Faro liga-se aos EUA, Finlândia e Islândia
A partir de maio, o Aeroporto Gago Coutinho (Faro) passará a contar com três novas rotas, totalizando 86 rotas, 75 destinos e uma média 821 frequências semanais.

Victor Jorge
Aer Lingus com voo exclusivo para Faro em agosto através do programa “Avios-Only”
ACI World projeta 22,3 mil milhões de passageiros até 2053
Companhias aéreas programam quase 247 milhões de lugares para o verão em Espanha
Royal Caribbean International coloca próximo navio da classe Icon a operar em Barcelona
Depois de ter registado quase 10 milhões de passageiros (mais concretamente, 9,8 milhões), em 2024, correspondendo a uma evolução de 2% face a 2023, o Aeroporto Gago Coutinho (Faro) prepara-se para, no verão de 2025, ter três novas rotas e três novas companhias.
Assim, a partir de maio, o aeroporto de Faro passa a estar ligado a três novos mercados – EUA, Finlândia e Islândia – com três rotas e três companhia totalmente novas: Nova Iorque (Newark) com a United Airlines; Helsínquia com a Finnair;e Reiquiavique com a Play.
Segundo a ANA Aeroportos de Portugal e a VINCI Airports, “estes resultados reforçam a posição de Portugal como um hub de aviação de referência na Europa e evidenciam o compromisso da ANA e da VINCI Airports com a melhoria contínua da experiência aeroportuária”.
De resto, a ANA refere, em comunicado, que, no verão de 2025, o aeroporto de Faro contará com 86 rotas, 75 destinos e prevê-se, em média, 821 frequências semanais, um acréscimo médio de 8% do número médio de frequências semanais face ao verão homólogo. A conectividade do Algarve passa, assim, a fazer-se a 22 mercados internacionais.
O reforço das ligações com a América do Norte (Canadá e EUA) far-se-á com o primeiro voo para Nova Iorque a 17 de maio.
Além disso, passarão a existir novas ligações a Berlim com a Eurowings; a Bournemouth com a Jet2.com; Londres Luton com a Jet2.com; Zurique com a easyJet; e Bordéus com a easyJet & Transavia.
Mas também haverá um aumento da capacidade nos voos da Edelweiss, entre abril e maio, com a companhia aérea a passar a operar com um A350, enquanto a Air Transat reforça a rota Toronto Faro com +5% de capacidade.
Em termos de frequências semanais, o aeroporto de Faro passa a contar com 147 para Londres, 51 para Dublin, 30 para Paris, 27 para Lisboa, 22 para Amsterdão, 17 para Frankfurt.
Mas não é só nas rotas e frequências que o aeroporto de Faro sofre melhorias. Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir padrões operacionais e de qualidade de serviço, a ANA|VINCI Airports está a implementar um programa “robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia (UPGRADE), abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão”.
No caso do aeroporto de Faro, com o intuito de aumentar a área de processamento de passageiros no controlo de fronteira de chegada, foi criada uma nova área de desembarque para chegadas de passageiros cuja origem obrigue a efetuar o controlo de fronteira para entrarem no espaço Schengen. Refira-se ainda a obra de substituição da cobertura, ainda a decorrer, correspondendo a um investimento total na ordem dos 17,3 milhões de euros.