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Turismo de Portugal apresenta novo esquema de certificação para turismo acessível

A 4 de fevereiro, a partir das 14h30, o Turismo de Portugal organiza uma sessão de divulgação do novo esquema de certificação da Norma Portuguesa – ISO 21902:2022 – Turismo Acessível, que promove a “acessibilidade como pilar fundamental para o turismo inclusivo e sustentável”.

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Turismo de Portugal apresenta novo esquema de certificação para turismo acessível

A 4 de fevereiro, a partir das 14h30, o Turismo de Portugal organiza uma sessão de divulgação do novo esquema de certificação da Norma Portuguesa – ISO 21902:2022 – Turismo Acessível, que promove a “acessibilidade como pilar fundamental para o turismo inclusivo e sustentável”.

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O Turismo de Portugal vai promover, a 4 de fevereiro, uma sessão de divulgação do novo esquema de certificação da Norma Portuguesa –  ISO 21902:2022 – Turismo Acessível, iniciativa que representa um “marco normativo para o setor do turismo, e, em particular, para a sustentabilidade da atividade”.

Numa nota informativa publicada no seu website, o Turismo de Portugal diz que o evento, que vai ter lugar em Lisboa, a partir das 14h30, pretende “mobilizar agentes públicos e privados para a divulgação e implementação do novo esquema de certificação, promovendo a acessibilidade como pilar fundamental para o turismo inclusivo e sustentável”.

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A iniciativa, que pretende ser “um espaço de partilha e reflexão sobre a certificação e como esta pode contribuir para o crescimento da inclusão, da sustentabilidade e da qualidade do turismo em Portugal”, tem entrada livre mas requer inscrição prévia, que pode ser realizada através deste e-mail​.

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A sessão de divulgação arranca com uma intervenção de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, ao qual se seguem Leopoldo Cortez, presidente do Instituto Português de Acreditação, e João Pimentel, presidente do Instituto Português da Qualidade.

Pelas 14h45, vai ser debatido o tema “Destinos inclusivos: uma prioridade no desenvolvimento sustentável”, com Paula Teles, do Instituto das Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM​)​, enquanto pelas 15h15 será apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito da Norma ISO 21902:2022 – Turismo Acessível, por Helena Ribeiro e Ana Garcia, da Subcomissão 8 – Turismo Acessível.

A iniciativa conta depois, pelas 15h45, com uma mesa redonda sobre “Boas práticas nacionais de turismo acessível”, com a participação de Tiago Gomes, do Hotel Villa Batalha; Sofia Cruz, da Parques de Sintra-Monte da Lua; Pedro Moreira, da EGEAC; e Sofia Martins, da Just Go by Sofia.

O encerramento está previsto para as 16h30, com uma intervenção de Leonor Picão, presidente da CT 144 – Serviços Turísticos.

 

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In Sure Broker e a SGS na lista das 50 maiores empresas de seguros em Portugal

No ranking das 50 maiores empresas de seguros em Portugal, dois dos players especialistas no mercado turístico assumem a 11ª e a 27ª posições, respetivamente, a In Sure Broker e a SGS.

O TOP 50 agentes de seguros 2024, editado pelo ECOseguros, é agora lançado após confirmação dos dados de todos os potenciais listados no ranking.

Ao contrário de anos anteriores em que se procuraram as 100 maiores, o ranking focou-se nas 50 maiores empresas agentes de seguros, excluindo algumas empresas que tendo como código de atividade económica a mediação de seguros, não fazem disso o seu principal ou relevante negócio.

Apurados os dados de 2023, na lista dos 50 maiores agentes de seguros 2024, a In Sure Broker ocupa a 11ª posição, contra a 13ª no ano anterior, enquanto a SGS, que detinha o 24º lugar, cai para a 27ª posição, classificadas por dimensão, através do volume de negócios que, neste caso, é quase totalmente receitas de comissões atribuídas pelas seguradoras pela intermediação de seguros. Também a rentabilidade foi avaliada utilizando os resultados líquidos, valores próximos dos registados no EBITDA (resultados antes de IRC, amortizações e provisões), indica o ECOseguros, que avança que, em conjunto, as TOP 50 agentes registaram um volume de negócios de 126 milhões de euros em 2023, valor 10% ao registado um ano antes.

