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Conteúdo e serviços NDC da TAP disponíveis na plataforma Travelport+

O conteúdo e serviços NDC da TAP Air Portugal vão estar disponíveis na plataforma Travelport+ ao abrigo de um acordo que acaba de ser assinado entre a companhia aérea portuguesa e a empresa global de tecnologia que facilita as reservas para agências de viagens em todo o mundo.

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“O próximo lançamento de nosso conteúdo NDC na plataforma Travelport+ representará um momento crucial no nosso relacionamento de décadas”, disse Mario Cruz, diretor Comercial e de Receitas da TAP. “Juntos, pretendemos oferecer uma solução que facilite aos agentes de viagens o acesso, a venda e a manutenção de conteúdo e ofertas NDC personalizadas da TAP Air Portugal através do marketplace da Travelport+”, referiu o responsável”.

Refira-se que a TAP Air Portugal e a Travelport estão a trabalhar em conjunto para fornecer o conteúdo NDC da companhia aérea portuguesa de modo que os agentes possam aceder facilmente à sua ampla gama de tarifas e ofertas na plataforma Travelport+. Os agentes que usam as soluções de API, Smartpoint Cloud e Smartpoint Desktop da Travelport poderão visualizar e comparar facilmente as ofertas NDC da transportadora aérea com o conteúdo tradicional e reservar as melhores ofertas para os seus viajantes. As soluções completas da Travelport também permitem que os agentes façam reservas de NDC para os seus viajantes.

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Damian Hickey, diretor Global de Parceiros de Viagem na Travelport realça que, este acordo atualizado com a TAP Air Portugal “demonstra a nossa dedicação mútua à criação de uma experiência de compras e serviços moderna e personalizada para agentes e viajantes com o NDC”, avançando que “com a futura entrega do conteúdo NDC da TAP Air Portugal e a prestação de serviços na Travelport+, damos prosseguimento à nossa missão de garantir que as agências de viagens possam facilmente comprar, comparar, fazer reservas e prestar serviços com as melhores ofertas das principais companhias aéreas, tudo num só lugar.”

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Associação Amigos do Algarve nasce para dar voz à região e aos algarvios

Apesar do seu peso no turismo e na economia nacional, o Algarve continua a não ter a importância e a influência que deveria junto dos governos e decisores políticos, defende a Associação Amigos do Algarve que acaba de nascer para dar voz à região turística mais relevante de Portugal e aos algarvios, com o lema “Por um Algarve com voz”.

“Está na hora de unir os algarvios e os amigos da região para todos juntos, reinvindicarmos a atenção devida e a concretização das promessas políticas de forma a tornarmos o Algarve mais atrativo, competitivo e reconhecido”, revela o presidente da Direção da nova associação, José Manuel Trigo, que foi diretor de Turismo e Promoção da Quinta do Lago e criador dos míticos espaços de diversão noturna, T-Clube e Trigonometria.

A Associação Amigos do Algarve indica que a região é o centro das atenções no verão, contudo no resto do ano, “pouca ou nenhuma importância tem junto de quem gere o país”, para destacar que “unir os algarvios e fazê-los acreditar no potencial da sua terra será um dos principais objetivos”. Sendo “fundamental que o Algarve se faça ouvir a nível nacional e regional”, e o desejo de tornar esta região “mais atrativa, competitiva e reconhecida” é levou um grupo de empresários e personalidades ligadas ao Algarve a criar esta Associação.

 

José Manuel Trigo, que foi diretor de Turismo e Promoção da Quinta do Lago e criador dos espaços de diversão noturna, T-Clube e Trigonometria é o Presidente da Direção, enquanto Michael Ferrada e Ricardo Caliço, ambos empresários ligados ao ramo imobiliário e Fernando Santos ex-jornalista (Rádio Renascença, TVI e SportTv) são os vice-presidentes. Carlos de Deus Pereira, advogado e antigo futebolista internacional português é o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Anny Ferrarini, igualmente advogada é a vice-presidente e António Lima, advogado e superintendente da Polícia de Segurança Pública (PSP), o secretário. O Conselho Fiscal é presidido por Pedro Matias, presidente do Conselho de Administração do Grupo ISQ, Paulo Bernardo, administrador de empresas ligadas à produção de energia e tecnologia é o vice-presidente, enquanto Miguel Lourenço, advogado fiscalista é o secretário.

