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Regulamentação dos jogos de azar pode transformar setor turístico do Brasil

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, defende que a regulamentação dos jogos de azar no pode transformar o setor no país, promovendo a criação de novos polos turísticos através de instalação de resorts com casinos em diferentes regiões.

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Regulamentação dos jogos de azar pode transformar setor turístico do Brasil

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, defende que a regulamentação dos jogos de azar no pode transformar o setor no país, promovendo a criação de novos polos turísticos através de instalação de resorts com casinos em diferentes regiões.

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Análise

Celso Sabino acredita, segundo avança O Globo, que a proposta pode ser votada ainda antes das eleições municipais e que a sua implementação trará benefícios significativos para a economia e o turismo nacional.

“Resorts com casinos são projetos que necessitam de grandes investimentos, geram empregos e contribuem para o crescimento do turismo em todo o mundo”, afirmou o ministro, realçando que a medida pode incentivar a circulação de turistas brasileiros e atrair mais visitantes estrangeiros.

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As estimativas do impacto económico do projeto de implementação de jogos de azar no Brasil são de 20 mil milhões de reais, mas o governante prefere “aguardar a aprovação no Congresso para uma avaliação mais realista”.

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Entretanto, o ministro sublinhou que o impacto vai para além dos números, tendo apontado que a instalação de casinos e resorts integrados ajudará a movimentar setores como a cultura e a gastronomia, além de fortalecer o turismo em locais que atualmente não são grandes centros turísticos. “Esses empreendimentos vão trazer um novo dinamismo, criando oportunidades para o desenvolvimento de áreas menos exploradas. Queremos levar esses resorts para áreas mais afastadas, criando novos polos de desenvolvimento turístico”, afirmou citado pelo O Globo.

Refira-se que grupos internacionais, como Sanders e Hard Rock Café, já demonstraram interesse em investir no Brasil, segundo Sabino. Empresas de diferentes países, como Estados Unidos, China e Chile, também avaliam a abertura de casinos no país, o que poderá aumentar as receitas e gerar mais empregos, destacou.

 

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Meeting Industry

1º Congresso Nacional da ALEP será nos dias 1 e 2 de outubro no Porto

Conforme o Pubituris já tinha anunciado numa recente entrevista a Eduardo Miranda, presidente da ALEP, os empresários do setor do Alojamento Local (AL) vão reunir-se nos dias 1 e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, naquele que será o seu primeiro congresso.

A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) vai ter o seu primeiro congresso, nos dias 1 e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, onde os maiores especialistas nacionais do AL vão abordar os principais temas e desafios do setor.

Serão debatidos temas como: tendências do turismo, futuro da legislação nacional, a importância da inovação digital e aposta na sustentabilidade na gestão de Alojamento Local.

O evento contará também com uma área de exposição onde os vários intervenientes do setor do Alojamento Local poderão conhecer novos produtos e serviços inovadores.

O primeiro dia do evento contará com a participação dos principais intervenientes públicos e privados do setor do Turismo e do Alojamento Local num debate sobre os grandes temas da atualidade do Turismo, enquanto no dia 2 de outubro, conforme a ALEP divulga na sua página oficial, será dedicado a sessões práticas com conteúdos diferenciados para gestores e proprietários de AL sobre a nova legislação, otimização operacional, gestão de preço, guest experience e inteligência artificial.

Além de Eduardo Miranda, presidente da ALEP, a sessão de abertura do congresso contará com intervenções de Francisco Calheiros, presidente da CTP, Ricardo Valente, vereador das Finanças e Economia da Câmara Municipal do Porto, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo. Os participantes escutarão ainda uma mensagem do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

Segue-se um painel sobre “Turismo em Excesso ou desafios da gestão turística?”, com participação de Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto, Luís Pedro Martins, Carla Salsinha e André Gomes, presidentes do Turismo do Porto e Norte de Portugal, de Lisboa e do Algarve, respetivamente. A sessão dedicada “Do turismo responsável ao turismo sustentável” terá como orador Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. Haverá ainda lugar à apresentação do We Respect, caso internacional de turismo responsável no âmbito da relação dos turistas do AL com a vizinhança e a comunidade local.

O congresso vai contar ainda com a apresentação de um estudo “Perspectivas da economia e estudo das dormidas reais do turismo e o peso do alojamento local” por Pedro Brinca, economista e professor da NOVA SBE, seguindo-se um debate com participação de Adolfo Mesquita Nunes e Rita Marques, ex-secretários de Estado do Turismo.

