Edição digital
Assine já
PUB

Foto crédito: Depositphotos.com

Transportes

Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais acelera em novembro

Depois de um ligeiro abrandamento em outubro, o movimento de passageiros nos aeroportos portugueses voltou a acelerar em novembro. No acumulado do ano 2024, os aeroportos portugueses movimentaram mais de 65,7 milhões de passageiros.

Victor Jorge

Foto crédito: Depositphotos.com

Transportes

Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais acelera em novembro

Depois de um ligeiro abrandamento em outubro, o movimento de passageiros nos aeroportos portugueses voltou a acelerar em novembro. No acumulado do ano 2024, os aeroportos portugueses movimentaram mais de 65,7 milhões de passageiros.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Mercado externo impulsiona turismo nacional no final do ano
Destinos
E as 10 mais lidas de 2024 foram?
Turismo
Iberia reforça operação no Natal e disponibiliza mais de 1M de lugares
Aviação
Termalistur renova presidência da Associação das Termas de Portugal
Destinos

Em novembro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram-se 4,7 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de +6,2% face a novembro de 2023 (+2,9% no mês anterior de outubro).

PUB

No mesmo mês, aterraram nos aeroportos nacionais 16,7 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a mais 0,4% em comparação com o novembro de 2023. No mês anterior tinha-se registado uma quebra de 1,1%.

PUB

Em novembro de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 75,8 mil passageiros, valor superior em 7,1% ao registado em novembro de 2023 (70,8 mil).

No acumulado do ano (janeiro-novembro), os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que os aeroportos nacionais movimentaram mais de 65,7 milhões de passageiros (+4,3%), o que compara com os 63 milhões de período homólogo de 2023.

Já o número de aeronaves que aterraram em aeroportos nacionais nos primeiros 11 meses de 2024, o INE indica um total de 228.428, quase 2.000 aeronaves mais que em igual período do ano passado.

O aeroporto de Lisboa foi responsável por mais de metade da movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais. Segundo o INE, passaram pelo Aeroporto Humberto Delgado (AHD) 32,5 milhões de passageiros (+4,8%), enquanto no Porto esse número foi de 14,8 milhões e em Faro (+8,1%) de quase 9,5 milhões (+3,5%).

O Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,5%) e embarcados (+1,4%) face ao mesmo período de 2023. França e Espanha ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem e de destino.

 

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Distribuição

Travelplan promove Páscoa nas Caraíbas e Uzbequistão

Em voos diretos de Lisboa, a Travelplan, operador turístico do grupo Ávoris, está a promover a Páscoa nas Caraíbas. Por outro disponibiliza ao mercado saídas em ligações diretas, aos sábados, desde Madrid, três programas para Tashkent ou Urgench, no Uzbequistão, de 5 a 26 de abril.

A Travelplan já tem os olhos postos na Páscoa de 2025 com programas para as Caraíbas em voos diretos de Lisboa. Com partidas a 15 e 22 de abril, o programa de nove dias/sete noites para Cayo Santa María, em Cuba, em tudo incluído, custa desde 1.190 euros, enquanto para Punta Cana (República Dominicana, também em tudo incluído, tem preços a partir de 1.450 euros, num pacote igualmente de nove dias/sete noites. As partidas estão agendadas para 14 e 21 de abril.

Já para a Riviera Maya (México), o programa, em hotel de cinco estrelas em regime do tudo incluído custa desde 1.550 euros por pessoa em alojamento duplo, num pacote de nove dias/sete noites, com saídas de Lisboa nos dias 13 e 20 de abril.

O Uzbequistão em circuitos também faz parte da programação do operador turístico do grupo Ávoris, com partidas aos sábados, de 5 a 26 de abril, em voos diretos desde Madrid, com pacotes de nove dias/sete noites.

