Alojamento

Concelho de Seia com nova Casa de Campo <div class="camera_title"></div>

A Villa Travancinha fica localizada, como o nome indica, na Travancinha e oferece nove quartos.

Raquel Relvas Neto
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A Villa Travancinha fica localizada, como o nome indica, na Travancinha e oferece nove quartos.

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O concelho de Seia tem, desde o passado mês de Abril, uma nova unidade de alojamento, a Villa Travancinha.

Esta casa de campo disponibiliza duas suites e sete quartos decorados cada um com um tema de um livro, entre eles “As 1001 noites”, “Volta ao Mundo em 80 dias”,“Chocolate” ou “Guerra e Paz” – sendo esta a temática do empreendimento que se estende aos vários espaços comuns do mesmo.

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A casa dispõe de sala comum, com snooker, lareira, sala de refeições, onde são servidos os pequenos-almoços e almoços ou jantares com reserva. A oferta é ainda complementada com uma piscina exterior com vista para a Serra da Estrela.

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Os valores dos quartos oscilam entre os 65 euros e os 90 euros com pequeno-almoço incluído e é possível também almoçar ou jantar na Villa.

Durante as estadias, os hóspedes podem fazer passeios de jipe, passeios pedestres, BTT, SUP (Stand Up and Paddle) no rio Mondego, no rio Alva ou na Lagoa, passeios à Serra da Estrela, às praias fluviais, passeios a cavalo, entre outros.

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Nova conjuntura exige “um maior investimento em promoção”, diz novo presidente ARPTA

A nova direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) tomou posse, com José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo da região, a assumir a presidência, admitindo que “é tempo de colocar em marcha uma nova resposta coletiva mais abrangente e mobilizadora”.

A nova direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) tomou posse esta segunda-feira, 7 de abril, com José Manuel Santos, agora novo presidente da Direção da Agência, cargo que acumula com a presidência da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a destacar na sua intervenção que “o ciclo de desenvolvimento turístico do Alentejo está a mudar com a entrada em operação de um número considerável de novos projetos no Litoral e no Interior da Região”.

O novo presidente da ARPTA considerou que esta “dinâmica se irá intensificar nos próximos 10 anos”, salientando, ainda que “só neste ano [2025] está prevista a abertura de mais 10 hotéis em locais tão diferentes da região, como Viana do Alentejo, Ourique, Monforte, Melides, Santiago do Cacém ou Santarém”.

Numa cerimónia realizada na Herdade da Malhadinha, marcando o arranque de um novo ciclo de ação e estratégia para a promoção turística da região, ao mesmo tempo que se sublinhava a necessidade de adaptação ao novo contexto competitivo, José Santos reforçou: que “esta nova conjuntura irá requerer uma resposta da estrutura regional de marketing bastante superior, exigindo claramente um maior investimento em promoção, realidade à qual as entidades gestoras dos fundos europeus na região, e o próprio Turismo de Portugal, não poderão ignorar”.

Por isso, o novo presidente da ARPTA concluiu que “é tempo de colocar em marcha uma nova resposta coletiva mais abrangente e mobilizadora, num ano em que se começará a preparar com o Turismo de Portugal o ciclo de contratualização da promoção externa para o período 2026-2028, o que exigirá a apresentação de uma estratégia integrada, mais coerente e ambiciosa”.

