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Solférias quer participação dos agentes de viagens na construção do seu novo website

“Ajuda-nos a construir o website perfeito para as agências de viagens”, é o apelo do operador turístico Solférias que quer, precisamente, ouvir estes profissionais, seus principais parceiros.

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“Estamos a lançar um questionário online sobre o nosso website e a vossa opinião é essencial para continuarmos a melhorar”, diz nota da Solférias dirigida aos agentes de viagens.

Informa ainda o operador turístico ao mercado, que este questionário é rápido e fácil de responder, e “garantimos que todas as respostas serão tratadas de forma anónima e confidencial”.

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Sublinha ainda que a participação das agências de viagens “vai ajudar-nos a criar um website ainda mais útil e adaptado às necessidades” destes seus principais parceiros.

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Agenda

Cascais recebe evento mundial de treino em aviação

De 5 a 7 de novembro, Cascais será palco do maior evento a nível mundial de treino em aviação

Cascais recebe, pela segunda vez, o maior evento a nível mundial de treino em aviação que irá reunir as principais empresas da indústria da aviação. O Centro de Congressos do Estoril vai receber, de 5 a 7 de novembro, mais de 1.200 participantes de 60 nacionalidades, entre eles os líderes executivos de gigantes como a Airbus, Boeing, CAE, Lufthansa ou L3Harris.

Só estas cinco empresas empregam mais de 120.000 pessoas em todo o mundo e têm uma receita superior a 250 mil milhões de euros.

O European Airline Training Symposium (EATS) vai permitir a realização de várias conferências, e é, também, uma feira comercial e um espaço de networking para os líderes mundiais do treino em aviação.

Ao longo destes três dias serão divulgadas as mais recentes tecnologias no treino, apresentados os avanços inovadores no setor e discutidas as questões mais urgentes da indústria, bem como o futuro da aviação e conta pela primeira vez com o ramo da manutenção aeronáutica.

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“Lucy” on short final into YYZ

Aviação

Euroairlines consolida presença no mercado africano com aliança com a Ethiopian Airlines

A partir desta aliança a Ethiopian Airlines poderá aceder aos mais de 60 países onde a Euroairlines está presente.

A Ethiopian Airlines escolheu a Euroairlines para gerir as suas rotas domésticas e internacionais, após a assinatura de um acordo de colaboração entre as duas companhias. Com esta aliança, a companhia aérea africana terá acesso à extensa rede de agentes de viagens, agregadores e consolidadores da empresa espanhola em mais de 60 países através da sua placa IATA Q4-291.

Com 78 anos de experiência, a Ethiopian é atualmente um dos principais grupos de aviação em África, tendo criado redes de conectividade aérea transcontinentais e em toda a África, ligando o seu principal centro de operações, Adis Abeba, ao resto do mundo.

A companhia aérea serve 136 destinos internacionais de passageiros e carga, incluindo 63 cidades africanas, com voos diários e múltiplos com uma escala mínima em Adis Abeba.

Antonio Lopez-Lázaro, diretor-executivo da Euroairlines, considera que este acordo “reforça e consolida a expansão da companhia espanhola”, salientando que este acordo permite à Euroairlines continuar a sua estratégia de crescimento neste continente”.

O acordo agora estabelecido permitirá à Ethiopian Airlines desenvolver a conectividade com a América Central e do Sul através do hub de Madrid”.

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Foto: WSL, Pedro Mestre

Destinos

Impacto económico das etapas do WSL em Peniche e Nazaré estimado em 23 milhões de euros

Etapas do World Surf League em Portugal terão movimentado mais de 20 milhões de euros, em Peniche, e 3 milhões na Nazaré, revela estudo.

As etapas da World Surf League (WSL) realizadas em Portugal, em 2024, terão gerado um impacto económico superior a 23 milhões de euros, revelam os dados de um estudo preparado e desenvolvido por Diogo Melo, resulta de um projeto em curso no âmbito do seu Mestrado em Ciências Empresariais do ISEG, Lisbon School of Economics & Management.