“A criação de uma experiência global de viagem e o papel da economia”, será tema da responsabilidade de Luís Araújo, ex-presidente do Turismo de Portugal e da ETC – European Travel Commission, com a sessão de encerramento a cargo de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação.

 

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Distribuição

ANAV inicia ação de ‘crowdfunding’ para alavancar processo legal contra a Ryanair

A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens, anunciou que iniciou uma ação para recolha de fundos, no sentido de obter ajuda para suportar os custos da ação legal que colocou, contra a Ryanair, junto da Autoridade da Concorrência.

A Associação recorda que, no início de 2024, a enviou uma carta reivindicativa, dirigida à CFO da Ryanair DAC, Tracey McCann, dando conta das dificuldades por que as agências de viagens passam na prestação de serviços aos seus clientes finais, “em resultado de práticas comerciais ou legais abusivas, por parte da companhia aérea Ryanair no mercado português”.

A ação legal junto da Autoridade da Concorrência está já em andamento, mas, “face aos elevados custos que acarreta”, a ANAV decidiu fazer um apelo geral às agências de viagens e a terceiros que possam contribuir para que este processo seja efetivado.

Miguel Quintas, presidente da ANAV, aponta que “as agências de viagens portuguesas continuam a sentir muita dificuldade em prestar um serviço de qualidade aos seus clientes finais sempre que esse serviço passa por vender voos da Ryanair”, por isso “iremos ser coerentes com aquilo que é a defesa dos direitos das agências de viagens e faremos o nosso caminho, avançando com a ação legal com que nos comprometemos”. No entanto, considera: “Necessitamos do apoio e do contributo de todos, para alavancarmos este processo”.

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Turismo

Turismo de Portugal distingue 486 empresas comprometidas com práticas sustentáveis

O Turismo de Portugal distinguiu 100 empresas com o selo “ESG Engaged” e mais 386 empresas com o selo “ESG Committed”.

O Turismo de Portugal reconheceu esta quarta-feira, 25 de setembro, o número recorde de 486 empresas turísticas destacadas pelo seu compromisso com práticas de sustentabilidade.

Das 486 empresas, 100 receberam o selo “ESG Engaged”, o número máximo de empresas a alcançar este nível de distinção no Programa Empresas Turismo 360º, e mais 386 com o selo “ESG Committed” que aderiram à jornada da sustentabilidade através deste Programa.

Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “a sustentabilidade já não é uma opção, nem no turismo nem em nenhum outro setor de atividade. É uma condição de sucesso e de crescimento. Daí a nossa aposta no Programa Empresas Turismo 360º para apoiar as empresas do nosso setor a fazer esta jornada o mais cedo e da melhor forma possível”.

A distinção das 100 empresas com o selo “ESG Engaged” reflete o compromisso destas com práticas ambientalmente responsáveis, através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, que foram reportadas através da Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST). As 386 empresas reconhecidas com o selo “ESG Committed” demonstram aspiração em estar na vanguarda da transformação do turismo português, provando que um futuro sustentável e regenerador é, não só possível, como economicamente viável.

O Programa Empresas Turismo 360o visa promover práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e da governação, assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, otimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável. Este Programa enquadra-se nos pilares do Turismo de Portugal e visa posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

Já antes, este programa foi distinguido pela Comissão Europeia com uma menção honrosa, no âmbito dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), iniciativa que distingue boas práticas de promoção empresarial em função do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

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Análise

Turismo com mais de 4.000 reclamações desde o início do ano

Em vésperas das comemorações do Dia Mundial do Turismo, o Portal da Queixa revela que o setor do turismo em Portugal foi alvo de mais de 4.00 reclamações desde o início do ano. Os principais alvos são sites de reservas de viagens, questões relacionadas com reembolsos, cobranças indevidas e companhias aéreas.

O setor do turismo foi alvo de mais de 4000 reclamações desde o início do ano, verificando-se uma subida de 22%, face a período homólogo do ano anterior, revela uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro.

Os consumidores queixam-se, sobretudo, dos sites de reservas de viagens e das companhias aéreas, com a cobrança indevida, os problemas com o reembolso motivam as principais ocorrências registadas este ano.