“Uzbequistão ao seu gosto”, desde 1.653 euros por pessoa em alojamento duplo, “Pinceladas do Uzbequistão”, desde 1.790 euros, e “A magia do Uzbequistão”, com preços a partir de 1.899 euros, são as propostas da Travelplan.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

FITUR atrairá mais de 250.000 visitantes com impacto económico de 445 milhões de euros

De acordo com as contas da organização, a FITUR 2025 contará com 9.500 empresas participantes, 156 países e 884 expositores.

tagsFITUR

A 45.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR 2025, que terá lugar entre 22 e 26 de janeiro, em Madrid, espera ultrapassar os 150.000 profissionais entre quarta e sexta-feira e alcançar cerca de 100.000 visitantes de público geral durante o fim de semana, totalizando mais 250.000 visitantes durante todo o evento, o que iguala a assistência do ano passado.

Estima-se que esta afluência de participantes e visitantes tenha um impacto económico para Madrid de 445 milhões de euros em receitas, com um efeito positivo em setores como a mobilidade, a hotelaria, a hospitalidade, a cultura e o lazer.

A FITUR 2025 contará com 9.500 empresas participantes, 156 países e 884 expositores, mais 10% do que em 2024, que apresentarão a sua oferta em nove pavilhões.

Durante uma conferência de imprensa na segunda-feira, o presidente do comité executivo da IFEMA Madrid, José Vicente de los Mozos, sublinhou que os números demonstram a importância da marca Espanha como “líder indiscutível em termos de turismo de entrada e saída”. Além disso, afirmou que estão em curso conversações para alargar a oferta turística para um 10.º pavilhão para a edição de 2026.

Para a diretora da Fitur, María Valcarce, a principal força do evento é o seu posicionamento como “a feira mais importante do mundo, com a maior representação de empresas e o maior número de profissionais”. “Somos um mercado global e todos os anos melhoramos e crescemos”, salientou.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Moda, arte e História na nova programação do Museu Tesouro Real

O Museu Tesouro Real localizado na nova ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, inicia o ano com nova programação, com destaque para a moda, arte e História.

Os amantes de moda terão, no dia 19 de janeiro, a oportunidade de conhecer as modas que fizeram parte do quotidiano da família real portuguesa, na visita orientada “À moda das Rainhas: a história da moda na coleção do Museu do Tesouro Real”. Durante uma hora e meia, os visitantes podem observar alguns dos brincos, pulseiras e guarnições de corpete utilizados pelas Rainhas portuguesas, desde o rococó do século XVIII, com D. Mariana Vitória e D. Maria I, até à Belle Époque dos finais do século XIX, período da moda representado por D. Maria Pia e D. Amélia.

Já no dia 25 de janeiro, terá início o curso “História de Joias”, lecionado por Marta Costa Reis, da PIN -Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea. “Coroas” será a primeira de uma série de cinco aulas sobre temas icónicos da joalharia, entre eles, a importância histórica, política e artística de algumas das coroas mais marcantes da Europa. O curso decorre entre janeiro e maio, com uma aula por mês, e abordará temas como “Joias de Luto” (fevereiro), “Pérolas e Diamantes” (março), “Máscaras Reais” (abril) e “Anéis de Casamento” (maio). As inscrições para a primeira aula estão abertas até dia 22 de janeiro.

Para além de dinamizar estas atividades, o Museu Tesouro Real conta também com visitas orientadas aos fins de semana, ao longo de todo o ano. Durante o mês de janeiro, as visitas terão lugar nos dias 18, 25 e 26, às 15h30, e é possível explorar uma das mais raras e completas coleções de joias reais, compostas por insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa, entre outras, expostas dentro de um dos maiores cofres fortes do mundo. A exposição permanente pode ainda ser visitada todos os dias, a partir das 10h00, na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Figuras do Turismo

Obrigado Silvério!

Silvério do Canto, fundador do Presstur, faleceu esta segunda-feira, dia 13 de janeiro.

