Foto: Depositphotos.com
Aviação

Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo

De acordo com os dados divulgados pela Airports Council International (ACI) World, o Aeroporto de Atlanta (EUA) continua a ser o aeroporto mais movimento do mundo. Já na movimentação de passageiros internacionais, é o Dubai que lidera.

Victor Jorge
Foto: Depositphotos.com
Aviação

Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo

De acordo com os dados divulgados pela Airports Council International (ACI) World, o Aeroporto de Atlanta (EUA) continua a ser o aeroporto mais movimento do mundo. Já na movimentação de passageiros internacionais, é o Dubai que lidera.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Aviação
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Aviação
A região que deixou de ser um segredo para tornar-se uma história de sucesso
Destinos
Mais hóspedes, com menos dormidas, mas proveitos a subir em fevereiro
Destinos

108.067.766. Foi este o número de passageiros que o Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (EUA) movimentou no ano 2024, correspondendo a uma subida de 3,3% face ao ano anterior de 2023, mas continuando abaixo dos números alcançados em 2019 (-2,2%).

O Top 3 do ranking da ACI World é completado pelo Aeroporto Internacional do Dubai, com 92.331.506 passageiros, uma subida de 6,1% face a 2023 e um crescimento de 6,9% relativamente a 2019. Dallas Fort Worth International Airport completa o pódio, com 87.817.864 passageiros, um aumento de 7,4% referente a 2023 e +17% quando comprado com o ano 2019.

PUB

A maior subida no ranking dos 10 melhores aeroportos foi registada pelo Aeroporto Internacional de Xangai Pudong, que passou da 21.ª posição, em 2023, para o 10.º lugar, em 2024. Esta ascensão foi impulsionada pela ampliação das políticas de vistos, pela retoma e expansão dos voos internacionais, por melhorias operacionais e pela recuperação da região Ásia-Pacífico, em particular da China.

PUB

Justin Erbacci, diretor-geral da ACI World, salienta que “no meio de desafios globais, destaca-se a resiliência dos aeroportos mais movimentados do mundo. Estes centros são artérias vitais do comércio, dos negócios e da conectividade”.

Os dados preliminares indicam que o total global de passageiros, em 2024, rondou os 9,5 mil milhões, representando um aumento de 9% em relação a 2023, ou um crescimento de 3,8% face aos níveis pré-pandemia (2019).

Os 10 aeroportos mais movimentados, que representam 9% do tráfego global (855 milhões de passageiros), registaram um aumento de 8,8% em comparação com 2023 e um crescimento de 8,4% face aos resultados de 2019 (789 milhões de passageiros em 2019).

Analisando os principais aeroportos a nível de movimentação de passageiros internacionais, a liderança pertence ao Dubai, com mais de 92,3 milhões de passageiros (+6,1% face a 2023 e + 7% face a 2019), seguindo-se o aeroporto de Heathrow/Londres com 79,2 milhões de passageiros internacionais (+5,7% face a 2023 e +4,1% face a 2019) e o aeroporto de Incheon/Coreia do Sul, com 70,7 milhões de passageiros internacionais (+26,7% face a 2023 e +0,1% face a 2019).

Em 2024, o crescimento do tráfego global de passageiros enfrentou “incertezas significativas decorrentes da evolução dos cenários económicos e geopolíticos”, refere a ACI World, adiantando ainda que “os desafios contínuos nas cadeias de abastecimento e os atrasos na produção por parte dos fabricantes de aeronaves, bem como as tensões geopolíticas, representaram um risco para as oportunidades de crescimento, ao potencialmente alterarem rotas de voo, aumentarem os custos operacionais e afetarem a confiança dos passageiros”.

Além disso, “a ameaça de tarifas aduaneiras gerou preocupações sobre possíveis perturbações no comércio global, o que afetou indiretamente a procura por viagens internacionais e impulsionou o aumento das construções”, frisa a entidade.

Em 2025, a ACI World prevê que o tráfego global de passageiros atinja os 9,9 mil milhões, com uma taxa de crescimento anual de 4,8%. “Embora a procura por viagens continue forte, espera-se que o ritmo de expansão abrande, à medida que os mercados transitam de picos impulsionados pela recuperação para padrões de crescimento estrutural e a longo prazo”, refere a ACI World.

