Viagens continuam a ser prioridade para os portugueses, apura estudo da eDreams
De acordo com o estudo da eDreams ODIGEO, 92% dos portugueses continuam a dar prioridade às viagens no seu orçamento, percentagem que é superior à média global e a mais alta entre todos os países analisados por este estudo.
Publituris
As viagens continuam a ser uma prioridade para os portugueses e 92% dos turistas nacionais dizem que este é um item que o seu orçamento continua a contemplar, apurou um recente estudo da eDreams ODIGEO.
De acordo com o estudo da eDreams ODIGEO, a percentagem de portugueses que continuam a considerar que as viagens são prioritárias é superior à média global e a mais alta entre todos os países analisados pela eDreams.
A nível global, 84% dos inquiridos neste estudo da eDreams afirmaram que continuam a dar prioridade às viagens nos seus orçamentos pessoais, apesar do contexto macroeconómico.
Em Portugal, esta percentagem sobe para os 92%, sendo que apenas 1% dos inquiridos em Portugal e 3% a nível mundial disseram que não consideravam importante incluir as viagens no seu orçamento.
O estudo da eDreams ODIGEO revelou também que “é provável que as prioridades e os valores dos viajantes mudem nos próximos 25 anos, em linha com alterações geracionais como o rápido desenvolvimento das novas tecnologias”, uma vez que, neste inquérito, os jovens mostraram-se “muito mais propensos do que as gerações mais velhas a tomar decisões sobre como e onde viajam com base na conectividade digital ou na inclusão social”.
O estudo abordou ainda a relação custo-eficácia e apurou que esta “continua a ser a principal prioridade para os viajantes em todas as faixas etárias”, com 63% dos inquiridos em Portugal e 55% a nível mundial a responderem afirmativamente a esta questão.
“Os Baby Boomer, em particular, revelam uma maior inclinação para priorizar os custos no planeamento das suas viagens – 61% dos inquiridos com mais de 45 anos em Portugal, e 55% a nível global, dão prioridade a este aspeto. Contudo, nota-se que as gerações mais novas também consideram esta variável como o fator-chave nas suas decisões de viagens: é a prioridade para 65% dos portugueses com menos de 34 anos”, especifica a eDreams ODIGEO.
A nível global, 27% dos inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos indicou ainda que as marcas e destinos que oferecem experiências socialmente inclusivas são uma das principais considerações ao planearem as suas viagens, em comparação com apenas 17% das pessoas com mais de 65 anos.
Em Portugal, este ponto parece ser ainda mais relevante, uma vez que 34% dos Millennials, 29% dos Geração Z e 20% dos Baby Boomers dão prioridade à inclusão social e aos valores nas suas escolhas de viagens.
E também a importância atribuída à conectividade digital durante uma viagem varia consoante a geração dos inquiridos, já que 20% dos inquiridos da Geração Z a nível global destacou a importância desta ferramenta, seja para comunicação ou trabalho, enquanto apenas 7% das pessoas com mais de 65 anos apontaram o mesmo.
“Isto sugere uma maior prevalência do trabalho flexível e remoto entre as gerações mais jovens, bem como a importância de partilhar a experiência de viagem nas redes sociais. Curiosamente, as consumidoras do sexo feminino demonstram maior interesse em manter-se online durante as suas viagens (19% vs 14% dos seus homólogos do sexo masculino)”, acrescenta a eDreams ODIGEO.
Com a experiência da pandemia, o estudo apurou ainda que as considerações de saúde e segurança passaram a ser vistas como fatores significativos no planeamento de viagens, principalmente entre os viajantes com menos idade, com 64% dos inquiridos neste estudo em Portugal a admitirem isso mesmo, enquanto a nível global essa percentagem desce para 51%.
“A nível mundial, esta realidade acentuou-se ainda mais no grupo etário mais jovem (18-24 anos), que colocou as considerações de segurança (52%) quase ao mesmo nível do custo das viagens (54%), o que sugere que a saúde e a segurança poderão ser uma prioridade ainda maior para os futuros viajantes ao longo dos próximos anos”, lê-se ainda na informação divulgada pela eDreams ODIGEO.
“Temos visto as prioridades dos viajantes mudar significativamente, especialmente graças à tecnologia, que nos colocou nas mãos uma quantidade de escolhas quase ilimitada. Quando olhamos para o futuro, estes dados oferecem uma visão fascinante do que será mais importante para os viajantes, à medida que a próxima geração de consumidores socialmente inclusivos e digitalmente nativos atinge o pico do seu poder de compra”, constata Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO.
De acordo com a responsável, apesar de se estar a assistir a uma mudança geracional, também se percebe que “as viagens continuam a ser incrivelmente importantes para os consumidores de todas as idades”, pelo que se espera que “a procura de viagens continue sólida”.