Edição digital
Assine já
PUB
Destinos

Parques renovam oferta para todos os gostos

Imprescindíveis em qualquer programa familiar, os parques temáticos têm ganho cada vez mais adeptos e têm apostado na modernização da sua oferta e programas. Fique a conhecer as novidades.

Raquel Relvas Neto
Destinos

Parques renovam oferta para todos os gostos

Imprescindíveis em qualquer programa familiar, os parques temáticos têm ganho cada vez mais adeptos e têm apostado na modernização da sua oferta e programas. Fique a conhecer as novidades.

Sobre o autor
Raquel Relvas Neto
Artigos relacionados
AHP debate conectividade aérea
Agenda
Ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde demite-se
Destinos
19 anos: IPDAL reafirmar objetivo de colocar a América Latina no mapa de Portugal e vice-versa
Destinos
Já não haverá fusão entre Atout France e Business France
Destinos
IATA: Tráfego aéreo cresce 10,4% em 2024 e ultrapassa níveis pré-pandemia
Aviação
LATAM anuncia novas rotas
Transportes
In Sure Broker e a SGS na lista das 50 maiores empresas de seguros em Portugal
Destinos
Lisboa é um dos destinos a não visitar em 2025, segundo a Fodor’s
Destinos
Emirates regressa a Lisboa, Porto e Faro para recrutar tripulantes de cabine
Aviação
APECATE realiza sessões de formação em IA aplicada à Animação e aos Eventos
Agenda

Pequenos e graúdos, aventureiros ou não, um pouco por todo o país existe um parque temático adequado para os mais diferentes públicos e motivações. Com muitos ou poucos anos de actividade, os parques temáticos apostam em ter novidades todas as temporadas. Mesmo quem já visitou uma vez este ou aquele parque, encontra anualmente uma nova razão para uma visita.

World of Discoveries

Em plena Cidade Invicta, o World of Discoveries é um Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido. Este ano, celebram-se os 500 anos da viagem de Fernão Magalhães e o World od Discoveries está a ultimar a sua programação, que vai assentar no contexto desta expedição.
Além disso, está em exposição permanente “um holograma 3D da imagem de Nossa Senhora de África, cuja devoção nasceu a partir da presença portuguesa em Ceuta e estende-se, atualmente, a numerosos países do continente africano”.

PUB

Com cerca de 170 mil visitantes em 2018, a verdade é que “sejam as nossas visitas temáticas ou a viagem de circum-navegação que proporcionamos aos nossos visitantes”, o World of Discoveries é um equipamento “procurado pela experiência completa, de aprendizagem e diversão, que oferece a todos aqueles que o visitam”.

PUB

O público português, espanhol, francês, alemão, brasileiro e chinês são os que mais procuram o World of Discoveries e este ano as expetativas são positivas com uma perspetiva de “crescimento no número de visitantes, assim como estamos bastante entusiasmados com o programa que iremos propor ao nosso público no âmbito das comemorações da viagem de Fernão de Magalhães”, realça fonte do museu e parque temático no norte do país.

Parque dos Monges

Localizado na Quinta das Freiras, na cidade de Alcobaça, o Parque dos Monges é constituído por seis vertentes: Ambiental, Zoológico, Aventura, Temático, Animação e Alojamento que chegam até ao público através de um conjunto de equipamentos e atividades que visam criar experiências únicas recriando, através de várias atividades, a forma de viver dos monges da Ordem de Cister.

Esta temporada, o parque tem novos ateliers, como construção de ninhos, ciclo da lã, herbário, atelier da ciência, mas também novas animações e peças de teatro, novos jogos e atividades. Estas estão disponíveis para os programas de grupos e para o público geral, que podem visitar o parque a 1 de junho e de 29 de junho a 15 de Setembro, excepto às segundas-feiras.

Com mais de 75 mil visitantes em 2018, o Parque dos Monges tem no mercado nacional o seu principal mercado, seguido de espanhóis, holandeses, franceses e americanos, mas apenas no Glamping.

Dino Parque
Inaugurado em 2018, o Dino Parque é um parque temático dedicado aos dinossauros e é o maior museu ao ar livre em Portugal. Esta exposição de dinossauros em Lisboa, na zona da Lourinhã permite observação de mais de 120 modelos de espécies de dinossauros à escala real e cientificamente comprovados, divididos pelos quatro mais importantes períodos da história da terra e da evolução da vida.

No passado mês de março, foi inaugurado um trilho novo, dedicado aos Monstros Marinhos. Este novo percurso conta com 36 novos modelos de animais marinhos desde há 400 milhões de anos até aos dias de hoje, o que ao contrário dos outros trilhos abrange diversas épocas da história da terra. Com a abertura deste novo percurso, o Dino Parque Lourinhã tornou-se “o maior parque temático do género da Europa em termos de área expositiva”. Foi também lançada a mascote do parque, o Lori, um dinossauro explorador que pode ser encontrado nas mais diversas situações no Dino Parque e com o qual os mais novos podem interagir, conhecer e tirar fotos.

Uma das novidades é a criação de uma área dedicada a festas de aniversário que será inaugurada já no próximo mês. Para o Dino Parque esta “é uma área que dará continuidade à parte mais ‘fun’ do parque, onde os mais novos poderão celebrar uma data única de uma forma diferente e embarcar numa aventura de milhões de anos tornando assim o dia inesquecível”. “Em junho iremos também alterar o horário de encerramento para as 20h00 de forma a que os visitantes possam tirar maior partido do Dino Parque nos dias mais longos e quentes que se avizinham”, diz fonte do Dino Parque.

