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“Destino Preferido da APAVT” para 2025 é Marrocos que se posiciona como candidato a receber congresso em 2026

No primeiro diz da FITUR, em Madrid, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Achraf Fayda, CEO do Turismo de Marrocos, assinaram o acordo que estabelece Marrocos como o “Destino Preferido” da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo para 2025. O país africano deseja, igualmente, receber o congresso da associação, em 2026.

Victor Jorge
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“Destino Preferido da APAVT” para 2025 é Marrocos que se posiciona como candidato a receber congresso em 2026

No primeiro diz da FITUR, em Madrid, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Achraf Fayda, CEO do Turismo de Marrocos, assinaram o acordo que estabelece Marrocos como o “Destino Preferido” da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo para 2025. O país africano deseja, igualmente, receber o congresso da associação, em 2026.

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“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal 
Turismo

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e o Turismo de Marrocos assinaram um acordo, estabelecendo Marrocos como o “Destino Preferido APAVT” para o ano 2025.

O acordo assinado por Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Achraf Fayda, CEO do Turismo de Marrocos, no primeiro dia da FITUR, que decorre até ao próximo dia 26 de janeiro, reflete o compromisso da associação portuguesa em “destacar um destino que combina riqueza cultural, proximidade geográfica e um potencial turístico inigualável para o mercado português”.

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Segundo o presidente da APAVT, “trata-se de um pacto de visibilidade que nunca é escrito da mesma maneira”, mas que, no caso de Marrocos, incluirá a presença “em todas as comunicações e eventos a assinatura de Marrocos”.

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Pedro Costa Ferreira salientou que, “enquanto trabalho concreto sabemos bem o que queremos fazer para preencher os objetivos de Marrocos junto do mercado português”, tratando-se, segundo o presidente da APAVT, de um destino que “não é exclusivamente de Sol&Praia”, reconhecendo que “tem muitas mais oportunidades”.

De resto, foram essas demais oportunidades que o presidente da APAVT destacou num encontro com a imprensa portuguesa no stand de Marrocos, após a assinatura do acordo, frisando que se trata de um destino em “permanente transformação” e que será “seguramente uma oportunidade para o mercado emissor português compreender melhor a extraordinária diversidade deste destino turístico”.

“A diversidade do produto, a capacidade de vender segmentos de alto valor acrescentado, a competitividade no setor MICE e a visibilidade das redes sociais do Turismo de Marrocos são meros exemplos de vetores de desenvolvimento do acordo agora assinado”, referiu Pedro Costa Ferreira.

Para o presidente da APAVT Marrocos “dará o salto definitivo para um outro patamar quando o mercado português absorver o que de história e cultura em Marrocos”.

Neste momento, adiantou Pedro Costa Ferreira, “temos já um programa de e-learning sobre Marrocos junto dos agentes”, prevendo-se, igualmente, “algumas famtrips com agentes de viagens” para um destino que, lembrou, “está a uma hora de Lisboa”.

Abordado durante a assinatura do acordo foi também a possibilidade de Marrocos, mais concretamente, Marraquexe, poder vir a receber o 51.ª Congresso da APAVT, em 2026, embora, neste momento, “não passe de uma candidatura”.

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Transportes

Cabo Verde: Terminal de Cruzeiros do Mindelo pronto no final de março

A entrega das obras do Terminal de Cruzeiros do Mindelo (São Vicente – Cabo Verde) está prevista para o final do mês de março, ainda no decurso da atual temporada de cruzeiros que se prolonga até maio.

Esta garantia foi transmitida ao ministro cabo-verdiano do Mar, Jorge Santos, que visitou as obras que estão na reta final, pelo presidente do Conselho de Administração da ENAPOR, Ireneu Camacho.

“O Terminal, neste momento, está pronto para atracar navios de cruzeiros”, assegurou o executivo, observando que se está a terminar as obras terrestres – da gare e também os arranjos exteriores da praça, que vai ser uma das praças da cidade do Mindelo, aberta ao público, com o seu anfiteatro, para se ter melhores condições para receber os cruzeiristas que vão chegar à ilha, adiantando que, “em abril teremos todas as condições para receber os navios de cruzeiros”.

O governante está confiante que a economia de São Vicente e do país vão ganhar com a entrada em funcionamento do Terminal de Cruzeiros.