De acordo com os dados analisados, entre 1 de janeiro e 22 de setembro deste ano, o Portal da Queixa recebeu 4.079 reclamações relacionadas com o setor do turismo, o que compara com as 3.344 queixas do ano passado.

A análise efetuada à categoria “Hotéis, Viagens e Turismo”, revela que o maior número de reclamações registado, este ano, é dirigido às categorias: Sites de Reservas de Viagens (46,1%) e Companhias Aéreas (20,5% das queixas).

Em terceiro lugar estão os Sites de Reservas de Alojamento (10,4%). Seguem-se os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (6,7%) e as Agências de Viagens a acolher 5,9% das reclamações. Já os Hotéis e Cadeias Hoteleiras somaram 4,9% e os Aeroportos geraram 2,7% das ocorrências.

Entre os principais motivos de reclamação dos consumidores dirigidos ao setor de turismo estão: a cobrança indevida (29,1%) e os problemas com o reembolso (16,1%), seguindo-se ainda a falta de qualidade do serviço/hospedagem (8,6%); os problemas com o cancelamento da reserva (7,4%) e a dificuldade no apoio ao cliente (5,2%).

Entre as companhias aéreas, a TAP ganha o pódio de mais reclamada, acumulando cerca de duas centenas de reclamações, desde o início do ano.

Numa altura em que a privatização da empresa está a ser negociada – e cuja operação financeira deverá arrancar após a discussão do Orçamento do Estado para 2025 – as principais queixas contra a companhia aérea portuguesa denunciam problemas relacionados com o reembolso (33%); dificuldades com o cancelamento/alteração de voo (13,6%); problemas com bagagem danificada (13,1%) e bagagem extraviada (9,7%) e mau atendimento ao cliente (9,1%).

Sobre a performance da TAP no que se refere à resolução dos problemas reportados pelos consumidores, a marca regista baixos indicadores: com um Índice de Satisfação (IS) avaliado pelos consumidores em 15,2 (em 100); a taxa de resposta é de 11,3% e a taxa de solução de 12,4%, resultando uma reputação “Insatisfatória”.

Apatia dos reguladores e falta de apoio ao cliente
Segundo aponta Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, “a reputação do setor tem sido colocada em causa pela falta de apoio ao cliente, pela desorganização e incapacidade de resolução, bem como pela desinformação e pela apatia dos reguladores”.

“Constatámos que as reclamações dirigidas aos vários intervenientes do setor do Turismo têm vindo a aumentar, desde os agentes de viagens, sites de reservas, companhias aéreas e as cadeias hoteleiras, pelos mais variados motivos, contudo, muitos consumidores apontam a desinformação e a falta de apoio ao cliente como principais motivos, o que revela a desorganização e incapacidade de resolução de problemas, colocando em causa a confiança e a reputação do setor”.

“Infelizmente, continuamos a assistir à apatia dos reguladores, que são impotentes face às ofertas publicadas na internet, nomeadamente nas reservas em plataformas digitais, que devem ser combatidas através de ações que incrementem a literacia digital dos consumidores”, conclui Pedro Lourenço.

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Emprego e Formação

WTTC: Mulheres e jovens continuam a enfrentar barreiras no emprego nas viagens e turismo

O WTTC acaba de revelar que a pandemia da Covid-19 teve um forte impacto no emprego de mulheres e jovens no setor das viagens e turismo, e apela a ações urgentes para reverter esta situação, que ainda permanece.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) lançou um novo relatório revelando o forte impacto da pandemia no emprego de mulheres e jovens no setor global de viagens e turismo.

Quase 70 milhões de pessoas que trabalham em viagens e turismo perderam os seus empregos durante a pandemia, mas mulheres e jovens foram desproporcionalmente afetados porque as suas funções eram mais propensas a serem desempenhadas nas áreas mais afetadas, como hospitalidade e serviços de alimentação.

Embora o setor tenha visto uma forte recuperação, o relatório “Tendências sociais no emprego em viagens e turismo” descobriu que este empregou 42 milhões de mulheres e pouco mais de 16 milhões de jovens em 2022, notavelmente abaixo dos 48,4 milhões de mulheres (-13%) e quase 19 milhões de jovens trabalhadores (15%) apoiados pelo setor em 2019.