Os órgãos sociais eleitos para o triénio 2025-2028 são:

Direção
José Manuel Santos (Turismo do Alentejo, ERT) – Presidente
Luisa Rebelo (Torre de Palma, Lda) – Presidente-Adjunta
Nuno Pina (Pestana Hotel Group | Pousadas de Portugal) – Vogal
Teresa Caeiro (Gerações da Talha, Lda) – Vogal
Porfírio Perdigão (Vila Galé – Soc. Empreendimentos Turísticos, S.A.) – Vogal
Teresa Vilas Boas (Turaventur – Aventura e Turismo, Lda) – Vogal
Lino Pereira Coelho (AHP – Associação da Hotelaria de Portugal) – Vogal
Marta Passarinho (L`and Hotel Management Lda – L’And Vineyards) – Vogal
Vasco Mendes (Greenarea Hotels Resorts Lda) – Vogal
Mariana Delgado (Promenade, Viagens e Turismo Lda) – Vogal
Humberto Nixon (Aquaspace Lda – Alquevatours) – Vogal
Mónica McGill (Associação Casas Brancas) – Vogal
Michele Marques (Casa do Gadanha, Lda) – Vogal

Mesa da Assembleia Geral
Carlos Moura (AHRESP – As
ociação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) – Presidente
Joaquim Robalo de Almeida (ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos) – Vice-Presidente
Delfina Marques (Capote’s Emotion Atelier) – Secretária

Conselho Fiscal
Pedro Costa Ferreira (APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) – Presidente
António Marques Vidal (APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) – Vice-Presidente
Jorge Rosado (Marvão em Parceria) – Vogal

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MSC Cruzeiros inaugura em Miami o maior terminal de cruzeiros do mundo

A MSC Cruzeiros inaugurou, no fim de semana, o maior e mais avançado terminal de cruzeiros do mundo em PortMiami. Trata-se do primeiro projeto na indústria de cruzeiros a implementar uma viagem biométrica com verificação de identidade digital para uma experiência de embarque sem problemas.

Concebido pela empresa de design global Arquitectonica e construída pela Fincantieri Infraestructure, a instalação de 492,678 pés quadrados é capaz de receber até 36.000 passageiros diariamente e foi desenvolvida tendo em conta a experiência do passageiro.

Tecnologia de ponta e design inovador tornam a segurança, a entrega de bagagem e o check-in num processo ainda mais fácil.

O novo terminal receberá os navios da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys que navegam a partir do Porto de Miami, incluindo o novo navio da MSC Cruzeiros, o MSC World America, que será nomeado durante uma cerimónia no terminal, esta quarta-feira, antes de começar a navegar para a sua temporada inaugural nas Caraíbas.

Os passageiros podem fazer o check-in para o seu cruzeiro, pela aplicação MSC for Me ou pelo website da MSC Cruzeiros, enviando os seus documentos de viagem, recebendo o seu cartão de embarque em poucos minutos e preparando-se antecipadamente para o processamento biométrico, poupando tempo valioso quando entram no terminal.

Chegar ao terminal torna-se também mais fácil. Os passageiros podem chegar de carro, autocarro, táxi ou veículos partilhados sem complicações. Aqueles que chegam de carro podem estacionar na garagem de seis andares do terminal, com mais de 2.400 lugares e reservar o seu lugar de estacionamento com antecedência pela aplicação MSC for Me ou pelo website da MSC Cruzeiros. Há também uma zona coberta para autocarros, táxis e veículos partilhados. Todas as formas de chegada partilham um caminho coberto direto para a entrada principal do terminal.

Por outro lado, os passageiros que fizeram check-in online podem simplesmente digitalizar o seu cartão de embarque e deixar as suas bagagens num dos pontos de entrega seguros e estrategicamente colocadas na garagem antes de continuarem para o terminal, enquanto os passageiros que optaram pela viagem biométrica podem simplesmente fazer digitalizar o seu passaporte e olhar para a câmara de uma das 18 cápsulas biométricas do terminal para validação. As 20 filas de segurança que se seguem garantem um processo de triagem rápido, eficiente e sem falhas.

Antes de embarcarem, os passageiros podem relaxar numa das áreas de espera situadas em todo o espaçoso terminal. Os passageiros do MSC Yacht Club, o luxuoso conceito de “navio dentro de um navio” da companhia de cruzeiros, também terão acesso exclusivo a um lounge privado para desfrutar de bebidas e snacks premium.