“Desafios-chave como a incerteza económica, as tensões geopolíticas e as limitações de capacidade deverão ter um impacto crescente na trajetória do setor. Nos mercados desenvolvidos, a estabilização da procura, os estrangulamentos nas cadeias de produção de aeronaves e a falta de capacidade nos aeroportos poderão moderar o crescimento”, acrescenta ainda.

A ACI World conclui que “mercados emergentes, o aumento do investimento em infraestruturas e a crescente procura de viagens por parte da classe média deverão continuar a impulsionar a expansão. À medida que a indústria entra numa nova era de crescimento, o setor aeroportuário terá de concentrar-se na viabilidade financeira, no investimento em infraestruturas, na eficiência operacional e na sustentabilidade”.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Artigos relacionados
Destinos

Promoção e apoio à qualificação da oferta são destaques no relatório de atividades de 2024 da RTA

O relatório de atividades da Região do Turismo do Algarve (RTA), que acaba de ser aprovado, juntamente com o de gestão e contas de 2024, destaca a concretização de dezenas de ações promocionais, a participação em feiras nacionais e internacionais no mercado interno alargado, campanhas de comunicação e ações conjuntas com parceiros regionais e nacionais.

A Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve (RTA) aprovou por unanimidade, na reunião ordinária realizada esta terça-feira, 15 de abril, o Relatório de Atividades, o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas relativos ao exercício de 2024.

Apesar de constrangimentos relacionados com as cativações orçamentais e pelas exigências legais aplicáveis às entidades públicas integradas no perímetro da Administração Central, a RTA assegurou a execução do seu plano de atividades, com foco na promoção do destino, no apoio à qualificação da oferta turística e no desenvolvimento de projetos estratégicos para a região.

O Relatório de Atividades destaca a concretização de dezenas de ações promocionais, a participação em feiras nacionais e internacionais no mercado interno alargado, campanhas de comunicação e ações conjuntas com parceiros regionais e nacionais, em linha com os objetivos definidos para o turismo na região.

Em termos de resultados, a RTA voltou a registar um desempenho financeiro equilibrado e sustentável, o que permitiu cumprir os compromissos assumidos com o Turismo de Portugal, nomeadamente no âmbito da execução do contrato-programa e do plano de marketing da agência regional de promoção turística.

“O ano de 2024 foi de continuidade e consolidação”, afirmou André Gomes, presidente da RTA, que destaca que, “apesar das limitações impostas à gestão da entidade, conseguimos manter o foco estratégico, executar com eficiência e reforçar a valorização do destino Algarve em Portugal e Espanha”.

No período de “Antes da ordem do dia”, foi ainda aprovado por unanimidade e aclamação um voto de louvor e congratulação a Reinaldo Teixeira, atual presidente da Assembleia Geral da RTA em representação da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), pela sua recente eleição como presidente da Liga Portugal.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Rui Ventura toma posse como presidente da Turismo do Centro de Portugal assumindo “compromissos” e “ambição”

Rui Ventura tomou posse como presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, numa cerimónia realizada em Aveiro, assumindo um “inabalável compromisso de continuar ligado ao que nos une, o Turismo do Centro de Portugal”. Como desafio e/ou recado à tutela, dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presente no ato de tomada de posse, Rui Ventura deixou “a revisão da Lei 33” que considera “ultrapassada”.

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) tem um novo presidente a partir desta terça-feira, 15 de abril. Rui Ventura tomou posse, numa cerimónia realizada em Aveiro, sucedendo, assim, a Raul Almeida, cuja memória e trabalho foi lembrado durante o evento.

Assumindo “um inabalável compromisso de continuar ligado ao que nos une, o Turismo do Centro de Portugal”, Rui Ventura começou por recordar “a eleição expressiva”, tendo ficado apenas nove dos 159 associados por exercer o seu voto, salientando o “amplo envolvimento das duas candidaturas”, bem como “o interesse dos associados em querer estar presente na vida ativa da Entidade de Turismo do Centro de Portugal”.

“A partir de hoje”, frisou o novo presidente da Turismo do Centro, “é agarrar as oportunidades para atrair e agregar todos aqueles que se reveem na nossa diversidade turística, que é única”. “Este é um território ímpar, de mulheres e de homens notáveis”.

