Edição digital
Assine já
PUB
Distribuição

Lusanova lança programação especial da Páscoa

A Lusanova acaba de disponibilizar no seu site e a divulgar via webmail para todas as agências de viagens do país a sua programação especial para a Páscoa.

Carolina Morgado
Distribuição

Lusanova lança programação especial da Páscoa

A Lusanova acaba de disponibilizar no seu site e a divulgar via webmail para todas as agências de viagens do país a sua programação especial para a Páscoa.

Sobre o autor
Carolina Morgado
Artigos relacionados
TCP reuniu Conselho de Marketing para preparar presença na BTL’25 e novos projetos de promoção
Destinos
BTL celebra o fado e a cultura portuguesa e tem Cuca Roseta como embaixadora
BTL
ANAV vai estar presente na Feira de Emprego do Turismo de Lisboa
Distribuição
Turismo de Portugal financia 16 projetos turísticos no interior com 6,7M€
Destinos
Guerin recebe “Selo da Igualdade Salarial” pelo segundo ano consecutivo
Transportes
Turismo de Luxo: Grupo Wine Tourism in Portugal prevê volume de negócios de 3M€ este ano
Destinos
Mondim de Basto: Mais de meio milhão de euros para valorização das Levadas do Alvão
Destinos
Estudo aponta “forte ressurgimento das viagens para África”, com Egito, Marrocos e África do Sul na liderança
Análise
Solférias volta a formar agentes de viagens sobre os seus destinos charter de verão
Distribuição
Rota da Air Canada entre o Porto e Montreal arranca a 4 de junho
Aviação

No site do operador turístico Lusanova já está disponível um novo separador com a programação para a Páscoa 2022.

“À descoberta da Madeira”, com partida a 12 de abril e desde 690 euros por pessoa, e “Madeira-Funchal” também com saída no dia 12, com preços desde 513 euros por pessoa, são alguns dos destaques.

PUB

A Lusanova oferece, igualmente os pacotes “Açores – Faial – Pico” desde 666 euros por pessoa, e “Açores – Faial – São Jorge – Pico” com preço a partir de 838 euros por pessoa, ambos com saída a 13 de abril.

PUB

No que diz respeito a grupos exclusivos, o operador turístico propõe “Roma, Vaticano & CastelGandolfo”, com partida a 07 de abril, desde 995 euros por pessoa, e a “Festa da Flor” na Madeira com saída garantida a 05 de maio, com preços a partir de 867 euros por pessoa.

Todos estes pacotes já estão disponíveis em lusanova.pt e estão a ser divulgados via webmail para todas as agências de viagens do país.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Artigos relacionados
TCP reuniu Conselho de Marketing para preparar presença na BTL’25 e novos projetos de promoção
Destinos
BTL celebra o fado e a cultura portuguesa e tem Cuca Roseta como embaixadora
BTL
ANAV vai estar presente na Feira de Emprego do Turismo de Lisboa
Distribuição
Turismo de Portugal financia 16 projetos turísticos no interior com 6,7M€
Destinos
Guerin recebe “Selo da Igualdade Salarial” pelo segundo ano consecutivo
Transportes
Turismo de Luxo: Grupo Wine Tourism in Portugal prevê volume de negócios de 3M€ este ano
Destinos
Mondim de Basto: Mais de meio milhão de euros para valorização das Levadas do Alvão
Destinos
Estudo aponta “forte ressurgimento das viagens para África”, com Egito, Marrocos e África do Sul na liderança
Análise
Solférias volta a formar agentes de viagens sobre os seus destinos charter de verão
Distribuição
Rota da Air Canada entre o Porto e Montreal arranca a 4 de junho
Aviação
PUB
Distribuição

ANAV vai estar presente na Feira de Emprego do Turismo de Lisboa

A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens estará presente na edição de 2025 da Feira do Emprego do Turismo, em Lisboa, que decorre no Meo Arena (Sala Tejo), no dia 14 de março.

Publituris

A participação da ANAV neste evento faz-se sob o propósito de proporcionar a todas as agências de viagens suas associadas um espaço de encontro, de contactos e de recrutamento de talento para as áreas em que possam necessitar de reforço de capital humano de excelência.

