Edição digital
Assine já
PUB
Aviação

Companhias aéreas brasileiras Azul e Gol anunciam plano de fusão

As companhias aéreas Azul e Gol, duas das três maiores empresas de aviação do Brasil, anunciaram na quarta-feira planos para uma “potencial” fusão, divulgaram as empresas ao mercado financeiro.

Publituris
Aviação

Companhias aéreas brasileiras Azul e Gol anunciam plano de fusão

As companhias aéreas Azul e Gol, duas das três maiores empresas de aviação do Brasil, anunciaram na quarta-feira planos para uma “potencial” fusão, divulgaram as empresas ao mercado financeiro.

Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
Aviação
Promoção externa do Algarve começa nos Países Baixos e termina na Suíça em janeiro
Meeting Industry
TAP confirma regresso dos voos para Porto Alegre a 1 de abril de 2025
Aviação
Iberia reforça operação no Natal e disponibiliza mais de 1M de lugares
Aviação

A Azul e o principal acionista da Gol, Abra, assinaram um memorando de entendimento que foi descrito como uma “fase inicial” do processo de negociação.

A participação de cada companhia aérea na empresa resultante da fusão dependerá de uma avaliação económica que terá em consideração a estrutura de capital e as previsões de receitas de cada companhia aérea no momento da conclusão do processo.

PUB

“Após a conclusão da incorporação de ações, a Gol será incorporada à Azul ou vice-versa, conforme o caso”, lê-se no documento.

PUB

O presidente do conselho da futura empresa será da Abra por um período inicial de três anos e o diretor executivo será indicado pela Azul, enquanto o conselho de administração terá três conselheiros de cada uma delas, além de três conselheiros independentes.

Após a fusão, as duas companhias aéreas vão continuar a existir de forma independente, podendo compartilhar aeronaves, para assim aumentar as ligações aéreas.

A fusão está sujeita à autorização das agências reguladoras brasileiras e à conclusão do processo de reestruturação da dívida da Gol nos EUA.

De facto, a Gol disse aos acionistas que continua focada na conclusão das restantes etapas do processo, com o objetivo de sair do processo como uma empresa capitalizada.

A companhia aérea tem uma frota de cerca de 120 aeronaves e opera 60 rotas domésticas e 16 internacionais, segundo dados da empresa.

A Azul, por sua vez, tem 180 aeronaves e voa para mais de 160 destinos.

O terceiro maior ‘player’ do setor aéreo brasileiro é a Latam, que será a principal rival da futura empresa resultante da fusão.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Destinos

Portugal vai estar na Expo Osaka 2025 para reforçar imagem de destino de turismo responsável

A presença de Portugal na Expo Osaka 2025 visa não só promover a riqueza cultural, histórica e natural do país, mas também reforçar a sua imagem como um destino de turismo responsável, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Expo Osaka 2025, terá lugar no Japão, de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, e contará com a participação de Portugal, destacando-se como um destino turístico inovador e sustentável, segundo nota publicada na página oficial do Turismo de Portugal, que avança ainda que esta presença visa também promover a riqueza cultural, histórica e natural do país.

​A mesma fonte indica que o pavilhão português apresentará experiências imersivas, exposições interativas e demonstrações de inovação no setor do turismo, permitindo aos visitantes conhecerem as diversas facetas de Portugal, da gastronomia aos recursos naturais e culturais.​

Organizada pelo Bureau Internacional de Exposições e subordinada ao tema central “Conectando Mentes, Criando o Futuro”, refira-se que esta exposição mundial reunirá países de todo o mundo para debater e explorar soluções para os grandes desafios globais.

O Turismo de Portugal realça, por outro lado, que a participação do nosso país na Expo Osaka 2025 oferece uma excelente oportunidade para profissionais do turismo, empresários e operadores turísticos estabelecerem contactos e partilharem ideias com outros participantes do setor. As inscrições para o evento podem ser feitas através do portal oficial da Expo Osaka, onde será possível obter informações sobre as modalidades de visita e atividades programadas.

