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Emirates regressa a Lisboa, Porto e Faro para recrutar tripulantes de cabine

Os Open Days da Emirates estão de regresso a Portugal e, entre 31 de janeiro e 28 de fevereiro, vão passar por Lisboa, Porto e Faro, com o objetivo de recrutar tripulantes de cabine.

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A Emirates vai voltar a promover os seus Open Days em Portugal, numa nova sessão de recrutamento que vai passar por Lisboa, Porto e Faro, entre 31 de janeiro e 28 de fevereiro, informou a companhia aérea, em comunicado.

O recrutamento começa em Lisboa e decorre já esta sexta-feira, 31 de janeiro, com uma sessão no Lisbon Marriott Hotel, a partir das 09h00, enquanto o Open Day do Porto tem lugar a 11 de fevereiro, no NH Colletion Porto, também com início pelas 09h00. Já a sessão de Faro decorre no dia 28 de fevereiro, com início pelas 09h00, no Eva Senses Hotel.

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A Emirates diz, no entanto, que as “datas e locais dos eventos poderão ser sujeitos a alterações”, pelo que se recomenda “que os candidatos confirmem as datas, locais e horários no site oficial da companhia”.

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Os Open Days da Emirates têm entrada livre e não requerem registo prévio, ainda que seja aconselhável que os interessados leiam atentamente os requisitos antes de comparecerem, o que pode ser feito aqui.

“A Emirates oferece aos seus colaboradores excelentes oportunidades de carreira, com instalações de formação de alta qualidade e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários. Todos os que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”, explica a companhia aérea, no comunicado divulgado.

A transportadora sublinha que a sua tripulação tem direito a uma “variedade de benefícios”, o que inclui, desde logo, “salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Recorde-se que a Emirates opera em Portugal há 12 anos e disponibiliza atualmente 14 voos semanais desde Lisboa para o Dubai, a partir de onde é possível aceder aos  mais de 140 destinos em seis continentes da rede da transportadora, que é também a maior operadora mundial dos aviões Boeing 777 e Airbus A380.

 

 

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19 anos: IPDAL reafirmar objetivo de colocar a América Latina no mapa de Portugal e vice-versa

O presidente do IPDAL (Instituto para a Promoção da América Latina e das Caraíbas), Paulo Neves, reafirmou que a organização vai manter o objetivo de colocar a América Latina no mapa de Portugal, e o nosso país no mapa do mundo.

Na receção, em Lisboa, oferecida a várias dezenas de convidados para assinalar o 19º aniversário do IPDAL, e que contou com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte e de diversos embaixadores não só da América Latina e das Caraíbas, acreditados em Portugal, o seu presidente, o deputado Paulo Neves, reconheceu que há um incentivo do Governo português ao IPDAL, o que se traduz no incentivo das relações de Portugal com a América Latina em especial.

“Costumamos dizer que não temos muitos engenheiros no IPDAL, mas todos sabemos fazer pontes, e essa é uma das suas funções, resumindo, que é Portugal no mapa e o mapa em Portugal”, destacou Paulo Neves, reforçando que o instituto tem trabalhado muito afincadamente com todos os embaixadores da América Latina e “posso garantir que vamos fazer exatamente aquilo que temos feito até agora, promovendo todos esses países por igual”.

Na sua intervenção, o presidente do IPDAL fez também questão de valorizar a diplomacia parlamentar “útil e importante, com utilidade enorme na política externa portuguesa”.

Paulo Neves deu conta que “vamos continuar a fazer o nosso trabalho com um plano de atividades bastante ambicioso”, nomeadamente, o encontro do triângulo estratégico América Latina- Europa-África, que tem como função juntar estes três continentes numa agenda comum, bem como o África 21, uma iniciativa para falar do continente africano, não só ao nível da CPLP, ou o América Latina-CPLP, o que demonstra que Portugal é o hub ideal na relação entre África e a América Latina, e ainda a nova iniciativa Embaixada Aberta, que passa por fazer discussões dentro das Embaixadas sobre temas dessas países, sendo que a primeira será a Argentina e ou segundo El Salvador, para além de uma atividade externa e acompanhar empresas que queiram investir na América Latina.