Luís Henriques, vice-presidente da ANAV, salienta que o stand da Associação na Feira de Emprego do Turismo pretende ser o espaço de todas as agências de viagens, disponível para que os negócios se façam e o sucesso aconteça para todos”.

Promovida pela Bolsa de Empregabilidade, a Feira de Emprego do Turismo pretende ser um espaço que interliga empresas e candidatos do setor do turismo, promovendo o networking entre profissionais.

Para esta edição, está já garantida a participação de mais de 100 empresas de diferentes áreas do setor do turismo, desde hotelaria, restauração, agências de viagens, ou cruzeiros, todas dedicadas à identificação e contratação de talento.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Solférias volta a formar agentes de viagens sobre os seus destinos charter de verão

Os destinos programados em charter para o verão de 2025 estarão em destaque na iniciativa “Oficina de ideias” do operador turístico Solférias, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, que percorrerá sete cidades portuguesas.

Publituris

Nesta iniciativa da Solférias, os destinos a abordar são Porto Santo, Ilhas do Sal e Boavista (Cabo Verde), Senegal, Saidia (Marrocos), Hurghada e El Alamein – Costa Norte (Egito), Djerba, Enfidha e Tunes (Tunísia).

As sessões decorrerão nos dias 17 de fevereiro no Vila Galé Ópera (manhã e tarde), em Lisboa; no dia seguinte no Tryp Leiria (manhã); ainda no dia 18 será no Vila Galé Coimbra (tarde); já no dia 19 será a vez de Braga, mais precisamente no Vila Galé daquela cidade (manhã); à tarde será no Eurostars Santa Luzia (Guimarães).

A “Oficina de ideias” estará no Porto no dia 20 de fevereiro, com sessões de manhã e à tarde no HF Ipanema Porto, terminando no dia 21 no Meliá Ria, em Aveiro (manhã).

Refira-se que os trabalhos decorrerão, de manhã, entre as 10h00 e as 13h00, enquanto as da tarde têm lugar das 15h00 às 18h00.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Ávoris apresenta o seu assistente virtual CAT-AI

O CAT-AI, assistente virtual que acaba de ser lançado pela Ávoris, numa colaboração estratégica com a Microsoft, oferece uma experiência imersiva e personalizada graças à tecnologia de inteligência artificial da Azure a todos os clientes do operador turístico CATAI.

Publituris

A Ávoris Corporación Empresarial e a Microsoft acabam de lançar o CAT-AI, um assistente virtual de última geração concebido para transformar a experiência do viajante. O desenvolvimento do CAT-AI foi possível graças à colaboração estratégica com a Amadeus e a Briguest by Bravent, parceiro tecnológico da Microsoft.

O assistente virtual da Ávoris integra tecnologia de inteligência artificial generativa do Azure, a nuvem da Microsoft, para fornecer informações detalhadas e personalizadas sobre destinos turísticos. Esta ferramenta permitirá aos utilizadores interagir intuitivamente com recomendações sobre locais de interesse, atividades, alojamento, voos e requisitos de documentação.

O CAT-AI está disponível em plataformas como o WhatsApp, facilitando o acesso à informação em qualquer altura e lugar durante o percurso do cliente.

A integração com as soluções Amadeus, como o Amadeus Hey, para actualizações de viagens e o Amadeus Discover para recomendações de destinos, fornecerá informações atualizadas sobre voos, restaurantes e atividades, melhorando o planeamento e o prazer da viagem. O CAT-AI foi concebido para evoluir e incorporar novos destinos e funcionalidades, com o objetivo de enriquecer a experiência dos clientes do CATAI, operador turístico do grupo Ávoris.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Bestravel soma cada vez mais ganhos de rentabilidade integrada no Grupo Newtour

Enquanto rede de franchising de agências de viagens, a marca Bestravel tem vindo somar cada vez mais ganhos de rentabilidade pelo facto de estar integrada no Grupo Newtour, que passam ao nível da tecnologia, aviação, hotelaria e, proximamente, pelo produto comboio, revelaram aos jornalistas, Carlos Baptista e Ricardo Teles.