Desembarque e recolha de bagagem igualmente sem problemas, isto porque os passageiros beneficiarão de um desembarque fácil e rápido graças a um sistema avançado de manuseamento e processamento de bagagem.

 

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Sabre e CellPoint Digital reforçam ecossistema de pagamentos das companhias aéreas

A nova colaboração entre a Sabre e a CellPoint Digital proporcionará às companhias aéreas soluções de pagamento melhoradas, uma experiência do utilizador aprimorada e redução de custos.

A Sabre Corporation e a CellPoint Digital estabeleceram um novo acordo com o objetivo de transformar o panorama dos pagamentos no setor da aviação. Este acordo permite que as companhias aéreas que utilizam o SabreSonic e o Radixx tenham acesso a uma vasta gama de métodos de pagamento e serviços de valor acrescentado, simplificando os processos de pagamento, melhorando a experiência do utilizador e reduzindo os custos operacionais.

Com a integração entre a Sabre e a CellPoint Digital, as companhias aéreas passam a dispor da liberdade de escolher entre uma ampla variedade de opções de pagamento, incluindo redes internacionais de cartões amplamente utilizadas em transações globais, carteiras digitais e outros métodos que não envolvem cartões, oferecendo maior flexibilidade aos consumidores no momento do pagamento, métodos alternativos como pagamentos diferidos ou soluções baseadas em dispositivos móveis, bem como transferências bancárias diretas, possibilitadas por sistemas de open banking ou em tempo real, entre outros.

Ao integrar as capacidades da CellPoint Digital na plataforma Sabre, as companhias aéreas passam a dispor de uma solução simples e unificada que facilita a adoção de novas opções de pagamento, eliminando obstáculos habituais.

Ortiz Luengo, diretor Sénior de Produtos de Pagamentos para Viagens da Sabre, refere que este acordo “destaca o compromisso em apoiar as companhias aéreas na melhoria das suas estratégias de pagamento, ao mesmo tempo que melhora a experiência do utilizador e reduz os custos”, salientando que a integração da CellPoint Digital permite às companhias aéreas “otimizar as suas estratégias de pagamento, garantindo transações seguras e suporte para métodos alternativos de pagamento cada vez mais utilizados”.

Já Kristian Gjerding, CEO da CellPoint Digital, frisa que este acordo, além de “proporcionar às companhias aéreas acesso a uma vasta gama de métodos pré-integrados através de uma única ligação”, também “simplifica a expansão da sua oferta de pagamentos, respondendo às necessidades dos mercados locais e reduz a fricção no momento do pagamento”.

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Palmela lança novo projeto turístico

O Município de Palmela lançou, recentemente, um novo projeto turístico com o qual apresenta 100 experiências personalizadas e adaptadas a diferentes segmentos.

“Apaixone-se por Palmela” é o novo projeto turístico do Município de Palmela dirigido a públicos-alvo específicos: A Dois, Em Família, Com Amigos e Sem Idade.

O projeto, com 100 experiências personalizada se adaptadas a diferentes segmentos, foi construído a partir da oferta turística que existe atualmente no concelho, numa relação próxima com os agentes ao longo do processo de construção coletiva das “Experiências Segmentadas”.

O projeto pretende um constante crescimento, tanto em número como em qualidade, ao mesmo tempo que espera construir uma referência no futuro da oferta turística do concelho de Palmela, por forma a aumentar a atratividade de visitantes à região e a dinamização da economia local.

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ARAC aprova contas de 2024 e plano de atividades para 2025

O desafio do plano de atividades para 2025 da ARAC, aprovado em Assembleia Geral Ordinária, é continuar a garantir a mobilidade livre, sustentável e competitiva no país.

A Associação dos Industriais de Aluguer de Veículos sem Condutor (ARAC) apresentou o plano de atividades para 2025, cujo desafio é continuar a garantir a mobilidade livre, sustentável e competitiva no nosso país.