Do plano de atividades do IPDAL consta também o encontro empresarial ibero-americano, onde o setor do turismo será tema de agenda. Refira-se que durante a FITUR do ano passado, o IPDAL assinou um acordo de cooperação com a CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caraíbas, Turismo de Portugal e o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia para a realização de um projeto de turismo sustentável e inclusivo nos municípios de Nuquí e Guapi.

 

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Já não haverá fusão entre Atout France e Business France

“Vamos reunir recursos (e não nos fundir) com a Business France, para sermos mais agressivos nos mercados internacionais”, declarou a ministra francesa do Turismo, Nathalie Delattre, que pretende contar com o sector privado para aumentar o orçamento do GIE responsável pela promoção do turismo francês no estrangeiro.

“O nosso operador nacional de promoção turística, Atout France, é uma parceria público-privada”, acrescentou, ressalvando que os seus membros trazem hoje 30 milhões de euros, certamente mais amanhã, para coconstruir connosco esta política de atratividade do sector. “Não se trata, portanto, apenas de um esforço do Estado, mas também de um esforço do setor, que está envolvido”, destacou.

O seu desejo é liderar uma reflexão para reformar a Atout France, a fim de reforçar a sua eficácia num contexto de forte concorrência internacional. Assim, sob sua liderança, “será lançada em breve uma missão de auditoria para estudar possíveis sinergias entre a Atout France e a Business France”.

Alguns acreditavam que a fusão era legalmente impossível entre a GIE Atout France e a Epic Business France. Em qualquer caso, este projeto de integração teria sido eminentemente complexo. O seu abandono representa um alívio para as equipas da Atout France e para muitos profissionais de viagens.

Recorde-se que, em outubro passado, o ex-primeiro-ministro Michel Barnier anunciou a sua intenção de reunir a Business France, agência que apoia as empresas francesas a desenvolverem-se no estrangeiro, e a Atout France. E isto, num esforço de simplificação.

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IATA: Tráfego aéreo cresce 10,4% em 2024 e ultrapassa níveis pré-pandemia

Segundo a IATA, no ano passado, o tráfego aéreo global cresceu 10,4%, ultrapassando em 3,8% os níveis pré-pandemia. O principal destaque foi o crescimento do tráfego internacional.

O tráfego aéreo global cresceu, no ano passado, 10,4%, ultrapassando em 3,8% os níveis pré-pandemia, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, cujos dados mostram que o crescimento do tráfego internacional, que chegou aos 13,6%, foi fundamental para o aumento global.

Os dados da IATA, divulgados esta quinta-feira, 30 de janeiro, indicam que, a nível global, também a capacidade disponibilizada aumentou 8,7% no ano passado, enquanto o load factor dos voos foi, em média, de 83,5%, o que representa “um recorde anual”.

A nível internacional, a capacidade registou ainda um aumento de 12,8%, enquanto a nível doméstico houve um crescimento de 5,7% face a 2023, com a capacidade doméstica a registar ainda uma subida de 2,5%.

A IATA destaca a performance registada no mês de dezembro de 2024, que trouxe “um forte final de ano”, uma vez que a procura global por viagens aéreas apresentou um aumento de 8,6%, enquanto a capacidade registou um aumento de 5,6% nesse mês.

Em dezembro, acrescenta a IATA, também os dados relativos à procura internacional foram positivos, já que este indicador cresceu 10,6%, enquanto a procura doméstica aumentou 5,5%, tendo a taxa de ocupação dos voos chegado aos 84%, o que também representa “um recorde” para o último mês do ano.

“2024 deixou absolutamente claro que as pessoas querem viajar. Com um crescimento de 10,4% na procura, as viagens atingiram números recordes nacionais e internacionais”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Willie Walsh congratula-se ainda com a ocupação de 83,5% dos voos registada ao longo do ano passado, sublinhando que se trata de “um novo recorde”, o que se traduz em mais “empregos, desenvolvimento de mercado, comércio, inovação, exploração e muito mais”.