Neste caso, tanto o administrador como o diretor operacional da Bestravel que tanto o setor da aviação, como da hotelaria, para as agências de viagens da rede, são trabalhados enquanto Grupo Newtour, áreas que “estão a ser cada vez trabalhadas de uma forma mais incisiva, com pessoas mais dedicadas a cada uma, o que que nos permite retirar cada vez melhores frutos para a rentabilidade do que queremos criar para as nossas agências de viagens”. São exemplos também questões ao nível dos NDC, e dos portais e de conteúdos disponíveis às agências de viagens Bestravel.

Carlos Baptista defende que “o que conseguimos ir buscar à Newtour, é extremamente relevante”, reforçando que em termos de hotelaria, “temos cada vez mais contratos de hotéis, o que nos permitiu também a criação de uma nova ferramenta, que é um comparador de hotéis”.

Neste comprador de hotéis, disponível no site da marca, num único ambiente, as agências de viagens conseguem comparar o que são os principais players ou fornecedores de hotelaria, fazendo uma compra cada vez mais integrada e mais avisada sobre o que é que está no mercado.

Igualmente, na área da Inteligência Artificial, a Bestravel, alinhada ao grupo de viagens a que pertence, “há vários campos onde estamos a melhorar, aliados aos automatismos e à velocidade de ter informação dentro das agências de viagens”, segundo o administrador da marca.

Vai apitar o produto comboio

Nesta sinergia de grupo vai igualmente disponibilizar às agências de viagens o produto comboio. “É algo que estamos a finalizar e acreditamos que no espaço de um mês poderemos ter isto ativo às nossas agências de viagens”, frisou.

Se, como foi reconhecido, o comboio perdeu relevância uns tempos atrás e até estava um pouco obsoleto, hoje, nomeadamente com o TGV em quase toda a Europa já há uma deslocação confortável, com infraestruturas modernas, rápido, sendo muitas vezes até mais cómodo e mais rápido do que o próprio avião. Portanto “temos essa necessidade de estarmos atualizados, o que nos leva a lançar este projeto”.

O administrador da Bestravel lembra que “temos vários destinos onde podemos chegar de avião, mas temos vários destinos onde é mais rápido chegar de comboio e, portanto, o ter estes três temas integrados, aviação, hotelaria e agora comboios

permite-nos não estarmos tão dedicados a essa negociação ou a esse trabalho, individualmente, mas tirar o máximo partido das negociações do Grupo Newtour, para operacionalizarmos e colocarmos nas nossas agências de viagens”.

Ou seja, tudo isto, tem em vista a rentabilidade, “não só financeira, mas a poupança de tempo, de automatismos, de rapidez de resposta ao cliente de trabalho, traz-nos novos clientes, novas possibilidades e novas capacidades”, observou Carlos Baptista que, juntamente com Ricardo Teles, falaram aos jornalistas à margem da XX Convenção da Bestravel, que juntou na ilha do Faial, mais de 200 pessoas entre agentes de viagens da rede e fornecedores, desde operadores turísticos, companhias aéreas, até outros serviços turísticos tanto do continente como dos Açores.

Formar, formar, formar…

A formação é um projeto estratégico para a Bestravel “em que temos vindo a apostar de algum tempo a esta parte e que nos tem ajudado também nesta padronização, neste ganhar de skills necessários para continuar a entregar um valor ao cliente final” disse Carlos Baptista, realçando que, “temos apostado em várias ações em regime assíncrono, que permitem que os agentes de viagens façam as suas formações no tempo que têm e ao ritmo que conseguem”.

Ainda na vertente da formação, a Bestravel, pela primeira vez, vai participar na Bolsa de Empregabilidade, nas feiras de Lisboa, Porto e Coimbra. “Estamos a falar de uma feira que está com uma dinâmica muito forte, já passaram por lá 35 mil candidatos, há o site, não há só as feiras, que são

bastante visitadas, mas é um trabalho que queremos fazer integrado e anual para conseguirmos suprir ou pelo menos adiantarmos as necessidades que temos dentro das nossas agências de viagens”, indicou a rede.

