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Embratur lança plano de acção para estimular turismo no Rio de Janeiro

Plano da Embratur “Mais Rio Mais Brasil” quer recuperar o crescimento turístico no Rio de Janeiro.

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A Embratur – Instituto Brasileiro do Turismo apresentou um plano de acção que visa voltar a afirmar o Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos do Brasil, prevendo a participação da cidade em todas as ferramentas de promoção e o apoio à comercialização por parte da Embratur.

Denominado “Mais Rio Mais Brasil”, o plano de acção quer recuperar o crescimento turístico da cidade e está integrado no programa “Brasil Mais Turismo”, um pacote de medidas que visa fortalecer o Turismo no país e que foi lançado pelo Ministério do Turismo do Brasil no passado mês de Abril, de acordo com informação avançada pelo portal Mercado&Eventos.

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Entre as iniciativas previstas no plano “Mais Rio Mais Brasil” está, nomeadamente, a participação do Rio de Janeiro em todas as feiras internacionais em que a Embratur esteja presente e em condições especiais, bem como benefícios ao nível da comunicação, campanhas publicitárias, posicionamento digital, presstrips e famtours.

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“O Turismo é a saída que a cidade tem de sustentabilidade económica para se reerguer. O Rio, cartão postal do Brasil no exterior e principal porta de entrada no país, investiu R$ 30 mil milhões [oito mil milhões de euros] para sediar os grandes eventos dos últimos anos. Existe a necessidade da mudança de mentalidade da sociedade para que a reacção aconteça e o Rio seja um destino consolidado”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

O presidente da Embratur revelou ainda que, no decorrer deste ano, vai ser implementado o visto electrónico para cidadãos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália, uma reivindicação antiga do sector, já testada com sucesso, segundo Vinicius Lummertz.

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Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025

Para 2025, o Barómetro do Turismo IPDT revela que o setor se encontra confiante, com previsões otimistas para os principais indicadores, mas também evidencia desafios que exigem respostas estratégicas. No entanto, as estimativas apontam para 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 mil milhões de euros.

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Depois de um ano que se estima ser o melhor ano de sempre do turismo em Portugal, a 72.ª edição do Barómetro do IPDT revelam uma expectativa otimista para o desempenho do setor em 2025, apontando para um “crescimento sustentado” nos principais indicadores quando comparados aos valores alcançados em 2023.

Assim, no que diz respeito ao número de hóspedes, 56% dos inquiridos para este barómetro antecipam valores entre 30,1 e 33 milhões, superando os 30 milhões registados no ano de 2023 ano de comparação desta análise.

As dormidas, por sua vez, apresentam um cenário igualmente “promissor”, com 78% dos inquiridos a projetarem entre 75,1 e 81 milhões, superando as 77,2 milhões registadas em 2023. Este aumento sugere “não apenas uma maior procura, mas também uma possível extensão na duração média das estadias”.

Já no que respeita aos proveitos globais, 80% dos especialistas esperam valores entre 5,6 e 6,5 mil milhões de euros, ou seja, acima dos 5,7 mil milhões alcançados em 2023.

Os membros do Barómetro (44%) destacam “a melhoria contínua da oferta e dos serviços como o mais relevante, refletindo, assim, “a importância de continuar a investir na qualidade das experiências turísticas, adaptando-as às exigências crescentes dos viajantes”.

Outro ponto destacado neste barómetro prende-se com a “segurança e a estabilidade política e social”, em que num contexto global marcado por incertezas, Portugal continua a “beneficiar da perceção de ser um destino seguro e acolhedor, o que se traduz num ativo estratégico para atrair turistas internacionais”.

As infraestruturas, acessibilidades e a mobilidade aérea foram igualmente valorizadas, destacando 36% dos inquiridos “a necessidade de modernizar e melhorar as redes de transporte e promover uma mobilidade eficiente e sustentável”.

As “condições económicas e financeiras favoráveis”, também mencionadas por 36% dos especialistas, refletem “a importância de um contexto macroeconómico estável para a atratividade do setor turístico”.

