Neste caso, tanto o administrador como o diretor operacional da Bestravel que tanto o setor da aviação, como da hotelaria, para as agências de viagens da rede, são trabalhados enquanto Grupo Newtour, áreas que “estão a ser cada vez trabalhadas de uma forma mais incisiva, com pessoas mais dedicadas a cada uma, o que que nos permite retirar cada vez melhores frutos para a rentabilidade do que queremos criar para as nossas agências de viagens”. São exemplos também questões ao nível dos NDC, e dos portais e de conteúdos disponíveis às agências de viagens Bestravel.
Carlos Baptista defende que “o que conseguimos ir buscar à Newtour, é extremamente relevante”, reforçando que em termos de hotelaria, “temos cada vez mais contratos de hotéis, o que nos permitiu também a criação de uma nova ferramenta, que é um comparador de hotéis”.
Neste comprador de hotéis, disponível no site da marca, num único ambiente, as agências de viagens conseguem comparar o que são os principais players ou fornecedores de hotelaria, fazendo uma compra cada vez mais integrada e mais avisada sobre o que é que está no mercado.
Igualmente, na área da Inteligência Artificial, a Bestravel, alinhada ao grupo de viagens a que pertence, “há vários campos onde estamos a melhorar, aliados aos automatismos e à velocidade de ter informação dentro das agências de viagens”, segundo o administrador da marca.
Vai apitar o produto comboio
Nesta sinergia de grupo vai igualmente disponibilizar às agências de viagens o produto comboio. “É algo que estamos a finalizar e acreditamos que no espaço de um mês poderemos ter isto ativo às nossas agências de viagens”, frisou.
Se, como foi reconhecido, o comboio perdeu relevância uns tempos atrás e até estava um pouco obsoleto, hoje, nomeadamente com o TGV em quase toda a Europa já há uma deslocação confortável, com infraestruturas modernas, rápido, sendo muitas vezes até mais cómodo e mais rápido do que o próprio avião. Portanto “temos essa necessidade de estarmos atualizados, o que nos leva a lançar este projeto”.
O administrador da Bestravel lembra que “temos vários destinos onde podemos chegar de avião, mas temos vários destinos onde é mais rápido chegar de comboio e, portanto, o ter estes três temas integrados, aviação, hotelaria e agora comboios
permite-nos não estarmos tão dedicados a essa negociação ou a esse trabalho, individualmente, mas tirar o máximo partido das negociações do Grupo Newtour, para operacionalizarmos e colocarmos nas nossas agências de viagens”.
Ou seja, tudo isto, tem em vista a rentabilidade, “não só financeira, mas a poupança de tempo, de automatismos, de rapidez de resposta ao cliente de trabalho, traz-nos novos clientes, novas possibilidades e novas capacidades”, observou Carlos Baptista que, juntamente com Ricardo Teles, falaram aos jornalistas à margem da XX Convenção da Bestravel, que juntou na ilha do Faial, mais de 200 pessoas entre agentes de viagens da rede e fornecedores, desde operadores turísticos, companhias aéreas, até outros serviços turísticos tanto do continente como dos Açores.
Formar, formar, formar…
A formação é um projeto estratégico para a Bestravel “em que temos vindo a apostar de algum tempo a esta parte e que nos tem ajudado também nesta padronização, neste ganhar de skills necessários para continuar a entregar um valor ao cliente final” disse Carlos Baptista, realçando que, “temos apostado em várias ações em regime assíncrono, que permitem que os agentes de viagens façam as suas formações no tempo que têm e ao ritmo que conseguem”.
Ainda na vertente da formação, a Bestravel, pela primeira vez, vai participar na Bolsa de Empregabilidade, nas feiras de Lisboa, Porto e Coimbra. “Estamos a falar de uma feira que está com uma dinâmica muito forte, já passaram por lá 35 mil candidatos, há o site, não há só as feiras, que são
bastante visitadas, mas é um trabalho que queremos fazer integrado e anual para conseguirmos suprir ou pelo menos adiantarmos as necessidades que temos dentro das nossas agências de viagens”, indicou a rede.
Mas também outro projeto “que temos vindo a apostar nos últimos dois anos e que é uma transformação total na forma de contacto e gestão com o cliente final. Este CRM, não sendo baseado em tecnologia IA, ajuda a uma evolução enorme naquilo que são os automatismos. É um projeto que temos estado a desenvolver, que já estamos numa fase de implementação bastante avançada e que temos outras fases de implementação ao longo deste ano, 2025, nomeadamente com a integração de mais meios de comunicação com o agente de viagens, de maneira a centralizar tudo, com chat, whatsapps, de forma a que tudo passe a ser um ecossistema integrado naquilo que é o relacionamento com o cliente. E depois o ponto final que vamos integrar que ainda não está será o contacto de voz com os clientes dentro desta plataforma”.
Foi a vez de Ricardo Teles intervir, reforçando que “estamos sempre a promover novos negócios, mais rentabilidade para as nossas agências de viagens e criando novas funcionalidades”. Neste sentido, disse, “fechámos agora e apresentámos uma nova parceria para cartões de dados eSIM, ou seja, com a Brise, em que os nossos agentes de viagens podem indicar um link aos seus clientes para terem dados nos destinos”. Ressalvou que “sabemos que cada vez mais nos hotéis há Wi-Fi, mas fora dos hotéis é muito complicado ter internet em determinados sítios, então estes cartões são um serviço extra que lhes permite acrescentar serviço aos seus clientes”.
Além disso, há a acrescentar novas parcerias para questões mais financeiras, pagamentos e recebimentos e “fizemos um contrato com a Pliant, e estamos a falar de cartões de crédito físicos ou virtuais, bem como com a Currents Direct, empresa de transferência de divisas, muito competitiva também no mercado, principalmente para os pacotes próprios, que achámos que fazia falta colocar também nas nossas agências de viagens. Fizemos ainda mais um contrato com a FLOA Play, que permite um pagamento sem juros ao cliente, que quiser dividir os seus pagamentos de viagens e sonhar um pouco mais”. Isto tudo numa ótica de do Grupo Newtour Distribuiçao.