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Taxa turística já é cobrada em 40 municípios portugueses

Em Portugal são já 4o os municípios que passaram a cobrar taxa sobre as dormidas turísticas, prevendo-se que este número venha a aumentar, ao longo deste ano, em mais uma dezena de municípios.

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Taxa turística já é cobrada em 40 municípios portugueses

Em Portugal são já 4o os municípios que passaram a cobrar taxa sobre as dormidas turísticas, prevendo-se que este número venha a aumentar, ao longo deste ano, em mais uma dezena de municípios.

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Em Portugal são já 4o os municípios que passaram a cobrar taxa sobre as dormidas turísticas, prevendo-se que este número venha a aumentar, ao longo deste ano, em mais uma dezena de municípios.

De acordo com a Lusa, que fez uma contagem dos municípios nacionais que já cobram taxa turística, o número está atualmente nos 40 municípios, depois de também seis municípios de São Miguel, nos Açores, terem passado a taxar as dormidas turísticas.

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O Alentejo é, até à data, a única região do país onde ainda não é cobrada taxa turística em nenhum município, ainda que a Lusa lembre que a autarquia de Évora já deu início à discussão sobre o tema e começou a preparar o regulamento para a adoção de uma taxa turística.

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A Lusa diz que, atualmente, do total dos 308 concelhos portugueses, 40 já fazem a cobrança e em nove a iniciativa está na calha para ser iniciada em 2025, o que poderá aumentar ainda mais este número.

Na Madeira, a taxa turística tem o valor de dois euros por noite, num máximo de sete noites, e já é cobrada nos municípios do Funchal, Santa Cruz, Santana, Ponta do Sol, Machico, Ribeira Brava e Calheta, prevendo-se que Câmara de Lobos, São Vicente e Porto Santo passam a cobrar a mesma taxa a partir deste ano, pelo que apenas o município de Porto Moniz deverá permanecer sem taxa.

Além das dormidas turísticas, o Funchal passou também a cobrar, aos passageiros dos cruzeiros que chegam à cidade, uma taxa de dois euros a partir desta quarta-feira, 1 de janeiro.

Nos Açores, a taxa turística começa agora a ser cobrada em seis municípios da ilha de São Miguel –  Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste – com um valor de dois euros por noite, até um máximo de três noites, ainda que os restantes dos 19 concelhos do arquipélago continuem a não cobrar qualquer taxa.

Nos Açores, o PAN quer ainda criar uma segunda taxa turística, que seria aplicada aos passageiros que entrem por via aérea ou marítima no arquipélago e que teria um valor de três euros, mas que continua sem passar do papel.

A taxa mais elevada, com o valor de quatro euros por noite, é cobrada desde setembro em Lisboa, ainda que a taxa de Lisboa esteja em vigor desde 2016, mas inicialmente com um valor mais baixo, que começou em um euros e, mais tarde, passou para dois euros. Na capital, a taxa é cobrada até um máximo de sete noites e exclui os menores de 13 anos de idade.

Tal como o Funchal, também Lisboa passou a cobrar, no ano passado, uma taxa turística aos passageiros de navios de cruzeiros de desembarquem na capital portuguesa e que tem o valor de dois euros, sendo aplicada apenas a maiores de 13 anos de idade.

A lista de municípios nacionais que já cobram taxa turística deverá crescer ao longo deste ano, uma vez que também a cidade de Almada tem em consulta pública, até 29 de janeiro, a revisão do Regulamento e da Tabelas de Taxas do Município, que inclui a criação de uma taxa turística de dois euros no caso de estabelecimentos de alojamento (num máximo de cinco noites) e de 1,5 euros no caso de parques de campismo e caravanismo.

Já a Nazaré está a preparar a implementação da taxa, estando a ser elaborado um regulamento que vai entrar em consulta pública, pelo que a autarquia estima poder começar a cobrar a taxa este ano.

Em Vila Nova de Gaia, a denominada Taxa da Cidade é de 2,5 euros e é também cobrado um imposto de 1,25 euros para dormidas motivadas por atividades profissionais, académicas, sociais, desportivas, culturais ou outras não predominantemente turísticas.

No Porto, a taxa está em vigor desde 2018 e é conhecida como Taxa Municipal Turística, destinando-se a responder ao crescimento da atividade turística na cidade, tendo o valor sido aumentado em 2023 devido ao crescimento da despesa associada ao turismo e suportada pela autarquia em áreas como a cultura, património, ambiente, urbanismo ou mobilidade.

Já no Algarve, é cobrada uma taxa sobre as dormidas turísticas em sete dos 16 municípios algarvios, com a Lusa a indicar que em Albufeira, Lagoa, Loulé, Portimão, Olhão e Vila Real de Santo António os hóspedes pagam dois euros na época alta (de abril a outubro) e um euro na época baixa (de novembro a março).