 

José Manuel Trigo, um dos mentores desta Associação, considera que “o Algarve pode e deve ser muito mais desenvolvido e competitivo, basta que sejamos mais exigentes com tudo aquilo que são os resultados das políticas económicas e sociais para a Região”. Considera que “é certo que o Algarve evoluiu muito nos últimos anos, mas há ainda muita desorganização ao nível das políticas de gestão do território que levam a que o Algarve não seja devidamente reconhecido internacionalmente como região de excelência e seja preterida em relação a outros destinos da Europa e do mundo”.

O nome “3A” teve a sua inspiração na classificação máxima que é normalmente atribuída pelas agências de notação de rating, que classificam os países de excelência com o famoso “Triple A”, indica a nova associação em comunicado. Assim, Pedro Matias, presidente do Conselho Fiscal realça que “o que queremos é que o Algarve seja uma região “Triple A” em todas as suas vertentes: económica, ambiental, social e cultural”.

Por sua vez, Carlos de Deus Pereira, presidente líder da Assembleia Geral, esclarece que após a constituição da Associação e a eleição dos órgãos sociais, “vamos criar um Conselho Estratégico com pessoas de relevo que nos ajudem com ideias e propostas interessantes para o desenvolvimento do Algarve. Iremos também dar a conhecer institucionalmente a Associação, reforçando que a nossa ação terá sempre um sentido crítico construtivo”. Para já, irá iniciar um ciclo de apresentações junto do Governo de Portugal, de Deputados da Assembleia da República, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), Universidade do Algarve, Águas do Algarve, entre outras entidades nacionais e regionais.

A Associação conta com um site em  https://associacao3as.pt) e presença nas redes sociais, onde para além de se dar a conhecer, pretende captar mais “Amigos” do Algarve interessados no desenvolvimento da Região.

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Conheça os seis hotéis em Portugal premiados nos Condé Nast Johansens Awards 2025

Nos prémios de 2025 foram reconhecidos 93 hotéis, seis dos quais localizados em Portugal, nomeadamente nas regiões do Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Madeira e Porto e Norte. O evento premiou ainda 21 hotéis nos prémios Luxury Spa.

Esta terça-feira, 5 de novembro, a Condé Nast Johansens entregou os seus “Prémios de Excelência 2025” no hotel Kimpton Fitzroy London. No evento foi também apresentado o novo guia Condé Nast Johansens Luxury Hotels 2025.

Ao todo foram premiados 93 hotéis, dos quais seis estão localizados em Portugal, nomeadamente no Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Madeira e Porto e Norte. Além destes foram premiados 21 hotéis à volta do mundo nos prémios Luxury Spa, sendo que nesta categoria não consta nenhum hotel nacional.

Os vencedores dos Prémios de Excelência Condé Nast Johansens são determinados “pelos resultados do voto online, pelas avaliações dos hóspedes e pelos relatórios realizados pelos Local Experts das propriedades recomendadas no website condenastjohansens.com e no guia”, como referido em nota de imprensa pela Condé Nast Johansens.

Conheça abaixo os seis vencedores:

  • Best for Romance: Grande Real Villa Itália Hotel & Spa (Lisboa e Vale do Tejo);
  • Best Value Experience: Corpo Santo Lisbon Historical Hotel (Lisboa e Vale do Tejo);
  • Best Breakfast: Quinta Jardins do Lago (Madeira);
  • Best Countryside Hotel: Sobreiras Alentejo Country Hotel (Alentejo);
  • Best for Weddings, Parties and Celebrations: Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel (Porto e Norte);
  • Readers’ Award: The Rebello (Vila Nova de Gaia, Porto e Norte).