Em Assembleia Geral Ordinária, além da aprovação do plano de atividade, também o Relatório do Conselho Diretor e das Contas referentes ao exercício de 2024 e do Parecer do Conselho Fiscal foram aprovados.

Entre os pontos abordados relativamente ao trabalho realizado em 2024 e os objetivos para 2025, destaque para a intervenção na União Europeia com o apoio do Governo português (o qual acompanha este processo através dos Ministério das Infraestruturaras, da Economia e das Finanças) referente a uma Diretiva em fase de elaboração no que respeita ao aluguer transfronteiriço de viaturas que colocará “em risco económico todas as empresas nacionais de aluguer de veículos sem condutor, a venda de veículos automóveis em Portugal e a diminuição abrupta da receita fiscal nacional no que respeita á tributação automóvel”.

Além da promoção da imagem da associação e do setor junto dos poderes públicos, “privilegiando uma postura de diálogo aberto e permanente, na defesa constante e intransigente dos interesses do setor”, forma, igualmente, abordados a realização da VI Convenção Nacional da ARAC, em outubro de 2025, bem como a realização de Conferências e Seminários Técnicos e iniciativas afins alargando o leque temático a áreas conexas com a atividade de aluguer de automóveis sem condutor, tais como o Turismo, o Comércio, Fiscalidade Automóvel, Segurança, Legislação Laboral e Direitos do Consumidor.

Na ordem de trabalhos constaram, também, o lançamento de novos serviços de apoio aos associados e membros aliados, assim com o desenvolvimento de uma aplicação para gestão de sócios e veículos com vista a garantir a indispensável informação estatística sobre os sectores representados pela ARAC.

A realização de cursos profissionais especialmente dirigidos aos colaboradores das empresas associadas da ARAC, promovendo o emprego e valorizando as carreiras profissionais, com atenção às especificidades do setor, a correção das desigualdades junto do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais das distorções existentes face aos restantes países da União Europeia, e a revisão do atual quadro legal de modo a corrigir normas desajustadas com a realidade atual da atividade e aproximá-lo dos outros quadros legais dos países europeus, foram, igualmente, alvo de abordagem.

No final, o Conselho Diretor da ARAC anuncia a intenção de “procurar, junto do Governo e das autoridades regionais, levar à concretização de ações concretas ao nível da melhoria do contexto macroeconómico e reforço das Infraestruturas públicas de apoio ao Aluguer de Automóveis sem Condutor”, tendo sido, também, revelado a implementação durante o ano de 2025 de um canal de comunicação eletrónico entre o SCoT e a base de dados de veículos afetos ao aluguer da ARAC.

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Castro Daire acolhe Fórum de Turismo Sustentável

No próximo dia 10 de abril, o município de Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk.

Sob o mote “Conversas da Sustentabilidade – Certificação como fator de diferenciação para Destinos de Excelência”, Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk, num evento que reunirá especialistas, decisores e profissionais do setor para refletir sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade no turismo nacional.

Com o objetivo de colocar em destaque a certificação como fator diferenciador para destinos e agentes turísticos em Portugal, o fórum contará com dois painéis principais:

Painel 1: “Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades”
Uma reflexão sobre boas práticas, certificações, envolvimento comunitário e casos de sucesso em Portugal. Entre os oradores, destacam-se Rita Batista (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante), Manuel Sousa (Arquiteto Paisagista) e Anabela Freitas (Vice-Presidente da Região de Turismo do Centro).

Painel 2: “O Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável”
Abordará a gestão sustentável em alojamentos, desenvolvimento de produtos turísticos responsáveis e estratégias de marketing territorial. Com a presença de especialistas como Ângela Silva (Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego), Susana Mesquita (PhD em Turismo) e Cristóvão Monteiro (CH Group).