Em Faro, é ainda cobrada uma taxa de 1,5 euros por noite ao longo de todo o ano, enquanto Vila Real de Santo António, que foi o primeiro município do Algarve a adotar esta taxa, o valor continua a ser de um euro por noite, com exceção dos parques de campismo, caravanismo e áreas de serviço de autocaravanas, onde o valor é de 50 cêntimos.

A Lusa lembra ainda que, em Portugal continental, cada município fixa a sua taxa e define as normas de aplicação, ainda que existam critérios comuns, como a isenção de pagamento para as crianças (começam a pagar a partir dos 12 anos em alguns casos, noutros mais tarde) e pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%, além dos cidadãos que se encontrem hospedados para tratamentos médicos.

A lista de atuais autarquias com taxa turística no país inclui ainda Amarante, Braga, Coimbra, Cascais, Figueira da Foz, Loures, Mafra, Maia, Óbidos, Oeiras, Peniche, Póvoa de Varzim, Setúbal e Sintra.

Terras de Bouro, do qual faz parte a vila do Gêres, está atualmente a preparar o regulamento, e Matosinhos e Baião estão também entre os territórios onde os visitantes vão começar a pagar taxa em 2025.

 

 

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Turismo

E as 10 mais lidas de 2024 foram?

Terminado mais um ano, recordamos as 10 notícias mais lidas no site do Publituris em 2024.

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Muitas foram as notícias publicadas ao longo de 2024 em www.publituris.pt. Recordamos as 10 mais lidas.

1 – Conheça os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2024
No dia 4 de julho, o Publituris entregou os prémios aos 23 vencedores dos Portugal Travel Awards 2024.

Recorde os 23 vencedores da 19.ª edição:
Melhor Companhia de Aviação – TAP Air Portugal
Melhor Companhia de Aviação Lowcost – easyJet
Melhor Rent-a-Car – Europcar
Melhor Operador Turístico – Solférias
Melhor Rede de Agências de Viagens – Agência Abreu
Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira – Vila Galé Hotéis
Melhor Hotel Cinco Estrelas – Torel Avantagarde
Melhor Hotel Quatro Estrelas – Octant Hotels Furnas
Melhor Hotel Resort – Monchique Resort & Spa
Melhor Boutique Hotel – Pestana Fisherman
Melhor Hotel de Cidade – Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel
Melhor Hotel MICE – Meliá Ria Hotel & Spa
Melhor Hotel de Praia – EPIC Sana Algarve Hotel
Melhor Turismo Rural – Herdade da Matinha
Melhor Enoturismo – Torre de Palma Wine Hotel
Melhor Campo de Golfe – Oitavos Dunes – Cascais
Melhor Parque Temático e Diversões – Zoomarine
Melhor Empresa de Animação Turística – Picos de Aventura
Melhor Marina – Marina de Vilamoura
Melhor Destino Internacional – Dubai
Melhor Região de Turismo Nacional – Açores
Prémio “Belmiro Santos” – Raul Martins (*atribuído diretamente pela redação do Publituris)

A notícia completa está em: https://www.publituris.pt/2024/07/05/conheca-os-vencedores-dos-publituris-portugal-travel-awards-2024

2 – MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada a Lisboa no verão 2025
A 5 de setembro de 2024 o Publituris dava conta que a MSC Cruzeiros iria disponibilizar 19 partidas e chegadas à capital portuguesa, entre final de abril e novembro de 2025, além de dois mini-cruzeiros entre Lisboa e Génova, a bordo do MSC Musica.

Recorde a notícia em: https://www.publituris.pt/2024/09/05/msc-cruzeiros-vai-ter-18-cruzeiros-com-partida-e-chegada-a-lisboa-no-verao-2025

3 – APAVT está fora da BTL 2025. “Não vejo como poderemos regressar”, afirma presidente da associação
Em julho, confirmava-se a não participação da Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025. Na altura, o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, salientava que “as condições financeiras que a BTL nos exigiu não permitem a continuidade da nossa presença”.

Na BTL 2024, o stand da APAVT foi o maior espaço privado, com uma área de 1.200 metros quadrados, contando com a presença de 80 expositores, incluindo nove operadores turísticos, 60 agências de viagens, duas empresas de rent-a-car, companhias aéreas e DMC.