Por isso, o responsável mostra-se também otimista face a 2025, afirmando que existem “muitos indícios de que a demanda por viagens continuará a crescer”, ainda que se preveja uma maior moderação no ritmo de crescimento, que deverá ficar-se pelos 8%.

Tráfego internacional cresceu em todas as regiões

Os dados da IATA mostram também que, no ano passado, o tráfego internacional ficou 0,5% acima do recorde registado em 2019, antes da pandemia da COVID-19, tendo o crescimento sido comum a todas as regiões.

Já a capacidade apresentou uma descida de 0,9% a nível internacional face a 2019, enquanto o load factor dos voos cresceu 0,5 pontos percentuais, para 83,2%, o que representa um novo recorde.

A IATA sublinha ainda que, em dezembro, a procura internacional registou um aumento de 10,6%, enquanto a capacidade subiu 7,7% e o load factor cresceu 2,2 pontos percentuais comparativamente a 2023, fixando-se nos 83,9%.

Por regiões, o maior crescimento do tráfego internacional foi registado na Ásia-Pacífico, onde este indicador apresentou um aumento de 26.0% face ao ano anterior, naquele que foi o mais forte aumento anual entre todas as regiões do mundo. Já a capacidade cresceu 24.7% nesta região, enquanto o load factor apresentou uma subida de 0,8 pontos percentuais, chegando aos 83.8%.

A IATA diz, no entanto, que, apesar desta forte subida, a região continua a apresentar muitas oportunidades para que este crescimento seja ainda maior, até porque o tráfego nesta região continua 8.7% abaixo dos níveis pré-pandemia.

Os números da IATA mostram ainda que, em dezembro, a Ásia-Pacífico viu o tráfego aéreo internacional subir 17.1% face a mês homólogo do ano anterior.

Na América Latina, o tráfego internacional cresceu ainda 14.4% face ao ano anterior, enquanto a capacidade apresentou um incremento de 14.3%, ainda que o load factor tenha descido 0.1 pontos percentuais, ficando-se pelos 84.8%, mantendo-se, ainda assim, como o mais elevado entre todas as regiões.

Em dezembro, o tráfego aéreo internacional na América Latina registou ainda um aumento de 11.3% face a mês homólogo de 2023.

Já as companhias aéreas africanas viram o tráfego internacional subir 13.2%, enquanto a capacidade cresceu 9.5% e o load factor aumentou 2.5 pontos percentuais, chegando aos 74.5%, o que representa um recorde em África, ainda que este seja o load factor mais baixo entre todas as regiões.

No último mês do ano de 2024, o tráfego aéreo internacional das companhias africanas cresceu ainda 12.4% face ao último mês de 2023.

Na Europa, o tráfego aéreo aumentou 9.7% face a 2023, tendo a capacidade subido ainda 9.2% e o load factor 0.4 pontos percentuais, chegando aos 84.1%. No último mês do ano, o tráfego aéreo das transportadoras europeias apresentou ainda uma subida de 8.6% face a dezembro de 2023.

No Médio Oriente, o crescimento do tráfego internacional foi de 9.4% em 2024, enquanto a capacidade conheceu uma subida de 8.4% e o load factor aumentou 0.7 pontos percentuais, para 80.8%. Em dezembro, o tráfego destas companhia aéreas subiu ainda 7.7% pontos percentuais face a mês homólogo do ano passado.

Por fim, foi nas companhias aéreas norte-americanas que se registaram os crescimentos mais modestos, com o tráfego do ano passado a aumentar 6.8%, enquanto a capacidade disponibilizada cresceu 7.4%. Apesar disso, o load factor desceu, no ano passado, 0.5 pontos percentuais, fixando-se nos 84.2%.

 

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LATAM anuncia novas rotas

A LATAM acaba de revelar que está no aumento do número de voos, tanto no âmbito doméstico como internacional, na sua operação no Brasil. Segundo nota da assessoria da companhia aérea, os bilhetes já podem ser adquiridos.

Com destaque para a região Nordeste do Brasil, a LATAM programou o aumento de 37% dos voos de seis rotas domésticas a partir de abril, o que vai acrescentar seis mil lugares por semana nestes mercados. Todas as rotas são operadas por aviões da família Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros por voo.