A instituição sublinha que a importância de participar vai além de uma mera visita ao evento, pois trata-se de uma oportunidade de integrar uma rede global de profissionais, divulgar novos produtos turísticos e contribuir para a promoção de práticas sustentáveis no turismo, para lembrar que este evento será uma vitrine internacional para o turismo português, destacando as suas ofertas diferenciadas e atraindo novos mercados.

A narrativa da participação nacional baseia-se na interligação entre os temas da exposição e o compromisso do país com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e o ODS 14 (Vida Debaixo de Água).

Sob o tema “Oceano, Diálogo Azul” Portugal apresenta-se como uma nação com um passado, um presente e um futuro construído em torno do oceano. A exposição será dividida em duas salas, onde será explorada a relação estreita do nosso país com o mar e a sua contribuição para a sustentabilidade global.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Transportes

Porto de Lisboa bate vários recordes nos cruzeiros em 2024

O Porto de Lisboa registou, em 2024, os melhores resultados operacionais de sempre na atividade de cruzeiros de turismo, alcançando novos recordes em termos de passageiros, escalas, tripulantes, entre outros.

O Porto de Lisboa alcançou seis novos recordes absolutos, em 2024. No total de passageiros, foram alcançados 763.752, representando mais 5.424 face a 2023, enquanto no total de escalas foram atingidas as 369, mais 16 que no ano anterior. Já nos passageiros em trânsito, o Porto de Lisboa informa que se alcançaram 591.769, registados ao longo do último ano, 7% acima do recorde anterior de 554.324 em 2023, para nas escalas em turnaround, se totalizarem mais três que em 2023 (110 vs 107), e nos navios de cruzeiros somaram-se 133, mais três do que em 2019. Finalmente, no que diz respeito aos tripulantes de cruzeiros, o novo recorde foi de 288.049, mais 3% que os 279.090 que em 2023.

Em termos de proveniência, a Europa continua a liderar como principal mercado emissor de passageiros de cruzeiros em Lisboa, destacando-se o Reino Unido, responsável individualmente por 41% do total de passageiros, seguido dos Estados Unidos (20%) e da Alemanha (14%).

A evolução positiva da atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa reflete-se também no número de navios, com 15 a realizar a sua primeira escala em Lisboa, dos quais quatro eram recém-construídos, incluindo três viagens inaugurais.

Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APL, destacou que “os resultados extraordinários dos cruzeiros em 2024 refletem a excelência do Porto de Lisboa, o empenho incondicional dos nossos colaboradores e o contributo fundamental de toda a comunidade portuária, em particular da Lisbon Cruise Port (LCP), concessionária do Terminal de Cruzeiros”.

Já Duarte Cabral, diretor-geral da LCP, considera que 2024 foi marcado por “desafios significativos, mas também por uma notável consolidação de Lisboa como um destino de excelência para o turismo de cruzeiros na Europa” e destaca a “colaboração estreita com a Administração do Porto de Lisboa e o apoio contínuo de todas as autoridades envolvidas”, através da qual a LCP “conseguiu enfrentar e superar obstáculos, promovendo o crescimento sustentável deste setor vital para a economia local”.

Os passos sustentáveis do Porto de Lisboa
A par disso, o Porto de Lisboa deu passos significativos na sustentabilidade em 2024, com destaque para o Projeto OPS (Onshore Power Supply). Com um financiamento de 14,5 milhões de euros, a primeira fase do projeto prevê a instalação de infraestrutura elétrica para fornecer energia limpa aos navios atracados, com conclusão até 2029.

Já o Programa “Cruzeiros pela Comunidade”, é uma iniciativa inovadora que promove a integração social e o turismo sustentável, reforçando a relação entre a cidade e as companhias de cruzeiro.