Releia a notícia em: https://www.publituris.pt/2024/07/10/apavt-esta-fora-da-btl-2025

4 – Copenhaga está a oferecer recompensas aos turistas por atividades ecologicamente sustentáveis
Em julho, os turistas que visitaram Copenhaga tiveram a oportunidade de ganhar recompensas nas atrações da cidade, que iam de um almoço, um passeio de caiaque ou até mesmo uma entrada grátis num museu. Tudo o que precisavam de fazer era, por exemplo, andar de bicicleta em vez de carro, ajudar a manter a cidade limpa, trabalhar num jardim urbano ou comprometer-se com um comportamento sustentável.

A notícia completa está em: https://www.publituris.pt/2024/07/25/copenhaga-esta-a-oferecer-recompensas-aos-turistas-por-atividades-ecologicamente-sustentaveis

5 – Ryanair abre quarta base em Marrocos com rotas para Lisboa e Porto
A nova base da Ryanair em Tanger, Marrocos, da Ryanair foi notícia a 9 de julho. A quarta base da companhia aérea low cost naquele país do Norte de África, contaria com duas aeronaves baseadas e um total de 25 rotas, incluindo 13 novas ligações aéreas, uma das quais para Lisboa e outra para o Porto.

Recorde a notícia em: https://www.publituris.pt/2024/07/09/ryanair-abre-quarta-base-em-marrocos

6 – Portugal soma 19 prémios nos World Travel Awards
Depois de ter recebido os “World Golf Awards”, tendo Portugal sido eleito como “Melhor Destino de Golfe do Mundo”, o Funchal voltou a ser palco para a 31.ª edição dos “World Travel Awards”, de onde Portugal saiu com 19 prémios.

Os vencedores portugueses dos World Travel Awards 2024 foram:
World’s Leading Adventure Tourism Destination 2024: Açores
World’s Leading Adventure Tourist Attraction 2024: Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark)
World’s Leading Airline to Africa 2024: TAP Air Portugal
World’s Leading Airline to South America 2024: TAP Air Portugal
World’s Leading Beach Destination 2024: Algarve
World’s Leading Boutique Hotel Operator 2024: Amazing Evolution
World’s Leading City Break Destination 2024: Lisboa
World’s Leading Classic Hotel 2024: Olissippo Lapa Palace Hotel
World’s Leading Emerging Tourism Destination 2024: Braga
World’s Leading Golf & Villa Resort 2024: Dunas Douradas Beach Club
World’s Leading Island Destination 2024: Madeira
World’s Leading Landmark Hotel 2024: Bairro Alto Hotel
World’s Leading Luxury Boutique Hotel 2024: The Reserve
World’s Leading Luxury Hotel 2024: Savoy Palace
World’s Leading Retreat 2024: Saccharum
World’s Leading Seaside Metropolitan Destination 2024: Porto
World’s Responsible Tourism Award 2024: Dark Sky Alqueva
World’s Leading Conservation Company 2024: Parques de Sintra – Monte da Lua

A notícia está em: https://www.publituris.pt/2024/11/25/portugal-soma-19-premios-nos-world-travel-awards

7 – McKinsey & Company indica as cinco principais tendências do setor turístico e hoteleiro
Em julho, o estudo “The state of tourism and hospitality 2024”, da McKinsey & Company, apontava cinco tendências chave que iriam a marcar o setor turístico e hoteleiro.

O aumento da procura por viagens, novos mercados de origem, o desejo de experiências únicas, o crescimento do turismo de luxo e a necessidade de adaptar os destinos turísticos para satisfazer as expectativas dos turistas marcavam as tendências do setor.

Recorde a notícia completa em: https://www.publituris.pt/2024/07/26/mckinsey-company-indica-as-cinco-principais-tendencias-do-setor-turistico-e-hoteleiro

8 – Emirates volta a recrutar em Portugal no arranque de 2024
Logo no início de 2024, a Emirates voltava a promover os seus “Open Days” em Portugal com ações de recrutamento de tripulantes de cabine em Lisboa, Faro, Porto, Coimbra e Braga.

A notícia está em: https://www.publituris.pt/2024/01/04/emirates-volta-a-recrutar-em-portugal-no-arranque-de-2024

9 – Ryanair não reabre base de Ponta Delgada no verão
A Ryanair aparece novamente neste Top 10 das notícias mais lidas, em 2024. Desta feita, Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, afirmava, em conferência de imprensa em Lisboa, que devido à subida de 9% nas taxas aeroportuárias, a companhia aérea não iria reabrir a base de Ponta Delgada, Açores, no verão.

Questionado pelo Publituris, o responsável da Ryanair respondeu: “Os custos em Ponta Delgada cresceram 9%. Porque haveria de reabrir a base se tenho outros aeroportos na Europa com custos mais baixos?”.