Publituris

Silvério do Canto, fundador do Presstur, jornal digital de informação especializada em viagens e turismo, faleceu esta segunda-feira, 13 de janeiro.

Personalidade incontornável do jornalismo e do turismo em Portugal, Silvério do Canto passou pelo Semanário Económico, Diário Económico, revista Expansão, Portugal Hoje, ANOP e Lusa, entre outros, antes de fundar o Presstur, em 2004.

Ao filhos Luís e João e restante família, bem como à equipa do Presstur e amigos, o Publituris endereça as mais sentidas condolências.

O jornalismo e o turismo ficam mais pobres. Obrigado Silvério.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Foto: Frame It

Distribuição

“A palavra de ordem para 2025 é produtividade”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT

Depois de 2023 ter sido o “melhor ano do setor”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, confirma a “consolidação” dos números em 2024. No ano que marca o 75.º aniversário da associação, admite que “as guerras e crises políticas em mercados emissores importantes” constituem as maiores incertezas, salientando ainda “os preços na hotelaria, a opinião publica face ao turismo e a mobilidade” como os principais desafios. A palavra de ordem para 2025 é, segundo Pedro Costa Ferreira, “produtividade”.

Victor Jorge

No habitual balanço de 2024 e olhando para o ano agora iniciado, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destaca “um dos melhores momentos da história” da associação. E se em 2024, o setor ficou “reforçado junto do consumidor final, como sendo competitivo e o meio mais seguro de planear uma viagem”, para 2025, “o setor, se não existirem surpresas desagradáveis, crescerá a nível mundial e nacional”.

Terminado 2024, que balanço faz deste ano turístico em Portugal e, particularmente, no que diz respeito ao setor das agências de viagens e operadores turísticos?
Foi certamente um ano positivo. Desde logo porque, depois de termos vivido, em 2023, o melhor ano do setor, 2024 conheceu a consolidação dos números alcançados.

Diversificámos os mercados emissores trabalhados, com grande destaque para o mercado norte-americano; diversificámos igualmente os destinos turísticos trabalhados junto dos turistas portugueses, através de uma operação turística que não apenas serviu mais destinos, como os serviu durante mais meses.

No final, julgo que o sector ficou reforçado junto do consumidor final, como sendo competitivo e o meio mais seguro de planear uma viagem.

O que faltou concretizar no setor do turismo neste ano de 2024?
Uma estratégia coerente, alargada e que una o setor em torno da desmistificação da ideia de Turismo a mais. O Turismo tem sido um pilar do desenvolvimento económico, social e territorial em Portugal, impactando positivamente a esmagadora maioria da população. Este facto tem de ser trabalhado todos os dias, por todos atores do setor, lutando contra uma opinião publicada de um número restrito de “opinion makers” que, de forma contínua, tentam moldar a opinião pública.

O que destacaria neste ano de 2024 no setor da APAVT?
A APAVT finaliza 2024 vivendo um dos melhores momentos da sua história.

Entraram 33 novas agências, tivemos um momento fantástico na BTL, voltámos a realizar o grande encontro do turismo português, desta vez em Huelva, acompanhámos a introdução do NDC da TAP, mantivemos a participação no diálogo europeu acerca da nova diretiva europeia de viagens organizadas, desenvolvemos diversas interações com destinos turísticos, como são bons exemplos Madeira, Marrocos e Macau, festejámos pela primeira vez o “Dia Nacional dos Agentes de Viagens”, e, sempre mais importante, defendemos os agentes de viagens numa infinidade de files, temas, ações e atividades.

Os capítulos da APAVT continuaram a ser o sangue da análise e da decisão, mantendo adequada proximidade dos associados e descentralização da decisão.

Enfim, foi mais um ano a defender os interesses dos agentes de viagens e a promover o turismo em Portugal e no mundo. Fazemo-lo há 75 anos…

Como antevê o ano de 2025 em termos económicos e turísticos?
Teremos incertezas, temos desafios, e temos também algumas boas notícias.

