Icelandair abre rota para Lisboa com “números muito positivos” e sem medo da concorrência
A rota que a Icelandair abriu entre Lisboa e Reiquiavique conta com dois voos por semana, às sextas e segundas-feiras, e é operada num avião B737-800 MAX, com capacidade para 166 passageiros.

Inês de Matos
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A Icelandair abriu sexta-feira, 11 de outubro, uma nova rota que liga a capital portuguesa a Reiquiavique, na Islândia, que disponibiliza dois voos por semana e que, segundo Tomas Ingason, chief Commercial Officer (CCO) da Icelandair, está a apresentar “números muito positivos”, que levam a transportadora a mostrar-se confiante na operação e “sem medo da concorrência”.
“Temos visto números muito positivos neste arranque de operação. Tivemos um voo cheio na vinda para Lisboa, que foi o voo inaugural e correu muito bem”, afirmou o responsável esta segunda-feira, 14 de outubro, durante um encontro com a imprensa portuguesa que serviu para apresentar a operação e o acordo de code-share recentemente estabelecido com a TAP.
Segundo o responsável, “as reservas estão a correr melhor” do que aquilo que a Icelandair esperava, até porque se trata de uma rota que arranca na temporada de inverno e com apenas dois voos por semana, às segundas e sextas-feiras, ainda que os planos da transportadora passem por manter os voos ao longo de todo o ano e por um aumento de frequências na temporada alta.
Os voos da Icelandair entre Lisboa e Reiquiavique são operados em aviões B737-800 MAX, com capacidade para 166 passageiros, incluindo 16 assentos SAGA Premium, a cabine superior da companhia aérea islandesa.
Tomas Ingason revelou ainda que, neste arranque de operação, o tráfego é maioritariamente do segmento de lazer e essencialmente ponto-a-ponto, ainda que seja expectável que, devido ao code-share com a TAP, que abrange várias rotas da companhia aérea portuguesa na América do Sul, África e Europa, assim como da Icelandair na América do Norte, o tráfego corporate venha também a ser significativo.
“Neste arranque de operação, temos visto que o público islandês está a demonstrar muito interesse por Lisboa. É um mercado que está a começar forte, na maior parte com foco no lazer, mas com o code-share com a TAP também esperamos ter tráfego de negócios para a América do Sul, África porque é a forma mais conveniente de ligar ambos os destinos. Portanto, acreditamos que o tráfego será uma mistura de ambos”, explicou, revelando que 5% das reservas nos voos de Lisboa têm conexão à América do Norte.
Sem medo da concorrência da Play Airlines
Os números que a Icelandair está a registar nesta rota levam também o CCO da companhia aérea a afirmar que não existe qualquer receio face à concorrência da Play Airlines, companhia aérea low cost islandesa, que já voa para Lisboa e Porto, e que começa esta terça-feira, 15 de outubro, a voar também para a Madeira.
“Conhecemos a operação da Play Airlines, eles estão a fazer o trabalho deles, são uma companhia aérea bastante diferente. Mas, para responder à questão de forma direta, não, não temos medo da concorrência, de forma alguma”, disse o responsável, em resposta a uma questão do Publituris.
Tomas Ingason considerou ainda que o code-share com a TAP é uma vantagem para a Icelandair e revelou que a companhia aérea está a assistir a uma forte procura pela sua cabine superior, a Saga Premium, que esteve completamente cheia no voo inaugural, o que o leva a acreditar que as transportadoras vão servir públicos diferentes e que existe mercado para ambas.
“Acreditamos que vamos crescer no mercado português, temos um produto forte e que é bastante diferente e, por isso, acredito que vamos servir um segmento diferente de passageiros. Temos esta cooperação com a TAP que é obviamente uma grande vantagem e temos visto que a nossa cabine Saga Premium está completamente cheia, isso mostra-nos que há uma forte procura premium neste momento. Portanto, não, não temos medo”, explicou.
A Icelandair conta também com um GSA no mercado português, a Discover the World, que está já a trabalhar com agências de viagens e operadores turísticos nacionais para, segundo o responsável, construir “um produto forte para o mercado português”.
Os voos da Icelandair partem de Lisboa às 22h30 e chegam à capital islandesa às 02h00, enquanto em sentido contrário as partidas de Reiquiavique acontecem às 16h10, com os voos a chegarem a Lisboa às 21h30. O voo tem uma duração de cerca de 4,5 horas.