Releia a notícia em: https://www.publituris.pt/2024/02/07/ryanair-nao-reabre-base-de-ponta-delgada-no-verao

10 – Pedro Machado é o novo secretário de Estado do Turismo
Após as eleições legislativas de 10 de março, que determinaram a vitória da AD (coligação entre o PSD e o CDS-PP), Pedro Machado assumia a Secretaria de Estado do Turismo do XXIV Governo de Portugal.

A notícia foi publicada a 4 de abril: https://www.publituris.pt/2024/04/04/pedro-machado-e-o-novo-secretario-de-estado-do-turismo

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Em conferência a 9 de janeiro: IPDT debate tendências e propostas para o turismo nacional em 2025

O IPDT promove uma nova edição da sua conferência anual, sob o tema ‘Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025’. O evento, que terá lugar no dia 9 de janeiro, entre as 14h00 e as 18h00, no Hotel Solverde, em São Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia), reúne o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e stakeholders do setor na apresentação do Anuário e Barómetro do Turismo do IPDT.

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A IPDT Tourism Conference, sob o tema ‘Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025’, promovida pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, vai debater o estado e as perspectivas do turismo nacional.

A abertura da conferência será presidida por Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, pelas 14h00. Seguem-se intervenções de Manuel Violas, presidente do Grupo Solverde, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Pedro Martins, presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, Jorge Costa, presidente do IPDT, e de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

Às 14h30, Jorge Costa apresenta a edição especial de 2025 do Barómetro do Turismo do IPDT, destacando as principais tendências e propostas para o setor. Acrescente-se que estes temas serão debatidos numa mesa-redonda que contará com Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Cristina Siza Vieira, vice-presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, e Nuno Costa, diretor comercial da ANA – Aeroportos de Portugal.

De acordo com o programa dos trabalhos, pelas 16h00, Mónica Montenegro, diretora executiva do IPDT, partilha o guia prático “Gestão Eficiente de Destinos Turísticos”, uma ferramenta para gestores com ações concretas para criar destinos sustentáveis, equilibrando economia, ambiente e sociedade. Refira-se que o tema será, ainda, debatido entre Berta Cabral, secretária regional do Turismo e Mobilidade do Governo dos Açores, Catarina Santos Cunha, vereadora da Câmara Municipal do Porto, Mafalda Magalhães, diretora do Museu do Futebol Clube do Porto, e Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca.

Antes do encerramento da conferência, Jorge Costa revela a edição 2025 do Anuário do Turismo. A revista do IPDT compila diversos artigos de opinião, entrevistas e outros conteúdos, contando com a visão de especialistas e profissionais do setor para fazer uma retrospectiva de balanço de 2024 e antecipar 2025.

Refira-se que a participação na IPDT Tourism Conference requer inscrição prévia, sujeita a confirmação e limitada à lotação disponível.

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Reclamações de transporte aéreo aumentam mas companhias nacionais somam menos queixas

De acordo com a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), no primeiro semestre do ano passado, as reclamações dos passageiros do transporte aéreo aumentaram 1,5%, totalizando 9.493 queixas, ainda que as relativas a companhias aéreas nacionais tenham diminuído.

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No primeiro semestre do ano passado, as reclamações dos passageiros do transporte aéreo aumentaram 1,5%, totalizando 9.493 queixas, de acordo com a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que assinala que, apesar de terem estabilizado, estas reclamações têm “diferenças nas suas naturezas”.

No relatório das reclamações relativo ao primeiro semestre do ano passado, a ANAC indica que as 9.493 queixas recebidas representam um aumento de 1,5% face ao mesmo período de 2023, o que foi “consistente com o aumento registado a nível de passageiros (5,5%)”.

Quanto às diferenças face a outros anos, o regulador assinala que as companhias aéreas nacionais registaram uma diminuição de 21,1% no número de reclamações em comparação com os primeiros seis meses de 2023, enquanto as reclamações de companhias aéreas estrangeiras aumentaram 24,5% em termos homólogos.

A ANAC aponta igualmente um crescimento mais acentuado nas reclamações relativas aos gestores aeroportuários e aos prestadores de serviços de assistência em escala, que subiram 95,2% e 208%, respetivamente.

No que diz respeito às companhias aéreas, a TAP liderou no número de reclamações, contabilizando 3.691 queixas, o que traduz uma descida de 36,2% face às 5.781 reclamações apuradas em período homólogo de 2023.

Tal como a TAP, também a Ryanair registou uma diminuição no total de queixas contabilizadas, somando 984 queixas, o que indica uma descida de 15,2% face ao mesmo período do ano anterior.

Em sentido contrário esteve a easyJet, que registou um aumento de 58,6% no número de queixas apresentadas no primeiro semestre de 2024, para um total de 839 reclamações.

