon Arriaga e César Clemente, respetivamente, quer atingir o número de 250 agências de viagens no país com “novos produtos e ferramentas exclusivas e que só um grupo de nível ibérico pode proporcionar”. Perdeu cinco agências de viagens nos últimos meses, mas vão entrar para o grupo novas sete, duas das quais estão presentes nesta mega convenção, “que não demos conhecimento ao mercado porque, embora já tenham assinado com o grupo de gestão, quisemos que elas tivessem contacto na prática com o que temos para as proporcionar. Assim, entre as agências de viagens que saíram e as que entraram, há um saldo positivo”.
Jon Arriaga revelou que “não queremos ser o maior grupo de gestão em Portugal, mas proporcionar as melhores condições de vendas e de rentabilidade às nossas agências de viagens. Por isso não vamos fazer qualquer tipo de descontos às agências de viagens para que entrem na DIT Portugal, mas porque reconhecem o nosso valor acrescentado”.
César Clemente aponta que “existe um certo canibalismo entre os grupos de gestão no sentido de andarmos a ‘roubar’ agências de viagens uns aos outros. Nós não vamos por aí, nem vamos oferecer meses de quotas, queremos é que as agências de viagens que venham ter conosco sejam pelo nosso serviço, por isso é que temos a DIT TV como outros não têm, a aplicação que os outros não têm, e lançámos aqui os eSIM, ou seja, queremos ter serviços diferenciadores para que as agências de viagens venham ter conosco”.
O diretor Comercial da DIT Portugal adiantou que “a partir de 2025 vamos acabar com as fidelizações, ou seja, não queremos que ninguém esteja no nosso grupo de gestão porque tem uma obrigação, e se não quere estar conosco é porque estamos a falhar”.
Ao nível das novidades, César Clemente apontou que “estamos a falar de uma alteração de estratégia da DIT Portugal em três meses, e nesta convenção em Cuba as nossas agências de viagens tomaram conhecimento de várias alterações e novidades” assegurando que “o que conseguimos fazer em três meses em equipa, iremos conseguir fazer muito mais nos próximos tempos”.
Para já, “a formação certificada que era feita presencialmente em Braga e Lisboa, passou a ser híbrida e em semanas diferentes. A DT TV está a funcionar em pleno, completamente gratuito para as agências de viagens, com um sistema diferente da nossa única concorrência. O nosso sistema são três canais geridos por nós – generalista, noivos/luas de mel e o que tem neste momento mercados de Natal e neve, mas depois todas as agências de viagens podem construir os canais que quiserem, no conceito de que o limite é a imaginação, o que faz com que as nossas agências não estejam a mostrar os mesmos conteúdos à mesma hora, até porque somos um grupo de gestão de agências de viagens independentes, o que quer dizer que queremos deixar a independência para eles também”, disse ainda César Clemente.
Igualmente, a DIT Portugal, lançou durante a mega convenção de Cuba, “uma aplicação em que, através de um CRM próprio e exclusivo tecnologicamente, as nossas agências de viagens conseguem, através de um telemóvel, controlar mesmo tudo na sua agência”.
Além disso, “lançámos o nosso SIM eletrónico, e a rede chama-se mesmo DIT Portugal, em que muitas das vezes quando as pessoas viajam o grande problema são os dados no destino. Com o nosso eSIM um giga de internet custa aos nossos clientes 2, 92 euros e pode ser acedido em 160 países do mundo. Carregado o pacote com antecedência e para o país que o cliente quiser, só começa a descontar a partir do momento em que liga o seu telemóvel pela primeira vez a uma rede do destino. inda há o chamado pacote global”.
Segundo o diretor Comercial da DIT Portugal “isto tudo para que as agências de viagens em Portugal percebam que somos diferenciadores. Esta é a nossa aposta. Não achamos que a nossa luta tem de ser feita nas agências de viagens pelo preço, e pensando nas suas rentabilidades, mas pelo serviço”.
E é este assunto de serviço que Jon Arriaga reforça nas declarações aos jornalistas, à margem da II Macro Convenção da DIT Géstion, que decorre até sábado, em Cuba. “O que estamos a dar às nossas agências de viagens em Portugal são produtos e ferramentas que não existem no mercado português, e só o conseguimos porque somos uma empresa ibérica, com capacidade de tecnologia, de marketing, contabilidade e de negociação completamente diferente. Tudo o que pensamos é para o benefício das nossas agências de viagens dos dois países.
As novas propostas da DIT Portugal não se esgotam por aqui. Mais pormenores na próxima edição do Publituris.