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Madeira já tem Posto de Informação Turística em Lisboa

A Região Autónoma da Madeira inaugurou, no passado dia 15 de dezembro, o novo Posto de Informação Turística da Madeira (PIT), em Lisboa.

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A Região Autónoma da Madeira inaugurou, no passado dia 15 de dezembro, o novo Posto de Informação Turística da Madeira (PIT), em Lisboa.

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Localizado na Rua Nova do Almada, nos números 55 e 57, o novo Posto de Informação Turística da Madeira (PIT), em Lisboa, resulta de um investimento de 301.720 euros, que incluiu o projeto, a empreitada e os equipamentos.

Trata-se de uma artéria situada no coração do Chiado, considerado um dos locais mais prestigiados e com grande afluência de turistas em Lisboa. Na realidade, o local foi sujeito a obras de adaptação e melhoramentos, para que pudesse fazer jus à autenticidade, riqueza e diversidade que o arquipélago tem para oferecer.

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O PIT de Lisboa passa a ser uma ‘montra’ por excelência do destino Madeira na capital portuguesa, constituindo o 9.º espaço de informação turística da Região Autónoma da Madeira, que apresenta 7 na ilha da Madeira e 1 na ilha do Porto Santo.

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Desde 2009 que a Região não dispunha de um espaço físico para a promoção do destino Madeira em Lisboa, sendo que a escolha do local para o Posto de Informação Turística da Madeira, em Lisboa, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa.

Além da informação turística do destino Madeira, o novo espaço madeirense em Lisboa oferecerá semanas temáticas, em função dos cartazes turísticos, organizará eventos culturais, bem como experiências gastronómicas com representação de chefs madeirenses. Conta ser também o espaço de eleição para exposições de artistas regionais, para ações de formação para o Trade, assim como para eventos com os Embaixadores do Madeira Ocean & Trails, entre outros.

O secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, relevou, durante a inauguração, a importância de a Madeira voltar a ter um Posto de Informação Turística em Lisboa. “O mercado nacional, além de ser um dos três principais para a Região Autónoma da Madeira, tem vindo a afirmar-se, de forma consolidada, ao longo dos últimos anos. Por isso mesmo, tornou-se imperioso o Governo Regional proporcionar todas as condições para ter uma porta aberta do destino na capital, para as pessoas, complementando todo o trabalho que desenvolvemos junto dos operadores”.

Além, disso, refere o potencial para todos os milhares de estrangeiros que ali circulam.

“É um novo conceito para dar a conhecer a Madeira e o Porto Santo através de produtos que aprofundam a diferença face a outros destinos, recorrendo também a outros que funcionam como elementos identificativos do Destino”, complementa o governante.

O PIT de Lisboa estará aberto todos os dias, das 10:00 às 19:00 horas.

 

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“Presença da Madeira em Lisboa reforça a proximidade do destino no mercado nacional”

O Posto de Informação Turística (PIT) da Madeira em Lisboa completou o primeiro ano de atividade com um balanço positivo, uma vez que, além de prestar informação turística sobre o destino, o espaço é também palco de várias iniciativas de promoção regional.

O Posto de Informação Turística da Madeira (PIT), em Lisboa, completou o primeiro ano de atividade, período ao longo do qual o espaço recebeu diversas iniciativa e que, segundo Eduardo Jesus, secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, contribuiu para reforçar “a proximidade do destino no mercado nacional”.

“Esta presença da Madeira em Lisboa reforça a proximidade do destino no mercado nacional que é um dos três principais para a Região Autónoma da Madeira e constitui um complemento a todo o trabalho que desenvolvemos junto dos operadores”, afirma o governante regional, que faz um balanço positivo do funcionamento do espaço, citado em comunicado.

O Posto de Informação Turística da Madeira (PIT) apresenta, segundo o responsável, um “novo conceito, para dar a conhecer a Madeira e o Porto Santo através de produtos e experiências que aprofundam a diferença face a outros destinos, recorrendo, também, a outros que funcionam como elementos identitários do Destino”.

Além de funcionar como um dos nove espaços de informação turística da RAM (existem atualmente sete postos na Madeira e um no Porto Santo), o PIT foi também “palco de várias semanas temáticas” e de “vários eventos culturais”, bem como de “experiências gastronómicas com representação de chefs madeirenses”, afirmando-se ainda como um “espaço de eleição para exposições de artistas regionais, para ações de formação para o Trade, assim como para eventos com os Embaixadores do Madeira Ocean & Trails”.

