Castro Daire acolhe Fórum de Turismo Sustentável
No próximo dia 10 de abril, o município de Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk.

Publituris
Antecedência e momento da reserva ditam viagens mais económicas
Tunísia celebra recorde histórico de turistas portugueses e dedica esta sexta-feira a Djerba na BTL
Comemorações dos 30 anos da AHETA começam a 10 de abril
Funchal, Loulé e Torres Vedras são os concelhos com melhor performance de negócios no Carnaval
Sob o mote “Conversas da Sustentabilidade – Certificação como fator de diferenciação para Destinos de Excelência”, Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk, num evento que reunirá especialistas, decisores e profissionais do setor para refletir sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade no turismo nacional.
Com o objetivo de colocar em destaque a certificação como fator diferenciador para destinos e agentes turísticos em Portugal, o fórum contará com dois painéis principais:
Painel 1: “Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades”
Uma reflexão sobre boas práticas, certificações, envolvimento comunitário e casos de sucesso em Portugal. Entre os oradores, destacam-se Rita Batista (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante), Manuel Sousa (Arquiteto Paisagista) e Anabela Freitas (Vice-Presidente da Região de Turismo do Centro).
Painel 2: “O Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável”
Abordará a gestão sustentável em alojamentos, desenvolvimento de produtos turísticos responsáveis e estratégias de marketing territorial. Com a presença de especialistas como Ângela Silva (Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego), Susana Mesquita (PhD em Turismo) e Cristóvão Monteiro (CH Group).
Este fórum pretende incentivar a adoção de práticas sustentáveis no setor turístico português, promovendo um diálogo construtivo entre destinos, agentes económicos e comunidade local. Através da partilha de experiências e conhecimento, a iniciativa visa contribuir para um turismo mais responsável, resiliente e alinhado com os valores ambientais, sociais e económicos do século XXI.