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Promoção externa do Algarve começa nos Países Baixos e termina na Suíça em janeiro

A Associação Turismo do Algarve (ATA) – agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos -, marcará presença uma dezena de eventos internacionais no primeiro mês de 2025.

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Promoção externa do Algarve começa nos Países Baixos e termina na Suíça em janeiro

A Associação Turismo do Algarve (ATA) – agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos -, marcará presença uma dezena de eventos internacionais no primeiro mês de 2025.

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“Iniciar o ano de forma ambiciosa”. É desta forma que André Gomes, presidente do Turismo do Algarve define o início deste ano de 2025 que levará a Associação Turismo do Algarve (ATA) a participar numa dezena de eventos internacionais em janeiro.

A começar, a ATA participa feira Vakantiebeurs, de 8 a 12 de janeiro, a maior feira de turismo dos Países Baixos, direcionada a viajantes que procuram informações e inspiração para planear as suas férias.

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Dos Países Baixos, e coincidindo com a Vakantiebeurs, a ATA, em colaboração com as regiões da Madeira e Açores, volta a participar em mais uma edição do Adventure Travel Show, em Londres, um evento exclusivamente dedicado ao turismo ativo e de aventura. Esta presença será feita na companhia de duas empresas associadas, especializadas neste segmento – BikeTours Portugal e Megasport -, que irão contribuir para promover o Algarve como um destino privilegiado para a prática de atividades ao ar livre e para atrair viajantes que procuram experiências autênticas em contacto com a natureza.

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De 16 a 19 de janeiro, é a vez da Matka Nordic Travel, na Finlândia, feira que se destaca como uma montra para o setor de viagens e turismo na região nórdica, e da Ferien-Messe Wien, na Áustria, onde a participação tem como objetivo não só promover a diversidade da oferta do destino junto dos visitantes austríacos, mas também fomentar novas parcerias comerciais relevantes.

Dirigida ao consumidor final e uma das maiores feiras de turismo e lazer do mundo, a CMT, na Alemanha, irá contar com a presença do Algarve, de 18 a 26 de janeiro. E de 22 a 23 do primeiro mês do ano, será a vez da 45.ª FITUR, em Madrid, onde pela proximidade e pelo papel fundamental que desempenha ao nível da conectividade e da colaboração entre profissionais de turismo, a feira é estratégica para o Algarve.

De Madrid, a ATA segue rumo à Irlanda para participar na gala de prémios dos Irish Travel Industry Awards, fazendo-se acompanhar, a 23 de janeiro, de alguns associados, numa oportunidade considerada relevante para reforçar a ligação do Algarve ao mercado irlandês e para proporcionar um importante momento de networking com operadores turísticos e jornalistas especializados.

Também na Irlanda, mas de 24 a 26 de janeiro, será a vez da Holiday World Show receber um espaço dedicado à promoção da diversidade da oferta turística da região do Algarve. E ao mesmo tempo que participa na FESPO & Golfmesse Zürich 2025, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, a ATA marca presença no workshop Break the ICE, em Bruxelas. Se no segundo caso o Break the ICE é um workshop para profissionais do setor que vai reunir fornecedores especializados e potenciais clientes europeus e onde o Turismo do Algarve vai ter a possibilidade de reunir com 25 potenciais clientes de mercados como o Benelux, entre outros, no último evento do mês, a região levará o que de melhor tem para oferecer no golfe, turismo de natureza e nas atividades ao ar livre até Zurique.

“Estas iniciativas, focadas na promoção da diversidade e qualidade da oferta da região, refletem a nossa estratégia e compromisso contínuo de posicionar o Algarve como um destino versátil e atrativo, capaz de superar as expectativas dos viajantes e de atender às exigências dos mercados globais”, destaca André Gomes.

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LePlan promove pacote “Disney Essencial” nos voos diretos entre Madrid e Orlando

O Le Plan, operador turístico do grupo Ávoris está a promover no mercado português o pacote “Disney Essencial”, que permite desfrutar do Walt Disney World, na Florida, e dos seus quatro parques temáticos, nos voos diretos entre Madrid e Orlando.