 

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Agenda

Linha +Interior Turismo vai apoiar novos projetos

O Turismo de Portugal promove, nos dias 30 e 31 de janeiro, em Almodôvar e Viana do Castelo, respetivamente, sessões de assinatura de contratos de projetos aprovados no âmbito da Linha +Interior Turismo, a serem desenvolvidos em territórios de baixa densidade. Ambas as sessões contarão com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que fará os encerramentos.

A cerimónia, no dia 30 de janeiro, às 16h00, em Almodôvar, decorre no Salão Nobre do Município. A abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Manuel Bota, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, seguindo-se a apresentação dos três projetos a apoiar e a assinatura dos respetivos contratos.

Já a de Viana do Castelo, segundo o Turismo de Portugal, está agendada para as 11h00 do dia 31 de janeiro, na Fortaleza de Santiago da Barra, e contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, antes de serem apresentados os sete ​projetos e da assinatura dos respetivos contratos.

Refira-se que a Linha +Interior Turismo conta com uma dotação de 20 milhões de euros e está direcionada para apoiar entidades públicas, associações e fundações. O programa, conforme avança o Turismo de Portugal, visa fomentar projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior, valorizando recursos e ativos locais, promovendo estratégias inovadoras e gerando novos níveis de atratividade turística, contribuindo para impulsionar a dinamização social e económica das comunidades locais.

 

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Lusanova promove webinar sobre a Madeira dia 27

Em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, o operador turístico Lusanova promove uma formação via online, na próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, pelas 10h30, para apresentar a programação deste ano para a região.

O operador turístico apresenta uma diversificada oferta de pacotes turísticos para a Madeira e Porto Santo, com duração entre duas a seis noites. Além das opções de ‘Fly and Drive’, “Aventura” ou em circuito, que são válidos para viagens durante todo o ano, a Lusanova disponibiliza também pacotes para a Festa da Flor no Funchal, entre outros.

Os agentes de viagens interessados podem aceder ao webinar aqui.

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Alojamento

Dom Pedro Vilamoura será transformado em Hyatt Regency após rebranding

A unidade hoteleira será alvo de uma remodelação dividida em duas fases, sendo que a primeira deverá estar concluída até ao verão deste ano. Áreas como o lobby e a oferta de restauração serão alguns dos pontos visados nesta renovação.

O hotel Dom Pedro Vilamoura, que atualmente faz parte da Dom Pedro Collection e é gerido pela Details – Hospitality, Sports, Leisure, será alvo de uma remodelação completa. Após as obras de renovação, o hotel passará por um processo de rebranding para se transformar num Hyatt Regency.

A renovação completa das infraestruturas vai decorrer em duas fases. A primeira etapa deverá estar concluída “até ao verão deste ano”, como a Details refere em nota de imprensa.

Já a segunda fase, que representa a conclusão total do rebranding, estará pronta no verão de 2026. Nessa altura, o hotel abrirá portas sob a marca Hyatt Regency, como parte de um acordo de franchising com a afiliada da Hyatt Hotels Corporation.

As obras de remodelação incluem a renovação do lobby, que passará a contar “com uma experiência de check-in aprimorada” e um novo bar central, bem como as instalações do restaurante, que serão redesenhadas com estações de live cooking e churrasqueira. Acrescem um bar octagonal renovado no terraço e a inclusão de mobiliário “contemporâneo, elegante e com influências locais”.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

O projeto de design de interiores é assinado pela THDP Design, sendo que a Streetsense ficará encarregue pelo reposicionamento de todos os pontos de restauração.

No entender de Francisco Moser, CEO de Hospitality da DETAILS, este rebranding vai contribuir para a boa perceção do destino de Vilamoura, associado à marca Hyatt.

“Trabalhar com uma marca globalmente reconhecida e líder de mercado como a Hyatt vai reforçar a perceção de Vilamoura como um destino imperdível em Portugal e na Europa. Este rebranding trará, sem dúvida, um elemento distinto e refinado para o nosso portefólio, refletindo os elevados padrões que a marca representa”, afirma Francisco Moser, CEO de Hospitality da Details.

Já para Nuno Galvão Pinto, vice-presidente regional de desenvolvimento da Europa na Hyatt, o projeto alinha-se com a estratégia do grupo de “melhorar a oferta de lazer na região”.