Porém, a visita ao parque é toda uma aventura. Os visitantes quando entram no Dino Parque podem iniciar a descoberta através da exposição de fósseis com milhões de anos do espaço museológico, o Live Lab onde paleontólogos preparam e estudam as rochas e os fósseis, os cinco percursos com os modelos de dinossauros e outros animais à escala real e por fim o Pavilhão das Atividades onde os mais novos podem ser paleontólogos por um dia. Mas “o mais apreciado pelos visitantes é observar dinossauros com 23 metros de comprimento ou 8 metros de altura, a escala real dá-nos a dimensão e imponência destes animais que habitaram o planeta terra há muitos milhões de anos”.

Jardim Zoológico de Lisboa
A 28 de maio deste ano, o Jardim Zoológico de Lisboa celebra o seu 135º aniversário. Criado com o propósito de desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, o Jardim Zoológico acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies.

Para celebrar a efeméride, foram desenvolvidas várias ações, uma proposta de atividades para toda a família que será uma constante. “No dia da criança por exemplo, o Jardim Zoológico convida os visitantes a construir abrigos para aves e insetos como forma de sensibilizar para a perda da biodiversidade e como incentivo para a sua conservação. No dia 8 de junho, dia dos oceanos, vamos desenvolver atividades para sensibilizar os visitantes para o impacto do plástico na vida marinha. Também nos dias 26, 27 e 28 de julho vamos preparar a festa dos Avós. A par da comemoração das efemérides em dias anunciados, os visitantes poderão ainda assistir a encontros com educadores que irão transmitir diversas curiosidades sobre os animais e mostrar alguns materiais zoológicos como escamas, dentes de serpentes, pêlos de diversos animais, ovos de répteis, entre outros”.

Com cerca de um milhão de visitantes em 2018, com os mercados espanhol e brasileiro a liderar a procura internacional, o Jardim Zoológico vai promover, ao longo do ano, vários projetos que “vão contribuir para uma maior sensibilização, tomada de consciência e alteração de comportamentos em prol da conservação da vida selvagem e dos seus habitats”.

Monte Selvagem
Aberto ao público, numa base regular, de fevereiro a outubro, o Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, é um espaço com 20ha que combina uma reserva de biodiversidade, um parque de lazer e um projeto pedagógico para descobrir. Um parque privado que aloja 60 espécies, num total de cerca de 350 animais.

Todos os anos, o Monte Selvagem procura renovar as estruturas, tanto de habitats dos animais como de apoio técnico ao bem-estar dos mesmos, mas também aumentar as estruturas de apoio para os visitantes. Para este ano, o parque melhorou a sinalética educativa e a oferta pedagógica, “de modo a satisfazermos o nosso vasto público de todas as idades, e procurando continuar a ser um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e proteção da biodiversidade e de contacto com o meio natural, em Portugal”. A oferta do Monte Selvagem “dá para toda a família se divertir, descontrair e sentir-se mais conectada com o mundo natural”, sendo que o trampolim gigante e o passeio de trator as atrações preferidas.

As famílias, escolas e outros grupos estão entre os principais visitantes dos cerca de 100 mil que o Monte Selvagem registou em 2018.

Aquashow Park
Quem for a sul este verão, vai encontrar várias novidades. Em Quarteira, o Aquashow Park, que abriu no passado dia 1 de maio, vai passar a estar aberto todo o ano. Isto porque vai ser inaugurado o Aquashow Indoor Park, um parque aquático e de diversões coberto que vai surgir no mesmo complexo do parque outdoor. Com atrações concebidas a pensar em toda a família, o parque vai oferecer cinco diferentes planos de água disponíveis, com diversas profundidades e atrações. Jogos interativos, escorregas desafiantes ou jatos de massagens são outras das atrações disponíveis. Este conta ainda com trilhos e penhascos do Circuito de Aventura – duas piscinas situadas a diferentes níveis que permitem realizar uma viagem em altura e, pelo caminho, soluções para quem se quer atrever a uma aventura, por exemplo, na parede de escalada, na zona de salto ou de coasteering. Para os aventureiros de palmo e meio há um playground com escorregas, labirintos, piscinas de bolas e muito mais. Para quem prefere simplesmente abrandar o ritmo, o Aquashow Indoor Park criou zonas relax, spa, jacuzzi, banho turco, piscinas de essências e outras valências do universo wellness. O cenário repleto de ação, que é ainda composto por outros cinco escorregas diferentes, vai ser palco das férias, fins-de-semana e escapadinhas.

No que diz respeito ao parque outdoor este conta com a Piscina Tropical e o escorrega Thunder Cruise, ambos inaugurados em 2018, o River Slide, o escorrega duplo Twin Space Shuttle, a queda livre do Free Fall, o splash da Montanha Russa, o Speed Race, a Piscina de Ondas, agora com uma nova entrada e decoração, o Aquakids e Aqualândia, exclusivos para a pequenada.

Zoomarine
Em Albufeira, o parque aquático Zoomarine renova-se constantemente. Para esta época, o parque remodelou por completo a apresentação e o habitat de focas e leões-marinhos – Sea Adventures, que é o nome do espaço que se apresenta “com uma história muito divertida onde animais e treinadores explicam as diferentes espécies e passam uma mensagem de proteção e conservação importante”. A este junta-se também o Jurassic River, um rio “tematizado com dezenas de réplicas de dinossauros onde, por entre rápidos e vegetação, viajamos no tempo à descoberta destes fantásticos gigantes”.

Para o verão o Zoomarine também conta abrir o Rio dos Côcos, um rio lento com mais de 400 metros de percurso para desfrutar dentro de bóias, que “promete ser a diversão aquática perfeita para toda a família e fazer as delícias de pequenos e graúdos”.