O pacote Disney Essencial para o verão, numa operação que decorrerá de 21 de junho a 13 de setembro de 2025i, nclui voo direto Madrid-Orlando Madrid, transferes entre o aeroporto e o hotel e vice-versa, sete noites de alojamento na unidade hoteleira selecionada em só alojamento e quatro dias de entradas no Walt Disney World.

Para os que pretendem mais emoções fortes, o operador turístico aconselha a reserva do “Parque Lovers”, e serão acrescentadas à viagem dois dias de entradas para o Universal Orlando, para que se possa conhecer os dois parques numa mesma viagem.

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TAP obtém certificação ambiental da IATA

A TAP e a Portugália Airlines conquistaram a certificação ambiental Environmental Assessment (IEnvA), que é atribuída pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo e que confirma “o empenho em adotar práticas responsáveis no setor da aviação”.

A TAP e a Portugália Airlines conquistaram a certificação ambiental Environmental Assessment (IEnvA), que é atribuída pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo e que confirma “o empenho em adotar práticas responsáveis no setor da aviação”.

De acordo com um comunicado da TAP, esta foi a primeira certificação ambiental atribuída a ambas as companhias aéreas e tem por base a norma ISO 14001, refletindo “a implementação de um sistema de gestão ambiental robusto, projetado para garantir a eficácia da aplicação de boas práticas que minimizem os impactes ambientais, o que implicou a definição de uma Política Ambiental abrangente para ambas as companhias”.

“A certificação IEnvA incidiu, nesta fase, nas atividades com impactes ambientais relevantes associados às operações de voo globais das duas companhias e aos edifícios corporativos em Portugal”, explica a TAP, na informação divulgada.

Segundo Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal, esta certificação “representa um passo importante” na jornada continua de sustentabilidade da TAP, sendo também um reconhecimento do trabalho conjunto das equipas das companhias aéreas e do compromisso das transportadoras com o futuro do planeta.

“Esta certificação representa um passo importante na nossa jornada contínua de sustentabilidade. Estamos empenhados em liderar pelo exemplo, reduzindo os impactes ambientais das nossas operações e promovendo uma aviação mais responsável”, refere o responsável.

Na informação divulgada, a TAP garante que esta certificação representa apenas “um dos vários passos” que a companhia aérea de bandeira nacional tem vindo a dar para “consolidar o seu compromisso com a sustentabilidade”, que já tinha levado, em 2024, à criação de um Comité de Sustentabilidade, que é presidido pelo CEO da transportadora e que funciona como “órgão que supervisiona e orienta as decisões de implementação da estratégia de sustentabilidade”.

No último ano, acrescenta a TAP, também foi dada continuidade ao programa de renovação da frota da companhia aérea, assim como dos seus veículos operacionais e corporativos, que levou inclusive à instalação de um posto de carregamento elétrico nas instalações da transportadora.

Relevante é ainda o projeto Sustainable Cabin, desenvolvido em parceria com a Cateringpor, que levou à implementação de um projeto de reciclagem de resíduos gerados a bordo em voos com chegada a Lisboa, que conta com “a participação ativa dos tripulantes de cabina, que desempenham um papel crucial no sucesso da iniciativa”.

Adicionalmente, a TAP introduziu utensílios reutilizáveis e recicláveis na classe económica dos seus voos de longo curso e, a partir de 2025, vai passar a utilizar SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, numa quantidade em linha com o definido pela União Europeia.

“O nível para este ano é de dois por cento e este combustível alternativo, apesar de mais dispendioso, representa um importante passo rumo a uma aviação com menor impacte ambiental”, diz a TAP, que vai passar a cobrar Sobretaxa SAF nos voos à partida de aeroportos europeus, com exceção dos voos domésticos, cujo valor vai variar entre os dois euros para voos em classe económica na Europa e os 24 euros para classe executiva em voos intercontinentais.