Assim, a rota São Paulo/Congonhas-Fortaleza será ampliada de 20 para 27 voos por semana; Fortaleza-São Luís (aumento de sete para 10 voos semanais; Fortaleza-Teresina (aumento de sete para 11 ligações por semana); Brasília-Palmas (aumento de sete para 10 voos semanais; Brasília-São Luís (de sete para 10 voos); Rio de Janeiro/Galeão-Porto Alegre (aumento de 14 para 17 voos por semana).

Entretanto, para atender à alta procura de viagens nas rotas entre o Brasil e o Chile, o Grupo LATAM ampliou em 50% o número de voos entre os dois países na sua operação de janeiro e fevereiro deste ano, alcançando um total de quase 2,5 mil voos.

O crescimento em relação ao volume operado no mesmo período do ano passado tem como destaque o aumento de 20 para 40 voos semanais na rota Rio de Janeiro/Galeão-Santiago e de nove para 20 voos semanais na rota Florianópolis-Santiago.

Refira-se que, atualmente, a LATAM é a companhia aérea líder na operação Brasil-Chile. Em 2024, a empresa inaugurou três novas rotas que subiram a oferta entre os dois países: Brasília-Santiago, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Esses investimentos somaram a outras seis rotas já operadas regularmente: São Paulo-Santiago, Rio de Janeiro-Santiago, Belo Horizonte-Santiago, Curitiba-Santiago, Florianópolis-Santiago e Porto Alegre-Santiago.

Por outro lado, a transportadora aérea também decidiu crecer em 27% o número de voos nas rotas que ligam o Brasil à Itália a partir de junho de 2025.

Em junho, a LATAM aumentará as ligações São Paulo/Guarulhos-Milão de seis para sete operações semanais, e em julho, São Paulo/Guarulhos-Roma de cinco para sete voos por semana. Estas ligações serão operadas com aparelhos Boeing 787-9 para 300 passageiros (30 na cabine Premium Business, 57 na Premium Economy e 213 na Economy) ou em Boeing 777 com capacidade para 410 passageiros (38 na cabine Premium Business, 50 na Economy+ e 322 na Economy).

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In Sure Broker e a SGS na lista das 50 maiores empresas de seguros em Portugal

No ranking das 50 maiores empresas de seguros em Portugal, dois dos players especialistas no mercado turístico assumem a 11ª e a 27ª posições, respetivamente, a In Sure Broker e a SGS.

O TOP 50 agentes de seguros 2024, editado pelo ECOseguros, é agora lançado após confirmação dos dados de todos os potenciais listados no ranking.

Ao contrário de anos anteriores em que se procuraram as 100 maiores, o ranking focou-se nas 50 maiores empresas agentes de seguros, excluindo algumas empresas que tendo como código de atividade económica a mediação de seguros, não fazem disso o seu principal ou relevante negócio.

Apurados os dados de 2023, na lista dos 50 maiores agentes de seguros 2024, a In Sure Broker ocupa a 11ª posição, contra a 13ª no ano anterior, enquanto a SGS, que detinha o 24º lugar, cai para a 27ª posição, classificadas por dimensão, através do volume de negócios que, neste caso, é quase totalmente receitas de comissões atribuídas pelas seguradoras pela intermediação de seguros. Também a rentabilidade foi avaliada utilizando os resultados líquidos, valores próximos dos registados no EBITDA (resultados antes de IRC, amortizações e provisões), indica o ECOseguros, que avança que, em conjunto, as TOP 50 agentes registaram um volume de negócios de 126 milhões de euros em 2023, valor 10% ao registado um ano antes.

A In Sure Broker, segundo a análise, teve um volume de negócios superior a 4,176 milhões de euros, uma subida 22% face a 2022, e os resultados líquidos atingiram um valor superior a 1,450 milhões de euros, um aumento de 34%.

Já a SGS superou, no ano em análise os 1,882 milhões de euros de volume de negócios, menos 3% do que em 2022, enquanto os resultados líquidos tiveram uma quebra de 80%, somando 26,3 mil euros.

