Oportunidades do Olivoturismo estiveram em debate no Alentejo
O Évora Olive Hotel acolheu a conferência “Olivoturismo: O Regresso às Origens”, um evento que reuniu importantes players do setor do azeite e do turismo para discutir as oportunidades do olivoturismo como um motor de desenvolvimento regional e promoção do azeite português.
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O evento foi marcado por insights e dados relevantes que sublinham a importância deste segmento, e terminou com a reafirmação do compromisso de fazer do olivoturismo uma peça-chave na oferta turística do Alentejo, com grande potencial para valorizar o azeite português e apoiar as comunidades locais.
Rui Torrão, administrador do Grupo Art and Soul, destacou o valor do olivoturismo como ferramenta de preservação do azeite e das comunidades locais, questionando: “Como pode o turismo ajudar a aumentar a literacia sobre o azeite e fomentar o seu consumo?”.
Já José Manuel Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, sublinhou a necessidade de modernizar a hotelaria de Évora, ligada às novas tendências de consumo. Apostar no olivoturismo como um produto premium é visto como uma forma de diferenciar o destino. Anunciou ainda planos para a realização de um grande evento de olivoturismo para 2025.
No painel “O Azeite do Alentejo: o Estado da Nação”, foram ainda apresentados dados que reforçam a posição da região como líder na produção deste produto: 80% a 90% da produção nacional de azeite é oriunda do Alentejo, segundo Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, sendo que a produção deste ano está projetada para atingir as 190 mil toneladas, um aumento significativo em relação a anos anteriores, graças a novos investimentos e ao fornecimento de água pela barragem do Alqueva.
A nível de exportação, 40% do azeite é destinado à Europa, nomeadamente mercados como Hungria, Polónia, Bélgica e Suíça, enquanto 60% é consumido internamente, como destacou o olivicultor Nuno Paixão.
Além disso, Francisco Dias, coordenador do projeto Olive4all, revelou dados sobre o perfil do olivoturista, que 94% dos turistas nunca tinham tido uma experiência de olivoturismo antes. A análise revela ainda que o olivoturista é, em média, de idade madura, com bom poder de compra, urbano e com um nível cultural elevado, e adianta que os turistas demonstraram grande interesse por atividades como degustações de azeite e visitas a olivais milenares.
A necessidade da educação e introdução de cadeiras sobre o azeite nas escolas de hotelaria, bem como a criação de um curso de sommelier de azeite, foi evidenciado durante o encontro.
Finalmente, o painel “O Olivoturismo é uma realidade?” trouxe exemplos de experiências turísticas já em curso: Henrique Herculano, Olive Oil Executive Director, Casa Relvas, mencionou que o Lagar da herdade já atrai turistas nacionais e estrangeiros, com uma aposta crescente no olivoturismo, enquanto Marta Jordão, olivicultora e produtora de azeite, Monte de Portugal, destacou que, desde 2010, a sua unidade de turismo “força” os visitantes a participar numa prova técnica de azeite, o que gerou grande curiosidade entre os hóspedes, especialmente portugueses.