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Destinos

Constituição de novas empresas desce em 2024 arrastada pelos Transportes

O setor dos Transportes apresentou, em 2024, uma “queda muito expressiva” na constituição de novas empresas, que desceu 22%, e liderou também o número de encerramentos, segundo dados provisórios do Barómetro da Informa D&B.

No ano passado, foram criadas 50.705 novas empresas em Portugal, número que traduz uma descida de 2,6% face ao ano anterior e que, segundo dados provisórios do Barómetro da Informa D&B, foi essencialmente provocada pela “queda muito significativa no setor dos Transportes”, onde o número de novas constituições de empresas desceu 22% em comparação com 2023.

“Segundo o dados provisórios do Barómetro da Informa D&B, a descida das constituições ocorreu em mais de metade dos setores de atividade, mas foi sobretudo marcada pela queda muito significativa no setor dos Transportes (-22%; -1 324 constituições), e em especial no Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (-28%; -1 370 constituições)”, lê-se na informação divulgada pela consultora, esta terça-feira, 7 de janeiro.

Os dados da Informa D&B mostram que, em 2024, a queda na constituição de novas empresas no setor dos Transportes foi “equivalente à descida das constituições no conjunto de todos os setores”, isto depois desta atividade ter “registado grandes aumentos nos últimos anos”.

Além dos Transportes, também os setores Grossistas (-12%; -287 constituições de empresas), Alojamento e restauração (-2,6%; – 134 constituições de empresas) e Agricultura e outros recursos naturais (-7,2%; -118 constituições de empresas) viram a constituição de novas empresas recuar em 2024.

Apesar destas descidas, a Informa D&B diz que 2024 foi “o segundo mais alto de sempre” na constituição de novas empresa, ficando 1-367 constituições de empresas atrás de 2023 e confirmando “o elevado empreendedorismo no período a seguir à pandemia”.

E houve vários setores a crescer na constituição de novas empresas, com destaque para Construção, que liderou neste indicador, registando um aumento de 7,1%, com mais 409 constituições de empresas, seguindo-se os Serviços empresariais (+1,4%; +124 constituições de empresas), Atividades imobiliárias (+1,2%; +62 constituições de empresas) e Serviços gerais (+0,4%; +28 constituições de empresas).

A Informa D&B realça que, no ano passado, “os setores com maior número de constituições de empresas foram também aqueles onde este indicador mais subiu em 2024”, sendo que os setores da Construção, Serviços empresariais e Serviços gerais registam mesmo crescimento na criação de empresas pelo quarto ano consecutivo.

Por regiões, foi nos distritos de Aveiro, Funchal e Viana do Castelo que se registaram os maiores aumentos na constituição de novas empresas, com subidas de 8,1%, 13% e 19%, respetivamente, enquanto os grandes centros urbanos de Lisboa (-9,3%; -1 628 constituições de empresas) e Porto (-2,5%; -218 constituições de empresas), foram “os que registaram a maior queda no número de constituições de empresas no ano, uma queda que está associada sobretudo do setor dos Transportes”.

Encerramentos descem mas insolvências aumentam

Os dados da Informa D&B mostram ainda que, no ano passado, registaram-se 12.818 encerramentos de empresas em Portugal, um registo abaixo do ano anterior e que se notou a partir da segunda metade do ano, já que o primeiro semestre ficou marcado por um aumento de 5% nos encerramentos.

Tal na constituição de novas empresas, também nos encerramentos o setor dos Transportes volta a liderar, com um aumento de 2,9% neste indicador, o que representa mais 22 encerramentos que em 2023.

Já as insolvências voltaram a aumentar pelo segundo ano consecutivo, registando-se 2.080 empresas com novos processos de insolvência, “o que corresponde a um aumento de 8,2% face a 2023 (+157 empresas com processos de insolvência)”.

“A subida deste indicador verificou-se na maioria dos setores de atividade”, revela a Informa D&B, destacando o setor das Indústrias, que foi o que apresentou o maior número de empresas com novos processos de insolvência e maior crescimento no ano passado.