Outro marco de destaque foi o batismo do navio ecológico “Silver Ray”, que utiliza tecnologia de energia híbrida, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa em 40%, consolidando Lisboa como referência na adoção de práticas sustentáveis no turismo marítimo.

Recorde-se que, em outubro de 2024, o Porto de Lisboa divulgou a criação do Comité de Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa, uma iniciativa colaborativa que reforça o compromisso conjunto na implementação de soluções sustentáveis para o setor do turismo de cruzeiros, envolvendo parceiros estratégicos como a Administração do Porto de Lisboa (APL), a Câmara Municipal de Lisboa, a AGEPOR, a ANA Aeroportos, a CLIA (Cruise Lines International Association), a Lisbon Cruise Port, o Turismo de Lisboa, o Turismo de Portugal, a TAP e a Associação Zero.

Na mesma data foram apresentados pelo Porto de Lisboa dois estudos relevantes que destacam o impacto positivo da atividade de cruzeiros na economia local e os esforços ambientais em curso:

O estudo “Avaliação do Impacto Económico da Indústria de Cruzeiros em Lisboa 2023”, desenvolvido pela Nova SBE, revelou que este setor representou 0,3% do PIB nacional, com um contributo de 794 milhões de euros, mais 136% face a 2019.

Já o relatório sobre a “Monitorização da Qualidade do Ar na envolvente do Terminal de Cruzeiros de Lisboa” confirmou que os níveis de poluição se mantiveram dentro dos limites legais europeus e nacionais, refletindo o compromisso do Porto de Lisboa com a sustentabilidade ambiental.

Ainda em 2024 o Porto de Lisboa, através de Ana Lourenço, diretora de Turismo Marítimo na APL, assumiu a coordenação do Comité de Sustentabilidade da Cruise Europe, que tem como principal objetivo a promoção de práticas sustentáveis e responsáveis na indústria de cruzeiros, nos portos e destinos, em estreita colaboração com as companhias de cruzeiros.

A concluir, referência para o prémio obtido por Lisboa, no final de 2024, distinguindo a cidade como “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”, recebendo o Terminal de Cruzeiros, pela segunda vez, o prémio de “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa” nos World Cruise Awards.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
AgencySHARE

Catar, deixe-se surpreender

Os seus clientes poderão descobrir um país que desafia todas as expectativas; um destino que combina perfeitamente modernidade e tradição

Doha apresenta-se como uma das cidades de maior crescimento, mas distingue-se dos países vizinhos; quer dar a conhecer a sua história, as suas paisagens e a sua identidade única.

Catar é um destino para explorar e maravilhar-se. Os visitantes podem caminhar pelos corredores do Souq Waqif, um mercado cheio de aromas, cores e lembranças únicas, ou visitar museus de classe mundial como o Museu Nacional do Catar ou o Museu de Arte Islâmica (MIA), uma obra-prima arquitetónica projetada por Leoh Ming Pei, que abriga uma impressionante coleção de arte islâmica. Também podem descobrir a Katara Cultural Village, um centro multicultural que recomendamos visitar ao entardecer, onde é possível explorar galerias de arte, participar em workshops de música e pintura. Se preferirem arte urbana, não podem perder o Fire Station, um centro vibrante de arte local, os murais do JEDARIART espalhados por toda a cidade ou as impressionantes obras expostas no Aeroporto Internacional de Hamad.

A natureza do Catar é igualmente surpreendente. No Mar Interior (Khor Al Adaid), um fenómeno natural onde o deserto encontra o mar, é possível viver a emoção de um safári pelas dunas. Para uma experiência mais relaxante, os manguezais de Al Thakira convidam os viajantes a remar de caiaque enquanto apreciam o contraste entre a paisagem desértica e o ecossistema verde.

A gastronomia é outro dos grandes tesouros do Catar. Aqui, é possível desfrutar tanto da deliciosa culinária local, com pratos tradicionais como o Machbous e o Thareed, quanto das criações de chefs renomados mundialmente, que transformaram o país em um destino gastronómico de excelência.