Mesmo assim, e apesar do setor continuar a ser uma fonte vital de empregos para estes dois grupos, o relatório deixa claro que mais deve ser feito para garantir uma recuperação inclusiva e equitativa, destacando ser fundamental que aprendamos com essas dificuldades e implementemos medidas para proteger esses grupos de serem afetados desproporcionalmente em crises futuras.

O WTTC reconhece ainda que, apesar da recuperação económica mundial, a recuperação social continuou atrasada, principalmente para mulheres e jovens, que têm maior probabilidade de ficar presos em funções informais, de meio período ou de baixa remuneração, sem segurança ou potencial de crescimento.

Assim, Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, recorda que “mulheres e jovens são a espinha dorsal do nosso setor, mas continuam a enfrentar barreiras significativas”, para avançar que “ao investir em profissionalismo, promover políticas inclusivas e fomentar o empreendedorismo, podemos desbloquear todo o potencial desses grupos e garantir que o nosso setor lidere o caminho na criação de oportunidades de emprego significativas e sustentáveis.”

O relatório também destaca que as mulheres continuam sub representadas em cargos de alta remuneração e liderança, com a divisão de género no emprego em viagens e turismo quase refletindo a da economia em geral.

Trabalhadores jovens, que representam uma parcela maior da força de trabalho neste setor, em comparação à economia em geral, enfrentam desafios específicos no acesso a empregos estáveis.

De entre as principais áreas de foco para governos e o setor incluem: Desenvolver políticas de formação de competências e de igualdade de género; Melhorar as oportunidades de emprego para mulheres e jovens; Investir em programas de educação e liderança; Implementar práticas de contratação inclusivas e remuneração igualitária; Apoiar acordos de trabalho flexíveis e cuidados infantis; Promover o empreendedorismo através do apoio a startups e pequenas empresas.

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Transportes

Pablo Pastega passa a vice-presidente para a Europa Ocidental da FlixBus

A FlixBus reorganizou a atividade na Europa com a nomeação de Pablo Pastega como vice-presidente para a Europa Ocidental. O diretor-Ibérico da empresa, desde 2018, assume agora esta nova business region que, além de Portugal e Espanha, integra a França, Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos.

A FlixBus reorganizou a sua liderança a nível europeu, passando Pablo Pastega, até aqui diretor-geral da FlixBus em Portugal e Espanha, a liderar uma nova business region que integra, também, a França, Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos.

Em comunicado, a empresa que desenvolve a sua atividade na Europa há quase 13 anos, pretende “otimizar a sua presença neste continente, de forma a continuar a ganhar quota de mercado”.

O agora vice-presidente para a Europa Ocidental terá a seu cargo uma equipa de 170 colaboradores e uma rede de mais de uma centena de parceiros de autocarros, constituída maioritariamente por micro, pequenas e médias empresas locais, que se associam à FlixBus para proporcionar uma mobilidade acessível e de elevada qualidade aos milhões de passageiros que viajam nestes países.

Pablo Pastega refere que, “embora a FlixBus se tenha tornado um operador-chave em cada um dos países pelos quais sou agora responsável, a empresa enfrenta ainda muitos desafios”.

O novo vice-presidente para a Europa Ocidental da FlixBus descreve que, em França, considerado um mercado “vital para as viagens de longo curso na Europa”, a questão do encerramento da estação rodoviária de Bercy, a maior da Europa em termos de passageiros, é “essencial e deve ser resolvida”. Pastega refere ainda “o desvio dos subsídios concedidos ao carpooling, sobre o qual obtivemos uma importante vitória no Conselho de Estado em junho passado” como é tema a ser considerado.

Já em Portugal, Pastega diz que o setor e a sociedade “souberam tirar partido da abertura do mercado e, segundo os últimos dados disponíveis, o número de passageiros nos expressos duplicou”. No entanto, admite, “há ainda um longo caminho a percorrer, nomeadamente no que toca ao acesso dos terminais. É inadmissível que em cidades como Coimbra ou Évora a FlixBus não consiga parar no terminal rodoviário. Isto para não falar de Sete Rios, em Lisboa, onde tentamos parar já desde 2017”.

As questões relativas às infraestruturas estarão também no centro das discussões na Bélgica e nos Países Baixos nos próximos anos, para garantir que estes países “continuem a ser polos europeus dinâmicos para o transporte rodoviário de passageiros”, frisa o responsável da FlixBus.