A In Sure Broker, segundo a análise, teve um volume de negócios superior a 4,176 milhões de euros, uma subida 22% face a 2022, e os resultados líquidos atingiram um valor superior a 1,450 milhões de euros, um aumento de 34%.

Já a SGS superou, no ano em análise os 1,882 milhões de euros de volume de negócios, menos 3% do que em 2022, enquanto os resultados líquidos tiveram uma quebra de 80%, somando 26,3 mil euros.

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Lisboa é um dos destinos a não visitar em 2025, segundo a Fodor’s

O portal de viagens Fodor’s elaborou uma lista de 15 destinos a evitar em 2025 devido ao excesso de turismo e aos protestos dos residentes, na qual se encontra a capital portuguesa de Lisboa.

O portal de viagens Fodor’s elaborou uma lista de 15 destinos a evitar em 2025 devido ao excesso de turismo e aos protestos dos residentes, na qual se encontra a capital portuguesa de Lisboa.

Denominada ‘No List’, esta seleção de destinos a evitar conta também com a ilha de Bali, na Indonésia; Koh Samui, na Tailândia; Monte Everest; Agrigento e Veneza, em Itália; as Ilhas Virgens Britânicas; Kerala, na Índia; Quioto e Tóquio, no Japão; Oaxaca, no México; North Coast 500, na Escócia; Barcelona, Maiorca e Ilhas Canárias, em Espanha.

O portal explica que, apesar de serem “deslumbrantes, intrigantes e culturalmente significativos”, estes destinos apresentam alguns desafios e tensões, desde logo porque o excesso de turismo provoca problemas às comunidades locais, que se sentem negligenciadas, o que está a levar ao aumento dos protestos contra os turistas.

“Os destinos apresentados na ‘No List’ merecem a fama e a adoração que recebem. Eles são dignos do seu tempo e dinheiro. No entanto, os inúmeros desafios que enfrentam são reais e urgentes”, realça o portal.

A Fodor’s diz que não pretende, com a elaboração desta lista, promover nenhum boicote, mas realça que “o primeiro passo para aliviar um problema é reconhecer que ele existe”, motivo pelo qual decidiu publicar esta lista, de forma a “destacar os destinos onde o turismo está a colocar pressões insustentáveis ​​sobre os locais e as comunidades”.

“Essas tensões precisam de ser abordadas. Dessa forma, os destinos favoritos do mundo podem permanecer assim para a próxima geração”, acrescenta ainda a Fodor’s,

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Aviação

Emirates regressa a Lisboa, Porto e Faro para recrutar tripulantes de cabine

Os Open Days da Emirates estão de regresso a Portugal e, entre 31 de janeiro e 28 de fevereiro, vão passar por Lisboa, Porto e Faro, com o objetivo de recrutar tripulantes de cabine.

A Emirates vai voltar a promover os seus Open Days em Portugal, numa nova sessão de recrutamento que vai passar por Lisboa, Porto e Faro, entre 31 de janeiro e 28 de fevereiro, informou a companhia aérea, em comunicado.

O recrutamento começa em Lisboa e decorre já esta sexta-feira, 31 de janeiro, com uma sessão no Lisbon Marriott Hotel, a partir das 09h00, enquanto o Open Day do Porto tem lugar a 11 de fevereiro, no NH Colletion Porto, também com início pelas 09h00. Já a sessão de Faro decorre no dia 28 de fevereiro, com início pelas 09h00, no Eva Senses Hotel.

A Emirates diz, no entanto, que as “datas e locais dos eventos poderão ser sujeitos a alterações”, pelo que se recomenda “que os candidatos confirmem as datas, locais e horários no site oficial da companhia”.

Os Open Days da Emirates têm entrada livre e não requerem registo prévio, ainda que seja aconselhável que os interessados leiam atentamente os requisitos antes de comparecerem, o que pode ser feito aqui.

“A Emirates oferece aos seus colaboradores excelentes oportunidades de carreira, com instalações de formação de alta qualidade e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários. Todos os que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”, explica a companhia aérea, no comunicado divulgado.

A transportadora sublinha que a sua tripulação tem direito a uma “variedade de benefícios”, o que inclui, desde logo, “salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Recorde-se que a Emirates opera em Portugal há 12 anos e disponibiliza atualmente 14 voos semanais desde Lisboa para o Dubai, a partir de onde é possível aceder aos  mais de 140 destinos em seis continentes da rede da transportadora, que é também a maior operadora mundial dos aviões Boeing 777 e Airbus A380.