De resto, as pessoas estiveram sempre presentes ao longo do discurso de tomada de posse de Rui Ventura, admitindo que “não há turismo sem pessoas, não há turismo sem empresários, não há turismo sem o cuidado de cada autarca, em cada um dos seus conselhos, em conservar o melhor que existe em cada um desses territórios”.

“O setor mede-se pela sua capacidade de saber receber bem e ter competência para intermediar com sucesso, produtos, espaços e experiências”, sem esquecer que “o sucesso destas interações humanas tem impactos positivos nos ambientes económico, social e cultural”.

Não deixando de lado o fator segurança, Rui Ventura afirmou que “temos de ter a força e a coragem de continuar a trabalhar sem descanso no turismo de sustentabilidade ambiental. Temos de saber acompanhar os novos tempos e a necessária prosperidade com a inegável e importante agenda da descarbonização”.

Salientando ainda o compromisso “em tudo fazer para manter a identidade deste território, criando plataformas intermédias, onde, de forma regular, teremos de discutir, temos de nos complementar, criando âncoras que sejam sedutoras o suficiente para fazer despertar a curiosidade e, como consequência, proporcionar uma permanência mais prolongada do turista”.

No discurso de tomada de posse de Rui Ventura também houve tempo para alguns recados à tutela, nomeadamente, no “desafio para a criação do Hotel Escola, dando uma resposta especializada para que as diversas áreas do turismo não se percam, dotando o território de recursos humanos qualificados, atraindo-os para o território ou fazer com que permaneçam no nosso território”.

Além disso, Rui Ventura expressou a vontade de “alterar velhos paradigmas na mobilidade dentro do território e para o território”, até porque considera que “o Centro de Portugal tem condições únicas para ser uma alavanca de desenvolvimento para todo Portugal”, destacando a “aposta no nosso mercado principal [Espanha]”.

Por isso, o novo presidente da Turismo do Centro de Portugal deixou a pergunta: “Tentem descobrir qual é o país que os nossos irmãos espanhóis mais gostam de conhecer”. A resposta surgiu de seguida: “Asseguro-vos que vão deparar-se com a resposta e o desejo de conhecer Portugal e aí o Turismo do Centro ganhou um renovável reconhecimento nacional e internacional e tem sabido aproveitar as oportunidades para explorar e dar a conhecer o seu potencial de desenvolvimento turístico”.

Com a plena convicção que “este projeto ainda pode e deve ir muito mais além”, Rui Ventura destacou ainda “a articulação que deve existir entre a Entidade e a Agência [de Promoção Externa], sob pena de estarmos a duplicar recursos humanos e financeiros”. O presidente da TCP salientou ainda que “a estratégia de posicionamento da marca turística associada à região, tem diferentes variáveis sobre as quais importa refletir”, apontando a “comunicação do destino” como uma delas e, neste caso, “podemos e devemos centrar a nossa atenção numa das ferramentas em que tem assentado essa comunicação, o mapa turístico para o mercado nacional e internacional”.

Resumindo, nas palavras de Rui Ventura “a Entidade e a Agência devem estar mais articuladas”, considerando ser “importante e decisivo, pois garante a uniformidade e a redução na duplicação de trabalho e esforços entre as duas organizações”.

No final e dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, Rui Ventura afirmou que “precisamos trabalhar na reforma da Lei 33, bem como o regime jurídico das organizações e funcionamentos das Entidades Regionais de Turismo”, considerando que “é uma lei ultrapassada”.

Até porque, considerou Rui Ventura, “as regiões têm provado que podem percorrer um caminho de maior autonomia administrativa e financeira, sem colocar em risco o alinhamento com a tutela do Turismo de Portugal”, concluindo que “todas as regiões, sem exceção, já provaram que sabem assegurar e manter esse alinhamento. Sabemos que juntos somos mais fortes e que há uma marca que a todos nos une, a marca Portugal”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Enoturismo

Mais de 11 mil visitantes na XIV Grande Mostra de Vinhos de Portugal em Albufeira

A XVI Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que decorreu no Espaço Multiusos de Albufeira, superou todas as expectativas e consolidou-se como um dos principais eventos de promoção vitivinícola do país, diz a organização, que avança que a iniciativa acolheu mais de uma centena de produtores e cerca de mil vinhos em prova, bem como mais de 11 mil visitantes.

