O que foi 2023 e o que será 2024 – Eduardo Jesus (Madeira)
Depois de concretizar o que foi proposto realizar, Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, pede respostas a “questões relacionadas com a operacionalidade do Aeroporto da Madeira”, já que “o que de bom se faz nesta Região é, necessariamente, bom para todo o país”.
Victor Jorge
TAP apoia mais três entidades através do programa “Miles&Go”
2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
Varsóvia terá novo hub aeroportuário em 2032
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
Oportunidades do Olivoturismo estiveram em debate no Alentejo
Golfe com impacto económico de 4,2MM€ no país e contribuição de 120M€ para PIB nacional
Exposição Fotográfica de Macau inaugurada em Lisboa
Ryanair elimina mais 1,8 milhões de lugares a partir da Alemanha
Andrea Pfeiffer assume direção geral da TUI Espanha, Portugal e Américas
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
Findo o exercício de 2023, que balanço faz deste ano?
A Região Autónoma da Madeira já superou fortemente o valor recorde do ano anterior completo, nos proveitos totais e de aposento no alojamento turístico, só nos primeiros 10 meses de 2023.
Em concreto, os proveitos totais e de aposento aumentaram 24,8% e 27,9%, respetivamente, rondando os 564,7 e os 400,8 milhões de euros.
De janeiro a outubro de 2023, as dormidas no total do alojamento turístico na Região registaram um acréscimo de 14,8% face ao período homólogo, ultrapassando os 9,4 milhões, muito próximo das 9,6 milhões dormidas de todo o ano anterior.
O mesmo se passa em relação ao número de hóspedes totais, com os números dos primeiros 10 meses do ano em linha com os 2 milhões do global de 2022.
Em termos acumulados (de janeiro a outubro de 2023), os quatro principais mercados emissores apresentaram crescimentos homólogos nas dormidas, sendo o mercado alemão aquele que revelou o aumento mais expressivo, de +16,0%, seguido dos mercados da França, Portugal e Reino Unido, com acréscimos homólogos de 15,0%, 6,3% e 3,8%, respetivamente.
De janeiro a outubro de 2023, verificou-se um RevPAR de 76,19 euros no conjunto do alojamento turístico, a representar +23,6% em relação ao período homólogo e +35% que 2019.
Nos primeiros dez meses de 2023, o ADR (proveito por quarto utilizado), cresceu 14,9%, fixando-se nos 98,18 euros.
O desempenho do setor turístico na Região Autónoma da Madeira nos primeiros 10 meses de 2023 tem sido relevante, depois de um ano de 2022, onde se atingiram números tão expressivos e valores recorde.
Na sua perspectiva, o que faltou concretizar no setor do turismo neste ano de 2023?
Pela parte do Governo Regional da Madeira, tudo o que nos propusemos realizar, concretizámos.
Como antevê o ano de 2024 em termos económicos?
As perspectivas são boas para o próximo ano. Isso mesmo comprovam os principais operadores com quem mantemos um diálogo permanente.
O mercado das viagens continua dinâmico e as novas operações aéreas programadas para o destino Madeira em 2024 evidenciam isso mesmo.
Conjugado com estas vertentes, continuamos empenhados, como sempre, em garantir uma cada vez maior oferta ao nível das ligações aéreas entre o exterior e a Região no sentido de potenciar o fluxo de passageiros provenientes de várias origens, não só dos mercados tradicionais como de outros que queremos continuar a captar nos mercados de diversificação.
Por exemplo, que, para o próximo ano, teremos algumas novidades no domínio das viagens. Assim, estão já programadas duas novas rotas operadas pelas “Azores Airlines” (Toronto-Funchal e Boston-Funchal, respetivamente a partir de 7 e de 4 de junho), outra pela “Jet 2” (Liverpool-Funchal, a partir de 1 de abril), outra pela “easyJet” (Bordéus-Funchal, a partir de 6 de abril), mais uma pela “Norwegian” (Aalborg-Funchal a partir de 6 de fevereiro) e outra pela “Iberia”/”Air Nostrum” (Sevilha-Funchal a partir de 9 de julho).
Em relação à Azores Airlines, é de salientar que o Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo dispõe, desde 2021, de uma ligação direta com a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Por outro lado, serão retomadas outras rotas, como uma pela “Jet2” (Belfast-Funchal, a partir de 4 de novembro de 2024). E, em destaque, haverá o regresso da ligação da “TAP” entre Caracas e Funchal a partir de 13 de junho.
E que desafios terá o setor do turismo em 2024?
Continuaremos a apostar na diferenciação e contínua qualificação da oferta turística do destino Madeira e dos seus produtos, apoiando-nos, para tal, nos pilares estratégicos identificados na Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira, no período 2022-2027.
Por outro lado, continuaremos a investir no incremento da promoção da Madeira e do Porto Santo, através da Associação de Promoção da Madeira, visando o aumento da sua notoriedade, visibilidade e alargamento da sua atuação a outros mercados.
Nesse âmbito, manteremos a presença do destino nas feiras de referência mundial, como, nomeadamente, a FITUR, a ITB e o World Travel Market e nacional do turismo, onde sobressai a ITB, e as específicas ligadas a produtos estratégicos da região, garantindo o alinhamento com o posicionamento e imagem da marca Madeira.
Acresce a tudo isto o reforço da ligação e a cooperação com os parceiros do setor, concretizando iniciativas de divulgação com os operadores e players do setor, nomeadamente, através de campanhas, workshops, fam trips, press trips, ações de ativação do destino, entre outras.
O que gostaria de ver ser concretizado nos próximos 12 meses?
No ano de 2024 queremos manter o crescimento sustentável do destino Madeira. Há margem para crescer pelo que aguardamos que o mercado continue a responder às propostas do setor.
De um modo geral, antevê-se um reajustamento no mercado de rotas aéreas já existentes, fruto das dinâmicas do mercado.
Continuamos a trabalhar para manter a atratividade do destino, aliando o nosso empenho com o das próprias companhias que procuram constantemente novas oportunidades de negócio.
A fazer um pedido ao Governo que sairá das eleições de 10 de março de 2024, qual seria?
A Região Autónoma da Madeira tem vários assuntos pendentes cuja competência pertence exclusivamente ao Estado Português, nomeadamente questões relacionadas com a operacionalidade do Aeroporto da Madeira e outras matérias.
Sobre estes dossiers, o Governo Regional tem solicitado, por diversas vezes, a atenção do Governo da República e continuará a reclamar outro empenho nacional na resolução dos problemas existentes.
Aquilo que se deseja é que o Governo da República entenda que aquilo que de bom se faz nesta Região é, necessariamente, bom para todo o país.