Por último, em Espanha, o desafio da liberalização do mercado do transporte em autocarro é um objetivo antigo que é pessoalmente caro a Pablo Pastega, “tal como a luta contra certas formas de concorrência distorcida, organizadas em benefício de setores como o carpooling”.

“Enfrentaremos todos estes desafios com a ajuda das equipas existentes, que provaram a sua capacidade de tornar as viagens de autocarro atrativas, acessíveis e sustentáveis durante muitos anos”, conclui o novo vice-presidente para a Europa Ocidental da FlixBus.

Pablo Pastega terá como missão continuar a desenvolver a FlixBus nestes mercados, e centrar-se em questões específicas em cada um deles, como a segurança, as infraestruturas, e a criação de frotas mais sustentáveis, tal como acontece em França e no Benelux, onde estão a ser preparados projetos de autocarros movidos a bio-LNG, e também em Portugal, onde foi lançado, no início do mês, um autocarro 100% elétrico na ligação entre Lisboa e Porto.

Licenciado pela Kedge Business School e detentor de um MBA do INSEAD, antes de integrar a FlixBus Pablo Pastega trabalhou sete anos para a Cisco, tendo depois ocupado cargos de gestão em diferentes start-up europeias.

Em 2023, a Flix gerou um volume de negócios de 1.186 milhões de euros na Europa, e transportou 55 milhões de passageiros. Presente em todo o continente, a empresa liga quase 3.000 destinos todos os dias. Além disso, empenhada em transformar as viagens de longa distância à escala global, pretende ser uma força motriz para um futuro sustentável, oferecendo uma das soluções de emissões de CO2 mais baixas, estando a trabalhar para fazer evoluir a sua frota para combustíveis alternativos. A empresa estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040.

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Aviação

IATA vai conectar companhias aéreas e fornecedores de SAF para agilizar aquisição de combustível

A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), anunciou que vai criar o Matchmaker de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), uma plataforma para conectar companhias aéreas com fornecedores de SAF, cujo lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2025.

Com esta decisão, a IATA pretende agilizar e simplificar o processo de aquisição de combustível de aviação sustentável e facilitar o cumprimento dos regulamentos de redução de carbono na indústria.

“A nossa visão é criar uma plataforma de matchmaking transparente, eficiente e acessível que acelerará a adoção do SAF à medida que a indústria da aviação avança em direção a emissões líquidas zero de CO2 até 2050. A plataforma fará isso, reduzindo os custos e complicações que as companhias aéreas enfrentam ao procurar fornecedores de SAF”, revelou Marie Owens Thomsen, vice-presidente sénior de sustentabilidade da IATA, avançando que “a maturidade e a globalização do mercado de SAF serão aprimoradas pela transparência que o SAF Matchmaker permitirá. Cada passo nessa direção é de grande importância, considerando que o SAF é a ferramenta de descarbonização mais significativa do transporte aéreo”, defendeu.

Especificamente, o SAF Matchmaker abordará três questões críticas:

– Conectividade: produtores e fornecedores de SAF poderão postar volumes de SAF disponíveis ou planeados e as companhias aéreas poderão registar o seu interesse em comprar volumes de SAF mostrados ou desejados. Quaisquer negociações subsequentes ocorrerão fora da plataforma.

– Visibilidade: A plataforma conterá informações abrangentes sobre o SAF disponível, como volumes, matéria-prima utilizada, localização e tecnologia de produção, reduções de emissões, bem como conformidade com o Carbon Offsetting Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) ou a Diretiva de Energia Renovável da União Europeia (EU RED).

– Eficiência: A disponibilidade de uma plataforma central simplificará a aquisição de SAF, tornando a contectividade mais fácil e rápida para todas as partes. Também facilitará o desenvolvimento de inteligência de mercado com base em dados que a plataforma gerará.

O foco inicial da plataforma serão as companhias aéreas e os fornecedores de SAF, sendo que, futuramente, os governos e compradores corporativos de SAF não aeronáuticos também poderão participar.

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Turismo Centro de Portugal e municípios celebram Dia Mundial do Turismo com atividades na região

O tema escolhido para as celebrações deste ano é “Turismo e Paz”, de forma a lembrar o papel do setor na promoção da paz e do entendimento entre povos.

A Turismo Centro de Portugal (TCP) e vários municípios da região associam-se às celebrações globais do Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de setembro, com uma série de iniciativas centradas no tema deste ano, “Turismo e Paz”.