Este é um evento de carácter não lucrativo, promovido com o propósito de valorizar e divulgar os vinhos portugueses, de todo o país e dando visibilidade às regiões vitivinícolas emergentes, como o Algarve. Desde os vinhos clássicos das grandes casas até às produções exclusivas de pequenos produtores, muitas das quais não se encontram em loja, a Mostra destaca-se ainda por dar visibilidade a pequenos produtores e quintas familiares de todo o território nacional. Entre o público visitante, contaram-se numerosos turistas e residentes estrangeiros, cada vez mais interessados na qualidade dos vinhos nacionais.

Integrado na programação, o 10.º Concurso de Vinhos de Portugal, promovido pela Confraria do Bacchus de Albufeira, decorreu nos dias 5 e 6 de abril, com os vencedores anunciados durante o jantar oficial no dia 11 de abril, no Restaurante Verde Minho de Vale Paraíso. O evento coincidiu com a celebração do 18.º aniversário da Confraria.

O concurso premiou 33 vinhos, entre os quais cinco Medalhas de Excelência, 11 Medalhas de Ouro e 17 Medalhas de Prata. Os produtores algarvios estiveram em grande destaque.

Organizada desde a primeira edição pela Confraria do Bacchus de Albufeira, a Mostra conta com a parceria da Câmara Municipal de Albufeira e o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e da APAL – Agência de Promoção de Albufeira

A XV Grande Mostra de Vinhos de Portugal já tem data marcada: irá realizar-se nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2026, prometendo mais novidades, mais produtores e ainda mais motivos para brindar aos vinhos portugueses.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Loft Marvila: Lisboa ganha novo espaço de eventos

O Loft Marvila promete ser um palco para experiências inesquecíveis. Com a assinatura, “A warehouse of possibilities”, o novo espaço com 1500m2, situado no centro de Marvila, em Lisboa, é um convite aberto à inovação, à versatilidade e à liberdade criativa.

Construído em 1891 e com um passado ligado ao património comercial da cidade, o espaço manteve o seu espírito industrial, agora reinventado para acolher os mais diversos tipos de eventos — desde lançamentos de produto a convenções, festas corporativas, ativações de marca, ou eventos de música, um espaço com identidade, flexível e onde os eventos se podem efetivamente tornar únicos.

Com arcos laterais imponentes, com cerca de 14m2 cada, que conferem identidade ao espaço e reforçam o seu charme industrial, o Loft Marvila conta ainda com um palco estruturado, infraestrutura elétrica de elevada qualidade, acessos facilitados, zonas de apoio para catering e estacionamento nas imediações.

“Lisboa está a viver um momento único e sentimos que Marvila é o reflexo disso — um ponto de encontro entre tradição e inovação”, explica Tomás Mendes dos Santos, um dos responsáveis do Loft Marvila, para avançar que o projeto nasce precisamente dessa energia e pensado como um espaço onde cada evento pode ganhar uma identidade própria. Assim, “queremos ser o palco de experiências únicas que espelhem o dinamismo desta cidade,”, realça.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

In Sure Broker integra o “Top 10 Melhores PME” do setor da mediação de seguros

Pelo segundo ano consecutivo, a In Sure Broker integra o “Top 10 Melhores PME” do setor da mediação de seguros, uma certificação atribuída pela SCORING a apenas 0,5% das pequenas e médias empresas.

O “Top 10 Melhores PME do Setor” assenta num princípio essencial: mais que vender é fundamental garantir um volume de negócios sustentável e financeiramente sólido, e para José Carlos Viseu, Executive Manager da In Sure Broker, “isso exige consistência”, para destacar que “todos os dias damos o nosso melhor para que clientes, colaboradores e parceiros saibam que podem contar connosco – hoje e no futuro”.

O responsável observa que, esta distinção, pelo segundo ano consecutivo, “reforça o reconhecimento do nosso percurso e das boas práticas que temos implementado na In Sure Broker para garantir padrões de qualidade elevados” acrescentando que “o nosso objetivo é consolidar, ano após ano, a posição de referência no setor da mediação de seguros”.

O Executive Manager da In Sure Broker assegura, por outro lado, que “continuaremos a trabalhar para oferecer um serviço de excelência e superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros”.

