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BTL 2025 encerra com balanço positivo

A 35ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market terminou este domingo. A organização faz um balanço positivo e anuncia a próxima edição que acontecerá mais cedo, ou seja, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2026.

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BTL 2025 encerra com balanço positivo

A 35ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market terminou este domingo. A organização faz um balanço positivo e anuncia a próxima edição que acontecerá mais cedo, ou seja, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2026.

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A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market encerrou com números históricos, consolidando-se como o maior e mais importante evento de turismo realizado em Portugal, indica a Fundação AIP, entidade organizadora do evento, que contou com 1.500 expositores, ocupando uma área total de 50.000 m2, e apresentou um programa diversificado com mais de 600 eventos paralelos. O evento destacou-se ainda pela forte presença internacional, com mais de 100 destinos representados, tendo registado um total de 82 mil visitantes, o número mais alto de sempre.

Segundo nota de imprensa da organização, os resultados desta edição cresceram praticamente em todos os indicadores com destaque para o aumento de 7% na área de exposição, 24% no número de destinos internacionais representados, 11% no número de empresas expositoras internacionais, 18% na presença de associações e municípios e 15% no setor do alojamento.

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Destaque ainda para o grande interesse do público nas duas novas áreas temáticas lançadas este ano: BTL Weddings, dedicada ao turismo de casamentos e luas de mel, e BTL Wellness, focada no turismo de bem-estar e saúde.

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Por outro lado, mais de 300 postos de venda direta lotados com clientes a adquirir as suas férias, milhares de destinos nacionais e internacionais em oferta com promoções exclusivas, são já a imagem de marca da BTL, que se assume como o momento do ano em que os portugueses decidem e compram as suas férias, e onde se geram milhões de euros em transações.

Mais uma vez, a BTL reafirmou a sua posição como o principal ponto de encontro do setor turístico em Portugal, com um início marcado por uma forte dinâmica empresarial nos primeiros dois dias e meio, dedicados exclusivamente a profissionais. A importância da BTL no segmento B2B ficou bem patente num inquérito realizado a mais de 400 participantes profissionais durante o evento, onde 90,9% considerou que a BTL vai alavancar o seu negócio, e 99,7% recomendam a feira a outros profissionais do turismo.

Finalmente, e não menos importante, o programa Hosted Buyers, uma iniciativa estratégica desenvolvida em parceria com a TAP e o Turismo de Portugal, “superou também as melhores expectativas”, realça o comunicado, ao promover mais de 3.800 reuniões de negócios, entre os mais de 200 compradores presentes, oriundos de 42 países, e as mais de 500 empresas participantes no programa. Esta edição teve como novidade a extensão do programa para a oferta internacional presente no evento, o que permitiu alargar o posicionamento da BTL como um centro de negócios global.

Perante estes números, Dália Palma, gestora coordenadora do evento, comenta que “foi extremamente gratificante perceber junto dos nossos expositores que mais uma vez a BTL cumpriu a sua missão, gerando novas oportunidades de negócio, fortalecendo parcerias estratégicas e inspirando milhares de visitantes na escolha dos seus próximos destinos”.

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Crédito fotográfico: Câmara Municipal de Coimbra | Catarina Gralheiro
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Criado o “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” para impulsionar turismo de negócios

O “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, que ficará sediado no Convento São Francisco, foi apresentado esta segunda-feira, dia 17 de março, e visa responder à crescente importância da cidade no setor dos eventos corporativos, onde já ocupa o 3º lugar nacional, apenas atrás de Lisboa e do Porto, segundo a ICCA.

A apresentação esteve a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, do secretário executivo Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Jorge Brito, e do presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Jorge Sampaio. A cerimónia decorreu no Convento São Francisco, que vai ser a sede desta nova estrutura, criada para fortalecer o turismo de negócios e para atrair eventos corporativos para a região.

A criação do “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, conforme refere notícia publicada na página oficial da autarquia, responde à crescente importância da cidade no setor dos eventos corporativos, onde já ocupa o 3º lugar nacional, apenas atrás de Lisboa e do Porto, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Contabilizando eventos registados e validados pela ICCA, com a participação de pelo menos 50 delegados, Coimbra posiciona-se num honroso 81º lugar europeu e 143º lugar mundial, sobretudo, devido à dinâmica do Convento São Francisco.