Entre as mais valias do parque, que em 2017 recebeu mais de 600 mil visitantes, destaca-se o facto do Zoomarine “ser um parque temático onde brilham os animais e as mensagens de conservação e educação são uma constante – os golfinhos, as aves de rapina e mesmo os programas educacionais têm uma procura enorme”, mas também porque “integra um parque aquático onde os divertimentos aquáticos como o Harakiri, a Ilha do Tesouro e a praia com ondas constantes e com escorregas aquáticos refrescam e divertem”. A Baía dos Piratas que continua a ser “indispensável” numa visita ao Zoomarine.

Quanto às expetativas, a direção do Zoomarine considera que se nota “que apesar de haver um grande número de visitantes no verão, o parque está muito mais amplo, com mais oferta e mais serviços que aumentam significativamente a experiência e o bem-estar dos visitantes”. Em 2019, o Zoomarine espera “confirmar a tendência observada nos anos anteriores, em que a afluência de visitantes se mantém elevada ao largo de toda a temporada e não apenas nos meses de pico (julho, agosto) conseguindo o parque temático conquistar um maior aumento de visitas nos meses de média e baixa estação (maio, setembro, outubro e novembro)”.

Krazy World
Localizado em Messines, no Algarve, o Krazy World é um zoo interativo onde os mais pequenos podem interagir e alimentar cabrinhas anãs, lamas e gamos, mas também com as tartarugas africanas e as aves que virão comer às mãos no aviário ou com os lemures. Depois da interação com os animais, o parque conta com uma piscina com escorrega e com atividades, tais como, arborismo, kart a pedal, insufláveis, mini moto 4, passeios de pónei ou o circuito de minigolf com 18 buracos.

Este ano, a novidade é um novo espaço para crianças, o “Nature Play”, que se trata de um espaço de diversão para crianças todo construído com materiais naturais e materiais reciclados.
Com um crescimento de 5% no ano anterior e com as mesmas expetativas para este ano, o Krazy World é visitado sobretudo pelos mercados português, inglês, francês e holandês.

Sobre o autorRaquel Relvas Neto

Raquel Relvas Neto

Mais artigos
Artigos relacionados
AHP debate conectividade aérea
Agenda
Ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde demite-se
Destinos
19 anos: IPDAL reafirmar objetivo de colocar a América Latina no mapa de Portugal e vice-versa
Destinos
Já não haverá fusão entre Atout France e Business France
Destinos
IATA: Tráfego aéreo cresce 10,4% em 2024 e ultrapassa níveis pré-pandemia
Aviação
LATAM anuncia novas rotas
Transportes
In Sure Broker e a SGS na lista das 50 maiores empresas de seguros em Portugal
Destinos
Lisboa é um dos destinos a não visitar em 2025, segundo a Fodor’s
Destinos
Emirates regressa a Lisboa, Porto e Faro para recrutar tripulantes de cabine
Aviação
APECATE realiza sessões de formação em IA aplicada à Animação e aos Eventos
Agenda
PUB
Destinos

Lisboa é um dos destinos a não visitar em 2025, segundo a Fodor’s

O portal de viagens Fodor’s elaborou uma lista de 15 destinos a evitar em 2025 devido ao excesso de turismo e aos protestos dos residentes, na qual se encontra a capital portuguesa de Lisboa.

O portal de viagens Fodor’s elaborou uma lista de 15 destinos a evitar em 2025 devido ao excesso de turismo e aos protestos dos residentes, na qual se encontra a capital portuguesa de Lisboa.

Denominada ‘No List’, esta seleção de destinos a evitar conta também com a ilha de Bali, na Indonésia; Koh Samui, na Tailândia; Monte Everest; Agrigento e Veneza, em Itália; as Ilhas Virgens Britânicas; Kerala, na Índia; Quioto e Tóquio, no Japão; Oaxaca, no México; North Coast 500, na Escócia; Barcelona, Maiorca e Ilhas Canárias, em Espanha.

O portal explica que, apesar de serem “deslumbrantes, intrigantes e culturalmente significativos”, estes destinos apresentam alguns desafios e tensões, desde logo porque o excesso de turismo provoca problemas às comunidades locais, que se sentem negligenciadas, o que está a levar ao aumento dos protestos contra os turistas.

“Os destinos apresentados na ‘No List’ merecem a fama e a adoração que recebem. Eles são dignos do seu tempo e dinheiro. No entanto, os inúmeros desafios que enfrentam são reais e urgentes”, realça o portal.

A Fodor’s diz que não pretende, com a elaboração desta lista, promover nenhum boicote, mas realça que “o primeiro passo para aliviar um problema é reconhecer que ele existe”, motivo pelo qual decidiu publicar esta lista, de forma a “destacar os destinos onde o turismo está a colocar pressões insustentáveis ​​sobre os locais e as comunidades”.

“Essas tensões precisam de ser abordadas. Dessa forma, os destinos favoritos do mundo podem permanecer assim para a próxima geração”, acrescenta ainda a Fodor’s,

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

© Algarve Tourism – Praia do Pontal

Destinos

Turismo do Algarve participa no Connect Aviation Forum para captar novas rotas aéreas para a região

O Connect Aviation Forum é um dos eventos incluídos no calendário de promoção do Turismo do Algarve para o mês de fevereiro, que conta também com a participação em feiras, eventos de enoturismo e network, assim como com o apoio a visitas de imprensa.

O Turismo do Algarve vai participar, juntamente com o Aeroporto de Faro, no Connect Aviation Forum, evento dedicado ao setor da aviação que vai ter lugar em Girona, Espanha, entre 3 e 5 de fevereiro de 2025, e no qual a região pretende captar novas rotas aéreas.