Em 2025, acrescenta a Associação de Promoção da Madeira, o PIT vai continuar “a ser uma montra do destino Madeira e Porto Santo na capital portuguesa”, contando apresentar muitas novidades e propiciar “vários momentos de descoberta do destino”.

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Bestavel fecha contratos com 60 DMC em busca de produtos para além do charter

Enquanto Grupo Newtour, as agências de viagens da rede Bestravel conseguem aceder, hoje, a mais de 60 DMC em todo o mundo, que lhes permite fazer a sua própria programação para além do charter disponível no mercado. Objetivo: serem mais dinâmicas e mais competitivas.

A rede de franchising de agências de viagens, a Bestravel, está a desenvolver uma série de projetos em várias vertentes integrados no Grupo Newtours, quer seja no desenvolvimento do produto próprio, tecnológico, quer até no gabinete de apoio à gestão, investimento e competitividade. O objetivo é permitir maior rentabilidade às empresas que os acompanha, e algumas desde a primeira hora.

Carlos Baptista apontou que a parte comercial, o relacionamento com os players do mercado e a compra consolidada é feita numa ótica do grupo, “o que nos permite ser mais robustos e tornar o modelo cada vez mais competitivo”.

É também o que já “nos permitiu fazer alguns novos contratos com operadores, mas principalmente entrar num campo onde até à data não nos tinha sido possível, entrar com esta força e com esta dinâmica, que são o mercado dos DMC, onde também temos vários novos contratos, e que nos possibilita ser cada vez mais competitivos no que é a venda fora do charter”. Assim, neste momento, foram fechados contratos com mais de 60 contratos com DMC, um pouco por todo o mundo, de maneira a dar resposta a algo que já está a acontecer, ou seja, nos pacotes próprios. Portanto “estamos a tornar mais robustos esses contratos, a encontrar parceiros e, obviamente, vamos alinhando, percebendo aqueles que são, que prestam um bom serviço, aquelas geografias que, eventualmente, fazem sentido, acrescentar e alterar a nossa visão de negócio. É um trabalho em desenvolvimento”. E assim “dar uma dinâmica e mais competitividade nossas agências de viagens”, defendeu o administrador da Bestravel, em conferência de imprensa, à margem da XX Convenção da rede, que decorreu este fim de semana da ilha do Faial (Açores) com a participação de mais de 200 pessoas, entre agências de viagens franchisadas e os principais parceiros de negócios, como operadores turísticos, companhias aéreas que operam no nosso país, e outros serviços turísticos.

 

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Bestravel: Vendas estão neste momento acima dos 15% face a 2024

A rede de franchising de agências de viagens revelou aos jornalistas, à margem da sua XX Convenção, que decorreu este fim de semana na Horta (Açores), que “as vendas antecipadas, este ano, estão a voltar a começar muito fortes, com um crescimento à data, de 15% relativamente a 2024.

Ricardo Teles, diretor operacional da Bestravel apontou que os Black Friday, Black Week iniciados no final do ano passado, e as campanhas de vendas antecipadas que o mercado tem neste momento disponível, estão a correr muito bem, refletindo-se já nos destinos que serão as rainhas de vendas, com Cabo Verde em força. “O Portugal mantém-se nos nossos tops, sempre, mas também temos as Caraíbas com uma grande subida, a acrescentar o Dubai, que mantém a mesma tendência do ano anterior”, disse.

Ao contrário do próprio entendimento do trade em geral, os hotéis tanto em Portugal continental como em Espanha continental são produtos ainda muito procurados nas agências de viagens, pelo menos as da Bestravel, conforme confirmaram o administrador e o diretor operacional da marca, Carlos Baptista e Ricardo Teles, respetivamente, sem esquecer, que a Madeira e os Açores também continuam a ser destinos estrela, lembrando que o produto Portugal no seu todo rendeu em vendas mais de 13 milhões de euros.

Isto também tem a sua razão de ser. A Bestravel, conforme avançaram, o segmento de hotelaria carregado no portal interno da rede “é cada mais forte, temos cada vez mais contratos e estamos a melhorá-lo para este ano”.

