Procura por viagens aéreas cresce 10% em janeiro à boleia do tráfego internacional
A procura por viagens aéreas registou, em janeiro, um aumento de 10%, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), cujos números do primeiro mês do ano mostram que este crescimento foi fortemente impulsionado pela procura internacional, que aumentou 12,4% no mesmo período.

Inês de Matos
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A procura por viagens aéreas registou, em janeiro, um aumento de 10%, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), cujos números do primeiro mês do ano mostram que este crescimento foi fortemente impulsionado pela procura internacional, que aumentou 12,4% no mesmo período.
Os dados da IATA relativos a janeiro de 2025, mostram que a procura aumentou porque também a capacidade total cresceu 7,1% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a ocupação dos voos chegou aos 82,1%, 2,2 ppt acima do registado em mês homólogo de 2024, constituindo “um recorde histórico para janeiro”.
Tal como a capacidade global, também a internacional cresceu em janeiro, num aumento de 8,7% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto o load factor dos voos internacionais foi de 82,6%, o que representa uma subida de 2,7 ppt face a janeiro de 2024, o que também representa “um recorde histórico para janeiro”.
Apesar de também ter sido positivo, o desempenho doméstico foi mais fraco, uma vez que, em janeiro, a procura cresceu 6,1%, enquanto a capacidade aumentou 4,5% face ao mesmo mês do ano anterior, tendo o load factor doméstico ficado nos 81,2%, numa subida de 1,2 ppt face a janeiro de 2024, constituindo novamente “um recorde histórico para janeiro”.
“Vimos uma aceleração notável na procura de janeiro, com um desempenho particularmente forte das operadoras sediadas na região da Ásia-Pacífico. Os altos índices de ocupação recordes que acompanham essa forte demanda são mais um lembrete dos problemas persistentes da cadeia de suprimentos no setor aeroespacial”, refere Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Tráfego internacional cresce em todas as regiões
Os dados da IATA mostram ainda que, em janeiro, o tráfego internacional cresceu em todas as regiões do mundo, ainda que a procura tenha sido mais forte na região da Ásia-Pacífico e que, à exceção da Europa e da América do Norte, todos os mercados tenham apresentado uma “forte aceleração em janeiro em comparação a dezembro de 2024”.
Na Ásia-Pacífico, o tráfego internacional registou, em janeiro, um crescimento de 21.8%, enquanto a capacidade subiu 16.5% e o load factor passou para 86.7%, traduzindo um aumento de 3.8 ppt face a janeiro de 2024, com a IATA a destacar que o “tráfego do Nordeste da Ásia foi particularmente forte” no primeiro mês do ano.
Em África, o tráfego internacional também registou um bom desempenho e cresceu 14.9% em janeiro, enquanto a capacidade teve um aumento de 11.2% e o load factor chegou aos 75.9%, subindo 2.4 ppt face a janeiro de 2024.
Na América Latina, o crescimento do tráfego internacional foi de 12.9% em janeiro, com a capacidade a crescer ainda 15.5%, ainda que o load factor tenha descido 1.9 ppt face ao mesmo mês do ano passado, fixando-se nos 84.3%.
No Médio Oriente, houve ainda um aumento de 9,6% no tráfego internacional, que foi acompanhado por um crescimento de 4.4% na capacidade, resultando num load factor de 83.8%, 4.0 ppt acima do mesmo mês de 2024.
A IATA destaca que, no caso do Médio Oriente, os resultados foram “sustentados por um retorno gradual do tráfego em Israel e pelo forte desempenho das transportadoras do Golfo”.
Na Europa, o crescimento do tráfego internacional foi de 8.6% face a janeiro do ano passado, enquanto a capacidade cresceu 6.2% e o load factor aumentou 79.2%, o que indica um aumento de 1.8 ppt face a mês homólogo de 2024.
Já a América do Norte foi a região do globo onde o tráfego aéreo internacional menos cresceu, apresentando um aumento de apenas 3.8% comparativamente a janeiro de 2024, sendo que também a capacidade cresceu apenas 0.6%, ainda que o load factor tenha chegado aos 81.8%, apresentando um aumento de 2.6 ppt face a janeiro do ano passado.