“Este projeto demonstra a flexibilidade e o apoio que oferecemos aos proprietários. Estamos comprometidos em colaborar estreitamente com o proprietário e com a Details durante as extensas renovações que levarão ao rebranding. O projeto também se alinha perfeitamente com a nossa estratégia em melhorar a oferta de lazer na região e fortalece a nossa liderança no segmento de resorts em toda a Europa. Estamos igualmente entusiasmados por continuar a expandir a marca em Portugal e na Península Ibérica”, refere Nuno Galvão Pinto.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

A Details, é uma empresa de gestão de hospitalidade, desporto e lazer totalmente detida pelo grupo Arrow Global, que adquiriu os seus ativos em Vilamoura em 2021.

Para complementar a oferta de hospitalidade em Vilamoura, a Details dá conta de estar a gerir outros projetos, incluindo o desenvolvimento de um novo centro desportivo, o regresso do centro equestre de Vilamoura ao circuito internacional de saltos, e a renovação do Old Course, o segundo campo de golfe mais antigo do Algarve.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

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Destinos

App ARGO chega a Lisboa em modo “Explore”

A ARGO, uma plataforma all-in-one que antecipa a próxima geração de aplicações móveis em viagens e lifestyle urbano chega ao mercado português, mais precisamente, a Lisboa. Disponível 24/7, está focada em proporcionar aos utilizadores a melhor experiência de navegação, exploração e descoberta nas maiores cidades do mundo de uma nova forma.

A ARGO posiciona-se assim como the best “local” in town e é também considerada um City Companion, um assistente digital assente em Inteligência Artificial que adapta a navegação às preferências e fornece recomendações personalizadas: reservas de restaurantes, tradutor e conversor de moeda, previsão meteorológica, partidas e chegadas de voos, rent-a-car e informação de transportes assim como contactos de emergência estão disponíveis a todo o momento.

Os utilizadores da App ARGO, viajantes ou residentes, têm à sua disposição uma plataforma que integra diversas apps: uma vez dentro da ARGO não é necessário sair para fazer download de outras aplicações, evitando-se assim uma experiência dispersa de navegação.

Para além disso, é possível customizar a navegação em função das preferências do utilizador, complementada com um assistente de Inteligência Artificial em tempo real.

A rede de curadores da App ARGO é rigorosamente selecionada, indica a empresa. Em cada cidade disponível na aplicação, estes conhecedores da cultura urbana selecionam e modelam as experiências, apontam tendências e difundem o local buzz.

A versão da ARGO que agora é lançada na App Store inclui as principais funcionalidades já elencadas, aplicadas à cidade de Lisboa, permitindo uma experiência de utilização e de integração muito evoluída – incluindo um chat de Inteligência Artificial.

Mas esta é apenas uma pequena parte do que a ARGO virá a propor aos seus utilizadores. Depois de Lisboa, seguir-se-ão cidades como Hong-Kong, Dubai, Nova Iorque, Paris, Shangai ou Tóquio. Ou locais como a Comporta, uma vez que pode incluir também territórios não urbanos.

A ARGO evoluirá também para vários modos de navegação. Para além do modo Explore já disponível – que permite descobrir novos lugares, fazer planos e percursos com base em informação dinâmica como reviews ou endorsements – o modo Feed tornará possível navegar e explorar conteúdos de criadores segmentados pelo perfil do utilizador, e com o modo Connect o utilizador poderá ligar-se aos experts locais, residentes que funcionam como verdadeiros guias em cada cidade.

Para além de estar focada na melhor experiência de utilização, a plataforma ARGO aposta na criação de modelos de negócio e income generation. Com a versão 2.0 da aplicação, marcas, criadores de conteúdos, direções de turismo e entidades públicas ou privadas poderão explorar inúmeras oportunidades de promoção e de negócio.

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Análise

Sustentabilidade é importante mas preço continua a ser decisivo, diz estudo do WTTC

Um recente estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC), apresentado durante a FITUR, diz que apenas 7% a 11% dos consumidores dão prioridade à sustentabilidade na hora de comprar uma viagem.