Além disso, o Catar conta com um emocionante calendário de eventos internacionais, que inclui festivais culturais, espetáculos de entretenimento e competições desportivas de alto nível. Não importa se viajam em família, com amigos ou em casal, sempre encontrarão atividades e itinerários emocionantes e únicos.

Quer oferecer aos seus clientes itinerários concretos e exclusivos? Clique nestes links e descubra tudo o que os viajantes podem explorar:

Registe-se agora no portal B2B da Discover Qatar e poderá reservar para os seus clientes o programa stopover e muitas outras atividades.

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Nova edição Publituris Hotelaria revela aberturas e remodelações de hotéis até 2027

Para os próximos três anos, de 2025 a 2027, a Publituris Hotelaria conseguiu apurar 166 aberturas de empreendimentos hoteleiros para Portugal. Nesta edição, fique a conhecer ao detalhe o número de quartos, datas de aberturas previstas e respetiva classificação destas futuras unidades, a par dos hotéis com remodelações previstas até 2027. Não perca ainda as perspectivas do setor para 2025, bem como a entrevista a Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co. sobre o mercado da hotelaria em Portugal.

Publituris

Na primeira edição de 2025 da Publituris Hotelaria, pode ficar a conhecer as próximas aberturas no parque hoteleiro português.

De 2025 a 2027 estão previstos 166 novos empreendimentos hoteleiros em Portugal, num total de 16.878 unidades de alojamento – entre quartos, villas, residências e apartamentos turísticos.

No entanto, tendo em conta a totalidade de dados recolhidos pela Publituris Hotelaria para os próximos anos, incluindo empreendimentos com abertura prevista para 2028, 2029 e ainda sem data definida, os dados apontam para 191 aberturas, num total de 18.619 unidades de alojamento.

Os valores resultam do cruzamento de dados de duas consultoras imobiliárias a operar em Portugal, bem como dos dados recolhidos junto dos principais grupos hoteleiros com presença em território nacional.

O maior número de empreendimentos para os próximos anos concentra-se na região Porto e Norte, segundo os dados apurados, seguida pela Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve. Já no que diz respeito à classificação destes futuros empreendimentos, as quatro estrelas dominam o pipeline para os próximos anos.

No campo das remodelações, destaque para as remodelações totais, em alguns dos casos com o intuito de transformar edifícios já existentes em hotéis com novas marcas hoteleiras.

Ainda neste tema, a Publituris Hotelaria quis saber junto de uma das consultoras hoteleiras de maior renome internacional o que leva os grupos internacionais a investir em Portugal. Para Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, “os grupos hoteleiros internacionais estão sempre à procura de se expandir em mercados atrativos e Portugal é definitivamente um deles”.

No capítulo Management, fique a conhecer as perspectivas do setor para 2025, nomeadamente da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP); da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT); da Amazing Evolution; da Bensaude Turismo; da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP); da Savoy Signature; da United Hotels of Portugal (UHP); do Vila Galé e da Unlock Boutique Hotels (UBH).

Mas há mais para ler nesta primeira edição da Publituris Hotelaria de 2025.

Na secção de fornecedores, Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair, conta como pretendem dar destaque à produção nacional no certame que regressa à Feira Internacional de Lisboa de 10 a 12 de fevereiro para a sua 3ª edição.

A fechar, Rafaela Ferreira é a protagonista da rubrica “Palavra de Chef” deste mês. Depois de assumir a função de número dois no Feitoria, o restaurante de fine dining do Altis Belém Hotel & Spa, Rafaela Ferreira dirige agora a operação do restaurante Exuberante, inserido no Altis Porto Hotel – o primeiro e mais recente hotel do grupo na Invicta. O seu percurso, mas também a sua visão do mundo da cozinha, ganham destaque nesta entrevista, onde a profissional assegura que “antes de qualquer prémio ou reconhecimento”, o feedback positivo dos clientes é o mais importante.