Refira-se que nesta avaliação, certificada pela ASOFT e auditada pela BUREAU VERITAS, é calculado o indicador Qualidade Económica das Vendas (QEV), que resulta da fórmula QEV = iDS x VN (Índice de Desempenho e Solidez Financeira x Volume de Negócios Anual). As 10 empresas com os valores mais elevados de QEV em cada categoria são distinguidas como TOP 10 Melhores PME do Setor.

O QEV reflete a capacidade de as empresas de combinar um volume de negócios significativo com um desempenho económico sólido e uma forte estabilidade financeira (Notação 5 – Excelente).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens

A nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

O HBX Group, o grupo que detém a Bedsonline, Hotelbeds e Roiback, lançou a HBX Group eWallet, uma nova solução de pagamentos B2B, que se destaca pela inovação e que foi “projetada especificamente para o setor de viagens”.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo explica que a nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

A nova solução é, segundo o HBX Group, “semelhante a uma carteira digital para consumidores”, consistindo numa “solução digital que permite às empresas armazenar e gerir pagamentos com segurança, rapidez e eficiência”.

“Projetada para facilitar transações instantâneas e internacionais entre empresas”, a HBX Group eWallet foi “desenvolvida especificamente para o setor de viagens” e integra “recursos avançados, como financiamento integrado, acesso a faturas e rastreabilidade completa de transações”.

“O seu objetivo é digitalizar e automatizar pagamentos B2B, reduzir custos de transação e melhorar a escalabilidade operacional do ecossistema das viagens”, acrescenta o grupo, explicando que para se registarem na plataforma, os utilizadores devem aceitar os termos e condições da FinPay, que é a entidade responsável pelos serviços de pagamento e financiamento integrados na solução.

“A carteira eletrónica do HBX Group representa um passo decisivo para a modernização dos pagamentos B2B no ecossistema de viagens. Queremos estabelecer um novo padrão de eficiência e segurança no setor, e esta parceria com a FinPay permite-nos alcançar isso com uma solução adaptada às necessidades do setor”, afirma Daniel Nordholm, diretor de Produtos e Novos Negócios do HBX Group.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Já é oficial: São 6 os candidatos à liderança da ONU Turismo

Seis candidatos estão oficialmente a concorrer ao cargo de Secretário-Geral da ONU Turismo, de acordo com comunicação irigida aos estados-membros da organização: Muhammad Adam do Gana, Shaikha Al Nowais dos Emirados Árabes Unidos, Habib Ammar da Tunísia, Gloria Guevara do México, Harry Theoharis da Grécia e o atual Secretário-Geral, Zurab Pololikashvili da Geórgia.

O Conselho Executivo da ONU Turismo fará a sua recomendação à Assembleia Geral de novembro, após a seleção que terá lugar nos dias 29 e 30 de maio durante a sua reunião na sede da organização em Madrid. O sucesso do novo mandato a Secretário-Geral para o período de 2026-2029 exige o apoio de 18 dos 35 países votantes.

O atual líder, Zurab Pololikashvili, que concorre a um terceiro mandato consecutivo, enfrenta fortes candidatos, incluindo o ex-ministro grego do Turismo, Haris Theocharis, e a ex-ministra mexicana do Turismo, Gloria Guevara, atual presidente e CEO do WTTC, que conquistou o apoio público de mais de 100 representantes de grandes cadeias hoteleiras internacionais, como Hilton e Hyatt. Os outros três são o tunisiano Habib Ammar, ex-ministro do Turismo, o diplomata ganês Mohammed Adam e Saiha Al Nowais, dos Emirados Árabes Unidos, que vem do setor privado e cuja família é proprietária de hotéis.

Antes de assumir o comando da agência especializada das Nações Unidas, em janeiro de 2018, Zurab Pololiskashvili ocupou diversos cargos de liderança nos setores público e privado. Formado em direito bancário, adquiriu vasta experiência no setor privado, ocupando um cargo de destaque num dos maiores bancos da Geórgia e como CEO do principal clube de futebol do país, o FC Dinamo Tbilisi.