Já o Aeroporto de Lisboa motivou 346 reclamações, o que indica um aumento de 64,8% face às 210 queixas apresentadas no mesmo período de 2023, enquanto no Aeroporto do Porto houve um aumento de 180,6%, de 31 para 87 reclamações.

Os serviços de handling foram igualmente responsáveis por várias reclamações, com a Portway e a Groundforce a apresentarem ambas um aumento das queixas, que chegou aos 389,3% no caso da Portway, que contabilizou 504 reclamações, e aos 68,7% na Groundforce, cujo total de queixas foi de 226.

A ANAC destaca ainda que, em termos homólogos, as queixas por cancelamento ou atrasos e perda de ligação de voos e reembolso diminuíram 29,8%, ainda que as reclamações relacionadas com atrasos de voos, problemas com bagagem e recusa de embarque tenham apresentado aumentos entre os 26,8% e os 47,8%.

As reclamações relacionadas com os controlos de segurança, serviço a bordo ou condições de segurança também aumentaram 134,4%, 46,7% e 118,8%, respetivamente, ainda que continuem a ter, segundo a ANAC, um peso reduzido no total de reclamações registadas.

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Turismo do Alentejo denuncia “tratamento desigual” na abolição de portagens

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, denuncia que, em vários territórios da região, não só as portagens continuam a ser cobradas, como até aumentaram.

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O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, queixa-se que a região está a ser alvo de “tratamento desigual” na abolição das portagens, uma vez que, em vários territórios da região, não só as portagens continuam a ser cobradas, como até aumentaram.

“Não estou contra essa medida [abolição de portagens nas autoestradas do Interior e Algarve conhecidas como ex-Scut]. Estou contra que não se tenha usado a mesma bitola para com uma parte importante do interior do Alentejo”, afirmou o responsável, citado pelo ECO.

José Manuel Santos denuncia em em vários territórios do Alentejo Central e Alto Alentejo, que são atravessados pela A6, houve “um aumento do custo da portagem”, o que contrasta com outras regiões, que viram as portagens das ex-SCUT abolidas a partir de 1 de janeiro.

Por isso, o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo diz ver “com desagrado” o “tratamento desigual” do Alentejo, principalmente porque se trata de uma área que “afeta a competitividade turística dos territórios do interior”.

José Manuel Santos considera que a abolição das portagens é uma medida que “vai na direção certa”, já que representa “um estímulo e um incentivo à deslocação de pessoas, também turistas, para os territórios do interior, nomeadamente do norte e do centro”.

“Mas, em contrapartida, há um tratamento desigual dado aos territórios do Alentejo Central e um pouco do Alto Alentejo, que são atravessados pela autoestrada A6, em que verificamos, inclusive, que há um aumento do custo da portagem”, acrescentou, denunciando que o preço da portagem para viaturas ligeiras no troço Marateca – Caia da A6 aumentou 35 cêntimos.

Apesar de considerar que se trata de um aumento ligeiro, o responsável defende a subida do preço da portagem “não é um estimulo” à deslocação de turistas para a região, o que é injusto para esta região.

A manutenção da portagem e o seu aumento “não ajudam à competitividade turística do Alentejo, essencialmente para o mercado interno”, uma vez que “o turista nacional é um cliente mais sensível ao fator preço”.

“Queremos que o Alentejo seja um destino de férias para todos aqueles que querem vir usufruir da hospitalidade, qualidade e diversidade dos nossos recursos e produtos turísticos e preocupa-nos haver medidas que vão no sentido de favorecer outras regiões do país”, acrescentou.

Recorde-se que, a partir desta quarta-feira, 1 de janeiro, as portagens foram abolidas na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho, esta última apenas nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

 

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PLAY Airlines entra em 2025 com desconto de 25% em voos para a Islândia e EUA

A promoção da PLAY Airlines é válida para reservas até 10 de janeiro e aplica-se a voos de ida e volta para Reiquiavique, na Islândia, ou Baltimore, Boston e Nova Iorque, nos EUA.

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A PLAY Airlines lançou uma nova promoção para assinalar a chegada de 2025, que oferece um desconto de 25% numa vasta seleção de voos para a Islândia e EUA, informou a companhia aérea islandesa, em comunicado.

“De 3 a 10 de janeiro, uma seleção de voos da companhia área low-cost islandesa vão apresentar um desconto direto de 25%”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.

Reiquiavique, capital da Islândia, assim como Baltimore, Boston ou Nova Iorque, nos EUA, via Reiquiavique, são os voos incluídos nesta promoção da PLAY Airlines, que é válida para viagens entre janeiro e maio, assim como de setembro a outubro de 2025.

A promoção da PLAY Airlines aplica-se a reservas online, realizadas através do website da companhia aérea, que está disponível aqui, em voos de ida e volta, excluindo taxas e está sujeita à disponibilidade de lugares.