As opiniões desta edição são assinadas por Karina Simões (JLL), Pedro Simões (Savills), Silvia Dragomir (Worx) e Duarte Morais Santos (CBRE). Já os Indicadores cabem à Guestcentric, com o PULSE Report.

Leia a edição completa aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Figuras

Anabela Freitas vai liderar Turismo Centro de Portugal até novas eleições

A atual vice-presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Anabela Freitas, vai liderar aquela entidade regional até serem realizadas novas eleições para a presidência, após a morte do anterior presidente, Raul Almeida, confirmou fonte da instituição.

Publituris

“Posso confirmar que a senhora vice-presidente está a coordenar a TCP neste período imediato, até serem agendadas novas eleições para eleger o novo presidente”, afirmou à Lusa fonte oficial da Turismo Centro de Portugal.

Segundo a mesma fonte, as eleições ainda não estão agendadas, mas deverão ocorrer até ao final do primeiro trimestre deste ano. Os representantes dos 100 municípios irão escolher um novo presidente, mantendo-se em funções a restante equipa da comissão executiva, composta por quatro vogais, entre os quais a vice-presidente Anabela Freitas, que foi presidente da Câmara Municipal de Tomar até 2023.

O anterior presidente da TCP, Raul Almeida, eleito para o cargo em 2023 e antigo presidente da Câmara Municipal de Mira, faleceu a 27 de dezembro de 2024, vítima de doença prolongada.

Refira-se que, nos últimos meses, já era Anabela Freitas quem representava o presidente da Turismo Centro de Portugal em praticamente todos os eventos oficiais e nos mais diversos foruns.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Boost Portugal promove campanha “Vive o inverno”

Sob o mote “Vive o inverno” a Boost Portugal lançou no mercado uma campanha com variadas opções para grupos de amigos ou famílias, na estação mais fria e chuvosa, que contempla diversos descontos.

Publituris

A Boost Portugal, empresa portuguesa especializada em animação turística, acaba de lançar uma campanha de inverno com descontos superiores a 20%. Intitulada “Vive o Inverno”, esta ação convida todos a desfrutar das cidades de Lisboa, Porto, Funchal, Sintra, Cascais, Tomar, Fátima e Évora em pleno Inverno, oferecendo opções divertidas.

A campanha, em Boost Portugal (tours Lisboa e Porto) válida até 15 de março de 2025, e para reservas até final de janeiro com realização de experiência até final de março na Spinach Tours, está ativa online, em todos os websites das marcas Boost Portugal.

Disponível apenas em reservas diretas, inclui: Tours a pé Lisboa e Porto; Tours em bicicleta Lisboa e Porto; Spinach Tours; Tours em tuk tuk Lisboa e Porto; e Tours de Segway Lisboa e Porto.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Transportes

MSC World America vai oferecer 19 opções diferentes de camarotes

O MSC World America, navio que passa a integrar a frota da MSC Cruzeiros em abril deste ano, vai disponibilizar 19 tipos diferentes de camarotes, oferecendo aos passageiros um mundo de opções no que diz respeito ao alojamento.

Publituris

Desde camarotes com varanda com vistas para o mar a familiares comunicantes e luxuosas suítes MSC Yacht Club com a sua própria banheira de hidromassagem, o MSC World America vai oferecer alojamentos confortáveis para ir ao encontro de todos os passageiros.

Existem ainda as luxuosas Owner’s Suites de 150 metros quadrados e Suites Duplex com um espaço de entretenimento privado para aqueles que procuram melhorar a sua experiência de férias, até camarotes interiores que oferecem uma melhor relação qualidade-preço.