As suas propostas para a ONU Turismo nos próximos quatro anos incluem – além de aprofundar os programas já em andamento, como ‘Melhores Vilas Turísticas’ ou Concurso de Startups – aplicar medidas para o desenvolvimento sustentável de ambientes rurais e naturais; promover e estabelecer novas áreas de desenvolvimento, como turismo urbano, de compras e ‘setorial’; abrir novas Academias em África e na Ásia; promover novos Guias de Investimento de diferentes países; abrir novos escritórios regionais em África e na Ásia; e continuar a promover congressos sobre turismo enoturístico, desportivo e gastronómico, que estão a produzir excelentes resultados.

Gloria Guevara, secretária de Turismo do governo mexicano durante o mandato de Felipe Calderón, é formada em Ciência da Computação pela Universidade Anáhuac e possui MBA pela Kellogg School of Management da Universidade Northwestern. Em 2017, assumiu a presidência do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

A sua visão para a ONU Turismo centra-se em fortalecer a organização e maximizar o valor para os seus países-membros, promovendo o turismo como ferramenta para o crescimento sustentável e a criação de empregos, tendo declarado em entrevista recente que deseja resgatar o legado do ex-Secretário-Geral Taleb Rifai.

Harry Theoharis foi vice-ministro das Finanças da Grécia de junho de 2023 a junho de 2024. Anteriormente, de 2019 a 2021, foi ministro do Turismo, e entre 2013 e 2014, foi secretário-geral da Receita Pública no Ministério das Finanças grego. A sua proposta para o cargo de Secretário-Geral do organismo das Nações Unidas que trata de turismo, sob o lema “Reforma para a Transformação, Unidade para o Desenvolvimento”, inclui a incorporação de vários estados à organização – Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e países nórdicos -, o fortalecimento de políticas de turismo sustentável, o fomento da cooperação entre os países-membros e a promoção da digitalização e da inovação como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios do setor.

Já Muhammad Adam foi, de 2020 até dezembro passado, embaixador de Gana em Espanha. Diplomata de carreira, foi cônsul-geral do seu país na Arábia Saudita e conselheiro na Embaixada em Espanha. Embora sua visão específica para a ONU Turismo ainda não tenha sido amplamente divulgada, o forte apoio do Gana sugere uma campanha focada em ampliar o potencial turístico da África no cenário global.

A candidata dos Emirados Árabes Unidos, Shaikha Nasser Al Nowais é atualmente diretora de Auditoria Interna da Rotana Management Corporation PJSC (Rotana), trabalhou anteriormente, e durante três anos, na KPMG em Abu Dhabi, e é formada em Administração de Empresas pela Universidade Zayed. Embora a sua experiência específica em turismo seja limitada em comparação a outros candidatos, a sua perspicácia financeira pode trazer uma nova dimensão à estratégia da organização, com foco em investimento e responsabilidade.

Habib Ammar é um especialista em turismo da Tunísia, e tem sido fundamental no desenvolvimento da indústria de viagens no seu país. Ex-ministro do Turismo da Tunísia, antes de presidir o Departamento de Cultura e depois de ter presidido os destinos do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia, anunciou na sua página profissional na rede social LinkedIn, que através desta candidatura, “desejo transmitir uma visão comprometida de turismo responsável, um impulsionador do crescimento económico, do desenvolvimento inclusivo e da sustentabilidade ambiental”. Espera-se que sua campanha se concentre no crescimento sustentável do turismo, no aumento da cooperação entre os países africanos e mediterrâneos e no fomento da inovação digital no setor.

O candidato tunisino formou-se no Ciclo Superior da Escola Nacional de Administração de Tuness, Seção de Administração Geral (fevereiro de 1995) e possui mestrado em Ciências da Administração (opção Finanças Internacionais) — Universidade Paris IX Dauphine (1991) e diploma universitário geral em Economia — Universidade Paris IX Dauphine (1989).

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música

A sessão de lançamento da nova campanha internacional do Turismo de Portugal para promover o país junto dos amantes de música decorre no MusicBox, esta quarta-feira, 16 de abril, a partir das 17h30.

O Turismo de Portugal vai lançar esta quarta-feira, 16 de abril, uma nova campanha internacional que visa promover o país como destino de eleição para os amantes de música e que é inspirada nos cartazes dos festivais de música.