Num comunicado enviado à imprensa com as ações de promoção do Turismo do Algarve previstas para fevereiro, explica-se que o objetivo é “transformar os planos delineados para o novo ano em ações concretas, quer junto dos profissionais do setor, como dos viajantes que já começam a planear as suas próximas férias”.

E, visto que a “captação de novas rotas aéreas continua a ser prioritária” para a região, o Turismo do Algarve e o Aeroporto de Faro vão participar em conjunto no Connect Aviation Forum, promovendo o Algarve “junto de companhias aéreas, gestores de rotas e outros parceiros relevantes”.

“Este fórum proporciona uma plataforma estratégica para a realização de networking, promoção do destino e identificação de novas oportunidades de negócio relacionadas com o desenvolvimento de novas rotas para o Algarve”, refere o comunicado do Turismo do Algarve.

Além da participação neste evento, o Turismo do Algarve vai estar também presentes em várias feiras e noutros eventos promocionais, a começar com a presença na feira FESPO & Golfmesse Zürich 2025, um certame de viagens na Suíça, que decorre até 2 de fevereiro e no qual vai ser dada a conhecer a oferta do destino, com destaque para o golfe, turismo de natureza e atividades ao ar livre.

De 3 a 5 de fevereiro, o Turismo do Algarve participa no Connect Aviation Forum e, a 13 de fevereiro, vai realizar uma apresentação sobre a oferta regional de Turismo de Natural em Haia, nos Países Baixos, numa ação organizada pelo Turismo de Portugal.

“O Turismo do Algarve vai ter a oportunidade de fazer uma apresentação da região enquanto destino de Turismo de Natureza e palco privilegiado para a prática de atividades ao ar livre junto de público selecionado e especialmente interessado neste tipo de oferta. Esta ação visa reforçar a imagem do Algarve como um destino sustentável e atrativo para os amantes da natureza”, acrescenta a informação divulgada.

Entre 14 a 16 de fevereiro, a promoção do Turismo do Algarve continua nos Países Baixos, com a participação, em conjunto com associados da ATA, na feira Fiets and Wandelbeurs, que vai ter lugar em Utrecht e na qual vai ser também apresentada a oferta regional de Turismo de Natureza.

Em fevereiro, o Turismo do Algarve vai destacar também o enoturismo e, por isso, vai estar presente na Wine Travel Week, no Porto, que decorre entre 16 e 23 de fevereiro, à qual se segue um post tour na região com um grupo “selecionado de profissionais” que vai participar no certame e que, depois, vai fazer “uma visita guiada à região, com o objetivo de conhecer, no terreno, “alguma da oferta do destino ao nível do enoturismo”.

Entre 17 e 18 de fevereiro, o Turismo do Algarve participa também no evento International Media Marketplace, um evento global de networking no Reino Unido, que vai permitir “estabelecer ligações com jornalistas, editores, influenciadores e criadores de conteúdos dedicados ao setor das viagens”.

“Esta presença vai permitir fortalecer a sua estratégia de relações públicas, estando agendadas um conjunto de reuniões com vários destes profissionais, a quem o Turismo do Algarve dará a conhecer a diversidade de histórias e experiências que o destino tem para oferecer, de forma a potenciar colaborações e parcerias relevantes”, explica o Turismo do Algarve.

De  19 a 23 de fevereiro, o Turismo do Algarve vai dar ainda apoio a uma visita de imprensa no âmbito da Volta ao Algarve, que vai contar com a participação de seis jornalistas internacionais, estando ainda previsto que, entre 20 a 24 de fevereiro, decorra outra visita de imprensa com seis jornalistas de publicações especializadas dos mercados alemão e austríaco, no âmbito da Volta ao Algarve Grandfondo.

Pelo meio, o Turismo do Algarve vai marcar ainda presença na feira F.re.e Munich, a maior feira de viagens e lazer da Baviera e uma das mais visitadas da Alemanha, que decorre de 19 a 23 de fevereiro e na qual o Turismo do Algarve vai dar “especial relevância às ofertas do destino relacionadas com Turismo de Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar”.

Antes do final do mês, o Turismo do Algarve participa ainda na feira Danish Travel Show – Ferie For Alle, a maior feira de turismo da Dinamarca, que decorre entre 21 e 23 de fevereiro, e que vai contar com “diversos operadores de viagens e destinos internacionais, proporcionando um momento estratégico não só para promover a diversidade da oferta da região junto de visitantes que procuram opções para as próximas férias, mas também para reforçar a presença do Algarve no mercado escandinavo”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Transportes

Celebrity River Cruises chega em 2027

A nova companhia de cruzeiros fluviais da Celebrity Cruises começa a navegar em 2027, vai contar com 10 navios e disponibilizar viagens pelos “rios mais emblemáticos do mundo”.

A Celebrity Cruises, companhia de cruzeiros do Grupo Royal Caribbean, vai lançar, em 2027, uma companhia de cruzeiros fluviais, denominada Celebrity River Cruises, que vai contar com 10 navios e navegar “nos rios mais emblemáticos do mundo”.

“A companhia assinou um pedido inicial de 10 navios transformadores que levarão os hóspedes a cidades históricas na Europa nos rios mais emblemáticos do mundo”, lê-se num comunicado da Melair Cruzeiros, que representa a Celebrity Cruises em Portugal.

A Celebrity River Cruises, cujo lançamento foi anunciado durante a apresentação dos resultados financeiros de 2024 do Grupo Royal Caribbean, vai contar com “itinerários exclusivos”, que representam uma “extensão natural da oferta premium da Celebrity que trará a abordagem exclusiva de serviço para a programação em rio”.