No segmento da Europa e zona do Mediterrâneo, além dos seis hotéis portugueses, foram premiados hotéis em países como França, Espanha, Itália e Roménia. Em baixo, encontra a lista completa de vencedores neste segmento.

  • Best New Property: Amavia Collection, Villa Olivia (Côte d’Azur, França);
  • Best Recently Renovated Property: Carlton Cannes, a Regent Hotel (Côte d’Azur, França);
  • Best Service: Es Princep (Mallorca, Ilhas Baleares, Espanha);
  • Best House, Villa or Serviced Apartment: Dar El Sadaka (Marraqueche, Marrocos);
  • Best Small & Exclusive Property: Peterc Vineyard Estate (Brda, Eslovénia);
  • Best Restaurant: Anna Stuben at Gardena Grödnerhof Hotel & Spa (Trentino Tirol e Dolomitas, Itália);
  • Best Dining Experience: Royal Hideaway Corales Resort (Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha);
  • Best Bar: Deju Blu Bar at Color Hotel style & design (Lago de Garda, Itália);
  • Best Waterside Hotel (Riverside, Lakeside, Seaside): El Vicenç de la Mar (Maiorca, Ilhas Baleares, Espanha);
  • Best Urban Hotel (Town, City): Palacio de Villapanés by CoolRooms Hotels (Sevilha, Espanha);
  • Best Hotel Spa: Hotel Botánico & The Oriental Spa Garden (Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha);
  • Best for Families: BAYOU Villas (Antalya, Turquia);
  • Best Immersive Experience: Château Louise de La Vallière (Vale do Loire, França);
  • Best for Meetings and Events: Palazzo di Varignana Wellness Resort & Villas (Emília-Romanha, Itália);
  • Best for Green Practices & Sustainability: Cas Gasi (Ibiza, Ilhas Baleares, Espanha);
  • Best Destination Spa: Park Igls Medical Spa Resort (Tirol, Áustria);
  • Best Spa Experience: Bahía del Duque (Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha);
  • Best Treatment Menu: Casa Timis – Wellness and Spa Resort (Prahova, Roménia);
  • Best Spa Facilities: ADLER Spa Resort SICILIA (Sicília, Itália).
  • Best Weekend Spa: Coquillade Provence (França);
  • Best Spa Nutrition and Dining: Palasiet Thalasso Clinic & Hotel (Benicàssim, Espanha);
  • Best Yoga Programme: Parkhotel Egerner Höfe (Baviera, Alemanha);
  • Best Wellness Programme: Lucia Magnani Health Clinic (Emília-Romanha, Itália);
  • Best New or Recently Renovated Spa: Le Couvent Des Minimes Hôtel & Spa L’Occitane (Provença, França).
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Agentes de viagens descobrem a região do Báltico com Lusanova e AirBaltic

Seis agentes de viagens estão, até dia 9 deste mês, na região do Báltico, numa viagem de familiarização promovida pelo operador turístico Lusanova, com o apoio da AirBaltic, representada em Portugal pela ATR.

Francisco Álvares e Laura Ascenção, da Lusanova, juntamente com Mafalda Marques, da AirBaltic, acompanham os agentes de viagens da K Travel, By Travel, Gate 39, Check-in, Mazaltur e Barbosa — agências de viagens do grupo de gestão GEA, representado na famtrip pelo diretor-geral, Pedro Gordon. Algumas das principais atrações da Lituânia e da Letónia estão a ser dadas a conhecer nesta viagem.

Em Vilnius, capital da Lituânia, o itinerário inclui a Cidade Velha, com paragens na Catedral de Vilnius, Torre Gediminas, Igreja de São Pedro e São Paulo, Igreja de Santa Ana, antiga Universidade e os Portões do Amanhecer. Trakai, a antiga capital da Lituânia, conhecida pelo Castelo de Trakai, também integra o percurso da famtrip.