“O setor das Indústrias é o que apresenta maior número de empresas com novos processos de insolvência e foi também o que registou maior crescimento neste indicador em 2024 (+25%; +116 empresas com processos de insolvência), um crescimento que representa mais de metade do aumento total do ano”, explica a Informa D&B.

Estas subidas, acrescenta a consultora, foram “mais concentradas no subsetor de Têxteis e Moda, em especial na região Norte, mais concretamente nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Guimarães e Lousada”.

 

 

 

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Alemães preveem aumento nos gastos com viagens em 2025, segundo a DRV

A Federação Alemã de Viagens (DRV) estima que os alemães aumentem os gastos com viagens em 2025, embora o número de viajantes seja igual ao ano anterior. O desejo de viajar continua inabalável, apesar das preocupações com as possíveis consequências da crise económica na Alemanha.

O setor do turismo alemão espera um aumento dos gastos em viagens organizadas e individuais este ano, à medida que o desejo de viajar continua inabalável.

Para o ano turístico 2024/25, que termina no final de outubro, a Federação Alemã de Viagens prevê um aumento de 6% no volume de negócios. “Assim, os gastos planeados com serviços de viagens reservados antes de sair de férias deverão atingir 85 mil milhões de euros este ano”, disse a DRV.

As ofertas dos operadores turísticos representam metade do mercado total de viagens. No entanto, espera-se que o número de viajantes que passaram pelo menos uma noite se mantenha ao nível do ano anterior, de 139 milhões de pessoas.

“Apesar de todas as crises e desafios económicos, os alemães não perdem o desejo de viajar”, ​​disse Norbert Fiebig, presidente da DRV. A tendência é reservar cada vez mais cedo. No entanto, a indústria das viagens também está preocupada com as possíveis consequências da crise económica, que poderá atenuar o desejo de consumir devido às preocupações crescentes com a ameaça do desemprego: “Se as tendências económicas negativas se consolidarem, terá repercussões sobre o comportamento dos viajantes”, acrescentou o dirigente.

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Parque Terra Nostra renova título de International Camellia Garden of Excellence até 2034

Este reconhecimento, atribuído pela International Camellia Society, reafirma o Parque Terra Nostra como “um espaço de excelência mundial”, uma “referência na área da botânica” e um “símbolo de preservação e valorização das camélias”.

O Parque Terra Nostra, um dos mais visitados jardins botânicos dos Açores, renovou o título de International Camellia Garden of Excellence até 2034, reconhecimento atribuído pela International Camellia Society e que reafirma o parque como “um espaço de excelência mundial”, uma “referência na área da botânica” e um “símbolo de preservação e valorização das camélias”.

“O título, que é atribuído apenas a jardins com coleções de camélias notáveis pela sua qualidade, diversidade e relevância histórica, sublinha o compromisso do Parque Terra Nostra em promover a conservação e o estudo desta espécie botânica. Com uma coleção de mais de 800 variedades de camélias, o jardim torna-se um ponto de encontro para apreciadores e investigadores de todo o mundo”, explica a Bensaude Hotels Collection – Azorean Hospitality, grupo hoteleiro proprietário do Parque Terra Nostra.

O Parque Terra Nostra, que está prestes a celebrar 250 anos de história, conta com uma equipa de 19 jardineiros, um jardineiro-chefe e dois técnicos em agronomia, que “contribuem diariamente para a preservação de um dos mais ricos patrimónios botânicos de Portugal”.

“As camélias fazem parte do Parque Terra Nostra desde, pelo menos, 1910. A camélia mais antiga do parque tem uma idade estimada de 114 anos, estando acompanhada por várias outras plantas de idade e importância histórica semelhantes, numa área que ocupa, aproximadamente, 19 mil m². Ao todo, são 2.720 camélias georreferenciadas, distribuídas por cinco áreas temáticas distintas, ao longo de caminhos históricos e junto ao lago”, acrescenta a Bensaude Hotels Collection.