Este é o resultado de um trabalho que a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desenvolveu a partir do levantamento de ativos da região para permitir o desenvolvimento e reposicionamento estratégico da região e atração de reuniões internacionais. Neste quadro, é inquestionável a importância de Coimbra, em particular do Convento São Francisco, na estruturação, na promoção e no marketing deste produto, daí o Convention Bureau designar-se “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, o que salvaguarda a notoriedade da cidade no referido ranking e, em simultâneo, possibilita alavancar toda a oferta do Centro de Portugal, realça a informação publicada pelo município de Coimbra.

O Convention Bureau vai ter um papel ativo na atração de congressos, promovendo Coimbra e incentivando organizadores a escolherem a cidade para os seus eventos. A estrutura oferece uma série de serviços de apoio e de contrapartidas, designadamente o conhecimento e o apoio de profissionais especializados, a elaboração de dossiês de candidatura a congressos internacionais, apresentações do destino, disponibilização de material turístico da região aos participantes, cartas de apoio e acolhimento do evento de entidades institucionais, nomeadamente autarquias,  apoio na divulgação dos eventos, ofertas de prestígio para convidados especiais e oradores, participação em fóruns, workshops, roadshows nos vários mercados internacionais e participação em feiras Internacionais, entre outras iniciativas relevantes.

O Convention Bureau também vai organizar visitas educacionais direcionadas a mercados internacionais, em colaboração com as delegações do Turismo de Portugal no exterior, com participação de buyers de referência neste segmento. Além disso, avança a notícia, está em estudo a criação de um fundo de captação para congressos internacionais, destinado a eventos com mais de 300 participantes. Outra iniciativa prevista é a análise da taxa de sucesso na captação de eventos internacionais após visitas de inspeção ao destino.

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Associação Turismo de Portimão elege novos órgãos sociais

A Associação Turismo de Portimão (ATP) acaba de eleger os novos órgãos sociais para o biénio 25/27, sob a liderança Fernando Rocha, do Grupo RR Hotels.

Com um longo percurso ligado ao sector do turismo, Fernando Rocha, do Grupo RR Hotels, sucede a Pedro Lopes, do Grupo Pestana Hotels & Resorts, e assume a liderança de uma entidade que bem conhece, da qual foi membro dos órgãos sociais e que ajudou a fundar em 2010.

Por sua vez, Francisco Neto, do Grupo Interpass, também ele sócio fundador da ATP e com uma vasta experiência em operações turísticas, foi reeleito para mais um mandato na presidência da Mesa Assembleia Geral.

Na tomada de posse, o agora presidente da Direção sinalizou a “importância e o papel da ATP e do associativismo na necessária concertação e parceria entre as entidades publicas e os agentes económicos, na gestão e promoção dos destinos turísticos, nomeadamente do “destino Portimão”, importância essa que é reforçada pelos desafios que se avizinham por força de uma conjuntura de instabilidade internacional e pelo adensamento de preocupações sobre os impactos da indefinição política interna que se parece aproximar”.

No mesmo sentido referiu, destacando “o papel fundamental do Município de Portimão enquanto parceiro estratégico da ATP ” que “a conjuntura atual exige uma nova dinâmica e um maior envolvimento de todos, e que a ATP tem de ser um fórum onde os sectores público, e privado possam convergir e encontrar respostas que concorram para melhoria e promoção de um destino sustentável, que seja catalisador de fluxos turísticos de qualidade e que, por conseguinte, seja gerador de um impacto económico crescente na economia local”

Para o biénio 25/27, a ATP conta nos seus órgãos sociais, com um total de 18 membros representativos das mais diversas áreas económicas do concelho.

Com vista à afirmação de Portimão pela qualidade, com uma oferta de produtos turísticos diferenciados, durante todo o ano, a direção está já a desenvolver um Plano de Marketing Territorial que será apresentado oportunamente.

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Azores Airlines reforça operação para a Páscoa e feriado do 25 de abril

Entre 11 e 27 de abril, a Azores Airlines vai reforçar a operação para os Açores em várias rotas para “corresponder ao previsto aumento da procura” para a Páscoa e para o feriado do 25 de abril.

A Azores Airlines vai reforçar a sua operação para os Açores para “corresponder ao previsto aumento da procura” para a Páscoa e para o feriado do 25 de abril, programando vários voos adicionais entre 11 e 27 de abril, informou o Grupo SATA, em comunicado.

