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Madeira nomeada para “Melhor Destino Europeu” pela National Geographic Espanha

A Madeira está nomeada para “Melhor Destino Europeu” na III edição dos prémios da  Viajes National Geographic, a versão espanhola da conhecida revista norte-americana, cujos vencedores vão ser conhecidos a 21 de fevereiro.

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A Madeira está nomeada para “Melhor Destino Europeu” na III edição dos prémios da  Viajes National Geographic, a versão espanhola da conhecida revista norte-americana, avança a Associação de Promoção da Madeira, em comunicado.

Os galardões, que vão ser entregues a 21 de fevereiro, contam com 16 categorias a concurso, num total de 80 nomeados, cujos vencedores vão ser eleitos pelos leitores da Viajes National Geographic, estando a votação a decorrer aqui.

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“Tem havido a preocupação, de forma continuada, em qualificar a oferta, através de inúmeros projetos que visam continuar a manter a Madeira no radar da indústria mundial do Turismo e que, sobretudo, demonstram a excelência da Região como destino turístico”, congratula-se Eduardo Jesus, secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira.

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Na categoria de Melhor Destino Europeu existem cinco nomeados e a Madeira concorre com o Lago Léman, a Floresta Negra, Bordéus e Nova Aquitânia, e a capital austríaca de Viena.

Além da Madeira, também o Six Senses Douro Valley e o The Reserve, no Savoy Palace, estão nomeados para estes prémios, concorrendo na categoria de Melhor Hotel Internacional.

 

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Macau quer reforçar posicionamento internacional através dos eventos

No primeiro dia da FITUR, Maria Helena Fernandes, diretora da Direção dos Serviços de Turismo de Macau, destacou os eventos que o território irá receber durante 2025 e que irão contribuir para posicionar Macau a nível internacional. Entre eles, destaque para o 50.º Congresso da APAVT e a esperança de chegar aos três milhões de turistas internacionais, em 2025.

tagsMacau

Macau irá receber, ao longo deste ano de 2025, diversos eventos que, segundo Maria Helena Fernandes, diretora da Direção dos Serviços de Turismo de Macau, irão contribuir para “aumentar o conhecimento sobre Macau a nível internacional”.

Numa iniciativa conjunta com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), foi dada a conhecer a estratégia para aproveitar os eventos que o território irá receber para colocar Macau no mapa dos operadores turísticos internacionais, especialmente, europeus, destacando Maria Helena Fernandes mercados como Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Itália.

Macau recebeu, em 2024, mais de 13 milhões de turistas, dos quais mais de 2,5 milhões foram internacionais e que Macau quer ver aumentar para três milhões já em 2025.

A responsável macaense destacou a importância que Portugal tem tido neste posicionamento de Macau, especialmente o papel que a APAVT tem tido ao dar espaço a Macau nas suas iniciativas.

Para começar, em abril, Macau realiza a Expo Internacional de Turismo (Indústria) que, mais uma vez pretende mostrar cultural e histórica do território, bem como as novidades ao nível da hotelaria e dos espaços que possui para MICE.

Em junho, será a vez da ECTAA realizar a sua reunião semestral, evento que, segundo a diretora dos Serviços de Turismo de Macau “será uma excelente oportunidade para darmos a conhecer a oferta turística aos operadores europeus”.

“Sabemos que Macau ainda não está no mapa dos operadores turísticos europeus, mas queremos inverter esta situação e este tipo de eventos dão destaque à nossa oferta que é cada vez mais diversificada”.

Mas não será só o evento da ECTAA que contribuirá para a divulgação de Macau junto dos operadores internacionais. Mesmo antes do 50.º Congresso da APAVT, realizar-se-á o Grande Prémio de Macau, evento que, de acordo com Maria Helena Fernandes, também, é “muito importante para darmos a conhecer a nossa oferta no desporto, área cada vez mais importante para o nosso posicionamento internacional e que traz muitos visitantes internacionais”.

A finalizar o ano, em dezembro, “o 50.º Congresso da APAVT fará de Macau a capital do turismo e será, mais uma vez, uma montra para mostrarmos a nossa oferta”.

Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destacou a “história rica entre a associação e Macau”, fazendo referência às diversas iniciativas conjuntas e que trazem ambos até à FITUR e que se prolongam à feira de turismo de Macau onde, segundo Pedro Costa Ferreira, “esperamos chegar com uma delegação internacional muito relevante”, estendendo-se, como já referido à reunião da ECTAA e Congresso da APAVT.