Os desafios
E embora o cenário turístico nacional seja “encorajador e positivo”, o barómetro refere que o setor enfrenta “desafios” que podem “condicionar o seu desenvolvimento” em 2025. Desde logo, a “escassez de recursos humanos qualificados” destaca-se como o principal desafio, referido por 51% dos inquiridos, além do “aumento dos preços e a inflação” (apontados por 40%) que representam outro obstáculo importante.

A nível global, “a recessão económica e a conjuntura internacional”, os “conflitos internacionais e a instabilidade geopolítica” evidenciam o impacto de fatores externos no desempenho do turismo. Estes desafios são considerados “especialmente críticos” num setor tão dependente da mobilidade e das relações globais.

Por isso, a “segurança e a estabilidade política” são consideradas como uma “força de Portugal” e ganham ainda mais relevância como uma “salvaguarda num ambiente internacional marcado por incertezas”.

As apostas
Entre as prioridades, os inquiridos do barómetro, destacam a “promoção turística segmentada e a consolidação da imagem de Portugal como destino de excelência”, bem como a “diversificação e requalificação da oferta turística, com foco na sustentabilidade”.

Estas apostas refletem a necessidade de continuar a atrair “públicos qualificados”, enquanto se “amplia e melhora” a oferta para responder às tendências globais, como o “interesse em experiências autênticas e responsáveis”.

No capítulo dos recursos humanos, o aspeto transversal que surge entre as prioridades é a “captação e valorização” dos profissionais do setor, apontando-se a necessidade de

“melhorar as condições de trabalho e aumentar a competitividade dos serviços”, além de se defender “a formação e qualificação dos recursos humanos”.

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Brasil ultrapassou os 200 mil turistas portugueses em 2024

Portugal foi, segundo a Embratur, o 11.ª mercado emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, contabilizando mais de 200 mil turistas, num crescimento de 9,66% em relação a 2023.

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No ano passado, o Brasil recebeu mais de 200 mil turistas portugueses, número que representa um aumento de 9,66% em relação a 2023, avança a Lusa, que cita dados da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

“Queremos receber cada vez mais portugueses nos nossos destinos únicos”, disse à Lusa Marcelo Freixo, presidente da Embratur, especificando que, em 2024, o total de portugueses que visitou o Brasil chegou aos 200.081.

De acordo com o responsável, só no último mês do ano, o Brasil recebeu 19.629 turistas portugueses, o que coloca Portugal na 11.ª posição no ranking dos principais emissores de turistas estrangeiros para o Brasil.

Recorde-se que, em 2024, o Brasil recebeu um total de 6,6 milhões de turistas internacionais, valor que representou um crescimento de 12,6% face ao ano anterior e que estabeleceu um novo recorde no país.

São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) foram os estados brasileiros mais visitados por turistas internacionais, com destaque para os argentinos, que foram a primeira nacionalidade em visitantes internacionais no Brasil no ano passado, com 1.953.548 turistas.

Até novembro de 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país sul-americano somou 6,62 mil milhões de dólares (6,38 mil milhões de euros), a maior cifra registada nos 11 primeiros meses do ano desde 1995 e 5,3% superior ao verificado no mesmo período de 2023 (6,29 mil milhões de dólares ou 6,07 mil milhões de euros).

Os gastos dos turistas estrangeiros ultrapassam, inclusive, o valor de igual período em 2014 (6,30 mil milhões de dólares ou 6,07 mil milhões euros), quando o país acolheu o campeonato do mundo de futebol.

Entretanto, o Governo brasileiro anunciou que, para 2025, o objetivo é chegar aos 6,9 milhões de turistas estrangeiros, tendo já divulgado diversas ações para a atração de novos voos em rotas nacionais e internacionais.

 

 

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PSP controlou 20,2 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses em 2024

A PSP controlou cerca de 20,2 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses no ano passado, mais 4,8% do que em 2023.

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Num comunicado de balanço anual da área da segurança aeroportuária e controlo fronteiriço, a Polícia de Segurança Pública (PSP) dá conta que controlou 20.222.469 passageiros nos aeroportos nacionais durante o ano passado, mais 935.110 (4,8%) do que em 2023.

A PSP destaca que só em dezembro de 2024 foram controladas nos aeroportos portugueses 1.215.669 pessoas.

No balanço a PSP apenas faz uma comparação com os passageiros controlados, não fazendo a comparação com os restantes indicadores uma vez que assumiu o controlo das fronteiras aéreas em outubro de 2023, quando o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi extinto.

