Elidérico Viegas recandidata-se à presidência da AHETA com o lema “Assegurar o presente, garantir o futuro”
Elidérico Viegas recandidata-se à presidência da AHETA, cujas eleições estão previstas para o próximo dia 21, encabeçando uma lista que tem como lema “Assegurar o presente, garantir o futuro”. Caso seja eleita, esta lista quer “prosseguir uma estratégia que tem no horizonte o reforço da AHETA, enquanto estrutura associativa forte e dinâmica, e em que todos continuem a rever-se e a participar ativamente, ao invés de subserviências e dependências de centralismos de Lisboa”.
Carolina Morgado
ANAV diz estar pronta para discutir o tema Provedor do Cliente
APECATE reunida em Tomar para debater “a liberdade” no setor
GuestCentric acrescenta Dare Lisbon Hotels ao seu portefólio de clientes
Raúl Almeida reeleito presidente da ARPT Centro de Portugal
MSC World America dá a conhecer os seus primeiros espaços a cinco meses da inauguração
Etihad Airways revela 10 novos destinos para 2025
Miguel Quintas defende que os agentes de viagens também sejam ouvidos nas privatizações da TAP e SATA
Solférias alerta para aumento de taxas turísticas Maldivas
Proteção do turismo costeiro e marinho exige 65 mil milhões de dólares
Belgas mostram interesse nos resorts portugueses
Elidérico Viegas recandidata-se à presidência da AHETA, cujas eleições estão previstas para o próximo dia 21, encabeçando uma lista que diz “de empreendedores hoteleiros e turísticos do Algarve, representativos dos vários interesses empresariais em todo o espaço regional, desde Vila Real de Santo António até Lagos e Sagres, dando assim expressão à representatividade da associação”.
O programa de ação da lista de Elidérico Viegas, que se demitiu da presidência da Associação algarvia, mas por consenso, manteve-se em funções de gestão assegurando o normal funcionamento da associação até final do mandato, tem como lema “Assegurar o presente, garantir o futuro”.
Na nota da imprensa, a candidatura de Elidérico Viegas refere que os órgãos sociais que integram a Lista A irão, no essencial, caso sejam eleitos, “prosseguir uma estratégia que tem no horizonte o reforço da AHETA, enquanto estrutura associativa forte e dinâmica, e em que todos continuem a rever-se e a participar ativamente, ao invés de subserviências e dependências de centralismos de Lisboa”, para realçar que a Associação “quer continuar a ser cada vez mais o ponto de encontro dos empresários do setor no Algarve, recusando ser uma estrutura ao serviço apenas de alguns, independentemente da legitimidade dos seus interesses”.
A AHETA deve, assim, segundo Elidérico Viegas, “continuar a empenhar-se ativamente na construção de uma abordagem positiva do turismo do Algarve, tendo no horizonte a salvaguarda dos interesses empresariais da atividade turística, inovando na sua capacidade de intervenção, sem deixar de prosseguir uma estratégia que contribuiu para a afirmação e reconhecimento público e institucional da associação”.
O candidato destaca a celebração de Convenções Coletivas de Trabalho, a prestação de serviços de apoio aos associados em matéria jurídico-laboral, o acompanhamento da evolução do setor na região e nos mercados turísticos internacionais concorrentes, como questões prioritárias caso venha a ser eleito.
Sublinha, ainda a necessidade “de um Plano Específico para Apoiar a Recuperar o Turismo do Algarve, com dotação e meios financeiros próprios, de acordo com o anunciado pelo atual governo na Assembleia da República, mas que vem aguardando melhores dias”. Uma vez que “o Algarve é a região portuguesa mais afetada economicamente pela pandemia, atendendo à forte implantação do setor turístico na vida e na sociedade regionais, carecendo, por isso mesmo, de medidas de discriminação positiva tendentes a garantir a sobrevivência da Indústria turística e da região como destino turístico”.
Em termos associativos, “estamos empenhados na criação de uma plataforma associativa única regional, em oposição a uma estratégia associativa centralista, visando afirmar o Algarve e os interesses empresariais da maior e mais importante região turística portuguesa, quer a nível regional, quer a nível nacional e internacional, dando seguimento às conversações em curso com outras organizações associativas regionais do sector”, salientam ainda as intenções do candidato Elidérico Viegas, que concorre nestas eleições com Helder Martins.
Eis a lista de Elidérico Viegas aos órgãos sociais para o mantado 2022-2024
Assembleia Geral
Presidente: V. Vitória, Ldª. (Hotel Água Marinha) – Vítor Manuel Clemente da Silva
Vice-presidente: Polvilha Sucesso, Ldª. (Grupo MGM Muthu Hotels) – Nuno Alexandre Taveira Pereira Vieira Jorge
Secretário: AJ Cabrita-Hotelaria, Ldª (Apartamentos Turial) – Florival de Sousa Palma
Direção
Presidente: Hotéis Belver, Sociedade de Gestão Hoteleira, Ldª (Hotéis Boavista e Aldeia) – Elidérico José Gomes Viegas
Vice-presidentes: Details-Hotels & Resorts, SA (Hotéis Califórnia, Velamar, Quinta Pedra dos Bicos, Vale da Lapa) – João Carlos Rodrigues Costa; Lutz-Explorações Hoteleiras. Ldª (Vila Valverde Design & Country Hotel) – Luís Alexandre Cristo Tavares; N & L Hotéis, Ldª (Hotel Apolo) – Luís Miguel Lares da Costa Vasques; Grand Algarve, Ldª. (Hotel Grand House) – Nídia Soares de Oliveira Martins Magalhães; Glamourfutur hotels, Ldª (Aparthotel Carvoeiro) – Bruno Miguel de Duarte e Fragoso; Algarosa-Sociedade Gestora de Hotéis, Ldª. (Aldeamento Turístico Alfagar) – Catherine Christine Boute; Algarvelux – Construções e Empreendimentos, SA (Castro Marim Golfe) – David Martins; DHJ Lagos, Ldª (Hotel Lagosmar) – Carlos Alberto Esteves Pires
Conselho Fiscal
Presidente: Balaia-Sol, Ldª. – Amadeu dos Santos Rodrigues
Vice-presidente: Castioura. Ldª (Apartamentos Ourabay) – José Carlos Martins de Castilho
Secretário: Bajomico, Organizações Hoteleiras e Similares, Ldª (Hotel Alcazar) – César Augusto da Igreja Raposo