Mas Ricardo Teles observou que “se nos basearmos no que aconteceu o ano passado e se temos uma manutenção de lugares, naturalmente achamos que vai haver campanhas de last minute também em 2025”.

 

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Vendas da rede Bestravel cresceram 7% em 2024

As vendas da rede Bestravel aumentaram 7% o ano passado face a 2023, com apenas duas novas aberturas, “o que leva a que o valor médio por agência de viagens se tenha mantido inalterado, estando aqui demonstrada a continuação da sustentabilidade”, ou seja, “o nível de rentabilidade manteve-se muito aproximado relativamente a 2023”, revelou aos jornalistas, Ricardo Teles, diretor operacional da marca.

A Bestravel tem neste momento 48 agências de viagens, sendo que a última loja abriu este mês em Setúbal, enquanto a de Sacavém ter abertura prevista para os próximos dias. “O objetivo é superar as 50 agências de viagens durante o ano de 2025, e a breve prazo, o que pretendemos é a aproximação aos números da pré-pandemia, que eram 56”, disse.

Neste conjunto, conforme foi revelado, em 2024 mantiveram-se as duas agências com receitas acima dos 3 milhões de euros, tendo passado de 11 para 13 acima dos 2 milhões, e sete com mais de um milhão de euros.

O administrador da rede de franchising de agências de viagens, Carlos Baptista lembrou, no entanto, “que em 2024, com as taxas de inflação elevadas, subidas das taxas de juros, e consequentemente, perda de poder de compra, iniciámos o ano muito apreensivos em relação ao que poderia acontecer, e chegar ao final com um crescimento de 7%, é algo que nos satisfaz”. No entanto, “com o correr do ano, houve muita campanha de last minute que não tínhamos verificado em anos anteriores, devido ao excesso de oferta colocada no mercado, e isso deu um drop considerável no valor, enquanto o nosso número de passageiros cresceu muito aproximadamente ao nível das vendas”.

Em relação aos principais fornecedores da operação turística, os top da rede o ano passado foram a Solférias, a Ávoris, os operadores do Grupo Newtour (Soltrópico e Egotravel), a Newblue e a TUI, e quando se trata de destinos mais vendidos em 2024, no primeiro lugar da lista está Portugal continental, ou seja, sem a Madeira e os Açores que, segundo Ricardo Teles, estão também muito bem colocados no top de vendas da Bestravel, bem como Cabo Verde, a Espanha continental, com predominância muito forte nas costas espanholas, e “começamos a assistir a uma recuperação que também nos satisfaz bastante, de destinos como o Brasil e os Estados Unidos”, disse, avançando que “em termos de grandes viagens, as Maldivas continuam a ser o número um, mas já começamos a ver também o aparecimento de destinos como Tailândia e outros no continente asiático”.

Para o administrador e o diretor operacional da Bestravel, esta questão do last minute adotada pelos operadores turísticos durante o ano passado, preocupa a rede, tendo referido que trouxeram vendas de última hora que acabaram por ajudar aos números totais de produção, mas “é algo que nos preocupa porque já não assistíamos a este fenómeno há alguns anos, e numa visão de médio e longo prazo, sabemos que reeducam o cliente a esperar por um momento de quebra de preço”, apontou Carlos Baptista, ressalvado que “estivemos a educar o mercado durante todo este tempo a comprar em antecipação e este fenómeno de last minute é algo que nos preocupa”.

Portanto, na opinião do administrador da Bestravel, o ideal “é que este efeito não aconteça, que haja uma correta adequação da oferta à procura e que todos os players do mercado possam ganhar dinheiro, no fundo é isso que nós pretendemos, tanto na distribuição como na tour-operação, porque é sinal de um mercado saudável e podemos estar todos confortáveis dessa maneira, mas é algo que nos foge de controlo”.

No entanto, segundo Ricardo Teles, “o nosso negócio não se resume só ao que são as vendas de operadores e de charters, ou seja, temos muito mais para oferecer nas nossas agências de viagens, por isso temos conseguido manter a nossa rentabilidade”. É por isso que na lista dos destinos mais vendidos constam o Brasil, os Estados Unidos, as Maldivas e o Dubai não só com os stopovers, mas como destino final.

