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Sustentabilidade não é prioridade para quem viaja em negócios
Um recente estudo da BCD Travel mostra que, embora as empresas estejam a dar prioridade à sustentabilidade, que faz a viagem não está a dar-lhe a mesma importância.
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A sustentabilidade não ocupa um lugar de destaque entre os fatores que influenciam as escolhas de voo nas viagens de negócios. Dois terços dos inquiridos pela BCD Travel para um recente estudo raramente ou nunca consideram os fatores ambientais, especialmente se isso significar pagar um preço mais elevado.
O inquérito revela que muitos viajantes optam pela comodidade. Quase metade dos viajantes de negócios inquiridos pagam pela seleção do lugar, outros pagam pela bagagem registada e de mão, se esta não estiver incluída na tarifa aérea. O embarque prioritário, o espaço extra para as pernas e a segurança acelerada são outros serviços auxiliares pelos quais os viajantes gostam de optar. No que diz respeito a cancelamentos, metade dos viajantes costuma comprar bilhetes total ou parcialmente reembolsáveis. Isto oferece aos viajantes mais flexibilidade quando confrontados com perturbações na viagem ou alterações de planos. No entanto, o preço do bilhete continua a desempenhar um papel importante na decisão do viajante, com quatro em cada 10 a escolher a opção mais barata disponível, independentemente da política de cancelamento ou de troca.
Assim, o preço continua a ser para 51% dos inquiridos um fator de grande influência na seleção de um voo para viagens de negócios. No entanto, a maior influência é a hora de chegada/partida ou a duração do voo, de acordo com 71%, e a política do empregador influencia 49%.
A maioria dos viajantes utiliza o transporte aéreo para viagens com uma duração entre dois e seis dias. Apenas 3% viajam para viagens de um dia.
Nos voos de curta distância (menos de seis horas), 88% dos viajantes viajam em classe económica, enquanto a classe económica premium e a classe executiva representam apenas 9% e 3%, respetivamente. Nas rotas de longo curso, menos de metade viaja em classe económica, dois em cada 10 viajam em classe económica superior e três em cada 10 utilizam a classe executiva.
Sustentabilidade q.b.
O principal comportamento dos viajantes quando viajam de avião é voar diretamente (66%). Cerca de três em cada 10 visitam vários destinos numa só viagem, utilizam os transportes públicos para ou do aeroporto e enchem a sua própria garrafa de água. Estes comportamentos têm um impacto positivo no ambiente, reduzindo as emissões e os resíduos.
Por outro lado, muito poucos viajantes selecionam os voos que geram menos emissões de carbono e apenas 16% tentam voar menos. Dois terços dos viajantes admitem que nunca ou raramente consideram fatores ambientais se as escolhas sustentáveis tiverem um custo mais elevado.
Embora reconheça que “quase um quarto dos inquiridos classificou como prioridade máxima tornar sua política mais sustentável”, Olivia Ruggles-Brise, vice-presidente de Sustentabilidade da BCD, admite que “os resultados da nossa pesquisa mostram que os próprios viajantes não estão a dar prioridade à sustentabilidade. Os gestores de viagens podem influenciar o comportamento dos seus viajantes através do incentivo ou da imposição de medidas sustentáveis, que muitas vezes andam de mãos dadas com o bem-estar dos viajantes. Os voos diretos, por exemplo, são mais sustentáveis e menos stressantes para os viajantes. Embora possam ter um custo mais elevado, os voos diretos resultam em menos emissões do que os voos indiretos ou com escala. Por outro lado, embora a classe executiva seja melhor para o conforto do viajante, pode não ser a opção mais sustentável. Dar prioridade apenas às viagens que são vitais e escolher a classe executiva para essas viagens pode estabelecer um equilíbrio, beneficiando tanto o bem-estar do viajante como a sustentabilidade”, conclui Ruggles-Brise.
Viajante satisfeito
Mais de dois terços dos inquiridos para esta análise da BCD admitem estar extremamente ou algo satisfeitos com a política de viagens e os fornecedores preferenciais da sua empresa.
Quando efetuam reservas aéreas, três em cada 10 não referem quaisquer desafios. No entanto, uma percentagem semelhante não está satisfeita com o facto de os serviços adicionais (como a seleção de lugares ou o embarque prioritário) estarem excluídos da sua política de viagens ou exigirem a aprovação do empregador. Um quinto refere como principais desafios a utilização de ferramentas de reserva pouco intuitivas, a permissão de classes de serviço baixas ou o incentivo de companhias aéreas de baixo custo. Um em cada seis menciona a falta de consideração pelo bem-estar do viajante (por exemplo, voos noturnos).
Quando viajam de avião, os viajantes estão mais preocupados com atrasos e cancelamentos, horários inconvenientes e lugares desconfortáveis. Apenas alguns estão descontentes com a falta de atenção à sustentabilidade ou às restrições de acessibilidade.
O que incomoda
As situações incómodas mais comuns que os viajantes de negócios experimentam durante uma viagem são a falta de espaço para a bagagem de mão nos compartimentos superiores e problemas técnicos com o avião. Outras situações desagradáveis incluem voar em condições climatéricas adversas, ir para o trabalho depois de um voo noturno e conduzir depois de um voo de longo curso. “Embora algumas situações sejam inevitáveis ou estejam fora do controlo de qualquer pessoa, os empregadores podem melhorar a experiência dos empregados fazendo ajustes à sua política de viagens”, sublinha o estudo.
“Uma política de viagens tem o potencial de influenciar drasticamente o bem-estar e a satisfação dos funcionários”, frisa Teri Miller, vice-presidente executiva da Equipa Global de Clientes da BCD. “Acrescentar serviços auxiliares cobertos pela empresa, como embarque prioritário ou acesso a salas de espera, pode tornar as viagens de trabalho mais agradáveis e menos stressantes para os funcionários. Permitir um horário flexível, trabalho a partir de casa ou tempo livre após uma viagem de negócios também pode ajudar os seus funcionários a adaptarem-se após o regresso a casa.”