Do lado das incertezas, acima de tudo, preocupa-nos as guerras que se mantêm. Para além de todos os efeitos diretos que nos devem fazer pensar, é inegável que estará aqui a grande incerteza do negócio.

Por outro lado, sabemos bem que existem uma série de problemas políticos em mercados emissores importantes, como sejam crises políticas em França, Espanha e Alemanha, bem como um novo governo nos EUA, situações que podem sempre significar menor consumo de viagens.

Temos também muitos desafios. Por mero exemplo, sublinharia três. Desde logo, a compatibilização de um preço alto na hotelaria, com a necessidade de corresponder com o nível de serviço adequado, sem a mão de obra necessária, tanto quantitativamente, como ao nível da formação.

Depois, a necessidade de gerir um sucesso económico brutal, com uma opinião pública que facilmente se pode virar contra o Turismo e os turistas.

Finalmente, os problemas de mobilidade que serão maiores este ano, com a execução das obras do aeroporto da Portela e a inexistência de qualquer avanço visível e significativo no falado novo aeroporto.

Felizmente, temos também boas notícias. As taxas de juro continuam a baixar, haverá aumentos de rendimento disponível, pelo menos entre os jovens e os reformados, a taxa de esforço financeiro dos portugueses diminuirá em 2025, e tudo isto são realidades que deverão estimular o consumo.

Deste modo, é expectável um aumento do consumo em Portugal, o que historicamente vem associado a aumento do consumo de viagens e a crescimento do sector da Distribuição. Aliás, o primeiro momento de vendas associado a 2025, a “black week”, permite-nos olhar para 2025 com um grande otimismo, já que existiram crescimentos notórios, absolutamente robustos, por parte da esmagadora maioria dos operadores turísticos envolvidos.

Quais os principais desafios para o setor do turismo em 2025 a nível global e, particularmente, a nível nacional? E para o setor das agências de viagens e operadores turísticos?
O setor, se não existirem surpresas desagradáveis, crescerá a nível mundial e nacional.

Quanto às agências de viagens, a palavra de ordem terá de ser, sempre, produtividade. Como manter níveis de produtividade, respondendo às exigências da sustentabilidade, como aumentar a produtividade acelerando a introdução de mecanismos de inteligência artificial, como atrair talento para melhor nos adequarmos às rápidas transformações do nosso tempo, etc., etc..

Que acontecimentos poderão impactar ou ter mais influência (positiva e/ou negativa) na performance do turismo em Portugal?
O Turismo é a melhor linha de cooperação entre a iniciativa privada e o sector público, do país. Tem sido o grande pilar da ambição, da estratégia e do desenvolvimento do Turismo em Portugal. A sua manutenção será um grande trunfo, face a tantas incertezas.

Num outro âmbito, enquanto houver guerra na Europa e no Médio Oriente, teremos sempre de olhar para o futuro com tristeza e desconfiança.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
Destinos

“Temos de ter em conta a instabilidade política e económica em países marcantes na Europa”, Francisco Calheiros, presidente da CTP

Se no início do ano, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), afirmava que “se 2024 for igual a 2023 já será muito bom”, o final do ano veio revelar um ano que “superou as expetativas”. Sendo uma das vozes mais ativas na “urgência” de um novo aeroporto, é precisamente esta infraestrutura que ficou em falta. Fica o balanço de 2024 e as perspectivas para 2025 do presidente da CTP

Victor Jorge

Consciente de que 2025 “será mais uma vez marcado pela incerteza”, Francisco Calheiros, presidente da CTP, aponta “a implementação de estratégias que levem ao surgimento de novas centralidades e que desmistifiquem a ideia de que há Turismo a mais” como os grandes desafios para 2025.