 

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3.ª edição da FITUR Sports analisa futuro do turismo desportivo

A FITUR Sports, organizada em colaboração com a Spain is Sport – AFYDAD, analisará como será o futuro do turismo desportivo, com foco na sustentabilidade e marketing.

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tagsFITUR

A 3.ª edição da FITUR Sports, uma organização conjunta entre a IFEMA Madrid e a Spain is Sport – AFYDAD, terá três painéis que abordarão o futuro do turismo desportivo.

Assim, o programa para os três dias dedicados aos profissionais (22 a 24 de janeiro, estendendo-se a feira até ao dia 26 de janeiro para o setor B2C), focar-se-á em tópicos como “Desportos Outdoor” e “Desportos de competição, eventos e marketing desportivo”.

A FITUR Sports é completada com a FITUR Sports Zone, uma área para exposições, reuniões de negócios e networking, com faixas horárias dedicadas a networking e reuniões B2B através da secção FITUR Sports e da aplicação FITUR Live Connect.

Já durante o fim de semana, a FITUR Sports Brands & Events centrar-se-á em ativações B2C dos expositores com o público em geral.

A inauguração oficial da FITUR Sports 2025 terá lugar na quinta-feira, 23 de janeiro, no espaço próprio da secção, localizado no pavilhão 4 do Centro de Exposições, na presença da diretora da FITUR, María Valcarce, do Ppesidente da Espanha é Desporto – AFYDAD Andrés de la Dehesa, bem como de representantes do Conselho de Turismo da CEOE, da Turespaña e do Conselho Superior do Desporto.

Além dos principais atores públicos e privados estarão também presentes, durante todo o programa, as diferentes federações e associações profissionais ligadas ao desporto e ao turismo, e os principais patrocinadores envolvidos.

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Aeromexico é a companhia mais pontual do mundo

Num ranking estabelecido pela Cirium, a companhia aérea mexicana aparece em primeiro lugar, seguida da Saudi e da Delta Air Lines.

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De acordo com o Cirium On-Time Performance Review 2024, que analisa a atividade das companhias aéreas e aeroportos a nível mundial, o título de campeão da pontualidade vai para a Aeromexico que, dos 196.911 voos, completou 86,70% dentro dos horários estabelecidos.

O ranking da Cirium coloca a Saudi em segundo lugar, com uma taxa de pontualidade de 86,35% – tendo operado 192.560 voos – e em terceiro lugar a Delta Air Lines com 83,46% de pontualidade nos 1.712.529 operados, em 2024.

Do Top 10 do ranking fazem ainda parte, por ordem decrescente, a LATAM Airlines (82,89%), Qatar Airways (82,83%), Azul (82,42%), Avianca (81,80%), Iberia (81,58%), SAS (81,40%) e United Airlines (80,93%).

Este Top 10 das companhias aéreas mais pontuais, em 2024, obtém uma taxa de pontualidade global de 83,04% em 99,42% de voos analisados que somaram perto de 5,5 milhões de voos.

Por regiões, na Europa, a liderança pertence à Iberia Express com 84,69% de taxa de pontualidade, o que lhe dá a “vitória” nas companhias lowcost analisadas. Nos lugares seguintes no continente europeu seguem a também espanhola Iberia (81,58%), SAS (81,40%) e Vueling (81,20%), sendo as únicas a registar taxas de pontualidade acima dos 80%.

Na Ásia-Pacífico, a liderança pertence à JAL (80,90%), seguindo-se a ANA (80,62%), ficando todas as outras companhias com taxas inferiores a 80%.

Na América do Norte, as únicas duas companhias com taxas superiores a 80% de pontualidade foram as já mencionadas Delta Air Lines com 83,46% e United Airlines com 80,93%.

Na América Latina, a Copa Airlines assume o primeiro lugar, com uma taxa de 88,22% com os seus 125 mil voos, não aparecendo no top da classificação global, uma vez tratar-se de uma companhia regional e não global, lugar ocupado pela Aeromexico. Deste ranking latino-americano fazem ainda parte da Carribean Airlines (85,47%), Gol (84,09%), Aerolineas Argentinas (83,06%), LATAM Airlines (82,89%), Azul (82,42%) e Avianca (81,80%).

No Médio Oriente e África, a Cirium dá a liderança a outra companhia com voos regionais, nomeadamente, a FlySafair, com uma taxa de pontualidade de 93,82%, seguindo-se a Oman Air (90,27%) e Royal Jordanian (87,02%). A Saudia aparece neste ranking regional em 5.º lugar, com os já mencionados 86,35%, aparecendo com taxas superiores a 80% ainda a Kuwait Airways (84,63%), Gulf Air (84,11%) e Qatar Airways (82,83%).

