Mondim de Basto: Mais de meio milhão de euros para valorização das Levadas do Alvão
A Câmara Municipal de Mondim de Basto acaba de assinar o contrato do projeto de valorização das Levadas do Alvão, no âmbito da Linha +Interior Turismo, que envolve um financiamento de mais de meio milhão de euros.

Carolina Morgado
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
O presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, esteve presente na cerimónia de assinatura de contratos dos projetos aprovados no âmbito da Linha +Interior Turismo, que decorreu em Viana do Castelo.
A sessão, organizada pelo Turismo de Portugal, foi presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e deu a conhecer os sete projetos que vão ser desenvolvidos em territórios de baixa densidade, como é o caso do projeto “Valorização das Levadas do Alvão”, no concelho de Mondim de Basto, que representa um investimento global de 551 483,50€.
Na breve apresentação do projeto apoiado para Mondim de Basto, o presidente da autarquia destacou um conjunto de investimentos que “objetivam fazer das “Levadas do Alvão” um produto turístico de excelência e através dele aumentar a atratividade turística do concelho, promovendo o desenvolvimento económico, social e ambiental”.
Bruno Ferreira, acredita tratar-se de um projeto importante para toda a região que “vem valorizar o território e as comunidades, impulsionar a economia e a competitividade das empresas de turismo, mobilizar o trabalho em rede e a promover o desenvolvimento sustentável do concelho.
O projeto visa melhorar o acesso, percurso, sinalizar e promover as levadas do Alvão que ajudam a combater a sazonalidade no turismo, disse o presidente do município. Mais concretamente, as obras vão passar pela recuperação de pequenos muros, travessias, barras de segurança, a colocação de sinalética e uma “promoção mais robusta”.
Pela serra do Alvão existem levadas, ou seja, canais feitos pelo homem para transportar água para irrigação de campos agrícolas e alimentação do gado, que são semelhantes aos que são uma atração turística na ilha da Madeira.
Em 2023, o município do distrito de Vila Real identificou uma rede de cinco levadas, que percorrem cerca de 40 quilómetros entre linhas de água e floresta. No entanto, a autarquia pretende alargar esta rede aos municípios vizinhos que também possuem cursos de água.
O município lançou em 2023 a plataforma ‘online’ levadasdoalvao.pt, onde é disponibilizada informação sobre as levadas de Piscaredo, Vilarinho, da Porca Russa, do Moinho do Lombo e a de São João São e visa “facilitar ao máximo a visitação” no concelho.