Apesar de terem cada vez maiores preocupações com a sustentabilidade, o preço continua a ser o fator decisivo para os consumidores de viagens, aponta um recente estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC), que diz que apenas 7% a 11% dos consumidores dão prioridade à sustentabilidade na hora de comprar uma viagem.

O estudo, denominado “Bridging the Say-Do Gap: How to Create an Effective Sustainability Strategy by Knowing Your Customers”, foi apresentado esta quarta-feira, 22 de janeiro, durante a FITUR, a feira de turismo de Madrid, e apurou que o “custo e a qualidade” continuam a ser as prioridades dos consumidores de viagens.

Realizado com recursos a 10 mil entrevistas, este estudo do WTTC dividiu os consumidores em seis segmentos, que abrangem desde os consumidores muito preocupados com o impacto das viagens no meio ambiente, até aos negacionistas das alterações climáticas, e apurou que, em todos os segmento, mais de 50% dos consumidores dizem que a prioridade é o preço.

“Em todos os segmentos de consumidores, mais de 50% dizem que o custo é o fator mais importante que influencia as decisões de compra, enquanto cerca de 30% priorizam a qualidade”, lê-se num comunicado divulgado pelo WTTC.

Em sentido contrário surgem as preocupações com a sustentabilidade, com apenas 7% a 11% dos entrevistados a admitir que este é um fator preponderante para a decisão de compra.

O estudo concluiu também que, grande parte dos entrevistados, diz não ter acesso a informação sobre sustentabilidade, seja através de que canal for, incluindo os media convencionais, plataformas sociais ou iniciativas voltadas para a comunidade.

“Os viajantes importam-se com a sustentabilidade, mas, ao comprar viagens, o custo e a qualidade são essenciais. Os clientes esperam que as empresas criem opções sustentáveis ​​acessíveis”, considera Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

A responsável lembra, no entanto, que muitas empresas têm vindo a dedicar-se à sustentabilidade, num trabalho que, além de contribuir para a proteção do planeta, também oferece “experiências mais gratificantes para os clientes”.

Por isso, este estudo deixa também algumas recomendações para que a indústria do turismo aumente as preocupações em oferecer viagens sustentáveis, seja através de parcerias, marketing personalizado, programas de recompensas ou outros benefícios para os clientes.

 

 

 

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Meeting Industry

Papel da liderança feminina na construção do futuro do turismo em destaque na FITUR

A 5.ª edição do FITUR Woman destacou que o futuro do turismo depende da liderança feminina, indicando que as mulheres representam 54% do setor de turismo, mas poucas ocupam cargos de liderança.

A mulher esteve em destaque no primeiro dia da FITUR, onde durante a 5.ª edição da FITUR Woman, se explorou a conexão emocional entre pessoas e destinos turísticos e seu impacto no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável de países, regiões e comunidades locais. A liderança feminina permaneceu como o tema central, com o evento reunindo líderes destacados dos setores empresarial e governamental.

Organizado pela FITUR e pela Women Leading Tourism (WLT), sob o tema “Turismo: Compromisso e Orgulho de Pertença”, Maribel Rodríguez, presidente da WLT, salientou que “o setor do turismo é composto por homens e mulheres, sendo que as mulheres representam 54%, mas apenas uma pequena parte ocupa cargos de liderança, e apenas 25% são CEO.”

Rodríguez enfatizou ainda a importância económica do setor, que “emprega uma em cada dez pessoas no planeta”, acrescentando que “precisamos de avançar em direção a um turismo sustentável, inclusivo e participativo que inclua todas as partes interessadas e reconheça que não há liderança sem as mulheres.”

Por sua vez, María Guardiola Martín, presidente do Governo Regional da Extremadura, destacou que “a participação das mulheres é essencial num setor como o turismo, que é chave para o desenvolvimento económico e cultural, gera riqueza e desperta emoções”, observando, também, que o turismo, quando utilizado de forma sustentável e responsável, “é uma ferramenta poderosa para gerir o vínculo entre as pessoas e suas emoções.”

Abordando a representatividade feminina no setor, Guardiola apontou que mais de 60% dos cargos de liderança ainda são ocupados por homens, admitindo que “Ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade”, reconhecendo, contudo, que “o futuro do turismo está na liderança feminina.”