No ano passado a PSP deteve 257 pessoas, sendo a maioria por fraude documental detetada à saída do país.

Nas fronteiras aéreas, a PSP intercetou 25.714 pessoas, recusou a entrada a 1.889 estrangeiros, recebeu 466 pedidos de proteção internacional (pedido de asilo) e recusou a entrada no país a 110 estrangeiros.

Da atividade operacional desenvolvida no âmbito da segurança aeroportuária e do controlo fronteiriço, a PSP realizou 101 escoltas nacionais e 43 escoltas internacionais, além de ter desenvolvido 100 processos de expulsão judicial e 42 processos de afastamento coercivo de estrangeiros.

No total, a PSP controla as fronteiras aéreas em nove postos de fronteira: Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Terceira, Santa Maria, São Miguel, Porto Santo e Beja.

Embora não sejam considerados postos de fronteira aérea, a PSP exerce ainda funções de controlo fronteiriço no Aeródromo de Tires e no Aeroporto da Horta.

Recorde-se que o SEF foi extinto em 29 de outubro de 2023, passando a PSP a ter as competências de vigiar, fiscalizar e controlar as fronteiras aeroportuárias, bem como a gestão dos centros de instalação temporária existentes nos aeroportos e fiscalização de estrangeiros no país.

Com o fim do SEF foi criada na PSP a Unidade Orgânica de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, que é responsável pelo controlo de entrada e saída de pessoas no país por via aérea e pela segurança nos aeroportos, tendo na sua dependência a esquadra de controlo de fronteira e a esquadra de segurança aeroportuária, que já existia.

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Termalistur renova presidência da Associação das Termas de Portugal

As eleições para os órgãos sociais da Associação das Termas de Portugal (ATP) reconduziram a Termalistur – Termas de São Pedro do Sul na presidência da Direção.

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A Associação das Termas de Portugal (ATP) reconduziu a Termalistur – Termas de São Pedro do Sul na presidência da Direção, para o triénio 2025-2027.

Além da Termalistur – Termas de São Pedro do Sul, como presidente da Direção, a ATP elegeu o Município das Caldas da Rainha e o Município de Chaves como vice-presidentes. Fazem ainda parte do elenco da Direção, a VMPS – Águas e Turismo SA, o Município de Amarante, a Empresa das Águas do Gerês SA e a Termas da Piedade, Lda.

Para a Assembleia Geral, os associados escolheram a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira (presidente), a XIPU – Gestão e Administração de Activos, Lda. (vice-presidente) e a Empresa das Caldas da Saúde, Lda (vogal). Para o Conselho Fiscal foram eleitas a Sociedade termal de Unhais da Serra, SA (Presidente), o Município de Tondela (Vogal) e a Taipas Turitermas CIPRL (Vogal)

No programa de ação, a lista vencedora propõe um “reforço da representatividade e da proposta de valor da associação”, a “inovação e valorização das termas e do termalismo”, a “dinamização económica, social e financeira do setor”, a “reforço de conhecimento e de competências” e o “reforço da notoriedade, promoção, qualidade e sustentabilidade das termas e do termalismo”, entre outras medidas.

Victor Leal, representante da Termalistur – Termas de São Pedro do Sul, refere que a nova direção irá iniciar uma “ampla reflexão estratégica sobre o futuro do modelo de termalismo em Portugal, alicerçado na inovação e na sustentabilidade”.

Além disso, salienta que o novo mandato promoverá, junto das entidades competentes, “a indispensável mitigação dos constrangimentos e dos custos de contexto”, concluindo ainda que o trabalho incidirá em fazer com que as termas sejam “cada vez mais procuradas para tratamento de patologias crónicas e para experiências de lazer e bem-estar, promovendo dessa forma a sustentabilidade social e económica dos territórios termais”.

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Travel And Journey World Map With Point Mark Airplane Route Diagram Infographic Background Design Template

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As tendências em viagens e turismo para 2025, segundo a Amadeus

Com o início de mais um ano, a Amadeus lança um olhar sobre o futuro do setor do turismo a nível global no relatório “Travel Trends”, elaborado em colaboração com a Globetrender.