“A Celebrity Cruises levará o design elevado e a sofisticação dos navios oceânicos da Serie Edge para o rio. A combinação destas caraterísticas com a hospitalidade exclusiva da marca e as ofertas de itinerários exclusivos da Celebrity River Cruises, irá proporcionará experiências inesquecíveis – The Celebrity Way”, acrescenta a informação divulgada.

Segundo Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, a nova companhia “vai  inovar e elevar a experiência de cruzeiros fluviais”, um tipo de oferta que também é apreciada pelos passageiros da Celebrity Cruises.

“Cerca de metade dos nossos hóspedes passaram ou pretendem passar férias num cruzeiro fluvial, sabemos que aproveitarão a oferta premium da Celebrity em rios. Ao alavancar os nossos valiosos programas de fidelidade nas nossas três marcas, aprofundaremos o envolvimento com o nosso cliente e aumentaremos a nossa capacidade de manter os hóspedes no nosso ecossistema de oferta de férias”, refere ainda o responsável.

Laura Hodges Bethge, presidente da Celebrity Cruises, adianta que a Celebrity River Cruises vai começar a operar na Europa, esperando-se que os primeiros itinerários desta companhia estejam disponíveis para reserva ainda este ano.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Turismo em Cabo Verde “está longe de estar saturado”, diz PM cabo-verdiano

Ulisses Correia da Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, esteve em Lisboa para participar no Fórum Económico Portugal-Cabo Verde, onde defendeu que o setor do turismo no país “está longe de estar saturado”, apesar de ser necessário diversificar a oferta e criar propostas para as diferentes ilhas do arquipélago.

Publituris

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, considera que o setor do turismo “está longe de estar saturado” e defendeu que o país precisa de diversificar a oferta além do sol e praia nas diferentes ilhas do arquipélago.

“O setor do turismo está longe de estar saturado”, disse Ulisses Correia da Silva no discurso de encerramento do Fórum Económico Portugal-Cabo Verde, que decorreu esta terça-feira, 28 de janeiro, em Lisboa e que foi encerrado pelos chefes de governo dos dois países.

O governante cabo-verdiano considerou que o país recebeu “um número interessante” de passageiros nos seus aeroportos, que chegou a um milhão, mas acrescentou que é possível acelerar ainda mais esse crescimento através da “diversificação”, o que passa pela criação de oferta além de sol e praia.

“Temos ilhas diferentes com possibilidades e ofertas diferentes”, referiu ainda Ulisses Correia da Silva, revelando que o turismo no país, que representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, está ainda a recuperar do impacto da pandemia e segue no bom caminho, tendo a abertura dos voos da easyJet tido já “um impacto interessante” no crescimento turístico.

Recorde-se que, no ano passado, Cabo Verde recebeu mais de um milhão de turistas, com Ulisses Correia da Silva a revela que 2024 terá seguido “o mesmo sentido, com um mercado em crescimento em procura e em oferta”.

Portugal é o terceiro maior investidor no turismo em Cabo Verde, a seguir à Espanha e à Bélgica, mas o primeiro-ministro do país espera que possa subir, lembrando que o país oferece também diversas vantagens para investimento.

“Introduzimos nesta cimeira uma abordagem importante, que é a celebração de programas, acordos que interessam a Cabo Verde, para o seu desenvolvimento sustentável, mas ao mesmo tempo que criam oportunidades de investimento para o setor privado”, disse o primeiro-ministro cabo-verdiano, sublinhando que a energia, economia digital, economia azul e turismo são “áreas de alta prioridade” para Cabo Verde.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Turismo de Portugal apresenta novo esquema de certificação para turismo acessível

A 4 de fevereiro, a partir das 14h30, o Turismo de Portugal organiza uma sessão de divulgação do novo esquema de certificação da Norma Portuguesa – ISO 21902:2022 – Turismo Acessível, que promove a “acessibilidade como pilar fundamental para o turismo inclusivo e sustentável”.

Publituris

O Turismo de Portugal vai promover, a 4 de fevereiro, uma sessão de divulgação do novo esquema de certificação da Norma Portuguesa –  ISO 21902:2022 – Turismo Acessível, iniciativa que representa um “marco normativo para o setor do turismo, e, em particular, para a sustentabilidade da atividade”.

Numa nota informativa publicada no seu website, o Turismo de Portugal diz que o evento, que vai ter lugar em Lisboa, a partir das 14h30, pretende “mobilizar agentes públicos e privados para a divulgação e implementação do novo esquema de certificação, promovendo a acessibilidade como pilar fundamental para o turismo inclusivo e sustentável”.

A iniciativa, que pretende ser “um espaço de partilha e reflexão sobre a certificação e como esta pode contribuir para o crescimento da inclusão, da sustentabilidade e da qualidade do turismo em Portugal”, tem entrada livre mas requer inscrição prévia, que pode ser realizada através deste e-mail​.

A sessão de divulgação arranca com uma intervenção de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, ao qual se seguem Leopoldo Cortez, presidente do Instituto Português de Acreditação, e João Pimentel, presidente do Instituto Português da Qualidade.

Pelas 14h45, vai ser debatido o tema “Destinos inclusivos: uma prioridade no desenvolvimento sustentável”, com Paula Teles, do Instituto das Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM​)​, enquanto pelas 15h15 será apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito da Norma ISO 21902:2022 – Turismo Acessível, por Helena Ribeiro e Ana Garcia, da Subcomissão 8 – Turismo Acessível.

A iniciativa conta depois, pelas 15h45, com uma mesa redonda sobre “Boas práticas nacionais de turismo acessível”, com a participação de Tiago Gomes, do Hotel Villa Batalha; Sofia Cruz, da Parques de Sintra-Monte da Lua; Pedro Moreira, da EGEAC; e Sofia Martins, da Just Go by Sofia.