O novo navio também será o primeiro a apresentar sete distritos a bordo, concebidos para permitir que passageiros de todas as idades escolham a sua própria aventura de férias e aproveitem ao máximo o seu tempo a bordo.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Quatro comunidades intermunicipais da região Centro em parceria inédita na FITUR

Quatro comunidades intermunicipais (CIM) da região Centro (Beiras e Serra da Estrela, Coimbra, Leiria e Viseu Dão Lafões) formaram uma parceria inédita para estarem presentes na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), entre os dias 22 e 26 deste mês, pretendendo mostrar a dinâmica turística dos seus territórios.

Publituris

A CIM Região Beiras e Serra da Estrela, a CIM Região de Coimbra, a CIM Região de Leiria e a CIM Viseu Dão Lafões decidiram congregar esforços num objetivo global: dar a conhecer o melhor da região, naquela que é a maior feira de turismo da Península Ibérica e uma das mais importantes da Europa.

Num espaço comum, as quatro CIM, indicam em comunicado, que vão promover os produtos turísticos e as experiências de referência do território e proporcionar aos visitantes os sabores únicos que definem a sua identidade, para acrescentar que a participação constituirá também um importante ponto de encontro para networking e reuniões de negócios, que abrirão a porta a oportunidades comerciais vantajosas para a região.

A programação do espaço (stand 4F26, localizado no Pavilhão 4 da FITUR) será estruturada por temas e incluirá momentos dedicados a produtos emblemáticos da região, com destaque para a natureza, o património e os sabores mais distintivos. Alguns dos momentos em destaque serão a apresentação e degustação de queijos dos quatro territórios, assim como a promoção dos vinhos e da oferta de enoturismo, entre outras propostas turísticas da região.

A abertura oficial do stand, na tarde do dia 22 de janeiro, contará com a presença dos presidentes das quatro CIM – Luís Tadeu (CIM Região Beiras e Serra da Estrela), Emílio Torrão (CIM Região de Coimbra), Gonçalo Lopes (CIM Região de Leiria) e Fernando Ruas (CIM Viseu Dão Lafões) – e de outros convidados.

Para Luís Tadeu, presidente da CIM Região Beiras e Serra da Estrela, esta participação em parceria “representa uma estratégia de promoção conjunta e integrada que promove e consolida o Centro de Portugal como um destino turístico diversificado e de excelência”, para apontar que “esta presença no maior evento de turismo de Espanha é uma oportunidade ímpar para destacar o nosso papel no mapa turístico ibérico-europeu e reforçar a visibilidade dos nossos territórios conhecidos pela sua tradição cultural e histórica, gastronomia, natureza e aventura e saúde e bem-estar.”

Por sua vez, Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra sublinha que “com o mote “Região de Coimbra: onde a tradição encontra o futuro”, os nossos municípios vão realizar algumas apresentações enquadradas na nossa estratégia para um turismo inovador e sustentável, contribuindo para o crescimento económico da região”. Será ainda apresentado o guia “À descoberta da Região de Coimbra”, que pretende atrair visitantes para o território.

Já Gonçalo Lopes, presidente da CIM Região de Leiria, a participação das quatro entidades “representa uma oportunidade estratégica para promovermos a nossa região e apresentarmos novos produtos turísticos que destacam a diversidade e singularidade do nosso território. Este ano, em parceria com outras comunidades da Região Centro e com o apoio do Turismo de Portugal, conseguimos ampliar a visibilidade da nossa oferta e criar novas complementaridades que qualificam o destino e enriquecem a experiência dos visitantes”, avançando que este tipo de iniciativas “reforça o posicionamento internacional da nossa região e o seu atrativo no competitivo mercado turístico global”.

Finalmente, Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha a relevância da participação conjunta. “Esta parceria inédita vem dar provas da importância de uma cada vez maior colaboração entre as diversas Comunidades Intermunicipais. Juntos, conseguimos apresentar uma proposta turística integrada que destaca as singularidades de cada território, consolidando a nossa posição como um destino de referência no mercado ibérico, um segmento fundamental para Viseu Dão Lafões”, disse.