Mas também outro projeto “que temos vindo a apostar nos últimos dois anos e que é uma transformação total na forma de contacto e gestão com o cliente final. Este CRM, não sendo baseado em tecnologia IA, ajuda a uma evolução enorme naquilo que são os automatismos. É um projeto que temos estado a desenvolver, que já estamos numa fase de implementação bastante avançada e que temos outras fases de implementação ao longo deste ano, 2025, nomeadamente com a integração de mais meios de comunicação com o agente de viagens, de maneira a centralizar tudo, com chat, whatsapps, de forma a que tudo passe a ser um ecossistema integrado naquilo que é o relacionamento com o cliente. E depois o ponto final que vamos integrar que ainda não está será o contacto de voz com os clientes dentro desta plataforma”.

Foi a vez de Ricardo Teles intervir, reforçando que “estamos sempre a promover novos negócios, mais rentabilidade para as nossas agências de viagens e criando novas funcionalidades”. Neste sentido, disse, “fechámos agora e apresentámos uma nova parceria para cartões de dados eSIM, ou seja, com a Brise, em que os nossos agentes de viagens podem indicar um link aos seus clientes para terem dados nos destinos”. Ressalvou que “sabemos que cada vez mais nos hotéis há Wi-Fi, mas fora dos hotéis é muito complicado ter internet em determinados sítios, então estes cartões são um serviço extra que lhes permite acrescentar serviço aos seus clientes”.

Além disso, há a acrescentar novas parcerias para questões mais financeiras, pagamentos e recebimentos e “fizemos um contrato com a Pliant, e estamos a falar de cartões de crédito físicos ou virtuais, bem como com a Currents Direct, empresa de transferência de divisas, muito competitiva também no mercado, principalmente para os pacotes próprios, que achámos que fazia falta colocar também nas nossas agências de viagens. Fizemos ainda mais um contrato com a FLOA Play, que permite um pagamento sem juros ao cliente, que quiser dividir os seus pagamentos de viagens e sonhar um pouco mais”. Isto tudo numa ótica de do Grupo Newtour Distribuiçao.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Distribuição

APAVT leva boas notícias à XX Convenção da Bestravel na Horta

O setor da distribuição turística “vive o melhor momento de sempre. Em 2023 o estudo que encomendámos à EY mostrou-nos os melhores números de sempre, em 2024 não temos resultados, mas sabemos que foram superiores, e em 2025, o início das reservas aponta para um crescimento muito acentuado, com operadores turísticos que cresceram, à data de hoje 20%, 30% e alguns até 50%. Estas foram algumas das boas notícias que o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, levou à XX Convenção da Bestravel.

Na sua intervenção no jantar de encerramento da XX Convenção da Bestravel, que decorreu este fim de semana na Horta (Açores), com o lema “Impossible is nothing – Lidera a mudança”, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, realçou que alguns destes crescimentos não se concretizarão no final do ano, para apontar que “há um grande momento de antecipação de reservas”, alertando, em seguida, que virá o momento do last minute.

“Se pensarmos que este melhor momento do setor de sempre acontece dois anos depois do nosso momento mais assustador, que foi a pandemia, demonstra que, o que todos nós construímos e que estamos a construir, é um setor cheio de vitalidade, em muitas zonas com liderança de mercado, portanto, é um primeiro momento para nos sentirmos muito satisfeitos”, reconheceu Pedro Costa Ferreira.

No entanto, o presidente da APAVT alertou que “nesta altura em que atravessamos o melhor momento, julgo que temos hoje uma certeza e várias incertezas ligadas a essa certeza”, pois “a certeza é que não vai continuar sempre, e quem estuda ciclos económicos sabe que pode haver uma tendência de longo prazo una, sempre com a mesma direção, mas sabe que, no curto prazo, aos processos de crescimento seguem-se tempos de regressão”.

Desse ponto de vista, “temos imensas incertezas em relação ao momento em que vamos deixar de viver este crescimento. Não sabemos quando será e porque é que será, se terá um efeito conjuntural ou estrutural”, apontou Pedro Costa Ferreira, garantindo que, uma coisa é certa, “é nestes momentos que temos de preparar as nossas empresas estrategicamente para enfrentarmos os riscos do futuro”.