 

 

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APECATE realiza sessões de formação em IA aplicada à Animação e aos Eventos

Com a Inteligência Artificial a tornar-se uma obrigatoriedade no setor do turismo e eventos, a APECATE irá realizar quatro sessões de formação para preparar profissionais em Lisboa e no Porto.

Consciente das alterações que a Inteligência Artificial (IA) tem trazido aos diversos mercados, a APECATE vai realizar quatro sessões de formação, em formato presencial, dedicadas à utilização da Inteligência Artificial nos setores da Animação Turística e dos Congressos e Eventos.

Com uma duração total de oito horas, divididas em módulos teóricos e práticos, para cada um dos setores decorrerá uma sessão em Lisboa e outra no Porto. Nos dias 24 e 25 de fevereiro decorrerão as sessões de Lisboa (Mesa Luísa) e nos dias 27 e 28 de fevereiro as sessões do Porto (Associação de Turismo do Porto e Norte).

A criação de prompts direcionados, as ferramentas para cada um dos setores para potenciar a IA e as suas aplicações práticas, são alguns dos módulos que serão ajustados ao setor em questão.

Para a APECATE, “estas formações representam uma oportunidade valiosa para os profissionais da Animação Turística e dos Congressos e Eventos se destacarem num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico”.

Mais informações e inscrições poderá ser efetuada no link.

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© Algarve Tourism – Praia do Pontal

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Turismo do Algarve participa no Connect Aviation Forum para captar novas rotas aéreas para a região

O Connect Aviation Forum é um dos eventos incluídos no calendário de promoção do Turismo do Algarve para o mês de fevereiro, que conta também com a participação em feiras, eventos de enoturismo e network, assim como com o apoio a visitas de imprensa.

O Turismo do Algarve vai participar, juntamente com o Aeroporto de Faro, no Connect Aviation Forum, evento dedicado ao setor da aviação que vai ter lugar em Girona, Espanha, entre 3 e 5 de fevereiro de 2025, e no qual a região pretende captar novas rotas aéreas.

Num comunicado enviado à imprensa com as ações de promoção do Turismo do Algarve previstas para fevereiro, explica-se que o objetivo é “transformar os planos delineados para o novo ano em ações concretas, quer junto dos profissionais do setor, como dos viajantes que já começam a planear as suas próximas férias”.

E, visto que a “captação de novas rotas aéreas continua a ser prioritária” para a região, o Turismo do Algarve e o Aeroporto de Faro vão participar em conjunto no Connect Aviation Forum, promovendo o Algarve “junto de companhias aéreas, gestores de rotas e outros parceiros relevantes”.

“Este fórum proporciona uma plataforma estratégica para a realização de networking, promoção do destino e identificação de novas oportunidades de negócio relacionadas com o desenvolvimento de novas rotas para o Algarve”, refere o comunicado do Turismo do Algarve.

Além da participação neste evento, o Turismo do Algarve vai estar também presentes em várias feiras e noutros eventos promocionais, a começar com a presença na feira FESPO & Golfmesse Zürich 2025, um certame de viagens na Suíça, que decorre até 2 de fevereiro e no qual vai ser dada a conhecer a oferta do destino, com destaque para o golfe, turismo de natureza e atividades ao ar livre.

De 3 a 5 de fevereiro, o Turismo do Algarve participa no Connect Aviation Forum e, a 13 de fevereiro, vai realizar uma apresentação sobre a oferta regional de Turismo de Natural em Haia, nos Países Baixos, numa ação organizada pelo Turismo de Portugal.

“O Turismo do Algarve vai ter a oportunidade de fazer uma apresentação da região enquanto destino de Turismo de Natureza e palco privilegiado para a prática de atividades ao ar livre junto de público selecionado e especialmente interessado neste tipo de oferta. Esta ação visa reforçar a imagem do Algarve como um destino sustentável e atrativo para os amantes da natureza”, acrescenta a informação divulgada.

Entre 14 a 16 de fevereiro, a promoção do Turismo do Algarve continua nos Países Baixos, com a participação, em conjunto com associados da ATA, na feira Fiets and Wandelbeurs, que vai ter lugar em Utrecht e na qual vai ser também apresentada a oferta regional de Turismo de Natureza.