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De acordo com o “Travel Trends 2025” da Amadeus, realizado em colaboração com a Globetrender, são cinco as tendências principais a ter em conta para este ano que se inicia.

Viagens Nostálgicas
A nostalgia alimenta o surgimento de viagens que revivem tempos antigos, nos quais o passado ocupa um lugar central. Do regresso dos filmes e séries dos anos 90, à paixão da Geração Z pelas câmaras digitais, a cultura abraça o retro para onde quer que olhe.

De acordo com um inquérito realizado pela Crystal Ski Holidays, 60% dos britânicos tentaram recriar as suas viagens favoritas de infância com os seus filhos, com 90% a levar os seus filhos aos mesmos sítios que frequentavam quando eram jovens.

Experiências de voo personalizadas
Até 2025, as viagens aéreas atingirão novos patamares de personalização, combinando tecnologia inteligente com experiências de voo personalizadas. Embora muitos passageiros consumam conteúdos nos seus próprios dispositivos, as companhias aéreas estão a aumentar a aposta ao combinar entretenimento algorítmico com sistemas de bordo hiperpersonalizados que oferecem conteúdos atualizados – desde filmes e séries de televisão, a anúncios e artigos de compras personalizados para cada passageiro, nas suas preferências históricas (enquanto membros de programas de fidelização).

Hotéis com personalidade
Em 2025, os hotéis serão notícia por se tornarem cada vez mais destinos por direito próprio e o novo motivo para viajar. A especificidade dos serviços oferecidos e a integração plena nos ambientes e comunidades locais, permitirá a imersão dos hóspedes na cultura local, na história e na beleza natural do seu meio envolvente.

De acordo com a DataIntelo, o mercado global de Boutique Hotéis foi avaliado em 100 mil milhões de dólares, prevendo-se que atinja os 180 mil milhões de dólares, em 2032.

Ressurgimento da Ásia
Após anos de restrições de viagem, os viajantes estão ansiosos por redescobrir os tesouros culturais da Ásia. A China está a abrir as suas portas a milhões de pessoas ao expandir a isenção de vistos, e a Tailândia, com os seus novos vistos para nómadas digitais e um programa mais amplo de isenção de vistos para 93 países, deverá atrair um público global.

O relatório avança que, em 2025, “as viagens de entrada e saída de e para a da Ásia (e, mais significativamente, da China) deverão finalmente atingir os níveis anteriores a 2019 e abrirão totalmente este mercado ao mundo”.

A agência americana de notação de crédito Fitch Ratings estima ser “provável” que o turismo na Ásia regresse aos níveis pré-Covid durante o primeiro semestre de 2025, graças, em parte, “à desvalorização da moeda, que a torna mais acessível aos para os visitantes estrangeiros”.

A contribuir para este maior fluxo de turismo em direção à Ásia aparecem, por exemplo, a transmissão da segunda temporada da série televisiva sul-coreana “Squid Game”, que deverá aumentar ainda mais o interesse em viagens à Coreia do Sul; enquanto o programa Shōgun 2024 inspirou viagens históricas ao Japão (a segunda e a terceira temporada foram também encomendadas). Já o interesse pelo Japão estará centrado na realização da Expo 2025, que terá lugar em Osaka.

Olhando para o futuro, nos próximos 15 anos, a região Ásia-Pacífico será responsável por 50% do crescimento global de passageiros aéreos (segundo a IATA), impulsionada por um aumento da população de classe média, com oito em cada dez famílias a entrar nesta classe a nível mundial na próxima década.

Redescoberta pessoal
Enfrentando o cansaço digital, os viajantes procuram trocar a sua vida plena de ligações online por novas experiências, designadamente, as viagens para fazer novos amigos e até mesmo encontrar romance na vida real. De acordo com os dados de reservas da Amadeus, as viagens individuais de lazer aumentaram 15,6%, em 2023, em comparação com o ano anterior, com um aumento adicional de 9,2% em 2024.

Foto: Depositphotos.com
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Qatar Airways Holidays lança pacotes para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar

Além do bilhete para assistir à prova, os pacotes para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar incluem também voos de ida e volta pela Qatar Airways, até Doha, assim como alojamento em hotéis de quatro ou cinco estrelas, num mínimo de três dias e com pequeno-almoço.

