APAVT organiza em Cascais evento final do projeto europeu de sustentabilidade SUSTOUR
O evento final do projeto europeu dedicado à sustentabilidade SUSTOUR vai decorrer em Cascais, a 13 e 14 de setembro, subordinado ao tema “Empoderar a Distribuição Turística Europeia para um Futuro Sustentável” e com organização da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Cascais vai ser palco, a 13 e 14 de setembro, do evento final do projeto europeu dedicado à sustentabilidade SUSTOUR, iniciativa que vai ser subordinada ao tema “Empoderar a Distribuição Turística Europeia para um Futuro Sustentável” e que será organizada pela Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
“O evento ocorre por iniciativa da APAVT, uma das associações-membro do consórcio SUSTOUR, com o apoio da ATC-Associação de Turismo de Cascais. Neste encontro, serão apresentadas as melhores práticas dos agentes de viagens e operadores turísticos que integraram com sucesso a sustentabilidade nos seus negócios e operações”, sublinha a associação, num comunicado enviado à imprensa.
De acordo com a APAVT, este evento representa o culminar de uma iniciativa que “reuniu mais de 600 operadores turísticos e agentes de viagens de 35 países de toda a Europa” que, ao longo de três anos, “trabalharam para melhorar a sustentabilidade das suas operações, incluindo seis dezenas de agências de viagens e operadores turísticos portugueses”.
O evento vai contar com cinco sessões temáticas e decorre em formato híbrido, reunindo presencialmente, no Centro Cultural de Cascais, cerca de 70 participantes, incluindo especialistas em sustentabilidade e coordenadores de sustentabilidade de agências e operadores de diversos países europeus, sendo transmitido em streaming para centenas de outros.
“Cada uma destas cinco sessões temáticas será liderada e moderada por um especialista de cada um dos assuntos em análise, sendo dada oportunidade às PMEs participantes para partilhar as suas histórias e experiências de sucesso”, explica a APAVT.
Durante o evento, vão ser ainda apresentados os resultados do Projeto SUSTOUR, sendo a iniciativa encerrada com uma cerimónia de entrega de prémios e certificações Travelife, em reconhecimento dos esforços e realizações notáveis das PMEs no contexto do projeto SUSTOUR.
“As conquistas das empresas no âmbito deste projeto inspiram-nos a todos. Procuramos motivar outros a juntarem-se a esta jornada rumo à sustentabilidade e a APAVT permanecerá comprometida em promover a sustentabilidade entre os nossos associados, muito além da conclusão deste projeto, desenvolvendo as ferramentas e parcerias para um futuro de viagens sustentáveis”, afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.
Recorde-se que o SUSTOUR é um projeto COSME, cofinanciado pela EU, que visa desenvolver e aplicar ferramentas e normas para ajudar os operadores turísticos e as agências de viagens a melhorar o seu desempenho em matéria de sustentabilidade.
Este programa beneficiou de um orçamento de apoio às PME de 600.000 euros para a implementação de um sistema alargado de apoio à formação e certificação de operadores turísticos e agentes de viagens, sendo gerido por um consórcio de sete organizações, incluindo a APAVT, e apoiado por outras 24 associações de agências de viagens.