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easyJet lança novas rotas para Slipt e Nantes desde Portugal no verão

A easyJet vai abrir duas novas rotas de verão desde Portugal, passando a ligar o Porto e o Funchal a Split, na Croácia, e Nantes, em França, a partir de 23 de junho e 30 de março, respetivamente.

A easyJet vai abrir duas novas rotas de verão desde Portugal, passando a ligar o Porto e o Funchal a Split, na Croácia, e Nantes, em França, a partir de 23 de junho e 30 de março, respetivamente.

Segundo um comunicado da easyJet, os voos entre o Porto e Split, que arrancam a 23 de junho, vão contar com duas ligações aéreas por semana, às segundas e quintas-feiras, enquanto a rota do Funchal para Nantes, com início a 30 de março, vai contar com dois voos por semana, às terças-feiras e sábados, nos meses de julho e agosto, enquanto os outros meses contam com três voos semanais, às terças, quartas e domingos.

“Estamos muito satisfeitos por continuar a expandir as nossas operações em Portugal com a introdução de destinos tão apelativos como Split e Nantes. Estas novas rotas reforçam o nosso compromisso em oferecer mais opções de viagem e conectividade aos nossos passageiros, contribuindo para a promoção de Portugal como um hub estratégico na Europa”, congratula-se José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

Estas duas novas rotas  vêm juntar-se às que a companhia aérea já tinha anunciado para o verão de 2025, concretamente Lisboa-Palermo, com início a 3 de junho; Lisboa-Tirana, a partir de 24 de junho; Lisboa-Milão Linate, que arranca a 30 de março; Faro-Zurique, a partir de 1 de abril; Luton-Funchal, com início a 2 de junho; Bordéus-Faro, que começa a 29 de junho e vai operar em julho e agosto; e ainda Funchal-Amesterdão, que vai decorrer ao longo de todo o ano.

Além destas novas rotas, a easyJet vai também manter os voos entre a Ilha do Sal e Lisboa e Porto, que vão contar com um reforço de frequências ao longo dos meses de verão, passando a cinco voos semanais à partida de Lisboa e quatro desde o Porto.

“No total, são mais de 7 milhões de lugares de e para Portugal disponíveis no verão de 2025, consolidando o compromisso da easyJet com o mercado português e proporcionando aos seus passageiros uma ampla variedade de destinos a preços acessíveis”, lê-se ainda no comunicado divulgado pela easyJet.

Mais informações e reservas aqui.

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Figuras

Ministro do Turismo do Brasil assume formalmente presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, acaba de assumir formalmente a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, tornando-se no primeiro brasileiro a ocupar este cargo desde a criação do órgão, em 1975. O mandato é de um ano.

Celso Sabino foi eleito em 15 de novembro do ano passado, durante a 122ª reunião do conselho, em Cartagena, na Colômbia, tendo recebido 35 votos. Acaba de assumir formalmente o cargo e pelo período de um ano.

O Brasil, de acordo com a imprensa local, assume a presidência num ano estratégico. O país será palco de dois grandes eventos mundiais: a presidência rotativa do Brics; e a COP 30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém.

Também o ministro assume o novo cargo num período estratégico para o setor do turismo no Brasil. Celso Sabino, afirmou em entrevista à CNN brasileira ter como meta que o destino receba 10 milhões de turistas ao ano a partir de 2027, depois de ter encerrado o 2024 com mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros, uma subida de 12,6% face ao ano anterior.  Para tal, a sua pasta aposta na ampliação de rotas internacionais, no incremento da infraestrutura turística do país e na promoção internacional dos destinos brasileiros em eventos.

A meta estabelecida é mais arrojada que aquela proposta pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que traz diretrizes para o desenvolvimento da atividade no país. O objetivo estabelecido no documento era tornar o Brasil o destino mais visitado da América do Sul até 2027, recebendo 8,1 milhões de estrangeiros por ano.

No Conselho Executivo da ONU Turismo, o governante brasileiro vai comandar decisões estratégicas para o setor, no tocante à atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, a relação entre o setor e as mudanças climáticas, digitalização, entre outras.

O ministro Celso Sabino definiu, em Madrid, quais serão as prioridades da sua gestão. O governante, segundo a imprensa brasileira, pretende focar na agenda ambiental, envolvendo líderes globais do turismo em iniciativas nacionais que promovam um setor mais resiliente e sustentável.