A etapa de Peniche movimentou mais de 20 milhões de euros, dos quais 13 milhões estimam-se em consumo local e estadias, indicando ainda que o evento contou com a presença ou passagem de 120 mil espectadores com maior incidência nos três dias de prova.

Dos 13 milhões de euros gastos em consumo local, o estudo estima que 4,5 milhões foram para alojamento, 2,5 milhões para transporte e 2,8 milhões para alimentação.

Feitas as contas, o evento de Peniche conta com o valor acumulado, desde 2009, de aproximadamente 1,4 milhões de visitantes, dos quais 36% dos visitantes da prova são estrangeiros, com destaque para os visitantes brasileiros.

Já o evento da Nazaré apresentou valores inferiores, que rondam os 3 milhões de euros, dos quais 1,6 milhões em consumos e estadias apenas num único dia de evento que acolheu 25 mil espectadores.

Destes 1,6 milhões de euros, 566 mil euros foram alocados ao alojamento, 671 mil euros ao transporte e quase 600 mil a alimentação.

Desde 2009 estima-se a passagem de 150 mil espetadores pelo evento da Nazaré, dos quais 70% estrangeiros, com destaque para Brasil e EUA.

Quanto à receita fiscal, o estudo aponta para ganhos de 6 milhões de euros em Peniche e 900 mil euros na Nazaré.

Em ambos os casos, destaque ainda para a ocupação hoteleira que, em Peniche, rondou os 95%, e na Nazaré 75%.

De destacar ainda as iniciativas no âmbito da sustentabilidade social que incluíram eventos como licras doadas a instituições de cariz solidário, “drop points” nos eventos para doação de material para instituições, aulas de surf inclusivo e adaptado, criação de zonas de mobilidade reduzida, e visita de escolas locais aos bastidores dos eventos.

De referir ainda que em Peniche registaram-se 80 jornalistas, mais 600 pessoas e 25 empresas estiveram envolvidas no evento. Na Nazaré, os números apontam para mais de 30 jornalistas, mais de 300 pessoas e 18 empresas envolvidas.

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Emprego e Formação

Bolsa de Empregabilidade dinamiza feira TourismON para atrair estudantes para o setor

O evento terá lugar em Lisboa e no Porto em dias distintos, contando com a participação de 20 e 18 empresas, respectivamente. Já se encontram pré-inscritos 200 estudantes individuais e 80 escolas, num certame que conta com a participação de empresas como a Vila Galé, PortoBay, e Glion & Les Roches.

A Bolsa de Empregabilidade dinamiza em novembro uma nova iniciativa, o TourismON, com duas feiras que pretendem “proporcionar experiências interativas que aumentam o interesse dos estudantes pelo setor do Turismo”.

A primeira feira decorre a 12 de novembro em Lisboa, na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). Já o segundo evento terá lugar a 26 de novembro no Porto, no World of Wine (WOW).

Neste evento, os participantes terão a oportunidade de “entrar em contacto com as empresas presentes, assistir a dinâmicas e perceber melhor o dia-a-dia de profissões” em áreas como hotelaria, restauração e agências de viagens. Cada empresa marca presença no evento para representar funções específicas, através da apresentação de vídeos e profissionais fardados.

Até à data, aorganização dá conta de que se encontram pré-inscritos mais de 200 estudantes individuais e 80 escolas.

Em Lisboa, o evento conta com a presença de 20 empresas de diversas áreas, tais como a Vila Galé, PortoBay, Burger King, Glion & Les Roches, Mystic Invest Holding, entre outras. Já no Porto vão estar presentes 18 empresas.

Além dos stands das empresas o evento conta com uma área dedicada a workshops de hotelaria, demonstrações práticas de cozinha e bar, showcookings e jogos interativos.