O dirigente não deixou passar o facto da APAVT estar a comemorar os 75 anos “uma história bonita, que não é do presidente atual, da direção atual e das mais de 100 pessoas que compuseram os órgãos sociais da Associação ao longo destes anos, é a história de todo um setor, construída por vós (agentes de viagens), portanto é a vossa história, com um programa de celebração ao longo do ano que visa dar maior visibilidade ao agente de viagens e à nossa capacidade de interação com o cliente e de nos irmos alterando a nossa postura e a nossa maneira de trabalhar à medida que o mundo se altera”, concluiu.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Distribuição

Travelance Club chega a Portugal como modelo de fidelização às agências de viagens

O clube de fidelização da Travelance Portugal será estruturado em três níveis e premiará as agências de viagens com vouchers de 75 euros, incentivando a fidelidade às marcas associadas.

Publituris

O hub turístico Travelance, integrado por operadores independentes como Europamundo, Soltour e Coming2, na qualidade de parceiros principais, além de TUI, Guest Incoming, Dimensiones Club, Itinae e Flexible Autos, como parceiros afiliados, e Intermundial e Jumbo Tours como parceiros associados, anunciou a sua expansão para Portugal após o sucesso alcançado no seu primeiro ano como aliança turística na Espanha.

Dessa forma, a Travelance Portugal pretende replicar o modelo que visa gerar grandes benefícios para as agências de viagens e consolidar a sua presença no mercado português.

Esta rede de colaboração inicia a sua jornada no nosso país com a integração de parceiros como a Soltour Portugal e o grupo Newtour, que inclui marcas como a Soltrópico, Egotravel e Menzel, visando criar uma proposta de valor única para as agências de viagens portuguesas.

Essa decisão de entrar no mercado português deve-se, em parte, à presença dos parceiros atuais da Travelance que já operam nesse mercado, bem como ao crescimento contínuo do programa de fidelização e aos benefícios para as agências de viagens. Além disso, após um ano considerado de conquistas significativas e expansão, o hub turístico consolidou-se como um aliado estratégico para as agências de viagens, oferecendo ferramentas e serviços adaptados às suas necessidades.

O programa de fidelização da Travelance Portugal está disponível desde o dia 1 de janeiro e pronto para que as agências de viagens no nosso país possam começar a cadastrar-se através do site: https://rewards.travelance.club/pt/home.

Assim, as agências de viagens que participarem do Travelance Club serão premiadas com vouchers de 75 euros, incentivando a fidelidade às marcas associadas. Esse esquema não apenas impulsiona as vendas, mas também fortalece as relações comerciais no setor.

Dessa forma, o clube de fidelização da Travelance em Portugal será estruturado em três níveis: Bronze, Silver e Gold, cada um com vantagens específicas para as agências de viagens participantes.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Lusanova lança catálogo físico ‘Coleção 2025’

O novo catálogo físico ‘Coleção 2025’ da Lusanova contempla uma “ampla oferta da programação do operador turístico”, com validade até março de 2026, e vai ser distribuído pelas agências de viagens ao longo do mês de fevereiro.

Publituris

A Lusanova lançou o seu novo catálogo físico ‘Coleção 2025’, que contempla uma “ampla oferta da programação do operador turístico” com validade até março de 2026 e que vai ser distribuído pelas agências de viagens ao longo do mês de fevereiro.

Num comunicado enviado à imprensa, a Lusanova explica que este catálogo, composto por 60 páginas, inclui “os principais itinerários e pacotes incluídos nas seções Circuitos Ibéricos, Açores e Madeira, City Breaks, Circuitos Europeus, Grandes Destinos, Safaris, Praias e muito mais”, incluindo “opções adaptadas a diferentes preferências e ritmos de cada viajante, seja a dois, em família ou em grupo”.

Segundo a Lusanova, “o catálogo físico pretende ser uma fonte de inspiração para agentes de viagens e clientes, apresentando destinos que promovem uma verdadeira conexão com patrimónios culturais e históricos, tradições locais e paisagens naturais únicas”.