 

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Ponta Delgada:31:01:2025:3 ¼ Encontro do Alojamento Local dos Acores

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Berta Cabral destaca papel relevante do AL na elevação qualitativa da oferta e do produto turístico dos Açores

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, defendeu, em Ponta Delgada, que o Alojamento Local (AL) “teve um papel determinante na rápida resposta à procura e, muito em particular, num processo contínuo de elevação qualitativa da oferta e do produto” regionais.

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A governante, que falava, na sessão de abertura do 3.º Encontro de Alojamento Local dos Açores, referiu que, entre janeiro e novembro de 2024, o AL somou mais de 1,7 milhões de dormidas, representando 37% da procura, e assegurando uma estada media de quase quatro noites, superior à média regional. Já são mais de 23 mil camas disponíveis, ou seja, 58% da oferta total na Região, que atualmente supera as 40 mil camas, revelou, citada em nota publicada na página oficial do Governo Regional, avançando ainda que o número de camas no Alojamento Local cresceu acima de 13% em 2024, representando um incremento de 2.754 camas face a 2023, em ano quem já tinha sido registado um crescimento de 2.761 camas.

Face a estes números, disse ser “inevitável que o setor do Alojamento Local promova uma sistemática autoavaliação dos resultados obtidos e dos equilíbrios dinâmicos entre oferta e procura, sem negligenciar o incremento competitivo que existe em setores com esta pujança de desenvolvimento”, impondo-se que, cada vez mais os empresários e as empresas “fortaleçam os seus níveis de profissionalismo, de mobilização coletiva e de integração na cadeia de valor tradicional do turismo, contribuindo para a consolidação da qualificação do setor e, também, para a sua inovação processual e tecnológica”.

A secretária Regional da tutela defendeu como fundamental “a promoção de uma robusta aproximação entre diversos agentes do mercado, facilitando a interação e o desenvolvimento de projetos conjuntos entre o Alojamento Local e os operadores turísticos”.

O Alojamento Local “ganhou uma voz por direito próprio e, com isso, a responsabilidade de ser um parceiro ativo, construtivo e positivo para o desenvolvimento do turismo e da economia da Região”, prosseguiu, afirmando ainda que “o Governo dos Açores tem bem presente esta importância para o destino e esta necessidade de potenciar, cada vez mais, as boas práticas do setor”.

Recordou também que o Governo dos Açores se manifestou contra a Contribuição Extraordinária sobre o Alojamento Local e desencadeou os mecanismos certos para inviabilizar a sua aplicação nos Açores no ano passado, ainda antes de ter sido eliminada a nível nacional. Além disso, também promoveu “uma auscultação ativa e crítica dos desejos e das observações do setor, encarando-o como um parceiro importante no processo de planeamento e decisão”.

Por isso, Berta Cabral acredita que “esta atuação colaborante com parceiros-chave é a melhor forma de garantirmos um desenvolvimento turístico harmonioso que nos conduza ao objetivo de ter turismo todo o ano em todas as ilhas”, apontou.

 

 

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“Impossible is nothing”: XX Convenção da Bestravel demonstra que é possível na ilha do Faial

A XX Convenção da Bestravel, este fim de semana, com o tema “Impossible is nothing”, e participação de cerca de 200 pessoas, veio demonstrar que “é possível fazer eventos desta natureza no Faial”, apontou o administrador da rede de franchising de agências de viagens, Carlos Baptista, na sua intervenção de abertura, como destacaram também a diretora Regional do Turismo dos Açores, Rosa Costa, e o presidente da CM da Horta, Carlos Ferreira.

A diretora Regional do Turismo dos Açores, Rosa Costa, apontou, no seu discurso de abertura da XX Convenção da Bestravel, no Faial, que a ilha tem disponibilidade para a realização deste tipo de eventos, tendo destacado o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos ou o Mercado da Horta como locais que permitem ser utilizados para o segmento MI, e viver experiências fora da caixa.

“É possível fazer eventos, é possível visitar os Açores no inverno, para desmistificar a ideia que chove todos os dias na região”, até porque um dos objetivos do governo regional é esbater a sazonalidade.

Por sua vez, o administrador da rede de agências de viagens, começou por lembrar que o grupo Newtour, detentora da marca, nasceu e tem uma génese muito forte com os Açores, tem crescido a nível nacional, mas nunca esquecendo a afinidade e ligação a este arquipélago. Assim, “com o lema ‘Impossible is nothing”, com mais preponderância pelo local da realização desta convenção, com base na cidade da Horta, estamos a quebrar barreiras do impossível e a demonstrar que é possível fazer eventos no Faial”.