Terminado 2024, que balanço faz deste ano turístico em Portugal?
Se tivermos em conta uma conjuntura nacional e internacional que no ano passado voltou a ser de incerteza e aquilo que os números nos dizem, com novo recorde de dormidas e de receitas, só podemos afirmar que 2024 foi muito positivo para o Turismo. Como eu sempre referi ao longo do ano: “se 2024 for igual a 2023 já será muito bom”. O que é certo é que finalizado o ano, este superou as expetativas e acabou por ficar acima de 2023, o que muito nos agrada.

O que faltou concretizar no setor do turismo neste ano de 2024?
A minha resposta a esta pergunta há de ser sempre a mesma até ver o novo aeroporto construído. Portanto, o que faltou em 2024 foi a existência do novo aeroporto.

O que destacaria neste ano de 2024?
A continuação da tendência de uma interessante descentralização do Turismo no país, com a afirmação de todas as regiões, que continuam a progredir na oferta de muitos e variados produtos, sempre apostando numa elevada qualidade destes mesmos produtos e do serviço turístico prestado.

Por outro lado, realçar também a continuada captação de novos mercados, que vieram para ficar, como o mercado dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, graças ao reforço de voos diretos nestes dois países.

Como antevê o ano de 2025 em termos económicos e turísticos?
Penso que o próximo ano será mais uma vez marcado pela incerteza, seja a nível nacional, devido à instabilidade política, que pode ter efeitos sociais e económicos, seja a incerteza a nível externo, já que o mundo continua a enfrentar uma grande instabilidade geoestratégica, com maior incidência nas várias situações de guerra que enfrentamos atualmente. Mas temos de ter também em conta a instabilidade política e económica em países marcantes na Europa e não só, o que pode ter influência na disponibilidade financeira das pessoas para viajarem.

Ainda assim, e na senda do que se verificou este ano, espero que 2025 seja mais um bom ano turístico para Portugal, que continua a ser um país atrativo pela sua diversidade, pela qualidade dos seus produtos e serviços turísticos e um país onde quem nos visita se sente seguro.

Quais os principais desafios para o setor do turismo em 2025 a nível global e, particularmente, a nível nacional?
Um dos grandes desafios é sem dúvida a implementação de estratégias que levem ao surgimento de novas centralidades e que desmistifiquem a ideia de que há Turismo a mais. Continuo a referir que em Portugal não há Turismo a mais, mas sim economia a menos e que todos contamos com o Turismo porque continua a ser o setor que o país precisa para crescer e gerar emprego.

Outros dos desafios continuam a ser a captação de novos mercados; as soluções para a falta de mão de obra e a melhor forma de enfrentar e minimizar impactos das incertezas conjunturais mundiais e nacionais.

Que acontecimentos poderão impactar ou ter mais influência (positiva e/ou negativa) na performance do turismo em Portugal?
Há fatores que poderão influenciar a evolução do Turismo. Pela negativa, o agudizar da instabilidade económica em países como a Alemanha ou a instabilidade política, por exemplo, em França. Também acontecimentos extremos climáticos podem impactar. Mas penso que em Portugal os impactos serão sobretudo positivos, sobretudo pela segurança que Portugal dá a quem nos escolhe como destino de férias e porque a menor estabilidade política que temos não tem influência suficiente para afastar turistas do nosso país. E, por outro lado, Portugal continua a ter um clima que atrai pessoas durante praticamente todo o ano.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
Distribuição

Mercado das Viagens reuniu gerentes das lojas para balanço de 2024 e perspectivas para 2025

O Mercado das Viagens iniciou o ano com um momento que considera de grande importância, tendo reunido os gerentes das suas 20 lojas, para análise dos resultados de 2024 e apresentação da estratégia para 2025.

“Tivemos a oportunidade de avaliar o nosso desempenho e, com orgulho e muito trabalho, podemos afirmar que ultrapassámos todas as projeções feitas para 2024, atingindo os objetivos propostos com distinção”, refere o grupo de gestão de agências de viagens nas redes sociais.