O encerramento está previsto para as 16h30, com uma intervenção de Leonor Picão, presidente da CT 144 – Serviços Turísticos.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Créditos: Just Frame It

Hotelaria

Vila Galé apura receitas de 290M€ em 2024

No ano passado, o grupo registou receitas de 172 milhões de euros na sua atividade hoteleira em Portugal, ao qual se somaram 6,6 milhões de euros de receitas provenientes do hotel que detém em Espanha. Acrescem 682 milhões de reais (cerca de 110 milhões de euros) em receitas geradas pelos hotéis do grupo no Brasil. Apesar de as contas gerais só ficarem fechadas entre março e abril, o grupo antevê um lucro entre os 105 e os 106 milhões de euros.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé apurou cerca de 290 milhões de euros em receitas no passado ano de 2024, nas operações que detém em Portugal, Brasil e Espanha. O valor foi apontado pelo grupo esta terça-feira, 28 de janeiro, em conferência de imprensa.

Em Portugal, a atividade hoteleira do Vila Galé trouxe 172 milhões de euros em receita no ano passado, um aumento de 9% face às receitas de 2023. A taxa de ocupação média situou-se nos 55%, uma subida de 4% em relação a 2023, com o preço médio a rondar os 125 euros (mais 8% face ao ano anterior).

Ainda em território luso, o número de hóspedes verificou um aumento de 5%, comparado com 2023. Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo Vila Galé, explicou este crescimento, superior ao da taxa de ocupação, com a natureza das estadias em determinadas regiões do país.

“Crescemos mais em hóspedes do que em quartos ocupados porque os hotéis que temos vindo a desenvolver no interior do país têm uma característica, que é terem estadias relativamente mais curtas do que os hotéis em destinos como o Algarve ou a Madeira. Portanto, precisam de mais clientes para produzirem mais quartos ocupados”, justificou.

Em Espanha, onde o grupo conta com uma unidade hoteleira desde o ano passado, o Vila Galé Isla Canela, as receitas situaram-se nos 6,6 milhões de euros.

Já no Brasil, 2024 trouxe receitas de 682 milhões de reais para o grupo (cerca de 110 milhões de euros), um aumento de 6% em relação a 2023.

Com a taxa de ocupação a manter-se “em linha com 2023” (cerca de 53%), o preço médio dos hotéis Vila Galé no Brasil cresceu 7%. De acordo com Gonçalo Rebelo de Almeida, os produtos de resort que o grupo detém no país registam um preço médio na ordem dos 1.100 reais, enquanto os hotéis de cidade têm um preço médio entre os 400 e os 450 reais.

Sobre o Vila Galé Cayo Paredón, em Cuba, que cumpriu um ano de atividade, Gonçalo Rebelo de Almeida referiu que os resultados “não são fabulosos, mas também não são maus, funcionou”. O grupo prevê continuar a operação no país, tendo ainda “em cima da mesa” a presença em Havana ou Varadero.

Mercados
Quanto aos principais mercados emissores do grupo, Gonçalo Rebelo de Almeida afirmou que “o mercado português continua a crescer”, constituindo-se como o principal mercado do Vila Galé. Este mercado cresceu 6% em 2024 face a 2023, representando 40 a 45% da ocupação do grupo em Portugal. Segue-se o mercado do Reino Unido, com uma fatia de 14 a 16% de ocupação nos hotéis do grupo em Portugal, com um crescimento de 1,3% face ao ano passado.

Contudo, a “diferença relevante” e a “grande novidade” dizem respeito ao mercado dos Estados Unidos da América (EUA), que cresceu cerca de 30% nos hotéis do Vila Galé em Portugal em relação a 2023, a par do Canadá, que cresceu 25%. Também o mercado alemão verificou crescimentos face ao ano passado, na ordem dos 23%.

Créditos: Just Frame It

Para Gonçalo Rebelo de Almeida, o mercado norte-americano apresenta a “vantagem” de “proporcionar estadias mais longas”, além da “apetência para descobrir outras regiões e não se focar apenas nos grandes centros” – apresentando como exemplo o interesse deste mercado por destinos como o Alentejo, Douro e Algarve. O desenvolvimento do enoturismo junto destes turistas é outro dos pontos destacados a desenvolver.

“Se recuarmos cinco a seis anos, o mercado norte-americano não aparecia no top 10 e hoje vai começar a disputar a terceira, quarta e quinta posição do ponto de vista do ranking dos mercados emissores. Tem sido um mercado que pela permanência que tem em Portugal tem tido algum interesse, porque não só fica mais noites, como alarga a sua presença a todo o território. Há aqui um efeito positivo de notoriedade do destino, de valorização da cultura, do património, da gastronomia, das paisagens naturais, da simpatia das pessoas. É um mercado também com alguma apetência para o desenvolvimento do enoturismo”, explica.

Do lado oposto, os mercados emissores que registaram quedas no grupo foram o espanhol (menos 5% face ao ano passado) e o francês (menos 10% em relação a 2023).

Perspectivas para 2025
Quanto a este ano, e com base nas reservas em carteira, bem como no movimento de reservas que está a decorrer, Gonçalo Rebelo de Almeida assegura que estas estão a “apontar para o crescimento”.

“Não estamos a apontar para um crescimento muito expressivo em 2025, mas ainda assim, os números de 2025 à data aparentam ser superiores aos de 2024 em taxas de ocupação e receitas”, afirmou o administrador do grupo Vila Galé.

Não são esperadas “grandes mudanças do ponto de vista dos mercados emissores”, notando-se “um bom ritmo do mercado norte-americano e dos tradicionais mercados europeus”.