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Lisboa é um dos destinos a não visitar em 2025, segundo a Fodor’s

O portal de viagens Fodor’s elaborou uma lista de 15 destinos a evitar em 2025 devido ao excesso de turismo e aos protestos dos residentes, na qual se encontra a capital portuguesa de Lisboa.

O portal de viagens Fodor’s elaborou uma lista de 15 destinos a evitar em 2025 devido ao excesso de turismo e aos protestos dos residentes, na qual se encontra a capital portuguesa de Lisboa.

Denominada ‘No List’, esta seleção de destinos a evitar conta também com a ilha de Bali, na Indonésia; Koh Samui, na Tailândia; Monte Everest; Agrigento e Veneza, em Itália; as Ilhas Virgens Britânicas; Kerala, na Índia; Quioto e Tóquio, no Japão; Oaxaca, no México; North Coast 500, na Escócia; Barcelona, Maiorca e Ilhas Canárias, em Espanha.

O portal explica que, apesar de serem “deslumbrantes, intrigantes e culturalmente significativos”, estes destinos apresentam alguns desafios e tensões, desde logo porque o excesso de turismo provoca problemas às comunidades locais, que se sentem negligenciadas, o que está a levar ao aumento dos protestos contra os turistas.

“Os destinos apresentados na ‘No List’ merecem a fama e a adoração que recebem. Eles são dignos do seu tempo e dinheiro. No entanto, os inúmeros desafios que enfrentam são reais e urgentes”, realça o portal.

A Fodor’s diz que não pretende, com a elaboração desta lista, promover nenhum boicote, mas realça que “o primeiro passo para aliviar um problema é reconhecer que ele existe”, motivo pelo qual decidiu publicar esta lista, de forma a “destacar os destinos onde o turismo está a colocar pressões insustentáveis ​​sobre os locais e as comunidades”.

“Essas tensões precisam de ser abordadas. Dessa forma, os destinos favoritos do mundo podem permanecer assim para a próxima geração”, acrescenta ainda a Fodor’s,

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APECATE realiza sessões de formação em IA aplicada à Animação e aos Eventos

Com a Inteligência Artificial a tornar-se uma obrigatoriedade no setor do turismo e eventos, a APECATE irá realizar quatro sessões de formação para preparar profissionais em Lisboa e no Porto.

Consciente das alterações que a Inteligência Artificial (IA) tem trazido aos diversos mercados, a APECATE vai realizar quatro sessões de formação, em formato presencial, dedicadas à utilização da Inteligência Artificial nos setores da Animação Turística e dos Congressos e Eventos.

Com uma duração total de oito horas, divididas em módulos teóricos e práticos, para cada um dos setores decorrerá uma sessão em Lisboa e outra no Porto. Nos dias 24 e 25 de fevereiro decorrerão as sessões de Lisboa (Mesa Luísa) e nos dias 27 e 28 de fevereiro as sessões do Porto (Associação de Turismo do Porto e Norte).

A criação de prompts direcionados, as ferramentas para cada um dos setores para potenciar a IA e as suas aplicações práticas, são alguns dos módulos que serão ajustados ao setor em questão.

Para a APECATE, “estas formações representam uma oportunidade valiosa para os profissionais da Animação Turística e dos Congressos e Eventos se destacarem num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico”.

Mais informações e inscrições poderá ser efetuada no link.

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© Algarve Tourism – Praia do Pontal

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Turismo do Algarve participa no Connect Aviation Forum para captar novas rotas aéreas para a região

O Connect Aviation Forum é um dos eventos incluídos no calendário de promoção do Turismo do Algarve para o mês de fevereiro, que conta também com a participação em feiras, eventos de enoturismo e network, assim como com o apoio a visitas de imprensa.

O Turismo do Algarve vai participar, juntamente com o Aeroporto de Faro, no Connect Aviation Forum, evento dedicado ao setor da aviação que vai ter lugar em Girona, Espanha, entre 3 e 5 de fevereiro de 2025, e no qual a região pretende captar novas rotas aéreas.