A viagem prossegue para Riga, na Letónia, com uma primeira paragem na Colina das Cruzes, um local sagrado para a comunidade católica lituana. O grupo poderá explorar o Palácio Rundale, antiga residência de verão do Duque da Curlândia, continuando depois pelas colinas do sul da Letónia até Jurmala, uma famosa estância balnear letã, com a sua arquitetura de madeira e praias arenosas. Em Riga, a maior das capitais bálticas, fundada em 1201 pelo bispo alemão Albert, os agentes de viagem têm a oportunidade de percorrer o distrito de Art Nouveau e a Cidade Velha, onde se destacam o Castelo de Riga, a Catedral Dome, a Igreja de São Pedro, o Portão Sueco, os Três Irmãos, as Guildas Grande e Pequena, e o Monumento da Liberdade.

Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico, considera que a região do Báltico é um destino importante na programação da Lusanova, “para a qual temos vários programas disponíveis, desde a Escapada ao Báltico, aos Mercados de Natal em Vilnius e ao Fim-de-ano nas capitais do Báltico”. Apoiada pelos voos diretos da AirBaltic, “acreditamos que será um dos destinos de eleição dos portugueses neste inverno”, observou o responsável.

 

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Foto Inforpress

Emprego e Formação

Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde vai ter polo em São Vicente em parceria com Portugal

Em parceria com Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde vai ter um polo na ilha de São Vicente já este ano letivo, com vista a promover a qualificação e mobilidade laboral no sector turístico.

Recebido em Lisboa, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos revelou à Inforpress, que o projeto visa fortalecer a qualificação de jovens cabo-verdianos e promover a mobilidade laboral, fatores considerados essenciais para o crescimento sustentável do turismo no arquipélago e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para acrescentar que vai permitir uma “dupla certificação” cabo-verdiana e portuguesa, proporcionando aos alunos vantagens competitivas tanto em Cabo Verde como em Portugal.

O projeto de formação em São Vicente, que irá receber apoio técnico e institucional de Portugal, pretende atender às necessidades específicas das ilhas do norte do país, complementando a oferta formativa já existente no arquipélago.

“Com o crescimento do turismo, a procura por mão de obra qualificada também aumenta. Este polo será um ponto crucial para expandir as oportunidades de formação contínua e inicial, com cursos de mais de um ano, como forma de responder a esta necessidade,” destacou o ministro citado pela mesma fonte.

Carlos Santos informou que a formação inicial começa já no próximo ano letivo, sendo que essa dupla certificação vai fomentar um turismo de “qualidade e diferenciado”.

A reunião com Pedro Machado “foi muito profícua. Tratámos de dossiês essenciais, como a mobilidade laboral e a criação deste polo que visa atender a crescente demanda de mão de obra qualificada,” afirmou o ministro.

Além do foco na formação, outros temas abordados na reunião incluíram a cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos turísticos inovadores, como o das aldeias turísticas, que visa a criação de 18 aldeias com foco no turismo de natureza e ecoturismo.

“Portugal tem uma experiência consolidada no turismo rural e ecoturismo, e essa parceria permitirá que Cabo Verde aprenda e aplique modelos que já provaram ser bem-sucedidos”, frisou Carlos Santos à Inforpress.

O governante referiu-se ainda ao alinhamento de normas e classificações hoteleiras, inspiradas na nova legislação portuguesa de alojamento local, adaptada ao contexto cabo-verdiano, onde o alojamento complementar desempenha um papel fundamental.

Conforme o ministro, a nova legislação no arquipélago, onde o alojamento local é denominado de alojamento complementar, é essencial para regular a oferta de quartos e vivendas por cabo-verdianos, incluindo imigrantes, que têm investido neste setor em expansão.

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Viajar Tours: Troca de aeroporto na operação de Creta vai de encontro à opinião dos passageiros

O operador turístico Viajar Tours vai operar para Chania em vez Heraklion na sua programação de verão 2025 para a ilha grega de Creta, e indica que “esta é uma alteração que entendemos ir ao encontro da opinião generalizada dos passageiros”.