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A Qatar Airways Holidays, operador turístico do grupo Qatar Airways, anunciou o lançamento de novos pacotes para a temporada de 2025 da Fórmula 1, que incluem o Grande Prémio do Qatar.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, 8 de janeiro, a Qatar Airways Holidays revela que o Grande Prémio do Qatar vai decorrer entre 28 e 3o de novembro de 2025, no Circuito Internacional de Lusail, para o qual estão já disponíveis quatro pacotes de viagem.

Todos os pacotes podem ser consultados aqui e, além do bilhete para assistir à prova, incluem também voos pela Qatar Airways, até Doha, assim como alojamento em hotéis de quatro ou cinco estrelas,  num mínimo de três dias e com pequeno-almoço.

“Estes pacotes oferecem aos entusiastas do automobilismo um lugar na primeira fila da corrida e uma oportunidade de desfrutar da hospitalidade mundialmente famosa do Qatar. Os pacotes incluem voos de ida e volta com a Qatar Airways e bilhetes para três dias de corridas”, indica a Qatar Airways Holidays.

Segundo Steven Reynolds, vice-presidente sénior da Qatar Airways Holidays e da Discover Qatar, o lançamento destes pacotes segue-se ao sucesso alcançado no ano passado, o que deu confiança ao operador turístico para lançar estas propostas com quase um ano de antecedência.

“Os pacotes para fãs de 2025 garantirão uma experiência inesquecível para quem viajar para o Qatar para um dos fins-de-semana mais emocionantes de 2025. Os entusiastas do automobilismo de mais de 80 países vão beneficiar de uma grande poupança com esses pacotes de férias da Qatar Airways”, afirma o responsável.

Até 12 de fevereiro, os pacotes da Qatar Airways Holidays para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar têm um desconto de 20%, enquanto entre 13 de fevereiro e 19 de março contam com uma redução de 10%.

A compra destes pacotes dá ainda acesso a espetáculos após a corrida, permitindo ainda que os membros do Privilege Club, o programa de passageiro frequente da companhia aérea, possam acumular pontos no valor total do pacote.

Além do Grande Prémio do Qatar, a Qatar Airways é também parceira de outras duas corridas do calendário oficial de 2025, concretamente o Grande Prémio do Reino Unido e do Azerbaijão.

 

 

 

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Tailândia recebeu mais turistas do que o esperado

A recuperação do turismo é confirmada na Tailândia, com 35 milhões de visitantes em 2024. Os gastos turísticos no ano passado renderam cerca de 45 mil milhões de euros.

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A Tailândia recebeu mais de 35 milhões de visitantes em 2024, um pouco além da meta estabelecida pelo governo, de acordo com dados oficiais acabados de ser divulgados.

O reino, famoso pelos seus templos budistas e pelas suas praias paradisíacas, atraiu precisamente 35,54 milhões de visitantes nos últimos doze meses, face aos 28,15 milhões do ano anterior, um aumento de 26%, indicou o ministério do Turismo, citado pelo Le Figaro, com AFP.

Após anos de mínimos associados à pandemia de Covid-19, a China voltou a ser o principal país de origem de turistas na Tailândia, com 6,73 milhões de pessoas (+91%), à frente da Malásia, Índia, Coreia do Sul e Rússia.

Nos últimos meses, o governo tailandês tem intensificado iniciativas para impulsionar o setor, cruciais para a sua economia, como o levantamento das restrições de vistos para chineses e indianos e a organização de eventos promocionais.

Os gastos turísticos no ano passado renderam 1,6 biliões de baht, ou cerca de 45 mil milhões de euros, segundo o ministro do Turismo e Desportos, Sorawong Thienthong.

Recorde-se que o país dos sorrisos recebeu um número recorde de 39 milhões de turistas em 2019, mas o seu ímpeto foi interrompido repentinamente devido à pandemia.

O Banco Mundial espera que o país ultrapasse o nível pré-pandemia em 2025, mas informa que os turistas estão a gastar 20% menos do que antes, num relatório publicado em julho.

 

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Constituição de novas empresas desce em 2024 arrastada pelos Transportes

O setor dos Transportes apresentou, em 2024, uma “queda muito expressiva” na constituição de novas empresas, que desceu 22%, e liderou também o número de encerramentos, segundo dados provisórios do Barómetro da Informa D&B.