A 1ª edição do evento conta com o apoio dos parceiros merytu e Travel Generation, bem como das empresas responsáveis pelos espaços destes eventos, a ETIC e a Fladgate Partnership.

As inscrições para a participação de escolas já se encontram encerradas. Contudo, ainda há inscrições disponíveis para estudantes individuais através de um formulário online.

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Meeting Industry

Boost Portugal melhora experiências com integração da Mesaluisa

A Boost Portugal acaba de integrar o espaço e projeto fundados por Luísa Villar, complementando, assim, a oferta de espaços e experiências para clientes empresariais.

A Boost Portugal acaba de integrar da Mesaluisa, um projeto dedicado à cozinha portuguesa criado por Luísa Villar. O espaço manterá o seu conceito e formato de funcionamento, baseados na oferta de uma experiência gastronómica tipicamente portuguesa para pequenos grupos, complementada pela partilha de histórias à mesa.

Possuindo como principal missão criar e oferecer experiências únicas que conectem os seus clientes de forma autêntica entre si e com o mundo esta adição ao portfólio da Boost Portugal (que conta já com 15 marcas) acontece de forma natural e reforça o compromisso com a visão da empresa, incluindo no que toca a experiências gastronómicas de excelência. O conceito exclusivo e intimista é ideal para grupos até 20 pessoas, reforçando o espaço a oferta de refeições temáticas e os programas de team-building, estando já disponível mediante reserva, incluindo para jantares de Natal.

De referir que o espaço Mesaluisa situa-se num pátio tipicamente lisboeta em plena Avenida 24 de Julho e ao lado de um dos mais icónicos mercados portugueses, o Mercado da Ribeira. Luísa Villar converteu um antigo armazém de material de pesca num espaço acolhedor e com um conceito de total dedicação à história da cozinha portuguesa e à comida familiar e de conforto.

A experiência foi pensada para grupos pequenos, começando com uma visita ao mercado e seguindo para o espaço, onde tudo acontece com a participação de todos: a confeção da refeição em conjunto, enquanto há uma partilha descontraída de histórias e dicas de cozinha, seguida pela experiência gastronómica.

João Paiva Mendes, CEO da Boost Portugal, sublinha que “esta é uma evolução muito natural daquilo que é a nossa oferta de jantares temáticos, permitindo-nos integrar um conceito diferenciador e de segmento exclusivo e intimista”, concluindo que “juntos vamos chegar a mais pessoas e continuar a inspirar clientes, celebrando a autenticidade e a riqueza cultural de Portugal como destino”.

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Agenda

APECATE leva 12.º Congresso até Tomar

Nos dias 25 e 26 de novembro, a APECATE realiza o seu 12.º congresso sob o mote “Liberdade e Turismo”.

O 12º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), a realizar nos dias 25 e 26 de novembro, em Tomar, vai promover reflexões sobre o Turismo e a Liberdade.

“50 anos depois: Liberdade e Cidadania”, “Ordenamento: desafios no espaço natural”, “AI – como aplicar na indústria dos eventos e animação turística”, “Fiscalidade: IVA nacional e internacional”, “Ordenamento: desafios da mobilidade”, e “Lobby: sinergias e contextos”, são os temas dos seis painéis que constituem o programa dos dois dias do evento.

Está ainda prevista, durante o congresso, a entrega dos “Prémios APECATE” – galardões que têm como objetivo reconhecer pessoas ou instituições que contribuíram para a melhoria da indústria dos eventos e animação turística.

“Todos os anos, a Direção elege personalidades, projetos ou instituições cuja atuação melhorou a operacionalidade dos nossos associados”, refere António Marques Vidal, presidente da direção da APECATE.

As inscrições estão abertas e António Marques Vidal lança o apelo: “é importante a participação de todos. Vamos abordar temas pertinentes para os operadores, falaremos de algumas situações e soluções e que participar, certamente, terá mais argumentos para desenvolver o seu negócio”.