Em fevereiro, o Turismo do Algarve vai destacar também o enoturismo e, por isso, vai estar presente na Wine Travel Week, no Porto, que decorre entre 16 e 23 de fevereiro, à qual se segue um post tour na região com um grupo “selecionado de profissionais” que vai participar no certame e que, depois, vai fazer “uma visita guiada à região, com o objetivo de conhecer, no terreno, “alguma da oferta do destino ao nível do enoturismo”.

Entre 17 e 18 de fevereiro, o Turismo do Algarve participa também no evento International Media Marketplace, um evento global de networking no Reino Unido, que vai permitir “estabelecer ligações com jornalistas, editores, influenciadores e criadores de conteúdos dedicados ao setor das viagens”.

“Esta presença vai permitir fortalecer a sua estratégia de relações públicas, estando agendadas um conjunto de reuniões com vários destes profissionais, a quem o Turismo do Algarve dará a conhecer a diversidade de histórias e experiências que o destino tem para oferecer, de forma a potenciar colaborações e parcerias relevantes”, explica o Turismo do Algarve.

De  19 a 23 de fevereiro, o Turismo do Algarve vai dar ainda apoio a uma visita de imprensa no âmbito da Volta ao Algarve, que vai contar com a participação de seis jornalistas internacionais, estando ainda previsto que, entre 20 a 24 de fevereiro, decorra outra visita de imprensa com seis jornalistas de publicações especializadas dos mercados alemão e austríaco, no âmbito da Volta ao Algarve Grandfondo.

Pelo meio, o Turismo do Algarve vai marcar ainda presença na feira F.re.e Munich, a maior feira de viagens e lazer da Baviera e uma das mais visitadas da Alemanha, que decorre de 19 a 23 de fevereiro e na qual o Turismo do Algarve vai dar “especial relevância às ofertas do destino relacionadas com Turismo de Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar”.

Antes do final do mês, o Turismo do Algarve participa ainda na feira Danish Travel Show – Ferie For Alle, a maior feira de turismo da Dinamarca, que decorre entre 21 e 23 de fevereiro, e que vai contar com “diversos operadores de viagens e destinos internacionais, proporcionando um momento estratégico não só para promover a diversidade da oferta da região junto de visitantes que procuram opções para as próximas férias, mas também para reforçar a presença do Algarve no mercado escandinavo”.

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Transportes

Celebrity River Cruises chega em 2027

A nova companhia de cruzeiros fluviais da Celebrity Cruises começa a navegar em 2027, vai contar com 10 navios e disponibilizar viagens pelos “rios mais emblemáticos do mundo”.

A Celebrity Cruises, companhia de cruzeiros do Grupo Royal Caribbean, vai lançar, em 2027, uma companhia de cruzeiros fluviais, denominada Celebrity River Cruises, que vai contar com 10 navios e navegar “nos rios mais emblemáticos do mundo”.

“A companhia assinou um pedido inicial de 10 navios transformadores que levarão os hóspedes a cidades históricas na Europa nos rios mais emblemáticos do mundo”, lê-se num comunicado da Melair Cruzeiros, que representa a Celebrity Cruises em Portugal.

A Celebrity River Cruises, cujo lançamento foi anunciado durante a apresentação dos resultados financeiros de 2024 do Grupo Royal Caribbean, vai contar com “itinerários exclusivos”, que representam uma “extensão natural da oferta premium da Celebrity que trará a abordagem exclusiva de serviço para a programação em rio”.

“A Celebrity Cruises levará o design elevado e a sofisticação dos navios oceânicos da Serie Edge para o rio. A combinação destas caraterísticas com a hospitalidade exclusiva da marca e as ofertas de itinerários exclusivos da Celebrity River Cruises, irá proporcionará experiências inesquecíveis – The Celebrity Way”, acrescenta a informação divulgada.

Segundo Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, a nova companhia “vai  inovar e elevar a experiência de cruzeiros fluviais”, um tipo de oferta que também é apreciada pelos passageiros da Celebrity Cruises.

“Cerca de metade dos nossos hóspedes passaram ou pretendem passar férias num cruzeiro fluvial, sabemos que aproveitarão a oferta premium da Celebrity em rios. Ao alavancar os nossos valiosos programas de fidelidade nas nossas três marcas, aprofundaremos o envolvimento com o nosso cliente e aumentaremos a nossa capacidade de manter os hóspedes no nosso ecossistema de oferta de férias”, refere ainda o responsável.