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No ano passado, foram criadas 50.705 novas empresas em Portugal, número que traduz uma descida de 2,6% face ao ano anterior e que, segundo dados provisórios do Barómetro da Informa D&B, foi essencialmente provocada pela “queda muito significativa no setor dos Transportes”, onde o número de novas constituições de empresas desceu 22% em comparação com 2023.

“Segundo o dados provisórios do Barómetro da Informa D&B, a descida das constituições ocorreu em mais de metade dos setores de atividade, mas foi sobretudo marcada pela queda muito significativa no setor dos Transportes (-22%; -1 324 constituições), e em especial no Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (-28%; -1 370 constituições)”, lê-se na informação divulgada pela consultora, esta terça-feira, 7 de janeiro.

Os dados da Informa D&B mostram que, em 2024, a queda na constituição de novas empresas no setor dos Transportes foi “equivalente à descida das constituições no conjunto de todos os setores”, isto depois desta atividade ter “registado grandes aumentos nos últimos anos”.

Além dos Transportes, também os setores Grossistas (-12%; -287 constituições de empresas), Alojamento e restauração (-2,6%; – 134 constituições de empresas) e Agricultura e outros recursos naturais (-7,2%; -118 constituições de empresas) viram a constituição de novas empresas recuar em 2024.

Apesar destas descidas, a Informa D&B diz que 2024 foi “o segundo mais alto de sempre” na constituição de novas empresa, ficando 1-367 constituições de empresas atrás de 2023 e confirmando “o elevado empreendedorismo no período a seguir à pandemia”.

E houve vários setores a crescer na constituição de novas empresas, com destaque para Construção, que liderou neste indicador, registando um aumento de 7,1%, com mais 409 constituições de empresas, seguindo-se os Serviços empresariais (+1,4%; +124 constituições de empresas), Atividades imobiliárias (+1,2%; +62 constituições de empresas) e Serviços gerais (+0,4%; +28 constituições de empresas).

A Informa D&B realça que, no ano passado, “os setores com maior número de constituições de empresas foram também aqueles onde este indicador mais subiu em 2024”, sendo que os setores da Construção, Serviços empresariais e Serviços gerais registam mesmo crescimento na criação de empresas pelo quarto ano consecutivo.

Por regiões, foi nos distritos de Aveiro, Funchal e Viana do Castelo que se registaram os maiores aumentos na constituição de novas empresas, com subidas de 8,1%, 13% e 19%, respetivamente, enquanto os grandes centros urbanos de Lisboa (-9,3%; -1 628 constituições de empresas) e Porto (-2,5%; -218 constituições de empresas), foram “os que registaram a maior queda no número de constituições de empresas no ano, uma queda que está associada sobretudo do setor dos Transportes”.

Encerramentos descem mas insolvências aumentam

Os dados da Informa D&B mostram ainda que, no ano passado, registaram-se 12.818 encerramentos de empresas em Portugal, um registo abaixo do ano anterior e que se notou a partir da segunda metade do ano, já que o primeiro semestre ficou marcado por um aumento de 5% nos encerramentos.

Tal na constituição de novas empresas, também nos encerramentos o setor dos Transportes volta a liderar, com um aumento de 2,9% neste indicador, o que representa mais 22 encerramentos que em 2023.

Já as insolvências voltaram a aumentar pelo segundo ano consecutivo, registando-se 2.080 empresas com novos processos de insolvência, “o que corresponde a um aumento de 8,2% face a 2023 (+157 empresas com processos de insolvência)”.

“A subida deste indicador verificou-se na maioria dos setores de atividade”, revela a Informa D&B, destacando o setor das Indústrias, que foi o que apresentou o maior número de empresas com novos processos de insolvência e maior crescimento no ano passado.

“O setor das Indústrias é o que apresenta maior número de empresas com novos processos de insolvência e foi também o que registou maior crescimento neste indicador em 2024 (+25%; +116 empresas com processos de insolvência), um crescimento que representa mais de metade do aumento total do ano”, explica a Informa D&B.

Estas subidas, acrescenta a consultora, foram “mais concentradas no subsetor de Têxteis e Moda, em especial na região Norte, mais concretamente nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Guimarães e Lousada”.