Para assinalar a renovação do título, o Parque Terra Nostra vai assinalar, este ano, o Florescer das Camélias a 22 de fevereiro, numa celebração que se vai estender até 22 de março e que inclui também a já tradicional Exposição de Camélias das Furnas.

“Este evento anual reúne o melhor da cultura e da botânica açoriana, promovendo não apenas as camélias, mas também a singularidade do património natural do arquipélago”, explica ainda a Bensaude Hotels Collection.

Recorde-se que o Parque Terra Nostra fica localizado nas Furnas, em São Miguel, Açores, e inclui o Terra Nostra Garden Hotel, uma unidade de quatro estrelas que conta com um total de 86 quartos.

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easyJet lança Mega Saldos com descontos até 20%

Madrid, Barcelona, Marraquexe, Agadir ou Zurique são alguns dos destinos incluídos nesta promoção da easyJet, que é válida para viagens até 14 de dezembro e cujas vendas decorrem até dia 20 de janeiro.

A easyJet lançou uma nova promoção e está a oferecer 20% de desconto em mais de 125 mil lugares para voos na Europa e Norte de África, ao abrigo da campanha Mega Saldos, lançada esta segunda-feira, 6 de janeiro.

Madrid, Barcelona, Marraquexe, Agadir ou Zurique são alguns dos destinos incluídos nesta promoção da easyJet, que é válida para viagens até 14 de dezembro e cujas vendas decorrem até dia 20 de janeiro.

Os voos incluídos na promoção Mega Saldos têm partida de Lisboa, Porto e Faro e as reservas já se encontram a decorrer, podendo ser realizadas através do website ou app da transportadora.

“Esta campanha da easyJet permitirá que os seus passageiros visitem diferentes destinos por preços muito competitivos. Deste modo, a easyJet procura continuar a impulsionar o setor do turismo e aviação e a criar momentos únicos junto dos seus clientes”, acrescenta a informação divulgada pela companhia aérea.

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Azul abre vendas de voos extra para Carnaval brasileiro

A Azul vai operar 290 voos extra para o Carnaval brasileiro, num total de 46 mil assentos, que vão estar disponíveis entre 26 de fevereiro e 09 de março de 2025.

A Azul já abriu as vendas para os mais de 290 voos extra que vai realizar para o Carnaval brasileiro, num total de 46 mil assentos, que vão estar disponíveis entre 26 de fevereiro e 09 de março, informou a companhia aérea brasileira, em comunicado.

“Vão ser mais de 290 operações extras, entre 26 de fevereiro e 09 de março, totalizando oferta de mais de 46 mil assentos, o que corresponde a um aumento de 16% em relação ao feriado do ano passado”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.
De acordo com a Azul, cerca de metade destes voos vai ter como destino a região Nordeste do país, e a “Bahia terá a maior parte das chegadas”, já que o Aeroporto de Salvador vai receber 24 voos extras, com partida de Confins, Viracopos e Recife, que totalizam quase 4 mil assentos.
“Com o aumento da demanda durante o Carnaval, a Azul tem o compromisso de oferecer mais opções de voos para que nossos clientes possam aproveitar a festividade com mais comodidade e flexibilidade. Como o Carnaval é um dos períodos de pico no setor de viagens, estamos ampliando nossa malha aérea para garantir que todos tenham a oportunidade de viajar”, explica César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais, Regulatório e Tributário da Azul.
De acordo com o responsável, o Carnaval da Bahia é um dos mais conhecidos do país, pelo que a Azul acredita que, além dos turistas brasileiros que vão viajar devido a esta festividade, os voos extra vão servir também os estrangeiros que vão visitar o Brasil nesta altura e que “poderão conectar-se para a capital baiana a partir de Campinas ou Belo Horizonte”.
No total, Salvador vai receber nove voos desde Campinas, aos quais se juntam outros cinco desde Confins e outros dois à partida de Recife, estando ainda previstas ligações extraordinárias para Ilhéus e Porto Seguro desde Campinas, Confins e Congonhas.
Azul abre três novos voos na Bahia
Além da operação extraordinária prevista para o Carnaval, a Azul anunciou ainda a abertura de três novos voos para a Bahia, passando a ligar a cidade de Salvador a Guanambi, Barreiras e Lençóis.
Os voos para Guanambi e Barreiras arrancaram esta segunda-feira, 6 de janeiro, enquanto as ligações para Lençóis têm início previsto para a próxima quinta-feira, 9 de janeiro.
De acordo com a Azul, com a abertura destes novos voos, a companhia aérea passa a disponibilizar uma média de 19 voos diários em Salvador, com ligação para 11 destinos a partir do aeroporto Luis Eduardo Magalhães, e a oferta de mais de 77 mil assentos por mês.
“Temos orgulho em expandir a nossa rede para o interior da Bahia, um dos estados com maior potencial turístico e de negócios no Brasil. A Azul sempre teve como prioridade conectar pessoas e fomentar o desenvolvimento regional, e isso é justamente o que estamos fazendo ao oferecer novas opções de voos para Guanambi, Barreiras e Lençóis”, acrescenta César Grandolfo.
A abertura destes voos acontece ao abrigo de uma parceria entre a Azul, o Governo do Estado da Bahia e o Governo Federal, no âmbito do programa Conheça o Brasil Voando, lançado em 2023 pelo Ministério do Turismo do Brasil e que tem como objetivo incentivar os voos e as viagens domésticas.
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Santa Catarina amplia presença no cenário internacional em 2025 com voo da TAP