 

Este fórum pretende incentivar a adoção de práticas sustentáveis no setor turístico português, promovendo um diálogo construtivo entre destinos, agentes económicos e comunidade local. Através da partilha de experiências e conhecimento, a iniciativa visa contribuir para um turismo mais responsável, resiliente e alinhado com os valores ambientais, sociais e económicos do século XXI.

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Savoy Signature propõe uma Páscoa cheia de delícias

Na Savoy Signature, a Páscoa é mais do que uma celebração à volta da mesa – é um convite à partilha, ao bem-estar e à diversão em família.

Em 2025, os hotéis da coleção apresentam um conjunto de experiências envolventes, com destaque para os momentos dedicados aos mais pequenos, como a mini quinta no restaurante Terreiro ou a caça aos ovos em cenários junto ao mar. Entre brunches descontraídos, jantares de excelência e sessões de spa temáticas, a magia da época sente-se em cada detalhe.

Savoy Palace
No coração do Funchal, o Savoy Palace convida a uma experiência completa no dia 20 de abril com o Brunch de Páscoa no restaurante Terreiro, das 12h30 às 16h00. O buffet apresenta uma generosa seleção de viennoiserie, pastelaria, fruta fresca, saladas, guarnições e estações de cozinha ao vivo: ovos preparados no momento, massas frescas e risottos. Nos pratos principais brilham a joelheira de borrego assada com alecrim, o bacalhau com crosta de broa e a massada de peixe. O grande destaque vai para a mini- quinta instalada nos jardins do Terreiro, onde coelhos e pintainhos encantam os mais novos. Haverá ainda caça aos ovos e animação ao vivo.

Durante este período, o Kids Club do Savoy Palace também ganha nova vida com uma programação especial de Páscoa, com atividades como pintura e decoração de ovos, retratos de coelhos, sessões de cinema, oficinas para mini chefs, construção de cestos de Páscoa, pinturas faciais, workshops temáticos, e claro, muitas caças aos ovos.

Na sexta-feira, dia 18 de abril, o Galáxia Skyfood, restaurante fine dining do Savoy Palace, acolhe um jantar exclusivo que promete transportar os convidados numa uma viagem de sabores, com a assinatura do chef André Cruz, do restaurante Feitoria, em Lisboa – espaço que, em 2025, renovou a estrela Michelin que ostenta há 14 anos consecutivos. Ao lado de Roberto Barros, chef do restaurante anfitrião, e de Celestino Grave, chef corporativo da Savoy Signature, André Cruz apresenta um menu de seis momentos que celebra a criatividade, a autenticidade e a excelência da gastronomia portuguesa. Juntos, vão criar um jantar de autor composto por seis momentos cuidadosamente pensados para uma experiência única.

A noite será marcada pela fusão de técnicas e ingredientes inovadores, com pratos harmonizados pelos vinhos escolhidos pelo sommelier André Ferraz. Entre as 20h30 e as 22h30, os convidados poderão usufruir ainda de música ao vivo, num ambiente que promete ter tanto de acolhedor quanto de sofisticação.

No restaurante Orchidaceae, a 18 de abril, a partir das 18h30, propõe-se um jantar buffet com música ao vivo, showcooking e uma área dedicada às crianças.

SaccharumNa soalheira Calheta, o hotel Saccharum, a programação estende-se de 13 a 26 de abril, com propostas gastronómicas, de bem-estar e diversão. A começar pelo cocktail dedicado à Páscoa disponível no Fly Lounge Bar. No sábado, dia 19, o restaurante Alambique propõe um jantar de quatro pratos, com opção vegetariana. No Domingo, o restaurante Trapiche serve um almoço de dois pratos e a Sala Melaço acolhe a Gala de Páscoa, com um requintado menu de cinco pratos onde se destacam o tamboril com fricassé de mexilhão e o pernil de borrego com feijão branco e cogumelos. O menu vegetariano inclui criações como cappuccino de batata-doce com castanhas e ovo escalfado. A noite será animada com música ao vivo.