“Temos uma agenda fundamental voltada para a preservação do meio ambiente e à contenção das mudanças climáticas, com base num turismo sustentável e solidário, que valoriza as comunidades locais”, afirma Sabino, que é o primeiro brasileiro a ocupar a liderança da entidade, composta por cerca de 200 membros de diversos países.

 

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Vilnius é a Capital Verde Europeia 2025

À medida que as preocupações sobre o futuro do Acordo de Paris continuam a crescer, o foco na sustentabilidade continua elevado e os viajantes continuam a dar prioridade a destinos ambientalmente responsáveis, como o farão este ano, com certeza, a Vilnius, que ostenta o título de Capital Verde Europeia 2025.

Vilnius é um oásis verde, com mais de 61% da cidade coberta por espaços verdes. Possui 100 km de trilhas pitorescas para caminhada e uma variedade de aventuras ao ar livre. A cidade facilita a vida sustentável, com transportes públicos melhorados, opções de partilha de bicicletas e refeições sustentáveis ​​em restaurantes com estrelas Michelin.

Vilnius, nomeada Capital Verde Europeia 2025, convida os viajantes a explorar a sua cultura autêntica, iniciativas verdes, refeições sustentáveis ​​e aventuras naturais memoráveis, tornando-o o primeiro lugar na Europa para viajantes com consciência ecológica.

 

“Alcançar o título de Capital Verde Europeia não é apenas uma honra para Vilnius, mas um compromisso com o futuro”, afirmou o presidente da Câmara de Vilnius, Valdas Benkunskas. “A cidade evoluiu para um oásis de espaços verdes, ar puro e biodiversidade próspera. Com soluções inovadoras, como o carregamento de veículos elétricos através de postes de iluminação pública e a capacitação dos residentes com acesso aberto a dados, Vilnius está a dar o exemplo para um futuro mais verde, mais inteligente e mais inclusivo.”

Os transportes representam cerca de 70% das emissões de carbono durante as férias, mas Vilnius oferece opções ecológicas para visitantes que procuram reduzir o seu impacto. Viajantes de cidades próximas como Cracóvia, Varsóvia, Riga e Tallinn podem chegar facilmente a Vilnius de comboio. As viagens ferroviárias internacionais têm vindo a crescer em popularidade, com novas ligações reabertas todos os anos.

 

Uma vez em Vilnius, percorrer a cidade é fácil com o transporte público, tendo renovado a sua frota de com quase 300 autocarros e trólebus novos, mais eficientes, mais amigos da natureza e sustentáveis. Um aplicativo de viagens gratuito, Trafi, informa os viajantes sobre os horários de chegada do transporte público e as condições do trânsito em tempo real. Andar de bicicleta é uma opção conveniente, com mais de 140 kms de ciclovias e serviços de partilha de bicicletas, como o Cyclocity.

Por outro lado, Vilnius é conhecida pela sua facilidade de caminhar. A cidade desenvolveu uma rede unificada de 100 kms de percursos pedestres, com 24 passeios de lazer e 16 percursos diários. Uma parte integrante do percurso de 100 km foi inspirada na Comunidade de Corredores da Lituânia e é perfeita para corredores em trilho.

Mais de 61% do território de Vilnius é constituído por espaços verdes, muitos dos quais localizados perto do centro da cidade. Esses parques muitas vezes lembram florestas e são o lugar perfeito para entusiastas de atividades ao ar livre. Os visitantes podem experimentar uma variedade de atividades, desde caiaque e stand-up paddle no Rio Neris até explorar ou relaxar e tomar banho em lagos próximos, como Žalieji ežerai e Lago Balžio. Durante os meses de verão, os parques da cidade também servem como locais vibrantes para concertos e festivais.

Refira-se ainda que Vilnius tem muitos cafés e restaurantes que servem pratos frescos e sazonais, confecionados com ingredientes de origem local.

Para aqueles que preferem uma experiência mais casual, os mercados de agricultores locais em Halės turgus ou Kalvarijų turgus oferecem produtos frescos para atender a todas as necessidades dietéticas.

Igualmente, muitos hotéis e unidades de alojamento local de Vilnius estão a optar por uma abordagem ecologicamente consciente, como a eficiência energética e a redução de resíduos, a materiais e ingredientes de origem local e opções de limpeza ecológicas.

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