A ONU Turismo – nova designação oficial da Organização Mundial do Turismo – escolheu o tema “Turismo e Paz” para lembrar o papel fundamental do setor na construção de pontes entre culturas e nações, promovendo a paz e o entendimento entre povos.

“O tema Turismo e Paz é especialmente relevante no contexto internacional que vivemos hoje”, afirma Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal. “O turismo, mais do que qualquer outra atividade, tem a capacidade de construir pontes entre culturas e promover o entendimento, ultrapassando fronteiras, desmontando preconceitos e celebrando as diferenças. É um agente de paz essencial que contribui para a estabilidade e o progresso global”, acrescenta.

Municípios celebram o Dia Mundial do Turismo
Um pouco por toda a região Centro, os municípios aderiram ao Dia Mundial do Turismo, com uma variedade de eventos que vão acontecer durante toda a semana. As atividades incluem entradas gratuitas em museus, conferências, passeios culturais e muitas outras iniciativas que apelam à descoberta e valorização do património local.

A programação completa das comemorações está disponível no site da Turismo Centro de Portugal (em turismodocentro.pt) e nas páginas oficiais dos municípios participantes.

Assim, em Abrantes, os visitantes podem participar em demonstrações gastronómicas, passeios de barco na albufeira de Castelo do Bode e visitar museus gratuitamente. Almeida oferece entrada livre no Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz e no Museu Histórico-Militar, além de brindes para os visitantes dos seus postos de turismo.

Arganil celebra a data com uma caminhada guiada pela vila no dia 27, e uma visita de operadores turísticos no dia 3 de outubro, promovendo o território junto dos profissionais do setor. Cantanhede assinala a data com uma conferência sobre “O Turismo Enquanto Fator Dinamizador dos Territórios: Projeto Gândara Tour Sensations”, enquanto em Coimbra o destaque vai para a conferência “O Turismo em Coimbra Acontece”, no Convento São Francisco.

A Câmara da Covilhã assinala o dia 27 de setembro com ações que incluem a oferta de fotografias instantâneas, teatro de rua e a apresentação da remodelação do posto de turismo. O Festival Vapor, no Entroncamento, anima a região entre 27 e 29 de setembro, com concertos, teatro e atividades interativas para todas as idades. Já em Peniche e São Pedro do Sul, os municípios organizam percursos de limpeza costeira e trilhos ecológicos, envolvendo a comunidade em ações de sustentabilidade.

Numa iniciativa conjunta, os concelhos de Estarreja, Murtosa e Ovar promovem uma reflexão sobre o “Turismo Náutico e Marítimo na Ria, Oportunidades e Desafios “numa tertúlia agendada para dia 27. Ainda em Estarreja, são promovidas visitas gratuitas às principais atrações turísticas.

Em Figueira de Castelo Rodrigo, haverá visitas gratuitas ao Centro Interpretativo Ephraim Bueno, para conhecer a história da presença judaica no concelho, e Figueiró dos Vinhos promove o Roteiro Encenado “Figueiró dos Vinhos aos olhos de Malhoa”, que convida à descoberta do património da vila com ligação ao mestre José Malhoa.

O município da Guarda comemora a data com uma conferência na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e com uma caminhada de três quilómetros, seguida de uma sessão de yoga, nos Passadiços do Mondego. Tábua apresenta o novo portal “Tábua, O Encanto das Beiras!” e oferece uma cerveja artesanal local a todos os hóspedes que neste dia se encontrem alojados no território.

Torres Vedras organiza o Fórum Turismo de Torres Vedras, que reunirá especialistas e profissionais do setor para debater temas como o enoturismo e o nomadismo digital, enquanto Vila de Rei desafia os habitantes e visitantes a partilharem nas suas redes sociais fotos que apresentem e exibam os miradouros do território.

Vila Nova da Barquinha comemora a data com um concerto da Banda Sinfónica do Exército e um espetáculo pirotécnico, assim como com um percurso de limpeza do Trilho Panorâmico do Tejo.

Já no dia 25 de setembro, o Turismo de Portugal distingue empresas turísticas comprometidas com a sustentabilidade, numa cerimónia a realizar-se em Alcobaça, no âmbito do Programa Empresas Turismo 360°.

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Alojamento

Évora recebe mais um hotel com a abertura do Holiday Inn Express

A mais recente abertura do Holiday Inn Express Évora surge de uma parceria entre o InterContinental Hotels Group (IHG) e a AHM – Ace Hospitality Management, empresa que integra o grupo Mercan Properties e que ficará encarregue pela gestão do hotel.