Por isso, o ano de 2025 “será um ano em que Macau terá um lugar absolutamente especial num trabalho que visa consolidar as relações turísticas entre Portugal e Macau, bem como estimular os restantes mercados europeus a estreitarem as relações com Macau e China e Oriente, em geral”.

“Queremos que Macau fique mais visível e mais próximo de Portugal, da Península Ibérica e da Europa”, rematou Pedro Costa Ferreira.

Já Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, fez referência “à importância no estreitamento dos laços comerciais entre empresas e mercados” e, nesse sentido, o congresso da APAVT levará mais Portugal a Macau, mas também mais Macau a Portugal”.

De resto, avançou Lídia Monteiro, o roadshow da China do Turismo de Portugal terminará em Macau para “reforçar a nossa presença e relação de amizade”

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Guia para o sucesso do seu hotel ou AL em 2025, com a Amenitiz

A resposta para um 2025 cheio de reservas é estar preparado!

1. Tendências no comportamento do hóspede

. Personalização – a chave para o sucesso

Ofereça experiências à medida, desde comodidades personalizadas (recolha preferências na reserva e ofereça serviços customizados) a recomendações selecionadas (guias da região e, ofertas de boas-vindas).

. Seja flexível e gere confiança 

Políticas de cancelamento claras e comunicação fácil e rápida, incentivam reservas diretas.

. Sustentabilidade em destaque

Os hóspedes dão preferência a unidades com políticas de consciência ambiental e ecológica. Comunique de forma visível referências como uma iluminação eficiente, pontos de reciclagem, poupança no consumo de água ou reutilização de artigos. 

. Saúde e bem-estar em foco

Comunique a oferta de serviços centrados no bem-estar e saúde, como carta com oferta vegetariana e vegana, serviços de spa, aulas de ioga e espaços na natureza.

 

2. Tendências tecnológicas para hoteleiros – eficazes e fáceis de implementar

. Personalização orientada por Inteligência artificial

Utilize a IA para criar ofertas personalizadas e automatizar a comunicação com os hóspedes.

. Estadia contactless

Check-in pelo telemóvel, chaves digitais e comunicação por aplicações de mensagens, simplificam as operações e atendem às expectativas dos hóspedes.

. Segurança cibernética e conformidade

Proteja os dados dos hóspedes e garanta transações financeiras seguras com base nos regulamentos da PSD2. 

 

3. Estratégias de marketing para 2025

. Storytelling e design

Os hóspedes ligam-se emocionalmente a histórias autênticas. Mostre a experiência única que a sua propriedade e a cultura local oferecem, através de recursos visuais e conteúdo preparado para as redes sociais. 

. Colaboração com influenciadores

Faça parcerias com influenciadores para aumentar a visibilidade e atrair novos hóspedes.

. Optimização de reservas diretas

Incentive as reservas diretas com vantagens como descontos ou programas de fidelização.

 

4. Como impulsionar as reservas com as tendências de 2025

. Personalize as ofertas com base nos dados da reserva, como por exemplo, descontos para estadias longas ou para nómadas digitais.

. Destaque experiências únicas, como parcerias locais e eventos culturais.

. Optimize a sua presença online com websites compatíveis com mobile e redes sociais atualizadas.

 

A Amenitiz oferece a oportunidade de fazer tudo o que precisa numa só plataforma fácil de usar, desde a criação do seu website, gestão de reservas, processamento de pagamentos, marketing digital e comunicação com hóspedes.

Simplificamos as operações e o marketing para hoteleiros independentes. Para mais informações ou para solicitar uma demonstração personalizada, clique aqui

 

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Câmara do Porto arrecadou 20,9M€ em taxa turística o ano passado

A Câmara Municipal do Porto arrecadou 20,9 milhões de euros em 2024 através da taxa turística, aplicada por dormida nos meios de alojamento da cidade, montante que representa um aumento de 8,13% face ao ano anterior, quando foram registados 19,2 milhões de euros.

A taxa turística municipal do Porto entrou em vigor a 1 de março de 2018, com um valor de dois euros por dormida, tendo contabilizado 10,4 milhões de euros no final desse mesmo ano. No entanto, com a atualização da taxa, que passou de dois para três euros a partir de 1 de dezembro de 2024, estima-se que as receitas possam alcançar 30 milhões de euros em 2025, caso o número de dormidas se mantenha estável.

De acordo com a autarquia portuense, os fundos obtidos têm sido fundamentais para reforçar áreas como segurança pública, limpeza urbana, conservação de espaços públicos e melhoria da sinalização. Além disso, o município tem investido no setor cultural, no lazer e na habitação.