O estado brasileiro de Santa Catarina, que conta agora com uma conexão direta com a Europa, via Lisboa, pela TAP, e com a América do Norte, via Panamá, vai ampliar, este ano, a sua presença internacional, e já confirmou que estará, uma vez mais, na BTL. Além disso, o estado fortaleceu a sua conexão com a América Latina, adicionando voos para destinos como Paraguai e Chile.

Santa Catarina fechou 2024 com resultados expressivos para o turismo, consolidando-se como um dos principais destinos brasileiros e expandindo a sua presença internacional. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur/SC) investiu em ações estratégicas ao longo do ano, aumentando rotas aéreas, fortalecendo segmentos específicos e promovendo o estado em mercados-chave.

Em 2024, a Setur marcou presença em importantes feiras de turismo, reforçando a internacionalização e as vocações turísticas do estado. Pela primeira vez, Santa Catarina participou da BTL, em Portugal, o que impulsionou as negociações com a TAP Portugal para o voo direto Florianópolis-Lisboa, diz a imprensa local.

Um dos grandes marcos do ano, segundo os jornais locais, foi a ampliação das rotas aéreas internacionais. Pela primeira vez, Santa Catarina conta com uma conexão com a Europa, via Lisboa, e com a América do Norte, via Panamá. Além disso, o estado fortaleceu a sua conexão com a América Latina, adicionando voos para destinos como Paraguai e Chile.

A campanha estação inverno, lançada em 2023, ganhou ainda mais força neste ano. Focada no Oeste catarinense, a ação incluiu a produção de conteúdos audiovisuais e campanhas com influenciadores digitais, ampliando a visibilidade do turismo de inverno no estado e destacando as paisagens e experiências únicas da região.

As novas rotas e ações promocionais abriram portas para o fortalecimento de parcerias com o trade turístico internacional. Atração de investidores, conexões com empresários e ampliação de oportunidades para o turismo de negócios foram alguns dos resultados obtidos ao longo do ano de 2024.

Com os avanços de 2024, Santa Catarina inicia 2025 com o compromisso de fortalecer ainda mais sua presença internacional e diversificar as experiências turísticas no estado. O trabalho contínuo entre o governo, o trade turístico e a iniciativa privada reforça a posição do estado como referência em inovação e qualidade no turismo.

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Brasil chegou aos 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2024

O Ministério do Turismo do Brasil revela que o país recebeu mais de 6,6 milhões de visitantes internacionais, no ano passado, marca que supera os números do ano em que o destino sediou as Olimpíadas.