Laura Hodges Bethge, presidente da Celebrity Cruises, adianta que a Celebrity River Cruises vai começar a operar na Europa, esperando-se que os primeiros itinerários desta companhia estejam disponíveis para reserva ainda este ano.

 

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Cante alentejano ganha notoriedade e vai dar origem a nova rota turística

Há 10 anos reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano tem vindo a afirmar-se como um “grande embaixador” do Alentejo e vai, em breve, ganhar uma rota turística, disse ao Publituris José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Inês de Matos

Há 10 anos reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano tem vindo a afirmar-se como um “grande embaixador” do Alentejo e vai, em breve, ganhar uma rota turística, disse ao Publituris José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A integração do Cante Alentejano na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, que aconteceu há 10 anos, foi, segundo José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “um momento da maior importância para o Cante e para a região”, que contribuiu para o “reconhecimento externo” desta manifestação “identitária para o Alentejo”. “Foi o culminar de um processo, que acabou por ter um muito bom resultado, refira-se que o Comité da UNESCO aprovou esta candidatura por unanimidade, tendo-a destacado como uma candidatura exemplar”, lembra o responsável, em declarações ao Publituris.

Mas, para José Manuel Santos, tão importante como o reconhecimento externo é o facto da candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da UNESCO ter levado a “uma grande entrega dos grupos corais na defesa e valorizações desta manifestação”, ao mesmo tempo que contribuiu para que a percepção do resto do país face à região também se alterasse.

O Cante Alentejano é, segundo o responsável, o “elemento identitário mais reconhecido da cultura do Alentejo” e o “grande embaixador” da região, motivo pelo qual o Turismo do Alentejo e Ribatejo tem vindo a divulgá-lo, passando ainda a usar esta manifestação na promoção da região. “O Cante Alentejano está frequentemente presente nas nossas iniciativas de divulgação e promoção do território, é um dos nossos cartões de visita”, defende o responsável, explicando que foi também, por isso, que a ERT decidiu associar-se aos vários municípios alentejanos nas comemorações do 10.º aniversário do reconhecimento do Cante Alentejano pela UNESCO, criando uma “agenda que tornasse as diferentes comemorações avulsas mais visíveis”.

No âmbito destas comemorações, que decorreram até ao início de dezembro, houve vários “espetáculos comemorativos” promovidos por diversos municípios alentejanos, alguns dos quais contaram até com a participação de músicos convidados que se juntaram aos grupos de Cante Alentejano de todo o Alentejo, num calendário de eventos que teve como ponto alto uma “missa cantada com os cânticos tradicionais associados às manifestações religiosas”, na Sé de Beja.

Manifestação única que ajuda o turismo

O facto do Cante Alentejano se ter tornado numa manifestação mais reconhecida com a elevação a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO também tem vantagens para o turismo, uma vez que, como explica José Manuel Santos, o Cante Alentejano é “a expressão de uma comunidade, que lhe confere identidade, e enquanto for uma manifestação viva, na qual os alentejanos se reveem e a praticam, é um elemento que confere autenticidade ao território, tornando-o distinto”. “Este é o contributo que o Cante aporta ao turismo”, acrescenta, indicando que a ERT tem conhecimento de que, cada vez mais, há pessoas que visitam o Alentejo e que perguntam “onde e como se pode ouvir cante”, ainda isso não signifique que o Cante Alentejano seja o principal motivo de visita à região.

Por outro lado, o Turismo do Alentejo e Ribatejo sabe que o Cante Alentejano tem vindo a integrar “alguns programas de visita”, uma vez que que “há operadores que promovem programas em que um dos dias é dedicado a conhecer o cante com uma visita ao Museu do Cante Alentejano, e posteriormente a participação num ensaio de um grupo coral (onde o visitante tem a possibilidade de conviver com o grupo)”, assim como unidades hoteleiras que “frequentemente solicitam a participação dos grupos corais nos seus eventos”. “Os turistas, num mundo cada vez mais globalizado e igual, procuram encontrar nos destinos que visitam aquilo que os individualiza e distingue, e as experiências com singularidades culturais são um dos atrativos, o cante enquanto Património Cultural Imaterial reconhecido pela UNESCO torna-se um importante ativo para a afirmação de um destino singular”, acredita o responsável.