A Azores Airlines vai reforçar a rota entre o Porto e Ponta Delgada com voos adicionais nos dias 17, 21 e 27 de abril, enquanto a rota entre Lisboa e o Pico conta com um voo extra no dia 25 de abril.

Além destas, há oferta de lugares adicionais entre o Funchal e Ponta Delgada nos dias 11, 18 e 25 de abril, “por via da utilização de um equipamento com maior capacidade”, explica a companhia aérea que realiza os voos internacionais do Grupo SATA.

“Estes voos suplementares já se encontram disponíveis para reserva no site da companhia aérea, contact center, balcões de vendas da companhia e nas agências de viagens”, acrescenta a informação divulgada.

Além do reforço anunciado, a companhia aérea vai manter ainda “as ligações habituais entre os Açores e os três aeroportos do continente (Porto, Lisboa e Faro), bem como as ligações regulares à América do Norte e ao continente Europeu”.

 

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Vietnam Airlines escolhe tecnologia de planeamento e otimização de rede da Sabre

A Vietnam Airlines selecionou a tecnologia de planeamento e otimização de rede da Sabre para apoiar a sua expansão global. A companhia aérea opera atualmente voos diretos para França, Alemanha e Reino Unido, tendo recentemente adicionado rotas para os EUA, Índia, Itália e Filipinas, e continua a explorar novos destinos na Europa, América do Norte, Austrália e Ásia.

Ao utilizar as ferramentas Fleet Manager, Profit Manager, Network Manager e Schedule Manager da Sabre, a companhia aérea pretende melhorar a rentabilidade das rotas, otimizar a programação dos voos e reforçar a sua agilidade operacional num mercado cada vez mais dinâmico.

Com planos ambiciosos de expansão internacional, a companhia aérea de bandeira do Vietname adicionou recentemente rotas para os EUA, Alemanha, Índia, Itália e Filipinas e está também a explorar novos destinos na Europa, nos EUA, no Canadá, na Austrália e na Ásia.

“À medida que nos preparamos para expandir a nossa rede global, é essencial contar com a tecnologia adequada para orientar decisões estratégicas baseadas em dados”, afirmou Nguyen Quang Trung, diretor de Planeamento e Desenvolvimento Corporativo da Vietnam Airlines, para indicar que as ferramentas de planeamento e Otimização de rede da Sabre ajudar-nos-ão a identificar rotas rentáveis, criar horários otimizados e manter a agilidade num ambiente dinâmico – permitindo-nos oferecer maior valor tanto aos nossos passageiros como ao nosso negócio.”

Refira-se que a companhia aérea já distribui as suas tarifas e ofertas através do marketplace global da Sabre.

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Zoomarine reabre para nova temporada

O parque temático traz de volta toda a diversão e magia com que já habituou os seus visitantes com a reabertura para nova temporada, tudo isto sempre com uma mensagem importante em prol da conservação animal e seus habitats.

O Zoomarine volta a abrir portas e promete uma nova temporada repleta de muita diversão para crianças e adultos, aliada à sensibilização para a preservação e conservação das espécies animais e ecossistemas.

Com uma programação que se estende até ao final de novembro, o Zoomarine regressa com a sua oferta única de atrações, apresentações e habitats que conquistaram o coração dos mais de 15 milhões visitantes que já passaram pelo parque. Quem visita o parque tem a oportunidade de assistir de perto às apresentações zoológicas com focas, leões marinhos, golfinhos, aves de rapina e aves tropicais. Para além destas, o espetáculo acrobático ‘Baía dos Piratas’, e a atuação musical ‘UpBeat’ apresentam novos enredos esta temporada com personagens inspiradoras e bem divertidas.

O bilhete de entrada no parque inclui ainda acesso a vários habitats zoológicos do Zoomarine, tais como o aquário ‘Oceanus’, o espaço ‘Américas’ onde irão encontrar espécies exóticas do continente americano, ou o mais recente borboletário e jardim botânico ‘Butterfly Garden’, sem esquecer os habitats de tartarugas, de cágados tropicais e da já conhecida Brutas, a jacaré residente.