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Créditos: Enoturismo do Centro de Portugal

Destinos

Torres Vedras já tem Rota do Enoturismo

A Rota do Enoturismo de Torres Vedras tem como objetivo promover o enoturismo no concelho e reúne 14 produtores de vinho que disponibilizam esta oferta.

Torres Vedras apresentou recentemente a Rota do Enoturismo, destacando Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, a importância da criação desta rota, “que congrega os principais produtores de vinho da região”. Laura Rodrigues sublinhou ainda que esta aposta “é fruto de um esforço conjunto em que todos partilham uma visão: valorizar e promover o vasto património vitivinícola de Torres Vedras e afirmar a nossa terra como um destino de excelência para o enoturismo.”

A Rota do Enoturismo de Torres Vedras é, neste momento, composta por 14 produtores aderentes: AdegaMãe, Adega Cooperativa de Carvoeira, Adega Cooperativa de Dois Portos, Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, Adega da Murnalha, Casal da Carrasqueira, Caves Barbosa, Quinta da Almiara, Quinta da Boa Esperança, Quinta da CasaBoa, Quinta da Cidadoura, Quinta da Folgorosa, João Melícias – Fonte das Moças e Património Wines. Estes produtores estão identificados com sinalética rodoviária e turística e integram o guia da Rota do Enoturismo de Torres Vedras.

A adesão de novos produtores à Rota é feita a pedido de cada entidade interessada, desde que sejam cumpridos os seguintes critérios: o aderente deve estar devidamente licenciado e inscrito na Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e o aderente deve estar habilitado a disponibilizar no mínimo uma visita e uma prova de vinhos.

A Rota do Enoturismo visa dar resposta às metas estabelecidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, elaborado pelo IPDT – Turismo e Consultoria e pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Na sua intervenção, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, explicou que o vinho é um dos cinco produtos âncora identificados no referido plano, acrescentando que “este produto tem a capacidade de proporcionar a diminuição da nossa taxa de sazonalidade”.

A vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, destacou, por sua vez, a importância da colaboração entre a Câmara Municipal e os produtores, referindo que “o turismo é economia e os privados é que fazem acontecer, mas quando há uma partilha daquilo que são os objetivos comuns aí sim fazemos avançar os territórios.”

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Aviação

easyJet inaugura voos para o Sal num dia histórico também para Cabo Verde

Durante a cerimónia que assinalou a chegada do primeiro voo da easyJet a Cabo Verde, José Lopes, diretor-geral da companhia aérea em Portugal, revelou que a operação para a ilha do Sal vai passar a anual, contando com 120 mil lugares por ano.

Inês de Matos

A easyJet inaugurou esta terça-feira, 29 de outubro, a sua operação para a ilha do Sal, em Cabo Verde, naquele que foi um dia histórico para a companhia aérea e para o país, que recebeu o primeiro voo operado por uma transportadora low cost.

“É um marco histórico na nossa história, num ano em que vamos completar 30 anos como companhia de aviação”, afirmou José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, numa cerimónia à chegada ao Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, lembrando que este é o destino mais a sul na rede da easyJet e o primeiro na África subsaariana.

José Lopes aproveitou para anunciar que a companhia aérea decidiu tornar a rota entre Lisboa e a ilha do Sal anual, pelo que a companhia aérea vai disponibilizar cerca de 120 mil lugares por ano para o destino.

“Aquilo que podemos já dizer é que iremos estender também ao verão, o que fará com que tenhamos uma oferta anual de cerca de 120 mil lugares”, indicou o responsável, sublinhando que esta é também uma prova do compromisso da companhia aérea com Cabo Verde e que a rota para o Sal é “um primeiro passo”.

José Lopes respondia ao ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos, que marcou presença na cerimónia de recepção do primeiro voo da easyJet para a ilha do Sal e que também considerou que este foi “um grande dia” para o país e para a economia cabo-verdiana.