O Brasil registou, em 2024, a entrada de 6.621.795 turistas estrangeiros. Segundo os dados do Ministério do Turismo, o número representa um novo recorde na série histórica, iniciada em 1970. O resultado mostra a manutenção da tendência de crescimento no número de turistas estrangeiros que visitam o país anualmente desde o fim da pandemia.

A meta para este ano, conforme o Plano Nacional de Turismo 2024/2027, era o Brasil receber 6,4 milhões de turistas internacionais, portanto, terá sido foi atingida. Para 2025, o objetivo é chegar a 6,9 milhões.

Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, em declarações à imprensa brasileira, a notícia precisa de ser comemorada, mas a indústria do turismo precisa se capacitar para atender a este aumento da procura, que exige uma série de serviços especializados, como com fluentes em outras línguas.

Comparados os números, o resultado de 2024 supera também o ano de 2016, quando o Brasil recebeu as Olímpiadas, no Rio de Janeiro. A quantidade registada neste ano foi 12% superior à de 2023.

Segundo o Ministério do Turismo, esses números não incluem brasileiros que vivem no exterior e visitam o Brasil, somente cidadãos estrangeiros.

“O ano de 2024 entra para a história do nosso turismo como um ano de recordes. O setor tem mostrado toda a sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram os nossos destinos ao longo do ano e, com o apoio do governo federal, temos apostado num trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, indica nota o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Segundo o governo federal, a meta estabelecida pelo Programa de Aceleração do Turismo Internacional é ultrapassar a marca de 8 milhões de turistas internacionais até 2027.

Para o próximo ano, o Ministério do Turismo informou que espera receber “milhares de visitantes” estrangeiros a mais em razão dos fóruns internacionais que o país sediará.

Além disso, segundo o ministério, editais do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de 63,6 milhões de reais em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais.

A expectativa é de que sejam gerados pelo menos 500 mil novos assentos internacionais durante o ano, com impacto durante o verão brasileiro.

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Portimão promove seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”

No próximo dia 13 de janeiro, o Teatro Municipal de Portimão será palco do seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”, promovido pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) em parceria com o Turismo de Portugal, através das escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

O principal objetivo do seminário, é demonstrar aos alunos do barlavento algarvio, que o turismo é uma profissão com futuro, sendo aguardados no evento representantes do Turismo de Portugal, do poder local, delegações do Estado ligadas ao ensino e ao emprego, escolas secundárias, associações e empresas do setor.

Os participantes vão debater a necessidade de formação especializada para os atuais e futuros colaboradores dos setores da hotelaria e turismo, fazendo parte dos trabalhos a apresentação do programa “Qualificar Gera(Ação)”, uma parceria da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISMAT com empresas do setor a funcionar no Algarve.

Para além dos convidados em representação de hotéis, agências de viagens, empresas de animação, restauração e associações, marcarão também presença professores e alunos das três escolas do Turismo de Portugal a lecionar na região, das Escolas Secundárias de Portimão (Manuel Teixeira Gomes, Poeta António Aleixo e Bemposta), de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas), de Lagoa (Padre António Martins Oliveira) e ainda a Escola Secundária de Silves.

O seminário, que tem início às 14h30, com intervenção de Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, segue com a apresentação do “Plano de Marketing Estratégico para o Algarve 2028”, por André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

“Formar pela Qualidade”, é o tema que será abordado por Madalena Feu, delegada regional do Algarve do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Carla Martins Fernandes, delegada regional da Direção Regional de Educação do Algarve, Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal e Miguel Nuno Portugal, diretor do Curso de Gestão do Turismo do ISMAT.

“Turismo, uma profissão de e com futuro”, por David Martins, diretor geral do Castro Marim Golfe & Country Club, e “Pensar Turismo, pensar Algarve”, com as intervenções de André Gomes, em representação da secretaria de Estado do Turismo e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, são assuntos que se seguem antes da sessão de encerramento por parte do ISMAT.

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