Para este ano, o grupo hoteleiro antecipa a abertura de quatro hotéis, dois em Portugal e outros dois no Brasil.

Em Portugal, destaque para as Casas de Elvas, cuja data de inauguração está marcada para 22 de fevereiro. Com 44 quartos, a unidade de quatro estrelas representa um investimento de seis milhões de euros. Já a norte, a abertura do hotel Vila Galé no Paço do Curutêlo, em Ponte de Lima, é apontada para 1 de abril deste ano. O quatro estrelas de 69 quartos abrirá portas após um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

No Brasil, e também para 2025, o grupo prepara a abertura de um hotel de cinco estrelas em Ouro Preto a 12 de abril. Com 312 quartos, a futura unidade hoteleira surge de um investimento de 120 milhões de euros. Em novembro, é antecipada a abertura do Vila Galé Collection Amazónia – Belém, um cinco estrelas com 227 apartamentos. O projeto resulta de um investimento de 180 milhões de euros, de acordo com os dados indicados pelo grupo para a edição de janeiro da Publituris Hotelaria.

Recorde-se que o grupo Vila Galé tem ainda em carteira hotéis no Paço Real de Caxias, em Oeiras; em Penacova e em Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

No Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
PUB
Destinos

“Sentimos que há um grande apetite dos viajantes portugueses pelo Dubai”

O Turismo do Dubai promoveu esta segunda-feira, 27 de janeiro, um workshop em Lisboa para agentes de viagens, durante o qual foram reveladas as novidades do destino e destacado o crescimento que o mercado português tem vindo a apresentar.

Inês de Matos

O número de turistas portugueses que visita o Dubai está a crescer e, no ano passado, subiu 18%, revelou esta segunda-feira, 27 de janeiro, Mohammad Jassim Fathi, manager de operações internacionais do Turismo do Dubai para Portugal, Espanha e Américas, que considera que os portugueses gostam do Dubai, o que torna Portugal num dos mercados mais importantes para o destino.

“Portugal é um dos mercados de origem centrais para nós, e queremos continuar este crescimento para atrair mais turistas, sentimos que há um grande apetite dos viajantes portugueses pelo Dubai, e o Dubai é uma ótima paragem para os portugueses que viajam para a Ásia”, afirmou o responsável, que esteve em Lisboa para participar num workshop do Turismo do Dubai para agentes de viagens portugueses.

Mohammad Jassim Fathi atribui o crescimento dos turistas portugueses no Dubai ao trabalho que tem vindo a ser feito no mercado nacional, com várias formações e outras iniciativas para agentes de viagens, assim como à oferta variada do próprio destino, que é capaz de agradar aos mais variados segmentos turísticos.

“O Dubai é visto como um destino que tem muito para oferecer, e os portugueses viajam por muitas razões mas, no caso do Dubai, sabemos que gostam de praia e cultura, e isso é algo que podemos oferecer”, destacou o manager do Turismo do Dubai, realçando que também a arquitetura moderna e arrojada do Dubai constitui um motivo de atração turística.

Muitos dos portugueses que visitam o Dubai, fazem-no em programas de stopover, ainda que Mohammad Jassim Fathi sublinhe que, nos últimos anos, o Dubai se tenha tornado “no destino final para cada vez mais turistas portugueses”.

Prova disso é a média de noites que os portugueses passam no destino, que está perto das quatro noites e que, segundo o responsável, tem vindo “a crescer gradualmente” a cada ano.

“Penso que muitos dos portugueses que estiveram no Dubai em stopover, por uma ou duas noites, viram o que o destino tem para oferecer e decidiram marcar outra viagem, com as suas famílias”, acrescentou Mohammad Jassim Fathi, revelando que, apesar de o Dubai ser essencialmente um destino para famílias, há cada vez mais casais e turistas seniores portugueses a viajar para o Dubai.

Certo é que o Turismo do Dubai vai continuar a apostar no mercado portugueses e tem já previstas mais algumas iniciativas para 2025, a exemplo de parcerias com operadores turísticos, participações em roadshow e formações para agentes de viagens.

Durante este workshop, que contou com a participação da Emirates, Nortravel, Viajar Tours, Solférias, Soltrópico, Icarion, Lusanova e Image Tours, foram também reveladas as novidades do destino, a exemplo do novo museu interativo House of Hype, que abre a 7 de fevereiro, assim como do novo hotel Jumeirah Marsa Al Arab, cuja abertura está prevista para 14 de março.

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
Destinos

Espanha captura 33% do tráfego turístico para o Sul da Europa no arranque de 2025, diz estudo

Madrid, Barcelona e as Ilhas Canárias são, segundo um recente estudo da Mabrian, os destinos espanhóis que devem continuar a concentrar a maioria da procura internacional neste início de 2025.

Publituris

Espanha deverá voltar a registar uma forte procura turística durante os primeiros meses de 2025, indica um estudo da Mabrian, que prevê que o país vizinho venha a capturar cerca de 33% do tráfego turístico para o Sul da Europa no primeiro trimestre do ano.

De acordo com o estudo, divulgado esta terça-feira, 28 de janeiro, 74,4% da procura turística em Espanha deverá recair sobre 1o destinos, concretamente Madrid, Barcelona, Málaga, Alicante, Palma de Maiorca, Tenerife, Las Palmas, Valência, Sevilha, e Lanzarote.

“Esta concentração destaca a forte atração que esses destinos espanhóis têm entre os viajantes internacionais”, diz Carlos Cendra, diretor de Marketing e Comunicações da Mabrian.

