“Destino Preferido da APAVT” para 2025 é Marrocos que se posiciona como candidato a receber congresso em 2026
No primeiro diz da FITUR, em Madrid, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Achraf Fayda, CEO do Turismo de Marrocos, assinaram o acordo que estabelece Marrocos como o “Destino Preferido” da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo para 2025. O país africano deseja, igualmente, receber o congresso da associação, em 2026.
Victor Jorge
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A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e o Turismo de Marrocos assinaram um acordo, estabelecendo Marrocos como o “Destino Preferido APAVT” para o ano 2025.
O acordo assinado por Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Achraf Fayda, CEO do Turismo de Marrocos, no primeiro dia da FITUR, que decorre até ao próximo dia 26 de janeiro, reflete o compromisso da associação portuguesa em “destacar um destino que combina riqueza cultural, proximidade geográfica e um potencial turístico inigualável para o mercado português”.
Segundo o presidente da APAVT, “trata-se de um pacto de visibilidade que nunca é escrito da mesma maneira”, mas que, no caso de Marrocos, incluirá a presença “em todas as comunicações e eventos a assinatura de Marrocos”.
Pedro Costa Ferreira salientou que, “enquanto trabalho concreto sabemos bem o que queremos fazer para preencher os objetivos de Marrocos junto do mercado português”, tratando-se, segundo o presidente da APAVT, de um destino que “não é exclusivamente de Sol&Praia”, reconhecendo que “tem muitas mais oportunidades”.
De resto, foram essas demais oportunidades que o presidente da APAVT destacou num encontro com a imprensa portuguesa no stand de Marrocos, após a assinatura do acordo, frisando que se trata de um destino em “permanente transformação” e que será “seguramente uma oportunidade para o mercado emissor português compreender melhor a extraordinária diversidade deste destino turístico”.
“A diversidade do produto, a capacidade de vender segmentos de alto valor acrescentado, a competitividade no setor MICE e a visibilidade das redes sociais do Turismo de Marrocos são meros exemplos de vetores de desenvolvimento do acordo agora assinado”, referiu Pedro Costa Ferreira.
Para o presidente da APAVT Marrocos “dará o salto definitivo para um outro patamar quando o mercado português absorver o que de história e cultura em Marrocos”.
Neste momento, adiantou Pedro Costa Ferreira, “temos já um programa de e-learning sobre Marrocos junto dos agentes”, prevendo-se, igualmente, “algumas famtrips com agentes de viagens” para um destino que, lembrou, “está a uma hora de Lisboa”.
Abordado durante a assinatura do acordo foi também a possibilidade de Marrocos, mais concretamente, Marraquexe, poder vir a receber o 51.ª Congresso da APAVT, em 2026, embora, neste momento, “não passe de uma candidatura”.