Num comunicado enviado à imprensa com as ações de promoção do Turismo do Algarve previstas para fevereiro, explica-se que o objetivo é “transformar os planos delineados para o novo ano em ações concretas, quer junto dos profissionais do setor, como dos viajantes que já começam a planear as suas próximas férias”.

E, visto que a “captação de novas rotas aéreas continua a ser prioritária” para a região, o Turismo do Algarve e o Aeroporto de Faro vão participar em conjunto no Connect Aviation Forum, promovendo o Algarve “junto de companhias aéreas, gestores de rotas e outros parceiros relevantes”.

“Este fórum proporciona uma plataforma estratégica para a realização de networking, promoção do destino e identificação de novas oportunidades de negócio relacionadas com o desenvolvimento de novas rotas para o Algarve”, refere o comunicado do Turismo do Algarve.

Além da participação neste evento, o Turismo do Algarve vai estar também presentes em várias feiras e noutros eventos promocionais, a começar com a presença na feira FESPO & Golfmesse Zürich 2025, um certame de viagens na Suíça, que decorre até 2 de fevereiro e no qual vai ser dada a conhecer a oferta do destino, com destaque para o golfe, turismo de natureza e atividades ao ar livre.

De 3 a 5 de fevereiro, o Turismo do Algarve participa no Connect Aviation Forum e, a 13 de fevereiro, vai realizar uma apresentação sobre a oferta regional de Turismo de Natural em Haia, nos Países Baixos, numa ação organizada pelo Turismo de Portugal.

“O Turismo do Algarve vai ter a oportunidade de fazer uma apresentação da região enquanto destino de Turismo de Natureza e palco privilegiado para a prática de atividades ao ar livre junto de público selecionado e especialmente interessado neste tipo de oferta. Esta ação visa reforçar a imagem do Algarve como um destino sustentável e atrativo para os amantes da natureza”, acrescenta a informação divulgada.

Entre 14 a 16 de fevereiro, a promoção do Turismo do Algarve continua nos Países Baixos, com a participação, em conjunto com associados da ATA, na feira Fiets and Wandelbeurs, que vai ter lugar em Utrecht e na qual vai ser também apresentada a oferta regional de Turismo de Natureza.

Em fevereiro, o Turismo do Algarve vai destacar também o enoturismo e, por isso, vai estar presente na Wine Travel Week, no Porto, que decorre entre 16 e 23 de fevereiro, à qual se segue um post tour na região com um grupo “selecionado de profissionais” que vai participar no certame e que, depois, vai fazer “uma visita guiada à região, com o objetivo de conhecer, no terreno, “alguma da oferta do destino ao nível do enoturismo”.

Entre 17 e 18 de fevereiro, o Turismo do Algarve participa também no evento International Media Marketplace, um evento global de networking no Reino Unido, que vai permitir “estabelecer ligações com jornalistas, editores, influenciadores e criadores de conteúdos dedicados ao setor das viagens”.

“Esta presença vai permitir fortalecer a sua estratégia de relações públicas, estando agendadas um conjunto de reuniões com vários destes profissionais, a quem o Turismo do Algarve dará a conhecer a diversidade de histórias e experiências que o destino tem para oferecer, de forma a potenciar colaborações e parcerias relevantes”, explica o Turismo do Algarve.

De  19 a 23 de fevereiro, o Turismo do Algarve vai dar ainda apoio a uma visita de imprensa no âmbito da Volta ao Algarve, que vai contar com a participação de seis jornalistas internacionais, estando ainda previsto que, entre 20 a 24 de fevereiro, decorra outra visita de imprensa com seis jornalistas de publicações especializadas dos mercados alemão e austríaco, no âmbito da Volta ao Algarve Grandfondo.

Pelo meio, o Turismo do Algarve vai marcar ainda presença na feira F.re.e Munich, a maior feira de viagens e lazer da Baviera e uma das mais visitadas da Alemanha, que decorre de 19 a 23 de fevereiro e na qual o Turismo do Algarve vai dar “especial relevância às ofertas do destino relacionadas com Turismo de Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar”.