Carlos Baptista reconhece que se trata de “uma ótima oportunidade de promoção da região e da ilha, até porque, para além da rede de agências de viagens Bestravel, estão cá muitos parceiros da operação turística, da aviação e de outros serviços turísticos, mas também de uma possibilidade de trabalharmos novos segmentos, concretamente, grupos e incentivos, sem complexos e muita confiança”. Assim, indicou: “Em conjunto, estamos a quebrar barreiras e dogmas, mostrando que é possível fazer diferente”.

A responsável regional do turismo, que se diria a agentes de viagens, referiu, na sua intervenção, que “muitos pensam que os Açores é um destino para visita de uma só vez, mas não é”, avançando que “há uma oferta incrível em todas as ilhas, o que exige que se façam várias visitas”.

Rosa Costa fez questão de lembrar que, em 2019, os Açores contabilizavam menos de 3 milhões de dormidas, tendo em 2024 atingido os 4,2 milhões, a região que mais cresceu o ano passado a nível nacional. O setor do turismo, conforme disse, representa 17% do valor do valor acrescentando bruto na região, 16% do PIB e 17% do emprego, com mil milhões de receitas “um destino turístico recente que, só a partir dos anos 2000 começou a apostar no turismo como uma atividade económica importante para a região, com a construção de mais hotéis e incentivos do governo regional, para que hoje se tornasse um destino mais conhecido”, disse.

Reafirmou que este não é e nunca será um destino de massas, mas realçou que “temos, sim, em alguns locais icónicos de visitação, alguma concentração, principalmente no verão, mas estamos a tratar disso, permitindo que nesses locais se façam experiências agradáveis”. Neste sentido, anunciou que está a decorrer um estudo de monitorização dos fluxos turísticos.

Já o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira destacou a importância do turismo para o desenvolvimento económico e social da ilha e da Região, e reforçou o compromisso do Município na promoção de um turismo que privilegia a qualidade e a sustentabilidade.

 

“Temos trabalhado arduamente para promover um modelo de turismo que privilegie a qualidade, respeitando os nossos ecossistemas e valorizando a nossa identidade cultural”, realçou o autarca, evidenciando que “a vossa presença aqui desempenha um papel crucial neste processo, pois são vocês que inspiram e conduzem viajantes a descobrirem destinos únicos como o Faial e os Açores”, sublinhou.

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easyJet Plus para Empresas traz descontos em adesões e mais benefícios de viagem

O easyJet Plus para Empresas é uma nova opção para clientes empresariais da companhia aérea, que oferece descontos em várias adesões e benefícios especiais de viagem.

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A easyJet anunciou o lançamento do easyJet Plus para Empresas, uma nova opção para clientes empresariais da companhia aérea, que oferece descontos em várias adesões e benefícios especiais de viagem.

Segundo a easyJet, o easyJet Plus para Empresas “permite às empresas comprar, gerir e receber descontos em várias adesões em nome dos seus colaboradores e aceder a uma série de benefícios especiais de viagem”.

O easyJet Plus para Empresas conta com uma página web dedicada, que está disponível aqui, através da qual as empresas podem comprar até 250 adesões de uma só vez, existindo ainda um esquema de descontos que “oferece aos clientes uma filiação gratuita por cada 10 filiações adquiridas”.

“A adesão ao cartão Plus da easyJet dá direito a uma vasta gama de benefícios, incluindo a entrega de bagagem easyJet Plus, embarque rápido com Speedy Boarding, lugares premium, segurança Fast Track em aeroportos selecionados e voo de regresso a casa mais cedo gratuito”, explica a easyJet.

Segundo James Marchant, diretor de Desenvolvimento Comercial da easyJet, esta é uma nova forma de oferecer aos clientes empresariais da easyJet opções que eles valorizam, uma vez que o easyJet Plus para Empresas permite tirar maior partido desta oferta.

“Ao lançar o easyJet Plus para Empresas, estamos a tornar ainda mais fácil para as empresas e para aqueles que viajam frequentemente em negócios tirar partido da nossa oferta Plus, gerir as suas adesões e aceder à flexibilidade e aos benefícios de que sabemos que necessitam”, refere o responsável.