No mesmo post, o Mercado das Viagens sublinha que “as nossas equipas estão de parabéns. O ano de 2024 foi de grandes conquistas e estamos gratos a todos que dele fizeram parte”.

O agrupamento realça, por outro lado, que “o ano de 2025 será, sem dúvida, um marco importante para o Mercado das Viagens, com uma estratégia focada na inovação e evolução digital”, para apontar que “a transformação digital será um pilar fundamental, com novas soluções e tecnologias para melhorar a experiência do cliente e otimizar os nossos processos internos”. Assim, assegura que “vamos continuar a investir na digitalização para garantir que estamos na vanguarda do setor e preparados para as novas exigências do mercado”, para concluir que “estamos prontos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que 2025 nos trará, com uma equipa empenhada e uma visão clara para o futuro”.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Distribuição

Novo Hotel Royal Horizon Ponta Sino no Sal entra na programação da Soltrópico

Operador turístico Soltrópico já tem disponível na sua programação o novo Royal Horizon Ponta Sino, unidade hoteleira de 5 estrelas, que abre portas a partir do dia 1 de junho de 2025, na Ilha do Sal (Cabo Verde).

Publituris

O Royal Horizon Ponta Sino oferece 572 quartos e funcionará em regime de Tudo Incluído (TI). A sua localização privilegiada, a cerca de 20 minutos a pé do centro da vila de Santa Maria, permite aos hóspedes disfrutar do melhor da ilha, combinando o conforto e luxo de uma estadia de cinco estrelas com a proximidade a um dos principais centros turísticos da região.

O hotel está disponível em regime de exclusividade no mercado português para o operador turístico do Grupo Newtour, bem como para os dois parceiros desta pool de Cabo Verde.

Daniel Graça, diretor Comercial da Soltrópico, considera o Royal Horizon Ponta Sino “uma excelente adição ao portefólio de destinos que oferecemos aos agentes de viagens”, para realçar que “garantimos um novo hotel, em regime de exclusividade para o mercado português, num dos nossos produtos estrela e temos a certeza de que a abertura deste novo hotel será um grande sucesso e se tornará rapidamente uma das escolhas preferidas viajantes, oferecendo uma experiência de excelência em Cabo Verde”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Tecnologia

Na FITUR: Sabre vai apresentar a sua plataforma multifuente e soluções impulsionadas por IA

A Sabre Corporation vai apresentar na FITUR 2025, em Madrid, a sua plataforma multifuente, uma solução desenvolvida para integrar conteúdo de múltiplas fontes de forma eficiente. Em destaque estão o Lodging AI, que aumenta as taxas de conversão de reservas hoteleiras em mais de 13%, e o Sabre Direct Pay, concebido para otimizar e centralizar os processos de pagamento.

Publituris

Potenciada pela Sabre Travel AI, inteligência artificial desenvolvida em colaboração com a Google, combina a experiência da Sabre com a infraestrutura e as capacidades de inteligência artificial da Google Cloud, integrando modelos de aprendizagem automática nos seus produtos com maior rapidez e escalabilidade.

“O enfoque multifuente da Sabre é um pilar fundamental na nossa oferta tecnológica”, comentou Álvaro de Simón, Country Manager da fornecedora de software e tecnologia para a indústria global de viagens para Espanha e Portugal. O responsável realça que “integramos conteúdo EDIFACT, NDC e companhias aéreas low-cost, bem como opções de alojamento, comboios e aluguer de carros, num ecossistema simplificado e totalmente integrado com capacidades inteligentes de venda e ferramentas de negócio. Isto permite que as nossas agências de viagens parceiras acedam ao conteúdo de forma fluida, sem interrupções, de início a fim. A agregação de conteúdo não se trata apenas de números, mas sim de melhorar os negócios dos nossos clientes”.