Antes do final do mês, o Turismo do Algarve participa ainda na feira Danish Travel Show – Ferie For Alle, a maior feira de turismo da Dinamarca, que decorre entre 21 e 23 de fevereiro, e que vai contar com “diversos operadores de viagens e destinos internacionais, proporcionando um momento estratégico não só para promover a diversidade da oferta da região junto de visitantes que procuram opções para as próximas férias, mas também para reforçar a presença do Algarve no mercado escandinavo”.

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Celebrity River Cruises chega em 2027

A nova companhia de cruzeiros fluviais da Celebrity Cruises começa a navegar em 2027, vai contar com 10 navios e disponibilizar viagens pelos “rios mais emblemáticos do mundo”.

A Celebrity Cruises, companhia de cruzeiros do Grupo Royal Caribbean, vai lançar, em 2027, uma companhia de cruzeiros fluviais, denominada Celebrity River Cruises, que vai contar com 10 navios e navegar “nos rios mais emblemáticos do mundo”.

“A companhia assinou um pedido inicial de 10 navios transformadores que levarão os hóspedes a cidades históricas na Europa nos rios mais emblemáticos do mundo”, lê-se num comunicado da Melair Cruzeiros, que representa a Celebrity Cruises em Portugal.

A Celebrity River Cruises, cujo lançamento foi anunciado durante a apresentação dos resultados financeiros de 2024 do Grupo Royal Caribbean, vai contar com “itinerários exclusivos”, que representam uma “extensão natural da oferta premium da Celebrity que trará a abordagem exclusiva de serviço para a programação em rio”.

“A Celebrity Cruises levará o design elevado e a sofisticação dos navios oceânicos da Serie Edge para o rio. A combinação destas caraterísticas com a hospitalidade exclusiva da marca e as ofertas de itinerários exclusivos da Celebrity River Cruises, irá proporcionará experiências inesquecíveis – The Celebrity Way”, acrescenta a informação divulgada.

Segundo Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, a nova companhia “vai  inovar e elevar a experiência de cruzeiros fluviais”, um tipo de oferta que também é apreciada pelos passageiros da Celebrity Cruises.

“Cerca de metade dos nossos hóspedes passaram ou pretendem passar férias num cruzeiro fluvial, sabemos que aproveitarão a oferta premium da Celebrity em rios. Ao alavancar os nossos valiosos programas de fidelidade nas nossas três marcas, aprofundaremos o envolvimento com o nosso cliente e aumentaremos a nossa capacidade de manter os hóspedes no nosso ecossistema de oferta de férias”, refere ainda o responsável.

Laura Hodges Bethge, presidente da Celebrity Cruises, adianta que a Celebrity River Cruises vai começar a operar na Europa, esperando-se que os primeiros itinerários desta companhia estejam disponíveis para reserva ainda este ano.

 

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Cante alentejano ganha notoriedade e vai dar origem a nova rota turística

Há 10 anos reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano tem vindo a afirmar-se como um “grande embaixador” do Alentejo e vai, em breve, ganhar uma rota turística, disse ao Publituris José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Inês de Matos

Há 10 anos reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano tem vindo a afirmar-se como um “grande embaixador” do Alentejo e vai, em breve, ganhar uma rota turística, disse ao Publituris José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A integração do Cante Alentejano na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, que aconteceu há 10 anos, foi, segundo José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “um momento da maior importância para o Cante e para a região”, que contribuiu para o “reconhecimento externo” desta manifestação “identitária para o Alentejo”. “Foi o culminar de um processo, que acabou por ter um muito bom resultado, refira-se que o Comité da UNESCO aprovou esta candidatura por unanimidade, tendo-a destacado como uma candidatura exemplar”, lembra o responsável, em declarações ao Publituris.

Mas, para José Manuel Santos, tão importante como o reconhecimento externo é o facto da candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da UNESCO ter levado a “uma grande entrega dos grupos corais na defesa e valorizações desta manifestação”, ao mesmo tempo que contribuiu para que a percepção do resto do país face à região também se alterasse.