Os easyJet Plus tem um preço de 289 por pessoa e por ano.

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Algarve “volta a bater recordes” e encerra 2024 com mais hóspedes e passageiros no aeroporto

No ano passado, o Algarve recebeu mais hóspedes e contabilizou um maior número de dormidas, numa tendência positiva que foi ainda comum ao número de passageiros que chegaram ao Aeroporto de Faro e às voltas de golfe na região.

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O Turismo do Algarve faz um balanço positivo de 2024, ano em que a região registou crescimentos ao nível dos hóspedes e dormidas, assim como dos passageiros que passaram pelo Aeroporto de Faro e ainda do número de voltas de golfe.

Num comunicado enviado à imprensa, o Turismo do Algarve congratula-se com os números, que vêm consolidar a posição da região “como principal destino turístico de Portugal”.

E os números mostram que, em 2024, o Algarve recebeu 5,2 milhões de hóspedes nos seus estabelecimentos de alojamento turístico, num crescimento de 2,6% que, segundo o Turismo do Algarve, “reflete a forte atratividade da região, impulsionada pelo aumento de hóspedes tanto residentes (+1,3%) como não residentes (+3%)”.

Os números positivos foram comuns também às dormidas, uma vez que, segundo os mais recentes dados do INE, o Algarve totalizou 20,7 milhões de dormidas, o que afirma o Algarve como a região com “o maior número de dormidas no país”.

Apesar de positivo, o total de dormidas ficou ligeiramente abaixo do que tinha sido registado antes da pandemia da COVID-19, quando a região mais a sul do país contabilizava 20,9 milhões de dormidas.

Evolução positiva conheceu ainda a taxa de ocupação-quarto no alojamento turístico, que aumentou 0,5 pontos percentuais face ao ano anterior, para 58,6%, enquanto a estada média se manteve como a segunda com maior duração das estadias, com 3,95 noites, apenas atrás da Região Autónoma da Madeira.

A acompanhar a tendência estiveram ainda os números do Aeroporto Internacional Gago Coutinho, em Faro, que recebeu 9,8 milhões de passageiros comerciais, “o maior registo da sua história e um crescimento de 2% face a 2023”.

“O Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor, com 4,4 milhões de passageiros (+0,3%), seguido da Alemanha, com 1,13 milhões (+9,7%), e da Irlanda, com 967 mil passageiros (+7,9%)”, realça o Turismo do Algarve.

Tal como o alojamento e o aeroporto, também o golfe viveu um ano positivo, com 1,46 milhões de voltas jogadas ao longo de 2024, o que traduz um crescimento de 5% face a 2023.

“No segmento do golfe, o Algarve voltou a alcançar um recorde”, destaca o Turismo do Algarve, indicando que os meses de outubro (179 mil voltas), abril (162 mil) e março (153 mil) foram os que registaram “maior procura”, contribuindo para consolidar “a região como o principal destino de golfe do país”, mesmo com o encerramento total do Victoria Golf Course para requalificação.

Segundo André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, estes resultados refletem o facto do Algarve ser “um dos destinos turísticos mais completos da Europa, combinando a hospitalidade das suas gentes com a excelência da oferta e uma diversidade única de experiências”

“Da tranquilidade das praias às atividades desportivas e culturais, passando pela gastronomia e enologia de topo, a região atrai milhões de visitantes, nacionais e estrangeiros, ano após ano. Estes recordes refletem a confiança dos turistas no destino e o impacto positivo na economia regional e nacional”, refere ainda o responsável.

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Aeroporto Internacional do Dubai (DXB)

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Aeroporto do Dubai estabelece novo recorde de tráfego com 92,3 milhões de passageiros movimentados

O Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) registou, no ano passado, um novo recorde  ao atingir a marca de 92,3 milhões de passageiros movimentados, o maior tráfego anual já registrado na sua história e que estabelece um novo padrão para a aviação mundial.

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O Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) registou, no ano passado, um novo recorde  ao atingir a marca de 92,3 milhões de passageiros movimentados, o maior tráfego anual já registrado na sua história e que estabelece um novo padrão para a aviação mundial.