A juntar a isto está ainda toda a oferta de atrações e espaços de lazer que podem ser desfrutados já nos primeiros meses de reabertura do parque, tais como a diversão de rafting ‘Jurassic River’, a mini montanha-russa ‘Buffalo’, as já habituais Roda Gigante e a ‘Manta’, assim como as sessões de cinema 4D, que este ano trazem uma surpresa em carteira: a exibição do filme de animação ‘O Urso e o Esquilo’, que conta a história de dois amigos improváveis numa viagem atribulada pelo mundo natural.

Para usufruir da experiência neste espaço de educação e diversão, os bilhetes de acesso ao parque podem ser adquiridos diretamente no website do Zoomarine – neste caso com descontos exclusivos online – na bilheteira física, ou através dos parceiros oficiais. As opções variam entre o bilhete diário, o bilhete para dois dias, podendo ainda ser adquiridos passes anuais ou voucher gifts.

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Costa Cruzeiros lança “Hit Parade” com partida a 2 de maio

A Costa Cruzeiros vai promover, com partida de Barcelona a 2 de maio, o cruzeiro “Hit Parade”, uma viagem de duas semanas pela Grécia e Turquia, que conta com animação musical a cargo da MTV e que vai ter uma atuação da banda britânica Skunk Anansie.

A Costa Cruzeiros vai promover, com partida de Barcelona a 2 de maio, o cruzeiro “Hit Parade”, que conta com condições exclusivas para os membros do C|Club, o programa de passageiro frequente da companhia de cruzeiros, mas que está também disponível para os demais passageiros.

Realizado a bordo do Costa Fascinosa, este cruzeiro visita vários destinos na Grécia e Turquia, incluindo uma noite em Istambul, ao longo de duas semanas e vai ser animado com um programa musical que está a cargo da MTV.

“A renovada edição de 2025 será uma experiência ainda mais entusiasmante, enriquecida com uma proposta de entretenimento que evoca a atmosfera única dos anos 80 e 90 com festas e noites temáticas, para proporcionar momentos inesquecíveis: dos grandes clássicos à dança, do rock à celebração final dedicada à pop, com destaque para a Cerimónia de Abertura com a Noite de Gala; a “Festa do Bósforo” e “Mamma Mia! em Zakynthos”, uma referência grega ao famoso filme”, explica a Costa Cruzeiros, em comunicado.

O cruzeiro “Hit Parade” vai contar também com a participação da banda musical Skunk Anansie, que vai atuar ao vivo no Costa Fascinosa no dia 9 de maio, dando a conhecer o seu novo álbum “The Painful Truth”, numa atuação que vai contar também com alguns dos “sucessos mais famosos de sempre” desta banda britânica.

Já a noite de 14 de maio vai ficar marcada pela Party DJ Set powered by MTV, que vai contar com a participação de Stefano Fontana aka Stylophonic, protagonista da cena musical dos anos 90.

Além da música, este cruzeiro vai contar também com propostas gastronómicas únicas, já que está previsto que os chefs Hélène Darroze, Bruno Barbieri e Ángel León subam a bordo do Costa Fascinosa para surpreender os passageiros numa “prova de tempo, preparando pratos inspirados em músicas famosas”.

Os chefs vão também promover uma edição limitada “Destination Plates”, com “pratos especiais inspirados nos destinos visitados, concebidos para valorizar as tradições da gastronomia local e dedicadas exclusivamente a este cruzeiro”.

Para os membros C|Club, que também vão ter atividades exclusivas a bordo, existe uma promoção especial para as reservas realizadas antes de 15 de março, estando garantido um nível de C|Club superior ao do momento da partida durante um ano inteiro, de março de 2025 a março de 2026, além de vantagens e benefícios adicionais. Mais informações aqui.

 

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VIC Properties assina acordo de gestão hoteleira com a Six Senses para o seu projeto na Comporta

O projeto “Pinheirinho” da VIC Properties, na Comporta, vai contar com a gestão hoteleira da marca Six Senses, da IHG Hotels & Resorts. Com um hotel de 70 quartos e 58 branded residences, este será o segundo projeto hoteleiro da marca a abrir portas em Portugal, a seguir ao Six Senses Lisboa, e o primeiro no país com branded residences.

A VIC Properties assinou um contrato de gestão hoteleira com a Six Senses para o seu projeto “Pinheirinho”, situado na costa da Comporta.