Nas companhias lowcosta, a Iberia Express lidera com 84,69%, seguindo-se a Gol (84,09%), Azul (82,42%), Peach Aviation (82,32%) e Vueling (81,20%).

No que diz respeito aos aeroportos, a Cirium dá como vencedor na classificação global ao Riyadh King Khalid International Airport, com uma taxa de pontualidade nas partidas de 86,65%, servindo o aeroporto 115 rotas.

O Top 3 é concluído com o Lima Jorge Chavez International Airport e Mexico City Benito Juarez International Airport com taxas de pontualidade de 84,57% e 84,04%, respetivamente.

Na análise efetuada aos “Grandes Aeroportos”, a liderança pertence à infraestrutura da Arábia Saudita, com o segundo lugar a ser detido pelo Honolulu International Airport, com 85,45%, seguindo-se o Lima Jorge Chavez International Airport.

Nos “Aeroportos Médios”, é o Panama City Tocumen International Airport que lidera com uma taxa de pontualidade de 90,34%, seguindo-se o Brasilia International Airport (88,19%) e Osaka Itami International Airport (88,18%).

Finalmente, nos “Aeroportos Pequenos”, é o Guayaquil Jose Joaquin de Olmedo Intl Airport que ocupa o primeiro lugar, mercê de uma taxa de pontualidade de 91,38%, seguindo-se o Quito Mariscal Sucre International Airport (90,05%) e Cape Town International Airport (89,39%).

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Transportes

Ryanair transporta 13,6 milhões de passageiros em dezembro de 2024

A Ryanair transportou, em dezembro de 2024, 13,6 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 8% face a igual período de 2023.

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O último mês do ano de 2024 viu a Ryanair transportar 13,6 milhões de passageiros nos 77.380 voos efetuados. Este número corresponde a uma subida de 8% face aos 12,5 milhões de passageiros transportados em dezembro de 2023.

O load factor no mês em análise fixou-se nos 92%, um aumento de 1 ponto percentual relativamente ao load factor do mesmo mês de 2023.

Já no acumulado do ano, ou seja, até dezembro de 2024, a Ryanair transportou 197,2 milhões de passageiros, o que corresponde a uma subida de 8% face aos 181,8 milhões de período homólogo de 2023.

Relativamente ao load factor, em dezembro de 2024, este manteve-se inalterado relativamente ao do mesmo mês de 2023, fixando-se nos 94%.

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Distribuição

“Tentações 2025” é novo catálogo da TUI Portugal

Com 38 novos produtos alinhados com as tendências do mercado, itinerários exclusivos para experiências autênticas e personalizadas, “Tentações 2025” é o novo catálogo da TUI Portugal.

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Esta seleção exclusiva de destinos e produtos-chave foi concebida para inspirar as viagens deste ano, respondendo às tendências e preferências dos viajantes portugueses. O catálogo inclui 38 novos produtos, ampliando a oferta com circuitos e pacotes em destinos populares como Marrocos e Cuba, além de propostas únicas em países como a Colômbia, com o programa “Colômbia Imperdível”, e a Coreia do Sul, com o programa “Tesouros da Coreia do Sul”.

Com um total de 71 produtos, este catálogo, exclusivamente disponível em formato digital, oferece circuitos regulares, pacotes exclusivos TUI, estadias e opções de fly & drive, todas pensadas para proporcionar itinerários flexíveis e experiências completas em cada destino. Entre as novidades, destacam-se circuitos no Vietname (“Tonkin”), na Irlanda (“Irlanda, a Ilha Esmeralda”), em Itália (“O Melhor da Costa Almafitana”), na Escócia (“Segredos da Escócia”), bem como pacotes para destinos exóticos como Malolo, nas Ilhas Fiji, Brasil e Madagáscar.

O catálogo “Tentações 2025” também reforça a colaboração entre a TUI Portugal e a TUI Spain, uma vez que ambos os mercados partilham o mesmo formato e programação neste lançamento. Este esforço conjunto tem como objetivo otimizar a oferta para as agências de viagens e clientes em ambos os países, garantindo o acesso a produtos alinhados com as últimas tendências do setor.

Entretanto, a TUI expande o seu portefólio global de desporto como patrocinadora principal e parceira oficial de distribuição da TUI Mediterranean Marathon League, uma série única de eventos desportivos internacionais que decorrem em destinos como Chipre, Grécia, Itália e Espanha. Esta parceria, que abrange as edições de 2025, 2026 e 2027, destaca o compromisso da TUI em oferecer experiências de viagem enriquecedoras através de eventos desportivos de classe mundial e reforça a sua dedicação para com os parceiros locais de viagem nos destinos. O portfólio global da TUI inclui mais de mil campos desportivos, como de ténis e futebol, áreas dedicadas ao fitness e uma variedade de opções de treino personalizado.