“É um grande dia para a nossa economia porque este é o setor que responde a nível de emprego, cerca de 20% dos empregos no país dependem desta cadeia de valor, é também um setor que mobiliza e capta divisas”, afirmou o governante.

Carlos Santos defendeu que a chegada a easyJet a Cabo Verde, a primeira companhia aérea low cost a voar para o país, representa “um mar de oportunidades” para o arquipélago, nomeadamente para “a diversificação do turismo e negócios”, mas também porque representa uma nova “tipologia de turista” para o destino.

“Representa o reafirmar do hub aéreo que queremos construir na ilha do Sal. É com estes pequenos passos que estamos a afirmar Cabo Verde como um player a nível dos transportes aéreos”, acrescentou o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde.

O governante lembrou que a atração de transportadoras low cost europeias para o país era um compromisso do governo, até para aumentar a conectividade com as capitais europeias onde existem maior diáspora cabo-verdiana, pelo que agora o desafio passa por aumentar o número de voos da easyJet para Cabo Verde.

“Esperemos que não fique só pela ilha do Sal e possa também escalar para outras ilhas”, pediu Carlos Santos, lembrando que a marca easyJet é conhecida em todo o mundo e que só isso já representa uma “oportunidade de trazer mais investimento” para o país.

Para a ilha do Sal, a easyJet conta com quatro voos por semana desde Lisboa, às terças, quartas, quintas e sábados, aos quais se juntam outros dois voos por semana à partida do Porto, às quartas e sábados.

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Alojamento

Grupo Mercan Properties inaugura Holiday Inn Express Évora

O hotel de 76 quartos é inaugurado após um investimento de 16,8 milhões de euros, constituindo o segundo empreendimento do grupo Mercan Properties a abrir portas em Évora. Este aponta que o hotel vai gerar 35 novos postos de trabalho, sendo que a gestão ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management.

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O grupo Mercan Properties abriu as portas do seu mais recente hotel no Alentejo, o Holiday Inn Express Évora, cuja inauguração decorreu esta terça-feira, 29 de outubro.

Localizado junto às Portas de Avis, o empreendimento representa um investimento de 16,8 milhões de euros e gera 35 novos postos de trabalho na operação, a somar aos 98 já criados durante o período de construção, de acordo com o grupo.

Desta forma, este hotel junta-se a outros projetos do grupo Mercan na região do Alentejo, como é o caso do Hilton Garden Inn Évora e do Holiday Inn Beja.

Durante o evento de inauguração, Jordi Vilanova, presidente do grupo Mercan Properties em Portugal, destacou a importância deste projeto no contexto da expansão do grupo no Alentejo.

“A abertura do Holiday Inn Express Évora representa um novo e importante marco da história do Grupo Mercan Properties em Portugal. Este projeto reflete a nossa visão enquanto promotores de investimentos em projetos de reabilitação urbana, enquanto promove a riqueza cultural e histórica da cidade de Évora”, afirmou Jordi Vilanova.

Com um design contemporâneo, o novo Holiday Inn Express Évora conta com 76 quartos, piscina, restaurante, lounge bar e salas de reuniões. A gestão do hotel ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management, empresa do grupo especializada na gestão de empreendimentos hoteleiros.

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DST na Europa para “Noite de Macau” em Espanha de divulgação da atracção “turismo + convenções e exposições” do destino e expandir fontes de visitantes internacionais

DST e GEG recebem bandeira do Congresso da APAVT 2025, que decorrerá em Macau

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Uma “Noite de Macau” teve lugar ontem (dia 25) durante o 49.o Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) a decorrer em Espanha, organizada pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST) para divulgar a atracção de “turismo + convenções e exposições” do destino. Através de um jantar com gastronomia e entretenimento do oriente e ocidente, a DST convidou os delegados para participar no 50.o Congresso da APAVT, agendado par ter lugar no próximo ano em Macau, como parte do trabalho para expandir mercados de visitantes internacionais.