O dirigente está convicto de que “conseguimos gerar sinergias que contribuem para o crescimento sustentado e para o aumento da visibilidade de Viseu Dão Lafões no panorama turístico europeu”.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Foto: Depositphotos.com

Destinos

Espanha atinge 94 milhões de turistas internacionais, em 2024, diz ministro do Turismo espanhol

O ministro da Indústria e Turismo de Espanha, Jordi Hereu, apresentou uma previsão para os números do turismo para o ano 2024: 94 milhões de turistas internacionais e receitas de 126 mil milhões de euros.

Victor Jorge

O ministro da Indústria e do Turismo, Jordi Hereu, avançou esta quarta-feira, 15 de janeiro, com a projeção dos números relativos às chegadas e despesas de turistas internacionais, admitindo que 2024 será “o melhor ano para o turismo em Espanha desde que há registos”. Hereu também antecipou o crescimento do turismo nos primeiros quatro meses de 2025 e resumiu o desempenho do mercado de trabalho no sector do turismo no ano passado.

Em conferência de imprensa, realizada hoje no Ministério da Indústria e Turismo, Hereu explicou que, de acordo com os cálculos de de fim de ano elaborado pela Turespaña, as receitas nos destinos, em 2024, crescerão cerca de 16% em relação a 2023, para 126 mil milhões de euros, e os visitantes internacionais atingirão 94 milhões, mais 10% do que no ano anterior.

Estes números confirmam que a Espanha está, mais uma vez, a enfrentar um ano recorde e ratificam – na opinião do ministro Hereu – que o país “está a caminhar para um modelo de turismo de maior qualidade e mais diversificado, tanto em termos de sazonalidade, como de produtos e destinos, em linha com as políticas públicas promovidas pelo Governo nos últimos anos”.

Na sua intervenção, Jordi Hereu referiu-se a algumas tendências que exemplificam a transformação do modelo turístico. No que diz respeito à dessazonalização, e comparando o fluxo de chegadas em 2019, o último ano antes da pandemia, com o que aconteceu em 2024, “pode ver-se que os meses do que chamamos a época baixa e média têm maiores aumentos de viajantes do que a média e os meses da época alta. Por outras palavras, Espanha continua a crescer em termos de viajantes na época alta, mas a um ritmo mais baixo do que nos outros meses do ano”.

Em termos de diversificação e experiências, observam-se mudanças significativas em 2024 em termos das motivações de viagem dos turistas internacionais. Em comparação com o ano de referência 2019, neste último ano Espanha regista mais 32% de turistas que dizem que visitaram o país por motivos culturais e mais 28% por motivos gastronómicos, acima da média de todas as motivações incluídas no inquérito da EGATUR.

Quanto ao número de visitantes por região, é de notar que, de janeiro a novembro de 2024, a taxa de variação dos turistas e das receitas nas regiões da chamada “Espanha Verde” e interior cresceram, em termos relativos, em comparação com 2023, acima da média de Espanha e das seis principais regiões. Por exemplo, o número de turistas nas comunidades principais cresceu 10,5% e as receitas 16,5% nesse período de 2024, enquanto o das comunidades associadas à “Espanha Verde” e interior cresceu 12,9% em termos de turistas e 18,9% em termos de despesas.

Como última tendência relevante, e tendo em conta os principais mercados emissores de turistas para o país, observa-se que, em 2024, os mercados de alto valor (como os EUA, a América Latina e a Ásia) “cresceram significativamente mais do que o mercado europeu”, revelou o ministro.

1.º quadrimestre promete
Relativamente ao desempenho do turismo durante os primeiros quatro meses de 2025, Jordi Hereu estimou que Espanha “poderá atingir 36 mil milhões de euros em gastos turísticos, mais 16% do que no mesmo período de 2024, e um número de visitantes próximo dos 26 milhões de turistas, mais 9% do que no mesmo período do ano anterior”.