O estudo da Mabrian destaca, no entanto, as cidades de Madrid e Barcelona, assim que são responsáveis por 24% e 21,7% da procura turística internacional em Espanha e que continuam a registar um aumento da procura, principalmente no que diz respeito à capital espanhola, que deverá registar um crescimento de 3 pontos percentuais face ao primeiro semestre de 2024. Em Barcelona, é esperado um crescimento de 1,2 pontos percentuais.

Destaque merecem ainda as Ilhas Canárias, que se devem manter como um tendência entre os destinos turísticos para viajantes internacionais, uma vez que destinos como Tenerife, Gran Canaria, Lanzarote e Fuerteventura têm vindo a aumentar as suas quotas de procura internacional, face ao primeiro semestre do ano passado.

“Tenerife lidera a tendência, capturando 3,7% da procura de viagens internacionais para Espanha, seguida pela Gran Canaria com 3,4%”, acrescenta o estudo da Mabrian, que aponta ainda a importância de destinos como Málaga, Alicante e Palma de Maiorca, que representam 6,4%, 4,3% e 4,1% da procura internacional para Espanha.

“Essa tendência positiva reflete os esforços sustentados para posicionar esses destinos como opções para o ano todo”, acrescenta o responsável da Mabrian, citado num comunicado enviado à imprensa.

No total, a Mabrian analisou 20 destinos espanhóis, concluindo que, no seu conjunto, estes destinos “representam 33% da procura total de viagens internacionais para o Sul da Europa e 12% da demanda global por viagens para a Europa”.

“Estes dados reforçam a posição da Espanha como um destino global líder e seu papel significativo em impulsionar a demanda para a Europa”, refere ainda o responsável da Mabrian.

Recorde-se que, no ano passado, Espanha registou um novo recorde de visitantes internacionais, contabilizando 94 milhões destes turistas.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Foto: Depositphotos.com

Destinos

Algarve com avaliação “amplamente positiva” por parte dos turistas

Avaliada que foi a perceção dos turistas na época alta no Algarve, o Observatório para o Turismo Sustentável da região conclui que a grande maioria pretende voltar e recomendaria o Algarve a outras pessoas.

Publituris

O Algarve continua a consolidar-se como um destino turístico de excelência, com os turistas a destacar a segurança, qualidade ambiental e simpatia dos residentes.

De acordo com os inquéritos realizados pelo Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO), durante a época alta, 83,8% dos turistas manifestam a intenção de regressar ao Algarve nos próximos cinco anos, enquanto 95,2% afirmam que recomendariam a região a outras pessoas.

As principais motivações para visitarem a região continuam a ser as férias e o lazer, com 90% dos inquiridos a escolherem o Algarve para desfrutar de momentos de descanso, indicando o estudo que a praia, o sol e o mar continuam a ser as atividades mais procuradas, com 39% das escolhas, seguidas pela gastronomia (23%) e pelas excursões e passeios turísticos (16%).

A qualidade dos serviços turísticos também foi reconhecida, com os serviços de alojamento a obterem uma avaliação de 4,31 (numa escala de 1 a 5), destacando-se como os de maior qualidade, seguidos pela restauração (4,19) e a simpatia dos residentes, com uma média de 4,07.

No que ao custo do destino, o Algarve foi considerado um destino de “custo moderado”, com uma média de 3,33 na escala de preços. A avaliação mais alta foi atribuída aos serviços de alojamento (3,53), enquanto as lojas tradicionais e os centros comerciais apresentaram preços mais moderados (3,19 e 3,16, respetivamente).

Para, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve “os resultados destes inquéritos são apenas a confirmação do excelente trabalho que temos vindo a desenvolver para promover o Algarve como um destino seguro, sustentável e acolhedor.”, concluindo que “continuamos focados em oferecer aos nossos visitantes uma experiência autêntica, mas sempre equilibrada entre a preservação dos nossos recursos naturais e o crescimento económico da região.”

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Governo dos Açores está contra aplicação de qualquer taxa turística na região

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, discorda da aplicação de “qualquer taxa turística” na região, apesar de cinco dos seis municípios de São Miguel aplicarem este imposto sobre os turistas desde 1 de janeiro.

Publituris

“Sou contra qualquer taxa turística. Somos um destino turístico recente, que está em consolidação, e todo o cuidado é pouco quando se pretende introduzir fatores de perturbação na nossa procura, e a taxa turística é, de facto, uma perturbação, quer queiramos, quer não”, afirmou Berta Cabral, ouvida na comissão de Economia do parlamento açoriano, reunida em Ponta Delgada, e citada pela Lusa.

A governante regional aludia, assim, a uma proposta do deputado único do PAN, Pedro Neves, que pretende criar uma taxa turística regional, no valor de três euros por dia, para cada turista que visite qualquer uma das nove ilhas do arquipélago, embora já esteja em vigor, desde o início deste ano, uma taxa turística municipal na maioria dos municípios da maior ilha dos Açores.

E avançou que “poderemos vir a ter uma duplicação de taxas que pode chegar a 12 euros por pessoa”, para acrescentar que essa solução “não se justifica”, nem é “razoável”, podendo mesmo afastar alguns turistas da região.

O autor da proposta já anunciou que “não vamos, obviamente, querer meter areia na engrenagem e criar mais uma taxa turística para o mesmo sítio, daí a alteração que vamos apresentar”, justificou também durante uma audição na comissão de Economia da Assembleia Regional.

A propósito do diploma, segundo a avança a Lusa, os deputados açorianos já ouviram representantes do “Habitat Açores”, grupo que disse concordar com a criação de uma taxa turística regional, desde que as receitas sejam utilizadas para reverter o impacto ambiental do turismo.

No entanto, a medida é contestada pelo presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA), Mário Fortuna, para quem as taxas turísticas são discriminatórias e segregadoras.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.