Com conclusão prevista para 2028, o Six Senses Comporta será o segundo projeto da marca de luxo da IHG Hotels & Resorts a abrir portas em Portugal, a seguir ao Six Senses Lisboa, e o primeiro no país com branded residences.

Desta forma, o futuro Six Senses Comporta vai contar com um hotel de 70 quartos e 58 branded residences.

A arquitetura do projeto promete “celebrar os contornos naturais dos pinhais, dos lagos e das dunas” do local em que se insere, como referido em nota de imprensa. Os 66 quartos de luxo e as suites de maiores dimensões serão alojados nas alas do edifício central, com opções de interligação para grupos maiores. As três villas jardim e a villa presidencial elevam o número total de alojamentos do hotel para 70 unidades.

Também as 58 branded residences, que vão desde moradias e apartamentos com dois a cinco quartos, refletem o local onde se encontram, assumindo os nomes de “Floresta”, “Duna” e “Lago”. Os residentes terão acesso a todas as comodidades e amenities exclusivas do hotel, bem como um lounge dedicado apenas aos proprietários.

Créditos: DR

Dos espaços de restauração farão parte um restaurante principal, centrado em ingredientes sazonais fornecidos pela horta local, um bar de piscina e um grill para opções de refeições informais. Acresce um wine bar, que destaca os produtores de vinho da região, o café deli e um mercado. A “Chef’s Table,” localizada na horta, acolherá eventos pop-up e aulas de culinária.

Às valências de restauração junta-se o Six Senses Spa Comporta. O edifício de entrada albergará o lounge de boas-vindas, com um ginásio topo de gama e um estúdio de ioga no primeiro andar. No edifício dedicado a tratamentos, os visitantes podem usufruir de uma variedade de terapias, enquanto no edifício termal podem encontrar uma piscina interior/exterior, sauna, e várias instalações de hidroterapia. A experiência fica completa com o “Alchemy Bar”, onde é possível criar produtos de spa naturais feitos à mão.

Ao anunciar o acordo, João Cabaça, cofundador e CEO da VIC Properties, afirmou: “Estamos muito orgulhosos e entusiasmados por acolher uma marca de tamanho prestígio como o Six Senses no Pinheirinho Comporta. Partilhando o mesmo compromisso de recuperar e preservar o riquíssimo património desta região, idealizámos, em conjunto, a construção de um legado duradouro, que não só respeite a terra, mas também assegure um futuro sustentável deste ativo para as gerações vindouras”.

Com 400 hectares de terreno, o Pinheirinho vai contar com um campo de golfe de 18 buracos, espaços desportivos e familiares ao ar livre, instalações equestres, trilhos naturais e hortas biológicas, além de acesso direto a pé à praia.

Leia também: Comporta vai contar com novo projeto turístico de 1,7 MM€

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Aeromexico estuda abertura de rota para Lisboa

Lisboa é, juntamente com outros destinos na Alemanha, Turquia ou Israel, uma das cidades para onde a Aeromexico está a estudar a abertura de uma nova rota, já que a transportadora mexicana vai receber novos aviões até ao fim do ano, segundo Sérgio Salvador, gerente de Mercados Offline EMEA da companhia aérea mexicana.

A capital portuguesa é um dos destinos que a Aeromexico está a analisar com o objetivo de abrir uma nova rota, avançou ao Publituris Sérgio Salvador, gerente de Mercados Offline EMEA da companhia aérea mexicana.

“Lisboa, se tivermos slots, é uma das possibilidades, juntamente com outros destinos na Alemanha, Turquia ou Israel. Está entre os destinos que temos analisado mas ainda é cedo para confirmar qualquer coisa”, revelou o responsável, à margem da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025.

De acordo com o Sérgio Salvador, a Aeromexico, que em Portugal é representada pela ATR – Atividades Turísticas e Representações, conta receber novos aviões até ao final do ano, pelo que a possibilidade de abertura de uma rota para Lisboa está a ser estudada pelo departamento de Network Planning da companhia aérea.

O mercado português, acrescentou o responsável, é interessante para a Aeromexico, não só porque procura o México para viagens de lazer, mas também devido ao tráfego corporativo.