Numa nota informativa enviada à imprensa, o Turismo de Portugal indica que a campanha vai ser lançada durante um evento a decorrer no MusicBox, esta quarta-feira, 16 de abril, a partir das 17h30.

“Com um conceito visual e narrativo inspirado nos cartazes de festivais, a campanha destaca os verdadeiros «cabeças de cartaz» de Portugal: o Sol, a Natureza, o Oceano, o Património, a Cultura, os Sabores, a Diversidade e o Bem-estar”, explica o Turismo de Portugal, na informação divulgada.

A sessão de lançamento da campanha vai ser conduzida pela apresentadora Filomena Cautela, contando com a participação de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, que intervém na sessão de abertura, assim como de Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, e de Tomás Froes, CEO da Dentsu Creative Iberia.

Já o encerramento desta sessão de lançamento vai ser assegurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, seguindo-se um momento de networking com música de um DJ convidado.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

FlixBus reforça operação para a Páscoa

A FlixBus anunciou um reforço da sua operação doméstica e internacional para dar resposta à procura por viagens para as férias da Páscoa, disponibilizando um aumento de 11% nas linhas domésticas, de 47% nas viagens para França e de 38% para Espanha.

A FlixBus anunciou um reforço da sua operação doméstica e internacional para dar resposta à procura por viagens para as férias da Páscoa, disponibilizando um aumento de 11% nas linhas domésticas, de 47% nas viagens para França e de 38% para Espanha.

A nível nacional, a FlixBus revela que as ligações entre Lisboa e o Porto aumentam 22%, com 152 viagens previstas (76 em cada sentido), enquanto entre Lisboa e Porto há 70 ligações diárias, o que representa um crescimento de 25% face ao ano passado, estando ainda previsto um reforço de 13% no norte do país, uma vez que as ligações do Porto a Braga e a Guimarães vão ter até 88 viagens diárias.

A nível internacional, destaque para o crescimento das ligações a França, que vão crescer 47%, assim como de 38% para Espanha, com a FlixBus a indicar que, diariamente, há até 16 viagens entre Lisboa e Madrid (oito em cada sentido), mais 11 do que no ano passado, enquanto nas ligações entre Faro e Sevilha o aumento é de 30%, estando disponíveis até 16 ligações diárias.

“As ligações internacionais com o norte de Espanha foram também reforçadas nestas miniférias, de forma a dar resposta à procura que se tem feito sentir para esta região de Espanha”, refere ainda a FlixBus.

Segundo Tiago Cavaco Alves, diretor das Operações da FlixBus em Portugal, “as viagens de autocarro são cada vez mais uma alternativa ao carro particular e ao avião na hora de viajar, não só para os portugueses como para os milhares de turistas” que visitam o país neste período festivo.

“Os chamados expressos são complementares ao comboio e fundamentais para garantir uma rede de transporte coletivo multimodal e eficiente”, defende o responsável, considerando que “ao oferecer ligações diretas entre cidades e regiões que muitas vezes não são suficientemente servidas por outros meios de transporte, os chamados expressos desempenham um papel essencial na coesão territorial e na promoção da mobilidade sustentável”.

A FlixBus lembra ainda que tem mantido a aposta na expansão da sua rede doméstica em Portugal, com o lançamento de uma nova linha entre as cidades de Braga e Guimarães, que conta com até 10 viagens diárias, cinco em cada sentido, e cujos bilhetes apresentam preços desde 0,99 euros.

Também no norte do país, a FlixBus lançou também viagens para Valença do Minho, que passa a contar com ligações ao Porto, ao aeroporto do Porto e a Vigo, sendo que, neste caso, o preço dos bilhetes começa nos 4,99 euros.

“Continuamos a desenvolver a nossa rede em Portugal, porque acreditamos que retirar carros das estradas é uma prioridade que deve ser assumida não só pelos operadores, mas também pelas políticas públicas. Continuamos a investir no País e a oferecer cada vez mais opções de viagens confortáveis, económicas, e sustentáveis tanto a nível nacional como internacional, de forma a dar aos portugueses mais opções de mobilidade coletiva multimodal”, defende ainda Tiago Cavaco Alves.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

LATAM Airlines investe 30M$ na renovação de lounges e abertura de salas VIP

A LATAM Airlines vai investir mais de 30 milhões de dólares na renovação dos seus lounges e na abertura de salas VIP, previstas para o Peru, Brasil, Miami e Colômbia.