A alteração do aeroporto de entrada em Creta é a novidade do Viajar Tours, passando a voar diretamente de Lisboa para Chania (em substituição de Heraklion). As partidas serão à segunda-feira, entre 16 junho e 8 setembro, com a companhia aérea Aegean Airlines.

Para Pedro Vilhena, que durante este ano de 2024 esteve a receber os portugueses em Creta, “esta é uma alteração que entendemos ir ao encontro da opinião generalizada dos passageiros”, para apontar que “algumas das praias mais emblemáticas da ilha, como Balos ou Elafonisi, estão nesta parte oeste, facilitando assim a visita a estes pontos que, para muitos, são obrigatórios”.

A programação, já disponibilizada no site do operador turístico, é nesta altura composta por estadias de sete noites na ilha de Creta. Entretanto, o Viajar Tours assegura que muito em breve estará ainda o tradicional e muito procurado Fly & Drive, onde a estadia se divide entre a região de Chania e a região este da ilha, junto a Heraklion, e pelos combinados com as ilhas de Paros, Naxos, Santorini e Mykonos.

 

 

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Transportes

Singapore Airlines define novo padrão de luxo para voos de longo curso

A Singapore Airlines está a preparar-se para redefinir as viagens aéreas de luxo lançando uma nova primeira classe em seus voos de longo curso. Como parte de um grande investimento de 835 milhões de dólares, a companhia aérea está a realizar uma reforma completa de suas cabines, principalmente com uma reinvenção total de seus assentos.

Os sete Airbus A350 da companhia aérea, que operam rotas de 18 ou 15 horas entre Singapura e Nova Iorque ou Los Angeles, serão os primeiros a acolher as novas cabines de primeira classe. Cada aeronave terá quatro luxuosos assentos de primeira classe, oferecendo privacidade e conforto incomparáveis.

Goh Choon Phong, CEO da Singapore Airlines, destacou o compromisso da companhia aérea em proporcionar uma experiência de viagem excecional. O investimento em novos produtos de cabine sublinha este compromisso e posiciona a companhia aérea como líder em viagens aéreas de luxo, referiu.

O programa de modernização abrangerá toda a frota A350 de longo curso, num total de 41 aviões. Além disso, os novos assentos premium também serão instalados nos futuros Boeing 777-9. A Singapore Airlines também apresentará uma nova geração de sistemas de entretenimento a bordo.

Os passageiros poderão experimentar estas novidades a partir do segundo trimestre de 2026, com modernização completa prevista para o final de 2030.

Os novos assentos de primeira classe serão instalados nos A350, que também verão o número de assentos na classe executiva aumentar ligeiramente, de 67 para 70. Por outro lado, a capacidade da classe económica premium diminuirá, de 94 para 58 assentos.

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Azul regista recorde histórico em passageiros transportados em outubro

Em outubro, a Azul transportou 2.753.435 passageiros para 149 destinos, num total de 26.607 voos, número que traduz um aumento de 13,2% face à media mensal que a companhia aérea regista em 2024 e uma subida de 18,5% comparativamente a outubro do ano passado.

A Azul registou um recorde histórico no número de passageiros transportados em outubro, mês em que a companhia aérea brasileira transportou 2.753.435 passageiros para 149 destinos, num total de 26.607 voos realizados.

“O número de clientes de outubro foi 13,2% maior que a média mensal deste ano, quando a Azul já transportou, de janeiro a outubro, 24,3 milhões de Clientes”, refere a companhia aérea, em comunicado, revelando que o total de passageiros ficou também 18,5% acima do registado em outubro do ano passado, quando a Azul transportou 2,3 milhões de pessoas.

Positiva foi ainda a ocupação média dos voos da Azul, que chegou aos 85%, superando a média mensal dos voos da transportadora aérea brasileira, que foi de cerca de 80% nos restantes meses do ano.