APAVT entrega bandeira do 50.o Congresso a anfitriões de Macau

A directora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, a par com o director de Assuntos Corporativos da Galaxy Entertainment Group (GEG), Buddy Lam, entre outros, deslocaram-se a Espanha para participar no Congresso da APAVT, que abriu quinta-feira e termina hoje (dia 26) em Huelva, na Andaluzia. A DST aproveitou a oportunidade para realizar uma “Noite de Macau” no evento, que reuniu a participação de cerca de 640 delegados da indústria turística portuguesa.

Durante a “Noite de Macau”, a APAVT entregou simbolicamente a bandeira do congresso do próximo ano à DST e à GEG, enquanto anfitriã e coanfitriã do evento, que terá lugar de 2 a 4 Dezembro de 2025, no Centro de Convenções Internacionais da Galaxy Macau.

Relançar mercado europeu em ligação com operadores

Maria Helena de Senna Fernandes assinalou num discurso na ocasião que estão reunidas todas as condições para Macau acolher mais um memorável Congresso da APAVT que permita aos operadores turísticos portugueses conhecer o actual novo dinamismo do desenvolvimento da cidade enquanto centro mundial de turismo e lazer, indicando que o evento é o culminar de múltiplas iniciativas conduzidas em parceria com a APAVT após a pandemia, sobretudo direccionadas aos operadores turísticos, para relançar os fluxos turísticos entre Portugal, Espanha, Europa, e Macau.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, referiu por seu lado que a relação da associação com Macau é mais do que uma relação entre um mercado emissor e um destino turístico, é uma relação de amizade que se estende também à colaboração no mercado espanhol e europeu, prometendo que o quinquagésimo congresso anual a realizar no destino fabuloso que é Macau – pleno de diversidade, encontro de culturas, tradição e exotismo, história e inovação – será o melhor de sempre.

“Noite de Macau” mostra charme de “turismo +” do destino

O jantar da “Noite de Macau” apresentou um programa com menu e entretenimento para providenciar uma mostra da variedade e atracção das ofertas da cidade como destino para acolher eventos de “turismo + convenções e exposições”.

A DST destacou o património de cruzamento de culturas oriental e ocidental de Macau, especialmente enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia, com a comida a incluir iguarias da cozinha macaense preparadas pela especialista Graça Pacheco Jorge, a par com um espectáculo de dança sob o tema da gastronomia “Le Grand Restaurant”, dança tradicional chinesa, música de um grupo com instrumentos chineses e ocidentais, entre outros.

Vários canais e diversos formatos para atrair visitantes de Portugal-Espanha-Europa

Como parte do trabalho realizado para retomar os fluxos de visitantes da Europa, a DST tem colaborado com a APAVT na realização de actividades promocionais direccionadas ao mercado português, espanhol e europeu. As iniciativas incluem “Macau – Destino Preferido Internacional da APAVT 2024”, promoções conjuntas na feira de turismo de Espanha FITUR e na Bolsa de Turismo de Lisboa, organização de delegações de operadores e imprensa de turismo europeus para participar na Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, a par com o acolhimento em Junho da “Cimeira da ECTAA (Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos) 2025 em Macau”, entre outras.

Fundada em 1950, a APAVT é a mais representativa associação do turismo português. Considerado o maior fórum anual da indústria turística portuguesa, o seu congresso atrai a participação de centenas de delegados, sendo a sexta vez que decorrerá em Macau, depois de 1982, 1990, 1996, 2008 e 2017. O congresso do próximo ano providenciará aos operadores turísticos portugueses uma experiência em primeira mão das novas ofertas do destino, contribuindo para a diversificação das fontes de mercados internacionais e para reforçar o “cartão-de-visita dourado” de Macau enquanto metrópole internacional.

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