Quanto ao emprego no setor do turismo, Hereu salientou que “aumentou no último mês do ano passado 3,8% em relação ao mesmo mês de 2023, atingindo 2,6 milhões de trabalhadores”. Hereu sublinhou que 2024 termina, tal como 2023, com “o maior número de trabalhadores” da série histórica e, além disso, com uma queda do emprego temporário e uma melhoria do emprego assalariado, que cresceu 4,4% em termos homólogos em dezembro. “Em suma, 2024 trouxe, em termos de emprego turístico, uma melhoria não só em quantidade, mas também em qualidade”, admitiu.

Apesar dos números históricos de 2024 e das boas perspectivas para o ano que acaba de começar, o ministro afirmou que “todos os intervenientes no setor do turismo devem estar conscientes de que ainda há muito a fazer e de que não devemos ser complacentes”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
Análise

Portugueses gastam mais de mil euros por viagem, revela a CamperDays

Um estudo da CamperDays, um dos principais operadores turísticos de autocaravanas da Europa, revela que os portugueses reservam as férias, em média, com 16 semanas de antecedência e gastam mais de mil euros por viagem. Por outro lado, indica que a maior parte dos viajantes portugueses está na faixa dos 35-44 anos, enquanto os destinos favoritos incluem o próprio país, Espanha e Austrália.

Publituris

Após um ano da entrada da CamperDays no mercado português, o considerado booking.com dos alugueres de identificou que a maior parte dos utilizadores portugueses (36%) está na faixa dos 35-44 anos, seguidos por viajantes nas faixas de 55-64 anos (27%) e 65+ (18%).

Um estudo da empresa, que destaca as preferências e tendências dos viajantes portugueses indica que mostram-se organizados e atentos ao planeamento das suas viagens, reservando em média com 16 semanas de antecedência. As viagens em grupo são populares com uma média de três elementos por viagem, com duração de 9 dias e um gasto médio de 1.100 euros.

A análise dá ainda conta que os destinos favoritos dos portugueses incluem o próprio país, Espanha e Austrália, refletindo o desejo por explorar desde escapadelas próximas e culturais até aventuras exóticas em paisagens distantes.

No que se refere às tendências de viagem, o estudo realça que cerca de 80% dos contactos com o serviço ao cliente ocorrem na fase de pré-reserva, evidenciando o interesse dos portugueses em esclarecer dúvidas e obter recomendações antes de confirmar as suas escolhas. Além disso, as famílias preferem viajar durante a época alta, aproveitando férias escolares e climas favoráveis e os viajantes sem filhos optam por períodos de época baixa, procurando mais tranquilidade e destinos menos concorridos.

Refira-se que a CamperDays continua a oferecer um serviço intuitivo, ajudando os utilizadores a encontrar, comparar e reservar autocaravanas de forma rápida e eficiente. Com mais de 3,6 milhões de visitas em 2024, a CamperDays opera, atualmente, em 32 países, oferecendo acesso a mais de 700 estações de recolha e uma rede de mais de 150 parceiros. Em Portugal, a plataforma aponta que tem observado um crescente interesse pelo caravanismo, refletindo a procura por viagens mais flexíveis e personalizadas.

Neste sentido, e com a crescente popularidade do caravanismo em Portugal, em 2025, a CamperDays planeia continuar a investir no mercado português, fortalecendo a sua rede de parceiros e proporcionando ainda mais benefícios aos seus utilizadores. Com uma procura crescente por viagens em contacto com a natureza e experiências personalizadas, a plataforma promete atender às expectativas dos aventureiros experientes e iniciantes no mundo do caravanismo.

A empresa dá acesso a mais de 35 mil veículos disponíveis para aluguer em todo o mundo, incluindo o Reino Unido, Europa, Austrália, EUA, Canadá e África do Sul. A plataforma permite que os clientes escolham entre uma seleção de fornecedores de confiança em todo o mundo através de um processo de reserva simples em três passos, com alugueres disponíveis a partir de apenas 80 euros por dia.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.