A nota justificativa do regulamento da taxa turística refere a “obrigatoriedade de continuar a assegurar o Porto como um destino de referência sustentável, prevenindo a degradação e a excessiva ocupação”.

A Taxa Municipal Turística (TMT) traduz-se numa contribuição dos utilizadores de Empreendimentos Turísticos e de Alojamento Local da Cidade para a sustentabilidade do Porto enquanto destino turístico, permitindo uma melhor resposta da autarquia ao desgaste inerente à pegada turística na cidade”, explica a Câmara do Porto na sua página oficial.

 

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easyJet reduz perdas para metade com aumento de 7% nos passageiros transportados

No primeiro trimestre do seu ano fiscal, a easyJet apresentou perdas antes de impostos de perto de 73M€, cerca de metade face a período homólogo, numa redução que foi alcançada devido ao aumento de 7% nos passageiros transportados

A easyJet registou, no primeiro trimestre do seu ano fiscal, perdas antes de impostos de perto de 73 milhões de euros, valor que representa uma redução para metade face aos 148 milhões de euros apurados em igual período do ano passado e que a companhia aérea justifica com um aumento de 7% nos passageiros transportados.

De acordo com a Lusa, que cita um comunicado da companhias aérea enviado Bolsa de Valores de Londres, a receita no primeiro trimestre do ano aumentou 13% comparativamente a período homólogo, somando 2.403 milhões de euros.

Já a divida da transportadora britânica de baixo custo manteve-se inalterada, permanecendo nos 571 milhões de euros.

As contas da easyJet foram impulsionadas pelo aumento do número de passageiros transportados ao longo destes três meses, num crescimento que chegou aos 7%, para um total de 21,2 milhões de passageiros.

A easyJet revelou que, também como o total de passageiros, também a ocupação dos seus voos melhorou face ao mesmo período do ano anterior, passando dos 86,3% para 88,2%.

Positiva parece estar a ser também a procura para o verão, com Kenton Jarvis, CEO da easyJet, a indicar no mesmo comunicado que existe uma procura contínua por voos e férias, com Faro, Alicante e Cairo a estarem os destinos mais procurados.

“Isto demonstra um progresso positivo em direção ao nosso objetivo de médio prazo de gerar mais de mil milhões de libras em lucros antes de impostos”, acrescentou o responsável.

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Sabre revela as 10 principais tendências de viagem para 2025

Múltiplas viagens, liderança asiática, orçamentos dos Baby Boomers, foco na gastronomia, qualidade das companhias aéreas, facilidade de reserva, aventuras ao ar livre, planeamento antecipado, viagens em família e sustentabilidade, são as 10 principais tendências de viagem para 2025, de acordo com a Sabre.

Pelo segundo ano consecutivo, a Sabre realizou um inquérito junto das suas equipas globais para descobrir o que os profissionais do setor valorizam ao reservarem as suas próprias férias, e combinou as respostas com os dados da indústria. Os resultados revelam 10 tendências-chave que estão a moldar a forma de viajar este ano.

A análise indica que a maioria dos inquiridos planeia fazer pelo menos duas férias, sendo que uma proporção significativa planeia quatro ou mais viagens de lazer, enquanto os viajantes da região Ásia-Pacífico estão na linha da frente dos planos de viagem para 2025, com um aumento de 34% nas reservas realizadas até ao momento.

A Sabre revela ainda que os Baby Boomers são a geração mais propensa a aumentar os seus orçamentos de viagem, verificando-se um interesse crescente dos viajantes em experiências ao ar livre. Por sua vez, a gastronomia desempenha um papel central nas férias de 2025 para um número significativo de inquiridos, que avançam que a qualidade das companhias aéreas é especialmente importante para os viajantes mais jovens.

A facilidade em efetuar reservas é uma consideração crucial para os inquiridos. A multinacional de tecnologia para o setor das viagens dá conta que a maioria dos viajantes prefere planear com antecedência, reservando as suas férias pelo menos três meses antes, e que muitos optam por férias com a família alargada para passarem momentos de qualidade juntos.

No âmbito das principais tendências de viagem para este ano indica, igualmente, que a sustentabilidade está a ganhar maior relevância entre os viajantes, especialmente quando são informados sobre o seu impacto ambiental.