“O recorde histórico alcançado em outubro consolida a força da Azul e representa a confiança e o reconhecimento dos clientes na qualidade do nosso serviço. Os números são resultado do caminho de expansão sustentável que estamos construindo, e vão ao encontro da confiança dos parceiros e do mercado” afirma John Rodgerson, CEO da Azul, citado no mesmo comunicado.
As expectativas da Azul para os últimos dois meses de 2024 está também em alta, uma vez que a companhia aérea espera receber, até ao final do ano, mais oito aeronaves, pelo que a transportadora espera “aumentar ainda mais os números referentes a clientes transportados”.
“Com isso, a oferta de assentos deve crescer 15% no último trimestre de 2024”, acrescenta a Azul, revelando que, durante a temporada alta no Brasil, vai oferecer 3.048 voos extra entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, totalizando 43,3 mil voos na temporada de verão, incluindo novos voos internacionais.

 

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Mama Shelter expande presença em quatro continentes com sete novos hotéis

A marca da Accor vai estrear-se na Ásia, com a abertura de um hotel em Singapura, e no continente africano, com uma unidade hoteleira em Cape Town. A somar às aberturas previstas para 2025 e 2026, a Mama Shelter tem ainda em vista a inauguração de um hotel no Dubai em dezembro deste ano.

A Mama Shelter, marca do grupo francês Accor, vai acrescentar sete novos hotéis ao seu portefólio até ao final de 2026. Com a abertura do Mama Shelter Dubai, cuja expectativa é a de que aconteça a 15 de dezembro deste ano, o número sobe para os oito hotéis.

Com estas aberturas, a marca expande a sua presença em quatro continentes, a começar pela Ásia, onde pretende abrir o seu primeiro hotel na região no início de 2025. O futuro Mama Shelter Singapore será a 20ª unidade no portefólio da marca, localizado no coração da Killiney Road. Com 110 quartos, a unidade hoteleira pretende afirmar-se como um “oásis urbano”, com um rooftop com piscina com vista para o horizonte de Singapura e um restaurante que oferecerá “uma cozinha criativa num ambiente moderno”, como referido em comunicado.

Na Suíça, a Mama Shelter tem em vista a abertura do Mama Shelter Zurich em meados de 2025, no bairro de Oerlikon. Com mais de 170 quartos, o hotel vai contar com um restaurante, rooftop e 550 metros quadrados de salas de reuniões.

O pipeline para 2026

Em 2026, a Mama Shelter estreia-se no continente africano com a abertura do Mama Shelter Cape Town. Situado no coração da cidade, a marca ocupará o edifício City Park com um hotel com mais de 120 quartos, 213 metros quadrados de salas de reuniões, 380 metros quadrados de espaços de trabalho, um ginásio e um restaurante no rooftop, bem como uma piscina e um terraço.

A estreia em Cape Town vai marcar ainda a introdução de um novo conceito, o Mama Play, um espaço de lazer com 742 metros quadrados que inclui bowling, karaoke e áreas dedicadas a refeições e eventos.

Já nos Estados Unidos, a Mama Shelter vai abrir um segundo hotel em Los Angeles em 2026, o Mama Shelter Downtown LA. Localizado no Fashion District, o hotel vai disponibilizar mais de 140 quartos e quatro suítes, dois restaurantes – um dos quais no telhado – e um café.

Ainda em 2026 será inaugurado o Mama Shelter Medellín, no bairro de El Poblado. O futuro hotel vai contar com 150 quartos, um restaurante, bar, uma piscina no rooftop e mais de 3.000 metros quadrados de espaço de coworking e 500 metros quadrados de salas de reuniões.

A última abertura da Mama Shelter para 2026 será o Mama Shelter Casablanca, localizado no bairro das Princesas. Com mais de 90 quartos e 49 apartamentos, o hotel vai oferecer uma piscina, lounge no rooftop, sala de reuniões com 140 metros quadrados, várias opções de restauração e uma sala de fitness.

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Turquia tem como meta 61 milhões de chegadas de turistas até final do ano

A Turquia está a rever em alta as suas metas de encerramento para 2024, que avançam agora para uma meta de 61 milhões de visitantes em comparação com os 60 inicialmente previstos.

O ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy, manifestou-se otimista após apresentar os resultados dos primeiros nove meses do ano em que o destino alcançou um aumento de 6,6% nas receitas turísticas, que atingiram 46,9 mil milhões de dólares. Igualmente, entre janeiro e setembro, as entradas de turistas internacionais subiram 6,8% para 41,9 milhões. Incluindo os turcos que vivem no estrangeiro, o número total de visitantes atingiu 49,2 milhões.

Entre os turistas estrangeiros que visitam a Turquia, a maior parte vai para os provenientes da Rússia, representando 13% do total (5,5 milhões, um aumento de 5,9% face ao ano anterior), seguidos pelos alemães com 5,2 milhões de chegadas, um aumento de 6,2%, enquanto o número de turistas do Reino Unido cresceu 16,5%, para 3,7 milhões. Também os turistas provenientes da França tiveram um crescimento de 70% desde o fim da pandemia, devendo mesmo ocupar em breve a segunda posição no ranking dos países mais visitados da Europa, segundo relatório da WTM.

Entretanto, o governante anunciou na Haberturk TV que a indústria do turismo da Turquia pretende subir ainda mais no ranking global de turismo, declarando que o país agora está na “primeira liga” do turismo.

Com uma meta de receitas de 60 mil milhões de dólares este ano, as aspirações da Turquia são de chegar ao topo dos três primeiros lugares no ranking mundial de turismo. No ano passado, o país ficou em quinto lugar globalmente, e este ano a deve fechar em quarto lugar. “O nosso objetivo é garantir um lugar entre os três primeiros”, disse Ersoy, expressando otimismo de que o destino continuará a construir esse ímpeto anualmente.

O ministro destacou um crescimento notável nos números de turismo de mercados como Estados Unidos, China e Coreia do Sul. No ano passado, a Turquia recebeu mais de um milhão de turistas americanos, um número que deve ultrapassar 1,5 milhão este ano. Da mesma forma, os números de visitantes da China e Coreia do Sul cresceram substancialmente.

Refira-se que a Agência Turca de Promoção e Desenvolvimento do Turismo (TGA) tem sido fundamental no marketing da Turquia no exterior, conduzindo 179 campanhas em colaboração com companhias aéreas e operadoras de turismo em 39 países. A TGA também estabeleceu parcerias com 15 canais de viagens digitais, alcançando 30 países, ao mesmo tempo que tem vindo a trabalhar para mostrar mais regiões além do centro turístico do Mediterrâneo, Antalya.

“Agora estamos a trazer o Egeu, a Anatólia Oriental e o Mar Negro para os holofotes. A Capadócia e outros locais de património cultural tornam a Turquia inigualável neste campo”, declarou Ersoy, acrescentando que o objetivo é estender as atividades turísticas por todos os 12 meses do ano, alavancando os ricos recursos históricos e culturais do país.

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Tailândia adota sistema de identificação biométrica em seis aeroportos

O sistema de identificação biométrica lançado no passado dia 1 de novembro para passageiros domésticos, e seis aeroportos tailandeses, estará disponível para embarques internacional e partir de 1 de dezembro deste ano.

Seis aeroportos tailandeses estão a revolucionar o processo de check-in. Graças ao reconhecimento facial, os viajantes poderão viajar sem cartão de embarque e sem tempo de espera nos serviços de migração. Inicialmente planeada para voos domésticos, a tecnologia também estará disponível para viagens internacionais a parir de 1 de dezembro.

O sistema funciona permitindo que os passageiros tenham a suas credenciais verificadas eletronicamente no momento do registo. Depois que os dados biométricos forem registados uma vez, a viagem poderá continuar sem verificações constantes de documentos. No entanto, cada inscrição é válida apenas para uma viagem.

Os aeroportos tailandeses que adotam o novo sistema são: Suvarnabhumi e Don Mueang em Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai, Phuket e Hat Yai.

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