Por isso, José Manuel Santos revela que o Turismo do Alentejo e Ribatejo está, atualmente, a “trabalhar para a criação de uma rota turística do cante”, que permita dar a conhecer o cante aos visitantes do Alentejo e na qual os grupos corais vão ser “os anfitriões que darão a conhecer o cante aos turistas”.

UNESCO ditou maior reconhecimento

Mas a elevação como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO está ainda a levar a alterações mais profundas e a ditar o “rejuvenescimento” do próprio Cante Alentejano, com José Manuel Santos a considerar que esse reconhecimento “não é alheio” a esta “fase importante de transformação” que este estilo musical está a viver.
“O rejuvenescimento do Cante, com o aparecimento de mais jovens a cantar frequentemente em grupos mais pequenos, tem permitido a sua semiprofissionalização. Também o interesse que alguns artistas de outras áreas têm demonstrado, criando projetos onde integram momentos de Cante, e por vezes a participação dos grupos
corais nos seus espetáculos, tem contribuído para uma maior notoriedade” desta manifestação, defende o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, considerando que, “o Cante, hoje, é mais apreciado do que antes da inscrição, e sobretudo é mais
conhecido fora do Alentejo”.

E, visto que o Cante Alentejo é um embaixador do Alentejo, José Manuel Santos considera que “quanto mais notoriedade ele tiver, melhor é para o destino turístico”.

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Grupo GEA adere ao Programa “Formação +Próxima” para as 12 Escolas do Turismo de Portugal

Grupo GEA e o Turismo de Portugal formalizaram uma parceria estratégica com vista a reforçar a formação no setor, com a assinatura de um protocolo que visa a adesão da rede de gestão de agências de viagens ao Programa “Formação +Próxima”.

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A assinatura do protocolo decorreu em Lisboa, com a participação de Carlos Baptista, em representação do Grupo GEA, e de Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal para a área da formação.

De acordo com o grupo, em nota de imprensa, este acordo reflete o compromisso de ambas as entidades em promover uma formação contínua e descentralizada, com impacto direto na melhoria das qualificações no setor do turismo.

Refira-se que este programa já tinha começado a ser implementado para as agências do Grupo GEA no último trimestre de 2024, com sessões ministradas em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. A iniciativa revelou-se um sucesso, segundo a rede, ao combinar metodologias digitais e presenciais, com conteúdos adaptados às necessidades reais do mercado e às exigências futuras das empresas de turismo, indica a GEA.

Com uma nova sessão já agendada para o primeiro trimestre de 2025, o programa, agora formalizado pelas duas partes, tem perspetivas de expansão para outras regiões do país, através da colaboração com algumas das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo tuteladas pelo Turismo de Portugal. Este potencial alargamento permitirá levar a formação a um maior número de profissionais, promovendo a descentralização e garantindo que a qualificação chega a todas as áreas do território nacional.

Carlos Baptista, administrador do Grupo GEA, destacou a relevância desta parceria e considera que “a formação contínua é fundamental para garantir que as nossas agências de viagens estão preparadas para enfrentar os desafios de um mercado globalizado e competitivo”.

O responsável defende que o programa ‘Formação Mais Próxima’ “é uma aposta estratégica que reforça o nosso compromisso com a excelência e a inovação no setor do turismo e ao qual a GEA tem todo o gosto em estar associada.”

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Douro Royal Valley Hotel & SPA | Créditos: DR

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Explorer Investments adquire dois hotéis na região do Douro

A Explorer Investments adquiriu, através do Fundo Hospitality I, a JASE Empreendimentos Turísticos, empresa que explorava os hotéis Douro Royal Valley Hotel & SPA e Douro Palace Hotel Resort & SPA. Após esta aquisição, o fundo garante ter identificado “mais de cem oportunidades” de investimento.

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A Explorer Investments adquiriu dois hotéis no Douro, as primeiras aquisições para o Fundo Hospitality I. Estas aquisições marcam o início da estratégia do fundo, que se concentra na compra e gestão de hotéis nas principais regiões turísticas de Portugal, como referido em nota de imprensa.

Os hotéis em causa são o Douro Royal Valley Hotel & SPA e o Douro Palace Hotel Resort & SPA, que passam a fazer parte deste fundo após este ter adquirido a totalidade da JASE Empreendimentos Turísticos, empresa que explorava as duas unidades hoteleiras.