Além deste catálogo físico, a Lusanova tem vindo a lançar catálogos digitais no seu website, assim como a programação atualizada para os mais variados destinos, que pode ser consultada aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Bestavel fecha contratos com 60 DMC em busca de produtos para além do charter

Enquanto Grupo Newtour, as agências de viagens da rede Bestravel conseguem aceder, hoje, a mais de 60 DMC em todo o mundo, que lhes permite fazer a sua própria programação para além do charter disponível no mercado. Objetivo: serem mais dinâmicas e mais competitivas.

A rede de franchising de agências de viagens, a Bestravel, está a desenvolver uma série de projetos em várias vertentes integrados no Grupo Newtours, quer seja no desenvolvimento do produto próprio, tecnológico, quer até no gabinete de apoio à gestão, investimento e competitividade. O objetivo é permitir maior rentabilidade às empresas que os acompanha, e algumas desde a primeira hora.

Carlos Baptista apontou que a parte comercial, o relacionamento com os players do mercado e a compra consolidada é feita numa ótica do grupo, “o que nos permite ser mais robustos e tornar o modelo cada vez mais competitivo”.

É também o que já “nos permitiu fazer alguns novos contratos com operadores, mas principalmente entrar num campo onde até à data não nos tinha sido possível, entrar com esta força e com esta dinâmica, que são o mercado dos DMC, onde também temos vários novos contratos, e que nos possibilita ser cada vez mais competitivos no que é a venda fora do charter”. Assim, neste momento, foram fechados contratos com mais de 60 contratos com DMC, um pouco por todo o mundo, de maneira a dar resposta a algo que já está a acontecer, ou seja, nos pacotes próprios. Portanto “estamos a tornar mais robustos esses contratos, a encontrar parceiros e, obviamente, vamos alinhando, percebendo aqueles que são, que prestam um bom serviço, aquelas geografias que, eventualmente, fazem sentido, acrescentar e alterar a nossa visão de negócio. É um trabalho em desenvolvimento”. E assim “dar uma dinâmica e mais competitividade nossas agências de viagens”, defendeu o administrador da Bestravel, em conferência de imprensa, à margem da XX Convenção da rede, que decorreu este fim de semana da ilha do Faial (Açores) com a participação de mais de 200 pessoas, entre agências de viagens franchisadas e os principais parceiros de negócios, como operadores turísticos, companhias aéreas que operam no nosso país, e outros serviços turísticos.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Distribuição

Bestravel: Vendas estão neste momento acima dos 15% face a 2024

A rede de franchising de agências de viagens revelou aos jornalistas, à margem da sua XX Convenção, que decorreu este fim de semana na Horta (Açores), que “as vendas antecipadas, este ano, estão a voltar a começar muito fortes, com um crescimento à data, de 15% relativamente a 2024.

Ricardo Teles, diretor operacional da Bestravel apontou que os Black Friday, Black Week iniciados no final do ano passado, e as campanhas de vendas antecipadas que o mercado tem neste momento disponível, estão a correr muito bem, refletindo-se já nos destinos que serão as rainhas de vendas, com Cabo Verde em força. “O Portugal mantém-se nos nossos tops, sempre, mas também temos as Caraíbas com uma grande subida, a acrescentar o Dubai, que mantém a mesma tendência do ano anterior”, disse.

Ao contrário do próprio entendimento do trade em geral, os hotéis tanto em Portugal continental como em Espanha continental são produtos ainda muito procurados nas agências de viagens, pelo menos as da Bestravel, conforme confirmaram o administrador e o diretor operacional da marca, Carlos Baptista e Ricardo Teles, respetivamente, sem esquecer, que a Madeira e os Açores também continuam a ser destinos estrela, lembrando que o produto Portugal no seu todo rendeu em vendas mais de 13 milhões de euros.

Isto também tem a sua razão de ser. A Bestravel, conforme avançaram, o segmento de hotelaria carregado no portal interno da rede “é cada mais forte, temos cada vez mais contratos e estamos a melhorá-lo para este ano”.