A TUI Mediterranean Marathon League 2025 começa no dia 9 de março, em Pafos, Chipre, onde os participantes irão correr ao longo da pitoresca costa mediterrânea e por vilas históricas, partindo do local de nascimento de Afrodite. A jornada continua no dia 6 de abril com a Alexander The Great Marathon, que segue os passos de Pella, local de nascimento de Alexander, até Salónica, oferecendo aos participantes vistas espetaculares do Mar Egeu. O ponto intermédio será alcançado a 19 de outubro, na TUI Palma Marathon Mallorca, onde mais de 10.000 corredores irão explorar os caminhos costeiros e as ruas da cidade. O grande final terá lugar a 15 de novembro, em Palermo, na Sicília, com um percurso que serpenteia pelo histórico litoral da cidade, passando por teatros, palácios e pela icónica catedral do centro histórico. Em breve, a TUI Mediterranean Marathon League também tem como objetivo incluir a TUI Rhodes Marathon.

Com a participação esperada de mais de 26.000 atletas provenientes de 90 países, a TUI Mediterranean Marathon League apesar de ter lugar na Europa, será um evento verdadeiramente global. Além das maratonas completas, existe uma variedade de opções de corrida, incluindo meias-maratonas com provas de 10km e 5km, garantindo que corredores de diferentes níveis possam participar nesta experiência.

 

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MSC Cruzeiros abre vendas para World Cruise 2027

O World Cruise 2027 passa pelos cinco continentes ao longo de 121 noites e vai ter partida de quatro portos europeus, concretamente Civitavecchia e Génova, em Itália, Marselha, em França, e Barcelona, em Espanha, entre 5 e 8 de janeiro de 2027.

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A MSC Cruzeiros já abriu as vendas para o World Cruise 2027, itinerário de volta ao mundo de 121 noites, que passa por 45 destinos em 25 países, e que vai decorrer a bordo do navio MSC Musica.

Este itinerário, que passa pelos cinco continentes, vai ter partida de quatro portos europeus, concretamente Civitavecchia e Génova, em Itália, Marselha, em França, e Barcelona, em Espanha, entre 5 e 8 de janeiro de 2027.

“Esta viagem extraordinária cruzará o Equador duas vezes, oferecendo aos passageiros a experiência única de “perder” e “reviver” um dia, enquanto têm a oportunidade de descobrir paisagens, sons, sabores e tradições únicas de todo o mundo”, realça a companhia de cruzeiros.

Depois de sair da Europa, o World Cruise de 2027 segue para a América Latina, seguindo-se o Pacífico Sul e a Australásia, numa viagem que passa ainda pelo Havaí e costa oeste dos EUA, regressando à Europa através do Canal do Panamá e das Caraíbas.

A MSC Cruzeiros destaca a visita a Casablanca, em Marrocos, que pode ser aproveitada para visitar Marraquexe, assim como ao Mindelo, em Cabo Verde, e ao Rio de Janeiro, no Brasil. Na Argentina, o destaque vai para a escala em Ushuaia, conhecida como a cidade mais a sul no mundo.

Já no Pacífico Sul, o destaque vai para Aitutaki, considerada uma das ilhas mais bonitas da região, enquanto na Nova Zelândia é Milford Sound, um maravilha natural de renome mundial, que serviu de cenário a vários filmes populares.

A cidade australiana de Sydney, assim como Honolulu, no Havaí, são outros dos destaque dos World Cruise 2027 da MSC Cruzeiros, que regressa à Europa através do Canal do Panamá, passando ainda em Ocho Rios, na Jamaica.

“O itinerário inclui estadias de um dia inteiro em cada porto e destaques como pernoitas em Buenos Aires, Sydney e Papeete. Este itinerário extraordinário promete experiências inesquecíveis, misturando maravilhas naturais, marcos históricos e centros culturais para satisfazer o desejo de viajar de todos os passageiros”, destaca a MSC Cruzeiros.

O World Cruise 2027 inclui 15 excursões em terra, assim como o pacote de bebidas Dine & Drink, que inclui vinhos da casa, cerveja à pressão e uma seleção de outras bebidas oferecidas ao almoço e ao jantar, e ainda 30% de desconto nos serviços de lavandaria.

Os membros Classic do MSC Voyager Club e acima beneficiam também de um desconto de 5% no preço da reserva, sendo que os pontos ganhos com o World Cruise serão triplicados e adicionados à conta do cliente antes do início da viagem.

Reservas e mais informações aqui.

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