O inquérito de opinião dos viajantes da Sabre foi conduzido online, recolhendo respostas de 220 colaboradores globais da empresa de diferentes faixas etárias. Foram integrados dados adicionais a partir das informações de pesquisa e reservas da Sabre recolhidas entre janeiro e setembro de 2024 para viagens planeadas em 2025.

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Festival ART&TUR vai para o Fundão e já tem candidaturas abertas

O XVIII ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo vai decorrer entre 9 e 12 de setembro, no Fundão, voltando a incluir diversas competições, para as quais já se encontram a decorrer as inscrições de filmes.

O XVIII ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo vai decorrer entre 9 e 12 de setembro, no Fundão, e já tem as inscrições de filmes abertas, informou a Centro Portugal Film Commission, que é uma das organizadoras do evento.

Este ano, o ART&TUR volta a incluir várias competições em simultâneo, concretamente o Prémio de melhor filme de turismo a nível mundial (ART&TUR Global); Prémio de melhor filme nacional (ART&TUR Portugal); Prémio para a melhor publicação em blog sobre o Fundão (Blogging Fundão) e Prémio do melhor audiovisual sobre o Fundão (ART&FACTORY).

“O Festival ART&TUR, que é membro o Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo (CIFFT), é um forum global de valorização da autenticidade e da sustentabilidade e de promoção do turismo e do património cultural, que organiza anualmente um programa de 4 dias rico em experiência harmoniosas de partilha intercultural entre ilustres convidados oriundos de dezenas de países dos vários continentes”, realça a organização do festival.

As inscrições de filmes já se encontram a decorrer e podem ser realizadas aqui, enquanto o regulamento do festival pode ser consultado aqui. Até 30 de abril, as inscrições gozam de um desconto de 30%, com o prazo para inscrever filmes a terminar a 30 de junho.

 

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O “Melhor da Coreia do Sul” é novidade da Nortravel para 2025

O “Melhor da Coreia do Sul”, num circuito de 10 dias/oito noites, incluindo 25 visitas e 14 refeições, é uma das novidades do operador turístico Nortravel para este ano, com viagens agendadas para junho, agosto e outubro.

O operador turístico Nortravel está a promover uma das suas novidades para 2025, um circuito de oito noites em grupo na Coreia do Sul, com guia exclusivo, visitando Seul, Dmz, Jeonju, Hadong, Busan e Gyeongju. As partidas, de Lisboa, terão lugar a 6 de junho, 22 de agosto e 17 de outubro.

O preço desta viagem é de 3.737 euros por pessoa em alojamento duplo e inclui passagem aérea em classe económica, para os percursos indicados no itinerário em voos diretos da Korean Air, com direito ao transporte de uma peça de bagagem até 23 kg, todos os transferes indicados no itinerário, circuito em viatura de turismo de acordo com itinerário e número de passageiros confirmados,  cinco noites de alojamento nos hotéis indicados, ou similares, em quarto standard, refeições indicadas no itinerário (sete almoços, sete jantares e uma refeição ligeira tipo “sandwich box”, e acompanhamento de guia local de língua espanhola.

Constam igualmente do preço do pacote, visitas e entradas conforme indicado no itinerário, comboio de alta velocidade (KTX) em classe turística no trajeto Gyeongju – Seul (os bilhetes serão entregues no destino), taxas e seguro multiviagens.

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Governo diz que TAP está pronta para “processo de reprivatização”

A TAP SA adquiriu 100% das participações na Portugália, UCS – Cuidados Integrados de Saúde, e Cateringpor à TAP SGPS, concluindo assim as “operações societárias” previstas na reestruturação acordada com Bruxelas e que permitem que a transportadora seja reprivatizada.

A TAP está pronta para “o processo de reprivatização”, avançou o Governo esta terça-feira, 21 de janeiro, anunciando que “as operações societárias necessárias à
persecução do Plano de Reestruturação acordado com a UE” já foram concluídas.

Num comunicado enviado à imprensa, os Ministérios das Infraestruturas e Habitação e das Finanças informam que a “TAP SA adquiriu à TAP SGPS, agora renomeada SIAVILO SGPS, 100% das participações da empresa na Portugália, UCS – Cuidados Integrados de Saúde, e Cateringpor”.

A operação relativa à Cateringpor, acrescenta a informação divulgada, fica ainda a aguardar a “aprovação do Tribunal de Contas”.

Paralelamente, o Governo realizou também, a 17 de janeiro, a última entrada de capital na TAP, transferindo para a companhia aérea uma tranche de 343 milhões de euros, que veio concluir “a reestruturação financeira prevista no Plano”.