Mas Ricardo Teles observou que “se nos basearmos no que aconteceu o ano passado e se temos uma manutenção de lugares, naturalmente achamos que vai haver campanhas de last minute também em 2025”.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Distribuição

Vendas da rede Bestravel cresceram 7% em 2024

As vendas da rede Bestravel aumentaram 7% o ano passado face a 2023, com apenas duas novas aberturas, “o que leva a que o valor médio por agência de viagens se tenha mantido inalterado, estando aqui demonstrada a continuação da sustentabilidade”, ou seja, “o nível de rentabilidade manteve-se muito aproximado relativamente a 2023”, revelou aos jornalistas, Ricardo Teles, diretor operacional da marca.

A Bestravel tem neste momento 48 agências de viagens, sendo que a última loja abriu este mês em Setúbal, enquanto a de Sacavém ter abertura prevista para os próximos dias. “O objetivo é superar as 50 agências de viagens durante o ano de 2025, e a breve prazo, o que pretendemos é a aproximação aos números da pré-pandemia, que eram 56”, disse.

Neste conjunto, conforme foi revelado, em 2024 mantiveram-se as duas agências com receitas acima dos 3 milhões de euros, tendo passado de 11 para 13 acima dos 2 milhões, e sete com mais de um milhão de euros.

O administrador da rede de franchising de agências de viagens, Carlos Baptista lembrou, no entanto, “que em 2024, com as taxas de inflação elevadas, subidas das taxas de juros, e consequentemente, perda de poder de compra, iniciámos o ano muito apreensivos em relação ao que poderia acontecer, e chegar ao final com um crescimento de 7%, é algo que nos satisfaz”. No entanto, “com o correr do ano, houve muita campanha de last minute que não tínhamos verificado em anos anteriores, devido ao excesso de oferta colocada no mercado, e isso deu um drop considerável no valor, enquanto o nosso número de passageiros cresceu muito aproximadamente ao nível das vendas”.

Em relação aos principais fornecedores da operação turística, os top da rede o ano passado foram a Solférias, a Ávoris, os operadores do Grupo Newtour (Soltrópico e Egotravel), a Newblue e a TUI, e quando se trata de destinos mais vendidos em 2024, no primeiro lugar da lista está Portugal continental, ou seja, sem a Madeira e os Açores que, segundo Ricardo Teles, estão também muito bem colocados no top de vendas da Bestravel, bem como Cabo Verde, a Espanha continental, com predominância muito forte nas costas espanholas, e “começamos a assistir a uma recuperação que também nos satisfaz bastante, de destinos como o Brasil e os Estados Unidos”, disse, avançando que “em termos de grandes viagens, as Maldivas continuam a ser o número um, mas já começamos a ver também o aparecimento de destinos como Tailândia e outros no continente asiático”.

Para o administrador e o diretor operacional da Bestravel, esta questão do last minute adotada pelos operadores turísticos durante o ano passado, preocupa a rede, tendo referido que trouxeram vendas de última hora que acabaram por ajudar aos números totais de produção, mas “é algo que nos preocupa porque já não assistíamos a este fenómeno há alguns anos, e numa visão de médio e longo prazo, sabemos que reeducam o cliente a esperar por um momento de quebra de preço”, apontou Carlos Baptista, ressalvado que “estivemos a educar o mercado durante todo este tempo a comprar em antecipação e este fenómeno de last minute é algo que nos preocupa”.

Portanto, na opinião do administrador da Bestravel, o ideal “é que este efeito não aconteça, que haja uma correta adequação da oferta à procura e que todos os players do mercado possam ganhar dinheiro, no fundo é isso que nós pretendemos, tanto na distribuição como na tour-operação, porque é sinal de um mercado saudável e podemos estar todos confortáveis dessa maneira, mas é algo que nos foge de controlo”.

No entanto, segundo Ricardo Teles, “o nosso negócio não se resume só ao que são as vendas de operadores e de charters, ou seja, temos muito mais para oferecer nas nossas agências de viagens, por isso temos conseguido manter a nossa rentabilidade”. É por isso que na lista dos destinos mais vendidos constam o Brasil, os Estados Unidos, as Maldivas e o Dubai não só com os stopovers, mas como destino final.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.