O Holiday Inn Express Évora abre portas esta quarta-feira, próximo de pontos de interesse histórico e cultural como o Templo Romano, a Sé Catedral e a Capela dos Ossos.

A mais recente unidade hoteleira de Évora conta com 76 quartos, distribuídos entre 51 quartos de tipologia queen e 25 quartos twin, caracterizados pelos espaços de trabalho, máquinas de chá ou café e a disponibilização de serviço de lavandaria e engomaria.

A tarifa inclui pequeno-almoço express com opções que vão desde bacon, ovos mexidos, produtos de pastelaria, cereais, iogurtes e fruta da época, existindo a possibilidade desta refeição ser embalada. O hotel dispõe ainda de 53 lugares de estacionamento, que incluem sete postos de carregamento para veículos elétricos e três lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida.

A gestão do hotel será assegurada pela empresa AHM – Ace Hospitality Management, que integra o Grupo Mercan Properties.

Créditos: Website Holiday Inn Express Évora

“A inauguração do Holiday Inn Express Évora marca um passo importante na nossa estratégia de alargamento da presença da AHM em Portugal, e neste caso em particular no Alentejo, com uma parceria que estabelecemos com a IHG. No período de pouco mais de um mês, esta é a segunda abertura que assumimos neste território, sendo o quarto hotel IHG do grupo a abrir”, sublinha Mariano Faz, CEO da AHM – Ace Hospitality Management.

O novo Holiday Inn Express Évora é o segundo hotel no Alentejo da marca Holiday Inn, que faz parte do InterContinental Hotels Group (IHG), juntando-se agora ao Holiday Inn Beja, inaugurado em agosto, e ao Hilton Garden Inn Évora.

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Destinos

Grande Prémio de Portugal de MotoGP confirmado até 2026 no Algarve

O Grande Prémio de Portugal de MotoGP vai disputar-se no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) por, pelo menos, mais dois anos (2025 e 2026). O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, considera que “estamos a falar de um acontecimento que tem uma capacidade única de promover e projetar Portugal como destino turístico e como organizador de grandes eventos desportivos”.

“Conseguimos”. Foi desta forma que Jaime Costa, diretor-geral da Parkalgar, empresa gestora do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, anunciou, em conferência de imprensa, a realização de um contrato com a Dorna, promotor do campeonato do mundo MotoGP, para a realização da prova no nosso país (Algarve) para os próximos dois anos, 2025 e 2026.

“O Grande Prémio de Portugal e o nosso traçado, com as suas particularidades únicas no calendário, são já uma referência para os pilotos e equipas. O facto de fecharmos um contrato por dois anos permite-nos encarar o evento de uma forma totalmente distinta, com uma continuidade de melhoria na oferta da experiência do espectador, de forma alcançar números recorde de visitantes ao nosso circuito e consequentemente ao país e região, deixando assente as suas mais valias económicas para o território. Estamos já a trabalhar no GP de 2025, para que seja, uma vez mais, um evento único em Portugal”, referiu Jaime Costa.

Igualmente presente na cerimónia o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, reforçou que o Grande Prémio de MotoGP  “é um dos eventos desportivos com maior visibilidade em todo o mundo, chegando a mais de 200 países e a mais de 430 milhões de lares. Logo, estamos a falar de um acontecimento que tem uma capacidade única de promover e projetar Portugal como destino turístico e como organizador de grandes eventos desportivos”.

Pedro Machado salientou ainda que, “ao apoiarmos a realização destas iniciativas estamos a reforçar a reputação e a capacidade de atracção do nosso país e isso é, do ponto de vista do turismo, muito relevante. Tem também um impacto económico imediato na economia regional que é igualmente significativo, uma vez que se trata de uma prova que movimenta milhares de pessoas, durante vários dias, entre espetadores e staff das equipas em competição”.

De referir que, em 2024, foram mais de 170 mil os espectadores que passaram pelas bancadas do circuito gerando o evento um impacto económico direto de aproximadamente 80 milhões de euros, tendo o GP de Portugal sido causador de um aumento de pagamentos através de cartão bancário de 14% para os cartões nacionais e 16% para cartões estrangeiros em especial oriundos do Reino Unido, Alemanha, Espanha e Irlanda.

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