 

 

 

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Alemães preveem aumento nos gastos com viagens em 2025, segundo a DRV

A Federação Alemã de Viagens (DRV) estima que os alemães aumentem os gastos com viagens em 2025, embora o número de viajantes seja igual ao ano anterior. O desejo de viajar continua inabalável, apesar das preocupações com as possíveis consequências da crise económica na Alemanha.

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O setor do turismo alemão espera um aumento dos gastos em viagens organizadas e individuais este ano, à medida que o desejo de viajar continua inabalável.

Para o ano turístico 2024/25, que termina no final de outubro, a Federação Alemã de Viagens prevê um aumento de 6% no volume de negócios. “Assim, os gastos planeados com serviços de viagens reservados antes de sair de férias deverão atingir 85 mil milhões de euros este ano”, disse a DRV.

As ofertas dos operadores turísticos representam metade do mercado total de viagens. No entanto, espera-se que o número de viajantes que passaram pelo menos uma noite se mantenha ao nível do ano anterior, de 139 milhões de pessoas.

“Apesar de todas as crises e desafios económicos, os alemães não perdem o desejo de viajar”, ​​disse Norbert Fiebig, presidente da DRV. A tendência é reservar cada vez mais cedo. No entanto, a indústria das viagens também está preocupada com as possíveis consequências da crise económica, que poderá atenuar o desejo de consumir devido às preocupações crescentes com a ameaça do desemprego: “Se as tendências económicas negativas se consolidarem, terá repercussões sobre o comportamento dos viajantes”, acrescentou o dirigente.

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Parque Terra Nostra renova título de International Camellia Garden of Excellence até 2034

Este reconhecimento, atribuído pela International Camellia Society, reafirma o Parque Terra Nostra como “um espaço de excelência mundial”, uma “referência na área da botânica” e um “símbolo de preservação e valorização das camélias”.

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O Parque Terra Nostra, um dos mais visitados jardins botânicos dos Açores, renovou o título de International Camellia Garden of Excellence até 2034, reconhecimento atribuído pela International Camellia Society e que reafirma o parque como “um espaço de excelência mundial”, uma “referência na área da botânica” e um “símbolo de preservação e valorização das camélias”.

“O título, que é atribuído apenas a jardins com coleções de camélias notáveis pela sua qualidade, diversidade e relevância histórica, sublinha o compromisso do Parque Terra Nostra em promover a conservação e o estudo desta espécie botânica. Com uma coleção de mais de 800 variedades de camélias, o jardim torna-se um ponto de encontro para apreciadores e investigadores de todo o mundo”, explica a Bensaude Hotels Collection – Azorean Hospitality, grupo hoteleiro proprietário do Parque Terra Nostra.

O Parque Terra Nostra, que está prestes a celebrar 250 anos de história, conta com uma equipa de 19 jardineiros, um jardineiro-chefe e dois técnicos em agronomia, que “contribuem diariamente para a preservação de um dos mais ricos patrimónios botânicos de Portugal”.

“As camélias fazem parte do Parque Terra Nostra desde, pelo menos, 1910. A camélia mais antiga do parque tem uma idade estimada de 114 anos, estando acompanhada por várias outras plantas de idade e importância histórica semelhantes, numa área que ocupa, aproximadamente, 19 mil m². Ao todo, são 2.720 camélias georreferenciadas, distribuídas por cinco áreas temáticas distintas, ao longo de caminhos históricos e junto ao lago”, acrescenta a Bensaude Hotels Collection.

Para assinalar a renovação do título, o Parque Terra Nostra vai assinalar, este ano, o Florescer das Camélias a 22 de fevereiro, numa celebração que se vai estender até 22 de março e que inclui também a já tradicional Exposição de Camélias das Furnas.

“Este evento anual reúne o melhor da cultura e da botânica açoriana, promovendo não apenas as camélias, mas também a singularidade do património natural do arquipélago”, explica ainda a Bensaude Hotels Collection.

Recorde-se que o Parque Terra Nostra fica localizado nas Furnas, em São Miguel, Açores, e inclui o Terra Nostra Garden Hotel, uma unidade de quatro estrelas que conta com um total de 86 quartos.

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