“Há um grande tráfego corporativo de empresas portuguesas que estão a desenvolver projetos ou que já trabalham no México, e é nesses passageiros que nos estamos a focar prioritariamente”, explicou o gerente de Mercados Offline EMEA da Aeromexico.

Por enquanto, os passageiros portugueses que voam com a Aeromexico fazem-no através das várias capitais europeias para onde a transportadora mexicana já voa, concretamente Madrid, Paris, Amesterdão, Roma e Londres, sendo que, no caso da capital espanhola, além dos voos para a Cidade do México, há também ligações diretas para Guadalajara e Monterrei.

“No verão, vamos ter até 65 frequências semanais desde a Europa”, indicou ainda o responsável, que faz um balanço positivo da procura proveniente do mercado português nos últimos dois anos.

Para viajar até às capitais europeias que já contam com voos da Aeromexico, os viajantes portugueses podem usufruir dos acordos de code-share que a transportadora detém com a Air Europa, Air France e KLM, no âmbito da aliança Sky Team, para voos desde Lisboa e Porto.

Desde a Europa, a Aeromexico voa com um avião Boeing 787 Dreamliner, um aparelho moderno, com apenas quatro ou cinco anos de idade, que oferece um “grande conforto aos passageiros”.

“É um bom avião e penso que o serviço que oferecemos a bordo e pós-venda, também é muito bom e não sou eu que o digo, são os passageiros”, acrescentou Sérgio Salvador, lembrando que a Aeromexico é também um exemplo em termos de pontualidade, tendo sido distinguida pela Cirium como a companhia aérea mais pontual do mundo no ano passado, com um índice de 91% de pontualidade.

 

 

 

 

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Viana do Castelo acolhe 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural

O Forte Santiago da Barra, em Viana do
Castelo, será palco, nos dias 20 e 21 de março, do 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural,
promovido pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP).

De acordo com a organização, o evento considerado o maior do setor em 2025, pretende ser um marco na discussão sobre o presente e o futuro do turismo rural no país.

O encontro reunirá especialistas, empresários e representantes institucionais para debater os desafios e oportunidades do setor. Entre os nomes confirmados estão o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Após a sessão de abertura marcada para as 09h00 do dia 20, haverá lugar a um debate sobre “O Presente e o Futuro do Turismo em Espaço Rural”.

Durante o dia, estão agendadas sessões paralelas sobre animação turística e eventos como fator de inclusão, bem como a importância dos produtos locais e sazonais na gastronomia. Os debates prosseguem com temas como o planeamento intermunicipal do turismo e a formação e emprego no setor.

No segundo dia, 21 de março, a programação abordará temas como a digitalização e inteligência artificial no turismo rural, a massificação dos destinos e os Caminhos de Santiago. O evento encerrará com um painel dedicado aos fundos europeus e apoios para o setor.

As inscrições para o 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural estão abertas no site da Associação de Hotéis Rurais de Portugal.

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UL e ERT-RL assinam protocolo de cooperação

A Universidade Lusófona (UL) e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) vão cooperar no âmbito da formação, investigação e desenvolvimento de projetos na área do turismo, ao abrigo de um protocolo que acabam de firmar.

A cerimónia de assinatura decorreu na BTL e contou com a presença de Maria da Conceição Soeiro, vogal do Conselho de Administração da Universidade Lusófona e da Diretora do Departamento de Turismo, Mafalda Patuleia. A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa esteve representada por Carla Salsinha, presidente da Comissão Executiva.

Este protocolo estabelece um conjunto de iniciativas conjuntas, destacando-se a promoção de eventos académicos, como conferências, seminários e workshops sobre tendências e desafios do turismo, colaboração em projetos de investigação aplicada e publicação de estudos académicos sobre a atividade turística, bem como a criação de oportunidades de estágio para estudante contribuindo para a sua integração no mercado de trabalho, e ainda e o desenvolvimento de programas de formação personalizada para as necessidades da Entidade Regional de Turismo de Lisboa.

Para celebrar a assinatura deste protocolo, alguns alunos da Licenciatura em Turismo, liderados pelo professor Marco Noivo, irão realizar, no próximo dia 25 de abril, uma visita guiada à memória dos momentos mais marcantes do 25 de Abril de 1974, na cidade de Lisboa. Este roteiro permite redescobrir os lugares, as pessoas e os momentos que há 51 anos deram início à Revolução de Abril.

 

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