“Este desempenho recorde foi impulsionado pelo crescimento sustentado ao longo do ano, coroado por um trimestre final extraordinário que destacou o apelo magnético do Dubai como um destino global para viagens, negócios e investimentos”, lê-se num comunicado divulgado esta quinta-feira, 30 de janeiro, pela infraestrutura aeroportuária.

Em 2023, o Aeroporto do Dubai tinha contabilizado 89,1 milhões de passageiros movimentados, pelo que o total de passageiros registados no ano passado traduz um aumento de 3,6%.

Dezembro foi, de acordo com a informação divulgada, o mês mais movimentado no Aeroporto do Dubai, com 8,2 milhões de passageiros movimentados, incluindo os passageiros embarcados e desembarcados.

Segundo o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, a infraestrutura tem uma “história de sucesso global que reflete a capacidade dos Emirados Árabes Unidos de transformar ambições ousadas em realidade”.

“O tráfego anual recorde de passageiros este ano é uma prova da busca incessante por inovação e excelência que continua a moldar o progresso dos Emirados Árabes Unidos”, acrescenta o governante.

Já Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, considera que esta é uma “conquista monumental”, uma vez que o número total ficou cerca de 200 mil passageiros acima das previsões, o que mostra que a infraestrutura está no bom caminho para alcançar a meta de 100 milhões de passageiros até 2027.

O Aeroporto do Dubai permite conexão a 272 destinos, em 107 países, e, no ano passado, contabilizou 440.300 movimentos de aviões, o que representa um aumento de 5,7% face ao ano anterior, com uma ocupação de 78,1%, num aumento de 0,3% face a 2023.

O Aeroporto do Dubai movimentou ainda 81,2 milhões de bagagens, com uma taxa de sucesso de 99,45%, o que quer dizer que apenas foram perdidas 5,5 malas por cada milhar de passageiros.

“Apesar do grande aumento no número de hóspedes, 98,2% dos hóspedes esperaram menos de 10 minutos no controle de passaportes de embarque e 99,2% dos hóspedes esperaram menos de cinco minutos na segurança”, refere também a informação divulgada.

O Aeroporto do Dubai lembra ainda que, desde 2014, ocupa a primeira posição do ranking de aeroportos mais movimentados do mundo, segundo a ACI – Airports Council International, uma vez que, ao longo da última década, a infraestrutura recebeu já mais de 700 milhões de passageiros e mais de 3,3 milhões de voos.

 

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Turquia regista receitas turísticas recorde de 58,9MM€ em 2024

No total, a Turquia recebeu, em 2024, 62,2 milhões de turistas, o que traduz um aumento de 9% face a 2023, sendo que a maioria das viagens foi motivada por lazer, desporto ou atividades culturais, com o turismo médico a representar igualmente uma fatia interessante.

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No ano passado, as receitas turísticas registaram uma subida de 8,3%  na Turquia, chegando aos 58,9 mil milhões de euros, avança a imprensa turca, que cita os dados divulgados esta sexta-feira, 31 de janeiro, pelo instituto de estatística do país.

Os dados mostram que, em média, cada visitante gastou 937 euros durante a sua estadia na Turquia, o que representa uma ligeira descida face aos gastos de 943 euros que tinham sido contabilizados em 2023.

As receitas turísticas na Turquia registaram um forte crescimento principalmente no quarto trimestre do ano, quando foi registada uma subida de 14,5%, para 13,30 mil milhões de euros.

No total, a Turquia recebeu, em 2024, 62,2 milhões de turistas, o que traduz um aumento de 9% face a 2023, sendo que a maioria das viagens foi motivada por lazer, desporto ou atividades culturais.

O turismo de compras representou ainda 6,2% das visitas à Turquia no ano passado, tendo os gastos em roupas e calçado representado 5,98 mil milhões de euros, enquanto a aquisição de souvenirs representou ainda 2,15 mil milhões de euros.

Além destes turistas, o país recebeu também 1,5 milhões de turistas em tratamentos médicos, tendo as receitas provenientes deste segmento turístico chegado aos 2,89 mil milhões de euros.

Cerca de 17% das receitas turísticas foram ainda geradas por cidadãos turcos que vivem no estrangeiro e que visitaram o país no ano passado, tendo-se registado ainda 11,4 milhões de viagens de cidadãos turcos a países estrangeiros, num aumento de 2,9%.

 

 

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