Para relaxar, o Saccharum Spa apresenta a massagem temática Sweet Easter Massage uma experiência pensada para transmitir a doçura e a leveza da época. As crianças também têm o seu espaço com atividades como decoração de ovos e caça aos ovos ao longo do período festivo.

Calheta Beach
O vizinho hotel Calheta Beach celebra a Páscoa com um almoço no restaurante Onda Azul, no dia 20 de abril (13h às 16h). O prato principal será o tradicional cabrito estufado com batatinhas a murro e legumes da época, seguido de cheesecake de amêndoa. As crianças desfrutam de atividades como pinturas faciais, rally no hotel, workshops de mini chef, jogos tradicionais e construção de castelos de areia, entre outras oficinas.

Next
De volta ao Funchal, a irreverência do hotel NEXT dá o tom ao Brunch de Páscoa no Recharge Bar & Restaurant, no dia 20 de abril, entre as 12h30 e as 16h30. O brunch inclui frutas, pastelarias, saladas, pratos quentes, live cooking e animação garantida por uma simpática coelhinha da Páscoa.

Royal Savoy
Já o clássico e elegante Royal Savoy propõe um almoço especial no Deck, de 13 a 20 de abril, a partir das 12h30. O menu conta com jarret de borrego a baixa temperatura com puré de batata, pesto de menta e crocante de avelãs, além de sobremesas como ananás flamejado com Grand Marnier ou fruta laminada. No Domingo de Páscoa, o restaurante Armada acolhe um buffet especial às 19h, complementado com uma programação infantil diversificada entre os dias 15 e 20 de abril: torneio de ténis de mesa, sessões de cinema, pinturas, caça ao tesouro e oficinas de Páscoa com danças.

Gardens
O hotel Gardens, exclusivo para adultos, convida a um jantar especial de Páscoa no dia 20 de abril, às 19h. Do menu, destaque para os lombinhos de bacalhau confitado com broa e agrião, e para o carneiro assado com legumes da horta. Para sobremesa, um tradicional folar com frutos exóticos ou tarte de amêndoa e nozes caramelizadas.

A Savoy Signature volta a reforçar o seu compromisso em criar memórias marcantes através de experiências completas para toda a família – onde a gastronomia de excelência, o bem-estar e as atividades lúdicas caminham lado a lado com a tradição pascal.

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Voo inaugural Fortaleza-Lisboa da LATAM com 94% de ocupação

A terceira rota internacional da LATAM em Fortaleza reforça a expansão sustentável da rede da companhia e teve 94% de ocupação.

O voo inaugural Fortaleza-Lisboa da LATAM, realizado a 7 de abril, operou com uma taxa de ocupação de 94%, informa a companhia aérea, em comunicado. A rota sazonal será operada até 20 de outubro, com um voo semanal com 7h30 de duração média, às segundas-feiras em aviões Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). O avião parte de Fortaleza às 6h15 (hora local do Brasil) e no sentido inverso, parte de Lisboa às 18h30 (hora local de Portugal).

“A LATAM reconhece a importância da aviação para o Brasil, sobretudo em um estado estratégico como o Ceará. Por isso, procuramos de forma ativa estar atentos à procura regional e às oportunidades de ampliação de nossa operação. A nova rota sazonal Fortaleza-Lisboa foi planeada neste contexto, para levar mais brasileiros e mercadorias à Europa e vice-versa, aproximando pessoas e negócios entre o Ceará e o mundo”, referiu Eduardo Macedo, Head of Public Affairs da LATAM Brasil, na cerimónia de corte de fita no Aeroporto de Fortaleza.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou, por sua vez, que “Portugal é, historicamente, o país que mais envia turistas internacionais para o Ceará e essa nova rota operada pela LATAM, com quem temos uma parceria muito importante, vem para facilitar ainda mais este acesso. Sabemos que Portugal é um hub importante da Europa, e queremos que cada vez mais visitantes europeus venham para o nosso Nordeste, conheçam a diversidade, a gastronomia, a cultura e as praias”.