O Cante Alentejano é, segundo o responsável, o “elemento identitário mais reconhecido da cultura do Alentejo” e o “grande embaixador” da região, motivo pelo qual o Turismo do Alentejo e Ribatejo tem vindo a divulgá-lo, passando ainda a usar esta manifestação na promoção da região. “O Cante Alentejano está frequentemente presente nas nossas iniciativas de divulgação e promoção do território, é um dos nossos cartões de visita”, defende o responsável, explicando que foi também, por isso, que a ERT decidiu associar-se aos vários municípios alentejanos nas comemorações do 10.º aniversário do reconhecimento do Cante Alentejano pela UNESCO, criando uma “agenda que tornasse as diferentes comemorações avulsas mais visíveis”.

No âmbito destas comemorações, que decorreram até ao início de dezembro, houve vários “espetáculos comemorativos” promovidos por diversos municípios alentejanos, alguns dos quais contaram até com a participação de músicos convidados que se juntaram aos grupos de Cante Alentejano de todo o Alentejo, num calendário de eventos que teve como ponto alto uma “missa cantada com os cânticos tradicionais associados às manifestações religiosas”, na Sé de Beja.

Manifestação única que ajuda o turismo

O facto do Cante Alentejano se ter tornado numa manifestação mais reconhecida com a elevação a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO também tem vantagens para o turismo, uma vez que, como explica José Manuel Santos, o Cante Alentejano é “a expressão de uma comunidade, que lhe confere identidade, e enquanto for uma manifestação viva, na qual os alentejanos se reveem e a praticam, é um elemento que confere autenticidade ao território, tornando-o distinto”. “Este é o contributo que o Cante aporta ao turismo”, acrescenta, indicando que a ERT tem conhecimento de que, cada vez mais, há pessoas que visitam o Alentejo e que perguntam “onde e como se pode ouvir cante”, ainda isso não signifique que o Cante Alentejano seja o principal motivo de visita à região.

Por outro lado, o Turismo do Alentejo e Ribatejo sabe que o Cante Alentejano tem vindo a integrar “alguns programas de visita”, uma vez que que “há operadores que promovem programas em que um dos dias é dedicado a conhecer o cante com uma visita ao Museu do Cante Alentejano, e posteriormente a participação num ensaio de um grupo coral (onde o visitante tem a possibilidade de conviver com o grupo)”, assim como unidades hoteleiras que “frequentemente solicitam a participação dos grupos corais nos seus eventos”. “Os turistas, num mundo cada vez mais globalizado e igual, procuram encontrar nos destinos que visitam aquilo que os individualiza e distingue, e as experiências com singularidades culturais são um dos atrativos, o cante enquanto Património Cultural Imaterial reconhecido pela UNESCO torna-se um importante ativo para a afirmação de um destino singular”, acredita o responsável.

Por isso, José Manuel Santos revela que o Turismo do Alentejo e Ribatejo está, atualmente, a “trabalhar para a criação de uma rota turística do cante”, que permita dar a conhecer o cante aos visitantes do Alentejo e na qual os grupos corais vão ser “os anfitriões que darão a conhecer o cante aos turistas”.

UNESCO ditou maior reconhecimento

Mas a elevação como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO está ainda a levar a alterações mais profundas e a ditar o “rejuvenescimento” do próprio Cante Alentejano, com José Manuel Santos a considerar que esse reconhecimento “não é alheio” a esta “fase importante de transformação” que este estilo musical está a viver.
“O rejuvenescimento do Cante, com o aparecimento de mais jovens a cantar frequentemente em grupos mais pequenos, tem permitido a sua semiprofissionalização. Também o interesse que alguns artistas de outras áreas têm demonstrado, criando projetos onde integram momentos de Cante, e por vezes a participação dos grupos
corais nos seus espetáculos, tem contribuído para uma maior notoriedade” desta manifestação, defende o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, considerando que, “o Cante, hoje, é mais apreciado do que antes da inscrição, e sobretudo é mais
conhecido fora do Alentejo”.

E, visto que o Cante Alentejo é um embaixador do Alentejo, José Manuel Santos considera que “quanto mais notoriedade ele tiver, melhor é para o destino turístico”.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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