A LATAM Airlines vai investir mais de 30 milhões de dólares na renovação dos seus lounges e na abertura de salas VIP, previstas para o Peru, Brasil, Miami e Colômbia, informou a companhia aérea.

Num comunicado enviado à imprensa, a LATAM Airlines explica que as novas salas VIP vão seguir o modelo da sala “já existente em Santiago, com uma arquitetura e design de interiores renovados e de alto padrão”. 

“Esta nova geração de salas VIP — mais modernas e confortáveis — destaca-se por incorporar um toque local único, refletido no design, na gastronomia e na hospitalidade de cada país”, explica a LATAM Airlines.

A primeira destas novas salas VIP vai abrir no Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, Peru, representando um investimento de 10,5 milhões de dólares, seguindo-se a sala VIP do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, Brasil, que vai motivar um investimento de 18 milhões de dólares e que tem abertura prevista para 2027.

A nova sala VIP do aeroporto peruano tem inauguração prevista para os próximos meses e vai contar com dois espaços independentes, o Signature e o Premium, que vão partilhar uma área de recepção comum, contando com uma área total de 2.450 metros quadrados, que deverá receber mais de 24.000 passageiros por mês até 2026.

Já a nova sala VIP do Aeroporto de Guarulhos, que fica localizada no Terminal 3 da infraestrutura, vai contar com 4.700 metros quadrados, tornando-se na maior da América Latina, ultrapassando a de Santiago, no Chile.

Além disso, no final de fevereiro, a LATAM iniciou a remodelação da sua sala VIP no Aeroporto Internacional El Dorado e, nos próximos anos, planeia expandir a sala no Aeroporto Internacional de Miami (EUA).

Na Colômbia, a companhia aérea está a avançar com a renovação da sua sala VIP para “oferecer uma experiência mais confortável já a partir de maio”, uma vez que a nova sala vai contar com 136 lugares e uma área total de 650 metros quadrados, representando um investimento de 500 mil dólares.

“Estas novas infraestruturas reforçam o nosso compromisso em oferecer espaços mais sofisticados e acolhedores. Estarão alinhadas com a sala já em funcionamento em Santiago desde 2022, com áreas modernas e confortáveis inspiradas na arquitetura, cultura, hospitalidade e elementos nacionais sul-americanos”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.

A LATAM Airlines lembra que, em Santiago, a sua sala VIP dispõe de três secções, sendo a Signature Lounge destinada a membros LATAM Pass das categorias Black Signature e Black, e a passageiros da Premium Business, enquanto a sala Premium é destinada a membros LATAM Pass da categoria Platinum ou a passageiros que viajam na cabine Premium Economy da LATAM, e a sala WorldMember é reservada para clientes Santander WorldMember e WorldMember Limited.

“Em média, cerca de 1.500 pessoas passam por esta sala diariamente, o que a torna, até à data, a maior sala VIP da América do Sul”, sublinha a companhia aérea, lembrando que, atualmente, opera salas VIP internacionais em cinco dos aeroportos da sua rede, concretamente em Santiago (Chile), no Aeroporto Arturo Merino Benítez; em São Paulo (Brasil), no Aeroporto de Guarulhos; Bogotá (Colômbia), no Aeroporto El Dorado; Buenos Aires (Argentina), no Aeroporto de Ezeiza; e Miami (EUA), no Concourse J.

Paralelamente, a LATAM Airlines introduziu também uma área dedicada ao check-in de passageiros frequentes, denominada Signature Check-in, um “espaço exclusivo para membros LATAM Pass das categorias Black Signature e Black (os níveis mais altos do programa de fidelização), concebido para proporcionar maior privacidade, eficiência e hospitalidade aos membros elite que viajam para destinos internacionais”.

“O Signature Check-in, disponível 24 horas por dia e complementando uma instalação semelhante já em funcionamento no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, Brasil, está localizado no Terminal 2 do Aeroporto de Santiago, em frente à Porta 6, junto ao Premium Check-in (Ilha H)”, indica a LATAM Airlines, explicando que esta área de check-in dispõe de “tablets e impressoras portáteis que permitem um processo de check-in mais rápido e simples”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.