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Eurowings recebe 40 Boeing 737-8 Max da casa-mãe Lufthansa

Depois de encomendar 40 Boeing 737-8 Max, a Lufthansa decidiu entregar essas aeronaves à sua companhia Eurowings.

O grupo Lufthansa decidiu atribuir 40 novas aeronaves Boeing 737-8 Max, recentemente encomendadas, para a Eurowings. Os novos aviões oferecem 39 assentos a mais do que o Airbus A319 que substituirão. Além disso, têm um alcance 1.000 quilómetros maior e consomem até 30% menos combustível.

“Com a integração gradual de novos aviões de curto e médio curso, a Eurowings operará uma das frotas mais jovens da aviação europeia”, afirma o CEO da companhia, Jens Bischof. A encomenda das 40 aeronaves 737 novas de fábrica representa, segundo o preço de tabela, um investimento de cerca de cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,8 mil milhões de euros), constituindo o maior e mais caro projeto de renovação na história da Eurowings.

A entrega do primeiro Boeing 737-8 Max para a Eurowings começará em 2027 e totalizará 40 unidades até 2032, mantendo a empresa-mãe, grupo Lufthansa, opções para adquirir mais 60 aeronaves.

Os novos aviões substituirão gradualmente a frota de Airbus A319 e modelos mais antigos do Airbus A320. Com uma capacidade para 189 passageiros, a Boeing 737-8 Max oferece 39 assentos a mais do que a A319 e nove assentos a mais em relação ao A320.

Com maior alcance, o 737-8 Max é adequado para rotas de médio curso mais longas, que a Eurowings pretende expandir, menciona Bischof à imprensa, indicando mercados como os Emirados Árabes Unidos, Omã e destinos na África Ocidental.

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Fábrica da Coca-Cola de Azeitão passa a integrar Rede Portuguesa de Turismo Industrial

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) assinou a integração da sua fábrica em Azeitão na Rede Portuguesa de Turismo Industrial, passando a unidade a estar disponível para visitas turísticas, no âmbito da oferta de turismo industrial promovida pelo Turismo de Portugal.

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) assinou a integração da sua fábrica em Azeitão na Rede Portuguesa de Turismo Industrial, passando a unidade a estar disponível para visitas turísticas, no âmbito da oferta de turismo industrial promovida pelo Turismo de Portugal.

Num comunicado enviado à imprensa, a CCEP explica que, desde 2012, disponibiliza um “programa de visitas que permite conhecer a unidade de Azeitão, ver o processo de fabrico, ter contacto com a história da marca e degustar algumas das bebidas do portefólio tais como Coca-Cola, Fanta, Sprite, Aquarius, Powerade e Royal Bliss”.

Durante a visita, é possível “ver o funcionamento da fábrica, acompanhar os processos de produção e engarrafamento, assim como conhecer os progressos ao nível da sustentabilidade, proteção ambiental e reciclagem”.

Segundo Rui Serpa, VP & Country Manager da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal, a integração desta fábrica na Rede Portuguesa de Turismo Industrial é um “orgulho” para a empresa, “sobretudo para poder divulgar que a Coca-Cola consumida em Portugal não vem de fora, é produzida cá”.

“Há de facto muito para mostrar aqui na nossa fábrica. Esta visita é uma excelente oportunidade para dar a conhecer o processo de fabrico de um produto tão emblemático, a sua história, mas também a sua evolução ao longo das décadas, a forma como se foi adaptando aos novos tempos, e de demonstrar as nossas boas práticas, ao nível da sustentabilidade até ao nosso compromisso com as comunidades envolventes”, acrescenta o responsável.

Quem também considera que a visita é interessante é Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, que deseja que a integração desta unidade na Rede Portuguesa de Turismo Industrial seja “o primeiro passo” de um caminho conjunto.

“Destaco a preocupação da CCEP no desenvolvimento da economia local e o seu envolvimento com as comunidades locais. Para a Região de Lisboa, é um grande desafio conseguir dispersar e oferecer novos produtos, novas oportunidades a quem nos visita, e esta é com certeza uma atividade atrativa para esses públicos”, refere ainda a responsável.

Já Teresa Ferreira, diretora do departamento de desenvolvimento do Turismo de Portugal, defende que a adesão da fábrica da Coca-Cola representa “uma oportunidade de dispersar os fluxos de turistas na Região de Lisboa”.

“Há um enorme conjunto de experiências fora do centro histórico de Lisboa, e esta visita vai claramente ao encontro da nossa estratégia”, acrescenta a responsável do Turismo de Portugal.

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