Após esta aquisição, a Explorer Investments tem um plano de investimento focado na elevação do posicionamento destes hotéis no mercado nacional, com “uma aposta vincada na sua internacionalização”. Para isso, será implementado “um plano de capex centrado no design moderno e no desenvolvimento de novos conceitos de experiência, bem como a aplicação de práticas sustentáveis e a atração de novos mercados”.

“Esta aquisição enquadra-se na estratégia de investimento do Fundo Hospitality I, que visa reforçar o investimento em empresas dedicadas à exploração de hotéis nacionais, com elevado potencial de crescimento e rentabilidade. O nosso objetivo é aumentar ainda mais a atratividade dos hotéis Douro Royal Valley Hotel & SPA e Douro Palace Hotel Resort & SPA, melhorar a sua imagem, acrescentar novas experiências e entrar num período de crescimento”, afirma a Explorer Investments em nota de imprensa.

O Douro Royal Valley Hotel & SPA, um cinco estrelas com 84 quartos, conta com três restaurantes, piscina exterior “infinity”, centro de conferências e spa. Construído em 2013, o hotel situado no Lugar de Portela do Rio, Ribadouro, concelho de Baião, oferece vistas sobre o Rio Douro a partir de todos os quartos.

Já o Douro Palace Hotel Resort & SPA, construído em 2008, situa-se na encosta norte do Rio Douro, em Santa Cruz do Douro, Baião. O hotel de quatro estrelas soma 60 quartos, três restaurantes, vinhedos que descem até ao rio, uma quinta biológica com animais e plantas, piscina exterior, centro de conferências e spa. Está inserido numa antiga casa senhorial rodeada por dez hectares de floresta protegida.

Após esta aquisição, o fundo garante ter identificado “mais de cem oportunidades, com o intuito de promover a excelência do setor hoteleiro nacional”.

A Explorer Investments teve assessoria financeira da DFK Portugal e legal da CCSL Advogados durante o processo de aquisição.

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Turismo em Cabo Verde “está longe de estar saturado”, diz PM cabo-verdiano

Ulisses Correia da Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, esteve em Lisboa para participar no Fórum Económico Portugal-Cabo Verde, onde defendeu que o setor do turismo no país “está longe de estar saturado”, apesar de ser necessário diversificar a oferta e criar propostas para as diferentes ilhas do arquipélago.

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O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, considera que o setor do turismo “está longe de estar saturado” e defendeu que o país precisa de diversificar a oferta além do sol e praia nas diferentes ilhas do arquipélago.

“O setor do turismo está longe de estar saturado”, disse Ulisses Correia da Silva no discurso de encerramento do Fórum Económico Portugal-Cabo Verde, que decorreu esta terça-feira, 28 de janeiro, em Lisboa e que foi encerrado pelos chefes de governo dos dois países.

O governante cabo-verdiano considerou que o país recebeu “um número interessante” de passageiros nos seus aeroportos, que chegou a um milhão, mas acrescentou que é possível acelerar ainda mais esse crescimento através da “diversificação”, o que passa pela criação de oferta além de sol e praia.

“Temos ilhas diferentes com possibilidades e ofertas diferentes”, referiu ainda Ulisses Correia da Silva, revelando que o turismo no país, que representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, está ainda a recuperar do impacto da pandemia e segue no bom caminho, tendo a abertura dos voos da easyJet tido já “um impacto interessante” no crescimento turístico.

Recorde-se que, no ano passado, Cabo Verde recebeu mais de um milhão de turistas, com Ulisses Correia da Silva a revela que 2024 terá seguido “o mesmo sentido, com um mercado em crescimento em procura e em oferta”.

Portugal é o terceiro maior investidor no turismo em Cabo Verde, a seguir à Espanha e à Bélgica, mas o primeiro-ministro do país espera que possa subir, lembrando que o país oferece também diversas vantagens para investimento.

“Introduzimos nesta cimeira uma abordagem importante, que é a celebração de programas, acordos que interessam a Cabo Verde, para o seu desenvolvimento sustentável, mas ao mesmo tempo que criam oportunidades de investimento para o setor privado”, disse o primeiro-ministro cabo-verdiano, sublinhando que a energia, economia digital, economia azul e turismo são “áreas de alta prioridade” para Cabo Verde.

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