E se Elmano de Freitas, Governador do Ceará, considera que “esta nova rota mostra que o Ceará se está a consolidar como um destino turístico no cenário internacional”, Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará, reconhece que a chegada deste novo voo da LATAM, conectando Lisboa diretamente ao Ceará, “representa um avanço significativo para o nosso turismo e reforça a relevância da LATAM em nosso estado”.

De referir que, além de passageiros, a rota também tem a estimativa de realizar o transporte semanal de mais de 20 toneladas de frutas partindo de Fortaleza com destino ao mercado europeu, o que reforça a expertise da LATAM Cargo no transporte internacional de perecíveis.

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Paris é novamente destino preferido dos portugueses para a Páscoa

Pelo quarto ano consecutivo, Paris apresenta-se como destino predileto dos portugueses para as suas férias de Páscoa.

Paris volta, pelo quarto ano consecutivo, a conquistar o primeiro lugar nas preferências dos portugueses para as férias no período da Páscoa, segundo dados da eDreams que analisou os dados da sua plataforma para descobrir os destinos de férias mais reservados pelos portugueses para este período festivo.

Barcelona, Amsterdão, Funchal e Ponta Delgada são os restantes destinos que compõem as principais preferências dos viajantes.

Comparando os dados deste ano com os de 2024, a eDreams notou que os destinos com maior crescimento de reservas são a Ilha do Sal (+192%), Atenas (+69%) e Düsseldorf (+42%).

Foi também possível perceber que, nesta época da Páscoa, a maior parte das estadias tem uma duração relativamente curta, de 3-4 dias (40%), seguindo-se quem opta por fazer férias mais longas, de entre 7-13 dias (26%).

Finalmente, a eDreams também revelou que os turistas que visitam Portugal durante a Páscoa de 2025 provêm principalmente de França (38%), Alemanha (16%) e Espanha (12%). As cidades portuguesas que mais atraem turistas neste período são, naturalmente, Lisboa e Porto.

 

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Cabo Verde: Assinado pacto de sustentabilidade para o turismo na Boa Vista

O pacto visa melhorar as capacidades das instituições, dos operadores turísticos e dos agentes locais, promovendo o desenvolvimento de um turismo sustentável nos âmbitos ambiental, económico e social.

Mais de cinco dezenas de entidades públicas e privadas, bem como organizações da sociedade civil, assinaram o pacto de sustentabilidade para o setor do turismo na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde.

Financiado pela cooperação espanhola e enquadrado no quinto acordo de cooperação conjunta e no acordo de cooperação avançada, o projeto integrado de sustentabilidade ambiental, económica e social no setor do turismo das ilhas do Sal e da Boa Vista tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade ambiental, social e económica no setor do turismo em Cabo Verde. Em relação à ilha do Sal, o pacto foi rubricado em 2024.

Após a assinatura, o ministro do Turismo e Transportes considerou que o momento é de ação e mudança de atitude face aos desafios que se avizinham, destacando que o caminho já está traçado, segundo José Luís Sá Nogueira.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, alertou para um conjunto de investimentos primários que devem ser promovidos na ilha para que a Boa Vista atinja o seu pleno potencial no turismo, tendo alertado sobre um conjunto de investimentos primários que devem ser promovidos, sem os quais podem estar a “colocar a carroça à frente dos bois”, apontando necessidades no setor da saúde, as limitações do aeroporto internacional, a ausência de infraestruturas de saneamento básico e tratamento de águas residuais, a situação do porto de Sal Rei e dos transportes entre ilhas, que considera incapaz de responder às atuais demandas do sector turístico e comercial.

Com base nos dados estatísticos dos últimos anos, a Boa Vista é o segundo destino turístico de Cabo Verde, representando acima de 20% da oferta de camas disponíveis no país, mais de 24% de hóspedes e cerca de 34% das dormidas.

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