As soluções da Sabre impulsionadas pela sua inteligência artificial têm permitido o lançamento de ferramentas como o Lodging AI, tecnologia que ajuda as agências a melhorar as suas taxas de reservas de hotéis ao analisar fatores em tempo real, como localização, preço e disponibilidade, oferecendo aos agentes alternativas imediatas que correspondam aos requisitos dos clientes quando o hotel solicitado não está disponível. “Durante a FITUR vamos demonstrar como a nossa oferta de alojamento é mais do que conteúdo. O Lodging AI oferece uma solução que aumenta as taxas de conversão em mais de 13%, de acordo com estudos internos da Sabre”, afirmou Luis Aparicio, diretor de Alojamento para a EMEA.

Ao mesmo tempo, vai ser apresentado o Sabre Direct Pay, uma solução que centraliza e otimiza a gestão de pagamentos na indústria de viagens. Com capacidade para processar transações seguras através de cartões virtuais e oferecer diferentes alternativas de pagamento para o setor, ajuda as agências a reduzir custos e melhorar a transparência financeira. Com esta solução, “os nossos clientes conseguem gerir as suas transações de forma eficiente, assegurando total controlo sobre os pagamentos e minimizando os riscos”, comentou Jessica Püttmann, diretora de Parcerias para o Sabre Direct Pay.

A Sabre estará presente na FITUR 2025 onde demonstrará como a sua tecnologia de viagens tem impulsionado a sua expansão na região ibérica, apoiada pela abertura de um novo escritório em Madrid e pela contratação de especialistas-chave em Espanha e Portugal, fortalecendo a sua capacidade de responder às necessidades do mercado local.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Emprego e Formação

Docentes da ESHTE representam Portugal no fórum mundial de gastronomia científica

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) passou a integrar a delegação portuguesa do Science and Cooking World Congress, que conta com 27 representações em todo o mundo.

Publituris

Três docentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) assumem a liderança da recém-criada delegação portuguesa do Science and Cooking World Congress (SCWC), fórum internacional de gastronomia científica. Portugal terá assim, pela primeira vez, representantes oficiais no espaço de partilha de práticas e conhecimentos que nasceu em Barcelona e que conta já com 27 polos em todo o mundo.

A ESHTE, representada pelos professores José Pestana, Nelson Félix e Carlos Brandão, associa-se desta forma a um movimento coletivo que explora o vasto potencial da gastronomia científica como uma ferramenta para enfrentar grandes desafios sociais, incluindo os da sustentabilidade, da segurança alimentar e da inovação.

O SCWC surgiu em 2019 e assumiu-se progressivamente como um projeto com dimensão global, ultrapassando os limites do congresso que esteve na sua origem e que se realiza anualmente na Catalunha. Ao longo de cinco edições, o Science and Cooking World Congress acolheu 210 especialistas, de 32 nacionalidades, potenciando 196 apresentações, 16 mesas redondas, 28 sessões de trabalho e 36 workshops sobre a temática.

A organização do SCWC conta com nomes de peso como Harold McGee (Presidente Honorário), pioneiro na área, Pere Castell (Presidente Executivo), um dos maiores especialistas internacionais de ciência ao serviço da gastronomia, e Ferran Adrià (Presidente do Comité Científico), chef e proprietário do antigo restaurante El Bulli, um baluarte de inovação gastronómica.

Esta integração portuguesa do SCWC vem colmatar uma lacuna e reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido pela ESHTE na área, de acordo com José Pestana, professor e coordenador da Área Científica de Saúde, Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior da Hotelaria e Turismo do Estoril.

A representação nacional conta igualmente com Nelson Félix – chef, professor e Cocoordenador da Área Científica de Hotelaria e Restauração da ESHTE – e Carlos Brandão, professor de Segurança Alimentar na gastronomia e Presidente da instituição.

A Escola Superior da Hotelaria e Turismo do Estoril tem uma oferta formativa que promove a adoção de práticas culinárias com base em evidências científicas, colocando agora ao dispor dos seus estudantes o acesso a informações e experiências internacionais únicas, no âmbito do Science and Cooking World Congress.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.